Вы находитесь на странице: 1из 2

RPR DE FSICA TEMA 8: CONSERVAO DA ENERGIA

jorbs@globomail.com

8 - CONSERVAO DA ENERGIA

Concluso: O trabalho nos dois trajetos o mesmo e, portanto, a fora gravitacional conservativa. Isso vlido para quaisquer trajetos entre i e f. 8.5 COMO USAR UMA CURVA DE ENERGIA POTENCIAL

8.4 - FORAS CONSERVATIVAS E NO-CONSERVATIVAS O que fora conservativa? a fora que ao mudar o estado do sistema provoca uma mudana de energia potencial. Ex: Fora da mola e fora gravitacional. O que fora no-conservativa? a fora que muda o estado do sistema sem mudar sua energia potencial. Ex: Fora de arrasto do ar e fora de atrito TESTES P/ VERIFICAR SE UMA FORA OU NO CONSERVATIVA: PRIMEIRO TESTE: Figura 2 CASO A: Partcula, submetida a uma fora, descreve o circuito fechado a-ba. CASO B: Aps a-b-a, a partcula volta a b pelo trajeto 2 (a-b). Na Figura 2, a partcula deslocada por uma fora, percorrendo o circuito fechado a-b-a, no caso A, e retornando b, no caso B. Mostre que o trabalho realizado no depende da trajetria da partcula No caso A, supondo a fora conservativa, ento, de acordo com o 1 teste: Como no caso B a partcula inverte o sentido e vai de a at b pelo trajeto 2: Ento:

De acordo com a equao acima, o trabalho de a a b o mesmo de b a a, ou seja, no depende da trajetria da partcula. De o enunciado do segundo teste Uma fora conservativa se o trabalho realizado por ela sobre uma partcula, que se move de um ponto para outro, o mesmo para todos os trajetos possveis entre os dois pontos, caso contrrio a fora no-conservativa APLICAO DO SEGUNDO TESTE FORA DA GRAVIDADE Com base na Figura 3, aplique o segundo teste fora gravitacional e verifique se ela conservativa ou no

Figura 1 - Bola lanada para cima, retorna mo do lanador. O que acontece com a energia cintica fornecida bola na subida (Figura 1)? armazenada na forma de energia potencial no sistema bola-Terra O que acontece com a energia potencial quando a bola desce? Transforma-se novamente em energia cintica O que necessrio acontecer no sistema (bola-Terra, no caso acima) para que a idia de armazenamento de energia tenha validade? Toda energia cintica que se transformou em energia potencial durante a subida deve retornar forma de energia cintica na descida. Em outras palavras, a variao total da energia potencial deve ser zero no circuito fechado a-b-a: Com base na Figura 1, mostre porque o trabalho realizado nulo Na subida, a fora gravitacional oposta ao deslocamento, ento . Na descida a fora g tem o mesmo sentido do deslocamento, ento , ou seja: De o enunciado do primeiro teste Uma fora conservativa se o trabalho realizado por ela numa partcula que percorre um circuito fechado for igual a zero; caso contrrio no-conservativa SEGUNDO TESTE:

Figura 3 Partcula m deslocada de i at f, pelo trajeto 1 e, depois, pelo trajeto 2. Trajeto 1: De i at i o trabalho zero, pois a fora gravitacional perpendicular ao deslocamento. De i at f o trabalho . Portanto no trajeto 1 o trabalho : Trajeto 2: Na horizontal os trechos a-b, c-d e e-f somados correspondem ao trecho horizontal do trajeto 1, portanto o trabalho, nesses trechos somados tambm nulo. Na vertical, o trajeto 2 corresponde altura h, ento o trabalho . Conclui-se que, no total, o trajeto 2 tem trabalho:

RPR DE FSICA TEMA 8: CONSERVAO DA ENERGIA

jorbs@globomail.com

Вам также может понравиться