Вы находитесь на странице: 1из 9

1

UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MATO GROSSO DO SUL-UEMS CAMPUS DE JARDIM MS CURSO DE GEOGRAFIA LIC.PLENA TRABALHO DE CLIMATOLOGIA-3 ANO

Matria: Climatologia Professora Dr: Eva Acadmica: Lidiane Vieira da Silva RGM 22028

AQUECIMENTO GLOBAL-EFEITO ESTUFA

JARDIM MS MARO 2012

SUMRIO

1. INTRODUO (pg 3)
2.

DESENVOLVIMENTO (pg 3) DOS PRODUTOS QUIMCOS NA ATMOSFERA.

2.1INTRODUO

(pg 3-6)

2.2

EFEITOS NO ECOSSISTEMA AQUTICO (pg 6-8)

3.

CONSIDERAES FINAIS (pg 8)

4.

REFERNCIAS BIBLIOGRFICAS(pg 9)

1 . INTRODUO A poluio atmosfrica provocada pelo efeito na atmosfera de diferentes elementos slidos, lquidos, ou gasosos, provenientes sobretudo da atividade do Homem, e assim, os problemas de contaminao do ar atravs dos poluentes, ocasionam problemas de formas graves e surgem nas cidades em reas com grande nvel de industrializao, embora cada vez mais se generalizadas por todo o planeta, sendo um fator preocupante para a populao. Nos dias atuais, a poluio do ar tem causado impactado de forma negativa e trazendo consequncias econmicas, polticas, climticas e relacionadas com a sade. Estes impactos esto sendo visto com preocupao por todos no mundo em funo dos ndices alto de poluio medidos nas grandes metrpoles espalhadas pelo planeta. Assim os rgos mundiais e federais tem papel de suma importncia onde possam unir foras para que se consiga prever as atividades atmosfricas. Ao longo dos tempos muitos pesquisadores tentaram criar uma teoria precisa para descrever tais fenmenos atmosfricos, mas porm, foram poucos os que chegaram em concluses que ajudariam de forma eficaz a populao mundial, tomar aes de direcionamento de forma equilibrada. Em anlises podemos identificar a importncia que o ar exerce na vida de todos os seres vivos do planeta, a composio atmosfrica, e assim, quais os gases considerados poluentes, qual o impacto na sade humana, o automvel como maior fonte de poluio do planeta, a cidade brasileira campe de despejo de poluentes no ar e por ltimo algumas aes tomadas para tentativa de conteno da poluio do ar.

2 . DESENVOLVIMENTO

2.1 INTRODUO DOS PRODUTOS QUIMCOS NA ATMOSFERA. Em abordagem verificamos que vrios so os fatores que ocasionam a poluio do ar.

Nas reas urbano-industriais, ocorrem devido ao fator de que, estas regies possuem grande focos de poluio, relacionados como exemplo, pelo escapes dos automveis onde emitem quantidades imensas de gases poluentes,tambm os aquecimentos domsticos, os fumos industriais e outros, os incndios florestais e as pulverizaes com pesticidas. Existem outros fatores que tambm contribuem para a poluio atmosfrica que so: as caractersticas climticas de cada regio, a posio geogrfica e os ventos dominantes e os espaos que esto propcios para a concentrao da poluio atmosfrica so os locais afastados do litoral e regies abrigadas com pouco vento, e especificamente nestes locais existem concentrao de poluio, pois o ar no se movimenta e os gases vo se acumulando. Em espaos das regies do litorneas ou nas montanhosas, se encontram menor ndices de poluio, pois o ar ascendente, nestes locais e assim, existe menor concentrao de poluio. Podemos observar que as mudanas globais existentes no ambiente causadas por atividades humanas so variadas. As condies geogrficas e meteorolgicas so muito importantes para o agravamento ou diminuio do efeito da poluio do ar. Observa-se o exemplo que O Smog define-se como uma combinao de fumo e de nevoeiro em reas urbano-industriais, surge em situaes de nevoeiro, e a sua formao favorecida pelos focos de poluio, que aumentam o nmero de ncleos de condensao (poeiras ou partculas diversas) na atmosfera saturada ou quase saturada. Sabemos que esta uma problemtica e as consequncias do Smog so:

A inverso trmica, que o aumento

da temperatura durante o dia, e em condies de grande arrefecimento noturno provocando nas pessoas asma, bronquite, problemas respiratrios e cardacos, e tambm a concentrao de fumos superfcie. Algumas cidades que sofreram com o Smog que so elas Los Angeles e Londres, mas destacando que foi em Londres a situao mais grave, no ano de 1952, devido conjugao de vrios fenmenos meteorolgicos.

