Вы находитесь на странице: 1из 13

FASCISMO E SUAS RELAES CAPITALISTAS-MONOPOLISTAS

Flamarion Ferreira e Silva1

Resumo
Este artigo apresenta algumas caractersticas do fenmeno fascista, principalmente quanto s causas mais diretas e gerais de seu surgimento e ascenso na Itlia, abordando fatores relacionados ao imperialismo, desenvolvimento tardio e a crise econmica no pas aps a Primeira Guerra Mundial, Revoluo Russa de 1917 e concepes de autores como Lnin, Mandel e Bahro que contribuem para uma anlise com nfase nas razes histricas, econmicas e polticas do fascismo.

Palavras-chave: Fascismo. Sculo XX. Imperialismo. Liberalismo. Capitalismo.

Introduo
Mais que uma restrita anlise das razes histricas, econmicas e polticas do fascismo, causas mais diretas e gerais de sua origem e ascenso, este artigo tem por objetivo a exposio de pensamentos e fatos que permearam a histria de um pas que sofreu profundas alteraes sociais e ideolgicas, influenciando movimentos polticos alm de suas fronteiras e tornando-se de bero de material sociolgico para a anlise das principais alternativas frente manuteno do domnio entre as classes e os meios polticos de concentrao de poder utilizados em determinados perodos. A Itlia, especialmente por conter particularidades histricas, foi o palco para o surgimento de um fenmeno poltico que transps as suas fronteiras, adquirindo novos significados e modelos e, para uma coerncia com as especificidades do tema proposto, apresentam-se alguns aspectos inerentes origem e consequncias do regime fascista.

Aluno do Curso de Cincias Sociais perodo 3, da Universidade Metodista de So Paulo: Plo Braslia/DF. Artigo apresentado em 19/04/2012 e aprovado em 30/04/2012 pela Universidade Metodista de So Paulo. (email: fllammarion@hotmail.com).
1

Destaca-se, ainda, que o sculo XX, em seus conflitos e revolues, apresentou um campo econmico e social perfeito para ascenso do fascismo em regies com culturas e economias extremamente dspares. As causas apresentadas como gerais e diretas so determinantes para o surgimento do fascismo e so elencadas neste artigo segundo o contexto histrico e a abordagem de grandes autores, objetivando a discusso e a anlise do papel desempenhado por cada uma delas durante um perodo recheado de transformaes e revolues. Como o fascismo apresenta-se inicialmente como uma sada com aspecto ditatorial possibilidade de implantao do socialismo em pases europeus, torna-se prudente debater alguns aspectos do capitalismo, amplamente abordados por Lnin (1982), e a necessidade de expanso territorial e de mercado para consumar o domnio imperialista das naes mais poderosas sobre as colnias e das classes mais favorecidas sobre os trabalhadores. O desenvolvimento tardio do capitalismo na Itlia, o surgimento do imperialismo, a crise econmica e poltica aps a Primeira Guerra Mundial e a Revoluo Russa de 19717, so fatores preponderantes para a o surgimento e ascenso do fascismo na Itlia e tambm sero abordados segundo o contexto histrico e o referencial terico disponvel sobre o tema, com o objetivo de estabelecer um paralelo entre o modelo econmico e poltico fascista e a elaborao de um movimento que suprimiu direitos dos cidados e garantiu burguesia a manuteno de seus privilgios.

