Вы находитесь на странице: 1из 1

DPC Respostas do Ru Prof.

Darlan Barroso Damsio


Contestao (artigos 300 a 303 CPC)
Contraditrio em face da pretenso do autor. A contestao contempla a defesa processual (preliminares previstas no art. 301) e a defesa de mrito (contra o pedido e causa de pedir da ao) Rito ordinrio = 15 dias Rito sumrio = em audincia de conciliao Processo cautelar = 5 dias Prazo contado da data da juntada aos autos do comprovante de citao (mandado ou AR). Prerrogativas de prazo Fazendas Pblicas = qudruplo (60 dias) art. 188 CPC Litisconsrcio passivo com procuradores diferentes = dobro artigo 191 CPC..

Reconveno (art. 315 CPC)


Ao do ru em face do autor nos mesmos autos da demanda em que este move contra aquele. forma de cumulao de aes: a) a ao principal do autor contra o ru, e b) ao reconvencional do ru (reconvinte) contra o autor (reconvindo) A reconveno deve ser apresentada simultaneamente contestao, sob pena de precluso consumativa. A reconveno deve ser apresentada na forma de petio inicial, uma vez que estamos diante de uma modalidade de ao de conhecimento.

Exceo de incompetncia (art. 307 do CPC)


Finalidade: arguio de incompetncia relativa (decorrente de erro na competncia em razo do territrio ou valor da causa). A incompetncia absoluta deve ser alegada em preliminar de contestao.

Exceo de suspeio ou impedimento (art. 312 do CPC)


Finalidade: arguio do impedimento (art. 134) ou suspeio (art. 135) da pessoa do magistrado. Objetivo que o juiz seja substitudo (substituto legal) Art. 312 CPC

Objeto

Momento processual

Deve ser apresentada no prazo para a resposta do ru (15 dias). Pea autnoma em relao contestao.

As excees devem ser argidas no prazo de 15 dias, contados do fato que ocasionou a suspeio ou impedimento (art. 305). Exceo de impedimento de suspeio do MP, serventurio da Justia, perito ou interprete, dever ser apresentada na primeira oportunidade em que a parte tiver para falar nos autos. ( 1, art. 138 CPC). Recebida a exceo, ter o magistrado poder acolh-la de plano, remetendo os autos ao seu substituto legal. Caso no reconhea, o juiz ter o prazo de 10 dias para juntar as provas que pretende produzir, remetendo os autos ao Tribunal para o julgamento da exceo (art. 313). A exceo de imp ou susp do MP, serventurio, perito ou interprete, ser processada perante o prprio juiz e sem a suspenso do processo. Em relao ao impedimento no h precluso, podendo ser alegado em qualquer momento por se tratar de questo de ordem pblica. Em relao suspeio, a omisso da parte em argir o incidente gera a precluso da matria, ficando afastada a suspeio e mantendo-se o juiz na causa. O processo ficar suspenso at o julgamento da exceo. Caso o Tribunal acolha a exceo de suspeio ou impedimento, condenar o juiz ao pagamento das custas, determinando a remessa dos autos ao substituto legal. Caso contrrio, determinar o arquivamento do incidente.

Processamento

A contestao juntada aos autos

Admitida a reconveno, a parte reconvinda ser intimada, na pessoa de seu procurador, para apresentar contestao. Ambas as aes sero julgadas na mesma sentena.

A exceo ser autuada em apenso e causar a automtica suspenso do processo. A exceo de incompetncia julgada pelo prprio juzo. Acolhida a exceo, os autos sero remetidos ao juzo competente. Precluso. O juzo incompetente passar a ser competente, vez que a omisso do ru acarreta a modificao e prorrogao da competncia territorial. O processo ficar suspenso at o julgamento da exceo em primeira instncia. Deferido o processamento da exceo, o juiz determinar a oitiva do excepto, no prazo de 10 dias, podendo, inclusive, determinar a realizao de audincia de instruo para a ouvida de testemunhas, se for o caso.

Efeitos pela omisso da parte

Observaes

A falta de contestao gerar a revelia, que, por sua vez, produzir o efeito de presuno de veracidade dos fatos alegados pelo autor. No ocorrero os efeitos da revelia quando se tratar de direito indisponvel, se algum dos rus litisconsortes contestar, se a petio inicial no estiver acompanhada dos documentos indispensveis propositura da ao (art. 320). Princpio da eventualidade, pelo qual o ru deve fazer todas as alegaes de fato e de direito na contestao, sob pena de precluso, salvo se ocorrer qualquer das hipteses do art. 303 (direito superveniente ou questes de ordem pblica).

No haver prejuzo ao direito material, j que o ru poder promover ao autnoma contra o autor.

A reconveno no tem cabimento no rito sumrio (no rito sumrio o ru poder formular pedido contraposto dentro da prpria contestao).

Fonte: Darlan Barroso. Manual de Direito Processual Civil, 2 ed., Ed. Manole, 2008, pp. 418-419 Quadro disponibilizado na AREA DO ALUNO COMPLEXO EDUCACIONAL DAMASIO DE JESUS

Вам также может понравиться