Вы находитесь на странице: 1из 4

Piracicaba - SP

(19) 3434-0149 www.projepec.com.br

Campo Grande - MS
(67) 3025-1231 www.projepec.com.br

MANEJO DE BEZERRAS DE LEITE


Alexandre de Campos Gonalves Engenheiro Agrnomo MSc. PROJEPEC Paulo Jos Araripe Costa Engenheiro Agrnomo PROJEPEC ngelo Jorge Sforcin Mdico Veterinrio

Uma das principais caractersticas de um bom criatrio de bovinos de leite a qualidade de seus animais jovens (bezerras e novilhas). So estes animais que, no futuro prximo, comporo a base do rebanho da fazenda e produziro a receita que sustentar a propriedade. Alm disso, o valor obtido no mercado por animais bem criados e de boa aptido leiteira, geralmente o diferencial para a propriedade chegar ao lucro, melhorando a rentabilidade da atividade. Assim, fica patente a necessidade de se estabelecer uma rotina de cuidados com os animais jovens, principalmente as bezerras. Deste modo, a melhor qualidade dos animais criados na propriedade j comea a ser definida desde o seu nascimento. Algumas prticas recomendadas, alm do carter esttico e funcional, objetivam melhorar a sanidade dos animais, como veremos seguir.

CUIDADOS INICIAIS

Assistir aos partos No momento do parto, importante que o tratador fique atento vaca para detectar qualquer anormalidade. Normalmente o animal d conta de tudo sozinho, entretanto possvel que haja necessidade de ajudar. Lembre, qualquer interveno deve ser realizada por tcnico especializado, para no prejudicar nem a me nem a cria. Geralmente as intervenes somente devem ser iniciadas aps 4 horas do comeo das contraes ou 1 hora do estouro da bolsa.

Limpeza da bezerra Terminado o parto, devemos verificar se a cria no apresenta suas narinas e boca obstrudas por mucosidades e membranas fetais, impedindo-a de respirar normalmente. Caso isso ocorra preciso limpar o local com pano limpo, e em casos mais severos, erguer a bezerra pelas patas traseiras, friccionando seu peito, ou at mesmo promovendo respirao artificial. A vaca, logo aps o parto, deve comear a lamber sua cria, limpando-a, enxugando-a e estimulando sua circulao perifrica. Quando isso no acontece, preciso esfregar panos limpos e secos por todo o corpo da bezerra, por aproximadamente meia hora.

Piracicaba - SP
(19) 3434-0149 www.projepec.com.br

Campo Grande - MS
(67) 3025-1231 www.projepec.com.br

Curar umbigo Com uma das mos seguramos o cordo umbilical prximo parede do abdome e com a outra esvaziamos todo seu contedo. Logo em seguida, o cordo amarrado, com barbante previamente mergulhado em soluo de tintura de iodo*, a cerca de 3 centmetros do abdome e cortado logo abaixo. O passo seguinte mergulhar o umbigo do animal em soluo de tintura de iodo*, usando para isso um vidro de boca larga (emborcando-o). At que o restante do cordo umbilical seque e caia naturalmente, preciso observ-lo diariamente, recorrendo a um tcnico especializado, caso ocorra alguma anormalidade (inchao, bicheira ou inflamao).

Corte dos tetos supranumerrios comum uma bezerra apresentar nmero de tetos maior que quatro quando nasce. Para evitar infeces no futuro, devemos cortar esses tetos extras (supranumerrios). Para elimin-los devemos desinfetar o bere e cortar os tetos excedentes com uma tesoura cirrgica esterilizada. Aps essa pequena cirurgia, limpar cuidadosamente o local com soluo de tintura de iodo e observar diariamente, fazendo os curativos, at que cicatrize por completo.

Fornecimento do colostro Para preservar a sade das bezerras, fundamental que elas ingiram 2 litros de colostro em at 2 horas aps o parto, bebendo mais 2 litros nas primeiras 8 horas de vida. Se o bezerro for grande mais interessante calcular aproximadamente 5% do peso vivo e oferecer esta quantidade de colostro. Para tanto, preciso ordenhar a me e servir o colostro em mamadeiras; feito isso a bezerra estar imunizada para uma grande sorte de infeces. O excesso de colostro deve ser congelado. partir do segundo dia de vida, devemos fornecer 4 litros de colostro diariamente, divididos em duas partes sendo: 2 litros pela manh + 2 litros tarde. Esse pode ser fornecido em mamadeiras ou em baldes. Para ensin-los a beber em baldes, basta molhar a ponta dos dedos no colostro/leite e lev-los at a boca do animal, assim que ele comear a abocanhar os dedos, baixamos a mo at o lquido deixando-o beber livremente.

