Вы находитесь на странице: 1из 10

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL INSTITUTO DE ARTES DEPARTAMENTO DE ARTES VISUAIS ESTGIO I PROF PAOLA ZORDAN CAROLINA

NA DA SILVA MENDOZA

PROJETO DE AULA - COLGIO DE APLICAO 7 ANO PIXEL E 3 ANO ALFA: O MUSEU DO EU

PORTO ALEGRE RS JULHO DE 2012

JUSTIFICATIVA:
Levando em considerao a importncia da individualidade de cada aluno, e tambm o eixo temtico de artes do 7 ano (corpo humano), pensar como o eu pode ser representado e apresentado ao outro, alm de destacar a percepo de como o outro nos v. Como isso, pretendo que os alunos sintamse o foco real deste trabalho, onde ao final cada um ter o seu pequeno museu particular, fazendo assim ligao com um dos temas no meu Trabalho de Concluso de Curso, que a Fundao Iber Camargo. Assim como Iber tem um espao que leva o seu nome, cada um construir com os trabalhos realizados ao longo do estgio, a sua caixa-museu, onde podero dar um nome (Fundao, Museu, Instituio...), realizar a curadoria, montar a exposio e apresentar para o pblico. Desta forma tambm podero conhecer melhor como funciona um museus e qual a sua importncia. No caso tratarei do mesmo tema com as duas turmas (7 ano e 3 ano ALFA), porm com percursos diferenciados. Com a turma 72 B um dos motivos de trabalhar esse tema pela proposta que advm do Colgio: o corpo humano, como citado anteriormente. Porm quero que eles percebam as diferentes maneiras de representao do corpo e como o seu eu-corpo pode ser representado primeiramente como corpo visual e por consequncia o corpo imaterial, o eu subjetivo que lhes representa. J com a turma do 3 ano ALFA, quero continuar o trabalho realizado por eles em iniciao cientfica, que consiste em como pesquisar, alm de despertar os modos de ver que cada um possui, valorizando as particularidades e individualidades, alm de proporcionar uma explorao plstico-material (que nessa idade muito desejada). Porm o desenvolvimento das aulas partir do trabalho de Iber Camargo, que ser a referncia principal para a construo dos nossos pequenos museus. Com a turma de 3 ano quero trabalhar voltada para a questo da percepo das pessoas (eu e o outro) e da singularidade da mesma, ao mesmo tempo em que trarei a questo do museu como um meio de organizar, conservar e apresentar um determinado assunto.

A partir da questo do indivduo, chegar ao museu como o lugar onde podemos pensar e apresentar esse eu, ao mesmo tempo conhecer esse espao de arte e de conhecimento.

OBJETIVOS GERAIS:
Pensar as maneiras de representao humana nas Artes Visuais. Valorizar a identidade pessoal de cada aluno. Despertar a percepo do outro e de como representamos este outro. Conhecer o espao do museu como um espao de ver e pensar arte, alm de apresentar como esse espao funciona e se organiza.

OBJETIVOS ESPECFICOS:
3 ANO ALFA: Apresentar o trabalho de Iber Camargo e seu percurso a partir da sua relao com a infncia.

Trabalhar a representao do eu atravs do auto-retrato e a representao do outro atravs do retrato. Com isso destacar as diferentes formas de ver/representar um mesmo assunto.

Promover pesquisas dentro dos temas trabalhados. Reconhecer o espao do museu de arte, suas particularidades e funes. Fazer ligao com Iber e o seu museu. 72 B: Atender a demanda do colgio de trabalhar com o tema do corpo humano

Trabalhar a representao do eu atravs do auto-retrato e a representao do outro atravs do retrato. Com isso destacar as diferentes formas de ver/representar um mesmo assunto.

Analisar as diferentes maneiras de representao humana na histria da arte.

Trabalhar a identidade de cada aluno, e como represent-la. Reconhecer o espao do museu de arte, suas particularidades e funes, pensando a curadoria, museografia, entre outros aspectos.

METODOLOGIA:
Partindo de como eu me vejo, realizando trabalhos onde o eu se coloca atravs de diversos meios. Depois como o outro me percebe, realizando um paralelo entre o que eu vejo e o outro v. E finalmente organizando isso em um museu onde o tema ser o eu, sendo que nesse ponto as questes museais seriam trazidas e relacionadas com os trabalhos realizados.

Trabalhos prticos desenho, pintura, modelagem, colagem... Trabalhos escritos possveis pesquisas, textos sobre o eu. Apresentao de imagens e reprodues pertinentes ao tema das aulas. Dirio de bordo caderno referncia onde ser registrado esse percurso. Visita a Fundao Iber Camargo (somente 7 ano) Portflio de trabalhos. Construo de um objeto representativo do seu museu trabalho final.

