Вы находитесь на странице: 1из 52

ESTRUTURAS E ANLISES DAS DEMONSTRAES FINANCEIRAS

1. Importncia da Anlise e Interpretao de Balanos

A anlise de balanos visa relatar, com base nas informaes fornecidas pelas empresas, a posio econmico-financeira atual, que determinam a evoluo apresentada e as tendncias futuras. palavras, pela anlise de balanos extraem-se informaes sobre passada, presente e futura de uma empresa.

contbeis as causas Em outras a posio

Historicamente, foram os Bancos os primeiros a se interessar pela anlise de Balanos. Atualmente, so muitos os usurios que recorrem a ela, seja para conhecer a rentabilidade do Capital investido nas Entidades e o grau de solvncia para o cumprimento das suas Obrigaes, seja para avaliar o desempenho nas Entidades, de acordo com os interesses especficos.

1.1. Conceito e Abrangncia


A anlise de Balanos uma tcnica contbil que consiste no exame e na interpretao dos dados contidos nas demonstraes contbeis, com o fim de transformar esses dados em informaes teis aos diversos usurios da Contabilidade. Pela anlise de Balanos possvel aquilatar a situao econmica e a situao financeira da Entidade. Essa tcnica no se limita ao Balano Patrimonial, alcanando, tambm, as demais demonstraes contbeis.

1.2 Finalidade da Anlise de Balanos


A finalidade da anlise de balano transformar os dados extrados das demonstraes financeiras em informaes teis para a tomada de decises por parte das pessoas interessadas. Exemplos de pessoas interessadas na anlise de Balanos: a Bancos: interessam-se em conhecer a capacidade econmica e financeira das Entidades com as quais se relacionam. Pela anlise dos Direitos e Obrigaes podem verificar o grau de endividamento e a possibilidades de essas Entidades cumprirem seus compromissos a curto e longo prazos. Por isso, quando uma Entidade solicita um emprstimo, o banco geralmente submete suas demonstraes contbeis a uma intensa anlise. Quanto maior o crdito solicitado, mais minuciosa ser a anlise efetuada pelo banco. b Fornecedores: precisam conhecer a capacidade de pagamento e o grau de liquidez de seus clientes, que, por sua vez, devem tambm analisar as situaes econmica e financeira de seus fornecedores, para estarem seguros de que eles tero condies de cumprir os contratos a serem firmados. c Administradores: a ningum mais do que aos prprios administradores interessa conhecer as situaes econmica e financeira das empresas que administram.
39

ESTRUTURAS E ANLISES DAS DEMONSTRAES FINANCEIRAS


O administrador que posicionar bem sua empresa em relao aos concorrentes, comparando sua rentabilidade com o padro do grupo em que estiver enquadrado, conseguir precaver-se e evitar surpresa desagradveis, como a perda ou a reduo de sua participao no mercado. Conhecendo bem o desempenho de suas empresas, os administradores sabem antecipadamente o que os fornecedores e bancos podero concluir em relao sua liquideze rentabilidade, e isso lhes permite adiantar-se e tomar providncias para melhorar a imagem da empresa. A anlise meticulosa do desempenho presente, o diagnstico do passado e o prognstico podero levar os administradores a tomar providncias para melhorar sua liquidez e rentabilidade ou a decidir sobre a necessidade, ou no, de efetuar novos investimentos e de oferecer maiores prazos para os clientes. Para os administradores, a anlise de Balanos um instrumento auxiliar de grande importncia nas tomadas de decises. d - Pblico Investidor: as pessoas fsicas e jurdicas que costumam investir no mercado de capitais por meio de aes, antes de optar por esta ou aquela empresa, devem efetuar, por si ou por intermdio das corretoras de valores, minuciosa anlise das demonstraes contbeis das empresas nas quais pretendem investir. O maior interesse dos investidores recai sobre o conhecimento da rentabilidade, embora existam outros aspectos de importncia, como aqueles relacionados valorizao ou desvalorizao das aes. e Sindicatos de Classe: para salvaguardar o desempenho das empresas filiadas.

39

ESTRUTURAS E ANLISES DAS DEMONSTRAES FINANCEIRAS


2. Princpios e Convenes Contbeis
Para que o analista de Balano possa realizar adequadamente suas tarefas, necessrio que ele tenha conhecimento dos Princpios e das Convenes Contbeis. 2.1 - Princpios Fundamentais de Contabilidade (Resoluo CFC n750/93): Princpio da entidade: O princpio da entidade reconhece o patrimnio como o objeto da Contabilidade que afirma a autonomia patrimonial, ou seja, a necessidade da diferenciao de um patrimnio particular no universo dos patrimnios existentes, independentemente de pertencer a uma pessoa, uma sociedade ou instituio de qualquer natureza ou finalidade, com ou sem fins lucrativos (art. 4). Assim, a Contabilidade da empresa registra somente os atos e fatos que se refiram ao patrimnio da empresa, e no os relacionados com o patrimnio particular de seus scios. Princpio da competncia; O princpio da competncia consiste no fato de que as receitas e as despesas devem se includas na apurao do resultado da empresa do perodo em que ocorreram, sempre simultaneamente quando se correlacionarem, independentemente de recebimento ou pagamento (art. 9). Exemplos: Em uma venda feita em agosto, com recebimento em setembro, a receita da venda dever ser contabilizada no ms de agosto. O aluguel do ms de agosto, que ser pago somente em setembro, deve ser contabilizado como despesa no ms de agosto.

Princpio da prudncia: O princpio da prudncia determina a adoo do menor valor para os componentes do Ativo e do maior para os do Passivo, sempre que se apresentarem alternativas igualmente vlidas para a quantificao das mutaes patrimoniais que alterem o patrimnio lquido (art. 10). Exemplo: constituio de reserva de contingncia. Princpio da continuidade: A continuidade ou no da entidade, bem como sua vida estabelecida ou provvel, devem ser consideradas quando da classificao e avaliao das mutaes patrimoniais, quantitativas e qualitativas (art. 5). Todas as vezes que forem apresentadas as Demonstraes Contbeis (Balano Patrimonial, DRE, etc) e, nessa data, ser conhecido um fato relevante que
39

ESTRUTURAS E ANLISES DAS DEMONSTRAES FINANCEIRAS


ir influenciar na continuidade normal da empresa, esse fato dever ser divulgado atravs de Nota Explicativa A aplicao desse princpio est intimamente ligada correta aplicao do Princpio da Competncia, pois se relaciona diretamente quantificao dos componentes patrimoniais e formao do resultado, e de constituir dado importante para aferir a capacidade futura de gerao de resultado. Princpio do registro pelo valor original: Esse princpio determina que os componentes do patrimnio devem ser registrados pelos valores originais das transaes, ou seja, pelo valor da aquisio constante do documento aquisitivo (valor da nota fiscal, escritura etc.) valor de entrada dos bens, direitos e obrigaes (art. 7). Da aplicao do princpio do registro pelo valor original, resulta que: A avaliao dos componentes patrimoniais deve ser feita com base nos valores de entrada. O bem, o direito ou a obrigao, uma vez integrado ao patrimnio, no poder ter seu valor alterado. O valor original ser mantido enquanto o componente permanecer como parte do patrimnio, inclusive em sua sada. Princpio da atualizao monetria. Os efeitos da alterao do poder aquisitivo da moeda nacional devem ser reconhecidos nos registros contbeis atravs do ajustamento da expresso formal dos valores dos componentes patrimoniais (art. 8). OBS: O instituto da correo monetria de balano foi extinto em 1 de janeiro de 1.996.

Princpio da Oportunidade. Refere-se simultaneamente, tempestividade e integridade do registro do patrimnio e das suas mutaes, determinando que este seja feito de imediato e com a extenso correta, independentemente das causas que as originaram. Reconhecimento imediato de ativos e passivos nos registros contbeis, considerando-se, inclusive, para os casos em que no haja uma prova documental concreta, a possibilidade de uma estimativa tcnica, razovel e objetiva, visando evitar o liberalismo por parte das pessoas.

39

ESTRUTURAS E ANLISES DAS DEMONSTRAES FINANCEIRAS


3. Estrutura das Demonstraes Contbeis 3.1 Consideraes Iniciais
Alm do conhecimento dos Princpios e Convenes Contbeis, o Analista de Balano deve saber escriturar com desembarao os Fatos Administrativos responsveis pela gesto do Patrimnio da entidade, conhecer os mecanismos de apurao do Resultado do Exerccio, saber elaborar as demonstraes contbeis e conhecer profundamente a estrutura de cada uma delas. Demonstraes financeiras ou demonstraes contbeis so relatrios elaborados com base na escriturao mercantil mantida pela empresa, com a finalidade de apresentar aos diversos usurios informaes principalmente de natureza econmica e financeira 1, relativas gesto do Patrimnio ocorrida durante o exerccio social. A Lei 6.404/76 em seu artigo 176 determina que, ao fim de cada exerccio social, a diretoria das sociedades por aes far elaborar, com base na escriturao mercantil da companhia, as seguintes demonstraes financeiras, que devero exprimir com clareza a situao do Patrimnio da companhia e as mutaes ocorridas no exerccio: a) Balano Patrimonial; b) Demonstrao de Lucros ou Prejuzos Acumulados; c) Demonstrao dos Fluxos de Caixa; d) Demonstrao do Resultado do Exerccio; e) Demonstrao do Valor Adicionado. Os pargrafos 1 a 4 do art. 176 estabelecem: 1 - As demonstraes de cada exerccio sero publicadas com a indicao dos valores correspondentes das demonstraes do exerccio anterior. 2 - Nas demonstraes, as contas semelhantes podero ser agrupadas; os pequenos saldos podero ser agregados, desde que indicada a sua natureza e no ultrapassem 0,1 (um dcimo) do valor do respectivo grupo de contas; mas vedada a utilizao de designaes genricas, como "diversas contas" ou "contas-correntes".
1

Informaes de Ordem Econmica: Dizem respeito ao fluxo de receitas e despesas, evidenciando os Lucros ou Prejuzos (Resultado Econmico = Receita Despesa)

Informaes de Ordem Financeira: Dizem respeito ao fluxo de caixa (entradas e sadas de dinheiro).

