Вы находитесь на странице: 1из 5

CMARA MUNICIPAL DO RECIFE

RUA PRINCESA ISABEL, 410 - BOA VISTA-CEP:50.050-450-RECIFE-PERNAMBUCO

GABINETE DA VEREADORA PRISCILA KRAUSE


PROJETO DE LEI N. ______ /11

EMENTA: INSTITUI MEDIDAS PARA O CONTROLE DO ADENSAMENTO URBANO NA CIDADE DO RECIFE.

Art.1 Fica criada a rea de Controle de Adensamento (Aca) que integra todo territrio da Cidade do Recife, em consonncia com as diretrizes contidas na Lei Orgnica do Municpio - LOMR, na Lei n17511/2008 - Plano Diretor de Desenvolvimento da Cidade do Recife - PDCR e Lei n 16.176 /96 - Lei de Uso e ocupao do Solo LUOS. Art. 2 - As disposies desta Lei aplicam-se s obras de infraestrutura, urbanizao, reurbanizao, construo, reconstruo, reforma e ampliao de edificaes, instalao de usos e atividades, inclusive aprovao de projetos, concesso de licenas de construo, de alvars de localizao e de funcionamento, habite-se, aceite-se e certides. 1 Excetua-se do disposto no caput deste artigo: I - Os territrios definidos como ZAN- Zona de Ambiente Natural definidas na Lei 17.511/2008, Plano Diretor da Cidade do Recife PDCR; II - As Zonas Especiais de Interesse Social - ZEIS; as Zonas Especiais de Preservao do Patrimnio Histrico-Cultural ZEPH, a Zona Especial do Aeroporto-ZEA e a Zona de Urbanizao de Morros ZUM, definidas na Lei 16.176/96 Lei de Uso e ocupao do Solo- LUOS; III - A rea de Reestruturao Urbana ARU; IV Os IEPS - Imveis Especiais de Preservao , os IPAVs- Imveis de Preservao de rea Verde; V - as UCN - Unidades de Conservao da Natureza; Art. 3 - So parmetros urbansticos reguladores da ocupao do solo na rea de Controle de Adensamento: I. Gabarito mximo - Gm; II. Taxa de solo natural do terreno - TSN; III. Coeficiente de utilizao do terreno - ; IV. Afastamentos das divisas do terreno - Af., Al. e Afu.

1 - O gabarito mximo - Gm - a altura, em metro linear, medida da cota de piso fornecida pelo rgo competente at o ponto mximo da edificao. 2 - A taxa de solo natural - TSN - o percentual mnimo da rea do terreno a ser mantido nas suas condies naturais, tratada com vegetao. 3 - O coeficiente de utilizao () o ndice que, multiplicado pela rea do terreno, resulta na rea mxima de construo permitida, determinando, juntamente com os demais parmetros urbansticos, o potencial construtivo do terreno. 4 - Os afastamentos representam as distncias que devem ser observadas entre a edificao e as linhas divisrias do terreno, constituindo-se em afastamentos frontal, lateral e de fundos. Art. 4 - O Gabarito, o coeficiente de utilizao e a Taxa de solo Natural estabelecidos nesta lei esto discriminados no Anexo I. Art.5 - O Poder Executivo, no prazo de 365 dias, dever submeter Cmara Municipal do Recife Projeto de Lei que institua o Plano Municipal de Transporte e Mobilidade, obrigatoriamente embasado em Pesquisa de Origem-Destino. 1 - O Plano Municipal de Transporte e Mobilidade, juntamente com o plano de organizao territorial de centralidades urbanas da metrpole sero instrumentos para a reviso dos parmetros urbansticos da rea de Controle de Adensamento (ACA), instituda no Art. 1 desta Lei. 2 - O Municpio do Recife procurar associar-se aos demais municpios da Regio Metropolitana do Recife para a elaborao do plano de organizao territorial de centralidades urbanas da metrpole. Art.6 - Ficam suspensas a anlise e aprovao de quaisquer Empreendimentos de Impacto, definidos no disposto nos artigos 61,62 e 63 da Lei n 16.176/96, modificada pela Lei 16.289/97, at a entrada em vigor da lei que instituir o Plano Municipal de Transporte e Mobilidade, obrigatoriamente embasado em Pesquisa de Origem-Destino. Art. 7 - Esta lei entra em vigor na data de sua publicao, revogadas as disposies em contrrio. Sala das Sesses da Cmara de Vereadores do Recife, de agosto de 2011.