Aspectos relevantes do fascismo


O fascismo adquiriu, aps o movimento poltico liderado por Benito Mussolini na Itlia, dimenses que extrapolaram as fronteiras do pas, nomeando outros movimentos de extrema-direita que floresceram nas primeiras dcadas do sculo XX e influenciando regimes em pases como Inglaterra, Alemanha, Frana, Hungria, Austria, Blgica, Espanha, Finlndia, Romnia, Chile, Brasil e frica do Sul. Assim, uma anlise sobre as razes histricas, econmicas e polticas do fascismo no atinge somente o mbito de um movimento poltico localizado num determinado momento histrico de crise. O fascismo, na forma como apresentado e como o entendemos, um fenmeno mais amplo e no de esfera puramente conjuntural. O regime tambm no deve ser entendido somente como uma resposta crise do capitalismo, mas um conjunto de ideias que se propagou atingindo dimenses no imaginveis poca e, de modo contingente,

pelos contextos oferecidos e anseios causados durante o embate das classes comuns no modo de produo capitalista. De um lado a burguesia industrial que concentrava de forma acelerada a produo e, de outro, o proletariado plenamente insatisfeito com as pssimas condies de trabalho e renda, desencantados com os ideais de liberdade individual e com a conduo do Estado frente s profundas crises polticas e econmicas que abalaram a Itlia. Mandel2 apresenta concluses tericas sobre o fascismo que abordam especificamente a relao prxima com o capitalismo e o imperialismo:
Max Horkheimer v no fascismo a forma mais moderna da sociedade capitalista de monoplio, Paul Sering (Richard Lowwenthal) tem uma percepo bastante semelhante quando diz que o nacional-fascismo o imperialismo planificado. A origem destes dous pontos de vista encontra-se na tese sustentada por Hilferdin segundo a qual a centralizao poltica do poder no Estado burgus e a forma suprema da concentrao de capital, que ele via materializada no capital financeiro, se unem para formar um nico todo (MANDEL, 1974).

Porm, como o tema remete a uma discusso histrica e poltica, necessrio elencar a premissa de que novos materiais para anlise e abordagens sobre os elementos constitutivos do fascismo, de acordo com Silva (2003), surgiram com a liberao dos arquivos, anos depois do final da Segunda Guerra Mundial, e dos tratados estabelecidos poca. De modo preponderante, o nacionalismo acentuado, que culminava

inevitavelmente com a necessidade de pregar a modernidade das guerras e suas consequncias positivas em relao expanso territorial e de mercados, retrata um dos pontos mais relevantes para o surgimento e ascenso do regime. O fascismo tambm se expandiu e foi adotado como forma de designar outros movimentos de extrema-direita que surgiram nos anos seguintes. Como fenmeno poltico caracterstico de um perodo de crise econmica e poltica, suas premissas tericas influenciaram e sofreram influncias, de diferentes formas e intensidades, de outros pases que no somente alm da Itlia. Destaca-se que, na Alemanha, o nazismo serviu para nomear um fenmeno que mantinha peculiaridades distintas, no sendo objeto de discusso neste artigo, ainda que agrupado ao movimento fascista. As questes imperialistas e capitalistas inerentes ao fascismo permeiam o regime e se agrupam a outros fatores que poderiam esclarecer como este movimento agregou o modo de produo e suas necessidades. Dessa forma, compartilhando da ideia de Silva (2003), o

Nasceu em Frankfurt, Alemanha em abril de 1923, filho de Henri Mandel membro do Partido Comunista Alemo.

fascismo deve ser pensado no plural: os fascismos. Isso porque no esteve limitado aos casos italiano e alemo e, ao contrrio, transformou-se em influncia para outros movimentos polticos nos perodos entre as grandes guerras. Alm disso, o fascismo tem uma relao profunda com os ideais nacionalistas europeus e um grande paralelo com o temor das classes burguesas por danos aos seus privilgios e enfraquecimento de poderes, entretanto os fatos que levaram ao surgimento e ascenso do regime fascista no se detm somente a uma sada ditatorial em contrapartida aos movimentos liberais e implantao do comunismo em pases da Europa que poderiam definhar o modo de produo capitalista. Segundo a Encyclopaedia Britannica o fascismo :
Nome genrico dos movimentos polticos ultranacionalistas de direita que se caracterizam pela soberania absoluta do Estado em contraposio aos interesses indivudiais. Tal regime tem o fito de internamente fortalecer o governo totalitrio nacional e impedir os movimentos sociais de esquerda, consolidando e ampliando os interesses de uma nova casta privilegiada. Externamente prope-se a dominar pela guerra os demais povos. O mago da teoria poltico-social fascista o estabelecimento de um regime autocrtico centralizado, que imponha aos cidados o dever de renderem-se, em obedincia cega a seus ditames, sem permitir a diviso de foras do pluripartidarismo democrtico e lanando mo de rgida censura s opinies da minoria (Encyclopaedia Britannica, 1994, p. 299).

