Вы находитесь на странице: 1из 7

1

10.06.2012 QUAL A LEI QUE REGE SUA VIDA?

VERSCULO-CHAVE: Foi para liberdade que Cristo nos libertou. Portanto, permaneam firmes e no se deixem submeter novamente a um jugo de escravido. (Glatas 5.1 NVI) Quanto sobre ns podemos encontrar na carta do apstolo Paulo s Igrejas da Galcia? Essas igrejas so, provavelmente, as de Antioquia, Icnio, Listra e Derbe. Podemos constatar o incio dessas igrejas em At 13.13 a 14.28. E nesse incio Paulo e Barnab sofreram oposio dos judeus; ao curar um coxo desde o ventre de sua me, Paulo e Barnab foram comparados com os deuses Mercrio e Jpiter, respectivamente, tendo grande dificuldade para impedir que a multido lhes sacrificasse; Paulo foi apedrejado e arrastado para fora da cidade. Mas mesmo assim, Paulo e Barnab ficam muito tempo com os discpulos de Glatas, relatando quo grandes coisas Deus fizera por eles, e como abrira aos gentios as portas da f, conforme At 14.28. Porm na ausncia de Paulo entraram nestas igrejas crentes convertidos do judasmo e ensinaram que era necessrio entrarem pela porta do judasmo (como por exemplo, se circuncidarem) para serem realmente salvos. Quantos de ns viemos para a Igreja, aprendemos quo grandes maravilhas Deus fez por ns, recebemos palavras profticas, somos ministrados por libertao durante o culto e durante o restante da semana fora da igreja somos bombardeados por leis que no refletem a vontade de Deus, e essas leis parecem nos trazer resposta, consolo, at mesmo salvao. Leis que entram atravs de conversas no trabalho, na escola, no ponto de nibus, de msicas, novelas, jornais, noticirios. Leis que nos fazem esquecer que foi para a liberdade que Cristo nos chamou e nos aprisionam no que Paulo chamou de as obras da carne: imoralidade sexual (outra traduo fornicao), impureza e libertinagem; idolatria e feitiaria; dio, discrdia, cimes, ira, egosmo, dissenses, faces e inveja; embriaguez, orgias e coisas semelhantes (Gl 5.19-21).

Vejamos um pouco mais de perto cada uma das obras da carne e me digam se no so estas as leis que regem o nosso dia a dia. 1) Imoralidade sexual: Tudo aquilo que foge a regra: Na escola dizem: se voc no ficar com essa menina voc boiola.; No trabalho: seu casamento t mal, arranja outro, conheo uma pessoa que vai te interessar.; Na novela: quanto mais pessoas voc ficar, melhor para sua popularidade. Fornicao: Relao sexual de pessoa no casada, com pessoa casada ou no. bobeira guardar a virgindade, se voc no experimentar antes, no vai saber se rola qumica, e se no rolar? 2) Impureza: vem de impuro que significa sujo, srdido (repugnante), imundo, imoral, obsceno. No tem problema falar palavro, eu falo para no fazer coisa pior, xingo para desabafar. Aprendi com nosso pastor que palavro a linguagem usada por demnios. Eu vou usar essa cala coladinha sim, qual o problema, meu corpo bonito. Libertinagem: devassido, corrupo. Voc vai pagar essa contar para o seu pai, no devolve o troco.; Falsifica essa assinatura para mim, voc bom nisso.; Homem casado diz: No consigo parar de pensar em voc, porque voc me atia tanto com esse seu jeito, essa roupa, esse modo de se maquiar. 3) Idolatria: Adorao de dolos (figura que representa uma divindade ou qualquer ser ou coisa e objeto de culto). Ou seja, qualquer coisa que tira o lugar de Deus. Aprendemos fora da Igreja que o trabalho, a condio financeira, ter o celular, o tnis, o carro do ano e da moda so metas a seguir. Se eu no entrar na internet eu morro.; Sem meu celular no tenho vida.; Se eu no trabalhar todo esse tempo no conseguirei ser promovido. E a famlia e Deus foram deixados para escanteio. Feitiaria: encantamento (seduz por arte mgica), sortilgio (adivinhao por lanar sortes), arte de conhecer por meios sobrenaturais. Pessoa do mundo: Qual o seu signo? Pessoa da Igreja: ries. Pessoa do Mundo: Posso ler sua sorte para hoje? Pessoa da Igreja: Leia sim, estou precisando de uma luz.; Voc sente falta do seu ente querido que faleceu? Voc pode se comunicar com ele. Porque no pede uma carta psicografada?; No fica assim porque seu marido foi embora, vamos fazer um trabalhinho e em duas semanas ele volta amarrado aos seus ps e a mulherzinha que est com ele nunca mais arranja ningum. 4) dio, discrdia, cimes, ira, egosmo, dissenses (divergncias de opinies, disputas, desavenas), faces (bando ou partido divergente que dominado pela