AULAS 3 ANO ALFA:


AULA 1: Leitura coletiva do livro Iber Menino, que conta de forma potica, a infncia do artista. A partir dessa leitura, realizar um mini retrato chins e um desenho livre para avaliar como esto nesse sentido. Recursos: livro Iber Menino, folhas brancas, material para desenho.

AULA 2:

Lembrando a leitura de Iber Menino, propor fazer a capa do nosso dirio de bordo como se fosse a capa do nosso livro pessoal. O dirio de bordo ser o caderno onde registraremos as atividades das aulas. Recursos: caderno de folhas brancas pequeno, cola, tesoura sem pontas, folhas coloridas, revistas, material para desenho, tintas, pincis.

AULA 3: Mostrar imagens de trabalhos sobre carretis de Iber e conversar sobre a relao dele com este objeto e com a sua infncia (Iber utlizava os carretis como brinquedo). Com sucatas, montar um brinquedo que pudssemos entregar para Iber. Recursos: reprodues de obras de Iber Camargo, carretel (se conseguir encontrar algum para mostrar), sucatas diversas, cola, tesouras em ponta, fita adesivas, canetas hidrocor para acabamento, folhas brancas, material para desenho.

AULA 4: Em uma folha dobrada ao meio, em uma das metades, realizar um auto-retrato, olhando para um espelho ou foto atual. Entregar a folha dobrada ao colega, que na outra metade em branco realizar um retrato do colega que lhe entregou a folha. Comparar os dois desenhos e conversar sobre as diferentes maneiras de se representar algo. Mostrar diferentes imagens de auto-retratos de Iber Camargo. Recursos: reprodues de obras de Iber Camargo, folhas brancas (de preferncia A3), material para desenho, espelho ou foto atual.

AULA 5: Pesquisar nos UCAs (Um Computador por Aluno) algum dos artistas que irei sugerir. Pesquisar o nome do artista e a palavra retrato. Seguindo as orientaes que eles j possuem sobre pesquisa, fazer um levantamento sobre o artista, destacando alguns itens previamente solicitados (nome, onde viveu, quando, e mais alguma curiosidade sobre o mesmo) e procurar uma imagem de alguma obra deste artista que seja um retrato. Compartilhar com turma o que descobriam com a pesquisa e anotar no dirio de bordo. Recursos: UCAs, dirio de bordo.

AULA 6: Trazer de casa uma pesquisa feita com os familiares sobre a sua vida. Perguntar para algum familiar uma histria curiosa sobre si. Escrever essa histria no dirio de bordo, e em aula ilustrar essa histria em pelo menos trs desenhos. Eles j tem familiaridade com a linguagem das histrias em quadrinhos e tirinhas. Recursos: material de desenho, folhas para desenho, revistas, papis coloridos, cola, tesoura sem ponta.

AULA 7: Pintura de massinha: retomando o trabalho de Iber Camargo, mostrar algumas imagens de trabalhos dele onde h muitas camadas de tinta, onde se criam relevos, e onde, com a ponta do cabo do pincel, Iber criava as suas figuras. Com massinha de modelar, criar a textura colorida, e com a ponta de um palito, criar as figuras. Minha sugesto ser, para manter o tema do eu, o seu brinquedo favorito. Recursos: folha de gramatura alta, massinha de modelar consistente, palitos sem ponta afilada.

AULA 8: Conversar sobre o que um museu de arte, o que eles j sabem sobre museus. Realizar um jogo curatorial com eles, onde eles organizaro uma exposio das imagens distribudas. A ideia identificar as semelhanas entre as imagens distribudas. Por fim, depois de identificada alguma caracterstica em comum nas imagens, eles realizaram um trabalho com essa caracterstica que completar essa mini exposio. Recurso: imagens com reproduo de obras, folhas para desenho, material para desenho.

AULA 9:

Montando a caixa acervo: aqui cada aluno montar uma caixa que guardar coisas sobre eles. A ideia que a caixa represente cada um deles e que dentro, quando abrimos, possamos encontrar um pouco deles ali. Recursos: caixa, folhas coloridas ou de embrulho, revistas, cola, tesoura sem ponta, tinta, pincis, material para desenho. AULA 10: Com palitos, tecidos e papel, montar em forma de boneco a pessoa que eles consideram especial na vida deles. Recursos: T.N.T., palitos de picol, papel para desenho, papis coloridos, cola, tesoura sem ponta, revistas, material para desenho. Podem trazer tambm l, linhas, fitas, e outros materiais para a construo do boneco.

