Вы находитесь на странице: 1из 21

PCEP - PROGRAMA DE CONTROLE DE ENERGIAS PERIGOSAS

PROGRAMA DE CONTROLE DE ENERGIAS PERIGOSAS - PCEP

Introduo: Criada nos Estados Unidos em 1990, a norma OSHA 1910.147 que trata sobre o Controle de Energia Perigosa, teve o propsito de diminuir e evitar a ocorrncia de aproximadamente 100 mortes e 60.000 leses anuais decorrentes de acidentes em servios e/ou manuteno de mquinas e equipamentos envolvendo as chamadas Energias Perigosas. O PCEP - Programa de Controle de Energias Perigosas, enfatiza o bloqueio em segurana, no apenas alertando, mas impedindo fsica e logicamente os acidentes atravs da utilizao de bloqueios, travamentos e sinalizao industrial adequada, o PCEP tambm possibilita a reduo significativa ou eliminao de custos diretos e indiretos gerados por conseqncia de energia no controlada. Em determinados segmentos industriais essa relao pode ser de at 50 vezes, ou seja, para cada dlar de custo direto de acidente (que o custo da leso), implica 50 dlares de custos indiretos (demais custos que no o da leso). muito significativo para no ser contabilizado ou desprezado, ou para no se tomar uma ao efetiva sobre estes nmeros. Portanto, a certificao um compromisso com a vida do profissional, agregando tambm valor ao negcio da empresa (Asfene Macciantelli, Gerente da Diviso de Eltrica da Panduit Brasil). Nem sempre tem-se condies de examinar e perceber o grau de importncia de uma energia perigosa. Por exemplo, uma pedra no alto de uma montanha, ao rolar, h uma transformao da energia potencial, relacionada a altura, com a energia cintica relacionada ao movimento. Em um circuito eltrico temos a energia eltrica em movimento. Contudo, um grande trecho de cabo de cobre enrolado em um carretel pode conter energia capacitiva, ou relativa ao armazenamento. Quando queremos cortar uma prancha em uma obra utilizamos o disco de corte ou a serra circular. Ao cortarmos a madeira e ao desligarmos o equipamento percebemos que o disco ainda continua em movimento, pela inrcia. Assim, mesmo com o equipamento desligado o operrio distrado pode ferir-se. A gua que bebemos pode cortar grossas chapas de metal, bastando para isso que ajustemos a presso com que ela ir sair da tubulao e o dimetro da mesma. O estabelecimento de critrios para que se trabalhe com fontes de energias perigosas, assim denominadas por serem capazes de apresentar riscos, serve para que possamos nos proteger, evitando que pessoas acidentalmente possam reconectar ou religar circuitos.

As Mquinas e Equipamentos exigem que os dispositivos de isolamento sejam previamente desligados e isolados, quando submetidos a servios de manuteno, limpeza e reparos. Muitos acidentes ocorrem em decorrncia do acionamento inesperado de dispositivos de controle que provocam liberao acidental de energias armazenadas, causando leses e mortes em trabalhadores durante a execuo de trabalhos. So acidentes que podem ser evitados de uma maneira simples e eficaz, utilizando-se os bloqueios fsicos da fonte de energia, acompanhado de etiqueta sinalizadora e o treinamento adequado dos envolvidos nas atividades de manuteno, limpeza e reparos. Objetivos: A implantao do PCEP na empresa visa criar procedimentos de controle para o uso de travas e cadeados de segurana, a fim de prevenir os acionamentos acidentais ou indevidos de chaves eltricas, vlvulas ou outro tipo de comando e evitar a ocorrncia de acidentes. Energia Entende-se como energia, todas as foras eletromecnicas utilizadas para acionamento de mquinas e equipamentos, como por exemplo, a eletricidade, ar comprimido, leo ou gua sob presso, vapor, etc.. Muitas vezes a energia encontra-se armazenada, perigosa para o contato humano e no a percebemos, como a energia eltrica capacitiva. Outras formas de energia muitas vezes so inimaginveis para ns, como a energia esttica que passa a existir quando a gua desce por um tubo, ou qualquer outro fluido, mesmo que a tubulao seja plstica. Se houver algum tipo de conexo metlica certamente ser por ali que se formar um arco eltrico. O vapor e o ar comprimido, mesmo quando utilizados para outros fins, continuam classificados como energia para efeito de segurana, uma vez que, pr suas caractersticas prprias, podem causar leses. Definies Dispositivo de bloqueio (lockout device) dispositivo que utiliza meios positivos de travamento, prevenindo a reenergizao. Exemplos: cadeados, bloqueadores de disjuntores, de vlvulas, de plugs, etc.. DIE Dispositivo de Isolamento de Energia um dispositivo que fisicamente previne a transmisso ou fuga da energia, por exemplo: chaves eltricas, disjuntores, fusveis, vlvulas, raquete, etc, podendo ser bloqueado atravs de dispositivo de bloqueio ou mesmo no seu projeto prever bloqueio atravs de cadeado.
3

