Вы находитесь на странице: 1из 28

UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARABA Centro de Cincia e Tecnologia Licenciatura Plena em Qumica Disciplina: Fsico-Qumica Experimental Professora Janana Oliveira

DETERMINALAO DA ORDEM DE REAO ENTRE O TIOSSULFATO DE SDIO E CIDO CLORDRICO: MTODO DA VELOCIDADE INICIAL

Campina Grande PB 2012

UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARABA Centro de Cincia e Tecnologia Licenciatura Plena em Qumica

Disciplina: Fsico-Qumica Experimental Local: Laboratrio de Fsico-Qumica Experimental Professora: Janana Oliveira Alunos: (1) Adriana Nunes dos Santos (2) Ana Ceclia Rocha (3) Bruna Carla de Lima (4) Leonardo Arcanjo de Andrade

Curso: Licenciatura Plena em Qumica Ttulo do Experimento: Determinao da ordem de reao entre o tiossulfato de sdio e o cido clordrico Mtodo da velocidade inicial (reagentes em excesso). Data do Experimento: 14/06/2012 Avaliao do(a) Professor(a): _______________________________________________________________ _______________________________________________________________ _______________________________________________________________ _______________________________________________________________ ____________________________ Nota: ______________ (___________________)

SUMRIO

1 INTRODUO ................................................................................................ 4 1.1 OBJETIVOS ................................................................................................. 6 2 VELOCIDADE DE REAO .......................................................................... 6 2.1 EQUACIONANDO A VELOCIDADE MDIA ............................................... 6 2.1.1 Para uma reao elementar ..................................................................... 6 2.1.2 Para reaes instantneas ....................................................................... 7 2.2 ORDEM DE REAO E MEIA VIDA ........................................................................ 8 2.2.1 Ordem zero ................................................................................................ 9 2.2.2 Primeira ordem ........................................................................................ 10 2.2.3 Segunda ordem ....................................................................................... 10 2.3 INFLUNCIA DA TEMPERATURA NA VELOCIDADE ................................... 14 2.3.1 ENERGIA DE ATIVAO ..................................................................... 14 3 MATERIAL E MTODO ................................................................................ 15 3.1 REAGENTES .................................................................................................................. 15 3.2 MATERIAIS...................................................................................................................... 16 3.3 PROCEDIMENTO METODOLGICO..................................................................... 16 3.3.1 Procedimento 1 Determinao da ordem de reao em relao ao tiossulfato ........................................................................................................... 16 3.3.2 Procedimento 2 Determinao da ordem da reao em relao ao cido ................................................................................................................... 17 3.3.3 Procedimento 3 Determinao da ordem da reao em relao ao tiossulfato a uma temperatura de 283,15 k (t = 10C) .................................. 17 3.4 DADOS EXPERIMENTAIS ......................................................................................... 18 4 APLICAO DOS DADOS EXPERIMENTAIS E DISCUSSES ................ 20 5 ALGUMAS CONSIDERAES .................................................................... 26 6 ALGUMAS SUGESTES ............................................................................. 27 REFERNCIAS BIBLIOGRFICAS ................................................................ 28

1 INTRODUO

termodinmica

procura,

atravs

do

levantamento

de

dados

relacionados s condies nas quais um sistema se encontra (presso, temperatura, etc.), dizer se um determinado fenmeno poder ocorrer, ou no. Entretanto, no funo desse ramo das cincias afirmarem se o fenmeno analisado ocorrer em mais ou menos tempo. Nas reaes qumicas, a resposta relacionada com a velocidade com que certo fenmeno ocorre se deve cintica qumica que, medindo-se o consumo dos reagentes ou a formao dos produtos no decorrer do tempo capaz de informar se o fenmeno termodinamicamente possvel levar mais ou menos tempo para se processar. No estudo da Qumica, temos um ramo que se dedica ao estudo de todas as particularidades das reaes qumicas em termos de sua velocidade. A esse ramo damos o nome de Cintica Qumica. O termo cintica foi originalmente usado em relao a movimento. Assim, a teoria cintica dos gases trata de suas propriedades que dependem do movimento das partculas. A Cintica Qumica estuda as velocidades das reaes qumicas e todos os fatores que a influenciam, tentando explicar o comportamento macroscpico dos sistemas em termos de modelos