39

ESTRUTURAS E ANLISES DAS DEMONSTRAES FINANCEIRAS


3 - As demonstraes financeiras registraro a destinao dos lucros segundo a proposta dos rgos da administrao, no pressuposto de sua aprovao pela assembleia geral. 4 - As demonstraes sero complementadas por notas explicativas e outros quadros analticos ou demonstraes contbeis necessrios para esclarecimento da situao patrimonial e dos resultados do exerccio. A Lei 6.404/76 em seu artigo 289, determina ainda que: Art. 289. As publicaes ordenadas pela presente Lei sero feitas no rgo oficial da Unio ou do Estado ou do Distrito Federal, conforme o lugar em que esteja situada a sede da companhia, e em outro jornal de grande circulao editado na localidade em que est situada a sede da companhia. (Redao dada pela Lei n 9.457, de 1997) 1 A Comisso de Valores Mobilirios poder determinar que as publicaes ordenadas por esta Lei sejam feitas, tambm, em jornal de grande circulao nas localidades em que os valores mobilirios da companhia sejam negociados em bolsa ou em mercado de balco, ou disseminadas por algum outro meio que assegure sua ampla divulgao e imediato acesso s informaes. (Redao dada pela Lei n 9.457, de 1997) 2 Se no lugar em que estiver situada a sede da companhia no for editado jornal, a publicao se far em rgo de grande circulao local. 3 A companhia deve fazer as publicaes previstas nesta Lei sempre no mesmo jornal, e qualquer mudana dever ser precedida de aviso aos acionistas no extrato da ata da assemblia-geral ordinria. 4 O disposto no final do 3 no se aplica eventual publicao de atas ou balanos em outros jornais. 5 Todas as publicaes ordenadas nesta Lei devero ser arquivadas no registro do comrcio. 6 As publicaes do balano e da demonstrao de lucros e perdas podero ser feitas adotando-se como expresso monetria o milhar de reais.(Redao dada pela Lei n 9.457, de 1997) 7o Sem prejuzo do disposto no caput deste artigo, as companhias abertas podero, ainda, disponibilizar as referidas publicaes pela rede mundial de computadores. (Includo pela Lei n 10.303, de 2001)

39

ESTRUTURAS E ANLISES DAS DEMONSTRAES FINANCEIRAS


3.2. Balano Patrimonial
3.2.1 Conceito O Balano Patrimonial a demonstrao contbil destinada a evidenciar, qualitativa e quantitativa, numa determinada data, o Patrimnio e o Patrimnio Lquido da Entidade. 3.2.2 Estrutura do Balano Patrimonial Conforme o disposto no art. 178 da Lei 6.404/76, no balano, as contas sero classificadas segundo os elementos do patrimnio que registrem, e agrupadas de modo a facilitar o conhecimento e a anlise da situao financeira da companhia. No ativo, as contas sero dispostas em ordem decrescente de liquidez dos elementos nelas registrados, nos seguintes grupos: I ativo circulante (Includo pela Lei n 11.941, de 2009). Neste grupo as contas sero classificadas da seguinte maneira: disponibilidades, direitos realizveis no curso do exerccio social subsequente e as aplicaes de recursos em despesas do exerccio seguinte. grau de

II ativo no circulante, composto por ativo realizvel a longo prazo, investimentos, imobilizado e intangvel (Includo pela Lei n 11.941, de 2009). No ativo no circulante as contas sero classificadas da seguinte maneira: a) ativo realizvel a longo prazo: os direitos realizveis aps o trmino do exerccio seguinte, assim como os derivados de vendas, adiantamentos ou emprstimos a sociedades coligadas ou controladas (artigo 243), diretores, acionistas ou participantes no lucro da companhia, que no constiturem negcios usuais na explorao do objeto da companhia; b) investimentos: as participaes permanentes em outras sociedades e os direitos de qualquer natureza, no classificveis no ativo circulante, e que no se destinem manuteno da atividade da companhia ou da empresa;

39

ESTRUTURAS E ANLISES DAS DEMONSTRAES FINANCEIRAS


c) ativo imobilizado: os direitos que tenham por objeto bens corpreos destinados manuteno das atividades da companhia ou da empresa ou exercidos com essa finalidade, inclusive os decorrentes de operaes que transfiram companhia os benefcios, riscos e controle desses bens; (Redao dada pela Lei n 11.638,de 2007)
d) intangvel: os direitos que tenham por objeto bens incorpreos destinados

manuteno da companhia ou exercidos com essa finalidade, inclusive o fundo de comrcio adquirido. (Includo pela Lei n 11.638, de 2007). Obs: Na companhia em que o ciclo operacional da empresa tiver durao maior que o exerccio social, a classificao no circulante ou longo prazo ter por base o prazo desse ciclo.

No passivo, as contas sero classificadas de acordo com o grau exigibilidade dos elementos nelas registrados, nos seguintes grupos: I passivo circulante; (Includo pela Lei n 11.941, de 2009)

de

II passivo no circulante; e (Includo pela Lei n 11.941, de 2009) As obrigaes da companhia, inclusive financiamentos para aquisio de direitos do ativo no circulante, sero classificadas no passivo circulante, quando se vencerem no exerccio seguinte, e no passivo no circulante, se tiverem vencimento em prazo maior, observado o disposto no pargrafo nico do art. 179 desta Lei. (Redao dada pela Lei n 11.941, de 2009).

III patrimnio lquido, dividido em capital social, reservas de capital, ajustes de avaliao patrimonial, reservas de lucros, aes em tesouraria e prejuzos acumulados. (Includo pela Lei n 11.941, de 2009).

3.2.3 - Contas Redutoras do Balano Tanto no Ativo quanto no Passivo algumas contas so precedidas de sinal negativo (-). Elas so denominadas Contas Redutoras (ou Retificadoras) do Balano. Os valores das Contas Redutoras figuram entre parnteses, o que indica que esses valores so negativos no respectivo grupo. As Contas Redutoras que figuram do lado do Ativo, denominadas Contas Redutoras do Ativo, so de natureza credora, que, por fora da Lei 6.404/76 e em decorrncia da aplicao do princpio da prudncia, devem figurar no
39

ESTRUTURAS E ANLISES DAS DEMONSTRAES FINANCEIRAS


Balano Patrimonial, do lado do Ativo, como Contas Redutoras das contas com base nas quais elas foram originadas. Para exemplificar, veja que o inciso V do artigo 183 da Lei n 6.404/76 estabelece que as contas representativas dos bens de uso da empresa, devero figurar no grupo Imobilizado do Balano, deduzidas dos respectivos valores de depreciao, amortizao ou exausto. As Contas Redutoras do Passivo so de natureza devedora que, pelas mesmas razes j explicadas em relao s Redutoras do Ativo, devem figurar do lado do Passivo. Embora possam aparecer em todo o Passivo, so mais comuns as Redutoras do Patrimnio Lquido, como Capital a Realizar, Aes em Tesouraria e Prejuzos Acumulados.

39

ESTRUTURAS E ANLISES DAS DEMONSTRAES FINANCEIRAS


3.2.4 Modelo de Balano Patrimonial Companhia: Balano Patrimonial Exerccio findo em:
ATIVO ATIVO CIRCULANTE DISPONIBILIDADES Caixa e Bancos CLIENTES Duplicatas a Receber (-) Duplicatas Descontadas (-) Proviso para Crdito de Liquidao Duvidosa CRDITOS OUTROS Arrendamentos Ativos a Receber TRIBUTOS A RECUPERAR Impostos e Contribuies a Recuperar INVESTIMENTOS TEMPORRIOS A CURTO PRAZO Empresas Aes de Outras (-) Proviso para Reduo ao Valor de Mercado ESTOQUES Estoques de Mercadorias (-) Proviso para Reduo ao Valor de Mercado DESPESAS DO EXERCCIO SEGUINTE Prmios de Seguro a Vencer TOTAL DO ATIVO CIRCULANTE ATIVO NO - CIRCULANTE REALIZVEL A LONGO PRAZO CLIENTES Duplicatas a Receber (-) Proviso para Crdito de Liquidao Duvidosa COM PESSOAS LIGADAS3 CRDITO Emprstimos a Diretores INVESTIMENTOS AVALIADOS PELO MTODO DE EQUIVALNCIA PATRIMONIAL Participao na Controlada A AVALIADOS PELO MTODO DO CUSTO DE AQUISIO Participao na Coligada X (-) Proviso para Perdas Permanentes OUTROS INVESTIMENTOS Imveis de Renda IMOBILIZADO Computadores e Perifricos (-) Depreciao Acumulada Mveis e Utenslios (-) Depreciao Acumulada Veculos (-) Depreciao Acumulada INTANGVEL Fundo de Comrcio (-) Amortizao Acumulada TOTAL DO ATIVO NO-CIRCULANTE TOTAL DO ATIVO

Exerc cio Atual

Exerc cio Anteri

PASSIVO PASSIVO CIRCULANTE OBRIGAES A FORNECEDORES Duplicatas a Pagar EMPRSTIMOS E FINANCIAMENTOS Bancos conta Emprstimos OBRIGAES TRIBUTRIAS Impostos e Contribuies a Recolher Proviso para Imposto de Renda OBRIGAES TRABALHISTA E PREVIDENCIRIA a Pagar Salrios e Encargos OUTRAS OBRIGAES Contas a Pagar PARTICIPAES E DESTINAES DO LUCRO LQUIDO Participaes de Empregados a Pagar Dividendos a Pagar TOTAL DO PASSIVO CIRCULANTE PASSIVO NO - CIRCULANTE EXIGVEL A LONGO PRAZO OBRIGAES A FORNECEDORES Duplicatas a Pagar OBRIGAES A PESSOAS LIGADAS2 Emprstimo a Pagar a Controlada RECEITAS DIFERIDAS Receitas Recebidas Antecipadamente Alugueis Ativos a Vencer (-) Custos/Despesas Vinculados s Receitas TOTAL DO PASSIVO NOCIRCULANTE PATRIMNIO LQUIDO CAPITAL SOCIAL Capital Subscrito (-) Capital a Realizar RESERVAS RESERVAS DE CAPITAL Reserva de gio na Emisso de Aes RESERVAS DE LUCROS Reserva Legal (+/-) Ajuste de Avaliao Patrimonial (-) Aes em Tesouraria (-) Prejuzos Acumulados

Exercci o Atual

Exerc cio Anteri

TOTAL DO PATRIMNIO LQUIDO TOTAL DO PASSIVO

Transaes no Usuais Transaes no Usuais

39

ESTRUTURAS E ANLISES DAS DEMONSTRAES FINANCEIRAS


3.2.5 - EXERCCIOS DE FIXAO 1) O que grau de liquidez? 2) Qual a diferena entre o Ativo Circulante e o Ativo No-Circulante? 3) O que grau de exigibilidade? 4) Como as contas so classificadas no Passivo?

5) Quantas e quais so as demonstraes financeiras previstas na Lei das


Sociedades por Aes?

6) Assinale a afirmativa incorreta: a)O Ativo Diferido No-Circulante divide-se em Investimentos, Imobilizado e

b)O Ativo divide-se em Ativo Circulante e Ativo No-Circulante c)O Passivo divide-se em Passivo Circulante, Passivo No Circulante e Patrimnio Lquido. d)O Ativo No-Circulante divide-se em Realizvel Investimentos, Imobilizado e Intangvel. 7) Integra o Intangvel: a) Caixa, Mveis e Utenslios e Despesas de Organizao b) Fundo de Comrcio e Marcas e Patentes c) Marcas e Patentes, Capital e Despesas de Organizao d) Arrendamento de Ativos, Fundo de Comrcio e Aes em Tesouraria. a Longo Prazo,

8) So Contas Redutoras do Passivo: a)Duplicatas Descontadas e Proviso para Reduo ao Valor de Mercado. b)Aes em Tesouraria e Depreciao Acumulada c)Aes em Tesouraria, Capital a Realizar e Prejuzos Acumulados d)Prejuzos Acumulados, Lucros Acumulados e Duplicatas Descontadas.

