Вы находитесь на странице: 1из 6

Empresa Empresa um tipo especfico de organizao que se caracteriza pelo facto do seu fim ltimo ser a maximizao dos

s seus lucros; em ltima anlise, numa empresa todos os restantes objectivos so na verdade meios utilizados para maximizar os lucros. No caso de uma empresa pblica, o fim ltimo poder ser ligeiramente diferente e estar mais associado a objectivos de rendibilidade social. Classificao das empresas Classificao quanto forma Empresas,societrias ou sociedades. jurdica: Empresas individuais,

Classificao quanto propriedade do seu capital: Empresas pblicas, Empresas privadas, Empresas de capitais mistos. Classificao quanto dimenso : Pequenas, Mdias, Grandes Empresas. Classificao quanto ao sector a que pertence: Sector primrio, Sector secundrio, Sector tercirios.

O meu tema baseia-se particularmente a empresas de pequena dimensao, que no entanto o q ser abordado ao longo do trabalho, comeando ento por defini-lo: Empresas de Pequena Dimenso : so empresas

Em razo destes fatos, tem-se utilizado o termo empresa de pequena dimenso para caracterizar este universo de organizaes denominadas de micro ou pequenas empresas. 2.2 - CARACTERSTICAS DA EMPRESA DE PEQUENA DIMENSO As micro ou pequenas empresas, para efeitos deste estudo, so as empresas de pequeno porte ou pequena dimenso, e o que torna possvel a visualizao das mesmas desta forma a reunio de uma srie de caractersticas, a saber:

a estrutura organizacional simples e nem sempre definida claramente; reduzido o nmero de diretores, com a centralizao de decises no dirigente principal; satisfazem mais facilmente as necessidades de especializao; os recursos so altamente limitados; o acesso s fontes de capital de giro e s inovaes tecnolgicas falta ou difcil; pequeno o nmero de funcionrios em relao ao setor de atividade; absorvem significativa parcela de mo-de-obra, especialmente a noqualificada; o recrutamento e a manuteno de mo-de-obra so difceis; proprietrios e administrao so interdependentes, isto , h um estreito vnculo entre o empreendedor (proprietrio) e a empresa, acarretando que, em grande nmero de casos, o empreendedor (suas crenas, valores e personalidade) e o empreendimento se confundem; no dominam o setor onde operam; possuem, normalmente, alto grau de complementaridade e/ou subordinao s empresas de grande porte; a margem de erro aceitvel bastante pequena.

Como conseqncias destas caractersticas, pode-se dizer que as empresas de pequena dimenso:

possuem capacidade de resposta rpida s oportunidades, ameaas e demandas surgidas no ambiente externo; possuem maior flexibilidade de adequao da tecnologia, qualidade e reduo de custos, em funo da fragmentao das atividades; so criadas e operam imagem e semelhana do empreendedor; tm todos os setores administrados e controlados pelo empreendedor; realizam um pequeno volume de operaes e transaes.

Enfim, a observao destas caractersticas e conseqncias, associada s definies e classificaes anteriormente abordadas, permite caracterizar a empresa de pequena dimenso.

VANTAGENS ESTRUTURAIS E ORGNICAS DAS EMPRESA DE PEQUENA DIMENSO


Qualquer unidade produtiva razoavelmente organizada defende o melhor aproveitamento de seus recursos humanos e materiais ao alcance das metas para as quais se dirige, atuando num ambiente de forte competitividade e, s vezes, essas capacidades no so totalmente explcitas. As pequenas e mdias empresas tm algumas caractersticas especficas e sabendo administr-las, independentemente do tempo de existncia da companhia, caracteriza-se melhor o negcio, distinguindo-o dos demais. O primeiro grupo de vantagens das empresas menores rene os seguintes elementos: flexibilidade: adaptam-se facilmente a novas situaes e conjunturas; mobilidade: deslocam-se para linhas inditas de produtos ou servios assim que so exigidos pelo mercado; decises rpidas: no h perda de tempo em exaustivas reunies e nem a burocracia atrapalha a tomada de decises; contato direto com os clientes: o mercado fronteirio proporciona uma aproximao com os consumidores, permitindo cumprir com presteza os aspectos de flexibilidade e mobilidade no atendimento diferenciado e constante; informalidade comportamental: as relaes so mais pessoais e familiares, possibilitando mais compreenso e unio de esforos; sentimento de grupo: uma decorrncia da informalidade comportamental, proporcionando mais participao por parte dos empregados nas decises da companhia; baixo ponto de equilbrio: o resultado de lucro conseguido com maior facilidade, pois os custos fixos so menores e os variveis tm melhores condies de diminuio; independncia e liberdade de deciso e aes: os objetivos e metas que pretendem alcanar so determinados, definidos e arriscados pelos prprios empresrios, no devendo justificativas ou pedidos de licena para nenhum rgo externo; maior criatividade e iniciativa: so, normalmente, mais audaciosas, criadoras e abertas s novidades; volume reduzido de investimentos: com os custos fixos menores, h mais capital destinado a pesquisa de novos produtos e tecnologias; gastos gerais minimizados: as obrigaes econmicas decorrentes de gastos administrativos, burocracia e servios intermedirios so menores.
3

