Вы находитесь на странице: 1из 4

Comisso Politica Concelhia do Partido Socialista Covilh

___________________________________________ COMISSSO POLTICA CONCELHIA/GRUPO PARLAMENTAR PS/AM COVILH APLICAO DA LEI 22/2012 PROPOSTA DE PRONNCIA COM APRESENTAO DE PROJECTO DE REORGANIZAO ADMINISTRATIVA DO CONCELHO DA COVILH, AO ABRIGO DO N. 1 DO ARTIGO 11 Considerandos: 1O memorando da Troika, no ponto 3.43 fala em reduzir significativamente o nmero de municpios e freguesias.
2-

O Municpio de Lisboa de imediato reagiu, extinguiu as suas 53 freguesias e criou 24, reduzindo 29, cerca de 60%. O Municpio da Covilh tomou a iniciativa de juntar as 4 freguesias da cidade (Conceio, So Martinho, So Pedro e Santa Maria), visando a criao de apenas uma, reduo de 10%. O Governo aprovou a Lei 22/2012 que visa a Reorganizao Administrativa do Territrio. Os artigos 6 e 7. da referida Lei definem os critrios de agregao e respetivas taxas de reduo. O n. 2 do artigo 7. diz que a AM, desde que apresente as devidas fundamentaes, pode alcanar a reduo (global) e aplicar propores diferentes das consagradas no n. 1 do artigo 6.. O artigo 9. refere que as freguesias, criadas por agregao, constituem uma nova pessoa coletiva.

3-

4-

5-

6-

7-

8- O n. 4 do artigo 11., alude a que as Assembleias de Freguesia apresentem pareceres que devem servir de ponderao pronncia da AM. 9- O n. 2 do artigo 14. s considera no pronncia, os casos em que a AM no proponha a Agregao de quaisquer Freguesias.

Proposta resultante da aplicao da Lei e depois de auscultao a muitos autarcas


1
Rua Trav. de St. Marinha, 2 / 6200-140 Covilh Email: maispspelacovilha@gmail.com / Site: www.pscovilha.com.sapo.pt

Comisso Politica Concelhia do Partido Socialista Covilh


a)

___________________________________________ Cantargalo, Tortosendo, Teixoso, Boidobra e Canhoso mantmse e ficam como sedes de freguesia. (n. 1 do art. 5)

b)

A Covilh, tendo 4 freguesias s obrigada a reduzir 2. Como reduz 3, sobra 1 que servir para poupar uma rural ao abrigo do disposto no art. 7 n 1.

c) Freguesias rurais: 22. Por aplicao dos 25% temos uma reduo de 5 freguesias.
d)

Por aplicao do art. 7 n 1, como so 8 as freguesias a reduzir temos: 8 x 20% = 6, sendo 3 urbanas, ficam 3 rurais, menos a urbana que sobra ficam 2 freguesias rurais para extinguir/agregar.

e) Porm, a agregao de freguesias deve ser ponderada considerando a totalidade do territrio nacional e as especificidades de cada concelho e do interior do pas.
f)

No nosso Municpio, devem manter-se todas as freguesias rurais e a agregao de todas as freguesias do lugar urbano, Covilh.

g) Deste modo, o concelho da Covilh procede a uma reduo de 10% das suas freguesias.
h)

De resto, a lei refere que a reorganizao administrativa do territrio deve alcanar os parmetros referidos no art. 6, no diz tem de alcanar, ou seja, se os objetivos e os princpios da lei forem alcanados por outra via, tal legtimo luz da lei O nmero, a denominao e as delimitaes dos limites das freguesias so os constantes do mapa que se anexa; A sede de cada freguesia a da localidade que lhe d o nome, exceto a da cidade que passa a denominar-se Unio das Freguesias de Conceio, e Santa Maria, So Martinho e So Pedro.

i)

j)

2
Rua Trav. de St. Marinha, 2 / 6200-140 Covilh Email: maispspelacovilha@gmail.com / Site: www.pscovilha.com.sapo.pt

Comisso Politica Concelhia do Partido Socialista Covilh

___________________________________________ Face s especificidades e resultados da aplicao da Lei, passamos justificativa fundamentada para a Proposta de Pronncia: I Este o momento para o Urbano ser Solidrio com o Rural e o Municpio da Covilh deu o exemplo ao agregar as 4 freguesias da cidade; II Chegou o dia em que o Litoral deve ser Solidrio com o Interior e Lisboa j deu um grande contributo ao reduzir 29 freguesias; III H muitos Municpios do Litoral que tm dezenas, uma centena e at mais de uma centena de freguesias, todas elas com aglomerados urbanos quase contguos, com muito boas acessibilidades e servios, de qualidade, muito prximos uns dos outros. a hora para que estes Municpios contribuam para coeso territorial e ajudem a minorar os efeitos de um pas com risco ao meio, com pendente cada vez mais acentuado para o Mar; IV No Municpio da Covilh, as freguesias Rurais so dispersas e muito afastadas da sede do Municpio. As extremas distam cerca de 50 Km, pelo que se torna desumano e impossvel propor a extino ou agregao de freguesias rurais, sob pena de no se cumprirem os objetivos da Lei 22/2012 (ver todo art. 2); V - As acessibilidades so sinuosas e muito difceis como prprio de um Municpio de montanha; VI Atendo orografia do territrio de montanha, mesmo as freguesias mais prximas da sede de concelho tem caractersticas de isolamento pela disperso de vrias anexas e lugares recnditos pelas encostas; VII Os transportes pblicos so escassos e por vezes inexistentes em certos dias da semana; VIII Temos uma populao altamente envelhecida e com conhecimentos meramente elementares; IX No Mundo Rural, o genrico dos servios bsicos prestados populao so, por norma, prestados pelas Juntas de freguesia e ou esto concentrados nas suas sedes; X Extinguir ou agregar freguesias rurais quase como que acabar com o ltimo sopro de vida das populaes do interior, pois Junta de Freguesia que as pessoas vo expedir correspondncia, levantar a sua reforma, preencher o IRS, receber informaes e aconselhamentos; XI - Se todos os Municpios e Freguesias do nosso pas seguirem o exemplo da Covilh e de Lisboa, , perfeitamente, possvel cumprir um dos preceitos constantes no memorando da Troika, reduzir significativamente o n. de freguesias e ainda ser solidrios com a defesa e sustentabilidade do Mundo Rural e do Interior de Portugal; XII Tendo em conta tudo o que acabamos de argumentar e justificar, no concelho da Covilh no faz sentido a extino/agregao, de qualquer freguesia rural, mesmo aquela que no cumpre os mnimos populacionais; Covilh, 26 de Junho de 2012 O Presidente da CPC PS/Covilh
3
Rua Trav. de St. Marinha, 2 / 6200-140 Covilh Email: maispspelacovilha@gmail.com / Site: www.pscovilha.com.sapo.pt

Comisso Politica Concelhia do Partido Socialista Covilh

___________________________________________ Serra dos Reis


Nota 1. A apresentar para discusso e aprovao no Grupo de trabalho e no plenrio da AM. Nota 2. A remeter para: Assembleias de Freguesias da Covilh, Associao Nacional de Freguesias, associao Nacional de Municpios, Direo Geral do Territrio, Direo Geral da Administrao Local e A.R. Nota 3: Anexos pareceres da AF e mapa das freguesias do concelho.

4
Rua Trav. de St. Marinha, 2 / 6200-140 Covilh Email: maispspelacovilha@gmail.com / Site: www.pscovilha.com.sapo.pt

Вам также может понравиться