9)

Assinale a afirmativa incorreta

a) No Ativo, as contas devem obedecer a ordem decrescente do grau de liquidez

39

ESTRUTURAS E ANLISES DAS DEMONSTRAES FINANCEIRAS


b) No Passivo, as contas devem obedecer a ordem decrescente do grau de exigibilidade c) Os Direitos e Obrigaes de longo prazo esto sujeitos avaliao pelo valor presente. d) Todos os Direitos bem como todas as Obrigaes de curto e de longo prazo esto sujeitos avaliao pelo valor presente. 10) Indique se a afirmativa falsa ou verdadeira.

a) Ao

transcrever o Balano Patrimonial para o Livro Dirio, o contabilista, por medida de economia, reduziu a quantidade de algarismos dos valores e fez constar a seguinte expresso: em mil.

b) Para fins de publicao das demonstraes financeiras, a Lei n


6.404/76 permite a reduo da quantidade de algarismos dos valores.

c) As

demonstraes financeiras devero ser publicadas com valores apresentados em trs colunas: uma referente ao exerccio atual e duas referentes aos exerccios anteriores.

d) As demonstraes de cada exerccio sero publicadas com indicao dos


valores correspondentes s demonstraes do exerccio anterior.

e) O

Balano Patrimonial a demonstrao contbil destinada a evidenciar, qualitativa e quantitativamente, numa determinada data, o Patrimnio e o Patrimnio Lquido da Entidade.

f) No Balano, os Direitos Realizveis a Curto Prazo, obrigatoriamente, sero classificados em: Clientes, Outros Crditos, Impostos a Recuperar, Investimentos Temporrios a Curto Prazo e Estoques. g) A Origem de Recursos que a empresa tem a sua disposio pode ser verificada examinando as contas do Ativo do Balano Patrimonial. h) A Aplicao de Recursos que a empresa tem sua disposio pode ser verificada na anlise das contas do Passivo do Balano Patrimonial.

39

ESTRUTURAS E ANLISES DAS DEMONSTRAES FINANCEIRAS


3.3. Demonstrao do Resultado do Exerccio

3.3.1 Conceito: um relatrio contbil destinado a evidenciar a composio do resultado formado num determinado perodo de operao da Entidade. A DRE a demonstrao que evidencia o resultado econmico, isto , o Lucro ou o Prejuzo apurado pela empresa no desenvolvimento das suas atividades durante determinado perodo, que geralmente igual a um ano.

3.3.2 Estrutura da DRE: A Demonstrao do Resultado do Exerccio deve ser estruturada observando-se as disciplinas contidas no art.187 da Lei n 6.404/76.

O citado dispositivo legal no fixa um modelo a ser observado por todas as empresas, porm, estabelece as informaes mnimas que devem conter a DRE, ficando, portanto, cada entidade livre para elaborar, observando essas informaes mnimas, o modelo que melhor espelhe o resultado de suas atividades. Art. 187. A demonstrao do resultado do exerccio discriminar: I - a receita bruta das vendas e servios, as dedues das vendas, os abatimentos e os impostos; II - a receita lquida das vendas e servios, o custo das mercadorias e servios vendidos e o lucro bruto; III - as despesas com as vendas, as despesas financeiras, deduzidas das receitas, as despesas gerais e administrativas, e outras despesas operacionais; IV o lucro ou prejuzo operacional, as outras receitas e as outras despesas; (Redao dada pela Lei n 11.941, de 2009) V - o resultado do exerccio antes do Imposto sobre a Renda e a proviso para o imposto;

VI as participaes de debntures, empregados, administradores e partes beneficirias, mesmo na forma de instrumentos financeiros, e de instituies ou fundos de assistncia ou previdncia de empregados, que no se caracterizem como despesa; (Redao dada pela Lei n 11.941, de 2009)
39

ESTRUTURAS E ANLISES DAS DEMONSTRAES FINANCEIRAS


VII - o lucro ou prejuzo lquido do exerccio e o seu montante por ao do capital social. 1 Na determinao do resultado do exerccio sero computados: a) as receitas e os rendimentos ganhos no perodo, independentemente da sua realizao em moeda; e b) os custos, despesas, encargos e perdas, correspondentes a essas receitas e rendimentos. pagos ou incorridos,

3.3.3 Modelo de DRE:


Companhia: Demonstrao do Resultado do Exerccio Exerccio findo em: DESCRIO 1- RECEITA OPERACIONAL BRUTA Venda de Mercadorias e/ou Prestao de Servios 2- DEDUES E ABATIMENTOS (-) Abatimento sobre Vendas (-) Descontos Incondicionais Concedidos (-) Vendas Canceladas (-) Cofins sobre Faturamento (-) ICMS sobre Faturamento (-) PIS sobre Faturamento 3-RECEITA OPERACIONAL LQUIDA ( 1- 2) 4-CUSTOS OPERACIONAIS Custo das Mercadorias Vendidas e dos Servios Prestados 5- RESULTADO OPERACIONAL BRUTO (3-4) 6-DESPESAS OPERACIONAIS Despesas com Vendas Despesas Financeiras (-) Receitas Financeiras Despesas Gerais e Administrativas Outras Despesas Operacionais 7-OUTRAS RECEITAS OPERACIONAIS 8-LUCRO (PREJUZO) OPERACIONAL (5 6 + 7) 9-OUTRAS RECEITAS 10-OUTRAS DESPESAS 11-RESULTADOS ANTES DAS DEDUES (8 + 9 -10) 12-PROVISO PARA CONTRIBUIO SOCIAL SOBRE O LUCRO 13-PROVISO PARA IMPOSTO DE RENDA 14- LUCRO (PREJUZO) DO EXERCCIO APS DEDUES(111213) EXERCCIO ATUAL R$ EXERCCIO ANTERIOR R$

3.3.4 Estudos dos Componentes da DRE:


Receita Operacional Bruta: Nesta linha devero figurar os saldos das
seguintes contas: Vendas de Mercadorias (Empresas Comerciais), Venda de Produtos (Empresas Industriais) e Receita de Servios (Empresas Prestadoras de Servios). No total da Receita Operacional Bruta est
39

ESTRUTURAS E ANLISES DAS DEMONSTRAES FINANCEIRAS


includo o valor do ICMS, do PIS, da Cofins e do ISS e excludo o valor do IPI. O IPI incidente sobre as vendas devem ser contabilizado diretamente a crdito de uma Conta de Obrigao (IPI a Recolher). Dedues e Abatimentos: Nesta linha devero constar os valores a serem abatidos da Receita Operacional Bruta, como: Vendas Anuladas, Abatimentos sobre Vendas, ICMS sobre Vendas, PIS Faturamento, COFINS, ISS (quando no total da Receita Operacional Bruta constar receitas com prestao de servios).

Custos Operacionais: Nesta linha devero figurar as seguintes contas,


cujos saldos devero ser subtrados da Receita Operacional Lquida: - Custo das Mercadorias Vendidas (Empresas Comerciais) - Custo dos Produtos Vendidos (Empresas Industriais) - Custo dos Servios Prestados (Empresas Prestadoras de Servios) Clculo: 1) Custos das Mercadorias Vendidas: CMV = EI+ (C CA) EF CMV = Custo das Mercadorias Vendidas EI C CA EF = Estoque Inicial = Compras = Compras Anuladas = Estoque Final

2) Custos dos Produtos Vendidos CPV = EIPA + CPAP EFPA CPV = Custo dos Produtos Vendidos

EIPA = Estoque Inicial de Produtos Acabados CPAP = Custo da Produo Acabada no Perodo EFPA = Estoque Final de Produtos Acabados 3) Custos dos Servios Prestados compreende o material empregado, a mo-de-obra, bem como outros gastos necessrios para a realizao dos servios prestados que estejam diretamente ligados a ele.

39

ESTRUTURAS E ANLISES DAS DEMONSTRAES FINANCEIRAS


Despesas
Operacionais: so as despesas incorridas no perodo agrupadas em Despesas com Vendas, Despesas Financeiras deduzidas das Receitas Financeiras, Despesas Gerais e Administrativas e Outras Despesas Operacionais: Despesas com Vendas: As despesas incorridas no Departamento Comercial da empresa. Englobam: Despesas com Pessoal (Assistncia Mdica, Salrios, Frias, Contribuies ao FGTS, etc.), Despesas com Propaganda e Publicidade, Despesas com Provises (Proviso para Crdito de Liquidao Duvidosa) Despesas Financeiras: Despesas com Comisses Passivas, Despesas com Descontos Concedidos, Despesas Bancrias, Juros Passivos, Despesas Tributrias COFINS sobre Receitas Financeiras, PIS/PASEP sobre Receitas Financeiras. Despesas Administrativas: Despesas com Pessoal Administrativo (Salrios, Assistncia Mdica, Aviso Prvio e Indenizaes, Lanhes e Refeies, Honorrios da Diretoria, Despesas com Viagem e Estadas, Despesas com Combustveis, Despesas Legais e Jurdicas, Servios de Terceiros (Assistncia Tcnica em Processamento de Dados, Auditoria, Consultoria Contbil e Fiscal, Treinamento de Pessoal) Outras Despesas Operacionais: Nesta linha figuram todas as Despesas Operacionais que no se enquadrem nos demais grupos de contas de Despesas Operacionais Ex: Despesas Gerais (Multas de Trnsito, Perdas e Quebras em Estoques) Outras Receitas Operacionais: Nesta linha devem figurar s demais Receitas, exceto as financeiras, como Receitas de Alugueis, Receitas de Participaes Societrias, Receitas Eventuais (Reverso de Despesa de Multa de Trnsito).

OUTRAS RECEITAS E OUTRAS DESPESAS: De acordo com o inciso IV do


artigo 187 da Lei n 6.404/76, pela Medida Provisria n 449/2008 convertida na Lei n 11.941/09, substituiu na DRE a denominao Despesas No-Operacionais por Outras Despesas e Receitas NoOperacionais por Outras Receitas. As Outras Receitas e Outras Despesas so raras, extraordinrias, incomuns e alheias vida normal da empresa. Devem ser consideradas apenas as perdas obtidas nas baixas de Investimentos, bem como dos bens classificados no Imobilizado e no Intangvel, todos do Ativo No-Circulante. As Receitas No-Operacionais correspondem aos ganhos obtidos nas mesmas operaes. Incluem-se entre as Outras Receitas aquelas derivadas de doao ou de subvenes recebidas pela empresa.

39

ESTRUTURAS E ANLISES DAS DEMONSTRAES FINANCEIRAS


3.3.5 Roteiro para Apurao do Resultado do Exerccio:
1 Passo: Elaborao do Primeiro Balancete de Verificao com contas e saldos extrados do livro razo. 2 Passo: Apurao do Resultado Operacional Bruto, nas empresas comerciais, o resultado apurado com mercadorias e corresponde ao valor da receita bruta de vendas diminudo do somatrio dos seguintes valores: custo de mercadorias vendidas, tributos, descontos e abatimentos incidentes sobre vendas. Para apurao do Resultado Operacional Bruto so utilizadas as contas que, durante o exerccio, serviram para registrar as transaes com mercadorias. Basicamente so as seguintes: a) Estoque de Mercadorias (representando o estoque inicial) b) Compras de Mercadorias c) Compras Anuladas d) Fretes e Seguros sobre Compras e) Vendas de Mercadorias f) Vendas Anuladas g) ICMS sobre Vendas h) Pis sobre Faturamento i) Cofins j) Descontos ou Concedidos Abatimentos Incondicionais Obtidos ou

k) Estoque Final de Mercadorias (apurado mediante inventrio fsico realizado e que ser registrado na prpria conta Estoque de Mercadorias.

Frmulas utilizadas para apurao extracontbil do Resultado Bruto do Exerccio.


