Вы находитесь на странице: 1из 3

SCRUM

Conceito: Scrum um framework conceitual e uma metodologia gil para gesto e planejamento de projetos de software. Os projetos so divididos em ciclos, dentro dos quais, um conjunto de atividades iterativas deve ser executado. Origem: No incio, o Scrum foi concebido como um modo de gerenciar projetos em empresas de fabricao de automveis e produtos de consumo, por Takeuchi e Nonaka. Eles observaram que os projetos com equipes pequenas e multidisciplinares produziram melhores resultados e associaram estas equipes com a formao scrum do Rugby. Ken Schwaber em 1995 formalizou a definio scrum e ajudou a implant-lo no desenvolvimento de softwares. Papis e Responsabilidades: Scrum Master(SM) : Papel - o facilitador que garante que o Scrum est sendo realizado em todos os seus fundamentos e que o projeto est progredindo. Responsabilidades - Remover os impedimentos, melhorar a produtividade da equipe, promover a comunicao, proteger a equipe de interferncias externas, organizar reunies e fornecer as ferramentas necessrias para o Scrum Team. Product Owner(PO): Papel - o representante do cliente e do usurio na equipe. Responsabilidades - Garante que a equipe agregue valor ao negcio, acompanha o ROI (Return Of Investiment), conhece as necessidades do cliente e os prioriza e os adiciona no product backlog. Scrum Team(ST): Papel a equipe de desenvolvimento tipicamente composta de 3 12 pessoas com habilidades multifuncionais. Uns desenvolvem o produto, enquanto outros o testam etc. Responsabilidades Realiza os itens do Sprint Backlog.

Elementos: Product Backlog: uma lista de requisitos descrita utilizando a terminologia do cliente criada pelo Product Owner. Sprint Backlog: uma lista de tarefas que a equipe se compromete a fazer em um Sprint. Os itens do Sprint Backlog so extrados do Product BackLog, pelo Scrum Master, com base nas prioridades definidas pelo Product Owner. Na prtica, um quadro de tarefas pregado na parede. Sprint: So os ciclos em que os projetos em Scrum so divididos. Estes ciclos duram, geralmente, de 2 a 6 semanas e corresponde ao tempo no qual um

conjunto de atividades deve ser executado. Aps a Sprint a equipe dever ter um produto completo e testado. Burndown Charts: a representao grfica do trabalho a ser feito em funo do tempo, baseado no nmero de horas restantes para a concluso de cada tarefa. til para previso de quando todo trabalho ser realizado.

Reunies: Sprint Planning Meeting: uma reunio em que o Product Owner descreve as funcionalidades de maior prioridade. A equipe faz perguntas durante a reunio de modo que seja capaz de quebrar as funcionalidades em tarefas tcnicas. Essas tarefas iro dar origem ao Sprint Backlog. Esto presentes na reunio o Product Owner, Scrum Master e o Scrum Team, alm destes, qualquer pessoa interessada que esteja representando a gerncia ou o cliente podero participar da reunio. Daily Scrum: uma reunio diria durante a fase de sprint a fim de disseminar conhecimentos sobre o que foi feito no dia anterior, identificar impedimentos e priorizar o trabalho a ser realizado no dia que se inicia. Esto presentes na reunio o Scrum Master e o Scrum Team. Outras pessoas podem estar presentes, porm apenas como ouvinte. Durante a reunio cada membro da equipe responde a trs perguntas: O que voc tem feito desde ontem? O que voc est planejando fazer hoje? Voc tem algum problema impedindo-o de realizar seu objetivo? A durao da Daily Scrum no deve ultrapassar 15 minutos e deve ser realizada com todos de p para no perder o foco. Sprint Review: Ao final de cada Sprint feito um Sprint Review. Durante esta reunio, o ScrumTeam: Rever o trabalho que foi concludo e no concludo; Apresenta o trabalho realizado para os interessados.

Esto presentes na reunio o ScrumMaster, Product Owner, Scrum Team e outras pessoas interessadas no projeto. Sprint Retrospective: Ao trmino da Sprint Review feito um Sprint Retrospective. Esto presentes nesta reunio o Scrum Master, Product Owner e o Scrum Team. O Scrum Master mostra o sprint backlog e, com a ajuda da equipe, resume o sprint. O objetivo desta reunio confabular sobre duas questes: O que ocorreu bem durante a Sprint? O que poderia ser melhorado na prxima Sprint?

Fases do Scrum: Product Backlog Sprint Planning Meeting

Sprint Backlog Daily Scrum Sprint

Sprint Review Meeting Sprint Retrospective

O Product Owner faz o levantamento dos requisitos e os prioriza do mais importante para o menos importante e os insere no Product Backlog. O Product Owner inicia a reunio resumindo o objetivo para o Sprint. Depois, a Scrum Team toma a frente e estima o tempo de cada item do Product Backlog. Logo aps a Scrum Team decide juntamente com o ScrumMaster, quais itens entraram no Sprint Backlog e calculam a velocidade para verificar se o planejamento ficou realista . O Scrum Master, com as informaes captadas no Sprint Planning Meeting, cria o Sprint Backlog e a Burndown Charts. A Daily Scrum conduzida pelo Scrum Master, normalmente feitas em p, uma vez que isso reduz o risco de ultrapassar 15 minutos. O Scrum Team comea a desenvolver o sistema enquanto o Scrum Master procura dirimir os impedimentos do Scrum Team e atualiza o Sprint Backlog e a Burndown charts. O Scrum Team mostra o que foi alcanado durante a Sprint. O Scrum Master identifica os pontos de melhorias e os ajustes necessrios principalmente nas prticas do SCRUM.

Вам также может понравиться