O balano entre processos fsicos, qumicos e biolgicos no planeta vem sofrendo mudanas como resultado, desde a revoluo industrial, pois com o crescimento acelerado da populao, aumentou-se a queima cada vez maior de combustveis fsseis trazendo como consequncias liberao de quantidades maiores de gs carbnico para a atmosfera, assim como, intensificao de prticas de plantio, que levou ao grande consumo de fertilizantes. Os txicos dos xidos de enxofre ocasionam sobre as plantas danos, que provoca sobre estas j cultivadas e selvagens, reduo de colheitas, e assim, nos danos mais agravantes esto inclusos a necrose dos tecidos, usada como resposta a uma exposio curta a altas concentraes do gs, podendo ocorrer at mesmo a morte destas plantas. Estes danos tendem a aparecer como clorose que significativamente o amarelamento das folhas destas plantas, tambm, manchas esbranquiadas, reas descoloridas entre as veias, e queda prematura das folhagens em resposta a exposies prolongadas a pequenas concentraes dos xidos. Podem ocorrer tambm, os chamados danos ocultos, onde acontecem perdas de colheita na ausncia de sintomas visveis de danos. Em estudos constatou a difcil generalizao dos efeitos fitotxicos dos xidos de enxofre no ar, pois estes dependem de vrios outros fatores que diferem a suscetibilidade das plantas, tais como: variedades de espcies, variedades dentro de uma mesma espcie, e outras condies de stress s quais a planta possa estar submetida, como estiagem, suprimento de nutrientes e exposio a outros poluentes. Entretanto, os xidos de enxofre podem ser txicos para algumas plantas, mesmo em atmosferas moderadamente poludas. Outro fator so as chuvas cidas, elas formam-se coma libertao de dixido de enxofre e de xido de azoto que so provenientes de fbricas e automveis diretamente a atmosfera, e esses gases libertados diretamente para a atmosfera so levados pelos ventose vo para as nuvens. O Efeito de Estufa uma das muitas consequncias que est em desfavor ao meio natural. O sol constitudo por radiaes ultravioletas, infravermelhos, entre outras que atravessam a atmosfera, mas nem todas chegam superfcie, pois a mesma absorve, difunde e reflete parte dessa radiao funo de filtro. Com o crescimento da emisso de dixido de carbono os prejuzos so produzidos , pois o CO2 permite a passagem da radi funciona como uma barreira, onde no deixa sair o calor
5

que refletido pela superfcie terrestre, e assim este calor fica concentrado onde forma-se o Efeito de Estufa. Este fenmeno atinge mais os pases desenvolvidos, pois so os maiores emissores de dixido de carbono. Nos tempos atuais as regies menos desenvolvidas e industrializadas tambm sofrem com este fatores e so afetadas por este problemtica, devido queima das florestas tropicais e fenmenos naturais como as erupes vulcnicas. Este processo tem duas consequncias: O aquecimento global do planeta, o que pode provocar a fuso do gelo das regies polares e a subida dos oceanos, com a submerso das regies litorais. Alteraes climticas que podero acelerar o avano da dos desertos, ou seja, desertificao.

2.2 EFEITOS NO ECOSSISTEMA AQUTICO

O fenmeno das chuvas cidas traz uma combinao de gases juntamente com o oxignio e o vapor de gua contido nas nuvens, do origem a cido sulfrico e cido ntrico, ou seja, formam-se as chuvas cidas. Com a consequncia da precipitao, as chuvas cidas do origem a acidificao dos solos, que iro prejudicar a agricultura e as espcies de rvores e plantas que vo nascer. Outra consequncia a destruio da vegetao e a contaminao da gua, que muito prejudicial para a vegetao assim como para os animais. As chuvas cidas afetem mais as regies industrializadas e so um problema global visto que os ventos transportam as partculas poluentes. Com esta precipitao, as chuvas cidas originam a acidez dos solos, que iro em consequncia prejudicar a agricultura e as espcies de rvores e plantas que nascero. Assim, outra consequncia a destruio da vegetao e a contaminao da gua, que muito prejudicial para a vegetao assim como para os animais.

