Вы находитесь на странице: 1из 5

Julgue os itens que se seguem em verdadeiro (V) ou falso (F) Arquivo Conceitos e Definies 1.

. (Cespe/UNB STM 2004) Os arquivos podem ser formados a partir de documentos que sejam acumulados por pessoas fsicas e jurdicas, pblicas ou privadas. 2. (Cespe/UNB ANA 2006) So considerados arquivos pblicos os conjuntos de documentos produzidos e recebidos exclusivamente por rgo pblicos da administrao federal, naturalmente acumulados no exerccio de suas atividades e guardados como prova de tais atividades. 3. (Cespe/UNB ABA 2006) A legislao brasileira considera como arquivos privados os conjuntos de documentos produzidos ou recebidos e acumulados por rgos, entidades, sociedades de economia mista e organizaes sociais, assim como por pessoas fsicas, em suas atividades administrativas. 4. (Cespe/UNB MEC 2005) Os documentos existentes nos arquivos so o resultado das atividades desenvolvidas pela instituio. 5. (Cespe/UNB PRF 2005) Os documentos produzidos no mbito da instituio, mesmo que no estejam em suporte de papel, so considerados documentos de arquivo. 6. (Cespe/UNB PRG 2005) Uma das finalidades dos arquivos servir de base para o conhecimento da histria. A funo bsica dos arquivos possibilitar ao usurio o acesso rpido e preciso s informaes deixadas sob sua responsabilidade de guarda. Classificao dos Arquivos/Documentos 7. (Cespe/UNB PRG 2005) Documentos manuscritos so classificados como textuais, documentos com imagens estticas so classificados como iconogrfico. 8. (Cespe/UNB STJ 2005) Quanto ao gnero, na categoria documentos iconogrficos inserem-se os desenhos, os negativos, os diapositivos, as fotografias e as gravuras. 9. (Cespe/UNB TRE/AL 2004) Alm dos documentos textuais, os arquivos ocupam-se do gerenciamento e arquivamento de documentos pertencentes ao gnero iconogrfico, filmogrfico e sonoro. 10. (Cespe/UNB PRG 2005) Quanto natureza dos documentos, a unidade que tem soa a sua guarda documentos referentes s decises de tribunais superiores chamado de arquivo especial. 11. (Cespe/UNB CREA/DF 2003) Arquivos de documentos filmogrficos so considerados especializados. 12. (Cespe/UNB CREA 2003) Os arquivos de engenharia so considerados especializados.

Teoria das trs idades 13. (Cespe/UNB TRT/TO 2005) Atualmente, com a evoluo arquivstica, o ciclo vital dos documentos passa por 4 fases: arquivos setoriais, correntes, inativos e permanentes. 14. (Cespe/UNB STM 2004) Os documentos de arquivo devem ser preservados em funo do seu valor. 15. (Cespe/UNB TRE/AL 2004) De acordo com a teoria arquivstica, os documentos arquivados na fase corrente possuem valor primrio e secundrio. 16. (MEC 2003) Os arquivos correntes so constitudos basicamente por documentos de valor histrico. 17. (Cespe/UNB ANTAQ 2005) Os documentos considerados de valor secundrio so eliminados na segunda fase do ciclo vital, a fase intermediria. 18. (Cespe/UNB FUNAG 2005) A produo e a tramitao de documentos so atividades inerentes a fase corrente do ciclo documental. 19. (Cespe/UNB - Pol. Federal 2004) o responsvel pela guarda dos documentos nos arquivos correntes no pode emprest-los a outros setores do prprio rgo, por isso dever copi-los quando houver algum pedido de informao. 20. (Cespe/UNB - MMA/2003) Os arquivos so constitudos apenas por documentos em suporte de papel. 21. (Cespe/UNB - Pol. Federal 2004) Nos arquivos correntes, so guardados os documentos utilizados com muita freqncia pelos funcionrios de rgos. 22. (Cespe/UNB - FUNAG 2005) No ciclo vital dos documentos aos arquivos correntes tambm atribuda a denominao de arquivos setoriais. 23. (Cespe/UNB - TRT/GO 2005) De acordo com o ciclo vital dos documentos aqueles classificados como de fase intermediria so de uso eventual para a instituio produtora. 24. (Cespe/UNB - PRG 2005) Os documentos da PRG/DF que integram a fase intermediria sero recolhidos para a guarda permanente sem que haja descartes. 25. (Cesgranrio BNDES 2004) Os arquivos intermedirios, devem necessariamente ser conservados prximos aos escritrios. 26. (Cesgranrio BNDES 2004) Os arquivos intermedirios devem disponibilizar seus documentos para consultas freqentes. 27. (Cespe/UNB TDJF 1997) Em arquivo os documentos de relativa importncia e que aps sua tramitao devem ainda ser mantidos, em lugar apropriado, por um perodo mais longo, em funo de razes legais ou administrativas, so chamados de: a) permanentes; b) pblicos; c) correntes; d) privados; e) intermedirios.