microscpicos. O estudo das velocidades de reao de grande interesse no campo da tecnologia qumica. A velocidade de uma reao uma medida do tempo de aparecimento de um reagente ou aparecimento de um produto, podendo ser definida em relao a qualquer componente de uma reao, de como a velocidade varia em funo das diferentes condies e quais os mecanismos de desenvolvimento de uma reao. J velocidade de uma reao qumica o aumento na concentrao molar do produto por unidade de tempo ou o decrscimo na concentrao molar do reagente na unidade de tempo. A velocidade est relacionada com a concentrao dos produtos e dos reagentes, para tal fato existe uma constante de velocidade k, que, somente, tem valor constante a uma temperatura tambm constante, ou seja, varia com a temperatura. Para tanto, observado que outros fatores tambm co-influenciam o comportamento cintico das reaes qumicas, embora a temperatura seja a mais importante,
4

pois ela altera a agitao das partculas no meio reacional. Aumentando-se a temperatura, a velocidade das colises das partculas no meio reacional tambm aumentar.

Fatores que podem afetar a velocidade de uma reao qumica: Concentrao dos reagentes: Geralmente quanto mais concentrado mais rpido a velocidade. Contudo, existem excees a esta regra, como por exemplo, as reaes eletroqumicas, onde uma maior concentrao dos seus reagentes, a reao sofrer a ao dos efeitos eletrofortico e a distenso inica. Temperatura: Normalmente a velocidade das reaes aumenta com o aumento da temperatura, onde em alguns casos, um aumento de 10 C chega a dobrar a velocidade de uma reao. Estado fsico dos reagentes: Generalizadamente, a velocidade de uma reao qumica segue esta ordem: gases > solues > lquidos puros > slidos, quanto tendncia de velocidade. Isso pode ser explicado, devido o efeito da superfcie de contato, que agiliza o contato (choque) entre as partculas no meio reacional. Catalisadores e inibidores: Algumas reaes qumicas em CNATP (condies normais ambientais de temperatura e presso) podem ocorrer muito lentamente, ou em alguns casos, se quer se processam. Para aumentarmos a velocidade de uma reao qumica utilizamos um catalisador. Por outro lado, algumas reaes se processam to rapidamente, que necessria a utilizao de inibidores, retardando a velocidade, para amenizar-se o risco de acidentes, por exemplo. Luz: Em algumas reaes qumicas, a presena de determinados comprimentos de ondas podem aumentar a velocidade das reaes qumicas. Como por exemplo, a decomposio do H2O2 (perxido de hidrognio), que se d naturalmente na presena de luz. Reaes desse tipo so chamadas de fotolticas.

1.1 OBJETIVOS

Determinar a ordem global da reao entre o tiossulfato de sdio e o cido clordrico, bem como a energia de ativao, constantes de velocidade, fator pr-exponencial das colises e expressar a lei de velocidade para a reao supracitada, pelo mtodo das concentraes em excesso.

2 VELOCIDADE DE REAO

Quando uma reao qumica ocorre em uma nica etapa, sua velocidade ser determinada exclusivamente por essa etapa (denominada de etapa elementar), contudo, em reaes que se processam em mais de uma etapa, aquela que for a mais lenta representar a cintica da reao.

2.1 EQUACIONANDO A VELOCIDADE MDIA 2.1.1 PARA UMA REAO ELEMENTAR Considerando que uma reao qumica elementar genrica seja dada por:

, onde a velocidade ser proporcional concentrao de cada um dos reagentes. Aumentando-se a concentrao de A, de B, de C, de dois deles ou de todos, a velocidade da reao aumentar, pois em menos tempo ocorrer coliso entre eles capazes de gerar os produtos do processo. Para um dado intervalo de tempo ( t), as concentraes dos reagentes sempre diminuem, enquanto a concentrao dos produtos sempre aumenta. Diz-se, ento, que no decorrer do processo, os reagentes so consumidos e os produtos formados. Para se chegar velocidade mdia com que uma reao elementar se processa, pode-se utilizar a equao nos clculos:

O sinal negativo indica a variao da concentrao em termos de consumo e formao de produtos. A mudana da concentrao de A guarda uma proporo

estequiomtrica com os outros reagentes e o produto e, por causa disso, cada expresso apresentada na equao (1) deve ser dividida pelo seu respectivo coeficiente estequiomtrico:

Exemplificando e considerando os dados da tabela a seguir, temos para uma reao elementar TABELA 0
t (min) 0,0 184,0 319,0 526,0 867,0 [R] (mol.L ) 2,33 2,08 1,91 1,67 1,35
-1

A velocidade mdia dessa reao no intervalo de 0,0 a 184,0 min ser igual a 1,36.10-3 mol.L-1.min1

. No intervalo de

0,0 a 319,0 min, de 1,26.10-3 mol.L-1.min-1 e assim por diante.

2.1.2 PARA REAES INSTANTNEAS

A velocidade instantnea de uma reao dada pela lei da ao das massas de Guldberg e Waage que ilustra a dependncia da velocidade instantnea com a concentrao dos reagentes elevadas s suas respectivas ordens. Para a reao genrica descrita no item anterior, a aplicao dessa lei fornece:

em que k a constante de velocidade a uma dada temperatura; ordens de reao de cada um dos reagentes.

so as

2.2 ORDEM DE REAO E MEIA VIDA (

Como visto, conceito de ordem de uma reao qumica est relacionado expresso de velocidade. Ordem de reao a soma dos expoentes aos quais esto elevadas as concentraes na expresso de velocidade, e no esto relacionados aos coeficientes estequiomtricos, com:

... entende-se como ordem parcial a potncia na qual a concentrao de uma dada espcie est elevada na lei de velocidade desta reao. Sendo a ordem total da reao, normalmente chamada apenas de ordem da reao, a soma destes expoentes (CASTELLAN, 2005).

Outra definio importante a do conceito de Molecularidade. A Molecularidade de uma reao o nmero de espcies reagentes que tomam parte em uma etapa elementar da reao. Assim: Molecularidade I: apenas uma espcie qumica participa do processo de reao. Por exemplo, um rearranjo molecular; Molecularidade II: duas espcies qumicas colidem entre si para que a reao ocorra;

Molecularidade III: muito rara, pois depende da ocorrncia de uma coliso tripla.

Os expoentes

... no podem ser previstos teoricamente e so

estabelecidos pela observao da dependncia da velocidade em relao a concentrao. A soma destes expoentes e denominada ordem de reao. A

ordem com relao a

e , a

e , etc. Quando a soma dos expoentes e 1, a

reao e denominada de 1 ordem; quando 2, de 2 ordem, etc.

A meia vida (t1/2) de uma substncia reagente simplesmente o tempo necessrio para que metade da quantidade original presente reaja. Ao final de uma meia vida, 50% dos tomos ou molculas originais permanecem.

2.2.1 ORDEM ZERO

Tanto a ordem de uma reao qumica como a constante de velocidade devem ser determinadas experimentalmente. Com exceo para a lei de velocidade de zero ordem, na qual a velocidade independente da concentrao, a velocidade de uma reao qumica varia medida que a reao se desenvolve porque as concentraes dos reagentes e produtos variam assim que a reao se desenvolve. A re o e zero or em qu n o independente velo i e re o qumi

on entr o o re gente.

Leis de velocidade de zero ordem no so muito comuns. A maioria das reaes qumicas segue leis de velocidades de primeira e segunda ordem. A expresso para lei de velocidade com ordem zero pode ser dada por:

Grfico 1 Representao grfica da ordem de reao zero

Para a meia vida para reaes de segunda ordem, temos:

2.2.2 PRIMEIRA ORDEM Re es e primeira ordem so aquelas nas quais a velocidade da reao qumi propor ion l on entr o e um re gente.

Grfico 2 Representao grfica da reao de primeira ordem

2.2.3 SEGUNDA ORDEM Re es e segun or em so quel s n s qu is velo i e re o

qumica propor ion l o pro uto

s on entr es e ois re gentes

10

Leis da velocidade de segunda ordem envolvem dois reagentes, e para ambas as concentraes, o tempo determinante. Devido ao fato de haver vrias e pequenas formas possveis de leis da velocidade de segunda ordem, mais conveniente trat-las separadamente.