Para Mandel (1974), ao analisar a teoria do fascismo de Trotski3 em relao ao modo de produo capitalista, descreve que o ascenso do fascismo a expresso da grave crise social do capitalismo na sua idade madura e que nas condies do imperialismo e do movimento obreiro contemporneo, historicamente desenvolvido, o domnio poltico da burguesia se exerce do modo mais vantajoso, concluindo que, entre outros, estes so elementos constitutivos do fascismo. Afirma ainda que a teoria tem como base a anlise das condies particulares em que se desenvolve a luta de classes nos pases altamente industrializados no perodo da crise estrutural do capitalismo maduro.

Breve contexto histrico


O imperialismo na tica da expanso territorial e de mercado

Os Estados imperialistas que, nesse perodo, dominavam a economia mundial assistiam no seu interior a uma significativa diminuio do conflito entre os vrios capitais e
3

(1879-1940): Social-democrata, menchevique. No VI Congresso do POSDR (1917) foi admitido no Partido Bolchevique. Depois da Revoluo Socialista de Outubro (1917) ocupou uma srie de cargos de responsabilidade. Em 1927 Trtski foi expulso do partido e em 1929 foi expulso da URSS por actividade antisovitica.

da anarquia do mercado por conta da formao dos monoplios do capital financeiro, ao mesmo tempo em que buscavam a ampliao de sua interveno na economia mundial. Existia uma tendncia de formao de um capitalismo organizado capaz de ampliar o seu domnio e sua capacidade de explorao sobre os trabalhadores. O Estado imperialista tinha tambm como objetivo obter apoio de parte da classe operria, submetida ideologia nacionalista e reformista. O imperialismo, de acordo com Lnin (1982), era como uma ativa revoluo capitalista no capitalismo e, assim, exige a compreenso de que as transformaes sociais que induzia no eram meramente surrealistas, mas sim fatos. Exigia tambm novos formatos de organizao das classes operrias, estratgias de combate e ferramentas de luta, assim como novas anlises e definies. Lnin estabelece que a substituio definitiva do capitalismo antigo pelo novo tem como poca o final do sculo XX. Para Lnin (1982, p. 129) o imperialismo surgiu como o desenvolvimento e a continuao direta das propriedades essenciais do capitalismo em geral. Segundo Lnin (1982), a disputa entre os estados imperialistas que lutavam em razo do domnio da economia mundial e a intensificao de seus monoplios ocorria com exportao de capitais e com a conquista territorial para o controle das fontes de matriaprima. Essa poltica imperialista que objetivava o domnio e expanso territorial contempla a tendncia de uma grande militarizao dos Estados e a guerra imperialista. Em meio s grandes disputas, o grande objetivo da Itlia era o domnio de parte da frica Oriental e a Pennsula Balcnica, em especial a Albnia, porm o pas no obteve sucesso nesse empreendimento devido s sucessivas conquistas consolidadas, nessa rea, por naes mais poderosas. Esse fato em muito contribuiria com o fortalecimento dos ideais nacionalistas que aglutinariam a burguesia frente possibilidade fortalecimento e de ocupao de maior espao nos mercados mundiais por meio do fascismo.

