Вы находитесь на странице: 1из 5

Projecto Na Companhia dos Livros

Estudo Acompanhado / BE/CRE 3. Ciclo (7./8. Anos)

A leitura um pilar determinante do desenvolvimento pessoal. O raciocnio lgico, a compreenso do mundo e de si prprio, bem como a aquisio da informao em todas as reas do conhecimento assentam num bom domnio da leitura. Os momentos destinados a ouvir ler em voz alta, a ler em conjunto, a comentar o que se leu, nunca devem ser entendidos como tempo roubado ao cumprimento dos programas. Devem sim considerar-se tempo ganho, tempo que enriquece os alunos e os prepara para atingirem mais facilmente os nveis de aprendizagem definidos em qualquer programa.

Objectivos:
Introduzir a leitura no quotidiano. Promover o gosto pela leitura, lendo com os alunos, na sala de aula, com a preocupao central de os cativar. Reforar prticas de leitura recreativa por oposio leitura instrumental.

Metodologia (Recomendaes gerais)


Considerar as caractersticas da turma para iniciar o projecto lendo um livro que interesse maioria dos alunos. Resistir tentao de utilizar os livros destinados a fomentar o prazer de ler para actividades que tenham como objectivo o estudo do funcionamento da lngua, para actividades de natureza interdisciplinar ou para a resoluo de fichas. Incentivar o dilogo solto ou a troca de impresses sobre o enredo das narrativas, as caractersticas das ilustraes, as imagens sugeridas pelos poemas, as potencialidades dos textos dramticos, de modo a que os momentos de leitura sejam desejados pelos alunos.
1

Animao da leitura
O professor l em voz alta e os alunos acompanham lendo silenciosamente. O professor inicia a leitura em voz alta e passa a palavra aos alunos. O professor promove a leitura dialogada. O professor incentiva os alunos a prepararem a leitura de um poema/de um texto/captulo ou de um conto para lerem em voz alta na aula. medida que a obra for lida, e o interesse da turma/alunos o proporcionar, poder-se-o realizar actividades diversificadas, de preferncia com um carcter ldico (por exemplo, debates, dramatizaes, leituras encenadas, ilustraes, criao de blogues e fruns de leitura)

Notas: Sempre que possvel, uma vez por ms, uma aula de Estudo Acompanhado decorrer na BE (proposta de calendarizao elaborada pela BE e pelo docente). Solicita-se que, no final do ano lectivo, seja elaborado um pequeno relatrio crtico sobre as actividades desenvolvidas no mbito do projecto.

Obra
Texto de Teatro ()A Lua, no seu esplendor, um feitio que justifica o lugar de relevo que a poesia lhe tem concedido. Mas tambm um objecto fsico e, como tal, motivo de interesse para os estudiosos da Natureza. () O autor imaginou para ti uma histria divertida em que a Poesia e a Cincia do as mos.

7. Ano Ttulo/Ilustrador/Autor

Sugestes de Actividades
Leitura dramatizada da obra em contexto de sala de aula. Recolha de provrbios, crenas e ditos populares em que a Lua seja referida. Criao de um manual/boletim informativo sobre a Lua e sua influncia na terra (fases da lua, movimentos da lua) Apresentao do trabalho em pequeno ebook (ex.: www.tikatok.com/) com os textos produzidos acompanhados de imagens ou at de ilustraes feitas pelos alunos. Criao de BDs em ferramentas digitais recriando os actos e as cenas e os dilogos de cada cena (www.pixton.com/pt/, www.toondoo.com/). Obra de apoio Cincia a Brincar Descobre o Cu! Leitura da obra em contexto de sala de aula (ver modalidade possvel recurso a obra digitalizada). Fotorreportagem Lugares da infncia de Sophia (com textos/poemas de autores desses lugares ou com excertos das obras da autora referidas naquela que esto a ler). Objectos e lugares da minha infncia fotos com telemvel de objectos da infncia dos alunos, ou da infncia dos pais ou avs (exposio de trabalhos/concurso suporte digital). Nota: 1 perodo Encontro com o escritor Nino Higino. Leitura declamada de poemas em contexto de sala de aula.

N. de ex.

Histria Breve da Lua, Antnio Gedeo Maria Zulmira Oliva (ilustr.); Editor: Editora S da Costa Juvenil

Narrativa Viagem infncia de Sophia de Mello Breyner Andresen. Uma histria de fico em que o autor conta a infncia da to conhecida escritora infantil.

A Ma Vermelha, Nuno Higino Jos Emdio (Ilustr.) Editor: Letras &Coisas

Poesia Somos feitos da mesma matria que as estrelas e os amores-perfeitos Somos feitos de p de estrelas.

P das Estrelas, Jorge de Possvel articulao com actividade do Dep. De Lnguas Stars Sousa Braga Rain. O resultado da leitura declamada poder ser apresentado na Cristina Valadas (Ilustr.) ferramenta http://voicethread.com/ em que os alunos tm a Editor: Assrio & Alvim
possibilidade de gravar a sua voz e imagem (1 voicethread por turma).