Existem vrios mtodos para determinar a ordem de uma reao qumica. Um deles consiste em examinar qual a relao entre a velocidade inicial e a concentrao dos componentes. Se a velocidade de reao determinada antes que a reao progrida apreciavelmente, a equao acima pode ser escrita na forma:

Onde [A]0 e [B]0 ... so as concentraes iniciais de A, B, ... ento o valor pode ser determinado mantendo [B]0 ... constantes, o valor de mantendo-se [A]0 ... constantes, etc. Determinamos as velocidades iniciais de uma reao para diversas concentraes de qualquer componente, por exemplo [A], mantendo todas as concentraes constantes, teremos:

onde k uma constante, produto da constante k e das concentraes dos

11

demais componentes. Aplicando logaritmo equao (5) temos:

o que mostra que um grfico do logaritmo das diferentes velocidades iniciais em funo do logaritmo das correspondentes concentraes iniciais de A uma reta de inclinao igual a ordem parcial da reao em relao ao componente A. De igual modo se procede em relao a todos os outros componentes para determinar as outras ordens parciais. log V0 x log [A] 0
25 20 15 10 5 0 0 2 log [A]0 Grfico 1 Representao grfica da ordem de reao por meio da equao da reta 4 6

y=x+b

log V0

Linear (Y)

A velocidade mdia (Vm) de uma reao durante um intervalo de tempo t dado por:

onde [R] e [P] so as concentraes de reagentes e produtos respectivamente.

A partir de diferentes quantidades iniciais de um dos reagentes, mantendo os demais constantes, pode-se tomar tempos nos quais uma mesma quantidade de produto formada, ou seja, a variao da concentrao dos produtos constante para todas as concentraes iniciais do componente em questo. Assim, podemos estabelecer a seguinte relao:

12

, onde C uma constante calculada experimental em relao formao de produtos. Considerando a velocidade mdia no incio da reao e o tempo inicial igual a zero a equao acima pode ser descrita:

Substituindo logV0 na equao (6) e aplicando o log teremos para as duas concentraes:

Dessa mesma forma, um grfico que obedece a equao (10), log t -1 contra log[A]0, expressa a declividade da reta determinada ocorrendo o mesmo para qualquer componente. Para a reao entre o Na2S2O3 (tiossulfato de sdio) e HCl (cido clordrico), temo o seguinte mecanismo de reao:

Se tratando de uma reao de desproporcionamento (reao de adio), onde uma mesma espcie qumica sofre oxirreduo, o mecanismo inico seguinte:

cuja equao diferencial para a lei de velocidade pode ser expressa:

Os expoentes

a ordem de com relao ao on tiossulfato e o on

hidrognio, respectivamente.

13

2.3 INFLUNCIA DA TEMPERATURA NA VELOCIDADE DAS REAES

Apenas a temperatura pode alterar o valor da constante de velocidade, k, das reaes e, geralmente, sua elevao provoca o aumento da velocidade no meio reacional. Fornecendo calor aos reagentes, a energia cintica deles aumentar e em menos tempo haver a coliso dessas partculas ocasionando a formao dos produtos. Isso significa que, quanto maior a energia cintica dos reagentes, maior ser a velocidade da reao. Qu n o se elev temper tur e um re o qumi , velo i e e

form o o pro uto ument

Do ponto de vista termodinmico, aumentando a temperatura aumentase tambm a energia cintica mdia das molculas reagentes. De acordo com a teoria das colises, este aumento de temperatura aumenta a energia de impacto da coliso a qual faz com que aumente a probabilidade de mais molculas excederem a energia de ativao, produzindo mais produtos a um aumento da velocidade.

Como isto observado se a concentrao no alterada?

