Вы находитесь на странице: 1из 13

FSICA PROF.

LARCIO GURJO PR VESTIBULAR 2008

A eletricidade esttica
O gnio e a lmpada A parafernlia eletro-eletrnica faz parte da nossa sociedade: aparelhos de TV, cmeras de vdeo, DVD player, aparelhos de som, computador etc. A lista interminvel. Poucas pessoas tem recursos suficientes para adquirir a grande a grande maioria desses equipamentos. Entretanto, existe um dispositivo eltrico que h muito tempo ilumina desde a manso suntuosa ate a mais humilde casa. Havendo eletricidade, esta sempre presente lmpada incandescente. Criada em 1879 pelo talentoso inventor e prospero empresrio americano Thomas Alva Edison (1847-1931), a lmpada eltrica atravessou todo o sculo XX e chegou praticamente inclume ao XXI. certo que hoje existem muitos outros tipos de lmpadas, como a fluorescente de tubo, a fluorescente compacta, a dicrica etc. No entanto, a lmpada incandescente parece que vai reinar ainda por um bom tempo. Podemos considerla um verdadeiro smbolo da presena da eletricidade em nossas vidas.

normal de fluido eltrico, no manifestando nenhuma propriedade eltrica. Havendo excesso de fluido, o corpo comporta-se como vidro atritado em l, tendo eletricidade positiva. Se o corpo apresentar falta do fluido, comporta-se como a resina atritada na l, apresentando eletricidade negativa.

O que se sabe hoje


Todos os corpos so constitudos de tomos. O modelo planetrio do tomo, apresentado em 1911 por Ernest Rutherford (1871-1937), admite que cada tomo possui um ncleo central, constitudo de nutrons partculas sem carga eltrica e prtons partculas portadoras de carga eltrica positiva. Em torno do ncleo, existe a eletrosfera, formada de eltrons partculas portadoras de carga eltrica negativa, que giram ao redor do ncleo. O tomo eletricamente neutro, por possuir prtons e eltrons em quantidades iguais.

As primeiras descobertas
De acordo com a histria, Tales de Mileto (625 547 a.C?), famoso filsofo grego, um dos sete sbios da Grcia antiga, teria sido a primeira pessoa a observar fenmenos eltricos e tentar dar-lhes alguma explicao cientfica. Tales teria verificado que um pedao de mbar (resina fssil) adquiria o estranho poder de atrair fragmentos de objetos leves ao ser esfregado em algum tecido. Os estudos sobre eletricidade s voltaram a ter sucesso com o fsico e medico da rainha Elizabeth I da Inglaterra: William Gilbert (1544-1603). Contemporneo de Galileu, Gilbert foi considerado pelo clebre fsico italiano o criador do mtodo experimental. Ele criou o termo "eltrico" e seus derivados, a partir da palavra grega elektron , que significa "mbar". Foi o fsico alemo Otto von Guericke (16021686) que constatou haver duas espcies de "corpos eltricos", pois ao mesmo tempo em que atraem objetos leves, alguns desses corpos se atraem mutuamente, enquanto outros se repelem, aps serem atritados. O cientista, escritor e estadista norte-americano Benjamim Franklin (1706-1790) foi quem criou os termos eletricidade positiva para designar a eletricidade vtrea e eletricidade negativa para designar a eletricidade resinosa. Franklin elaborou tambm a teoria do fluido eltrico. Segundo essa teoria, um corpo neutro possui uma quantidade Como so os eltrons que podem se movimentar de um corpo para o outro, a eletrizao de um objeto devida a um excesso de eltrons ou uma falta de eltrons, considerando-o inicialmente neutro. Obviamente o corpo com excesso de eltrons est negativamente eletrizado ou apresenta carga eltrica negativa. Aquele com falta de eltrons est positivamente eletrizado ou apresenta carga eltrica positiva, pois neste passa a predominar a carga dos prtons que existem em quantidade maior. Muitas vezes, para simplificar, usa-se o termo carga eltrica em vez de quantidade de carga eltrica, representada por Q. interessante notar que a eletricidade ou carga eltrica positiva, que corresponderia a um excesso de fluido eltrico, na verdade corresponde a uma falta de eltrons, enquanto a eletricidade ou carga eltrica negativa, que corresponderia a uma falta de fluido eltrico, corresponde, na realidade, a um excesso de eltrons, em resumo: Corpo eletrizado negativamente: excesso de eltrons (partculas negativas) Corpo eletrizado positivamente: falta de eltrons (predomina a carga dos prtons que so partculas positivas).

Condutores e isolantes

VENCER QUESTO DE NFASE! NFASE VESTIBULARES TV. LOMAS VALENTINAS N 327, PEDREIRA FONE: 3088-3840

FSICA PROF. LARCIO GURJO PR VESTIBULAR 2008


H materiais no interior dos quais os eltrons podem se mover com facilidade. Tais materiais so chamados condutores. Um caso de interesse especial o dos metais. Nos metais, os eltrons mais afastados dos ncleos esto fracamente ligados a esses ncleos e podem se movimentar facilmente. Tais eltrons so chamados eltrons livres. H materiais no interior dos quais os eltrons tm grande dificuldade de se movimentar. Tais materiais so chamados isolantes. Como exemplo podemos citar a borracha, o vidro e a ebonite. para o corpo B, de modo que os dois corpos ficam eletrizados com carga de mesmo sinal.