Com a temperatura em aumento e associada a estas mudanas de clima, os rios, oceanos e lagos ameaam a vida dos peixes, pois com a gua mais quente haver menos reproduo destas espcies e consequentemente menos alimento e oxignio para a sobrevivncia natural destes peixes. Uma das consequncias da poluio atmosfrica o Efeito de Estufa em explicao sabemos que o sol se constitui por radiaes ultravioletas, infravermelhos, entre outras que atravessam a atmosfera, mas nem todas chegam superfcie, pois a mesma pode absorver, difundir e refletir parte dessa radiao funo de filtro. Com o crescimento da emisso de dixido de carbono os prejuzos so produzidos , pois o CO2 permite a passagem da radi funciona como uma barreira, onde no deixa sair o calor que refletido pela superfcie terrestre, e assim este calor fica concentrado onde forma-se o Efeito de Estufa. Este fenmeno atinge mais os pases desenvolvidos, pois so os maiores emissores de dixido de carbono. Nos tempos atuais as regies menos desenvolvidas e industrializadas tambm sofrem com este fatores e so afetadas por este problemtica, devido queima das florestas tropicais e fenmenos naturais como as erupes vulcnicas. Este processo tem duas consequncias: O aquecimento global do planeta, o que pode provocar a fuso do gelo das regies polares e a subida dos oceanos, com a submerso das regies litorais. Alteraes climticas que podero acelerar o avano da dos desertos, ou seja, desertificao. A destruio da camada de oznio provocada pelo cloro origina variaes do clima que o aquecimento global e poder acabar com a vida na terra. Temos assistido destruio da camada de oznio, ou seja, o aumento do buraco na camada de oznio, e esta situao tem maior ndice de preocupao nos polos pois correm o risco de derreter os polos, aumentando desta forma o nvel mdio das guas do mar.

3 . CONSIDERAES FINAIS

Na realizao deste trabalho pode-se obter enriquecedor conhecimento sobre a Poluio Atmosfrica Mundial e principalmente Nacional. Durante a realizao da pesquisa, surgem dvidas por um lado, mas em outro a indignao onde a se combinaram perfeitamente para a abordagem do tema proposto no trabalho. Estas duas questes se relacionam sobre o atual estado de sade do nosso Planeta, da qualidade do ar que respiramos e ao mesmo tempo nos indignam pois grande comunidade de cientistas e especialistas avisam a populao em matrias de qualidade do ar para observarem medidas imediatas, no s reparadoras mas tambm para a preveno da degradao da qualidade do ar e do estado de sade do nosso Planeta. Assim, podemos concluir que o Homem tem utilizado a natureza de forma abusiva dos recursos naturais esquecendo-se que a capacidade da biosfera limitada e as suas aes e continuam a provocar modificaes locais e globais, que so prejudiciais a sade e segurana das populaes, podendo ser um risco para a prpria existncia humana. Sabemos o que a indstria pode fazer para diminuir e evitar os ndices de poluio atmosfrica pois h legislao no nosso pas e assim, basta cumprirmos o que nela est regulamentado para a diminuio e emisso de gases na a atmosfera, e aps estudarmos esta problemtica pensarmos na soluo para que o problema que se estabelea limites de qualidade do ar ambiente, definindo normas de emisso de poluentes, licenciamento das fontes poluidoras, incentivo utilizao de novas tecnologias, uso de equipamentos nos automveis para reduo de emisso de poluentes, polticas rigorosas de uso do solo com incentivo s centrais de biomassa de forma a reduzir os incndios florestais, aumento do nmero de florestas, e criao de servios de informao e de auxilio s populaes que esto mais sujeitas ou sofrem com a poluio atmosfrica. Resta apenas saber o que cada um de ns estamos dispostos, a fazer. Devemos pensar que o nosso esforo passa a tomar medidas de preveno e correo para que possamos assumir um papel fundamental para a mobilizao de todos e preservao do nosso planeta.

4 . REFERNCIAS BIBLIOGRFICAS
Diciopdia 2003, Porto Editora. Geo ambiente e sociedade, edies ASA Enciclopdia do Conhecimento.
http://www.rudzerhost.com/ambiente/introducao.htm

Вам также может понравиться