2.3.1 ENERGIA DE ATIVAO

De acordo com a lei da velocidade a nica coisa que poderia afetar a velocidade alm da concentrao dos reagentes a prpria constante da velocidade. Arrhenius investigou a relao entre a constante da velocidade e a variao da temperatura. Ele encontrou que quando se colocava o logaritmo neperiano (ln) da constante da velocidade como uma funo do inverso da temperatura Kelvin (T-1), resultava em uma linha reta com uma inclinao negativa. A inclinao onde Ea a energia de ativao (energia

14

mnima exigida para formao dos produtos) e R a constante da lei dos gases (8,3144 J.mol-1 .K-1).

ln k x T -1
25 20
( )

ln k

15 10 5 0 0 1 2 3 4 5 6 Linear (Y)

T -1
Grfico 3 Inclinao da reta para energia de ativao

onde T e A so a temperatura em kelvin e o fator pr-exponencial (efeito das colises), respectivamente. Como k determinado dependente da temperatura, por exemplo, para duas temperaturas diferentes, T1 e T2, podemos reescrever a equao (11) sob a forma:

3 MATERIAL E MTODO

3.1 REAGENTES Tiossulfato de sdio: 0,3 M; Tiossulfato de sdio: 1,0 M; cido clordrico: 0,3 M; cido clordrico: 2 M;

15

gua destilada;

Banho de gelo.

3.2 MATERIAIS Bqueres de 50,0 mL ou 100,0 mL e 1000,0 mL; Pipetadas graduadas de 5,0 mL; Cronmetro; Termmetro de 100C; Provetas de 10,0 e 50,0 mL

3.3 PROCEDIMENTO METODOLGICO

3.3.1 PROCEDIMENTO 1 DETERMINAO DA ORDEM DE REAO EM RELAO AO TIOSSULFATO

Para cada uma das combinaes indicadas na tabela 1, adicionou-se em um bquer de 100 mL os seguintes volumes:

TABELA 1 Combinaes 1 2 3 Na2S2O3 (0,3 M) 25,0 mL 20,0 mL 15,0 mL H2O 5,0 mL 10 mL

(1) Colocou-se o b q u e r contendo a combinao sobre uma fita preta que servir de indicador do tempo para que se forme uma quantidade determinada de enxofre no interior do exaustor; (2) Pipetou-se 5,0 mL de cido clordrico 2,0 M; (3) Adicionou-se o cido pipetado ao bquer contendo a soluo da combinao 1 e imediatamente cronometrou-se o tempo, agitando continuamente a soluo, at que a fita preta se torne invisvel,
16

olhando de cima para baixo. Marcou-se o tempo final da reao. (4) Repetiu-se o mesmo procedimento para as demais combinaes anotando os tempos correspondentes. 3.3.2 PROCEDIMENTO 2 DETERMINAO DA ORDEM DA REAO EM RELAO AO CIDO

Para cada uma das combinaes indicadas na tabela 2 adicione um bquer de 100 mL nos volumes indicados

TABELA 2 Combinaes 1 2 3 HCl (0,3 M) 10,0 mL 7,0 mL 5,0 mL H2O 3,0 mL 5,0 mL

(1) Adicionou-se combinao 1, 20,0 mL de soluo 1,0M de Na2S2O3 e imediatamente inicie a contagem do tempo. (2) Marcou-se o tempo necessrio para que a fita preta se torne invisvel, o que corresponde ao tempo final. (3) Repetiu-se o mesmo procedimento para as demais combinaes anotando os tempos correspondentes.

3.3.3 PROCEDIMENTO 3 DETERMINAO DA ORDEM DA REAO 283,15 K EM RELAO AO TIOSSULFATO A UMA TEMPERATURA DE (T = 10C)

(1) Preparou-se em um bquer de 1000,0 mL um banho de gua e gelo, adicionando gelo aos poucos at alcanar a temperatura no intervalo de 10C. Esta temperatura dever se mantida constante durante todas as

17

medidas; para isto adicione pequenas pores de gelo sempre que a temperatura aumentar; (2) Colocou-se o bquer com a combinao 1 da tabela (1) e a proveta contendo 5,0 mL de cido clordrico 2,0 M no banho de gelo at que ambos atinjam a temperatura desejada; (3) Adicionou-se o cido soluo e imediatamente inicie a contagem do tempo at que a visibilidade da fita preta desaparea indicando o final da reao; (4) Repetiu-se o mesmo procedimento para as combinaes d a

t a b e l a ( 1 ) , anotando os tempos correspondentes.

