Вы находитесь на странице: 1из 7

CESPE / UnB

ORDEM DOS ADVOGADOS DO BRASIL (OAB)


Exame de Ordem 2009.3

MSCARA

(Para uso do CESPE/UnB.)

PROVA PRTICO-PROFISSIONAL
REA: DIREITO PENAL
Aplicao: 18/4/2010

PADRO DE RESPOSTA PEA PROFISSIONAL


Petio inicial: Queixa-crime. Endereamento: Vara Criminal da Comarca de So Paulo SP. Vara criminal comum, visto que as penas mximas abstratas, somadas, ultrapassam dois anos. Como a imputao diz que os crimes ocorreram em concurso material (art. 69 do CP), fica afastada a competncia do Juizado Especial Criminal. Nesse sentido, posio sedimentada no HC 66.312/RS do STJ. Partes: querelante: Rodolfo T. e querelados: Clvis V. e Teodoro S. Requisitos da pea inicial acusatria: relato dos fatos delituosos, com todas as suas circunstncias, agravantes e causas de aumento de pena, se existir, bem como atender a todos os elementos descritos no art. 41 do CPP, que dispe o seguinte: A denncia ou queixa conter a exposio do fato criminoso, com todas as suas circunstncias, a qualificao do acusado ou esclarecimentos pelos quais se possa identificlo, a classificao do crime e, quando necessrio, o rol das testemunhas. A fundamentao correta deve ser feita com base no Cdigo Penal e no Cdigo de Processo Penal, e no mais a Lei 5.250/67, em face da ADPF 130, de 30/4/2009, julgada pelo STF, que declarou toda a norma no recepcionada pela Constituio Federal. Adequada tipificao das condutas imputadas aos querelados: Ru Clvis V.: art. 138, caput, por duas vezes; art. 139, caput, por duas vezes e art. 140, por duas vezes, tudo em concurso material (art. 69), cumulado com a causa de aumento de pena prevista no art. 141, inciso III, todos do Cdigo Penal brasileiro. Ru Teodoro S.: art. 138, 1., por duas vezes, em concurso material, conforme art. 69, e com a causa de aumento de pena prevista no art. 141, inciso III, todos do Cdigo Penal brasileiro. Pedido expresso: citao dos querelados e, ao final, a total procedncia dos pedidos, com sua consequente condenao pela prtica dos crimes narrados na inicial, sendo o querelado Clvis V.: art. 138 caput, por duas vezes; art. 139, caput, por duas vezes e art. 140 por duas vezes, tudo em concurso material (art. 69), cumulado com a causa de aumento de pena prevista no art. 141, inciso III, todos do CP. Para o querelado Teodoro S.: art. 138, 1. , por duas vezes, em concurso material, conforme art. 69, e com a causa de aumento de pena prevista no art. 141, inciso III, todos do Cdigo Penal brasileiro. Fixao do valor mnimo de indenizao pelo juiz sentenciante (art. 387, IV, do CPP). Em conformidade com o disposto no art. 387, a seguir transcrito: O juiz, ao proferir sentena condenatria (...) IV fixar valor mnimo para reparao dos danos causados pela infrao, considerando os prejuzos sofridos pelo ofendido. Condenao dos querelados nas custas e demais despesas do processo. Rol de testemunhas.

Obs. para a correo: No subitem 2.10, deve-se atribuir pontuao apenas s respostas que contiverem, alm do pedido de fixao de valor mnimo para indenizao, a sua fundamentao legal.

CESPE / UnB

ORDEM DOS ADVOGADOS DO BRASIL (OAB)


Exame de Ordem 2009.3

MSCARA

(Para uso do CESPE/UnB.)