28. (Cespe/UNB FUNAG 2005) Os documentos transferidos fase intermediria so de acesso restrito dos legtimos produtores. 29. (Cespe/UNB CNPq 2003) A fase permanente constituda de documentos que perderam todo valor de natureza administrativa, que se conservam em razo do seu valor documental e que constituem os meios de conhecer o passado e a sua evoluo. 30. (Cespe/UNB ANA 2006) Sendo um documento declarado de valor permanente, automaticamente estabelecido que ele jamais poder ser vendido, doado ou destrudo. 31. (Cespe/UNB 2005) No que se refere aos procedimentos operacionais adotados nos arquivos, concludo o processo de recolhimento terceira fase, os documentos sero submetidos a um ltimo descarte. 32. (Cespe/UNB PRG 2005) Todos os documentos de terceira idade possuem valor histrico. 33. (Cespe/UNB TRT 10 Regio 2005) atribuda a guarda permanente aos atos normativos. 34. (Cespe/UNB TRE/GO 2005) Os descartes efetuados na terceira idade justificam-se para os documentos destitudos de valor. 35. (Cespe/UNB TRE/MT) Segundo a teoria arquivstica, os documentos produzidos pelo TRE/MT que reflitam a origem da instituio so de guarda permanente. 36. (Cespe/UNB TRT 6 Regio 2002) Sero preservados, em carter permanente, todos os documentos que provam como a instituio foi organizada. 37. (Cespe/UNB TRE/MT 2005) A legislao arquivstica brasileira probe o acesso aos documentos de fase permanente para o pblico externo. Plano de Classificao e Tabela de Temporalidade 38. (Cespe/UNB PRG 2005) A teoria arquivstica preconiza que a forma de classificao de correspondncias e demais documentos da PRG/DF deve obedecer a um plano de classificao. 39. (Cespe/UNB ANTAQ 2005) O plano de classificao o instrumento que determina prazos de transferncia, recolhimento, eliminao e mudana dos suportes dos documentos. 40. (Cespe/UNB TRE/MT 2005) O arquivamento dos documentos uma atividade anterior a de classificao dos documentos. 41. (Cespe/UNB TRE/PA 2005) Todos os documentos produzidos por uma instituio so considerados de valor histrico aps um perodo superior a setenta anos. 42. (Cespe/UNB TRE/PA 2005) Sero preservados, em carter permanente, todo e qualquer documento com produo anterior ao sculo XIX.

43. (Cespe/UNB TRT 10 Regio 2004) Por suas caractersticas de produo, todos os processos constitudos no TRT so de guarda permanente. 44. (Cespe/UNB TRT 6 Regio 2002) A tabela de temporalidade indica a destinao final dos documentos. 45. (Cespe/UNB TRT 6 Regio 2002) A tabela de temporalidade determina o prazo de guarda dos documentos na fase corrente. 46. (Cespe/UNB TRT 6 Regio 2002) A tabela de temporalidade determina o prazo de guarda dos documentos na fase intermediria. 47. (Cespe/UNB TRT 6 Regio 2002) A tabela de temporalidade determina o prazo de guarda dos documentos na fase permanente. 48. (Cespe/UNB STJ 2004) A tabela de temporalidade visa atribuir os prazos de guarda para os documentos da terceira idade. 49. (Cespe/UNB TRE/MT 2005) Cada setor e/ou departamento definir os prazos de guarda para os documentos produzidos internamente. 50. (Cespe/UNB FUB 2004) O perodo de guarda dos documentos definido pelo arquivista, aps o pronunciamento da chefia. 51. (Cespe/UNB FUNCAP/PA 2004) A definio da guarda ou do descarte de documentos diversos atribuio exclusiva da chefia. 52. (Cespe/UNB Pol. Federal 2004) A aplicao da tabela de temporalidade permite eliminar documentos ainda no arquivo corrente. 53. (BNDES 2001) A tabela de temporalidade organiza a transferncia de documentos ao arquivo permanente. 54. (ESAF Aneel 2004-adaptada) O instrumento de destinao que determina prazos para a transferncia, recolhimento, eliminao e mudana de suporte de documentos chama-se: a) plano de classificao; b) inventrio; c) listagem de eliminao; d) tabela de temporalidade; e) termo de emprstimo. Protocolo/Graus de Sigilo 55. (PRG 2005) de competncia do setor de protocolo o emprstimo de documentos. 56. (MEC 2003) O registro de expedio de correspondncias so atividades do arquivo geral, no fazendo parte do protocolo. 57. (ANA 2006) O uso do vocbulo protocolo, de acordo com a terminologia arquivstica atualmente aceita, deve restringirse indicao do nmero de registro ou classificao que atribudo ao documento quando recebido nos rgos ou instituies pblicas.