3.4 DADOS EXPERIMENTAIS

3.4.1 Concentrao do tiossulfato de sdio Temperatura ambiente, com T = 297,85 K (24,7C)

Variando a concentrao do on tiossulfato, e mantendo a concentrao de H constante, temos que a podem calcular a ordem para o tiossulfato. Para as diferentes concentraes aps as diluies, utilizamos a expresso:
+

o regente em excesso, e assim

, onde foi variado apenas o V1 em cada combinao. TABELA 3 Combinao


1 2 3

Tempo (s)
18,32 15,72 16,66

ln t -1
-2,9079 -2,7160 -2,8130

[A]0
0,250 0,200 0,150

ln [A]0
-1,3862 -1,6094 -1,8971

3.4.2 Concentrao do cido clordrico Temperatura ambiente, com T = 297,85 K (24,7C)


18

Variando a concentrao do on hidrognio, e mantendo a concentrao de constante, temos que a [ ] o regente em excesso,

e assim podem calcular a ordem para o H+. Para as diferentes concentraes aps as diluies, utilizamos a expresso:

, onde foi variado apenas o V1 em cada combinao. TABELA 4 Combinao 1 2 3 Tempo (s) 14,24 17,09 20,78 ln t -1 -2,6560 -2,8384 -3,0339 [B]0 0,100 0,070 0,050 ln [B]0 -2,3025 -2,6592 -2,9957

3.4.3 Concentrao do tiossulfato de sdio Temperatura ambiente, com T = 283,15 K (10C)

TABELA 5 Combinao 1 2 3 Tempo (s) 22,65 55,53 72,0 ln t -1 -3,1201 -4,0169 -4,2766

Devido a problemas, no foi possvel determinar o tempo para a [B]0 variando.

19

4 APLICAO DOS DADOS EXPERIMENTAIS E DISCUSSES

(1)

Qual o tipo de reao estudada? Reao de desproporcionamento. Reao onde uma nica espcie

qumica sobre oxirreduo. (2) Determinar graficamente a ordem de reao com relao ao

tiossulfato e hidrognio. Para a determinao da ordem de reao graficamente do tiossulfato por meio da equao da reta de ln t-1 vesus ln [A]0 com os seguintes dados experimentais: ln t -1 -2,9079 -2,7160 -2,8130 ln [A]0 -1,3862 -1,6094 -1,8971

Recorte da tabela 3

ln [A]0 X ln t -1
-2.7 -2 -2.75 -2.8 -2.85 -2.9 -2.95 y = - 0,1611x - 3,075 R = 0,1849 -1.5 -1 -0.5 0

ln t -1

Linear (Series1)

ln [A]0 = [S2O32-]

Grfico 4 - Representao do coeficiente angular da reta

De acordo com a equao linear da reta, temos que o coeficiente angular corresponde ao valor da ordem de reao para o tiossulfato, portanto .

20

O inexpressivo valor da ordem de reao para o tiossulfato est longe de uma exatido. Isso pode ser explicado pela contaminao dos reagentes, erro na cronometragem e o fato de que procedimento 1 T ambiente, foi utilizado pipetas para a transferncia do cido soluo de tiossulfato de sdio, e isso pode ter retardo a superfcie de contato nas combinaes, proporcionando erro e resultando numa reta decrescente e um coeficiente (ordem) menor que zero.

Para a determinao da ordem de reao graficamente do hidrognio por meio da equao da reta de ln t-1 vesus ln [B]0 com os seguintes dados experimentais: ln t -1 -2,6560 -2,8384 -3,0339

ln [B]0 -2,3025 -2,6592 -2,9957

Recorte da tabela 4

ln [B]0 x ln t -1
-4 -3 -2 -1 0

-2.6 -2.7

ln t -1

-2.8 y = 0,5448x - 1,3977 R = 0,9986 -2.9 -3 -3.1

Linear (Series1)

ln [B]0

Grfico 5 - Representao do coeficiente angular da reta para ordem de reao do hidrognio