Eletrizao por atrito


Quando atritamos dois corpos feitos de materiais diferentes, um deles transfere eltrons para o outro de modo que o corpo que perdeu eltrons fica eletrizado positivamente enquanto o corpo que ganhou eltrons fica eletrizado negativamente. Experimentalmente obtm-se uma srie, denominada srie tribo-eltrica que nos informa qual corpo fica positivo e qual fica negativo. A seguir apresentamos alguns elementos da srie: ... vidro, mica, l, pele de gato, seda, algodo, ebonite, cobre... Quando atritamos dois materiais diferentes, aquele que aparece em primeiro lugar na srie fica positivo e o outro fica negativo. Assim, por exemplo, consideremos um basto de vidro atritado em um pedao de l (Figura). O vidro aparece antes da l na srie. Portanto o vidro fica positivo e a l negativa, isto , durante o atrito, o vidro transfere eltrons para a l. Suponhamos agora um condutor C carregado positivamente e um condutor D inicialmente neutro (Figura). O fato de o corpo A estar carregado positivamente significa que perdeu eltrons, isto , est com excesso de prtons. Ao colocarmos em contato os corpos C e D, haver passagem de eltrons do corpo D para o corpo C, de modo que no final, os dois corpos estaro carregados positivamente. Para facilitar a linguagem comum dizer-se que houve passagem de cargas positivas de C para D, mas o que realmente ocorre a passagem de eltrons de D para C.

Porm, se atritarmos a l com um basto de ebonite, como a l aparece na srie antes que a ebonite, a l ficar positiva e a ebonite ficar negativa (Figura).

De modo geral, aps o contato, a tendncia que em mdulo, a carga do condutor maior seja maior do que a carga do condutor menor. Quando o contato feito com a Terra, como ela muito maior que os condutores com que usualmente trabalhamos, a carga eltrica do condutor, aps o contato, praticamente nula (Figuras).

Eletrizao por contato


Consideremos um condutor A, eletrizado negativamente e um condutor B, inicialmente neutro (Figura). Se colocarmos os condutores em contato, uma parte dos eltrons em excesso do corpo A iro

VENCER QUESTO DE NFASE! NFASE VESTIBULARES TV. LOMAS VALENTINAS N 327, PEDREIRA FONE: 3088-3840

FSICA PROF. LARCIO GURJO PR VESTIBULAR 2008


Se os dois condutores tiverem a mesma forma e o mesmo tamanho, aps o contato tero cargas iguais. Uma considerao importante para o desenvolvimento no apenas da eletrizao por contato, mas de toda a eletros ttica o principio da conservao das cargas eltricas, que tem o seguinte enunciado: constante a soma algbrica das cargas eltricas positivas e das cargas eltricas negativas, supondo estar o sistema eletricamente isolado. Assim, suponhamos que dois corpos A e B, isolados de qualquer influncia eltrica externa, possuam inicialmente cargas eltricas QA e QB. Se eles forem colocados em contato, haver uma troca de cargas entre eles, de modo que, aps algum tempo, as cargas respectivas sero Na Figura a seguir o corpo B est neutro, mas apresentando uma separao de cargas. As cargas positivas de B so atradas pelo corpo A (fora F1 ) enquanto as cargas negativas de B so repelidas por A (fora F2 ). Porm, a distncia entre o corpo A e as cargas positivas de B menor do que a distncia entre o corpo A e as cargas negativas de B. Assim, pela Lei de Coulomb, resultante

Q e QB . De acordo com A

o principio da conservao das cargas eltricas, podemos escrever:


Q A +Q B = Q +Q B A

EXEMPLO Dois condutores esfricos de mesmo tamanho tm inicialmente cargas QA = + 5nC e QB = - 9nC. Se os dois condutores forem colocados em contato, qual a carga de cada um aps o contato? Nos condutores, a tendncia que as cargas em excesso se espalhem por sua superfcie. No entanto, quando um corpo feito de material isolante, as cargas adquiridas por contato ficam confinadas na regio onde se deu o contato.

( ) seja de atrao.
FR

F1 > F2

o que faz com que a fora

Eletrizao por induo


Na Figura a seguir representamos um corpo A carregado negativamente e um condutor B, inicialmente neutro e muito distante de A. Aproximemos os corpos, mas sem coloc-los em contato. A presena do corpo eletrizado A provocar uma separao de cargas no condutor B (que continua neutro). Essa separao chamada de induo.

De modo geral, durante a induo, sempre haver atrao entre o corpo eletrizado (indutor) e o corpo neutro (induzido).

Induo em isolantes
Quando um corpo eletrizado A aproxima-se de um corpo B, feito de material isolante (Figura) os eltrons no se movimentam como nos condutores, mas h, em cada molcula, uma pequena separao entre as cargas positivas e negativas denominada polarizao. Verifica-se que tambm neste caso o efeito resultante de uma atrao entre os corpos.

Se ligarmos o condutor B Terra (Figura), as cargas negativas, repelidas pelo corpo A escoam-se para a Terra e o corpo B fica carregado positivamente. Se desfizermos a ligao com a Terra e em seguida afastarmos novamente os corpos, o corpo B ter uma falta de eltrons, prevalecendo assim a carga positiva dos prtons.