Apoio a projectos - Cincia Sabias que at ao sculo VI o nmero 0 no existiu? Ou que se pode usar o nmero 1089 para ler a mente das pessoas? Este livro tem vrias actividades que a criana pode experimentar com os seus amigos, incluindo quebra-cabeas, truques mgicos e jogos de leitura de pensamento. Um livro para a criana explorar o mundo fantstico das suposies, que est cheio de surpresas; para aprender a gostar de matemtica e perceber as suas imensas possibilidades e aplicaes.

Pensa num Nmero, Um


olhar fascinante sobre o mundo dos nmeros, de

Johnny Ball Editor: Livraria Editora

Civilizao

Leitura e explorao da obra em contexto de sala de aula. O professor pode propor os jogos apresentados no livro. Oficinas de escrita Nmero puxa palavra. Apresentao na Semana da Matemtica Queres ser matamgico? (pp. 29, 48, 86). Criao do Livro das Curiosidades Sabias que? (possvel formato ebook). Fotografias em telemvel objectos do quotidiano, elementos da Natureza que correspondam a formas geomtricas acompanhadas de uma explicao matemtica (ex.: bolacha, bola de futebol, livro) Personalidade do Ms Matemticos famosos.

Obra
Narrativa Era uma vez uma rvore que amava um menino. Todos os dias o menino subia o seu tronco, balanava-se nos seus ramos, comia as suas mas, descansava sua sombra e a rvore sentia-se feliz. Mas o tempo passou. O menino cresceu Narrativa Nuno estava siderado, a cabea atulhada de astros. No meio dos astros, a voz do galo: Ccrcc! No sabia o que fazer com aquela noite. Falar com uma lua j difcil, quanto mais falar com trs luas! E por qual delas comear? Esta a histria de Nuno lvares Pereira, o predestinado.

8. Ano Ttulo/Ilustrador/Autor

Sugestes de Actividades
Leitura da obra em contexto de sala de aula (livro digitalizado, adaptao em http://cidb23fb23cd40f24eb.office.live.com/browse.aspx/partilhar/Materiais/Hist %c3%b3rias, vdeo de animao disponvel no youtube em ingls). Explorao da pgina do autor: http://www.shelsilverstein.com/indexSite.html e das actividades propostas. Actividades propostas na editora Brua: http://www.bruaa.pt/actividades.htm Poemas do autor que permitem trabalhar a aliterao e os sons da lngua inglesa. Leitura da obra em contexto de sala de aula. Contexto da personagem e relao com a obra Os Lusadas (Batalha de Aljubarrota) a estudar no 9. ano atravs de: - vdeos humorsticos (ex.: Gato Fedorento); - excertos de filmes (BraveHeart, de Mel Gibson; Henry V, de Kenneth Branagh) Criao de pequeno filme (30s) sobre a personalidade (http://animoto.com/) Nota: 1 perodo Encontro com o escritor Nino Higino.

N. de ex.

A rvore Generosa, Shel Silverstein Editor: Brua Editora

A Noite das trs Luas, Nuno lvares Pereira, Nuno Higino Jos Emdio (Ilustr.) Editor: Paulinas

Teatro Esta uma histria de amor, bela e intemporal, que nasceu com um passo de dana numa noite de Carnaval, na cidade de Verona. Foram muitos aqueles que, comovidos, a contaram atravs dos sculos. Chegou agora a vez de as contarmos s crianas.

Julieta e Romeu, Nicola Cinquentti Editor: Livros Horizonte

Imprensa - Revista Revista mensal que o Plano Nacional de recomenda s crianas e jovens. A nica revista portuguesa de informao geral dirigida a um pblico entre os 6 e os 14 anos. Com temas da actualidade e propostas de actividades.

Viso Jnior Editor: Viso/Impresa

Leitura dramatizada da obra em contexto de sala de aula. Visionamento de Romeu e Julieta, de Baz Luhrmann, ou Shakspeare In Love, de John Madden (A integrar a actividade Ciclo de Cinema promovida pela BE). Actividade Pares Romnticos - expor trabalhos na BE (pesquisa relativa aos pares romnticos da literatura, do cinema e cinema de animao; montagem digital a partir da imagem do par romntico em que o aluno assume o papel de um elemento do par; apresentao da histria desse par e sua contextualizao bibliogrfica). Texto integral: http://www.dominiopublico.gov.br/download/texto/cv000087.pdf Leitura da revista em contexto de sala de aula. Explorao da pgina da revista (actividades, vdeos): http://aeiou.visao.pt/junior Promoo de concursos semanais com perguntas sobre os contedos do nmero do ms. Criao de um artigo em suporte digital que pudesse integrar o nmero da revista numa seco especfica Se eu fosse jornalista. Participao em concursos da iniciativa da prpria revista. Criao de Dossis temticos digitais a partir de nmeros antigos da revista.

Criao do Frum de Leitura online em estudo

Nota: Os trabalhos produzidos podero integrar concurso como O Grande C e outros a divulgar (http://www.grandec.org/ ).

A equipa da BE/CRE Setembro de 2010

Вам также может понравиться