De acordo com equao da reta, o coeficiente angular ou ordem de reao para o H+ para a temperatura ambiente = 0,5448

21

(3)

Calcular a ordem da reao global


chamada de ordem de reao ou reao global a soma das ordens de

reao das espcies qumicas pelo mtodo das concentraes em excesso velocidade inicial, portanto:

(4)

Determinar a constante de velocidade para as temperaturas

utilizadas nos procedimentos 1 e 3. Por meio da equao (10) e dos valores das ordens parciais de reao e a constate C, foi possvel calcular os valores de k para o tiossulfato em diferentes temperaturas e concentraes (cada combinao (1, 2 e 3), pois, como foi visto, o valor de k depende da concentrao e da temperatura, portanto:

Para o tiossulfato (excesso de hidrognio) temperatura ambiente (297,85 K)

Para o tiossulfato (excesso de hidrognio) - temperatura ambiente (283,14 K)

OBS: Para tanto, foi utilizado as ordens parciais do procedimento 1.


22

(5) Determinar o k mdio para cada temperatura. Para o tiossulfato (excesso de hidrognio) temperatura ambiente (297,85 K)

Para o tiossulfato (excesso de hidrognio) - temperatura ambiente (283,14 K)

(6)

Determinar a energia de ativao utilizando a equao (12) e

graficamente atravs do grfico de log k versus T -1. Para determinarmos a Energia de ativao (Ea) utilizamos os dados obtidos experimentalmente e a constante R dos gases.

Energia de ativao calculada pela equao linear da reta, utilizando os mesmos valores de k e T da do procedimento anterior, por meio do grfico lnk versus T-1.
23

TABELA 6 Procedimento I III ln k -4,4405 -5,2885 T-1 3,3573E-3 3,5316E-3

ln k x T -1
-4.2 -4.4 -4.6 -4.8 -5 -5.2 -5.4

T -1
y = - 4865,2x + 11,893 R = 1

ln k

Linear (Y)

Grfico 6 - Representao do coeficiente angular da reta para energia de ativao

De acordo com a equao linear da reta obtida, o

, portanto, resolvendo para Ea temos que:

Ficou claro que a equao de Arrhenius pode ser utilizada para calcular satisfatoriamente a Energia de ativao da reao qumica, visto que a discrepncia pelo coeficiente angular e o valor calculado pela equao foi desprezvel.

Para o clculo do fator de frequncia (A) utilizamos a equao (14), eficincia das colises em unidade de volume por mol com relao um espao de tempo. Calculamos o fator de frequncia de coliso para T 1 e T2, usando os respectivos valores de k, portanto:
( )

24

(7)

Escreva a lei de velocidade para a reao estudada. A expresso da lei de velocidade pra reao estudada expressa

(8)

Explique a influncia da temperatura sobre a velocidade de

reao (teoria cintica) e comprove na experincia que voc realizou. Geralmente quanto maior a temperatura maior a velocidade da reao, fato que se d devido a o aumento das colises (agitao das partculas) decorrente o aumento da temperatura. Para provarmos experimentalmente a influncia da temperatura nas velocidades por meio da expresso de velocidade da reao estudada, portanto:

Como k1 corresponde a constante pra T1 = 297,85 K e k2 corresponde a T2 = 283,15 K, a velocidade pra T 1 foi experimentalmente favorvel a teoria estudada = maior velocidade. Dessa forma, ficou provado que a diminuio da temperatura, afeta a velocidade da reao qumica. Como visto, o aumento da temperatura, aumenta a velocidade da reao com relao formao de produtos, teoricamente, com a diminuio da temperatura, houve a diminuio tambm da velocidade.

OBS: como a unidade da constate de velocidade depende da ordem de reao, e os valores foram inexpressivos nesse sentido, as unidades das constantes de velocidade, foram omitidas.