Um exemplo dessa situao a experincia em que passamos no cabelo um pente de plstico o qual 3

VENCER QUESTO DE NFASE! NFASE VESTIBULARES TV. LOMAS VALENTINAS N 327, PEDREIRA FONE: 3088-3840

FSICA PROF. LARCIO GURJO PR VESTIBULAR 2008


em seguida capaz de atrair pequenos pedaos de papel. Pelo atrito com o cabelo, o pente ficou eletrizado e assim capaz de atrair o papel embora este esteja neutro. eletricamente descarregada - esto montadas sobre suportes isolantes. Na situao inicial, mostrada na figura I, as esferas esto separadas uma da outra. Em seguida, as esferas so colocadas em contato, como se v na figura II. As esferas so, ento, afastadas uma da outra, como mostrado na figura III.

Exerccios
1. Duas pequenas esferas iguais, metlicas e condutoras, eletrizadas com cargas de mdulos e sinais diferentes, so postas em contato e recolocadas nos lugares que ocupavam anteriormente. A fora eletrosttica entre elas aps o contato : a) igual antes do contato. b) de atrao. c) de repulso. d) sempre maior que antes do contato. e) nula. 2. (Unicamp 93) Cada uma das figuras a seguir representa duas bolas metlicas de massas iguais, em repouso, suspensas por fios isolantes. As bolas podem estar carregadas eletricamente. O sinal da carga esta indicado em cada uma delas. A ausncia de sinal indica que a bola est descarregada. O ngulo do fio com a vertical depende do peso da bola e da fora eltrica devido bola vizinha. Indique em cada caso se a figura est certa ou errada.

Considerando-se as situaes representadas nas figuras I e III, CORRETO afirmar que, a) em I, as esferas se repelem e, em III, elas se atraem. b) em I, as esferas se atraem e em III, elas se repelem. c) em III, no h fora entre as esferas. d) em I, no h fora entre as esferas. 5. (Ufrj 98) Trs pequenas esferas metlicas idnticas, A, B e C, esto suspensas, por fios isolantes, a trs suportes. Para testar se elas esto carregadas, realizam-se trs experimentos durante os quais se verifica como elas interagem eletricamente, duas a duas: Experimento 1: As esferas A e C, ao serem aproximadas, atraem-se eletricamente, como ilustra a figura 1: Experimento 2: As esferas B e C, ao serem aproximadas, tambm se atraem eletricamente, como ilustra a figura 2: Experimento 3: As esferas A e B, ao serem aproximadas, tambm se atraem eletricamente, como ilustra a figura 3:

3. (Uerj 97) Uma esfera metlica, sustentada por uma haste isolante, encontra-se em equilbrio eletrosttico com uma pequena carga eltrica Q. Uma segunda esfera idntica e inicialmente descarregada aproximase dela, at toc-la, como indica a figura a seguir.

Aps o contato, a carga eltrica adquirida pela segunda esfera :


a) Q/2

Formulam-se trs hipteses:


I - As trs esferas esto carregadas.

c) 2 Q

b) Q

d) nula

4. Ufmg 2001) Duas esferas metlicas idnticas - uma carregada com carga eltrica negativa e a outra

II - Apenas duas esferas esto carregadas com cargas de mesmo sinal. III - Apenas duas esferas esto carregadas, mas com cargas de sinais contrrios. 4

VENCER QUESTO DE NFASE! NFASE VESTIBULARES TV. LOMAS VALENTINAS N 327, PEDREIRA FONE: 3088-3840

FSICA PROF. LARCIO GURJO PR VESTIBULAR 2008

Analisando o resultados dos trs experimentos, indique a hiptese correta. Justifique sua resposta.
6. (Puccamp 95) Uma esfera condutora eletricamente neutra, suspensa por fio isolante, toca outras trs esferas de mesmo tamanho e eletrizadas com cargas Q, 3Q/2, e 3Q, respectivamente. Aps tocar na terceira esfera eletrizada, a carga da primeira esfera igual a

a) Q/4 d) Q

b) Q/2 e) 2Q

c) 3Q/4

Com esta montagem, galvanmetro indica:

observou-se

que

7. (Faap 97) A figura a seguir representa trs esferas metlicas idnticas A, B e C, todas elas possuindo a mesma quantidade de carga eltrica. Pode-se afirmar que as esferas:

- um pulso de corrente, enquanto se aproxima da esfera condutora um basto carregado com cargas positivas, e - outro pulso de corrente, mas de sentido contrrio ao primeiro, quando se leva para longe da esfera o mesmo basto. Usando a seguinte representao carga positiva: + carga negativa: carga nula: n a) copie e complete a figura, mostrando tanto a distribuio de cargas na esfera condutora como o sentido da corrente de eltrons que flui pelo galvanmetro G, enquanto se aproxima da esfera o basto carregado; b) copie novamente e complete a figura, mostrando tanto a distribuio de cargas na esfera condutora como o sentido da corrente de eltrons que flui pelo galvanmetro G, quando se leva para longe da esfera o basto carregado.

a) A, B e C possuem o mesmo tipo de carga eltrica. b) B e C possuem o mesmo tipo de carga eltrica e A possui carga eltrica diferente c) A e B possuem o mesmo tipo de carga eltrica e C possui carga eltrica diferente d) A, B e C possuem cargas eltricas diferentes e) A e C possuem o mesmo tipo de carga eltrica e B possui carga eltrica diferente 8. (Pucsp 99) As esferas metlicas A e B da figura esto, inicialmente, neutras e encontram-se no vcuo.

