Вы находитесь на странице: 1из 6

MATERIAL DOURADO Introduo Atividades Propostas Explorando o Material Dourado Vamos fazer um Trem?

Introduo O Material Dourado um dos muitos materiais idealizados pela mdica e educadora italiana Maria Montessori para o trabalho com matemtica. Embora especialmente elaborado para o trabalho com aritmtica, a idealizao deste material seguiu os mesmos princpios montessorianos para a criao de qualquer um dos seus materiais, a educao sensorial:

desenvolver na criana a independncia, confiana em si mesma, a concentrao, a coordenao e a ordem; gerar e desenvolver experincias concretas estruturadas para conduzir, gradualmente, a abstraes cada vez maiores; fazer a criana, por ela mesma, perceber os possveis erros que comete ao realizar uma determinada ao com o material; trabalhar com os sentidos da criana.

Inicialmente, o Material Dourado era conhecido como "Material das Contas Douradas" e sua forma era a seguinte:

Embora esse material permitisse que as prprias crianas compusessem as dezenas e centenas, a impreciso das medidas dos quadrados e cubos se constitua num problema ao serem realizadas atividades com nmeros decimais e raiz quadrada, entre outras aplicaes possveis para o material de contas. Foi por isso que Lubienska de Lenval, seguidor de Montessori, fez uma modificao no material inicial e o construiu em madeira na forma que encontramos atualmente.

O nome "Material Dourado" vem do original "Material de Contas Douradas". Em analogia s contas, o material apresenta sulcos em forma de quadrados. Pode-se fazer uma adaptao do material dourado para o trabalho em sala de aula, com papel quadriculado de 1cm X 1 cm, onde as peas so feitas da seguinte forma:

unidade (1 X1)

dezena (1 X 10)

centena (10 X 10)

Este material em papel possui a limitao de no ser possvel a construo do bloco, o que uma desvantagem em relao ao material em madeira. O primeiro contato do aluno com o material deve ocorrer de forma ldica para que ele possa explor-lo livremente. nesse momento que a criana percebe a forma, a constituio e os tipos de pea do material. Ao desenvolver as atividades o professor pode pedir s crianas que elas mesmas atribuam nomes aos diferentes tipos de peas do material e criem uma forma prpria de registrar o que vo fazendo. Seria conveniente que o professor trabalhasse durante algum tempo com a linguagem das crianas para depois adotar os nomes convencionais: cubinho, barra, placa e bloco. Isso porque uma maneira de abordar notaes e convenes na aula de matemtica incentivar o aluno a criar seus prprios mtodos de resolver problemas com materiais concretos e pensar as notaes e expresses que usar para representar suas solues. O objetivo disto levar o aluno a perceber que toda notao um dos muitos modos vlidos para expressar seu pensamento e suas formas de raciocnio. necessrio que os prprios alunos criem sua prpria linguagem para compreender, com o decorrer do tempo, a convencionalidade da linguagem matemtica. As primeiras atividades sistematizadas a serem propostas com o Material Dourado, ou sua representao em papel, tm como objetivos

fazer com que o aluno perceba as relaes entre as peas e compreenda as trocas no Sistema de Numerao Decimal.

onde: 1 cubinho representa 1 unidade; 1 barra equivale a 10 cubinhos equivalem (1 dezena ou 10 unidades); 1 placa equivale a 10 barras ou 100 cubinhos (1 centena, 10 dezenas ou 100 unidades); 1 cubo equivale a 10 placas 1000 ou 100 barras ou 1000 cubinhos (1 unidade de milhar,10 centenas, 100 dezenas ou 1000 unidades). Atividades Propostas Explorando o Material Dourado Objetivos: - perceber as relaes que existem entre as peas do material dourado; - atravs das trocas, compreender que no Sitema de Numerao Decimal, 1 unidade da ordem imediatamente posterior corresponde a 10 unidades da ordem imediatamente anterior.

Metodologia: Aps permitir que os alunos, em grupos, brinquem livremente com o material dourado, o professor poder sugerir as seguintes montagens: - uma barra feita de cubinhos; - uma placa feita de barras; - uma placa feita de cubinhos; - um bloco feito de barras; - um bloco feito de placas. O professor poder estimular os alunos a chegarem a algumas concluses perguntando, por exemplo: - Quantos cubinhos eu preciso para formar uma barra? - Quantas barras eu preciso para formar uma placa? - Quantos cubinhos eu preciso para formar uma placa? - Quantas barras eu preciso para formar um bloco? - Quantas placas eu preciso para formar um bloco? Nessa atividade, o professor tambm pode explorar conceitos geomtricos, propondo desafios, como por exemplo: - Quantos cubinhos voc precisaria para montar um novo cubo? - Que slidos geomtricos eu posso montar com 9 cubinhos? Vamos fazer um trem? Objetivo - compreender os conceitos de sucessor e antecessor. Metodologia O professor pode pedir que os alunos faam um trem. O primeiro vago do trem ser formado por 1 cubinho, e os vages seguintes por um cubinho a mais que o anterior. O ltimo vago ser formado por 1 barra.

Quando as crianas terminarem de montar o trem o professor pode incentiv-las a desenhar o trem e registrar o cdigo de cada vago. importante que o professor considere as vrias possibilidades de construo do trem e de registro encontradas pelos alunos.

blocos materi material outros inci bac caval geoplan bibliografi lgico al de cuisenair materiai o o u o a s frao e s

Вам также может понравиться