Вы находитесь на странице: 1из 1

O racismo teve as suas origens principalmente devido explorao de povos na antiguidade, pois eram utilizados grupos humanos considerados

s de raa inferior para a trabalhar como escravos. Estes grupos eram constitudos na sua maioria por pessoas de raa negra, estes eram arrancados dos seus pases de origem para trabalharem como escravos, produzindo nos pases para onde iam riqueza para os colonizadores do pas, devido a esta marginalizao bom salientar que a escravido foi uma das principais razes para a origem do racismo. O racismo foi inventado pelos ricos para manter os trabalhadores divididos para que eles no se unissem e derrubassem o capitalismo. O racismo originou-se com o sistema europeu de classes em que as pessoas apenas tinham peles pigmentadas se trabalhassem no exterior. O termo sangue azul teve origem na possibilidade de se observar as veias das pessoas ricas atravs da sua pele plida, com isto tiramos a concluso que as pessoas que tinham peles pigmentadas eram as que trabalhavam (os escravos) e as pessoas que tinham pele branca eram os ricos, aqueles que consideravam o trabalho manual o dever dos inferiores os cavalheiros, as damas ou os de boa famlia. Os capitalistas, atravs do trabalho dos escravos, comearam a dominar a economia. Os pases europeus que exploravam o mundo justificaram a tomada da terra aos no-europeus baseando-se na intolerncia religiosa ou cultural. Os aristocratas que acreditavam que os trabalhadores eram inferiores viam os povos no-cristos ou de cor, que eles vendiam como escravos ou foravam pobreza e fome ao roubar-lhes as terras. Descobriram que poderiam usar os seus exrcitos para forar estas pessoas a viver com menos do que eles pagavam aos seus trabalhadores europeus, dissessem aos trabalhadores europeus que os de cor apenas ficariam com o trabalho sujo que eles no queriam fazer. Em resumo, sobre a escravido, podemos dizer que foi uma das principais causas para o aparecimento do racismo entre grupos humanos. A escravido (o direito reivindicado pelos colonizadores, por meio da fora, de utilizar trabalho negro para enriquecerem) define que trabalho coisa de raa inferior. Foi esse o princpio que norteou a sociedade brasileira entre outras do continente durante mais de trs sculos e at h apenas pouco mais de um sculo. Ainda sobre as origens do racismo podemos dizer que as suas origens so bastantes indefinidas e controversas, pois este fenmeno acorre em todas as etnias e em todos os pases. Um exemplo tpico de racismo ocorre nas Amricas, em especial nos Estados Unidos da Amrica, onde o racismo chega aos extremos contra os negros e contra os latinos, em especial no sul do pas. At a dcada de 50 nos EUA os negros eram mortos enforcados em rvores, sem julgamento, sem que os autores destes assassinatos fossem punidos. Havia mesmo uma sociedade secreta, a Ku Klux Klan, que se propunha a perseguir e "justiar" negros.

Na nossa opinio a origem do racismo foi a ignorncia, o medo de novas culturas e a crena da existncia de raas superiores e inferiores.

Вам также может понравиться