Вы находитесь на странице: 1из 2

Escola de Ensino Mdio Deputado Paulo Benevides Atividade parcial - Questionrio Prof Kamila Benevides Aluno(a): ____________________________________________n_____ Turma:

3 ano________ Turno: ________________

UMA VERDADE INCONVENIENTE DOCUMENTRIO DE AL GORE Protagonizado por Al Gore, o filme uma severa advertncia para a Humanidade sobre a responsabilidade do Homem nas mudanas climticas. um documentrio ambientalista e, por isso mesmo, poltico. Al Gore apresenta dados alarmantes sobre o aquecimento global, degelo das calotas polares e elevao do nvel do mar, analisando eventos ao redor do planeta. As imagens, chocantes, mostram as atuais alteraes que o nosso planeta est experimentando e elas so, tambm, a evidncia da irresponsabilidade dos polticos que se negam a reconhecer a urgncia de tocar no assunto e o pouco tempo que resta para evitar a catstrofe total.

Respondam as seguintes perguntas, formando duplas, baseadas no documentrio visto. Essa atividade contar como primeira nota parcial do Bimestre.

Data de entrega: Primeira semana de Setembro.

Depois, rena-se em grupos de 6 pessoas(trs duplas), e aprofunde-se em um dos tpicos do filme. Apresente a importncia desse tpico em sua sala de aula.

Data da apresentao: Segunda semana de Setembro 7 de Setembro ?

1 Questo Aquecimento global e efeito estufa; a) Quais so os principais gases responsveis pelo Efeito estufa? Qual o papel natural desse evento? Quais atividades humanas liberam gases que participam do efeito estufa? b) Os combustveis fsseis so a principal fonte de energia e matria-prma utilizada nos dias de hoje. Porm, como se trata de uma fonte no renovvel, preciso descobrir novas opes para substituir seus derivados. Responda; Qual a diferena entre fontes de energia renovveis e no-renovveis?

O que um combustvel fssil? Porqu uma fonte de energia no-renovvel? Quais os prejuzos ambientais no uso dos combustveis fsseis? Cite quais so os hidrocarbonetos mais conhecidos que so derivados de combustveis fsseis. De qu so feitos?

c) Pesquise e explique o que so; Protocolo de Quioto (Kyoto) Crditos de Carbono.

2 Questo Ciclo mundial da gua, mudanas climticas e catstrofes naturais. a) O que foi a Era Glacial? Quantas vezes o planeta j passou por essa era? b) Como funciona o Ciclo da gua no ambiente? O que pode desequilibrar este ciclo?

c) Os Furaces e os Tsunamis so origem de vrias catstrofes humanas. Responda;


Como so formados os Furaces? E os Tsunamis? Esses fenmenos tem alguma relao com o aquecimento global?

3 Questo Desequilbrio ambiental. a) Vrias doenas novas esto aparecendo na atualidade e vrias antigas doenas esto reincidindo.Comente sobre a Gripe suna, explicando; Forma de contgio Sintomas Como prevenir (profilaxia) A gripe suna considerada uma Pandemia ou uma Epidemia? Por qu?

b) A tecnologia humana atual capaz de solucionar vrios problemas, mas ainda no foi capaz de
solucionar a grande problemtica do lixo. Responda. Por que fundamental que a reciclagem seja divulgada e utilizada? Faa uma lista de 10 produtos de uso do seu dia-a-dia que so derivados de hidrocarbonetos. Descubra e responda o tempo que esse produto leva para se decompor no meio-ambiente.

4 Questo Mudana de conscincia; a) Explique , com suas prprias palavras, quais podem ser as conseqncias futuras do aquecimento no nosso planeta. b) Cite fontes de energia que podem substituir os combustveis fsseis. c) Qual a sua maior dificuldade para entender e participar da questo ambiental? d) Faa uma lista de algumas atitudes que voc pode tomar no seu dia-a-dia para ajudar o planeta.

"A era do adiamento, das meias-palavras, da costume apaziguador e moratrio est prestes a terminar; em seu lugar, estamos entrando num perodo de conseqncias". Sir Winston Churchill

Sites indicados: http://www.aitech.com.br/sitetriangulo/ http://www.pegadaecologica.org.br/ http://www.aquecimentoglobal.com.br/

Вам также может понравиться