AULA 11: Organizao da exposio dos trabalhos. Aqui verei a possibilidade de expor em algum lugar da escola, seno ser em sala de aula mesmo. Cada um falar um pouco do seu museu para os colegas.

AULAS 7 ANO PIXEL:


AULA 1: Fazer com que eles respondam a um retrato chins. Fazer um jogo com eles a partir das respostas do retrato chins. Conversa sobre o que seria um retrato. Realizar as solicitaes de materiais para as aulas. Recursos: folhas para responder o retrato chins.

AULA 2: Construo do dirio de bordo. Pensar em como ser a capa desse dirio de maneira que lhes identifiquem, sem escrever nomes ou fazer retratos. Fazer a encadernao e montagem das pginas com folhas diversas. Recursos: folhas diversas (coloridas, brancas, de revistas, vegetal...), cola, tesoura, barbante, furador, grampeador, tecidos, entre outros materiais para a construo do caderno.

AULA 3: Fazer o seu auto-retrato com a ajuda de um espelho e de uma foto atual, fazer um retrato de rosto, e outro de corpo inteiro. O desenho ser de observao, levando em considerao propores, luz, sombra, etc... No ser exigido apuro tcnico, somente que percebam esses aspectos na hora de realizar os retratos. Recursos: folhas para desenho, material de desenho, espelhos, fotos atuais de cada aluno.

AULA 4: Ainda mantendo o desenho de observao, agora hora de retratar algum colega. As mesmas orientaes de proporo, luz, sombra, profundidade sero mantidas. Depois realizaremos uma conversa onde observaremos os desenhos feitos at ento, quais as dificuldades de cada atividade, o que chamou a ateno, o que levaram em considerao na hora de realizar os retratos. Recursos: folhas para desenho, material de desenho.

AULA 5: Mostrar imagens de retratos feitos por artistas diversos ao longo da histria da arte, exemplificando as diferentes maneiras de se representar a figura humana, e em diversos meios e suportes. Trazer o trabalho de auto-retratos de Iber Camargo como exemplo de mudana na representao de uma mesma imagem. Discutir a necessidade ou no da representao do real e como isso mudou com o surgimento da fotografia. Lanar a proposta da prxima aula: pensar um trabalho que os represente, utilizando as informaes que eles colocaram no retrato chins. Recursos: sala de audiovisual, PPT. Caso no haja essa possibilidade por algum motivo, reproduo de imagens das obras, e, em ltimo caso, utilizarei o notebook, pois a turma muito tranquila e tem poucos alunos, ento possvel utilizar esse recurso.

AULA 6:

Retomando o retrato chins realizado no primeiro dia de aula, pensar uma maneira de se representar utilizando as informaes ali colocadas. Aqui a forma ou meio de representao ser livre, conforme a vontade de cada aluno. Recursos: materiais escolhidos pelos alunos.

AULA 7: Continuao do trabalho da aula anterior (um perodo). Introduo ideia da construo do seu prprio museu com os trabalhos realizados at ento, e uma conversa sobre museus de arte, o que sabem, etc... Recursos: materiais escolhidos pelos alunos.

AULA 8: Visita a exposio de Iber Camargo na Fundao Iber Camargo.

AULA 9: Realizar um jogo curatorial com a turma, a partir da visita ao museu e da conversa sobre museus. No jogo, eles devero organizar uma exposio com as imagens disponveis. Depois devero criar um trabalho que complemente essa exposio, respeitando os critrios da curadoria deles. Recursos: imagens de reprodues de obras, folhas para desenhos, material de desenho, revistas, folhas coloridas, tesoura, cola, entre outros materiais conforme a vontade dos alunos.

AULA 10: A partir do que foi estudado at ento, comear a construo do seu museu. Cada um ter uma caixa ou um dispositivo para agregar de alguma forma os elementos e trabalhos que representam cada um e que faro parte do seu museu. Obrigatoriamente na caixa/dispositivo ter que ter um auto-retrato, um retrato feito pelo colega, e o trabalho de expresso livre, uma fotografia (ou cpia de foto) sua de qualquer momento ou idade, e o dirio de bordo. Nessa aula isso ser organizado.

AULA 11: Apresentao dos trabalhos realizados,

AVALIAO:
A avaliao ser realizada: Na participao dos alunos nas atividades propostas. Na responsabilidade com a solicitao dos materiais (levar os materiais solicitados para as aulas). Nos dirios de bordo, e na sua utilizao. Os dirios de bordo sero de utilizao direcionada e livre. Na utilizao livre (no caso do 7 ano exclusivamente), o aluno ser avaliado. No cumprimento das atividades realizadas no perodo.

Вам также может понравиться