O processo de unificao da Itlia e a origem do fascismo Em 1846, com a ascenso do liberalismo um conjunto de doutrinas econmicas, cientficas e polticas , a partir das teorias de cincias polticas iluministas que pregavam, entre outras coisas, a liberdade individual, a Europa passou a conviver com um forte movimento liberal no campo poltico. Esse movimento, conjugado com outros fatores histricos, favoreceu a queda do absolutismo que j definhava na regio. Na regio que hoje se denomina Alemanha e Itlia havia uma grande quantidade de estados, ducados e principados que, subjugados a herana medieval, tradicionalmente

guerreavam entre si. Nesses locais, j a partir de 1848, os movimentos liberais promoviam movimentos de unificaes nacionais. A utopia da unificao nacional nas regies da Alemanha e Itlia tinha o apoio de uma pequena parte da burguesia, mas era veementemente combatido pelos grandes proprietrios de terras que temiam pela perda de seus privilgios. Porm, a burguesia italiana estava acometida de grande desenvolvimento e se consolidava com classe dominante. Assim, a unificao poderia favorecer a livre circulao de mercadorias e a proteo do mercado contra a concorrncia externa, favorecendo o aumento da lucratividade. Alm disso, o movimento liberal exaltava novos ideais de liberdade individual na Itlia e impregnavam a regio de extremo nacionalismo. O movimento liberal no era plenamente unificado na Itlia e, diante das divergncias, os setores da burguesia tambm se dividiam quanto a melhor sada para o pas: repblica, monarquia constitucional, federao sob a direo do Papa, entre outras possibilidades. O interesse maior pela unificao se deu por meio do Reino Piemonte4, que incentivava o nacionalismo do Risorgimento5. A participao decisiva de Piemonte alavancou-se por meio da concepo de que uma nao somente poderia ser unificada com a liderana de um Estado poderoso, que imprimisse uma poltica modernizante. Assim, o reino foi dotado de rodovias e linhas frreas, constituiu um exrcito forte e limitou o poder da Igreja. Tudo isso com um grande apoio burguesia industrial nascente. A ustria era o principal entrave ao norte da Itlia para que fosse possvel a unificao. Porm, mesmo com as guerras travadas na regio, a partir de 1859, e os percalos de vitrias e derrotas, inclusive com influncias externas, os ideais liberalistas de unificao haviam se tornado uma bola de neve e a Itlia surgia unificada em 18706. O pas instituiu a monarquia parlamentar censitria7 e o povo, de maneira geral, permanecia indiferente ao processo que atribuiu ainda mais poder classe burguesa. Todo esse processo, marcado pela diviso e controvrsias entre as classes dominantes, intelectuais e movimentos liberais, fez com que a Itlia (a exemplo do que

Regio italiana localizada nos Alpes, no extremo nordeste do pas, e faz fronteira com a Sua e a Frana. Piemonte uma das regies mais importantes de Itlia, a sua histria est cheia de momentos importantes, especialmente como chave para a unificao da Itlia. 5 O Risorgimento (em portugus: Ressurgimento) o movimento na histria italiana que buscou entre 1815 e 1870 unificar o pas, que era uma coleo de pequenos Estados submetidos a potncias estrangeiras (Fonte: Wikipdia. Disponvel em http://pt.wikipedia.org/wiki/Risorgimento, Acesso em 11/04/2012.). 6 Alguns estados somente foram integrados Itlia unificada no advento da Primeira Guerra Mundial. 7 O poder do Rei era limitado pelo legislativo, escolhido pelo voto do povo.

