Вы находитесь на странице: 1из 2

Sociedade Brasileira para o Estudo da Dor SBED Ano Mundial Contra Dor Musculoesqueltica

outubro 2009 outubro 2010

Global Year against musculoskeletal pain Fact Sheets Joint Pain Ano Mundial Contra Dor Musculoesqueltica Artralgia Introduo A artralgia ou dor articular est entre os tipos mais frequentes de dor. As principais causas de dor so o traumatismo e a inflamao (artrites aguda e crnica). Geralmente, a artralgia se associa com o comprometimento da funo articular que varia desde uma simples restrio dos movimentos at sua completa incapacidade. Epidemiologia e Economia Osteoartrose (OA): aos 65 anos mais de 90% da populao tem pelo menos uma articulao com OA. Com o avanar da idade mais articulaes so acometidas. Nos estgios iniciais a OA pode no ocasionar dor. A incidncia de artrite reumatide e de aproximadamente 1%. A incidncia de artrite gotosa e de aproximadamente 1%. Fisiopatologia Nas doenas articulares a dor se produz com maior freqncia durante o exerccio ou mesmo durante as atividades cotidianas habituais (veja adiante em caractersticas clnicas). Este aumento da sensibilidade dolorosa atribuda a: Sensibilizao perifrica: aumento da sensibilidade dos nociceptores articulares a estmulos mecnicos aplicados na articulao. induzida por mediadores inflamatrios tais como a bradicinina, prostaglandinas e citocinas. Sensibilizao central: aumento da sensibilidade dos neurnios relacionados com as informaes das sensibilidades dolorosa e mecnica das articulaes. induzida pela informao dos receptores dolorosos articulares e mantida pelos mecanismos centrais de amplificao.

Caractersticas clnicas A artralgia pode ser aguda (durao de dias) ou crnica (durao de meses a anos). Dependendo da doena de base pode ser sentida em apenas uma articulao (aps traumatismos ou durante osteoartrite) ou em diversas articulaes (por exemplo: poliartrite reumatide). Normalmente, a dor atinge a articulao ou as articulaes afetadas, porm pode ser referida a distncia (por exemplo, a osteoartrite de quadril pode causar dor referida no joelho). A artralgia em geral surda e vaga, diferente da dor cutnea que aguda e de localizao mais precisa. A dor pode ocorrer com hiperalgia ou mesmo com alodnea: em uma articulao normal somente os movimentos contra a resistncia do tecido ocasiona dor, no entanto, a articulao lesada ou inflamada a dor pode ocorrer mesmo durante os movimentos comuns e normalmente indolores. A artralgia tem como resultado deteriorao fsica, claudicao, restrio de movimento, e perda de fora. A dor articular costuma piorar com o uso (levantamento de peso ou movimento), e melhorar com o repouso, mas, pode tambm ser constante. Um tipo particular de dor articular a que ocorre em repouso durante a noite. A dor pode ser associada com outros sintomas como a rigidez, a instabilidade ou o calor. Critrios diagnsticos: Uma articulao lesada ou inflamada pode ser fonte de dor decorrente de uma leve ou moderada presso localizada (palpao), enquanto uma presso forte pode causar dor muito intensa. Durante a enfermidade articular (artropatia), a dor pode ser causada por movimentos passivos dentro da amplitude normalmente utilizada, ou pelo alongamento articular, e a movimentao pode ficar limitada. Uma articulao inflamada pode ficar inchada, quente e avermelhada. A artropatia crnica pode ser caracterizada por deformidade articular e crescimento sseo. A artralgia pode ser acompanhada por uma reduo de amplitude de movimento, e at mesmo por um aumento de amplitude de movimento (por exemplo aps rupturas ligamentares). Diagnstico e tratamento O diagnstico de artralgia se baseia no exame fsico (veja Critrios diagnsticos), radiografias, imagens obtidas por ressonncia magntica e tomografia computadorizada, exames de sangue e do liquido sinovial. As radiografias podem documentar deformaes, perda cartilaginosa, ruptura de ligamentos, etc. As imagens obtidas por ressonncia magntica podem documentar hiperplasia sinovial, edema da medula ssea e outras alteraes do tecido mole. As analises do sangue so teis para verificao de marcadores inflamatrios. Para o tratamento da dor, comumente so utilizados frmacos analgsicos (em geral frmacos antiinflamatrios no esteroidais). A fisioterapia, o exerccio, a educao e a estimulao nervosa transcutanea (TENS) so efetivos nas condies associadas dor articular. Os tratamentos especficos incluem (1) o uso de frmacos modificadores do curso da doena de base (por exemplo neutralizadores do fator de necrose tumoral do tipo alfa); e (2) substituio cirrgica da articulao.

Traduo Dr. Jos Oswaldo de Oliveira Jnior Referncias: 1. Felson DT. The sources of pain in knee osteoarthritis. Curr Opin Rheumatol 2005;17:6248. 2. Schaible HG. Basic mechanisms of deep somatic ks textbook of pain, 5th ed. Elsevier: Churchill Livingstone; 2006. p. 62133. 3. Schaible HG, Grubb BD. Afferent and spinal mechanisms of joint pain. Pain 1993;55:554. 4. Scott DL. Osteoarthritis and rheumatoid arthritis. In: Wall and Melzacks textbook of pain, 5th ed. Elsevier: Churchill Livingstone; 2006. p. 65367. pain. In: McMahon SB, Koltzenburg M, editors. Wall and Melzac

Вам также может понравиться