39

ESTRUTURAS E ANLISES DAS DEMONSTRAES FINANCEIRAS


1 Frmula CMV = EI + (C + FC CA DIO AC) - EF

Onde:
CMV EI C FC CA DIO AC EF = = = = = = = = Custo das Mercadorias Vendidas Estoque Inicial Compras Fretes e Seguros sobre Compras Compras Anuladas Descontos Incondicionais Obtidos Abatimento sobre Compras Estoque Final

2 Frmula RCM Onde:


RCM V VA DIC AV TRIBUTOS CMV = = = = = = = Resultado com Mercadoria Venda de Mercadorias Vendas Anuladas Descontos Incondicionais Concedidos Abatimento sobre Vendas Compreendem os impostos, taxas e contribuies Custo das Mercadorias Vendidas

= (V - VA DIC AV TRIBUTOS) - CMV

3 Passo: Apurao do Resultado Operacional obtido adicionando-se ou subtraindo-se, do Resultado Bruto (Lucro ou Prejuzo sobre Vendas), os valores de todas as Despesas Operacionais bem como todas as Receitas Operacionais. Neste momento, normalmente, o tcnico em contabilidade ou o contador deve realizar alguns ajustes nas contas de despesas ou receitas. Os ajustes mais comuns so: a)Depreciao: calcular os encargos de depreciao do perodo e realizar a seguinte contabilizao: Dbito: Crdito: Despesas de Depreciao a Depreciao Acumulada (Mveis, Veculos, etc)

39

ESTRUTURAS E ANLISES DAS DEMONSTRAES FINANCEIRAS


Os prazos usualmente admitidos e as respectivas depreciao dos bens de uso mais comuns so:
Contas Computadores e Perifricos Edifcios e Benfeitorias Ferramentas em Geral Motocicletas Mveis e Utenslios Instalaes Automveis de Passageiros Automveis para Transporte de Mercadorias Prazos Admitidos 5 anos 25 anos 5 anos 4 anos 10 anos 10 anos 5 anos 4 anos

taxas
Taxas

de

20% a.a. 4% a.a. 20% a.a. 25% a.a. 10% a.a. 10% a.a. 20% a.a. 25% a.a.

b)Amortizao: calcular os encargos de amortizao do perodo e realizar a seguinte contabilizao: Dbito: Crdito: Despesas de Amortizao a Amortizao Acumulada (Marcas e Patentes)

c) Proviso para Crdito de Liquidao Duvidosa: consiste em um valor que provisionado no final de cada exerccio social, para cobrir, no exerccio seguinte, perdas decorrentes do no recebimento de direitos da empresa. O valor dessa proviso obtido mediante a aplicao de um percentual sobre os direitos existentes na data do levantamento do Balano. Deve ser calculado com base nos saldos das contas que registram direitos provenientes de venda a prazo de mercadorias e servios (Clientes ou Duplicatas a Receber). O percentual a ser utilizado resulta de estudos efetuados pela prpria empresa, com base nas perdas que frequentemente ocorrem. Uma forma de obt-lo por meio da mdia aritmtica entre os percentuais correspondentes s perdas ocorridas nos trs ltimos exerccios. Exemplo: suponhamos que no exerccio de X1, a empresa tenha deixado de receber o equivalente a 4,5% do valor das duplicatas que tinha a receber, no exerccio de X2, essa perda correspondeu a 1% e no exerccio de X3, a 0,5%. Faremos: 4,5% + 1,0% + 0,5% 3 Assim em 31 de dezembro de X4, o percentual a ser utilizado para fins de clculo da proviso ser de 2%. = 2,0%

39

ESTRUTURAS E ANLISES DAS DEMONSTRAES FINANCEIRAS


Exemplo Prtico: Suponhamos que uma determinada empresa tenha em seu Ativo Circulante, em 31 de dezembro de X1, a Conta Duplicatas a Receber com saldo de R$ 450.000,00. Vamos constituir a proviso para Crdito de Liquidao Duvidosa, considerando que o percentual a ser aplicado com base na mdia das perdas ocorridas nos trs ltimos exerccios seja de 2%. R$ 450.000,00 x 2% = R$ 9.000,00 Contabilizao: Dbito: Crdito:
Despesas com Crdito de Liquidao Duvidosa a Proviso para Crdito de Liquidao Duvidosa....R$ 9.000,00

DEMONSTRAO DO CLCULO DA PROVISO (Retrospecto Histrico) Exerccios Ano 1 Ano 2 Ano 3 Total Duplicatas a Receber Saldo em 31/12 200.000 250.000 300.000 750.000 Perda Efetivamente Observada 7.000 10.000 10.750 27.750

Perda x 100 Saldos

27.750 750.000

3,7%

No exemplo: Ano 4 = R$ 450.000,00 x 3,7% = 16.650,00 Proviso para Crdito de Liquidao Duvidosa, conforme o Imposto de Renda:

Art. 9 As perdas no recebimento de crditos decorrentes das atividades da pessoa jurdica podero ser deduzidas como despesas, para determinao do lucro real, observado o disposto neste artigo. 1 Podero ser registrados como perda os crditos: I - em relao aos quais tenha havido a declarao de insolvncia do devedor, em sentena emanada do Poder Judicirio;

39

ESTRUTURAS E ANLISES DAS DEMONSTRAES FINANCEIRAS


II - sem garantia, de valor: a) at R$ 5.000,00 (cinco mil reais), por operao, vencidos h mais de seis meses, independentemente de iniciados os procedimentos judiciais para o seu recebimento; b) acima de R$ 5.000,00 (cinco mil reais) at R$ 30.000,00 (trinta mil reais), por operao, vencidos h mais de um ano, independentemente de iniciados os procedimentos judiciais para o seu recebimento, porm, mantida a cobrana administrativa; c) superior a R$ 30.000,00 (trinta mil reais), vencidos h mais de um ano, desde que iniciados e mantidos os procedimentos judiciais para o seu recebimento; III - com garantia, vencidos h mais de dois anos, desde que iniciados e mantidos os procedimentos judiciais para o seu recebimento ou o arresto das garantias; IV - contra devedor declarado falido ou pessoa jurdica declarada concordatria, relativamente parcela que exceder o valor que esta tenha se comprometido a pagar, observado o disposto no 5. 2 No caso de contrato de crdito em que o no pagamento de uma ou mais parcelas implique o vencimento automtico de todas as demais parcelas vincendas, os limites a que se referem as alneas a e b do inciso II do pargrafo anterior sero considerados em relao ao total dos crditos, por operao, com o mesmo devedor. 3 Para os fins desta Lei, considera-se crdito garantido o proveniente de vendas com reserva de domnio, de alienao fiduciria em garantia ou de operaes com outras garantias reais. 4 No caso de crdito com empresa em processo falimentar ou de concordata, a deduo da perda ser admitida a partir da data da decretao da falncia ou da concesso da concordata, desde que a credora tenha adotado os procedimentos judiciais necessrios para o recebimento do crdito. 5 A parcela do crdito cujo compromisso de pagar no houver sido honrado pela empresa concordatria poder, tambm, ser deduzida como perda, observadas as condies previstas neste artigo. 6 No ser admitida a deduo de perda no recebimento de crditos com pessoa jurdica que seja controladora, controlada, coligada ou interligada, bem como com pessoa fsica que seja acionista controlador, scio, titular ou administrador da pessoa
39

ESTRUTURAS E ANLISES DAS DEMONSTRAES FINANCEIRAS


jurdica credora, ou parente at o terceiro grau dessas pessoas fsicas. d) Outros Ajustes em Contas de Receitas: assim como ocorre com as Despesas as Contas de Receitas tambm esto sujeitas a ajustes em decorrncia de Receitas realizadas e no recebidas e de Receitas recebidas antecipadamente. As mais comuns referem-se a aluguis ganhos ainda no recebidos, aluguis e juros recebidos antecipadamente.

4 Passo: Apurao do Resultado Operacional, aps os ajustes necessrios que influenciaram nos saldos das Contas de Despesas e de Receitas Operacionais, para se conhecer o Resultado Operacional, procede-se da seguinte maneira: a) Transferem-se os saldos das Contas de Despesas Operacionais, inclusive o Prejuzo sobre Vendas (se houver), para a conta Resultado do Exerccio;

b) Transferem-se os saldos das Contas de Receitas Operacionais,


inclusive do Lucro sobre Resultado do Exerccio Vendas, se houver, para a conta

c) Finalmente apura-se o saldo da conta Resultado do Exerccio, que corresponder ao Resultado Operacional.

5 Passo: Apurao do Resultado Lquido antes da Proviso para o Imposto de Renda Obtm-se adicionando e subtraindo ao Resultado Operacional as Outras Receitas e Outras Despesas, respectivamente.

6 Passo: Deduo do Resultado do Exerccio da Proviso para Contribuio Social e Proviso para Imposto de Renda.

3.3.6 EXERCCIOS DE FIXAO 1) Relao das contas extradas do livro Razo da Comercial ETEC, em 31/12/X1:
Caixa Estoques de Mercadorias Mveis e Utenslios Fornecedores R$ R$ R$ R$ 100.000,00 200.000,00 30.000,00 80.000,00

39

ESTRUTURAS E ANLISES DAS DEMONSTRAES FINANCEIRAS


Capital Compras de Mercadorias Vendas de Mercadorias Impostos e Taxas Total R$ R$ R$ R$ R$ 320.000,00 300.000,00 250.000,00 20.000,00 1.300.000,00

Pede-se: 1 Elabore o Balancete de Verificao 2 Elabore os respectivos razonetes, separando Contas Patrimoniais e Contas de Resultado 3 Apure o Resultado da Conta Mercadorias, sabendo que o estoque final, conforme inventrio, de R$ 400.000,00 4 Resultado Lquido: a) Deprecie a conta Mveis e Utenslios taxa de 10% a.a. b) Apure o resultado do exerccio, transferindo-o para a conta Lucros Acumulados, se for lucro, ou para a conta Prejuzos Acumulados, se for prejuzo. 5 Destinao do Lucro Lquido do Exerccio: Em caso de lucro, utiliz-lo totalmente na constituio de Reserva para Investimentos. 6 Elabore o Balano Patrimonial e a Demonstrao do Resultado do Exerccio.

2) Relao das contas extradas do livro Razo da Empresa Quinze Dias Parados, em 31/12/X2:
Bancos c/ Movimento Mveis e Utenslios Veculos Duplicatas a Receber Estoque de Mercadorias Duplicatas a Pagar Contribuies de Previdncia a Recolher Contas a Pagar Compras de Mercadorias Vendas de Mercadorias R$ R$ R$ R$ R$ R$ R$ R$ R$ R$ 1.000,00 2.000,00 4.000,00 2.000,00 5.000,00 3.000,00 40,00 520,00 6.000,00 10.000,00

39

ESTRUTURAS E ANLISES DAS DEMONSTRAES FINANCEIRAS


Combustveis Aluguis Ativos Imveis PIS sobre Faturamento Cofins Salrios e Encargos Capital Prmios de Seguros a Vencer Total R$ R$ R$ R$ R$ R$ R$ R$ R$ 180,00 1.100,00 8.000,00 60,00 200,00 500,00 14.400,00 120,00 58.120,00

Pede-se: 1 Elabore o Balancete de Verificao 2 Elabore os respectivos razonetes, Patrimoniais das Contas de Resultado. separando as Contas

3 Apure o Resultado Bruto do Exerccio, sabendo que o estoque final de mercadorias, conforme inventrio realizado, foi de R$ 7.000,00 4 Apure o Resultado Lquido do Exerccio: a) Deprecie Mveis e Utenslios a taxa de 10% a.a.; Veculos, taxa de 20% a/a; e Imveis taxa de 4% a.a. b) Crie Proviso para Crdito de Liquidao Duvidosa razo de 3% sobre duplicatas a receber. c) O Prmio de Seguro, contabilizado na conta de despesa antecipada Prmios de Seguro a Vencer, foi pago em 01/03 do exerccio atual pelo perodo de 1 ano. d) Crie Proviso para contribuio social pela alquota de 10% e) Crie Proviso para Imposto de Renda pela alquota de 25% f) Aps a Proviso para o Imposto de Renda, transfira o saldo remanescente na conta Resultado do Exerccio para a conta Lucros Acumulados, se for Lucro, ou para conta Prejuzos Acumulados, se for Prejuzo. 5 Faa as distribuies do Lucro Lquido do Exerccio se houver: a) 5% para a reserva legal b) O restante para o acionista.
39

ESTRUTURAS E ANLISES DAS DEMONSTRAES FINANCEIRAS


6 Elabore: Exerccio. Balano Patrimonial e Demonstrao do Resultado do

OBS: UTILIZAR OS MODELOS CONSTANTES NOS ANEXOS (BALANCETE, BALANO E DRE)

3) As contas que computam os eventos estoques, compras e vendas tiveram o seguinte comportamento em agosto/2010:

Vendas Compras ICMS sobre Vendas ICMS sobre Compras ICMS a Recolher Fretes sobre Compras Fretes sobre Vendas Estoque Inicial Estoque Final

R$ R$ R$ R$ R$ R$ R$ R$ R$

100.000,00 60.000,00 12.000,00 7.200,00 4.800,00 5.000,00 7.000,00 30.000,00 40.000,00

Pergunta-se: Qual o montante do Lucro Bruto?