Energia (contempladas nesta OSHSMT) qualquer tipo de energia que possa causar leses ou perdas propriedade se inesperadamente liberadas. EIE - Estado Intermedirio de Energia - Esse termo indica que durante a realizao de uma determinada atividade, as fontes de energias perigosas foram eliminadas enquanto ainda permanecem energias no perigosas necessrias para a realizao da tarefa. Exemplos tpicos destas tarefas no estado EIE podem ser: alinhamento de equipamentos, correias, esteiras, ajuste de equipamentos em velocidade de introduo. Todas as energias devem ser conhecidas e quando for aplicvel o EIE este deve estar documentado, contemplando meios alternativos de proteo em procedimentos escritos (Ex. Anlise Preliminar de Riscos) e todo o pessoal envolvido com a atividade deve estar devidamente treinado. EZE Estado Zero Energia - uma condio alcanada quando as mltiplas formas de energia que se encaminham ou que esto presentes no interior de uma mquina, equipamento, instalao ou sistema foram anuladas, proporcionando condies seguras para a execuo de um trabalho, ou seja, eliminando a possibilidade de energizao inesperada ou fuga das energias residuais. Equipamento energizado - conectado a alguma fonte de energia ou que mesmo aps desligado ainda contenha energia residual (remanescente ou armazenada). Sinalizao aviso de perigo (etiqueta), visando informar que o DIE no deve ser operado antes de sua remoo. Energia residual energia remanescente ou armazenada a qual mesmo aps o desligamento, bloqueio e sinalizao da fonte de energia pode ocasionar leses. Fonte de energia qualquer fonte de energia, entre elas: eltrica, pneumtica, hidrulica, trmica, mecnica (cintica, potencial), qumica, etc. Multibloqueador dispositivo que permite a aplicao de vrios cadeados pelos executantes, bloqueando o DIE at que todos eles retirem seu respectivo cadeado. Operao Operador responsvel pelo equipamento e que assina Carto Vermelho ou Supervisor responsvel pela rea. Operaes de produo normal utilizao da mquina ou parte dela para realizar sua funo original de produo. Qualquer trabalho antes da operao normal voltado a preparar a mquina para a produo no considerado operao de produo normal. Assim, atividades limpeza, desmontagem de rolos, troca de faca, no so consideradas operaes de produo normal. Pessoal Afetado Somente aqueles que atuam nas reas que no sejam operao e manuteno e que no realizam qualquer trabalho em mquina ou equipamento, no estando expostos inesperada energizao ou fuga das energias residuais. Na IP so exemplos de Pessoal Afetado: pessoal administrativo, limpeza de reas, segurana patrimonial, entre outros.