ocorreu na Alemanha) desenvolvesse tardiamente o capitalismo e sua efetiva consolidao fosse postergada em anos frente a outros pases da Europa e Estados Unidos. Esse atraso repercutiu negativamente enfraquecendo a Itlia e impedindo o fortalecimento da competitividade do pas no mercado internacional. Dessa forma, compartilhando as postulaes de Pearson (1994), as guerras para a unificao da Itlia (e Alemanha), de 1859 a 1871, foram inicialmente motivadas por liberais e objetivando os ideais de liberdade, entretanto originaram um esprito militarista profundamente nacionalista, assim como um orgulho acentuado pelo progresso imediato e fortalecimento da nao. Consequentemente o nacionalismo aos poucos abandonou os ideais de liberdade e tornou-se cada vez mais reacionrio e imperialista. Aps o momento inicial ps-unificao, recheado de solidariedade nacional, reaparecem os conflitos e diferenas habituais entre as classes, especialmente porque a burguesia assumiu o papel de manter o equilbrio poltico do Estado sem contar com o apoio do proletariado que se decepcionara com o exguo saldo oferecido pelo Risorgimento, quando no foram ofertadas sequer o direito de propriedade s camadas mais baixas da populao, ou seja, a maioria. O conflito era ainda mais intenso devido a grande diferena econmica entre o Norte e Sul do pas. No Norte, a burguesia dotada de grande empreendedorismo concentrou seus maiores investimentos na industrializao em detrimento aos setores primrios da produo, o que trazia como consequncia imediata a intensa migrao da rea rural para os grandes centros industriais que no oferecem condies satisfatrias de trabalho. Esses fatores, aliados aos ideais pregados pelo anarquismo de Bakunin8 ou do materialismo histrico de Marx9, ofereceram campo frtil para o surgimento de protestos e ainda mais tenso social. Por outro lado, a Itlia era contagiada por um clima de muito entusiasmo devido ao vertiginoso crescimento industrial. A burguesia, sedenta de maior lucratividade, apoiada por intelectuais que publicavam artigos de cunho fortemente nacionalista e imperialista, almeja uma lugar de maior evidncia frente aos pases europeus. Devido ainda fraca
8

Mikhail Aleksandrovitch Bakunin foi um terico poltico russo e um dos mais notveis expoentes do anarquismo em meados do sculo XIX. Tornou-se ainda uma figura de grande influncia para a juventude progressista e revolucionria na Rssia e em toda a Europa. 9 O materialismo histrico uma abordagem metodolgica ao estudo da sociedade, da economia e da histria elaborada inicialmente por Karl Marx e Friedrich Engels (1818-1883). A tese defende que a evoluo histrica se d pelos confrontos entre diferentes classes sociais decorrentes da explorao do homem pelo homem. A teoria ajuda a explicar as relaes entre sujeitos, onde, como exemplos apontados por Marx, no feudalismo os servos que foram oprimidos pelos senhores, enquanto que no capitalismo seria a classe operria oprimida pela burguesia.

economia italiana, uma penetrao maior no mercado europeu somente seria possvel com a expanso militar. No plano interno a situao conflituosa e a necessidade de conquistar novos mercados ofereciam aos intelectuais a exaltar a modernidade da guerra, suas virtudes morais e saneadoras, assim como pretexto para a unio das classes. Denota-se, desse fato, que a influncia capitalista moveu a Itlia rumo s novas conquistas que eram foradas necessariamente pela poltica colonial que tinha como objetivo a manuteno e o fortalecimento da burguesia e do Estado capitalista com a expanso territorial e de mercado, no mais possvel com conquistas de colnias na frica j totalmente colonizada, mas com a possibilidade de uma maior influncia em uma nova ordem mundial.
Aos numerosos velhos motivos da poltica colonial, o capital financeiro acrescentou a luta pelas fontes de matrias-primas, pela exportao de capitais, pelas esferas de influncia, isto , as esferas de transaes lucrativas, de concesses, de lucros monopolistas, etc., e, finalmente, pelo territrio econmico em geral. Quando as colnias das potncias europias em frica, por exemplo, representava a dcima parte desse continente, como acontecia ainda em 1876, a poltica colonial podia desenvolver-se de uma forma no monopolista, pela livre conquista, poder-se-ia dizer, de territrios. Mas quando 9/10 da frica estavam j ocupados (por volta de 1900), quando todo o mundo estava j repartido, comeou inevitavelmente a era da posse monopolista das colnias e, por conseguinte, de luta particularmente aguda pela diviso e pela nova partilha do mundo (LNIN, 1982, p. 60).