Algumas vantagens das pequenas e mdias empresas so de carter operacional, como estas: inventividade e experimentao: servem como campo de provas para novas idias e produtos, novos servios e materiais, os quais uma grande empresa incapaz de testar ou no deseja experimentar; antecipao ao mercado: os pequenos dirigentes no s acompanham como se antecipam ao mercado concepes inovadoras podem ser postas s prova sem grandes investimentos de capital ou desenvolvimento do mercado de consumo; ateno aos detalhes: atendem encomendas de produtos diferentes ou variedades de pedidos, como no caso de quantidades reduzidas de um item, com grande diversidade de modelos; facilidade para alterar planos e programaes: seguem com mais facilidade as tendncias, especialmente as de mercado, to logo essas comecem a mostrar sua fora; agilidade perante a concorrncia: qualquer movimento dos competidores tem resposta por meio de medidas para reduzir os custos, por exemplo, proporcionando a diminuio dos custos finais dos produtos e/ou servios; maior controle da produo: com menos tarefas a programar, modificam os prazos normais do processo produtivo, cumprindo jornadas ampliadas, pela ausncia de intrincadas etapas de coordenao exigidas pela produo em massa; facilidade em alterar a produo: um simples telefonema de um cliente resulta em providncias imediatas, visto que as instrues no percorrem os longos canais de comando de uma grande empresa; versatilidade: todas as mudanas caractersticas desse tipo de empreendimento so realizadas rapidamente e com custos baixos.

Micro empresa, suas caractersticas mais marcantes De fato, a micro empresa muito diferente de uma grande organizao. No Brasil (e em todo o mundo), com poucas excees, tudo o que os alunos de Administrao de Empresas estudam refere-se a grandes firmas. Eles aprendem a ser gerentes. Em que a pequena empresa diferente? Quais so as suas caractersticas? A pequena empresa dominada pelo lder. A presena e influncia do empreendedor lder crucial. Tudo depende dele. O sistema social da empresa criado sua imagem; O dirigente assume papis multifuncionais; A capacidade de delegao, ou seja, de passar a outros uma responsabilidade ou funo, normalmente inextste na pequena empresa. O empreendedor e seus scios fazem tudo.As grandes organizaes funcionam base de delegao e especializao; A equipe de gerncia muito pequena; A falta de recursos restringe a contratao de profissionais, de especialistas. Geralmente a equipe de gerenciamento se resume aos scios; Os sistemas de controle so informais; Os controles so frgeis ou inexistentes. No h recursos para eles. Tudo est na cabea do dono.; Controle limitado do meio ambiente e poucos recursos para pesquis-lo. As grandes organizaes exercem poderosa influncia sobre o meio ambiente. Elas conseguem contratar firmas especializadas em pesquisa de mercado, bem como grandes agncias de propaganda, tendo acesso grande mdia; Capacidade limitada de obteno de capital em bancos. No Brasil isso dramtico. Um dos grandes entraves a exigncia dos bancos de garantias reais para a obteno de emprstimo. Normalmente o empreendedor emergente no tem bens imveis a oferecer; As pequenas empresas tm pouca capacidade de conseguir escala de produo, o que significa no ter acesso s vantagens da produo em massa, como, por exemplo, custos reduzidos; Faixa de produtos limitada, embora grande flexibilidade dentro da faixa. A pequena empresa no consegue trabalhar com uma grande variedade de produtos. Alis, o foco, a no-disperso, uma das exigncias para o sucesso. Isso provoca muitas vezes uma situao de tudo ou nada. Torna-se difcil compensar oscilaes de uma linha de produtos com outra; As pequenas empresas ocupam mercados limitados e, freqentemente, dominam parte pequena desse mercado.

ESTRUTURAS OPERACIONAIS DAS PEQUENAS EMPRESAS As pequenas empresas apresentam, normalmente, um nico produto ou servio para a comercializao. Sua definio determinada por questes momentneas de mercado, no necessitando, no caso dos produtos, de servios complementares. A produo limitada capacidade de vendas e utiliza processos tcnicos simples. O sucesso com um produto ou servio determina o incremento da produo e o aumento da cobertura do mercado pelo oferecimento de uma linha especial de bens, originando os servios complementares, as preocupaes com a qualidade e com as garantias dadas aos consumidores. O domnio de uma tecnologia singela, suficiente para a fabricao de um produto, orientada pelo diretor proprietrio, pode constituir a nica atividade de pesquisa e desenvolvimento praticada na pequena empresa, havendo uma preocupao incipiente quanto melhoria de produtos e processos. Quanto rea de abrangncia, a pequena companhia atua no seu prprio espao geogrfico e tem pouca participao no momento geral do ramo, utilizando a matriaprima encontrada nas proximidades da empresa ou aplicando trabalho nas de fcil aquisio e transporte e mesmo em materiais pr-fabricados. Emprega e distribui, tambm, produtos ligados a outras companhias, o que determina a sua condio de satlite de grupos maiores, embora conserve uma existncia prpria, procurando cada mais espaos para garantir a sua sobrevivncia. Para expandir-se, a empresa estuda as possibilidades de abertura de filiais ou ampliaes do raio operativo, participando ativamente do movimento geral do ramo, podendo estar abaixo de uma gigante ou organizao lder do setor. O mercado da pequena empresa fronteirio ou limitado, servindo, eventualmente, num mbito maior mas a um nmero reduzido de clientes. Os canais de distribuio comportam somente a venda direta ou um percurso reduzido. Os processos de vendas esto diretamente vinculados ao cargo do empresrio ou so supervisionados diretamente por ele. Cresce aquela empresa que amplia o seu mercado, atendendo-o por meio de uma equipe de vendas e, eventualmente, por grupos dedicados exclusivamente a um determinado produto ou servio. As escolhas estratgicas da pequena unidade esto conexas s necessidades do proprietrio e no especificamente s exigncias da empresa. Quando existe a integrao entre os objetivos da participao de mercado e a ampliao da linha de produtos ou servios, a companhia est crescendo. Portanto, o tamanho da empresa tem ligao direta com a capacidade do empresrio em administr-la: uma organizao continua pequena porque o seu dirigente no tem desejo ou condies de crescer.
6

Вам также может понравиться