58. (CNPq 2003) A atividade de protocolo atividade especfica dos arquivos permanentes. 59. (CNPq 2003) Alm das atividades de recebimento, registro, classificao, movimentao e expedio, cabe tambm ao protocolo fazer a avaliao e eliminao de documentos. 60. (ESAF Aneel 2004) Assinale a opo que no implica em restrio de acesso. a) documento secreto b) documento ostensivo c) documento confidencial d) documento reservado e) documento sigiloso 61. (FUNAG 2005) A abertura de correspondncia oficial de carter ostensivo e seu devido encaminhamento de responsabilidade do setor de protocolo. 62. (FUNAG 2005) Os envelopes que contenham caractersticas de correspondncia particular devem ser encaminhados ao respectivo destinatrio aps a leitura do teor do documento. 63. (FUNAG 2005) Na correspondncia endereada que contenha caractersticas oficiais, na qual o envelope registra um dos graus de sigilo confidencial ou reservado, o encaminhamento dar-se- diretamente ao destinatrio. 64. (TRE/RS 2003) As rotinas de recebimento e classificao adotadas nos setores de protocolo compreendem o(a): a) recebimento de correspondncia; b) abertura da correspondncia sigilosa para posterior encaminhamento; c) distribuio da correspondncia que se caracterize como particular; d) insero de carimbo ou outra forma de registro que revele a numerao e a data do encaminhamento. 65. (PRG 2005) Documentos que demandam medidas especiais de salvaguarda para a custdia e divulgao so classificados como sigilosos. 66. (TERRACAP 2004) O profissional responsvel pelo encaminhamento de documentos contendo caractersticas de ostensivo pode se interar do teor informativo deste documento antes de sua distribuio. Gesto de Documentos 67. (STJ 2004) Para que a produo documental se d de forma racionalizada, recomendvel evitar a reproduo desnecessria de documentos. 68. (Terracap) A gesto de documentos compreende fundamentalmente as atividades tpicas desenvolvidas nos arquivos correntes. 69. (TST 2003) A gesto de documentos inclui o(a): a) produo de documentos; b) avaliao de documentos; c) permuta de documentos; d) arquivamento de documentos.