Assim, aps o fim da Primeira Guerra Mundial (1914-1918) que, nas dimenses desse breve histrico da Itlia da unificao a ascenso do fascismo, no cabe aqui pormenorizar, a Itlia que havia participado com grande interesse imperialista e colonialista de crescimento econmico por meio de ampliao territorial e de mercados , no obteve o bnus que almejava com a assinatura do Tratado de Versalhes10. O Tratado que, por um lado punia os pases derrotas e, de forma mais dura, a Alemanha, por outro no satisfazia os principais interesses italianos impelindo o pas ao caos econmico e poltico. No sul da Itlia os camponeses exigiam uma reforma agrria, assim como os trabalhadores italianos iniciavam mobilizaes e protestos que demonstravam um grande descontentamento com a conduo dos governos dos Estados que, no ps-guerra, no conseguiam oferecer melhores condies de vidas justamente s classes que mais defendiam os ideais de liberdade individual. Essas mobilizaes trouxeram tona um grande temor dos setores mdios, da burguesia industrial e dos conservadores em geral. O jornalista Benito Mussolini aproveitou-se da situao vivida pela Itlia no psguerra, propcia a programas demaggicos, e iniciou uma campanha altamente populista
10 O Tratado de Versalhes (1919) foi assinado pelas grandes potncias da Europa e encerrou oficialmente a Primeira Guerra Mundial. A Alemanha foi punida com a perda de uma parte de seu territrio para algumas naes fronteirias, de todas as colnias nos oceanos e no continente africano, assim como a restrio ao tamanho do exrcito e indenizao pelos prejuzos causados durante a guerra.

conquistando grande adeso popular. Mussulini tambm passou a liderar o Fascio de Combattimento de Milaneo11, grupo organizado dos fascistas que organizavam violentas aes contra os opositores polticos. Na Rssia o comunismo tornava-se realidade, j a partir de 1917 com a Revoluo de Outubro, e ganhava fora outros pases, especialmente devido a sua concepo, postulada por Marx, quanto a este ser uma ideologia poltica e socioeconmica, tem como objetivo a promoo de uma sociedade totalmente igualitria, sem a diviso de classes sociais e ptrias. Destaca-se que a primeira revoluo socialista da histria no ocorreu no Ocidente, mas em um pas atrasado e com um retardatrio desenvolvimento capitalista. De acordo com Bahro (1980, p. 53), o histrico no correspondeu ao lgico. A Rssia no era o elo mais forte, e sim o elo mais fraco da cadeia capitalista (LNIN, 1982) e seu nvel de desenvolvimento era muito inferior ao dos principais pases da Europa Ocidental. Para um entendimento maior, Marx distingue o comunismo do perodo de transio, o socialismo, estgio inferior do comunismo. Dessa forma, o socialismo no seria uma formao social autnoma, j definida, com leis de desenvolvimento prprias, mas somente a primeira fase do comunismo. Marx assim descreve:
Entre a sociedade capitalista e a sociedade comunista h o perodo de transformao revolucionria de uma na outra. A ele corresponde tambm um perodo poltico transitrio, cujo Estado s pode ser a ditadura do proletariado (MARX, 1980, p. 221).

O impacto histrico da Revoluo Russa no foi o de iniciar uma grande revoluo internacional, mas, em alguns pases, conforme abordagem de Hobsbaw (1997), fez com que as burguesias fossem obrigadas a promover reformas para incorporar a nova classe trabalhadora e seus representantes reformistas de forma a coopt-los. Em outros pases a burguesia desencadeou grande represso para aniquilar a possibilidade do crescimento da revoluo. As consequncias da Revoluo Russa repercutiram de modo decisivo nos no surgimento e ascenso do fascismo italiano, pois Mussolini tornava-se uma opo clara ao combate do socialismo e do comunismo que poderiam eliminar ou reduzir os privilgios da burguesia. Com a presso sobre o rei por meio da Marcha dos Camisas Negras12 (1922), e a renncia do Primeiro Ministro da Itlia, Mussolini foi convidado a integrar o novo gabinete.