Carga eltrica elementar


A carga eltrica de um prton chamada de carga eltrica elementar, sendo representada por e; no Sistema Internacional, seu valor : e = 1,6 . 10-19 Coulomb = 1,6 . 10-19 C A carga de um eltron negativa, mas em mdulo, igual carga do prton: Carga do eltron = e = - 1,6 . 10-19 C Os nutrons tm carga eltrica nula. Como j vimos num tomo o nmero de prtons igual ao nmero de eltrons e a carga eltrica total do tomo nula. De modo geral os corpos so formados por um grande nmero de tomos. Como a carga de cada tomo nula, a carga eltrica total do corpo tambm ser nula e diremos que o corpo est neutro. No entanto possvel retirar ou acrescentar eltrons de um corpo, por meio de processos que veremos mais adiante. Desse modo o corpo estar com um excesso de prtons ou de eltrons; dizemos que o corpo est eletrizado. Como um corpo eletrizado est sempre com excesso ou falta de um certo numero n de eltrons, o mdulo de sua carga Q mltiplo inteiro da carga elementar: 5

Posteriormente so eletrizadas, atritando-se uma na outra e, neste processo, a esfera B perde eltrons para a esfera A. Logo aps, as esferas A e B so fixadas nas posies que ocupavam inicialmente. Uma terceira esfera C, carregada positivamente, colocada no ponto mdio do segmento que une as esferas A e B. Pode-se afirmar que a esfera C a) aproxima-se da esfera A, executando retilneo acelerado. b) aproxima-se da esfera B, executando retilneo acelerado. c) fica em repouso. d) aproxima-se da esfera B, executando retilneo uniforme. e) aproxima-se da esfera A, executando retilneo uniforme. movimento movimento movimento movimento

9. (Unesp 97) A figura a seguir mostra uma esfera condutora ligada Terra por meio de um galvanmetro G.

VENCER QUESTO DE NFASE! NFASE VESTIBULARES TV. LOMAS VALENTINAS N 327, PEDREIRA FONE: 3088-3840

FSICA PROF. LARCIO GURJO PR VESTIBULAR 2008


Q =n . e

Observe que a carga eltrica no existe em quantidades contnuas, sendo sempre mltipla da carga elementar e. dizemos que a carga eltrica quantizada. EXEMPLO A um corpo inicialmente neutro so acrescentados 5,0 . 107 eltrons. Qual a carga eltrica do corpo? Freqentemente as cargas eltricas dos corpos muito menor do que 1 Coulomb. Assim usamos submltiplos. Os mais usados so:

Entre elas haver um par de foras, que poder ser de atrao ou repulso, dependendo dos sinais das cargas. Porm, em qualquer caso, a intensidade dessas foras ser dada por:

Q1 . Q2 F = k. d2
Onde k uma constante que depende do meio. No vcuo seu valor

1mC = 1 milicoulomb = 10 3 C 1C = 1 microcoulomb = 10 C


6

k = 9 .10 9

1nC = 1 nanocoulomb = 10 9 C 1 pC = 1 picocoulomb = 10 12 C


Quando temos um corpo eletrizado cujas dimenses so desprezveis em comparao com as distncias que o separam de outros corpos eletrizados, chamamos esse corpo de carga eltrica puntiforme. Dados dois corpos eletrizados, sendo Q1 e Q2 suas cargas eltricas, observamos que: I. Se Q1 e Q2 tem o mesmo sinal (Figura 1 e Figura 2), existe entre os corpos um par de foras de repulso. II. Se Q1 e Q2 tm sinais opostos (Figura 3), existe entre os corpos um par de foras de atrao.

N. m 2 C2

Essa lei foi obtida experimentalmente pelo fsico francs Charles Augustin de Coulomb (17361806) e por isso denominada lei de Coulomb. Se mantivemos fixos os valores das cargas e variarmos apenas a distncia entre elas, o grfico da intensidade de F em funo da distncia tem o aspecto da Figura a seguir.

EXEMPLO Duas cargas puntiformes esto no vcuo, separadas por uma distncia d = 4,0 cm. Sabendo que seus valores so Q1 = - 6,0 . 10-6 C e Q2 = + 8,0 . 10-6 C, determine as caractersticas das foras entre elas.

Exerccios
1. (Fatec 99) Trs cargas eltricas puntiformes q1, q2 e q3 esto eqidistantes, fixas ao longo de um eixo, como na figura:

A lei de Coulomb
Consideremos duas cargas puntiformes Q1 e Q2, separadas por uma distncia d (Figura).

As cargas q1 e q2 so iguais, possuindo mdulo q. Para que a fora resultante sobre a carga q1 seja nula, o mdulo da carga q3 deve ser: a) 6q b) 4q c) 3q d) 2q e) q 6

VENCER QUESTO DE NFASE! NFASE VESTIBULARES TV. LOMAS VALENTINAS N 327, PEDREIRA FONE: 3088-3840

FSICA PROF. LARCIO GURJO PR VESTIBULAR 2008


6. (Unesp 95) Dois corpos pontuais em repouso, separados por certa distncia e carregados eletricamente com cargas de sinais iguais, repelem-se de acordo com a Lei de Coulomb. a) Se a quantidade de carga de um dos corpos for triplicada, a fora de repulso eltrica permanecer constante, aumentar (quantas vezes?) ou diminuir (quantas vezes?)? b) Se forem mantidas as cargas iniciais, mas a distncia entre os corpos for duplicada, a fora de repulso eltrica permanecer constante, aumentar (quantas vezes?) ou diminuir (quantas vezes?)?