Pessoal Autorizado Uma pessoa que esteja habilitada a controlar as energias (inclusive bloquear as fontes de energia) para a realizao de servios ou manuteno em mquinas ou equipamentos, a fim de executar reparos ou manuteno em tal mquina ou equipamento. Esta pessoa pode ser um profissional da rea de manuteno, operao, prestador de servio, etc. Para ser considerada uma pessoa autorizada, deve ser dado treinamento especfico (conforme contemplado neste procedimento). Na IP so considerados Pessoal Autorizado: todos os Executantes IP, todos os profissionais de manuteno, todos profissionais de Segurana do Trabalho, todos aqueles que realizam servios em mquinas, como: instalao, construo, inspeo, limpeza, lubrificao, reparos, montagem e ajustes. Servios menores para uma tarefa ser considerada menor, no pode envolver desmontagem do equipamento ou barreiras de proteo, reparos, trocas de peas, etc. Por exemplo, remover papel obstrudo no considerado servio menor se parte da mquina removida para acessar a obstruo. Tarefa rotineira tarefa normal que faz parte do processo, ou seja, o que esperado ser feito durante a produo normal. Exemplos: Passagem de ponta de papel em rebobinadeira, troca do rolo do filme plstico, etc.. Formas manifestao de energias perigosas Energia Eltrica: compreende-se como energia eltrica perigosa a vida, para efeito desta norma, s que se enquadram como baixa, mdia e alta tenso aonde o perigo tornar-se- imediato por contato ou na transformao em energia cintica e/ou trmica e seus subprodutos Mecnica : Resultado tpico de ao / reao de transformao de energia primria, tem como exemplo o movimento de partes unidas com objetivo de realizar um trabalho. Qumica: Diversos elementos qumicos encontrados na natureza possuem caractersticas que, associada a outras substncias qumicas simples e/ou compostas, permitem a liberao de energia em diferentes formas. Hidrulica: uma das mais difundidas fontes de energia e muito empregada na movimentao de cargas e provedora de fora para a movimentao de braos e pistes. Uma empilhadeira um exemplo clssico do uso deste tipo de energia. Sendo o fluido mais eficaz que os gases para este tipo de trabalho, portanto mais empregado porm no menos perigoso. Energia Residual: Este um tipo espacial que compreende basicamente qualquer tipo de energia que possa ser acumulada atravs de confinamento e/ou reao. Uma tubulao de ar comprimido, um pisto hidrulico, tubulao de gua ou outro fluido contm energia acumulada seja atravs da fora de gravidade ou por meio de bombas em determinado ponto da rede.
5

Energia Pneumtica: Este tipo de energia empregado para prover movimentao rpida de partes de uma mquina ou equipamento, movimentao de pistes, motores, pressurizao de cmaras diversas e etc. Entrada de energia o ponto de entrada da energia para alimentar o equipamento, tais como a Quadro de Distribuio Geral, vlvula principal de ar comprimido/vapor, etc. Neste ponto (entrada) que se deve dar a interrupo e travamento para fins de segurana. No havendo possibilidade de permanecer interrompida a energia na chave geral ou na vlvula principal e, desde que no haja uma entrada na mquina onde possam ser colocados a trava e o cadeado, dever ser aplicada qualquer outra medida que possa realmente impedir, com segurana o acionamento das fontes de energia. Presso Residual a presso que ainda permanece na tubulao depois de fechada ou interrompida a fonte de fornecimento de energia, hidrulica, pneumtica ou a vapor. A menos que a vlvula possua meios prprios para sangria, uma seo do tubo deve ser desacoplada para aliviar a presso, se existir o risco. Cadeados de Segurana So cadeados cuja finalidade manter travada e interrompida as entradas de energia. Devem ser de marca ou tipo diferentes dos demais usados na fbrica, de modo a no serem confundidos ou usados para outros fins. No devem pertencer as sries de cadeados que possam ser abertos com chave mestra.

Trava de Segurana um dispositivo com duas hastes articuladas que, aplicado no local de travamento, permite a colocao de at seis diferentes cadeados no mesmo ponto de interrupo de energia. Finalidades: A finalidade do uso de trava e cadeado de segurana propiciar o mximo de proteo aos empregados que estiverem envolvidos em trabalhos de manuteno, reparos e limpezas de maquinas e outros equipamentos, cujas partes moveis ou condutores eltricos constituem risco de acidentes, se as fontes de energia no estiverem interrompidas e devidamente travadas. Para que todos os trabalhos sejam executados com todas as condies de segurana necessrias, devem ser tomadas as seguintes precaues: a) Interromper todas as fontes de energia que alimentam as mquinas e/ou equipamentos que fazem parte do processo ou trabalho que ser executado; b) Sangrar ou remover a presso residual nos equipamentos operados pr: Sistema a vapor; Sistema de ar comprimido; Sistema hidrulico. c) Providenciar aterramento de todos os circuitos capazes de acumular energia eltrica, sejam indutivos ou capacitivos, tais como: Transformadores em geral (secundrio e primrio) Condensadores. d) Aplicar cadeado de segurana em todas as fontes de energia, de modo que s a pessoa responsvel pelo trabalho possa retir-lo; e) Aplicar a trava de segurana para permitir a colocao de tantos cadeados quantos forem os empregados envolvidos no trabalho. Aplicao da Trava e Cadeado: Em todos os trabalhos de manuteno, reparos, limpeza, preparo, etc., de mquinas, instalaes e outros equipamentos, nos quais os empregados correm o risco de sofrer alguma

leso, em caso de acionamento indevido, obrigatrio o uso de cadeados de segurana para travar as fontes de energia, que devem ser previamente interrompidas.