Soluo: CMV = 30.000,00 + ( 60.000,00 7.200,00 + 5.000,00)


CMV = 47.800,00

- 40.000,00

RCM = 100.000,00 12.000,00 47.800,00 RCM = 40.200,00

4) Lucro Bruto igual a: a) Receita Bruta de Vendas ou Servios mais Impostos b) Receitas Brutas de Vendas Abatimentos sobre Vendas ou Servios menos Dedues ou

c) Receita Lquida de Vendas menos Receita Bruta de Vendas d) Receita Lquida de Vendas menos Custo das Mercadorias Vendidas

39

ESTRUTURAS E ANLISES DAS DEMONSTRAES FINANCEIRAS


5) (Exame de Suficincia Tcnico em Contabilidade 2004) De acordo com os dados abaixo e sabendo-se que o Estoque Final totaliza R$ 100.000,00 em 31/12/2001, pode-se afirmar que o Custo das Mercadorias Vendidas :

Venda de Mercadorias Compras de Mercadorias Depreciaes Acumuladas Fornecedores Despesas Gerais Estoque Inicial Duplicatas a Receber Juros Passivos Caixa Capital Social Mveis e Utenslios Juros Ativos

R$ R$ R$ R$ R$ R$ R$ R$ R$ R$ R$ R$

280.000,00 187.500,00 12.500,00 105.000,00 82.500,00 55.000,00 30.000,00 26.000,00 25.000,00 25.000,00 20.000,00 15.000,00

a) R$ b) R$ c) R$ d) R$

44.000,00 137.500,00 142.500,00 242.500,00

6) (Exame de Suficincia Tcnico em Contabilidade 2002) A contabilidade de uma empresa apresentou no dia 31/12/2001 os seguintes saldos:

Capital Social Custo das Mercadorias Vendidas Duplicatas a Pagar Duplicatas a Receber Mercadorias Receita com Vendas Receitas de Descontos Despesas com Salrios Imveis Prejuzos Acumulados Despesas de Juros 39

R$ R$ R$ R$ R$ R$ R$ R$ R$ R$ R$

30.500,00 22.000,00 66.175,00 40.000,00 60.675,00 53.000,00 3.825,00 5.000,00 5.000,00 5.000,00 6.000,00

ESTRUTURAS E ANLISES DAS DEMONSTRAES FINANCEIRAS


Despesas ICMS Salrios a Pagar ICMS a Recolher Devoluo de Vendas Despesas de Descontos Despesas com PIS Despesas com COFINS R$ R$ R$ R$ R$ R$ R$ 8.500,00 2.000,00 2.500,00 3.000,00 1.000,00 325,00 1.500,00

Tendo em vista os saldos acima podemos afirmar que o Resultado Bruto de: a) R$ b) R$ c) R$ d) R$ 9.500,00 17.675,00 20.675,00 39.675,00

7) (Exame

de Suficincia Tcnico em Contabilidade 1/2003) O encerramento de todas as contas de receitas, custos e despesas, ao final de um exerccio, tem por finalidade a determinao:

a) Do resultado dos atos contbeis.

b) Da reduo do Ativo.

c) Do resultado do exerccio.

d) Da reduo do Capital e Passivo.

8) (Exame de Suficincia Tcnico em Contabilidade 2/2003) Indique o Resultado Operacional Bruto e o Resultado Lquido do Exerccio respectivamente em face dos saldos apurados nas contas relacionadas abaixo:
Contas Impostos sobre Servios ICMs sobre Vendas Despesas Financeiras Despesas Administrativas Custo de Servios Prestados Custo de Mercadorias Vendidas R$ R$ R$ R$ R$ R$ Saldos 12.000,00 81.600,00 18.000,00 60.000,00 96.000,00 280.000,00

39

ESTRUTURAS E ANLISES DAS DEMONSTRAES FINANCEIRAS


Venda de Mercadorias Dividendos Propostos Receitas de Servios Prestados Proviso para sobre Lucros Contribuio Social R$ R$ R$ R$ R$ 480.000,00 12.000,00 240.000,00 15.500,00 25.800,00

Proviso para Imposto de Renda a) b) c) d)

R$ R$ R$ R$

720.000,00 626.400,00 344.000,00 250.400,00

e e e e

R$ R$ R$ R$

172.400,00 172.400,00 224.700,00 131.100,00

9) (Exame de Suficincia Tcnico em Contabilidade 2/2003) Considerando os saldos apresentados abaixo e sabendo-se que o Estoque Final de Mercadorias em 31.12.2002 era de R$ 7.200,00, podemos afirmar que o Custo de Mercadorias Vendidas, o total do Ativo e o Resultado Operacional Lquido so, respectivamente: Balancete de Verificao em 31.12.2002 CONTAS Saldos Caixa R$ 6.000,00 Capital Social R$ 45.000,00 Clientes R$ 45.000,00 Compra de Mercadorias para Revenda R$ 20.400,00 Depreciao Acumulada de Mveis e Utenslios R$ 6.360,00 Despesas com Aluguis R$ 2.400,00 Despesas com Depreciao R$ 3.600,00 Despesas com Salrios R$ 7.200,00 Despesas com Viagens R$ 3.600,00 Estoque Inicial de Mercadorias para Revenda R$ 15.000,00 Fornecedores R$ 11.040,00 Lucros Acumulados R$ 15.000,00 Mveis e Utenslios R$ 31.800,00 Venda de Mercadorias R$ 57.600,00

a ) b ) c ) d )

R$ R$ R$ R$

28.200,00 ; R$ 28.200,00 ; R$ 35.400,00 ; R$ 35.400,00 ; R$

76.440,00 e 83.640,00 e 76.440,00 e 83.640,00 e

R$ R$ R$ R$

16.200,00 12.600,00 16.200,00 6.240,00

10) (Exame de Suficincia Tcnico em Contabilidade 1/2004) Examine os seguintes saldos das contas de determinada empresa.
Bancos Conta Movimento Capital a Integralizar Capital Social COFINS sobre Receita Operacional Custo das Mercadorias Vendidas 39 R$ R$ R$ R$ R$ 10.950,00 14.400,00 80.000,00 3.000,00 35.000,00

ESTRUTURAS E ANLISES DAS DEMONSTRAES FINANCEIRAS


Devoluo de Vendas Duplicatas a Pagar Duplicatas a Receber ICMS a Recuperar ICMS sobre Vendas Imveis Mercadorias PIS sobre Receita Operacional Prejuzos Acumulados Vendas de Mercadorias R$ 15.000,00 R$ 53.000,00 R$ 50.000,00 R$ 6.000,00 R$ 17.000,00 R$ 12.000,00 R$ 80.000,00 R$ 650,00 R$ 4.000,00 R$ 115.000,00

O valor da Receita Operacional Lquida da empresa :


a) R$ b) R$ c) R$ d) R$ 79.350,00 94.350,00 100.000,00 115.000,00.

3.4. Demonstrao das Mutaes do Patrimnio Lquido

39

ESTRUTURAS E ANLISES DAS DEMONSTRAES FINANCEIRAS


3.4.1 - Conceito: A Demonstrao das Mutaes do Patrimnio Lquido (DMPL) evidencia a movimentao de todas as contas do Patrimnio Lquido ocorridas durante o exerccio. Assim, todo acrscimo e toda diminuio do Patrimnio Lquido so evidenciados por essa demonstrao, bem como a formao e utilizao das reservas. 3.4.2 Obrigatoriedade: Embora no seja uma demonstrao obrigatria, a DMPL muito mais abrangente que a Demonstrao do Lucro ou Prejuzo Acumulados. A empresa que optar pela Demonstrao das Mutaes do Patrimnio Lquido (DMPL) no precisa elaborar separadamente a Demonstrao dos Lucros ou Prejuzos Acumulados. As Companhias Abertas4 conforme exigncia da Comisso de Valores Mobilirios, dever publicar a Demonstrao das Mutaes do Patrimnio Lquido. 3.4.3 Tcnica de Elaborao: A elaborao desta demonstrao bastante simples, os dados so extrados do Livro Razo das contas do Patrimnio Lquido. 3.4.4 - MODELO
Reserva de Capital Movimentao Capital Social gio na Emisso de Aes Outras Reservas de Capital Legal Reserva de Lucros Contingncia Oramentria Lucros a Realizar Lucros Acumulados Total

Saldo Inicio do Perodo Ajustes de Exerccios Anteriores Aumento de Capital Lucro ou Exerccio Prejuzo do

Reverso de Reservas Lucro Liquido Exerccio Proposta Administrao Reserva Legal Reserva Estatutria Reserva p/ Contingncia Reserva Oramentria Reserva de L. a Realizar Dividendos Saldo Final do Perodo do da

Companhia aberta (tambm chamada de empresa de capital aberto), que capta recursos junto ao pblico e fiscalizada pela CVM (Comisso de Valores Mobilirios).