paixo partidria) e inveja: Tudo num pacote s. Se eu no consigo crescer, ele tambm no vai.; Voc vai ajud-la, ela s fala mal de voc pelas costas.; Eu no concordo com esse ensinamento do pastor, se voc quiser ir l em casa, eu te mostro a verdade sobre isso. faco. O ministrio meu, eu fao do meu jeito. J aprendemos que o ministrio de Deus e que temos uma autoridade constituda por Ele, a saber, o pastor, que dar conta por cada um de ns. 5) Embriaguez: condenada Pv 20.1 O vinho zombador e a bebida fermentada provoca brigas; no sbio deixar-se dominar por eles. Mas quem j no ouviu uma pessoa que no conhece a Deus dizer: At Jesus bebia, tanto que seu primeiro milagre foi transformar gua em vinho.; Bebe s um pouquinho para esquentar, no d nada. Ser? Sabemos que no assim. Orgias (festim ou banquete licencioso sensual, libidinoso): Vamos para balada, alm de Deus, ningum vai saber de nada.; Tem duas minas para mim e mais duas para voc, a a gente coloca aqueles DVDs porns e a festa est pronta. E coisas semelhantes: Experimenta essa ervinha s hoje para acabar com a tristeza, deixa de ser careta. So pequenos exemplos e muitos deles no muito profundos sobre as obras da carne, mas eu tenho certeza que o Esprito Santo os usou para te ministrar e te lembrar da sua realidade. E foi exatamente para corrigir o erro do judasmo infiltrado no cristianismo e com isso tambm admoestar sobre as obras da carne, que Paulo dirige sua carta aos Glatas; advertindo-os no final do versculo 21 do captulo 5: Aqueles que praticam estas coisas no herdaro o Reino de Deus. Antes desta advertncia Paulo faz alguns questionamentos e traz ensinamentos aos das igrejas da Galcia. Se voc est entendendo a mensagem do Esprito Santo para ns hoje, j percebeu o quanto temos de semelhanas aos Glatas. 1 pergunta) Gl 3.3 Ser que vocs so to insensatos que, tendo comeado pelo Esprito, querem agora se aperfeioar pelo esforo prprio? Um dia nos entregamos para Jesus, fomos batizados, discipulados em Seus ensinamentos e por que agora queremos tomar nossas decises seguindo nosso enganoso corao, buscando mritos por ns mesmos?

