Вы находитесь на странице: 1из 4

Regulamento para a Rotulagem dos Pneus da EU

O REGULAMENTO (CE) N.o 1222/2009 DO PARLAMENTO EUROPEU E DO CONSELHO exige que todos os pneus* produzido depois de Junho de 2012 e venda na UE a partir de Novembro de 2012 contenham um autocolante ou incluam um rtulo a ser apresentado no ponto de venda. apresentado, esquerda, um exemplo do novo Rtulo para Pneus da UE. Este rtulo semelhante aos rtulos j utilizados nos electrodomsticos, como mquinas de lavar loua e roupa. Esto disponveis mais informaes sobre os regulamentos da nova rotulagem dos pneus, bem como uma lista de perguntas frequentes na associao europeia do sector ETRMA (European Tyre & Rubber Manufacturer Association).

* O mbito inclui pneus para veculos de passageiros ligeiros, veculos comerciais ligeiros e veculos comerciais pesados (camies).

O rtulo para pneus normalizado que ser introduzido pela Unio Europeia em 2012 ir fornecer informaes sobre 3 parmetros especficos de desempenho dos pneus: aderncia em piso molhado, eficincia de consumo de combustvel e rudo exterior de rolamento.

ADERNCIA EM PISO MOLHADO O papel mais importante de um pneu o de fornecer segurana em todas as condies. A aderncia em piso molhado uma das caractersticas de desempenho mais importantes. No entanto, maior aderncia e menor resistncia ao rolamento so, frequentemente objectivos contraditrios que requerem normalmente um equilbrio em termos de desempenho. Graas ao novo regulamento de rotulagem, os clientes podero ver e escolher por eles prprios os desempenhos da sua preferncia. O rtulo ser apresentado numa escala de 7 nveis em que pneus com um A fornecem os nveis mais elevados de aderncia em piso molhado e G representa o mais baixo. EFICIENCIA DE CONSUMO DE COMBUSTVEL Uma das foras que influencia a eficincia de consumo de combustvel de um veculo motorizado a Resistncia ao Rolamento dos pneus. Este fenmeno ocorre porque o pneu deforma quando est a rolar, resultando em perdas de energia atravs do aquecimento. Quanto maior for a deformao, mais alta a resistncia ao rolamento do pneu, e consequentemente, necessrio mais combustvel para fazer andar o veculo. Por outras palavras, menor resistncia ao rolamento significa menor consumo de combustvel e, por isso, menores emisses, incluindo CO2. O novo rtulo apresentar nveis diferentes de resistncia ao rolamento, sendo A o mais eficiente em termos de combustvel e G o pior. A seta preta (neste caso, B) ao lado da escala indica o nvel de desempenho do produto. RUDO EXTERIOR O rudo do trfego um problema ambiental relevante, determinado: Pela intensidade de trfego e tipos de veculos Pelo estilo de conduo Pela interaco pneu/estrada

Os nveis de rudo exterior esto divididos em 3 categorias e medidos em decibis (dB) em comparao com os novos nveis de rudo exterior para pneus europeus a serem introduzidos at 2016. 1 onda de som preta = 3dB inferior ao futuro limite europeu mais estrito. 2 ondas de som pretas = j em conformidade com o futuro limite europeu. 3 ondas de som pretas = em conformidade com o actual limite europeu. O regulamento pretende aumentar a segurana, a eficincia econmica e ambiental do transporte rodovirio promovendopneus seguros e eficientes em termos de consumo de combustvel com baixos nveis de rudo. Estabelece ainda uma estrutura para o fornecimento de informaes harmonizadas em todo o sector para alguns parmetros dos pneus. Estas informaes estaro sempre disponveis aos clientes atravs de material promocional tcnico, incluindo nos sites dos fabricantes. Alguns pneus esto excludos, como os pneus recauchutados, pneus todo-o-terreno e pneus de competio. Os benefcios cumulativos esperados da utilizao crescente de pneus eficientes em termos de consumo de combustvel permitiro areduo de cerca de 4 milhes de toneladas de CO2 por ano (dependendo da velocidade de transformao do mercado no que se refere a pneus eficientes em termos de consumo de combustvel) e iro ainda direccionar o mercado para uma aderncia em piso molhado melhorada. RESPONSABILIDADES DOS FORNECEDORES DE PNEUS (FABRICANTES, IMPORTADORES) Quando os pneus so entregues ao cliente, devem ser fornecidos com um rtulo para cada dimenso e tipo de pneu durante a entrega, semelhante ao rtulo apresentado abaixo. Este requisito pode tambm ser cumprido aplicando o rtulo como um autocolante em cada pneu. Todo o material tcnico e promocional deve indicar os valores do rtulo para cada pneu de uma forma compreensvel. Os sites do fabricante e do distribuidor podem tambm indicar as informaes do rtulo dos pneus fornecidos.

RESPONSABILIDADES DOS DISTRIBUIDORES DE PNEUS (RETALHISTAS, LOJAS/OFICINAS DE PNEUS PARA UTILIZADORES FINAIS) Para pneus de veculos ligeiros de passageiros e mercadorias, devem garantir que - cada pneu apresenta o autocolante do rtulo numa posio claramente visvel

ou - antes da venda do pneu, as informaes do rtulo sero apresentadas ao utilizador final, e um rtulo deve estar claramente visvel perto do pneu. As informaes do rtulo devem ser fornecidas quando os pneus disponveis para venda no estejam visveis ao cliente. Todos os distribuidores de pneus (para automveis, veculos ligeiros de mercadorias, camies e autocarros) devem garantir que os valores do rtulo, relativos a qualquer pneu adquirido, devem estar tambm indicados no recibo ou ser fornecidos a com mesmo.

Вам также может понравиться