25

(9)

Explique por que se mantm constante uma das concentraes

durante a experincia? necessrio manter constante uma das concentraes durante a experincia para se determinar a velocidade inicial, de uma reao para diversas concentraes de qualquer componente, pois, fica entendido quimicamente que, mantendo-se uma das concentraes constantes, tem-se o reagente em excesso, e consequentemente, a concentrao que est sendo variada (diminuindo) o reagente limitante. Dessa forma, possvel calcular a constante de velocidade pela diminuio da concentrao de um dos componentes da reao. (10) A energia de ativao uma grandeza experimental? Como

podemos determin-la? Sim a energia de ativao uma grandeza experimental. Pode ser obtida usando equao de Arrhenius, desde que a constante da velocidade de uma reao possa ser medida em diferentes temperaturas. Outra maneira para determinar atravs da inclinao (coeficiente angular linear) da reta, construda pelo grfico lnk versus T -1.

(1)

Calcule o erro na ordem de reao para o tiossulfato de sdio e

cido clordrico. Para clculo do erro experimental nas ordens de reao, foi utilizado o valor 1,0752 para o tiossulfato de sdio e 0,5187 para o cido clordrico (FILHO, 2011). | | | |

Devido magnitude do erro encontrado para o tiossulfato, no possvel estabelecer as causas exatas do mesmo, contudo, pode ser que tenha havido erros na cronometragem; contaminao de um dos reagentes, vidraria com excesso de impurezas; erro de paralaxe e etc.
26

5 ALGUMAS CONSIDERAES Com base no experimento foi possvel estabelecer vrios parmetros no estudo do comportamento da cintica de reao, por meio da reao entre o tiossulfato de sdio e o cido clordrico. Com base nos resultados, ainda que pouco expressivos, devido a erros inerentes a execuo do experimento, foi possvel estabelecer as ordens de reao para o tiossulfato e sdio e cido clordrico, a fim de se obter a ordem de reao global dessa reao. Ainda apesar dos erros, foi possvel estabelecer uma reao qualitativa do efeito da concentrao e da temperatura sobre a velocidade das reaes. Os dados experimentais comprovaram que com a diminuio da concentrao de um dos reagentes, a velocidade da reao qumica tambm diminui. Quanto a temperatura, verificamos que ao diminuirmos a temperatura de 24,7 para 10C, a velocidade da reao diminui drasticamente, comprovando a teoria estudada. Ainda foi possvel obter a energia de ativao experimentao para reao estudada nas condies laboratoriais estabelecidas, bem como a constante de velocidade para o tiossulfato para duas temperaturas. A partir desses resultados ainda foi possvel calcular a eficincia das colises na reao qumica. Portanto, ficou provado que o mtodo das velocidades iniciais mantendo-se uma das concentraes constantes um procedimento satisfatrio ao estudo de cintica de reaes qumicas a nvel macroscpico. A nvel microscpico, os erros devem ser minimizados na prxima

experimentao.

6 ALGUMAS SUGESTES Para aumentar a superfcie de contato e minimizar erros na cronometragem do tempo, utilizar provetas ao invs de pipetas. Pode-se utilizar ao invs da agitao manual, agitao magntica, adaptando o agitador magntico, com a tarja preta no interior do exaustor.

27

REFERNCIAS BIBLIOGRFICAS

ATKINS, P. Fsico-Qumica. Traduo de Edilson Clemente da Silva. Rio de Janeiro: LTC, 2008.

CASTELLAN, G. (1986). Fundamentos de Fsico-Qumica (1. ed.). (Traduo: C. M. SANTOS, & R. d. FARIA.) Rio de Janeiro, RJ: LTC - Livros Tcnicos e Cientficos. Editora S.A.

CINTICA QUMICA. Disponvel em <http://ce.esalq.usp.br/dce/arquimedes/atividade09.pdf> Acesso em 01/07/2011 s 16h35min.

FILHO, Antnio Joo da Silva. Determinao da Ordem de Reao entre o Tiossulfato de Sdio e o cido Clordrico Mtodo da Velocidade Inicial. In: Relatrio de Fsico-Qumica Experimental. Campina Grande: CCT/UEPB, 2011.

FORMOSINHO, Sebastio J. Fundamentos de cintica Qumica. Editora: Fundao Calouste Galbenkin: Lisboa, 1982.

MOORE, Walter Jonh. Fsico-Qumica. Vol. 1. Traduo de Helena Li Chun. So Paulo: Edgard Bluncher, 1976.

28

Вам также может понравиться