2. (Pucsp 97) Duas esferas A e B, metlicas e idnticas, esto carregadas com cargas respectivamente iguais a e . Uma terceira esfera C, metlica e idntica s anteriores, est inicialmente descarregada. Coloca-se C em contato com A. Em seguida, esse contato desfeito e a esfera C colocada em contato com B. Supondo-se que no haja troca de cargas eltricas com o meio exterior, a carga final de C de:

O campo eltrico
Conceito de campo eltrico e definio de vetor campo eltrico 3. (Cesgranrio 90) Dois pequenos corpos eletricamente carregados so lentamente afastados um do outro. A intensidade da fora de interao (F) varia com a distncia (d) entre eles, segundo o grfico: Na regio do espao que envolve um condutor eletrizado, manifesta-se aes eltricas, isto , se uma carga de prova q for colocada em um ponto qualquer dessa regio, ela fica sujeita a uma fora de natureza eltrica F . Dizemos ento que nessa regio do espao existe um campo eltrico.

4. (Cesgranrio 99)

A relao constante entre a fora

e a carga

de prova q define o vetor campo eltrico referido ponto:

do

F E= q

Duas pequenas esferas A e B possuem a mesma carga eltrica q e se repelem com uma fora de intensidade F. No ponto mdio da distncia que as separa introduz-se uma terceira carga eltrica q, conforme indica o desenho anterior. Assim, a resultante das foras eltricas que agem sobre a esfera A passou a valer: a) 5 F b) 4 F c) 3 F d) 2 F e) F 5. (Ufpe 96) Duas pequenas esferas carregadas repelem-se mutuamente com uma fora de 1N quando separadas por 40cm. Qual o valor em Newtons da fora eltrica repulsiva se elas forem deslocadas e posicionadas distncia de 10cm uma da outra?

O vetor campo eltrico E de um ponto do campo eltrico tem as seguintes caractersticas: Direo: A mesma da fora eletrosttica. Sentido: O mesmo sentido da fora, se a carga de prova for positiva, sentido contrario ao da fora se ela for negativa (q<0).

VENCER QUESTO DE NFASE! NFASE VESTIBULARES TV. LOMAS VALENTINAS N 327, PEDREIRA FONE: 3088-3840

FSICA PROF. LARCIO GURJO PR VESTIBULAR 2008

Intensidade: dada pela relao entre a intensidade F da fora e o modulo da carga de prova q.

F E= q

orientadas com origem na carga. Se a carga que gera o campo negativa, as linhas de foras so semi-retas orientadas que convergem para a carga.

A unidade de intensidade de vetor campo eltrico no SI o Newton por Coulomb (N/C). Na verdade, como veremos depois, o nome oficial dessa unidade o volt por metro (V/m). Entretanto, por facilidade, a principio usaremos o primeiro nome. Exemplo: Num certo ponto de um campo eltrico, o vetor campo eltrico tem direo vertical, sentido ascendente e intensidade 4,0 . 105 N/C, quando se coloca uma carga pontual de 6 C nesse ponto, ela fica sujeita a ao de uma fora eltrica. Determine as caractersticas dessa fora. Faa um esquema representando essa situao. As caractersticas do campo eltrico criado por uma carga pontual ficam melhor entendidas se analisarmos uns exemplos numricos. 1. O vetor campo eltrico do campo gerado por uma carga pontual Q = 8,0 C , colocada no vcuo, tem intensidade

E = 2,0.10 5
Sendo

N/C, num ponto P situado a

Campo eltrico de uma carga eltrica pontual fixa


Consideremos uma carga pontual Q positiva e um ponto P situado a uma distncia d. O ponto P caracterizado pelo vetor campo eltrico E . Se colocarmos uma carga de prova positiva (q>0) no ponto, ela ficar sujeita a fora de repulso F . Se a carga de prova colocada for negativa (q<0), a fora ser de atrao. Mas o sentido do vetor campo eltrico se manteve. Podemos exprimira intensidade da fora eltrica usando duas frmulas, a da definio do vetor campo eltrico e a da lei de Coulomb:

uma distncia d da carga geradora, na direo horizontal.

K = 9.10 9

N .m 2 C2

constante

eletrosttica do vcuo, determine: a) O valor da distncia. b) A intensidade da fora que age sobre uma carga de prova

q = 1,0.10 7 C ,

colocada no

c)

ponto P. A direo e o sentido dessa fora, comparados com a direo e o sentido do vetor campo eltrico no ponto P.

F = q .E

F=K.

q.Q d2 Q d2

Vejamos agora um exemplo envolvendo duas cargas pontuais gerando campo eltrico numa mesma regio do espao. 2.

Igualando-as:

q .E =K.

q.Q d
2

E=K.