39

ESTRUTURAS E ANLISES DAS DEMONSTRAES FINANCEIRAS


3.4.5 CONTAS DO PATRIMNIO LQUIDO

Ajustes de Exerccios Anteriores: A nossa legislao estabelece que o Lucro Lquido do Exerccio no deve ser influenciado por valores oriundos de outros exerccios. Dessa forma, teremos o Lucro Lquido realmente obtido com as operaes num determinado ano. Exemplo: O contador da Empresa Ceonc cometeu um erro de clculo na Depreciao, no exerccio de 2009, tendo contabilizado a mais R$ 280.000,00. O acerto de R$ 280.000,00 contabilizado a maior no poder ser feito na Demonstrao do Resultado do Exerccio de 2010. O Ajuste ser realizado no Lucro Anterior. No podemos esquecer que o Lucro Acumulado no Balano de 2009 est composto de R$ 280.000,00 a mais e que seria impossvel retificar nossa contabilidade na data do erro. Portanto, o caminho adequado retificar o saldo de Lucros Acumulados na prxima DLPA, deduzindo aquele excesso. Saldo em 31/12/2009 Ajuste de Exerccios Anteriores Saldo em 31/12/2010 R$ R$ R$ 950.000,00 (280.000,00) 670.000,00

Reserva Legal: Do Lucro Lquido do exerccio 5% (cinco por cento) sero aplicados, antes de qualquer destinao, na constituio da Reserva Legal, que no exceder 20% (vinte por cento) do Capital Social. A Reserva Legal tem por fim assegurar a integridade do Capital Social e somente poder ser utilizada para compensar Prejuzos ou aumentar Capital (Lei das Sociedades Annimas S/A). Exemplo: O capital da Cia. CEONC de R$ 10.000.000,00 e o Lucro Lquido de R$ 5.000.000,00. A Reserva Legal seria R$ 250.000,00 (R$ 5.000.000,00 x 5%). Observe que, nesse caso o limite para Reserva Legal de R$ 2.000.000,00 (R$ 10.000.000,00 x 20%). A Reserva Legal, assim como as demais Reservas de calculada, far parte do Patrimnio Lquido da Empresa. Lucros, depois de

Reserva Estatutria: So aquelas previstas no Estatuto da Empresa. O estatuto poder criar reservas desde que, para cada uma: 1 indique, de modo preciso e completo, a sua finalidade; 2 fixe os critrios para determinar a parcela anual dos Lucros Lquidos que sero destinados a sua constituio; e 3 estabelea o limite mximo de Reservas. (Lei 6.404/76).
39

ESTRUTURAS E ANLISES DAS DEMONSTRAES FINANCEIRAS


Admitindo-se que do estatuto da Cia CEONC conste que 15% sobre o Lucro Lquido do Exerccio ser destinado para a renovao do equipamento, temos: Reserva Estatutria: Lucro Lquido = Reserva Estatutria = R$ 7.000.000,00 x 15% = R$ 1.050.000,00 Percentual Previsto no Estatuto=

Reserva para Contingncia: Parte do Lucro Lquido destinado formao de Reserva com a finalidade de compensar, em exerccio futuro, a diminuio do lucro decorrente de perda julgada provvel, cujo valor possa estimar. Exemplo: A Cia. CEONC, por no conceder aos seus funcionrios os aumentos salariais de costume, prev, para o prximo perodo, greve geral por ocasio do dissdio coletivo. A diretoria planeja, confidencialmente, suportar 30 dias de greve. Ultrapassado este limite, ela ceder s reivindicaes dos seus funcionrios. prevista, portanto, para o ms de paralisao, uma diminuio de lucro de 17%. Reserva p/ Contingncia: Lucro Lquido Percentual Previsto = Reserva p/ Contingncia Admitindo-se que, por ocasio do pela Diretoria, haver reverso 1.190.000,00 sero adicionados dissdio, compensando-se, assim, = R$ 7.000.000,00 = x 17% = R$ 1.190.000,00

dissdio, haja greve, nos moldes previstos da Reserva para Contingncia. Ento os R$ aos Lucros Acumulados no exerccio do a diminuio do lucro pela perda prevista.

Obs: A Reserva ser revertida no exerccio em que deixarem de existir as razes que justificaram sua constituio ou em que ocorrer a perda. (Lei 6.404/076).

Reserva Oramentria: Parcelas do Lucro Lquido podero ser retidas para expanso da empresa quando previstas em oramento de capital aprovado em Assembleia Geral. O oramento, submetido pelos rgos da administrao com a justificao da reteno de lucros proposta, dever compreender todas as fontes de recursos e aplicao de capital, fixo ou circulante, e poder ter durao de at 5 (cinco) exerccios, salvo no caso de execuo, por prazo maior, de projeto de investimento.

39

ESTRUTURAS E ANLISES DAS DEMONSTRAES FINANCEIRAS


Admitindo-se que a Assembleia Geral aprovou um projeto de investimento, em que sero retidos 6% dos lucros do exerccio, justificados no oramento de capital, tem-se: Reserva Oramentria: R$ 7.000.000,00 x 6% = R$ 420.000,00

Reserva de Lucros a Realizar: Pode haver parte de Lucro Lquido que ainda no foi realizada, financeiramente. Exemplo: Quando uma empresa tem lucro, cujo prazo de realizao financeira ocorra aps o trmino do exerccio social seguinte. Este o caso, por exemplo, de vendas a longo prazo: o recebimento financeiro vai acontecer aps o trmino do ano seguinte.

Dividendos: A parte do lucro que se destina aos acionistas da companhia denomina-se Dividendos. Na Lei das Sociedades por Aes observa-se a introduo do Dividendo Mnimo Obrigatrio, com o objetivo bsico de proteger os acionistas, sobretudo os minoritrios. Por essa razo, todas as sociedades por aes devem canalizar uma parcela do lucro na forma de Dividendos para os acionistas. Base de Clculo para Pagamento de Dividendos quando o Estatuto for Omisso

Lucro Lquido do Exerccio (-) Quota destinada constituio de Reserva Legal (-) Importncia destinada formao de Reserva para Contingncia

3.4.6 EXERCCIOS DE FIXAO

1) A sigla DMPL

significa:
39

ESTRUTURAS E ANLISES DAS DEMONSTRAES FINANCEIRAS


a) Demonstrao das Movimentaes do Patrimnio Lquido b) Demonstrao das Mudanas do Patrimnio Lquido c) Demonstrao das Mutaes do Patrimnio Lquido d) Demonstrao das Minutas do Patrimnio Lquido e) NDA

2) A Demonstrao das Mutaes do Patrimnio Lquido evidencia: a) apenas os aumentos nas contas do patrimnio lquido b) apenas os decrscimos nas contas do patrimnio lquido c) apenas as constituies de reservas d) todos os aumentos e decrscimos nas contas do patrimnio lquido e) NDA 3) A Demonstrao das Mutaes movimentaes ocorridas no: do Patrimnio Lquido evidncia as

a) capital social, reservas de capital e lucros acumulados b) capital, reservas de lucros e lucros acumulados c) capital realizado, reservas de lucros e lucros acumulados d) capital realizado, lucros acumulados. e) NDA reservas de capital, reservas de lucros e

4) Observe a DMLP estruturada pelo Sr. Otavio Finis para a Cia ETEC em
31/12/x1
Reserva de Capital Movimentao Capital Social gio na Emisso de Aes 50 Outras Reservas de Capital Legal Reserva de Lucros Contingncia Oramentria Lucros a Realizar 75 Lucros Acumula dos 300 Total

Saldo em 31/121/X0

1.000

250

200

1.875

39

ESTRUTURAS E ANLISES DAS DEMONSTRAES FINANCEIRAS


Dados para elaborao da DMPL em 31/12/X1 Lucro do exerccio Reserva Legal Dividendos distribudos ajustados Reverso de Lucros a Realizar Reserva para contingncias Ajustes de Exerccios Anteriores Aumento de Capital com Reserva Legal R$ 850 5% do Lucro Lquido 50% do Lucro R$ 15 R$ 96 R$ 20 R$ 50

Pede-se: apresente a Demonstrao das Mutaes do Patrimnio Lquido em 31/12/X1.

5) A Cia. Ceonc apresentou os seguintes patrimnios lquidos em 31/12/X1


e 31/12/X2 Patrimnio Lquido Capital Social Subscrito (-) Capital a Realizar Realizado Reserva de Capital gio na emisso de aes Doaes Reserva de Lucros Reserva para Contingncia Reserva Legal Reserva Estatutria Reserva de Lucros p/Expanso Reserva de Lucros p/ Realizar Lucros Acumulados Total Outros dados: 10.000 10.000 20.000 30.000 8.000 78.000 100.000 390.000 165.000 10.000 80.000 8.000 263.000 45.000 655.000 2.000 10.000 12.000 2.000 115.000 117.000 250.000 (50.000) 200.000 280.000 (50.000) 230.000 31/12/X1 31/12/X2

a) o capital, no final do ano, foi aumentado com as Reservas Legal e


Estatutria;

39

ESTRUTURAS E ANLISES DAS DEMONSTRAES FINANCEIRAS


b) o Lucro Lquido do Exerccio foi de R$ 200.000; c) no houve constituio de Reservas Estatutrias e de Lucros a
Realizar;

d) houve reverso total de Reservas para Contingncias e uma nova


constituio de R$ 165.000;

e) foram constitudos R$ 50.000 de Reservas de Lucros para Expanso; f) R$ 40.000 de Dividendos foram distribudos Pede-se: apresente a Demonstrao das Mutaes do Patrimnio Lquido.

3.5. Demonstrao dos Lucros ou Prejuzos Acumulados


3.5.1 - Obrigatoriedade: A Demonstrao de Lucros ou Prejuzos Acumulados uma das demonstraes financeiras cuja elaborao obrigatria para todas as pessoas jurdicas tributadas com base no lucro real (caput do art. 274 do RIR/99). As normas de elaborao das demonstraes financeiras constam da Lei das Sociedades por Aes (Lei 6.404/76 art. 186), mas aplicam-se aos demais tipos societrios. 3.5.2 O que deve conter: A Demonstrao de Lucros ou Prejuzos Acumulados deve discriminar: Art. 186. A discriminar: demonstrao de lucros ou prejuzos acumulados

I - o saldo do incio do perodo, os ajustes de exerccios anteriores e a correo monetria do saldo inicial; II - as reverses de reservas e o lucro lquido do exerccio; III - as transferncias para reservas, os dividendos, a parcela dos lucros incorporada ao capital e o saldo ao fim do perodo. 1 Como ajustes de exerccios anteriores sero considerados apenas os decorrentes de efeitos da mudana de critrio contbil, ou da retificao de erro imputvel a determinado exerccio anterior, e que no possam ser atribudos a fatos subsequentes.
39

ESTRUTURAS E ANLISES DAS DEMONSTRAES FINANCEIRAS


2 A demonstrao de lucros ou prejuzos acumulados dever indicar o montante do dividendo por ao do capital social e poder ser includa na demonstrao das mutaes do patrimnio lquido, se elaborada e publicada pela companhia. 3.5.3 Modelo:
Demonstrao de Lucros Acumulados para os Exerccios FindosAnterior de Lucros Acumulados Saldo em Ajustes de Exerccios Anteriores Efeitos da mudana de critrios contbeis Retificao de erros de exerccios anteriores Parcela de Lucros Incorporada ao Capital Reverses de Reserva Para Contingncia De Lucros a Realizar Lucro Lquido do Exerccio Proposta da Administrao de Destinao do Lucro Transferncias para Reservas Reserva Legal Reserva Estatutria Reserva de Lucros a Realizar Dividendos a Distribuir Lucros Acumulados 31/12/X1 31/12/X2

3.5.4 OBSERVAES: Mudana de Critrio Contbil: A escriturao da empresa deve ser mantida em registros permanentes, com obedincia aos preceitos da legislao comercial e da prpria lei das sociedades por aes e aos princpios de contabilidade. E, tambm deve observar mtodos ou critrios contbeis uniformes no tempo e registrar as mutaes patrimoniais segundo o regime de competncia. Assim, devero ser Prejuzos Acumulados, curso, os efeitos da na apurao do lucro, ajustados diretamente ao saldo de Lucros ou para que no afetem o resultado do exerccio em mudana de critrio contbil que possam influir como, por exemplo, os efeitos decorrentes de:

a) alterao no critrio de avaliao de estoques a empresa, que


avaliava seus estoques pelo mtodo PEPS ( o primeiro que entra o primeiro que sa), passa a faz-lo pelo custo mdio;