70. (Infraero 1997) As trs fases bsicas da gesto de documentos arquivsticos so: a) armazenamento, recuperao e descarte; b) elaborao, controle e difuso; c) anlise, classificao e seleo; d) produo, utilizao e destinao; e) ordenao, tratamento e eliminao. 71. (STM 2004) Um dos objetivos da gesto de documentos na fase corrente aumentar a eficincia da mquina administrativa. Preservao de Documentos 72. (PRG/DF 2005) Quanto s instalaes fsicas da unidade do arquivo, devem ser evitados locais com muita umidade e com ar seco. 73. (PRG/DF 2005) A escolha do local adequado para o arquivo deve considerar vrios fatores ambientais. A esse respeito est correta a instalao do arquivo em ambientes que recebam a luz direta do sol para evitar a formao e a proliferao de fungos. 74. (Pol. Federal 2004) Para melhor preservao dos documentos, deve-se guard-los em caixa ou estante ou em arquivos de madeira, e devem se utilizar espaos fsicos que recebam diretamente a luz do sol. 75. (TRE/MA 2005) Na preservao de documentos, devemse manter os ndices de umidade relativa do ar e de temperatura idnticos para os documentos em suporte de papel e para os rolos de microfilmes. 76. (CREA/DF 2003) A luminosidade natural deve ser evitada, porque afeta a preservao dos documentos, podendo provocar o enfraquecimento do papel. 77. (ANA 2006) As condies ideais para a preservao de documentos em papel, fotografias, filmes cinematogrficos e fitas magnticas so temperatura entre 20C e 24C e taxa de umidade relativa do ar entre 30% e 40%. 78. (ANTAQ 2005) recomendvel armazenar os filmes, os discos, os registro eletrnicos e as fitas de udio em ambientes climatizados, preservando-os de intempries. 79. (TRT 10 Regio 2004) Nos processos que tramitam no TRT, em virtude de insero freqente de novos documentos, indicado o uso de hastes plsticas. 80. (CREA/DF 2003) O papel, que se tem revelado como o suporte documental de maior durabilidade, deve estar isento de objetos metlicos, como clipes e grampos. 81. (TRE/MA) Os conjuntos documentais que possuam mais de duas folhas devem ser juntados por meio de grampo metlico. 82. (ANEEL 2004) Deve-se preencher os espaos vazios dentro das caixas com calos, evitando que os documentos se dobrem dentro delas. 83. (STM 2004) Se ocorrerem rasgos, indicado o uso de fitas adesivas para pequenas restauraes dos documentos em suporte de papel.

84. (STM 2004) O uso de luvas de algodo recomendvel para o manuseio das fotografias e dos negativos existentes no arquivo. 85. (STM 2004) Para o registro do cdigo de classificao nos documentos do STM, deve ser utilizada a caneta esferogrfica, pos esta no danifica as fibras do papel. Microfilmagem e Documentos Eletrnicos 86. (ANA 2006) Mesmo aps a microfilmagem, nenhum documento original pode ser eliminado, sob pena de perda do valor probatrio da informao. 87. (SGA 2004) A microfilmagem uma tcnica adequada para proporcionar a preservao a longo prazo do contedo informacional ou para reduzir a utilizao e a deteriorizao dos originais. 88. (Anatel 2006) Os documentos oficiais ou pblicos, com valor de guarda permanente, podem ser eliminados aps a microfilmagem. 89. (ANA 2006) A legislao autoriza a microfilmagem de documentos particulares e oficiais arquivados em rgos federais, estaduais ou municipais em todo territrio nacional. Entretanto, os microfilmes no possuem valor jurdico e, portanto, no produzem efeitos legais. 90. (ANA 2006) Para garantir a segurana, obrigatria a confeco de uma cpia do microfilme, que deve ser armazenada em locais diferentes dos originais. 91. 92.

98. (SESPA 2004) O mtodo geogrfico de arquivamento tem como elemento principal a procedncia ou o local. 99. (Antaq) No mtodo de arquivamento alfabtico, adota-se a consulta de ndices para a localizao dos documentos. 100. (Antaq) Os mtodos de arquivamento decimal e duplex necessitam de adoo de um ndice alfabtico. 101. (Antaq) O mtodo numrico simples de consulta indireta pelo fato de adotar um ndice onomstico para atividades de arquivamento. 102. (TRE/MT 2005) Uma das desvantagens do mtodo de arquivamento alfabtico a utilizao de instrumentos auxiliares para a recuperao das informaes. 103. (TRE/MT 2005) O mtodo de arquivamento geogrfico considerado um mtodo indireto de arquivamento. 104. (PRG/DF 2005) Simples e dgito-terminal so mtodos numricos de arquivamento. 105. (SGA 2004) O mtodo de arquivamento numrico pode ser dividido em numrico simples, cronolgico e dgitoterminal. 106. (SGA 2004) O mtodo de arquivamento geogrfico considera a data documento como elemento principal. 107. (TRE/AL 2004) No mtodo de arquivamento ideogrfico, o principal elemento a ser adotado para a recuperao da informao o assunto. 108. (TRE/AL 2004) O mtodo de arquivamento duplex apresenta como desvantagem a definio de apenas dez classes. 109. (TRE/MT 2005) O mtodo de arquivamento numrico decimal possibilita a criao de mais de 10 classes.