Quando mais de um empregado for trabalhar no mesmo servio, obrigatrio a aplicao de trava de segurana com tantos cadeados quantos forem os empregados envolvidos. Quando se tratar de chave eltrica, o boto de partida deve ser desligado, a alavanca da chave puxada NA POSIO DESLIGADA E TRAVADA COM CADEADO. O ar comprimido deve ser fechado, travado e sangrado para evitar qualquer movimento no mecanismo do equipamento. Procedimento idntico deve ser observado com mquinas acionadas pr sistema hidrulico ou a vapor. Em casos de sistema hidrulico de mquinas e equipamentos, a prpria bomba deve ter a chave desligada e travada. Nos casos de travamento de vlvula que no possua local adequado para colocao do cadeado deve ser usada corrente ou outro meio auxiliar. Depois de travada a fonte de energia, os comandos da mquina devem ser acionados para certificar-se de que realmente o fornecimento de energia est neutralizado. A colocao da trava e cadeado de segurana, assim como a conservao dos mesmos no devido lugar, at que o servio seja terminado, deve ser atribuio do empregado de maior responsabilidade em relao ao servio. A Segurana do Trabalho, atravs do seu tcnico, colocar um cadeado na trava de segurana se julgar necessrio ou se for a ltima a dar a palavra para liberao da mquina, instalao, etc. Em casos de servios temporrios onde os empregados da produo so designados para executar trabalhos de limpeza, ajuste ou troca de ferramentas, que se incluem entre os que requerem o travamento de fontes de energia, o supervisor da execuo dos trabalhos dever providenciar o cadeado de segurana e dar as devidas instrues quanto a aplicao do mesmo.

Cadeados Extras: A superviso dos grupos que usam cadeados de segurana poder ter sob seu controle, e de comum acordo com a Seo de Segurana, alguns cadeados extras para serem usados em casos especiais ou de emergncia.

Esses cadeados sero usados nas seguintes circunstncias: a) Nos casos em que um mesmo empregado necessite de mais de um cadeado no mesmo servio, isto , quando h mais de uma fonte de energia a ser travada; b) Quando o servio ficar pronto, mas a mquina ou equipamento deva permanecer parado pr motivo de segurana; c) Quando o supervisor achar conveniente manter um cadeado na trava, por exemplo, para verificar as condies da mquina ou equipamento antes de entregar o servio. Um dos dispositivos para o controle de vlvulas de registro o que se segue:

Para o controle de extenses pode-se empregar o dispositivo a seguir, que pode ter ou no a identificao do operador dos servios.

Para a proteo de disjuntores de circuitos que estejam sendo submetidos a intervenes variadas pode-se utilizar dispositivos como o apresentado a seguir.

Painel eltrico protegido por porta com dispositivo de travamento, identificando o operador que se encontra realizando o trabalho por intermdio de um carto plstico com a fotografia do mesmo, nome, matrcula e ramal telefnico. Recomenda-se que junto a esse se coloque tambm a Ordem de Servio.

10

Se o cadeado no puder ser aplicado Uma etiqueta usada sem trava precisa ser complementada por ao menos uma ltima e adicional medida de segurana que proveja um nvel de segurana igual ao do cadeado Exemplos: Remoo de elemento de isolao de circuito como um fusvel Bloqueio de chave controladora Uso de EPIs especiais isolantes Uso de EPCs isolantes Carto de "Perigo": Carto "Perigo" usado adicionalmente ao cadeado e serve para identificar a principal pessoa envolvida no trabalho, que dever preench-lo corretamente e assin-lo.

11

O carto no substitui o cadeado de segurana. apenas uma medida suplementar. O uso do carto serve tambm para indicar algum equipamento que no esteja em condies de uso e que dever ser reparado ou substitudo. Quando afixado, o carto dever estar devidamente preenchido. Somente em casos extremos, em que no houver outro meio, que o carto poder ser usado sozinho. Nesses casos, dever haver maior vigilncia pr parte das pessoas, mas o carto dever ser respeitado como um dispositivo de segurana. Posse de Cadeados e Travas: Mecnicos, eletricistas, preparadores de mquina, Coordenadores de rea, etc..., so entre outros, os profissionais que devero possuir cadeados e travas de segurana. Todos os cadeados e respectivas chaves, assim como as travas, so identificadas pr numerao progressiva, para controle do setor competente. A distribuio e controle dos cadeados ficara a cargo das reas de Segurana do Trabalho e de Operao. Para distribuio e controle sero usados os mesmos formulrios empregados para controle de outros tipos de cadeados e chaves. a) "Ficha de Controle de Armrios e Cadeados" - anotando-se em observaes que se trata de cadeado de segurana; b) "Controle de Chaves". Remoo de Cadeado esquecido: Um cadeado que tenha sido deixado travando uma fonte de energia, pr algum empregado que tenha se afastado, por motivos que o impediro de retomar ao trabalho para liberao do equipamento, somente poder ser removido com chave ou atravs do corte de sua haste
12