PROVA PRTICO-PROFISSIONAL
REA: DIREITO PENAL
Aplicao: 18/4/2010

PADRO DE RESPOSTA QUESTO 1


A medida judicial a ser intentada a ao de reviso criminal, prevista no art. 621 e seguintes do CPP. Isso porque, nos termos do referido artigo, este o instrumento judicial apto a rescindir sentena condenatria com trnsito em julgado. O fundamento da ao deve ser feito com base no art. 621: A reviso dos processos findos ser admitida: (...) III quando, aps a sentena, se descobrirem novas provas de inocncia do condenado ou de circunstncia que determine ou autorize diminuio especial da pena. Tem por objetivo a reviso dos atos judiciais quando restarem comprovados a injustia, o erro ou o equvoco da deciso judicial, de modo a tutelar o direito fundamental liberdade (art. 5., LXXV, e art. 5., 2., da CF). O rgo competente para conhecer, processar e julgar a ao de reviso criminal o TRF respectivo, consoante competncia firmada no art. 108 da Constituio Federal: Compete aos Tribunais Regionais Federais: I processar e julgar, originariamente: (...) b) as revises criminais e as aes rescisrias de julgados seus ou dos juzes federais da regio; Quanto ao prazo, poder ser intentada a qualquer tempo, antes de extinto o cumprimento da pena ou mesmo depois desta nos exatos termos do art. 622 do CPP, que prescreve o seguinte, in verbis: A reviso poder ser requerida em qualquer tempo, antes da extino da pena ou aps. Pargrafo nico. No ser admissvel a reiterao do pedido, salvo se fundado em novas provas. No mrito, deve-se alegar que a atuao do juiz originrio no foi ilegal, visto que o CPP assim o autoriza nos termos dos artigos 222 e 222-A, ad litteram: Art. 222. A testemunha que morar fora da jurisdio do juiz ser inquirida pelo juiz do lugar de sua residncia, expedindo-se, para esse fim, carta precatria, com prazo razovel, intimadas as partes. 1. A expedio da precatria no suspender a instruo criminal. 2. Findo o prazo marcado, poder realizar-se o julgamento, mas, a todo tempo, a precatria, uma vez devolvida, ser junta aos autos. 3. Na hiptese prevista no caput deste artigo, a oitiva de testemunha poder ser realizada por meio de videoconferncia ou outro recurso tecnolgico de transmisso de sons e imagens em tempo real, permitida a presena do defensor e podendo ser realizada, inclusive, durante a realizao da audincia de instruo e julgamento. Art. 222-A. As cartas rogatrias s sero expedidas se demonstrada previamente a sua imprescindibilidade, arcando a parte requerente com os custos de envio. Pargrafo nico. Aplica-se s cartas rogatrias o disposto nos 1. e 2. do art. 222 deste Cdigo. Entretanto, surgiram provas novas que conduzem absolvio do condenado (art.621, inciso III do CPP). No que se refere aos pedidos, deve-se requerer o conhecimento da ao de reviso criminal, julgando-a procedente com a finalidade de rescindir o julgado e absolver o condenado porque a deciso no apreciou as provas (novas provas de inocncia do condenado) que chegaram ao conhecimento aps o trnsito em julgado do acrdo e que ensejam a absolvio do condenado.

Quanto aos efeitos, deve-se mencionar que a medida, julgada procedente, poder alterar a classificao do crime, absolver o condenado, modificar a pena, anular o processo. No caso hipottico ter como objetivo a absolvio do condenado, conforme art. 626: Julgando procedente a reviso, o tribunal poder alterar a classificao da infrao, absolver o ru, modificar a pena ou anular o processo. Pargrafo nico. De qualquer maneira, no poder ser agravada a pena imposta pela deciso revista. Uma vez absolvido, restabelecer os direitos atingidos pela condenao, conforme dispe o art. 627: A absolvio implicar o restabelecimento de todos os direitos perdidos em virtude da condenao, devendo o tribunal, se for caso, impor a medida de segurana cabvel. Poder o tribunal fixar uma indenizao para o condenado, consoante dispe o art. 630: O tribunal, se o interessado o requerer, poder reconhecer o direito a uma justa indenizao pelos prejuzos sofridos.

Obs. para a correo: No subitem 2.1, deve-se atribuir pontuao apenas s respostas que contiverem, alm da medida, a sua fundamentao legal.

CESPE / UnB

ORDEM DOS ADVOGADOS DO BRASIL (OAB)


Exame de Ordem 2009.3

MSCARA

(Para uso do CESPE/UnB.)