11

Movimento poltico fundado em Milo (1919), que em 1921 transformou-se no Partido Nacional Fascista (Partito Nazionale Fascista).

Ao assumir, foram tomadas as medidas necessrias para a sua perpetuao no poder, silenciando a oposio pela fora, abolindo os poderes do parlamento e suprimindo os direitos polticos. Era o incio do regime fascista na Itlia.

Concluso
O fascismo na Itlia, abordado sob a tica de suas razes histricas, econmicas e polticas, fatores diretamente ligados s suas procedncias e desenvolvimento, determina a exposio de pontos de extrema relevncia no estudo dos modelos conjunturais e oportunidades socioeconmicas que beneficiaram o surgimento de fenmenos capazes de aglutinar classes por meio de procedimentos ditatoriais. Nesse caso, observa-se que a Itlia arregimentou de modo fortuito e relativamente intrnseco sua cultura imperialista, assim como aconteceu em grande parte da Europa, alguns aspectos que convergiram para a elaborao de um modelo autocrtico13 de Estado onde h um exacerbado apelo nacionalista e a concentrao e manuteno do poder estritamente por meio de fora militar. A economia de guerra por maior domnio dos mercados mundiais na Europa e a prpria guerra no surgiram ao acaso, tambm no foram consequncias naturais da ideologia do regime fascista. As suas razes esto concentradas no mecanismo sucinto e especfico das grandes contradies econmicas e sociais, dos conflitos do imperialismo e das intenes expansionistas que corresponderam especificamente aos interesses dos grupos capitalistasmonopolistas dominantes na burguesia italiana, como bem aborda Lenin (1982). O fascismo, depois de observadas as postulaes tericas dos autores referenciados neste artigo, relativas histria da Itlia e mais alguns aspectos particularmente relacionados ao desenvolvimento do capitalismo no pas, a Revoluo Russa de 1917 e surgimento do imperialismo como precursor de aes de expanso territorial e de mercado por meio de guerras, apresenta-se ainda mais formatado como organizao juridicopoltica relacionado ao modo de produo capitalista. Nolte, de acordo com a anlise de Mandel sobre a teoria do fascismo de Trotski, apresenta uma interpretao equivocada sobre o fascismo quando apresenta o
12

A Marcha dos Camisas Negras, ou Marcha sobre Roma, foi organizada por Benito Mussolini, entre 27 e 29 de outubro de 1922, levando-o ao poder italiano. A Marcha determina o incio do regime fascista e marca o fim do regime monrquico-palamentar. 13 Autocracia literalmente significa a partir dos radicais gregos autos (por si prprio) e kratos (poder), poder por si prprio. uma forma de governo na qual h um nico detentor do poder. Pode ser um lder, um comit, uma assemblia... O governante tem controle absoluto em todos os nveis de governo sem o consentimento dos governados (Fonte: Wikipedia. Disponvel em: http://pt.wikipedia.org/wiki/Autocracia. Acesso em 11/04/2012.

fascismo apenas nas questes militaristas e arcaicas, assim como insinuar ser relacionado natureza humana:
Se [o fascismo] uma expresso de "tendncias militaristas e arcaicas", ele mergulha as suas razes em qualquer cousa de nico e irredutvel, na natureza humana. No um fruto do sistema capitalista, apesar de, nesta poca, s poder surgir dos fundamentos do sistema capitalista, particularmente nos momentos em que este sistema est em perigo (NOLTE, 1986 apud MANDEL, 1974).