pelo supervisor de quem esqueceu o cadeado ou pr pessoa autorizada pela Gerncia, acompanhado pela Segurana do Trabalho. Na impossibilidade desse acompanhamento a Segurana do Trabalho dever ser comunicada, pr escrito, do ocorrido.

Modelo de procedimento de segurana - desligamento e trava Objetivo: Evitar danos pessoais e materiais quando trabalhando com equipamentos mecnicos e eltricos. Prevenir a ligao acidental de equipamentos por outra pessoa ou tambm uma falha no sistema ou equipamento. Responsabilidade: responsabilidade do supervisor de turno ou, no impedimento dele, o operador de controle preparar o equipamento para o desligamento e tambm garantir condies de segurana ao pessoal que realizar o servio no equipamento. Em caso de parada programada, devido ao grande volume de servios, alm do supervisor de turno e operador de controle, tambm poder dar permisso de trabalho o supervisor de produo e os engenheiros de processo, naquelas tarefas designadas pela coordenao da parada. Desligamento e Trava: 1- A operao responsvel por desligar o equipamento e determinar quando este estar pronto para a trava. O Supervisor de turno ou operador de controle e o pessoal que realizar o servio colocar sempre o seu cadeado na trava dos disjuntores do equipamento na sala do CCM. Cada pessoa responsvel pela execuo do servio dever ter um cadeado que trave o disjuntor. Exemplo: trabalhando 3 pessoas numa tarefa, todas devem ter um cadeado devidamente identificado , alm daquele que seria da operao (supervisor);

13

2- Colocar os nomes dos envolvidos na etiqueta No opere, juntamente com o TAG do equipamento que est sendo liberado, para saber quem so os responsveis pelo servio; 3- O supervisor de turno e todas as pessoas que iro trabalhar no equipamento devem testar se o mesmo foi travado corretamente acionando a botoeira ou chave de campo por, no mnimo, 05 segundos. Para assegurar que o equipamento no dar partida. Em seguida, passar a chave de campo para a posio de desligado; 4- Todas as pessoas que necessitem proteo de desligamento e trava devero solicitar ao supervisor de turno a liberao do equipamento e s aps liberado e travado com cadeado pela operao, que o solicitante deve colocar seu cadeado; 5- Limpeza, lubrificao e ajustes s devem ser realizados em equipamento com partes moveis quando no houver nenhum risco de ao; 6- Os seguintes trabalhos no precisam deste procedimento: 6.1Trocar a manta do filtro de sal, filtro de pasta, filtro do DBX e Filtro Prensa, somente

quando a manta a ser substituda servir como guia para a nova manta; 6.26.3Ajustar a manta do filtro de pasta (F-302 A); Limpeza dos transportadores de rosca e chutes com tubo de alumnio;

7- Elevadores de Canecas (EC-308 / EC-326): 7.1Limpeza do Fundo: Desligar a chave de campo prox. base e colocar a etiqueta de No

Opere; Solicitar sala de controle o acionamento do equipamento na botoeira prox. descarga do equipamento, para checar se o mesmo est com o acionamento bloqueado; 7.2Limpeza das Canecas: O operador comanda o equipamento na chave de campo dando

toques, deixando sempre a botoeira no manual, com uma etiqueta de No Opere. Este servio no pode ser executado durante a Limpeza de Fundo, no mesmo equipamento; 7.3Para qualquer outro servio o Elevador de Canecas tem que estar travado com cadeados no

CCM; 8- Uma anlise deve ser feita pelo supervisor de turno para averiguar a necessidade de desligar e travar tambm o equipamento anterior e posterior ao que ser trabalhado; 9- No caso de haver cadeados no disjuntor do CCM , o eletricista fica proibido de extrair este disjuntor; 10- No caso de servios no sistema de mdia tenso: 10.1- Chave seccionadora principal, disjuntor a pequeno volume de leo extravel, rede subterrnea lado (alta tenso) , painel de mdia tenso e caixa de ligao (lado AT lado da cerca da CAII) dos transformadores de fora; o supervisor da eltrica dever acompanhar a abertura da chave seccionadora principal, inspecionar visualmente se as facas principais e