39

ESTRUTURAS E ANLISES DAS DEMONSTRAES FINANCEIRAS


3.6. Demonstrao dos Fluxos de Caixa
3.6.1 - Conceito: A Demonstrao dos Fluxos de Caixa (DFC) indica a origem de todo o dinheiro que entrou no Caixa, bem como a aplicao de todo o dinheiro que saiu do Caixa em determinado perodo e, ainda, o Resultado do Fluxo Financeiro. Exemplo: Informaes extradas dos registros contbeis de uma empresa. 1 Saldos de Caixa a) Em 31/12/X1 = R$ 100,00 b) Em 31/12/X2 = R$ 220,00 2 Operaes de entradas e sadas de caixa em X2: a) recebimento de clientes decorrente de vendas de mercadorias vista R$ 300,00 b) pagamento em dinheiro a fornecedores em decorrncia de compras de mercadorias R$ 150,00 Dessa forma, considerando que o saldo do Caixa no incio de X2 era igual a R$ 100,00, e no final igual a 220, podemos concluir que nesse perodo ocorreu uma variao positiva no Caixa de R$ 120,00. So exatamente as transaes que provocaram essa variao de R$ 120,00 no Caixa que sero demonstradas na DFC. A funo principal da Demonstrao dos Fluxos de Caixa, portanto evidenciar as operaes relevantes que provocaram variao do saldo do Caixa durante um determinado perodo. Assim, de forma bem simples, podemos apresentar as variaes ocorridas da seguinte forma:
Demonstrao dos Fluxos de Caixa Entradas - Recebimento de Clientes Total de Entradas Sadas - Pagamentos a Fornecedores - Pagamentos de Despesas Total de Sadas 300,00 300,00 (150,00) (30,00) (180,00)

39

ESTRUTURAS E ANLISES DAS DEMONSTRAES FINANCEIRAS


Variaes do Perodo (E-S) (+) Saldo no Incio do Perodo = Saldo no Final do Perodo 120,00 100,00 220,00

Observe que havia um saldo inicial na conta Caixa de 100 e que, durante o perodo ocorreram entradas no valor de 300. Se no ocorressem sadas de dinheiro no referido perodo, o saldo final de Caixa seria igual a 400. Entretanto, como ocorreu sada de Caixa no valor de 180, o saldo final foi igual a 220.

3.6.2 Obrigatoriedade: Com a modificao da Lei n 6.404/76 pela Lei n 11.638/07, a DFC tornou-se obrigatria para as empresas de capital aberto e de grandes empresas (incluindo as limitadas). Portanto, estas empresas devero seguir as disposies da Lei no que diz respeito escriturao e elaborao das demonstraes contbeis. A Lei n 11.638/07 diz que a companhia fechada com o Patrimnio Lquido, na data do balano, inferior a 2 milhes de reais no est obrigada a elaborao e publicao da DFC. 3.6.3 Caixas e Equivalentes: Para fins de Demonstrao dos Fluxos de Caixa, o conceito de Caixa engloba todas as disponibilidades existentes nas contas: Caixa (dinheiro em poder da prpria Entidade); Bancos Conta Movimento (dinheiro da Entidade em poder de estabelecimentos bancrios, depositado em conta corrente) e Aplicaes Financeiras de Liquidez Imediata (dinheiro da Entidade investido em aplicaes de altssima liquidez). Essas trs contas integram o Grupo das Disponibilidades no Ativo Circulante do Balano Patrimonial. Equivalentes de Caixa compreendem contas representativas de aplicaes financeiras que possuem as mesmas caractersticas de liquidez e de disponibilidade imediata. Desse modo, Equivalentes de Caixa abrangem todos os investimentos efetuados pela empresa, resgatveis em at 3 meses e que tenham altssima liquidez. So as sobras de Caixa aplicadas no mercado financeiro, cujas operaes se caracterizam pela finalidade no especulativa Exemplos: Caderneta de Poupana, CDB e RDB pr-fixados, etc. 3.6.4 Principais Transaes que Afetam o Caixa 3.6.4.1 Transaes que aumentam o Caixa (Disponvel) - Integralizao do Capital Social pelos Scios ou Acionistas: So investimentos realizados pelos proprietrios. Se a integralizao no for
39

ESTRUTURAS E ANLISES DAS DEMONSTRAES FINANCEIRAS


em dinheiro, mas em bens permanentes, estoques, ttulos, etc., no afetar o Caixa. - Emprstimos Bancrios e Financiamentos: So os recursos financeiros oriundos das Instituies Financeiras. Normalmente, os Emprstimos Bancrios so utilizados como Capital de Giro (Circulante) e os Financiamentos para aquisio de Ativo Fixo (Permanente). - Venda de Itens do Ativo Fixo: Embora no seja comum, a empresa pode vender itens do Ativo Fixo. Neste caso teremos uma entrada de recursos financeiros. - Venda a Vista e Recebimento de Duplicata: Normalmente, a principal fonte de recursos do Caixa, sem dvida, aquela resultante de vendas. - Outras entradas: Juros recebidos, dividendos empresas, indenizaes de seguros recebidas etc. recebidos de outras

3.6.4.2 Transaes que diminuem o Caixa (Disponvel) - Pagamento de Dividendos aos Acionistas: Se os investimentos dos proprietrios da empresa representam entrada de Caixa, os dividendos pagos, em cada exerccio, significam diminuio de Caixa. - Pagamento de Juros e Amortizao da Dvida: O resgate das obrigaes junto s Instituies Financeiras bem como os encargos financeiros (juros, comisso, etc.) significam sada de dinheiro do Caixa. - Aquisio de Item do Ativo Fixo: So as aquisies, Imobilizado e de itens do subgrupo Investimento (aes etc.) a vista, de

- Compra a Vista e Pagamentos a Fornecedores: So aquelas numerrios referentes matria-prima e material secundrio.

sadas

de

- Pagamento de Despesa/Custo, Contas a Pagar e Outros: So os desembolsos com despesas administrativas de vendas, com itens do custo e outros. 3.6.4.3 Transaes que no afetam o Caixa - Depreciao, Amortizao e Exausto: So redues de Ativo, sem afetar o Caixa, no exerccio em que so contabilizados. - Proviso para Devedores Duvidosos: Estimativa de provveis perdas com clientes que no representa desembolso para a empresa, no momento.
39

ESTRUTURAS E ANLISES DAS DEMONSTRAES FINANCEIRAS


- Acrscimo (ou Diminuies): De itens de investimentos pelo mtodo de equivalncia patrimonial, poder haver aumentos ou diminuies em itens de investimentos sem significar que houve vendas ou novas aquisies.

3.6.5 EXERCCIOS DE FIXAO

1) O que Demonstrao dos Fluxos de Caixa?

2) O que so Caixas e Equivalentes?

3) Indique qual alternativa no afeta o Caixa: a) vendas a prazo b) compras a vista c) pagamento de fornecedores d) recebimento de duplicatas a receber e) nda

4) A Demonstrao dos Fluxos de Caixa explica as variaes: a) no disponvel b) em duplicatas a receber c) no patrimnio liquido d) nas aplicaes financeiras e) nda

5) Das alternativas a seguir, uma fenmeno econmico e no afeta o Caixa: a) juros b) depreciao c) encargos financeiros

39

ESTRUTURAS E ANLISES DAS DEMONSTRAES FINANCEIRAS


d) pagamento de variao cambial e) nda

6) Aumento de Capital afeta o Caixa quando realizado em: a) recursos materiais b) recursos financeiros c) reservas d) lucro acumulados e) nda

7) Elabore a DFC:

Balano Patrimonial
Ativo 31/12/X4 Circulante Disponvel No Circulante Imobilizado Total 1.000 4.000 1.000 7.000 3.000 6.000 31/12/X5 Circulante Patrimnio Lquido Capital Reserva de Lucros Total 4.000 4.000 4.000 3.000 7.000 Passivo 31/12/X4 31/12/X5

DRE Receitas Despesas 10.000 (7.000)

39

ESTRUTURAS E ANLISES DAS DEMONSTRAES FINANCEIRAS


Lucro Lquido 3.000

3.7. Demonstrao do Valor Adicionado

3.7.1 Conceito: um demonstrativo contbil que evidencia, de forma concisa, a riqueza gerada em determinado perodo e como essa riqueza foi distribuda. As informaes devem ser extradas da contabilidade e os valores informados devem ter como base o princpio contbil da competncia.

A riqueza gerada pela empresa, medida no conceito de valor adicionado, calculada a partir da diferena entre o valor de sua produo e o dos bens e servios produzidos por terceiros utilizados no processo de produo da empresa. , portanto, o quanto a entidade contribuiu para a formao do Produto Interno Bruto (PIB) do pas. Exemplo: Vendas no perodo: = Valor Adicionado da Atividade: R$ 20.000,00 R$ 10.000,00

(-) Insumos e servios adquiridos de terceiros: R$ 10.000,00

A Demonstrao do Valor Adicionado evidencia com clareza o montante da riqueza gerada, bem como a sua destinao.

3.7.2 Obrigatoriedade A Lei n 11.638/07 torna obrigatria a Demonstrao do Valor Adicionado para as Companhias Abertas. Essa Lei determina que a empresa dever evidenciar o valor da riqueza gerada e a sua distribuio entre os elementos que contriburam para a gerao desta riqueza, tais como empregados, financiadores, acionistas, governo e outros, bem como a parcela da riqueza no distribuda. 3.7.3 Como fazer uma Demonstrao do Valor Adicionado/Agregado (DVA)

39

ESTRUTURAS E ANLISES DAS DEMONSTRAES FINANCEIRAS


As informaes contidas na DVA derivam das Contas de Resultado e tambm de algumas Contas Patrimoniais. As Contas de Resultado que sero consultadas para a elaborao da DVA so todas aquelas que representam as despesas, os custos e as receitas, observando o princpio da competncia. As Contas Patrimoniais das quais sero extradas informaes para a elaborao da DVA so aquelas representativas das Participaes de Terceiros (tributos sobre o lucro lquido, debenturistas, empregados, administradores, etc.), bem como aquelas representativas da remunerao dos acionistas pelo Capital investido (Juros e Dividendos). Portanto, para elaborar a diretamente do livro Razo. 3.7.4 Estrutura da DVA O inciso II do artigo 188 da Lei 6.404/76 estabelece as informaes mnimas que devero ser indicadas na DVA, como: o valor da riqueza gerada pela companhia, a sua distribuio entre os elementos que contriburam para a gerao dessa riqueza, tais como empregados, financiadores, acionistas, governo e outros, bem como a parcela da riqueza no distribuda. A DVA foi regulamentada pelo Conselho Federal de Contabilidade, por meio da NBCT 3.7, aprovada pela Resoluo n 1.010/2004. 3.7.4 Modelo de DVA
Modelo elaborado pela Fundao Instituto de Pesquisas Contbeis, Atuariais e Financeira (FIPECAFI).

DVA,

contabilista

deve

coletar

dados

Contas 1 RECEITAS 1.1 - Vendas de mercadorias, produtos e servios: inclui os valores do ICMS e IPI incidentes sobre essas receitas, ou seja, corresponde receita bruta ou ao faturamento bruto. Proviso para Devedores Duvidosos reverso/constituio: inclui os valores relativos constituio/baixa de proviso para devedores duvidosos. 1.3 - No Operacionais: inclui valores considerados fora das atividades principais da empresa, tais como: ganhos ou perdas na baixa de imobilizados, ganhos ou perdas na baixa de investimentos, etc. 2 INSUMOS ADQUIRIDOS DE TERCEIROS 2.1 - Matrias-Primas consumidas (includas no custo do produto vendido)

31/12/X1

31/12/X2

1.2-

39

ESTRUTURAS E ANLISES DAS DEMONSTRAES FINANCEIRAS


2.2 - Custos das Mercadorias Vendidas devero ser considerados os impostos (ICMS e IPI) includos no momento das compras recuperveis ou no. 2.3 - Materiais, energia, servios de Terceiros e outros: inclui valores relativos s aquisies e aos pagamentos a Terceiros. 2.4 - Perda/recuperao de valores ativos: inclui valores relativos ao valor de mercado de Estoques e Investimentos, etc.

