Вы находитесь на странице: 1из 11

UNIVERSIDADE ESTADUAL DE FEIRA DE SANTANA DEPARTAMENTO DE FSICA CURSO ENGENHARIA CIVIL

RELATRIO EXPERIMENTAL DE FSICA II PNDULO DE TORO HORIZONTAL

ANDR MENDES EDUARDO CHAVES JOS DANIEL TAMIRES CORDEIRO

FEIRA DE SANTANA 2012

INTRODUO O pndulo de toro um sistema fsico que realiza oscilaes harmnicas se deslocado ligeiramente de sua posio de equilbrio. Ele construdo com elementos similares aos usados no pndulo simples: um fio preso a uma plataforma por sua extremidade superior, e um corpo preso em sua extremidade inferior. Algumas diferenas, no entanto existem: o fio pode ter uma maior densidade linear que no caso do pndulo simples; e o corpo pode ter uma distribuio de massa arbitrria que no precisa ser puntiforme. No que diz respeito s oscilaes, em vez do corpo ser deslocado de sua posio de equilbrio, ele girado em torno de seu eixo vertical. Isto causa uma deformao do fio que o sustenta, que tende a retornar ao seu estado original sob a influncia do torque restaurador exercido pelo fio. A frequncia de oscilaes de um pndulo de toro depende do fio e do corpo suspenso. Neste ltimo caso, a dependncia se expressa pelo momento de inrcia do corpo em torno de um eixo que se situa no prolongamento do fio. No que diz respeito ao primeiro fator, a dependncia se d tanto nos aspectos geomtricos do fio (dimetro e comprimento) bem como no material de que ele feito. Neste experimento executaremos medidas de frequncias de um pndulo de toro, relacionando-o com a geometria da distribuio de massa e do fio que o caracteriza.

OBJETIVO Atravs da frequncia e do momento de Inrcia, achar o k, constante da Toro, atravs dos mtodos mnimos quadrados.

REFERENCIAL TERICO O movimento harmnico simples (MHS) um movimento executado por uma partcula sujeita a uma fora restauradora que proporcional ao deslocamento da partcula, mas possui sinal contrrio. No MHS o movimento da partcula se repete de acordo com a funo: ( ) ( ) ( ) Onde:

O pndulo de toro uma verso angular de um oscilador harmnico linear simples. O elemento de elasticidade associado toro de um fio de suspenso. O sistema composto por um corpo rgido de massa suspenso por um fio inextensvel de comprimento e dimetro d rigidamente preso ao seu centro de massa . Geralmente, nos pndulos de toro, o fio metlico. Girando o corpo rgido, a partir da sua posio de repouso, ou seja, aplicar uma toro no corpo de um ngulo , e depois o soltarmos, ele ir oscilar em torno daquela posio em um MHS. Dessa forma, o fio ir apresentar um torque de oposio, , ao deslocamento , definido pela relao , sendo uma constante prpria do fio, denominada de coeficiente de toro. O perodo de oscilao para um pndulo de toro dado pela equao (2).

( ) Onde o momento de inrcia do corpo. O momento de inrcia, resistncia de um corpo ao sair do estado de repouso, est associado no pndulo de toro ao movimento de rotao deste corpo em torno de um eixo. Quando um torque restaurador aplicado ao pndulo, colocando-o em rotao, esta grandeza mede a inrcia do sistema parado. Quando uma barra delgada

de comprimento L uniforme de massa m est suspensa por um fio, o momento de inrcia calculado pela equao (3): ( )

Como calcular o momento de inrcia de uma barra retilnea de material homogneo em relao a um eixo perpendicular barra, passando pelo Centro de Massa?

PROCEDIMENTO EXPERIMENTAL Primeiro foi pesado estrutura do pndulo de toro e dividido por dois, visto que a massa a ser considerada no experimento no era a massa por inteiro em razo de uma parte dela estar sendo apoiada na mesa. Em seguida foi medido o tempo para um determinado nmero de oscilaes. Atravs dessas medidas encontramos a frequncia e o perodo das oscilaes do pndulo de toro. Feito isso foi calculado o quadrado da frequncia angular e calculado o momento de inrcia para aplicar os mtodos mnimos quadrados e achar o k, constante de toro.

CLCULOS

ACHANDO A FREQUNCIA E O PERODO

1 MEDIDA

2 MEDIDA

3 MEDIDA

4 MEDIDA

5 MEDIDA

ACHANDO A FREQUNCIA ANGULAR

1 MEDIDA

2 MEDIDA

3 MEDIDA

4 MEDIDA

5 MEDIDA

CALCULANDO O MOMENTO DE INRCIA

Foi usado este momento de inrcia de uma distribuio de massa delgada e uniforme ao longo de uma direo e de comprimento total L com relao ao eixo que passa pelo seu centro de massa que dada por:

1 MEDIDA m = massa da estrutura + massa dos cilindros

2 MEDIDA m = massa da estrutura + massa dos cilindros

3 MEDIDA m = massa da estrutura + massa dos cilindros

4 MEDIDA

5 MEDIDA

APLICANDO MTODOS MNIMOS QUADRADOS PARA ACHAR A CONSTANTE DE TORO

377,3 297,6 253,1 190,1 132,1

216,1 166,5 161,5 140,1 98,0

Constante de Toro k
250 y = 0.607x 200 150 y 100 50 0 0 100 200 300 400 Linear (y)

ANLISE DOS RESULTADOS Nos experimentos com o pndulo de toro, as medidas devem ser feitas sobre um nmero pequeno de oscilaes. Foi observado que existe uma relao entre o perodo de oscilao do pndulo de toro, sua distribuio de massa e o comprimento do fio que sustentava o pndulo. Atravs dos mtodos mnimos quadrados, obtivemos o valor do k, constante de toro que foi considerado satisfatrio.

CONCLUSO A partir dos experimentos realizados com o pndulo de toro, tornou-se possvel obter o valor para o mdulo de toro, que depende das caractersticas do fio metlico utilizado nas experincias, bem como as equaes que expressam a dependncia do perodo de oscilao com a massa do corpo suspenso, com o momento de inrcia, com a distncia entre o ponto por onde preso o corpo e o ponto onde se adiciona uma massa, com o comprimento do fio e do corpo. Apesar dos erros experimentais, a anlise dos dados obtidos confirma todo o entendimento terico a respeito dos pndulos de toro. As trs etapas do experimento formam prejudicadas pela falta de uniformidade no movimento oscilatrio tanto das barras cilndricas quanto da rgua, fazendo com que elas perdessem uma quantidade significativa de energia realizando alm do movimento oscilatrio previsto tambm um movimento oscilatrio na componente vertical. Outros fatores que prejudicaram a exatido dos dados foram: a resistncia do ar, que fez com que o tempo medido (que depois foi dividido pelo n nmero de oscilaes para a obteno do perodo) fosse maior do que o ideal, erro na cronometragem, alm do

desvio padro do cronmetro; erro na medio do tamanho do fio, que engloba tanto o desvio padro da rgua, quanto o erro de leitura e a impossibilidade de sobrepor exatamente a rgua ao fio; erro na medio da distncia entre os furos; erro de pesagem, entre outros.

REFERNCIAS BIBLIOGRFICAS Halliday, D.; Resnick, R.; Walker,J, Fundamentos de Fsica, vol 2 , pp. 71-79, LTC editora, 2002. http://www.fis.ufba.br/dfg/fis2/Pendulo_torcao.pdf (Acessado em 26 de junho de 2012).

Вам также может понравиться