14

secundrias esto totalmente abertas, travar a chave seccionadora principal, liberando assim o servio; 11- Ao final de cada turno, o funcionrio que tiver colocado o seu cadeado deve retir-lo e o seu rendeiro colocar o dele imediatamente, inclusive o Supervisor; 12- Havendo troca de pessoal que est executando o servio, deve haver nova liberao; 13- de responsabilidade de cada dono do cadeado, identificar claramente o mesmo com seu nome. Condio especial: a. Bombas Peristlticas Para trocar uma mangueira velha por uma nova, sem abrir a carcaa da bomba, no necessrio travar a mesma. Deve ser seguido o procedimento de trabalhos em tubulaes (NP-01-023-031295) para instalao de uma nova mangueira. O procedimento de Desligamento e Trava deve ser seguido em caso de abrir a carcaa da bomba. b. Servio Simultneo: Quando houver a necessidade de se executar um servio simultneo em um equipamento e em, seu respectivo cubculo, o supervisor dever acompanhar a extrao total do cubculo antes de liberar o servio no equipamento e, o eletricista s poder inserir o cubculo novamente quando todos os cadeados forem retirados. Seqncia das aes Supervisor de turno / substituto 1. Preparar equipamento para o desligamento; 2. Desligar o equipamento; 3. Garantir condies de segurana ao pessoal que realizar o servio; 4. Analisar a necessidade de travar equipamentos anterior ou posterior ao equipamento a ser liberado; 5. Determinar quando o equipamento estar pronto para a trava; 6. Colocar o seu cadeado no disjuntor do equipamento; 7. Preencher a etiqueta No Opere colocando o nome dos envolvidos e o TAG do equipamento; 8. Supervisionar a colocao dos cadeados dos executantes do servio; 9. Colocar a chave de campo na posio manual e testar pressionando por 5 segundos; 10. Remover seu cadeado aps todos os executantes.

15

Executantes (Mecnicos/Eletricistas/Instrumentistas/Operadores E Terceiros) 1. Solicitar ao supervisor de turno a liberao do equipamento; 2. Colocar seu cadeado no disjuntor do equipamento indicado pelo supervisor; 3. Colocar a chave de campo na posio manual e testar pressionando-a por 5 segundos; 4. Aps concluso do servio informar ao supervisor e remover seu cadeado; OBS: Havendo troca de pessoal deve haver nova liberao Modelo de procedimento de segurana - desligamento e trava Objetivo Os procedimentos de Segurana desenvolvidos tm a finalidade de estabelecer medidas de controle visando preservar a integridade fsica do trabalhador, bem como danos a propriedade e o meio ambiente. Definio Os Procedimentos para Travamento e Sinalizao de Fontes de Energia visam estabelecer normas mnimas para neutralizar todas as fontes de energia, incluindo eltrica, mecnica, hidrulica, pneumtica, qumica,etc.; assegurando que mquinas e/ou equipamentos sejam mantidos em Estado de Zero Energia e, prevenindo a ocorrncia de Acidentes que possam resultar do acionamento acidental de mquinas e equipamento. Procedimento 1. Estado de zero energia 1.1. Para obter-se o mximo de proteo diante da possibilidade de um movimento mecnico inesperado, se faz necessrio estabelecer passo a passo um Estado de Zero Energia. 1.2. Todas as fontes de energia que possam gerar movimento de parte da mquina devem estar bloqueadas 1.3. Bloquear os fluidos pressurizados (ar, leo, etc.), fechar vlvulas e reduzir a presso no lado da mquina atravs do escape para atmosfera ou escoamento para um tanque/reservatrio. 1.4. Todos os tanques/reservatrios de ar-comprimido devem se reduzidos presso atmosfrica ou tratados como fonte de energia e serem bloqueados.