VALOR ADICIONADO BRUTO: Diferena entre os itens 1 e 2 4 RETENES 4.1 - Depreciao, Amortizao e Exausto: dever incluir a despesa contabilizada no perodo.

VALOR ADICIONADO LQUIDO PRODUZIDO PELA ENTIDADE: diferena entre os itens 3 e 4 6 VALOR ADICIONADO RECEBIDO EM TRANSFERNCIA 6.1 - Receitas Financeiras 7 VALOR ADICIONADO TOTAL A DISTRIBUIR (5+6) 8 DISTRIBUIO DO VALOR ADICIONADO 8.1 8.1.1 8.1.2 8.1.3 8.2 8.2.1 8.2.2 8.2.3 8.3 8.3.1 8.3.2 8.3.3 8.4 8.4.1 8.4.2 Pessoal Remunerao Direta Beneficios - FGTS Impostos, Taxas e Contribuies Federais Estaduais Municipais Remunerao de Capital de Terceiros Juros Aluguis - Outros Remunerao de Capitais Prprios Dividendos Lucros Retidos/Prejuzo do Exerccio

4. Anlise das Demonstraes Financeiras

4.1 Conceito: A anlise das demonstraes contbeis, ou anlise de balano, como costumeiramente tem sido chamada, tem o objetivo e extrair informaes das demonstraes contbeis para avaliao de desempenho e para tomada de decises, notadamente por parte dos usurios externos. Quanto mais adequada a transformao de dados em informaes, tanto melhores sero as informaes produzidas (MATARAZZO, 2003). 4.2 Anlise por Quocientes: so ndices das demonstraes financeiras por meio de confrontos entre contas ou grupo de contas. 4.2.1 Quocientes de Liquidez (ou solvncia): evidenciam o grau de solvncia da empresa em decorrncia da existncia ou no de solidez financeira que garanta o pagamento dos compromissos assumidos. 4.2.1.1 Liquidez Geral: Esse quociente evidencia se os recursos aplicados no Ativo Circulante e no Realizvel a Longo Prazo so suficientes para cobrir as Obrigaes totais, isto , quanto a empresa tem de Ativo Circulante mais Realizvel a Longo Prazo para cada R$ 1,00 de Obrigao total.
39

ESTRUTURAS E ANLISES DAS DEMONSTRAES FINANCEIRAS


Frmula: Ativo Circulante + Ativo Realizvel a Longo Prazo Passivo Circulante + Passivo Exigvel a Longo Prazo ser

Interpretao do ndice: Seu resultado para efeito de anlise considerado, quanto maior, melhor para a segurana do credor.

4.2.1.2 Liquidez Corrente: Esse quociente revela a capacidade da empresa de cumprir os seus compromissos de curto prazo, isto , quanto a empresa tem de Ativo Circulante para cada R$ 1,00 de Passivo Circulante. Ativo Circulante Passivo Circulante

LC:

Interpretao do ndice: Seu resultado para efeito de anlise financeira ser considerado, quanto maior melhor para a segurana do credor.

4.2.1.3 Liquidez Seca: Esse quociente revela a capacidade da empresa de cumprir os seus compromissos de curto prazo, isto , quanto a empresa tem de Ativo Circulante Lquido para cada R$ 1,00 de Passivo Circulante. Ativo Circulante - Estoques Passivo Circulante

LS:

Interpretao do ndice: Seu resultado para efeito de anlise financeira ser considerado, quanto maior melhor para a segurana do credor. 4.2.1.4 Liquidez Imediata: Esse quociente revela a capacidade de liquidez imediata da empresa para saldar seus compromissos de curto prazo, isto , quanto a empresa possui de dinheiro em Caixa, nos Bancos e em Aplicaes de Liquidez Imediata para cada R$ 1,00 de Passivo Circulante. Disponibilidades Passivo Circulante

LI:

Interpretao do ndice: Seu resultado para efeito de anlise financeira ser considerado, quanto maior melhor para a segurana do credor.

39

ESTRUTURAS E ANLISES DAS DEMONSTRAES FINANCEIRAS


4.2.2 Quocientes de Estruturas de Capitais: servem para evidenciar o grau de endividamento da empresa em decorrncia das origens dos Capitais investidos no Patrimnio. Eles mostram a proporo existente entre os Capitais Prprios e os Capitais de Terceiros, sendo calculados com base em valores extrados do Balano Patrimonial. So os capitais prprios e de Terceiros que financiam os Investimentos efetuados pela empresa em Bens e Direitos, demonstrado do lado do Ativo.

4.2.2.1 Quocientes de Participao de Capitais de Terceiros

Frmula:

Exigvel Total Patrimnio Lquido

Esse quociente revela qual a proporo existente entre Capitais de Terceiros e Capitais Prprios, isto , quanto a empresa utiliza de Capitais de Terceiros para cada R$ 1,00 de Capital Prprio. Se multiplicarmos este quociente por 100, obteremos a resposta em porcentagem, ou seja, quanto a empresa utiliza de Capitais de Terceiros para cada R$ 100 de Patrimnio Lquido.

Interpretao do ndice: Seu Resultado para efeito de anlise financeira considerado quanto menor, melhor para a segurana do credor.

4.2.2.2 Quocientes de Composio do Endividamento Passivo Circulante Exigvel Total

Frmula:

Esse quociente revela qual a proporo existente entre as Obrigaes de Curto Prazo e as Obrigaes Totais, isto , quanto a empresa ter de pagar a curto prazo para cada R$ 1,00 do Total das Obrigaes Existentes.

Interpretao do ndice: Seu Resultado para efeito de anlise financeira considerando quanto menor, melhor para a segurana do credor.
39

ESTRUTURAS E ANLISES DAS DEMONSTRAES FINANCEIRAS

4.2.2.3 Quociente de Imobilizao do Patrimnio Lquido

Frmula:

Ativo No Circulante Realizvel a Longo Prazo Patrimnio Lquido

O quociente revela qual parcela do Patrimnio Lquido foi utilizada para financiar a compra do Ativo Permanente, isto , quanto a empresa imobilizou no Ativo Permanente para cada R$ 1,00 de Patrimnio Lquido. Interpretao do ndice: quanto menor, melhor

4.2.3 Quocientes de Rentabilidade: servem para medir a capacidade econmica da empresa, isto , evidenciam o grau de xito econmico obtido pelo Capital investido na empresa. So calculados com base nos valores extrados da Demonstrao do Resultado do Exerccio e do Balano Patrimonial.

4.2.3.1 Taxa de Retorno sobre Investimento (TRI)

TRI:

Lucro Lquido Ativo Total

Esse quociente mede o potencial de gerao de lucros por parte da empresa, isto , quanto a empresa obteve de lucro lquido para cada R$ 1,00 de Investimento total. Vamos admitir que a Empresa Ceonc apresente um lucro lquido 185.162 em 2010 e seu Ativo Total no mesmo perodo de R$ 925.744. 185.162 925.744 0,20 ou 20% de R$

TRI:

TRI:

Interpretao: Para cada R$ 1,00 investido h um ganho de R$ 0,20. Isso significa que, em mdia, haver uma demora de cinco anos para que a empresa
39

ESTRUTURAS E ANLISES DAS DEMONSTRAES FINANCEIRAS


obtenha de volta seu investimento (100%/20%), ou seja, o payback do investimento total calculado dividindo-se 100% pelo TRI (payback = tempo mdio de retorno).

39

ESTRUTURAS E ANLISES DAS DEMONSTRAES FINANCEIRAS


4.2.3.2 Taxa de Retorno sobre o Patrimnio Lquido (TRPL)

TRPL:

Lucro Lquido Patrimnio Lquido

Esse quociente revela qual foi a taxa de rentabilidade obtida pelo Capital Prprio investido na empresa, isto , quanto a empresa ganhou de Lucro Lquido para cada R$ 1,00 de Capital Prprio investido. Vamos admitir que a Empresa Ceonc apresente um lucro lquido de R$ 185.162 em 2010 e seu Patrimnio Lquido no mesmo perodo de R$ 740.644. 185.162 740.644 0,25 ou 25%

TRPL:

TRPL:

Interpretao: Para cada R$ 1,00 investido pelos proprietrios h um ganho de R$ 0,25. Isso significa que demorar quatro anos para que os proprietrios recuperem seus investimentos (100%/25%) payback dos proprietrios.

4.2.3.3 Giro do Ativo

GA:

Vendas Lquidas Ativo Total

Esse quociente evidencia a proporo existente entre o volume das vendas e os Investimentos totais efetuados na empresa, isto , quanto a empresa vendeu para cada R$ 1,00 de investimento total. Interpretao: quanto maior este quociente, melhor.

4.2.3.4 Margem Lquida

39

ESTRUTURAS E ANLISES DAS DEMONSTRAES FINANCEIRAS


ML: Lucro Lquido Vendas Lquidas

O quociente revela a margem de lucratividade obtida pela empresa em funo dos seu faturamento, isto , quanto a empresa obteve de Lucro Lquido para cada R$ 1,00 vendido. Interpretao: quanto maior este quociente, melhor. 4.2.4 Quocientes de Rotao ou de Atividades: So obtidos pelo confronto dos elementos da Demonstrao do Resultado do Exerccio com os elementos do Balano Patrimonial, evidenciam o tempo necessrio para que os elementos do Ativo se renovem. 4.2.4.1 Prazo Mdio de Renovao de Estoques: Indica em mdia quantos dias a empresa leva para vender seus estoques. 360 dias X Estoques Custo das Vendas

PMRE:

4.2.4.2 Prazo Mdio de Recebimento de Vendas: Indica em mdia quantos dias a empresa espera para receber suas vendas. 360 dias X Duplicatas a Receber Vendas Brutas

PMRE:

4.2.4.3 Prazo Mdio de Pagamento de Compras: Indica em mdia quantos dias a empresa demora para pagar suas compras. 360 dias X Fornecedores Compras

PMRE:

Exerccios: Com base nos Balanos Patrimoniais e DREs da Cia. CEONC, calcule os ndices de Atividade.
BALANO PATRIMONIAL ATIVO Circulante Disponvel Duplicatas a Receber Estoques 1.000 10.000 6.000 1.400 12.000 7.150 2.000 15.000 8.370 31/12/X2 31/12/X3 31/12/X4

39

ESTRUTURAS E ANLISES DAS DEMONSTRAES FINANCEIRAS


Total Circulante 17.000 20.550 25.370

PASSIVO Fornecedores

31/12/X2 1.000

31/12/X3 1.600

31/12/X4 2.000

DEMONSTRAO DO RESULTADO DO EXERCCIO DESCRIO Receita Bruta (-) Dedues Receita Liquida (-) CMV Lucro Bruto 31/12/X2 50.000 (5.000) 45.000 (23.000) 22.000 31/12/X3 80.000 (8.000) 72.000 (36.800) 35.00 31/12/X4 140.000 (14.000) 126.000 (64.400) 61.600

BIBLIOGRAFIA

39

Вам также может понравиться