Q1 = 3,0C

Duas

e Q2 = 5,0C

cargas

eltricas

pontuais

esto situadas a 40

Observe que o vetor campo eltrico, como a da fora eltrica, obedece a uma lei do inverso do quadrado da distncia. Assim, o campo eltrico enfraquece rapidamente medida que consideramos pontos mais afastados da carga eltrica. Para representar de maneira simplificada o campo eltrico, comum usar-se o recurso das chamadas linhas de fora. Elas so linhas orientadas que, em cada ponto, apresentam a direo e o sentido do vetor campo eltrico. No caso do campo criado por uma carga eltrica pontual, as linhas de fora so radiais em relao carga geradora. Se a carga que gera o campo positiva, as linhas so semi-retas

cm uma da outra, sobre uma reta r, no vcuo. Determine as caractersticas do vetor campo eltrico resultante: a) No ponto mdio M entre as cargas b) Num ponto p situado a 10 cm da carga Q1 sobre a reta r, fora da regio entre as cargas. As figuras a seguir mostram as linhas de foras de alguns campos eltricos particulares: Duas cargas puntiformes de mesmo modulo e positivas.

VENCER QUESTO DE NFASE! NFASE VESTIBULARES TV. LOMAS VALENTINAS N 327, PEDREIRA FONE: 3088-3840

FSICA PROF. LARCIO GURJO PR VESTIBULAR 2008

Duas cargas puntiformes de mesmo mdulo e de sinais opostos.

Quanto ao campo eltrico gerado condutor esfrico, duas consideraes importantes:

pelo so

O campo eltrico nulo em qualquer ponto interno do condutor. O campo eltrico nos pontos externos ao condutor idntico ao gerado por uma carga eltrica pontual, considerando a carga concentrada no centro do condutor. Portanto, para calcular a intensidade do vetor campo eltrico num ponto P externo, a frmula a mesma da carga pontual, sendo a distancia d tomada a partir do centro da esfera. Duas cargas puntiformes de sinais opostos e mdulos diferentes. Exemplo: 1. Uma esfera condutora de raio R = 40 cm est uniformemente eletrizada com carga Q = 4,0 C . a) Determine a intensidade do vetor campo eltrico num ponto P situado a 60 cm da superfcie da esfera. b) Qual a intensidade da fora eltrica sobre uma carga de prova q = 2,0 C colocada nesse ponto?

Aplicao tecnolgica O vetor campo eltrico de varias cargas puntiformes


O vetor campo eltrico de varias cargas puntiformes num ponto P a soma vetorial dos vetores campo que cada carga produziria em P se estivesse sozinha. O fato de ser nulo o campo eltrico nos pontos internos de um condutor metlico eletrizado originou uma importante aplicao prtica, conhecida genericamente como blindagem eletrosttica. Quem primeiro percebeu o fato foi o notvel fsico experimental ingls Michael Faraday (1791-1867). Para mostrar que, num condutor metlico, as cargas se distribuem apenas em sua superfcie externa, no exercendo, portanto nenhuma ao nos pontos internos, Faraday mandou construir uma gaiola metlica, que passou a ser conhecida como gaiola de gaiola de Faraday. Ele prprio colocou-se dentro da gaiola e mandou seus assistentes eletrizarem-na intensamente. Como a gaiola estava sobre suportes isolantes, fascas chegaram a saltar do dispositivo, mas o cientista em seu interior no sofreu nenhum efeito, permanecendo inclume. Desde ento, quando e necessrio manter um aparelho eltrico ou eletrnico a salvo das interferncias eltricas externas, envolve-se o aparelho ou equipamento com uma capa metlica, denominada blindagem eletrosttica. 9

Campo eltrico de um condutor esfrico


Consideremos um condutor esfrico eletrizado com uma carga Q. Essa carga se distribui sempre na superfcie externa do condutor, no havendo carga internamente, seja o condutor macio ou oco. (Figura)

VENCER QUESTO DE NFASE! NFASE VESTIBULARES TV. LOMAS VALENTINAS N 327, PEDREIRA FONE: 3088-3840

FSICA PROF. LARCIO GURJO PR VESTIBULAR 2008


por essa razo que aparelhos de rdio, reprodutores de DVD, CD players etc. so montados em gabinetes metlicos, ao serem fabricados. Por igual motivo, fios eltricos e cabos coaxiais usados na transmisso de sinais de TV e telefonia so envolvidos por uma tela metlica. descrita por ela. E se a partcula tivesse carga de mesmo mdulo, mas negativa?

A tenso eltrica
O conceito de tenso diferena de potencial (ddp) eltrica ou

Durante uma tempestade devemos ficar dentro do carro ou fora dele? Por qu?

O campo eltrico uniforme


Um tipo de campo eltrico muito importante e de larga aplicao pratica o campo eltrico uniforme. Ele pode ser obtido eletrizando-se duas placas paralelas com cargas de sinais contrrios e a pequena distncia uma da outra. A caracterstica mais importante desse campo eltrico, que, em qualquer um de seus pontos, o vetor campo eltrico sempre o mesmo, em direo, sentido e intensidade. Na representao por meio de linhas de fora, estas so orientadas da placa positiva para a placa negativa, igualmente espaadas.

Consideremos uma carga de prova positiva q num ponto A de um campo eltrico uniforme, criado por duas placas paralelas, eletrizadas uniformemente com cargas +Q e Q, caracterizado pelo vetor campo eltrico E . Sob ao da fora eltrica F , essa carga de prova se desloca de um ponto A para outro B. Nesse deslocamento, a fora eltrica realiza um trabalho. Como a fora constante e age no sentido do deslocamento, podemos calcular o trabalho realizado pelo produto da intensidade da fora F pelo deslocamento d realizado.