PRISCILA KRAUSE Vereadora Recife DEM

CMARA MUNICIPAL DO RECIFE


RUA PRINCESA ISABEL, 410 - BOA VISTA-CEP:50.050-450-RECIFE-PERNAMBUCO

GABINETE DA VEREADORA PRISCILA KRAUSE

ANEXO I PARMETROS URBANSTICOS Afasta Gabarito mentos (metros iniciais lineares) mnimo s (Af)* Frontal* ** Lateral e fundos

SRU2

TSN

Ed. 2 Ed. > 2 (%) pavtos. pavto. 48 7,00 nulo/ 1,50 3,00 50 2,00

CMARA MUNICIPAL DO RECIFE


RUA PRINCESA ISABEL, 410 - BOA VISTA-CEP:50.050-450-RECIFE-PERNAMBUCO

GABINETE DA VEREADORA PRISCILA KRAUSE

JUSTIFICATIVA Submeto elevada considerao de Vossas Excelncias o presente Projeto de Lei que prope: 1. Instituir mecanismos de Controle do Adensamento Urbano; 2. Estabelecer o prazo mximo de um ano para apresentao de Plano de Mobilidade e Transporte, obrigatoriamente embasado em pesquisa de origem/destino; 3. Suspender temporariamente a anlise e a aprovao de novos empreendimentos de impacto. Com efeito, as medidas ora propostas impem-se diante do caos urbano em que est mergulhado o cidado recifense, melhor dizendo, o cidado metropolitano, vtimas dos efeitos perversos que afetam a economia, o meio ambiente, a funcionalidade da cidade e, sobretudo, a qualidade de vida da populao. Em outras palavras, o Recife paga um preo alto pela sua centralidade na Metrpole cujo territrio no apresenta, como planejado originalmente, ncleos urbanos descentralizados que produziriam o efeito desconcentrador para nossa cidade. Lamentavelmente, a atual gesto deu continuidade ao absoluto desprezo pelo planejamento urbano/metropolitano o que compromete o nosso futuro e rompe a tradio histrica da excelncia tcnica dos grandes urbanistas pernambucanos. fundamental no tangenciar to graves questes e assumir a responsabilidade poltica de debat-los de modo a buscar solues adequadas. Desta forma, preciso atentar o que precede o problema da mobilidade e adotar medidas que enfrentem a evoluo desordenada do adensamento urbano que causa da grave enfermidade que acomete o Recife: cidade infartada e paralisada pela obstruo de suas artrias. Neste sentido, reitero a necessidade inadivel das medidas preconizadas que repousam na mesma lgica: no esperar, de braos cruzados, que a situao se agrave ainda mais. Com a criao da rea de Controle de Adensamento (Aca) prope-se a reduo do potencial construtivo, que resultar na menor densidade populacional e, ainda, na melhoria das condies de macrodrenagem pelo aumento da taxa de solo natural, evitando-se a adoo de medidas restritivas que afetam decididamente a expanso planejada da cidade. Por sua vez, a exigncia da pesquisa origem/destino, em escala compatvel com requerimentos de um Plano de Mobilidade, incluindo caracterizao de todos os pontos de conflito e congestionamento do atual sistema virio, no somente elimina a improvisao das medidas pontuais, bem como subsidia com o suporte cientfico de dados intervenes consistentes no modelo de mobilidade a ser adotado.

Por fim, a suspenso temporria de anlise e aprovao de quaisquer empreendimentos de impacto at que se conclua o Plano de Mobilidade providncia que se impe na medida em que evita o continuado licenciamento de projetos geradores de elevados fluxos em corredores estruturais e vias alimentadoras j reconhecidamente saturadas. Caros colegas, Mantidas as condies atuais, estaro irremediavelmente comprometidas as funes clssicas de uma cidade que so habitar, circular, trabalhar e recrear. Todos sero prejudicados pelo agravamento do caos urbano. Todos, independente de classe social ou do bairro onde morem, sero perdedores, sero derrotados pela falta de viso que enxergue o que hoje j esta vista de todos: uma cidade triste e assustada com o seu destino Porque tenho a convico de que esta Casa tem o inarredvel compromisso de lutar pela melhoria de qualidade de vida do povo recifense, estou certa de que o presente Projeto de Lei ter o apoio e a aprovao dos meus pares.

Cmara Municipal do Recife,

agosto de 2011.

PRISCILA KRAUSE Vereadora Recife DEM

Вам также может понравиться