Por Abrao que teve f em Deus, Deus j nos via (os gentios) e pela f alcanamos as promessas de Deus. Os Glatas queriam se apoiar na Lei e receberam a seguinte repreenso: (...) os que se apiam na prtica da Lei esto debaixo de maldio, pois est escrito: Maldito todo aquele que no persiste em praticar todas as coisas escritas no livro da Lei. (Gl 3.10). E ns hoje, queremos estar debaixo de maldio, obedecendo e praticando as leis do pecado, que so as obras da carne? Por outro lado, muitos trilham um caminho de maldio se colocando debaixo de toda a Lei, traando para si metas to altas de perfeccionismo, de cobrana, de culpa, que se esquecem que esta Lei veio 430 anos depois da promessa de Deus a Abrao: Por meio de voc todas as naes sero abenoadas (Gn 12.3). E a Lei no capaz de anular essa promessa de Deus que alcana voc hoje (conf. Gl 3.17). Entenda voc que se cobra tanto assim que a Lei foi acrescentada por causa das transgresses, at que viesse o Descendente, a quem se referia a promessa. (Gl 3.19). Esse o Senhor Jesus Cristo. Ele veio, se fez maldio morrendo em nosso lugar, ressuscitou, vivo est e atravs dEle fomos feitos filhos de Deus: Todos vocs so filhos de Deus mediante a f em Cristo Jesus, pois os que em Cristo foram batizados, de Cristo se revestiram. E, se vocs so de Cristo, so descendncia de Abrao e herdeiros segundo a promessa. (Gl 3.26,27,29). 2 pergunta) Gl 4.8,9.15 Antes, quando vocs no conheciam a Deus, eram escravos daqueles que, por natureza, no so deuses. Mas agora, conhecendo a Deus, ou melhor, sendo por ele conhecidos, como que esto voltando queles mesmos princpios elementares, fracos e sem poder? Querem ser escravizados por eles outra vez? Que aconteceu com a alegria de vocs? Os Glatas criam em falsos deuses como Jpiter e Mercrio antes de conhecer ao Salvador. Alguns foram doutrinados por judeus e estavam voltando estes ensinamentos. De onde Deus te tirou? De qual escravido Ele te libertou no passado e voc com suas prprias pernas, pensamentos e aes est voltando para l? Agora que voc conhecido por Deus, tem seu nome escrito no Livro da Vida, como que est voltando para princpios fracos e sem poder? Princpios que vo te levar para o inferno. Princpios que fazem sua carne se fortalecer e sua f esmorecer.

Princpios que te tiram de uma vida equilibrada na Palavra de Deus e te levam extremos de obedecer s concupiscncias da carne e depois te aprisionam em muros de culpa, medo e cobranas sem fim, fazendo vo o sacrifcio de Jesus na cruz do calvrio por sua vida, afastando de ti o sangue dEle que te lava de todo seu pecado e te purifica. Ei irmo, irm, voc quer ser escravizado (a) por estes princpios outra vez? Que aconteceu com sua alegria? O que aconteceu com a alegria da salvao? Com aquele desejo ardente de servir ao Senhor Jesus, de ter intimidade com o Esprito Santo, de anunciar o evangelho, de testemunhar a obra redentora de Cristo em ti? Quem roubou sua alegria? Ou como voc a deixou se esvair? O que tem sido capaz de te fazer trocar a vida eterna por obras da carne ou altos padres da Lei? Foi para a liberdade que Cristo no libertou. Portanto, permaneam firmes e no se deixem submeter novamente a um jugo de escravido. (Gl 5.1) Quantos de ns passamos ou estamos passando pelo processo de libertao? fcil? No, no . Temos que lutar contra a carne jejuando, buscar pelo Esprito Santo nas oraes de madrugada, somos ministrados por libertao. Paulo nos diz para permanecermos firmes e no nos deixamos submeter novamente a um jugo de escravido. Tentaes vm, mas fiel Deus, o qual no deixar que sejais tentados acima do que podeis resistir, antes com a tentao dar tambm o meio de sada, para que possais suportar (conf. 1Co 10.13). Como terminamos o culto na Comunho R.A.R.A.? O que dizemos quando colocamos as mos no corao? Fao de tudo para no constranger a mim mesmo. Fao de tudo para no constranger a minha famlia. Fao de tudo para no constranger a minha Igreja. E o que exatamente estamos fazendo quando nos submetemos novamente a um jugo de escravido nos lanando nas obras da carne e na Lei? Estamos constrangendo a ns mesmos, nossa famlia e nossa Igreja, ou seja, estamos indo contra nossos princpios, sem falar nos nossos princpios com Deus.