Ento:

= F. d .
= q . E . d (1).
F = q.E .

Mas a fora tem intensidade dada por Substituindo, temos: O produto

E .d = U

(2)

caracteriza

Exemplo: 1. Num campo eltrico uniforme de intensidade

E = 5,0.10 3

N/C, direo vertical e sentido de baixo

para cima, colocada em repouso uma partcula positiva de carga q = 2,0 C . Sendo m = 4,0 g a massa da partcula e desprezando as aes gravitacionais, determine a acelerao adquirida pela partcula. 2. Vamos supor agora que a mesma partcula seja lanada numa direo horizontal, isto , perpendicularmente a direo das linhas de fora do campo, com velocidade inicial V0. Qual ser a acelerao da partcula nesse caso e qual a trajetria

tenso eltrica entre os pontos A e B do campo eltrico, tambm denominada diferena de potencial (ddp) entre os pontos considerados. Podemos atribuir a cada um dos pontos, A e B, do campo eltrico uma grandeza escalar denominada potencial eltrico (V). Assim, o potencial do ponto A ser VA e o potencial do ponto B ser VB, de modo que a tenso eltrica U poder ser escrita: U = V A VB. Substituindo (2) em (1), obtemos:

= q.U
Dessa frmula podemos concluir que a unidade de tenso eltrica no SI o joule por Coulomb (J/C). A essa unidade convencionou-se dar o nome de volt (V), em homenagem ao fsico italiano Alessandro Volta (1745-1827), um grande estudioso dos fenmenos eltricos e inventor da pilha eltrica. 10

VENCER QUESTO DE NFASE! NFASE VESTIBULARES TV. LOMAS VALENTINAS N 327, PEDREIRA FONE: 3088-3840

FSICA PROF. LARCIO GURJO PR VESTIBULAR 2008


Evidentemente no SI a unidade de potencial eltrico tambm o volt. Entende-se agora, em vista da frmula E . d = U , porque a unidade do SI para intensidade de campo eltrico oficialmente o volt por metro (V/m). Exemplo: 1. Uma partcula eletrizada com carga q = 3,0 C colocada em repouso num ponto A de um campo eltrico uniforme de intensidade

O potencial eltrico no campo de uma carga pontual


Consideremos o campo eltrico gerado por uma carga eltrica pontual Q. o potencial eltrico varia ao longo de uma linha de fora obedecendo frmula:

E = 2,0.10 3 V / m .

Num dado intervalo de tempo, ela se desloca para um ponto B. sabendo que a ddp entre os pontos A e B U = 40 V, determine: a) O trabalho realizado pela fora eltrica sobre a partcula. b) A energia cintica da partcula ao atingir o ponto B. c) O deslocamento realizado pela partcula. d) A intensidade da fora eltrica que age na partcula.

V = K.

Nessa frmula, o potencial definido em relao ao infinito, cujo potencial considerado nulo (Vref = 0), e d representa a distncia entre o ponto considerado e a carga que gera o campo eltrico. Exemplo: 1. Uma carga pontual Q = 2,8 . 10-5 C est colocada no vcuo, cuja constante eletrosttica

Q d

Exerccios
1. (U. E. Sudoeste da Bahia) Considerem-se dois pontos, A e B, na regio de um campo eltrico uniforme. A ddp entre esses pontos permite, sem outras informaes sobre o campo, determinar: a) a constante eletrosttica do meio b) o valor da carga geradora do campo eltrico c) o valor da energia necessria para se transportar uma carga eltrica q de A at B d) a intensidade do campo eltrico nos pontos A eB e) a intensidade da fora eltrica. 2. (U. F. Santa Maria RS) so feitas as seguintes afirmaes a respeito das linhas de campo e superfcies equipotenciais: I. O sentido de uma linha de campo eltrico indica o sentido de diminuio do potencial eltrico. II. As linhas de campo so perpendiculares as superfcies equipotenciais. III. Uma carga de prova, em movimento espontneo num campo eltrico uniforme, aumenta a sua energia potencial. Est(o) correta(s): a) apenas I b) apenas II c) apenas III d) apenas I e II e) apenas II e III 3.

K 0 = 9.10 9

potenciais no infinito e considerando os pontos A e B indicados, determine: a) os potenciais eltricos nos pontos A e B e a ddp entre eles. b) o trabalho da fora eltrica que age em uma carga de prova q = 2,0 nC ao ser deslocada do ponto A para o ponto B.