PROVA PRTICO-PROFISSIONAL
REA: DIREITO PENAL
Aplicao: 18/4/2010

PADRO DE RESPOSTA QUESTO 2


No h nulidade no caso. Com o advento da Lei n. 11.690/2008, que alterou dispositivos do Cdigo de Processo Penal, o artigo 159 passou a ter a seguinte redao: O exame de corpo de delito e outras percias sero realizados por perito oficial, portador de diploma de curso superior. 1. Na falta de perito oficial, o exame ser realizado por duas pessoas idneas, portadoras de diploma de curso superior preferencialmente na rea especfica, dentre as que tiverem habilitao tcnica relacionada com a natureza do exame. A inovao legislativa dispensou a antiga exigncia de dois peritos no mnimo para a produo do laudo pericial, pois, com a alterao na redao do art. 159, caput, basta agora que a percia seja realizada por "perito oficial". Tendo sido a expresso empregada no singular, resta clara a inteno do legislador de se contentar, de agora em diante, com a percia realizada por apenas um perito. Nesse contexto, passa a ser regra o que era exceo.

CESPE / UnB

ORDEM DOS ADVOGADOS DO BRASIL (OAB)


Exame de Ordem 2009.3

MSCARA

(Para uso do CESPE/UnB.)

PROVA PRTICO-PROFISSIONAL
REA: DIREITO PENAL
Aplicao: 18/4/2010

PADRO DE RESPOSTA QUESTO 3


A primeira indagao deve ser respondida com base no art. 384 do CPP, que assim dispe: Encerrada a instruo probatria, se entender cabvel nova definio jurdica do fato, em consequncia de prova existente nos autos de elemento ou circunstncia da infrao penal no contida na acusao, o Ministrio Pblico dever aditar a denncia ou queixa, no prazo de 5 (cinco) dias, se em virtude desta houver sido instaurado o processo em crime de ao pblica, reduzindo-se a termo o aditamento, quando feito oralmente. (...) 4. Havendo aditamento, cada parte poder arrolar at 3 (trs) testemunhas, no prazo de 5 (cinco) dias, ficando o juiz, na sentena, adstrito aos termos do aditamento.(Redao dada pela Lei n 11.719, de 2008) Dessa forma, dever o juiz dar aplicabilidade ao comando do art. 384, e pargrafos, do CPP, para encaminhar os autos ao Ministrio Pblico, a fim de que haja o aditamento da denncia, propiciando ao ru a oportunidade de se defender da nova capitulao do fato. No que se refere segunda indagao, deve-se responder que,segundo o princpio da correlao, deve haver uma correlao entre o fato descrito na denncia ou queixa e o fato pelo qual o ru o condenado. Aplica-se no processo em questo para explicar que o acusado no se defende da capitulao legal dada ao crime na denncia, mas sim dos fatos narrados na referida pea acusatria. (Nesse sentido:, Fernando Capez. Curso de processo penal.16 ed., So Paulo: Saraiva, p. 465) A resposta terceira indagao deve ser negativa. O procedimento previsto no art. 384 do Cdigo de Processo Penal somente se aplica na hiptese de ao penal pblica e ao penal privada subsidiria da pblica, sendo inadmissvel o juiz determinar abertura de vista para o Ministrio Pblico aditar a queixa e ampliar a imputao, na ao penal exclusivamente privada, conforme clara redao do dispositivo: (...) o Ministrio Pblico dever aditar a denncia ou queixa, no prazo de 5 (cinco) dias, se em virtude desta houver sido instaurado o processo em crime de ao pblica (...).

CESPE / UnB

ORDEM DOS ADVOGADOS DO BRASIL (OAB)


Exame de Ordem 2009.3

MSCARA

(Para uso do CESPE/UnB.)

PROVA PRTICO-PROFISSIONAL
REA: DIREITO PENAL
Aplicao: 18/4/2010

PADRO DE RESPOSTA QUESTO 4


A pea processual adequada so os embargos de declarao, conforme art. 382 do CPP: Qualquer das partes poder, no prazo de 2 (dois) dias, pedir ao juiz que declare a sentena, sempre que nela houver obscuridade, ambigidade, contradio ou omisso. No caso, o prazo final ser 10/3/2010, pois a parte interessada dispe de dois dias para apresentla. Tom faz jus substituio da pena privativa de liberdade por restritivas de direitos. Isso porque preenche os requisitos especificados no art. 44 do CP, a saber: I aplicada pena privativa de liberdade no superior a quatro anos e o crime no for cometido com violncia ou grave ameaa pessoa; (...) III a culpabilidade, os antecedentes, a conduta social e a personalidade do condenado, bem como os motivos e as circunstncias indicarem que essa substituio seja suficiente. 3. Se o condenado for reincidente, o juiz poder aplicar a substituio, desde que, em face de condenao anterior, a medida seja socialmente recomendvel e a reincidncia no se tenha operado em virtude da prtica do mesmo crime. Assim, apesar de Tom ser reincidente, no se trata de reincidncia especfica, de forma que a vedao prevista no referido 3. no se aplica no caso.

