Вы находитесь на странице: 1из 5

Estatstica

Origem: Wikipdia, a enciclopdia livre. Ir para: navegao, pesquisa Nota: Se procura pela definio da funo (e.g. Estatstica suficiente), veja Estatstica (funo).

Um exemplo de grfico A estatstica utiliza-se das teorias probabilsticas para explicar a frequncia da ocorrncia de eventos, tanto em estudos observacionais quanto em experimento modelar a aleatoriedade e a incerteza de forma a estimar ou possibilitar a previso de fenmenos futuros, conforme o caso. Ou seja mais resumido: A estatstica utiliza-se atravs das teorias probabilsticas para explicar a frequncia de fenmenos e para possibilitar a previso desses fenmenos no futuro. Algumas prticas estatsticas incluem, por exemplo, o planejamento, a sumarizao e a interpretao de observaes. Dado que o objetivo da estatstica a produo da melhor informao possvel a partir dos dados disponveis, alguns autores sugerem que a estatstica um ramo da teoria da deciso. A estatstica uma cincia que se dedica coleta, anlise e interpretao de dados. Preocupa-se com os mtodos de recolha, organizao, resumo, apresentao e interpretao dos dados, assim como tirar concluses sobre as caractersticas das fontes donde estes foram retirados, para melhor compreender as situaes.

ndice
[esconder]

1 Etimologia 2 Histria 3 Fundamentos 4 Estatstica computacional 5 Aplicaes 6 Referncias 7 Bibliografia

8 Ver tambm 9 Ligaes externas

[editar] Etimologia
O termo estatstica surge da expresso em latim statisticum collegium palestra sobre os assuntos do Estado, de onde surgiu a palavra em lngua italiana statista, que significa "homem de estado", ou poltico, e a palavra alem Statistik, designando a anlise de dados sobre o Estado. A palavra foi proposta pela primeira vez no sculo XVII, em latim, por Schmeitzel na Universidade de Jena e adotada pelo acadmico alemo Godofredo Achenwall. Aparece como vocabulrio na Enciclopdia Britnica em 1797, e adquiriu um significado de coleta e classificao de dados, no incio do sculo 19.

[editar] Histria
Ver artigo principal: Histria da estatstica De acordo com a Revista do Instituto Internacional de Estatstica, "Cinco homens, Hermann Conring,Gottfried Achenwall, Johann Peter Sssmilch, John Graunt e William Petty j receberam a honra de serem chamados de fundadores da estatstica, por diferentes autores."[1] Alguns autores dizem que comum encontrar como marco inicial da estatstica a publicao do "Observations on the Bills of Mortality" (Observaes sobre os Sensos de Mortalidade, 1662) de John Graunt. As primeiras aplicaes do pensamento estatstico estavam voltadas para as necessidades de Estado, na formulao de polticas pblicas, fornecendo dados demogrficos e econmicos. A abrangncia da estatstica aumentou no comeo do sculo XIX para incluir a acumulao e anlise de dados de maneira geral. Hoje, a estatstica largamente aplicada nas cincias naturais, e sociais, inclusive na administrao pblica e privada. Seus fundamentos matemticos foram postos no sculo XVII com o desenvolvimento da teoria das probabilidades por Pascal e Fermat, que surgiu com o estudo dos jogos de azar. O mtodo dos mnimos quadrados foi descrito pela primeira vez por Carl Friedrich Gauss cerca de 1794. O uso de computadores modernos tem permitido a computao de dados estatsticos em larga escala e tambm tornaram possvel novos mtodos antes impraticveis.

[editar] Fundamentos
Ligaes para estatstica observacional fenmeno so coletados pelos fenmenos estatsticos.

Estatstica inferencial o conjunto de tcnicas utilizadas para identificar relaes entre variveis que representem ou no relaes de causa e efeito;

Estatstica robusta o conjunto de tcnicas utilizadas para atenuar o efeito de outliers e preservar a forma de uma distribuio to aderente quanto possvel aos dados empricos.