Paulo ainda exorta aos Glatas: Vocs, que procuram ser justificados pela Lei, separaram-se de Cristo; caram da graa. (Gl 5.4) Em outra traduo diz romperam com Cristo. Romper significa fazer em pedaos. Voc tem certeza que quer continuar trocando a comunho com Deus pelas obras da carne e pela Lei? Quer fazer em pedaos os sonhos de Deus para sua vida? Quer cair fora da graa? A graa o favor imerecido de Deus para voc. Sem a graa condenao. 3 pergunta) Gl 5.7 Vocs corriam bem. Quem os impediu de continuar obedecendo a verdade? Todos ns comeamos a vida em Cristo com todo gs, fora para orar, vontade e coragem para evangelizar, to grande em ns o sentimento que nutrimos quando o Esprito Santo nos convence da justia, do juzo e do pecado; e nos conduz em orientao e intercesso por ns. Puxa a na memria agora, quem te impediu de continuar obedecendo a verdade? A Bblia diz em Gl 5.8 que tal persuaso no provm daquele que os chama. Foi um colega de trabalho, escola, um melhor amigo, uma namorada, namorado, seu filho, sua filha, seu marido, sua esposa...? Ou foi simplesmente voc, que se deixou levar? No quero aqui levantar sentimentos adversos por estas pessoas ou por voc mesma. Quero apenas te lembrar que nossa luta no contra carne e sangue (Ef 6.12), ou seja, nossa luta no contra seres humanos. Paulo disse aos Glatas e quero dizer para vocs: Aquele que os perturba, seja quem for, sofrer a condenao. (Gl 5.10b) Mas como sabemos Deus no far por ns, o que temos condio de fazer. O apstolo Paulo lembra: Irmos, vocs foram chamados para liberdade. Mas no usem a liberdade para dar ocasio vontade da carne.(...) (Gl 5.13) No devo pensar: Sou livre, vou aprontar, peo perdo e est tudo certo.; Tenho liberdade, posso agir como quiser. fcil lutar contra a carne? No. Mas Paulo nos d uma chave em Gl 5.16,17 para no satisfazermos a carne: Por isso digo: Vivam pelo Esprito e de modo nenhum satisfaro os desejos da carne. Pois a carne deseja o que contrrio ao Esprito; e o Esprito, o que contrrio carne. Eles esto em conflito um com o outro, de modo que vocs no fazem o que desejam.

Para viver no Esprito temos que: Desejar as coisas que so do Esprito (Rm 8.5), sendo que o desejo do Esprito vida e paz (Rm 8.6); Ter o Esprito de Deus habitando em ns (Rm8.9) Receberemos ento vida, se pelo Esprito fizermos morrer as obras do corpo (Rm 8.13). Se somos conduzidos pelo Esprito, somos filhos de Deus (Rm 8.14), herdeiros de Deus e co-herdeiros de Cristo (Rm 8.17) pois sofremos com Ele para tambm com Ele sermos glorificados. Vivendo no Esprito produziremos o fruto do Esprito: amor, alegria, paz, pacincia, amabilidade, bondade, fidelidade, mansido e domnio prprio (conf. Gl 5.22). E contra essas coisas no h Lei, ou seja, se voc unido a Cristo no tem mais Lei que lhe diga como deve ser sua conduta externa, voc cumpre a Lei do Esprito. Quando a sua carne gritar, pedindo para voc pecar, medite em Gl 6.7,8: No se deixem enganar: de Deus no se zomba. Pois o que o homem semear, isso tambm colher. Quem semeia para a carne, da carne colher destruio; mas quem semeia para o Esprito, do Esprito colher a vida eterna. Paulo encerra sua carta aos Glatas dizendo em Gl 6.15: o que importa ser nova criatura. Deixe as obras da carne e toda a Lei, pois Cristo te libertou e fez nova criatura. Escolha viver no Esprito e assim participar da promessa de Deus Abrao: Em ti sero benditas todas as naes da Terra. (Gn 12.3)

Por Simone Teixeira Brasil Maitam

Вам также может понравиться