CESPE / UnB

ORDEM DOS ADVOGADOS DO BRASIL (OAB)


Exame de Ordem 2009.3

MSCARA

(Para uso do CESPE/UnB.)

PROVA PRTICO-PROFISSIONAL
REA: DIREITO PENAL
Aplicao: 18/4/2010

PADRO DE RESPOSTA QUESTO 5


O advogado de Romeu deve requerer o desaforamento do julgamento para outra comarca, de acordo com o art. 427 do CPP, que assim dispe: Se o interesse da ordem pblica o reclamar ou houver dvida sobre a imparcialidade do jri ou a segurana pessoal do acusado, o Tribunal, a requerimento do Ministrio Pblico, do assistente, do querelante ou do acusado, ou mediante representao do juiz competente, poder determinar o desaforamento do julgamento para outra comarca da mesma regio, onde no existam aqueles motivos, preferindo-se as mais prximas. O desaforamento deve ser requerido ao Tribunal de Justia. Conforme Nucci, a competncia para avaliar a convenincia do desaforamento sempre da instncia superior e nunca do juiz que conduz o feito. Entretanto, a provocao pode originar-se tanto do magistrado de primeiro grau quanto das partes, como regra. (Guilherme de Souza Nucci. Manual de processo penal e execuo penal. 5. ed. rev., atual. e ampl., So Paulo: Editora Revista dos Tribunais, 2008, p.759). EMENTA: HABEAS CORPUS. PROCESSO PENAL. JRI. DESAFORAMENTO. PREFEITO MUNICIPAL. INFLUNCIA SOBRE OS JURADOS. 1. Pedido de desaforamento fundado na possibilidade de o paciente, ex-prefeito municipal, influenciar jurados admitidos em carter efetivo na gesto de um dos acusados. Influncia no restrita aos jurados, alcanando, tambm, toda a sociedade da Comarca de Serra ES. 2. No necessria, ao desaforamento, a afirmao da certeza da imparcialidade dos jurados, bastando o fundado receio de que reste comprometida. Precedente. Ordem denegada. (STF HC 96785, Relator(a): Min. Eros Grau, Segunda Turma, julgado em 25/11/2008, DJe-094 DIVULG 21-05-2009 PUBLIC 22-05-2009 EMENT VOL-02361-04 PP-00792). EMENTA: DESAFORAMENTO: DVIDA FUNDADA SOBRE A PARCIALIDADE DOS JURADOS. MANIFESTAO FAVORVEL DE AMBAS AS PARTES E DO JUZO LOCAL NO SENTIDO DO DESAFORAMENTO, COM INDICAO DE FATO CONCRETO INDICATIVO DA PARCIALIDADE DOS JURADOS. ORDEM CONCEDIDA. 1. Segundo a jurisprudncia do Supremo Tribunal, a definio dos fatos indicativos da necessidade de deslocamento para a realizao do jri desaforamento d-se segundo a apurao feita pelos que vivem no local. No se faz mister a certeza da parcialidade que pode submeter os jurados, mas to somente fundada dvida quanto a tal ocorrncia. 2. A circunstncia de as partes e o Juzo local se manifestarem favorveis ao desaforamento, apontando-se fato "notrio" na comunidade local, apto a configurar dvida fundada sobre a parcialidade dos jurados, justifica o desaforamento do processo (Cdigo de Processo Penal, art. 424). 3. Ordem parcialmente concedida para determinar ao Tribunal de Justia pernambucano a definio da Comarca para onde o processo dever ser desaforado. (HC 93871, Relator(a): Min. Crmen Lcia, Primeira Turma, julgado em 10/06/2008, DJe-142 DIVULG 31-07-2008 PUBLIC 01-08-2008 EMENT VOL-02326-05 PP-00900 RT v. 97, n. 877, 2008, p. 520-523).

Вам также может понравиться