16

1.5. O potencial de energia mecnica de todas as partes da mquina deve estar abaixo de valores prticos (operacionais), assim o rompimento de uma tubulao ou mangueira no produzir um movimento inesperado. 1.6. A energia cintica das partes da mquina deve ser mantida em baixos valores. 1.7. As partes da mquina, soltas ou livres devem estar assegurados contra movimentos acidentais (caladas, amarradas, etc.). 1.8. Peas ou materiais suportados ou controlados pela mquina sero considerados como partes da mquina e devero estar em conformidade com este procedimento. 1.9. O Estado de Zero Energia ser alcanado executando-se passo a passo os procedimentos, assegurando-se da inexistncia de presso residual em qualquer tubulao e/ou componentes do maquinrio. 2 . Operao bloqueio de energias 2.1. Todos os operacionalmente envolvidos devero rever os procedimentos de segurana para trabalhos em espao confinados 2.2. Todos os funcionrios devero ser instrudos e conscientizados sobre a necessidade e obrigatoriedade da aplicao efetiva destes procedimentos. 2.3. Avisar o (s) operador (es) que a energia est sendo desativada. 2.4. Antes de iniciar os trabalhos o executante dever fonte de assegura-se do desligamento da energia e da implementao e manuteno do Estado de Zero Energia. 2.5. Para garantir a manuteno do Estado de Zero Energia devem ser utilizados cadeados individuais (um para cada trabalhador envolvido na tarefa). 2.6. Onde houver mais de um funcionrio trabalhando, dever ser utilizada uma Multitrava, na qual cada funcionrio dever manter seu cadeado individual at o final do trabalho. 2.7. Ao final do trabalho cada trabalhador poder remover apenas o seu cadeado. Nenhuma outra pessoa poder remover o cadeado e restaurar a energia. 2.8. Em situaes muito especiais, um supervisor poder utilizar um nico cadeado para todo o seu pessoal. A nica chave dever estar em poder do supervisor que dever assegurar-se de que todos os membros da equipe esto livres antes de remover o cadeado 2.9. Aps a concluso do trabalho, todas as protees precisam ser recolocadas antes da remoo dos cadeados. 2.10. As partes do equipamento que possam movimentar-se por ao da gravidade tambm devem ser bloqueadas (Ex.: Martelo de Prensa Mecnica).

17

3. Troca de equipe de trabalho e/ou de seus componentes 3.1. Quando necessria a continuao do trabalho por uma prxima equipe (turno de trabalho), os funcionrios que iniciaram o trabalho, devem remover os cadeados, na presena daqueles que daro continuidade e que imediatamente devem inserir seus cadeados no Bloqueio. 3.2. Todos os envolvidos devem ser efetivamente informados sobre a troca das equipes e/ou qualquer um de seus componentes (Operadores, Mecnicos, Eletricistas, Supervisores, etc). 4. Conectar ou desconectar equipamentos atravs de plugs/tomadas 4.1. A conexo ou desconexo de energias atravs de plug ser aceitas apenas para equipamentos portteis em 110V ou 220V. 4.2. Observadas as recomendaes do item anterior (4.1), uma mquina ou equipamento estar em conformidade com este procedimento quando o plug estiver desconectado e sinalizado (rotulado e etiquetado). 5. Superviso dos trabalhos de bloqueio e sinalizao 5.1. Antes do incio dos trabalhos, a Superviso dever certificar-se de que todos os seus subordinados conhecem e estaro atuando em conformidade com este procedimento. 5.2. Aps o trmino do trabalho supervisor dever assegurar que a mquina ou equipamento est pronto para ser reativado, observando-se os seguintes passos: Remover todos os itens no necessrios, tais como ferramentas e outros objetos espalhados; Certificar-se de que todos os componentes esto operacionalmente intactos, inclusive grades e dispositivos de segurana; Verificar a existncia de trabalhos parciais ou incompletos; Grades ou dispositivos de segurana devem ser reparados antes da remoo dos cadeados; Vistoriar para garantir que todos esto fisicamente afastados dos equipamentos antes de restabelecer a energia. 6. Sinalizao de advertncia 6.1. Todos os cadeados utilizados no bloqueio devero receber uma etiqueta de sinalizao e

advertncia. 6.2. A etiqueta de sinalizao e advertncia dever conter no mnimo as seguintes informaes e

advertncia. Perigo, No Opere Este Equipamento; Nome e departamento de trabalho de cada um dos responsveis pelo bloqueio;
18

Data de realizao do bloqueio.

