Вы находитесь на странице: 1из 3

Assinale com uma cruz (X) a alternativa correta (ou, a mais correta).

1. Uma aliana estratgica pode criar valor econmico por via da implementao de um conluio tcito entre as empresas participantes. Constitui exemplo de conluio tcito: A. A direo de cada empresa participante abster-se de abrir lojas nos pases onde as outras empresas participantes j as tm; B. A busca de economias de escala por parte das direes das empresas participantes; C. A associao da empresa ALFA com outra a fim de, posteriormente, lhe vender os ativos e abandonar o negcio; D. A busca de retornos crescentes de escala por parte das empresas participantes. 2. Antes de a direo de uma empresa avanar para uma aliana estratgica a fim de obter valor econmico, ela poder - e dever - analisar a possibilidade de obter tal valor atuando sozinha. Contudo, atuar sozinha pode ser indesejvel, como se v pelo seguinte exemplo: A. O negcio de boa rendibilidade, que assegurada por garantia governamental; B. H grande incerteza sobre a rendibilidade do negcio em que a empresa pretende entrar; C. A empresa parceira na aliana no traz competncias relevantes; D. O nvel de investimento numa transao especfica (associada ao negcio) elevado.

3. As gerncias das fbricas de mobilirio de escritrio GAMA, Lda. e DELTA, Lda. decidiram fundir inclusive, em termos fsicos - as respetivas empresas. Graas a esta fuso, a nova estrutura produtiva propiciar um abaixamento mdio de 12% nos custos unitrios de produo. Exposto o assunto nestes termos, estamos perante a seguinte situao: A. Uma integrao vertical, visando ganhar poder de mercado; B. Uma fuso horizontal, visando ganhar poder de mercado; C. Uma fuso de extenso de mercado, visando diminuir o risco de negcio; D. Uma fuso horizontal, visando obter economias de escala. 4. A gerncia da empresa DZETA, Lda. recebeu uma proposta de aquisio por parte de uma grande empresa do ramo a HPSILON, SA - que recentemente se instalou no Pas. A proposta j contm preo de compra. Os scios da DZETA, Lda. veem com bons olhos a venda da empresa, mas desconfiam que o preo de compra proposto fica aqum do valor do patrimnio tangvel e intangvel da DZETA, Lda., nomeadamente aps este patrimnio se integrar na HPSILON, SA. A gerncia da DZETA, Lda. j havia sido contactada por trs potenciais compradores, que no apresentaram proposta de preo de compra. Nunca lhes deu resposta conclusiva. A fim de tentar determinar o verdadeiro valor da DZETA, Lda., a sua gerncia deve tomar a seguinte medida: A. Apresentar uma contraproposta com preo mais elevado; B. Recusar a proposta, alegando incerteza quanto ao valor da DZETA, Lda.; C. Recusar a proposta e contactar outros potenciais compradores; D. Propor formalmente a venda tambm aos outros potenciais compradores.

5. Segundo o estudo do holands Geert Hofstede sobre as culturas nacionais, o povo portugus carateriza-se por rejeio da incerteza e respeito pelo poder. Assim sendo, uma empresa estrangeira que adquira outra portuguesa deve adotar, em Portugal, uma estrutura organizacional com as seguintes caractersticas: A. Escassas regras e concentrao da autoridade no topo da hierarquia; B. Quantidade elevada de regras e concentrao da autoridade topo da hierarquia; C. Quantidade elevada de regras e de departamentos; D. Quantidade elevada de regras e diluio da autoridade pela escala hierrquica. FIM

Вам также может понравиться