Arquivamento de Documentos 93. (TRE/MA 2005) O mtodo de arquivamento geogrfico considerado um mtodo indireto de arquivamento. 94. (TRE/MT 2005) O mtodo de arquivamento dgitoterminal apresenta como desvantagem a lentido da recuperao da informao. 95. (Pol. Federal 2004) Para bem ordenar os documentos, o responsvel pelo arquivo dispe de vrios mtodos, como o geogrfico, o alfabtico e o numrico-cronolgico. 96. (Esaf ANATEL 2004-adaptada) O mtodo duplx tem como caracterstica a distribuio de nmeros aos assuntos principais na ordem em que so selecionados e arranjados. Nmeros apensos so atribudos s subclasses, como apresentado a seguir: 2 - Comunicaes 2-2 - Correio 2-2-1 Franquia 97. (SGA 2004) O mtodo de arquivamento alfabtico considera o nome como elemento principal. 110. (STM 2004) Os documentos de arquivo obedecem a um mtodo de arquivamento nico. 111. (TRE/AL 2004) No que se refere ao arquivamento de documentos, indicado que a instituio adote um mtodo de arquivamento nico. 112. (SESPA/PA 2004) Nos nomes de pessoas fsicas, considera-se o ltimo sobrenome e depois o prenome. 113. (SESPA/PA 2004) No caso de sobrenomes iguais, prevalece a ordem alfabtica dos prenomes. 114. (Cesgranrio/BNDES 2004) Sobrenomes compostos de substantivos e adjetivos no so separados. 115. (Cesgranrio/BNDES 2004) Sobrenomes iniciados com a palavra Santa so compostos e no se separam. 116. (PRG/DF 2005) A seqncia alfabtica a seguir no est de acordo com as regras de alfabetao para o arquivamento de nomes: - Filho, Manoel Arantes. - Jnior, Pedro Pereira. - Sobrinho, Jos Vieira.

117. (PRG/DF 2005) A estrutura hipottica de arquivo descrita a seguir est de acordo com as regras de alfabetao. - Arajo, Professor Jos de. - Jnior, Coordenador Afonso. - Lima, Diretor Pedro de. - Menezes, Paulo Csar de. 118. (Cesgranrio/BNDES 2004) Ttulos que acompanham nomes, como General ou Ministro, so considerados na alfabetao. 119. (Cesgranrio/BNDES 2004) Os nomes orientais so organizados alfabeticamente exatamente como se apresentam. 120. (TRE/MT 2005) Considere que o TRE adotar o mtodo de arquivamento alfabtico e far uso das regras de

alfabetao. Assinale a opo cujo nome est representado corretamente. a) b) c) d) e) Neto, Antonio Pereira de Souza. De Camargo, Luza Maria Pontes. Branco, Solange Ribeiro Castelo. Sato, Akiko Yamamoto. Muller, Paul.

121. (ANP 2005) Indique a opo em que o nome est registrado incorretamente para arquivamento. a) Santa Cruz, Srgio (Ministro). b) Etchevarren Diaz, Esteban de. c) Andrade Jnior, Ricardo da Silva. d) Santo, Leontina de Monte.

GABARITO 38. 39. 40. 41. 42. 43. 44. 45. 46. 47. 48. 49. 50. 51. 52. 53. 54. 55. 56. 57. 58. 59. 60. 61. 62. 63. 64. 65. 66. 67. 68. 69. 70. 71. 72. 73. 74. 75. V F F F F F V V F F F F F F V F F, F, F, V, F F F F F F F, V, F, F, F V F V V, F, V, V V V V F V, V, F, V F, F, F, V, F V V F F F 76. V 77. F 78. V 79. V 80. V 81. F 82. V 83. F 84. V 85. F 86. F 87. V 88. F 89. F 90. V 91. F 92. F, V, F, F, F 93. F 94. F 95. V 96. V 97. V 98. V 99. F 100. V 101. V 102. F 103. F 104. V 105. V 106. F 107. V 108. F 109. F 110. V 111. F 112. V 113. V 114. V 115. V 116. V 117. F 118. F 119. V 120. F, F, F, F, V 121. V, V, V, F

1. 2. 3. 4. 5. 6. 7. 8. 9. 10. 11. 12. 13. 14. 15. 16. 17. 18. 19. 20. 21. 22. 23. 24. 25. 26. 27. 28. 29. 30. 31. 32. 33. 34. 35. 36. 37.

V F F V V V V V V F F V F V F F F V F F F V V F F F F, F, F, F, V. V V V F V V F V V F

Вам также может понравиться