Вы находитесь на странице: 1из 3

Projeto: Resgate de brinquedos e brincadeiras da Infncia. Fundamentao terica: Hoje sabe-se que a criana aprende brincando.

O mundo em que ela vive descoberto atravs de jogos dos mais diversos tipos que vo dos mais simples de encaixe s mais curiosas brincadeiras folclricas. O jogo, para a criana, o exerccio e a preparao para a vida adulta. atravs das brincadeiras, seus movimentos, sua interao com os objetos e no espao com outras crianas que ela desenvolve suas potencialidades, descobrindo vrias habilidades. Atualmente, a preocupao est em descobrir como a criana aprende. O professor pode usar uma estratgia de ensino excelente, na sua viso, mas se no estiver adequada ao modo de aprender da criana, de nada servir. Toda criana gosta de brincar. Ento, se a criana aprende brincando, por que ento no ensinarmos da maneira que ela aprenda melhor, de uma forma prazerosa. A utilizao de certos jogos e brincadeiras como facilitadores na aprendizagem, na educao infantil, so sem dvida, a soluo para se obter resultados positivos no processo de ensino aprendizagem das crianas. Mas, importante que se tenham bem definidos os objetivos que queremos alcanar quando trabalhamos como o ldico, e ter cuidado tambm com as brincadeiras que vamos mediar, para que esta esteja ligada ao momento correto do desenvolvimento infantil. Como j sabemos, os brinquedos e as brincadeiras so fontes inesgotveis de interao ldica e afetiva. Para uma aprendizagem eficaz preciso que o aluno construa o conhecimento, assimile os contedos. E jogo um excelente recurso para facilitar a aprendizagem. Neste sentido, CARVALHO afirma que: "desde muito cedo o jogo na vida da criana de fundamental importncia, pois quando ela brinca, explora e manuseia tudo aquilo que est a sua volta, atravs de esforos fsicos se mentais e sem se sentir coagida pelo adulto, comea a ter sentimentos de liberdade, portanto, real valor e ateno as atividades vivenciadas naquele instante." (1992 p14) ] Objetivos: Desenvolver a psicolgico, a psicomotricidade, ateno, estruturao espao temporal, coordenao motora e fazer um resgate de brinquedos e brincadeiras Metodologia: desenvolver com os alunos a atividades que envolva brincadeiras e brinquedos que nossos pais brincavam na infncia. Atividades desenvolvidas: 1- Confeco de um rob com material reciclvel. Pegar uma caixa de leite para fazer o corpo, caixa de remdio para fazer os braos e as pernas depois colar todos os membros e brincar com o seu rob. 2- Cantiga de roda as crianas vo se vestir conforme as musicas e vo estar sentadas em circulo. Ai, Eu Entrei na Roda Refro Ai, eu entrei na roda

Ai, eu no sei como se dana

Ai, eu entrei na roda dana Ai, eu no sei danar Sete e sete so quatorze, com mais sete, vinte e um Tenho sete namorados s posso casar com um Namorei um garotinho do colgio militar O diabo do garoto, s queria me beijar Todo mundo se admira da macaca fazer renda Eu j vi uma perua ser caixeira de uma venda L vai uma, l vo duas, l vo trs pela terceira L se vai o meu benzinho, no vapor da cachoeira Essa noite tive um sonho que chupava picol Acordei de madrugada, chupando dedo do p. Teresinha de Jesus Teresinha de Jesus Deu a queda foi ao cho Acodiram-lhe trs cavaleiros Todos trs chapu na mo. O primeiro foi seu pai O segundo seu irmo O terceiro foi aquele que a Teresa deu a mo Teresinha levantou-se Levantou-se la do cho E sorrindo disse ao noivo Eu te dou meu corao. Quanta laranja madura Quanto limo pelo cho Quanto sangue derramado Dentro do meu corao. Da laranja quero um gomo Do limo quero um pedao Da menina mais bonita Quero um beijo e um abrao.

Linda rosa juvenil A linda rosa juvenil, juvenil, juvenil A linda rosa juvenil, juvenil Vivia alegre em seu lar, em seu lar, em seu lar Vivia alegre em seu lar, em seu lar E um dia veio uma bruxa m, muito m, muito m Um dia veio uma bruxa m, muito m

Que adormeceu a rosa assim, bem assim, bem assim que adormeceu a rosa assim, bem assim E o tempo passou a correr, a correr, a correr E o tempo passou a correr, a correr E o mato cresceu ao redor, ao redor, ao redor E o mato cresceu ao redor, ao redor E um dia veio um belo rei, belo rei, belo rei E um dia veio um belo rei, belo rei Que despertou a rosa assim, bem assim, bem assim que despertou a rosa assim, bem assim Batemos palmas para o rei, para o rei, para o rei batemos palmas para o rei, para o rei 3- Brincadeiras: Coelho sai da toca: uma criana fica no meio e diz coelho sai da toca com isso todas as crianas trocam de lugar quem ficar sem toca vai para ao meio. Galinha que pe: uma criana fica com a bola e comea a dizer galinha que pe no deve dizer e depois coloca a bola em um colega que esta sentado, esse quando percebe que a bola esta atrs dele tem que correr atrs daquele que estava com a bola primeiro. Os alunos sentaram em circulo. 4- Contao de histria Joo e o p de feijo, Bisonho perde o rabo outra vez, Pinquio, Tartaruga e Lebre, as crianas sentaram em circulo e iremos contar com os livros que ns confeccionamos 5- Desenho para colorir ser utilizado lpis de cor. Recursos: material reciclvel, bola, rdio, cd, livro, tinta, pincel. Avaliao: a avaliao acontecer durante as atividades, onde ser avaliado o interesse e participao. REFERNCIAS BIBLIOGRFICAS:

ALVES, Ftima. Psicomotricidade: corpo, ao e emoo. Rio de janeiro: Wak, 2003. BEE, Helen. A Criana em Desenvolvimento. So Paulo, HARBRA, 1986. BENJAMIN, Walter. Reflexes: A criana, o brinquedo, a educao. So Paulo, Summus, 1984 BOCK, Ana M, FURTADO, Odair, TEIXEIRA, Maria de Lourdes T. Psicologias: Uma introduo ao estudo de psicologia. So Paulo, SP: Saraiva 1999.

Вам также может понравиться