CUIDADOS POSTERIORES

Comunicao do parto & tatuagem Em rebanhos puros, a cada animal que nasce, preciso comunicar a Associao da Raa, para registro. Tambm preciso promover a tatuagem do interior do pavilho auditivo do bezerro, seguindo os critrios e a orientao da associao.

Piracicaba - SP
(19) 3434-0149 www.projepec.com.br

Campo Grande - MS
(67) 3025-1231 www.projepec.com.br

Marcao Ao invs de utilizar os brincos presos ao pavilho auditivo dos animais, damos preferncia correntes presas ao pescoo, onde brincos semelhantes so fixados. Nesses brincos so escritos os nomes dos pais de um lado e o nome ou nmero do animal e a data de nascimento do outro lado.

Descorna Quando a bezerra estiver por volta de 30 dias de idade e o boto crneo j estiver mais desenvolvido, podemos dar incio operao de descorna, que consiste em queimar este boto com um ferro quente. Aps esta operao devemos estancar possveis hemorragias, mantendo o animal em observao durante os dois dias subsequentes. importante que esta prtica esteja sob a superviso de tcnico responsvel, para evitar acidentes com os funcionrios e com o animal.

ALIMENTAO

Aleitamento A partir do segundo dia de vida do animal, podemos acostum-lo a ingerir colostro ou leite em baldes plsticos. O excesso de colostro congelado pode e deve ser utilizado, misturando 2 partes de colostro com 1 parte de gua potvel, para evitar diarrias. Durante os primeiros 10 dias de vida do animal, devemos dividir os 4 litros dirios em duas partes: 2 litros pela manh + 2 litros tarde. Aps esse perodo podemos fornecer os 4 litros em uma nica vez, sempre tarde. importante limitar o fornecimento em 4 litros por dia, para estimular a ingesto do alimento concentrado, favorecendo a desmama precoce.

Alimentos volumosos Desde o nascimento, a bezerra deve ter acesso ilimitado ao alimento volumoso, mesmo que ela no o coma nos primeiros dias. Podemos fornecer feno ou capim verde picado, trocando diariamente o alimento, dando as sobras para as vacas adultas.

Alimentos concentrados Quando a bezerra completar 10 dias de vida deve comear a receber o alimento concentrado (rao para bezerros, peletizada). Para ensin-la a ingerir os pelets, devemos jogar uma pequena poro deles no balde de aleitamento (com leite), e deixar que o animal o ingira. O fornecimento do alimento concentrado deve ser vontade, sempre com o acompanhamento da quantidade ingerida. importante trocar diariamente o alimento, jogando as sobras do dia anterior para as vacas adultas.

Piracicaba - SP
(19) 3434-0149 www.projepec.com.br

Campo Grande - MS
(67) 3025-1231 www.projepec.com.br

gua fundamental que as bezerras tenham livre acesso ingesto de gua fresca e limpa, desde o dia de seu nascimento. Com isso garantimos a ingesto de concentrados, aceleramos a desmama, e imprimimos um maior ganho de peso nos animais.

DESMAMA PRECOCE

A determinao do momento ideal de promover a desmama das bezerras est intrinsecamente relacionada ingesto de alimentos concentrados. Somente a partir do momento que o animal ingerir 800 gramas de rao comercial peletizada, por trs dias consecutivos, que podemos suspender o fornecimento de leite (de uma vez); caso contrrio ele ainda no conseguir suprir sua demanda nutricional. Seguindo estas recomendaes a desmama deve acontecer entre 45 e 80 dias de idade, liberando o leite produzido para comercializao antecipadamente. Para evitar estresse maior no animal, convm cortar o leite (sempre de forma brusca), mas mant-lo nas casinhas individuais ou bezerreiros por mais alguns dias (1 a 2 semanas). Assim a grande quantidade de mudanas que a bezerra sofre neste perodo da sua vida no interferem de maneira negativa em seu desenvolvimento (provocando diarrias e perda de peso, por exemplo). At esta fase o ganho de peso do animal no muito regular e bastante alto. Porm a partir da desmama o crescimento da bezerra deve ser controlado (balanceando a dieta oferecida e monitorando sua ingesto), pois existem riscos para parte reprodutiva e produtiva que so iniciados neste momento. O ideal consultar um especialista em nutrio de bovinos de leite, afim de garantir um bom crescimento dos animais, formando vacas de excelente produo e bastante frteis.

Вам также может понравиться