6.3. As etiquetas somente devero ser removidas juntas com os cadeados individuais. Reenergizao dos equipamentos: Efetue testes de inspeo para assegurar que todas as ferramentas, jampeadores eltricos, curtos circuitos, aterramentos e outros dispositivos tenham sido removidos Avise ou sinalise aos outros para se manterem longe dos circuitos e equipamentos. Cada cadeado e etiqueta precisa ser removido pela pessoa que o aplicou Cheque visualmente se todos os empregados esto longe dos circuitos e equipamentos. Perguntas importantes: 1- Como as pessoas podem se proteger dos acidentes relacionados com Eletricidade? Todos devem checar os sistemas eltricos de suas casas e locais de trabalho, em especial as tomadas e as extenses para terem certeza de que elas no esto sobrecarregadas. Devem examinar a fiao eltrica para terem certeza que no h fios desencapados, danificados ou colocados sob tapetes ou carpetes. Se forem fazer pequenos reparos, como a troca de um fusvel ou disjuntor, devem seguir algumas precaues fundamentais: desligar a energia, observar a capacidade adequada em amperes, estar com as mos secas e pisar sobre piso seco. 2- Se eu tenho uma casa ou escritrio antigo, com a instalao eltrica antiga, como posso saber se necessrio uma reforma? Sistemas eltricos envelhecem e podem tornar-se sobrecarregados, particularmente em casas ou edifcios antigos. Com o passar dos anos, mais lmpadas, dispositivos e equipamentos so acrescentados, o sistema eltrico torna-se ultrapassado e os problemas se desenvolvem. Fusveis ou disjuntores podem queimar ou desarmar freqentemente. Interruptores e tomadas ficam aquecidos. A intensidade das lmpadas varia muito com o funcionamento de outros aparelhos. Novos circuitos e outros reparos podem ser necessrios. 3- Para que serve um plugue de trs pinos? Qual a vantagem de utiliz-lo? O terceiro pino fornece um caminho para a terra para a corrente eltrica que est "escapando" do circuito eltrico normal por falha no isolamento do equipamento. Isso ajuda a proteger o equipamento e, em alguns casos, a prevenir o choque eltrico. 4E os plugues que tm pinos de tamanho diferentes, para que servem?

Os plugues polarizados so aqueles com um dos pinos mais largo ou maior do que o outro. Essa
19

caracterstica garante que o plugue seja inserido na posio correta, isto , os condutores fase e neutro da tomada ligados adequadamente nos equipamentos. Isso ajuda a prevenir o choque eltrico. 5- O que um interruptor de corrente de fuga? Como ele funciona? Sua denominao completa dispositivo de proteo a corrente diferencial-residencial (dispositivo DR). um dispositivo de preveno de choques eltricos. Ele monitora constantemente o fluxo da corrente eltrica de um circuito para detectar qualquer alterao. Se a corrente apresentar um desequilbrio, ou seja, valores diferentes na entrada e sada do circuito, o dispositivo interrompe o circuito, prevenindo acidentes. A vantagem de utiliz-lo que ele pode detectar variaes bem pequenas para as quais os fusveis e disjuntores comuns no atuam. Consideraes sobre aterramento eltrico:

Responsabilidades: 1. A aplicao destes procedimentos esta sob a responsabilidade da Gerncia de Manuteno, que dever assegurar-se que: Os cadeados utilizados sejam durveis e possuam cdigo (segredos) individuais. Todos os seus subordinados tenham adequado suprimento de Multitrava e cartes de advertncia para uso no procedimento.

20

Todos os seus subordinados sejam responsveis pelo cuidado e manuteno de seus cadeados, travas e cartes.

2. O Setor de segurana e Meio Ambiente responsvel por assessorar a Gerncia/ Chefia quanto aos aspectos tcnicos relativos ao Bloqueio e Sinalizao de Fontes de Energia. Penalidades: A no observncia desta Norma de Segurana do Trabalho caracterizado ato de indisciplina e/ou insubordinao, passvel de aplicao de penas disciplinares, conforme legislao vigente, cabendo ao RH, analisar a ocorrncia e aplicar as sanes disciplinares cabveis. NOTA: Todos os trabalhadores que iro operar com energias perigosas, tanto em reparos quanto em instalaes ou substituies devero assinar o comprovante de que tomaram conhecimento e no tm dvidas sobre as responsabilidades e riscos das tarefas.. Bibliografia: http://www.panduit.com.br/ http://www.cdc.gov/nasd/menu/topic/electrical_safety.html http://www.qualisseg.com.br/qualisseg/lockouts.htm http://content.honeywell.com/sensing/products/safety/2cps/ http://www.conectonline.com.br/c_news.asp

21

Вам также может понравиться