A estatstica no uma ferramenta matemtica que nos informa sobre o quanto de erro nossas observaes apresentam sobre a realidade pesquisada. A estatstica baseia-se na medio do erro que existe entre a estimativa de quanto uma amostra representa adequadamente a populao da qual foi extrada. Assim o conhecimento de teoria de conjuntos, anlise combinatria e clculo so indispensveis para compreender como o erro se comporta e a magnitude do mesmo. o erro (erro amostral) que define a qualidade da observao e do delineamento experimental. A faceta dessa ferramenta mais palpvel a estatstica descritiva. A descrio dos dados coletados comumente apresentado em grficos ou relatrios e serve tanto a prospeco de uma ou mais variveis para posterior aplicao ou no de testes estatsticos bem como a apresentao de resultados de delineamentos experimentais. Ns descrevemos o nosso conhecimento (e) de forma matemtica e tentamos aprender mais sobre aquilo que podemos observar. Isto requer:

O planejamento das observaes por forma a controlar a sua variabilidade (concepo do experimento); Sumarizao da coleo de observaes; Inferncia estatstica - obter um consenso sobre o que as observaes nos dizem sobre o mundo que observamos.

Em algumas formas de estatstica descritiva, nomeadamente minerao de dados (data mining), os segundo e terceiro passos tornam-se normalmente mais importantes que o primeiro. A probabilidade de um evento freqentemente definida como um nmero entre zero e um. Na realidade, porm, nunca h situaes que tenham probabilidades 0 ou 1. Voc pode dizer que, por induo, o sol ir certamente nascer amanh, mas, e se acontecer um evento extremamente improvvel que o destrua? Normalmente aproximamos a probabilidade de alguma coisa para cima ou para baixo porque elas so to provveis ou improvveis de ocorrer, que fcil de reconhec-las como probabilidade de um ou zero. Entretanto, isso pode levar a desentendimentos e comportamentos perigosos, porque difcil distinguir entre, uma probabilidade de 104 e uma de 109, a despeito da grande diferena numrica entre elas. Por exemplo, se voc espera atravessar uma estrada 105 ou 106 vezes na sua vida, definir o risco de atravessla em 109 significa que voc est bem seguro pelo resto da sua vida. Entretanto, um risco de 104 significa que bem provvel que voc tenha um acidente, mesmo que intuitivamente um risco de 0,01% parece muito baixo.

[editar] Estatstica computacional


O crescimento rpido e sustentados no poder de processamento dos computadores a partir da segunda metade do sculo XX teve um forte impacto na prtica da estatstica. Os modelos estatsticos mais antigos eram quase sempre lineares, mas os computadores

modernos junto com algoritmos numricos apropriados, causaram um aumento do interesse nos modelos no-lineares (especialmente redes neurais e rvores de deciso) assim como na criao de novos tipos, como o modelo linear generalizado e o modelo multi-nvel. O aumento na capacidade de computao tambm tem levado popularizao de mtodos que demandam muitos clculos baseados em reamostragem (em ingls e no jargo do meio resampling), como testes de permutao e bootstrap, enquanto tcnicas como a amostragem de Gibbs tem feito com que os mtodos de Bayes fiquem mais fceis. A revoluo informtica tambm tem levado a um aumento na nfase na estatstica "experimental" e "emprica". Um grande nmero de softwares estatsticos, de uso tanto geral como especfico esto disponveis no mercado.

[editar] Aplicaes
Algumas cincias usam a estatstica aplicada to extensivamente que elas tm uma terminologia especializada. Estas disciplinas incluem:

Bioestatstica; Contabilometria; Controle de qualidade; Estatstica comercial; Estatstica econmica; Estatstica engenharia; Estatstica fsica; Estatstica populacional; Estatstica psicolgica; Estatstica social (para todas as cincias sociais); Fsica quntica; Geoestatstica; Pesquisa operacional; Anlise de processo e quimiometria (para anlise de dados da qumica analtica e da engenharia qumica).

Estatstica forma uma ferramenta chave nos negcios e na industrializao como um todo. utilizada a fim de entender sistemas variveis, controle de processos (chamado de "controle estatstico de processo" ou CEP), custos financeiros (contbil) e de qualidade e para sumarizao de dados e tambm tomada de deciso baseada em dados. Em nessas funes ela uma ferramenta chave, e a nica ferramenta segura.

Referncias

Вам также может понравиться