N .m 2 C2

adotando

referencial

de

Exerccios
1. Duas cargas pontuais

Q2 = 4,0 C

Q1 = 2,0 C

esto colocadas no vcuo a 90 cm

uma da outra. Considerando o infinito como sendo o referencial para a medida dos potenciais eltricos, determine: a) o potencial eltrico no ponto mdio da reta que une as cargas, b) o potencial eltrico em um ponto P fora da reta referida no item anterior, situado a 120 cm de cada uma das cargas. 2. (UFGO) No dia-a-dia de nossas vidas, nos deparamos freqentemente com fenmenos eltricos, como por exemplo: as descargas eltricas entre nuvens, as cargas eltricas acumuladas em nosso corpo, as manifestaes eltricas de aparelhos eletroeletrnicos etc. Em relao aos processos de eletrizao, conceito de campo e potenciais eltricos e

VENCER QUESTO DE NFASE! NFASE VESTIBULARES TV. LOMAS VALENTINAS N 327, PEDREIRA FONE: 3088-3840

11

FSICA PROF. LARCIO GURJO PR VESTIBULAR 2008


superfcies equipotenciais, avalie as afirmaes a seguir: (01) A carga de um condutor eletrizado por induo ser de mesmo sinal que a carga do indutor. (02) O potencial eltrico, no campo de uma carga eltrica pontual, alm de ser uma grandeza escalar, inversamente proporcional distncia da carga que o gerou. (04) O campo eltrico num ponto P, gerado por uma carga eltrica q. duplica de intensidade se a carga for reduzida metade. (08) A direo das linhas de fora do campo eltrico gerado por uma carga puntiforme tangente s superfcies equipotenciais. D, como resposta, a soma dos antecedem as afirmativas corretas. nmeros que

Para o caso de uma carga pontual Q gerando o campo, a energia potencial de uma carga de prova Q situada a uma distncia d ser dada por:

EP = K.

q .Q d

importante observar que nessa frmula, as cargas devem ser consideradas com o seu valor algbrico.

Eletricidade atmosfrica
O potencial eltrico da Terra A Terra pode ser considerada um enorme condutor de forma aproximadamente esfrica, com carga eltrica total negativa, em equilbrio eletrosttico, tendo ento um potencial constante que indicaremos por VT. Portanto, o campo eltrico criado pela Terra est orientado de cima para baixo. O potencial eltrico desse campo eltrico, conseqentemente, aumenta de baixo para cima. Todos os corpos que esto sobre a Terra apresentam evidentemente o mesmo potencial que a Terra. Se um objeto previamente eletrizado aterrado, ele perde a eletrizao, pois sua carga se escoa para Terra. Por convenincia, convenciona-se que o potencial da Terra nulo. Ento, se dissermos que o potencial de um corpo igual a 10 volts, isso significa que seu potencial 10 volts maior que o potencial da Terra, adotado como referencial. Por conveno, o potencial da Terra igual a zero: VT = 0.

A energia potencial eltrica


Vimos que o trabalho da fora eltrica sobre uma carga de prova q positiva que se desloca entre dois pontos A (de potencial VA) e B (de potencial VB) no campo eltrico, sob a ao de uma fora F dado por:

= q.(V A V B ) = q.V A q.V B


O produto da carga q pelo potencial V do ponto em que a carga se encontra mede a energia potencial eltrica que a carga tem nesse ponto:

E P = q .V

No caso em questo, temos que nos pontos A e B considerados a carga q tem energias potenciais dadas por:

E PA = q .V A

E PB = q .V B

Substituindo na frmula do trabalho:

= E PA E PB
Portanto, o trabalho realizado pela fora eltrica mede a diferena entre as energias potenciais inicial e final da carga q. no deslocamento espontneo, como o trabalho sempre positivo (trabalho motor), podemos tirar uma importante concluso:

Raio, relmpago e trovo

Ao se deslocar espontaneamente num campo eltrico, uma carga sofre sempre uma diminuio de sua energia potencial. Observaes: O campo eltrico um campo conservativo e nele, como acontecia no campo gravitacional, o trabalho realizado pela fora eltrica no depende da trajetria da carga entre a posio inicial e posio final.

O mecanismo dos raios ainda no est completamente desvendado, sendo objeto de contnuo estudo dos cientistas. O que se sabe que, 12

VENCER QUESTO DE NFASE! NFASE VESTIBULARES TV. LOMAS VALENTINAS N 327, PEDREIRA FONE: 3088-3840

FSICA PROF. LARCIO GURJO PR VESTIBULAR 2008


provavelmente por atrito com o ar, ligado a outros fenmenos meteorolgicos, as nuvens carregam-se eletricamente. Numa mesma nuvem, verifica-se a existncia de partes eletrizadas positivamente e partes eletrizadas negativamente. Por isso h uma ocorrncia muito grande de fascas dentro de uma mesma nuvem e entre nuvens diferentes, numa freqncia maior que as descargas entre nuvens e a Terra. A diferena de potencial entre a parte inferior de uma nuvem e a superfcie da Terra costuma variar entre 10 milhes e 100 milhes de volts. Isso pode gerar, entre ambas, um campo suficientemente intenso, que produz no ar a chamada ionizao que o torna condutor. Em conseqncia, h a descarga eltrica, o raio, que por si s seria invisvel. Entretanto, a ionizao do ar o faz luminoso, resultando no relmpago. O aquecimento do ar, em conseqncia da passagem da corrente eltrica, causa uma forte expanso, originando ondas sonoras de grande amplitude que caracterizam o trovo. fato conhecido que os raios caem preferencialmente sobre objetos pontiagudos. Isso acontece porque os condutores providos de pontas apresentam nestas regies maior concentrao de cargas. Diz-se que, nas pontas, a densidade eltrica maior: o chamado poder das pontas.

VENCER QUESTO DE NFASE! NFASE VESTIBULARES TV. LOMAS VALENTINAS N 327, PEDREIRA FONE: 3088-3840

13

Вам также может понравиться