Assim, compreende-se que no possvel identificar, isolando alguns fatores e causas, a essncia de um fenmeno poltico sua ascenso e o rpido declnio. Nem a ideologia burguesa da poca que se apresentou totalmente incapaz, mediante a histrica luta de classes comum no modo de produo capitalista, de integrar algumas particularidades histricas do fascismo em uma concepo geral da sociedade, nem o atraso histrico da Itlia, ou as guerras imperialistas e expansionistas, ou o temor pela liberdade, isolados nesse grupo ou entre si, podem explicar adequadamente a ascenso e a queda brusca do fascismo entre 1920 e 1945, porm, a partir das anlises aqui apresentadas conclui-se que o regime fascista tem seus fundamentos econmicos e sociais amplamente relacionados ao modo de produo capitalista.

FASCISM AND ITS MONOPOLY-CAPITALIST RELATIONS

Abstract This article presents some characteristics of the fascist phenomenon, especially as the most direct causes and its general appearance and rise in Italy, addressing factors related to imperialism, late development and the economic crisis in the country after the First World War, Russian Revolution of 1917 and concepts of authors such as Lenin, Mandel and Bahro, that contribute to an analysis with emphasis on historical roots, political and economic fascism.

Keywords: Fascism. Twentieth century. Imperialism. Liberalism. Capitalism.

Referncias
AUTOCRACIA. In: WIKIPDIA, a enciclopdia livre. Flrida: Wikimedia Foundation, 2012. Disponvel em: http://pt.wikipedia.org/w/index.php?title=Autocracia&oldid=29694480. Acesso em: 15/04/2012. BAHRO, Rudolf. A alternativa para uma crtica do socialismo real. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1980. Encyclopaedia Britannica. So Paulo. Encyclopaedia Britannica do Brasil Publicaes, 1994. 24v. HOBSBAWM, Eric. A revoluo Mundial. In: HOBSBAWM, Eric. Era dos extremos: o breve sculo XX. 2ed. So Paulo: Cia das Letras, 1997. p. 61-89. Disponvel em: http://www.4shared.com/office/tkoL6VjW/eric_j_hobsbawm_-_era_dos_extr.html. Acesso: 10/04/2012. LNIN, V. I. Imperialismo: etapa superior do capitalismo. In: Lnin, V.I. Obras escolhidasvol1. 2ed. So Paulo: Alfa-mega, 1982. p. 575-671. Disponvel em: http://pcb.org.br/portal/docs/oimperialismo.pdf. Acesso em 08/04/2012. MANDEL, Ernest. Du fascisme. Poche rouge-10, Librairie Franois Maspero, Paris, 1974. Traduo para o portugus da Galiza: Jos Andr Lpez Gonlez. Dezembro 2006. Disponvel em: http://www.marxists.org/portugues/mandel/1969/fascismo/index.htm. Acesso em 12/04/2012. MARX, Karl. Contribuio crtica da Economia Poltica. 5. ed., Lisboa: Ed. Estampa, 1977. PEARSON, Raymond The Longman Companions to European Nactionalism. London, Longman, 1994. RISORGIMENTO. In: WIKIPDIA, a enciclopdia livre. Flrida: Wikimedia Foundation, 2012. Disponvel em: http://pt.wikipedia.org/w/index.php?title=Risorgimento&oldid=28417782. Acesso em: 14/04/2012. SILVA, Francisco Carlos Teixeira da. Os fascismos. In: REIS FILHO, D. A.; FERREIRA, J. & ZENHA, C. (org.). O sculo XX. O tempo das crises. Revolues, fascismos e guerra. v. 2. Rio de Janeiro: Civilizao Brasileira, 2003. TRATADO DE VERSALHES (1919). In: WIKIPDIA, a enciclopdia livre. Flrida: Wikimedia Foundation, 2012. Disponvel em: http://pt.wikipedia.org/w/index.php?title=Tratado_de_Versalhes_(1919)&oldid=29391157. Acesso em: 16/04/2012.

Вам также может понравиться