Вы находитесь на странице: 1из 7

Tutorial: como fazer a curva S de custos de um empreendimento industrial

13 de abril de 2011

Neste tutorial nossa proposta apresentar o uso de uma ferramenta simples para o controle de custos em empreendimentos: a CURVA S. Veja a seguir o conceito e um exemplo, ao final do tutorial voc poder fazer o download do exemplo.

Curva Ideal para empenho de recursos no Empreendimento Industrial Curva Normal (Gauss)

Empenho previsto dos recursos no empreendimento

Empenho real dos recursos no empreendimento

Empenho previsto x real dos recursos no empreendimento


A Curva S, tal como a Curva ABC, outra curva de aspecto particular e caracterstico, representativa de fatos do nosso dia-a-dia. Apresentando a soma acumulada de recursos (materiais, humanos, financeiros, etc.) aplicados na realizao de empreendimentos quaisquer, tem tipicamente a forma de um S. Simplesmente porque essa a aparncia da soma acumulada (integral) de uma distribuio de valores que crescem no incio e decrescem prximo ao fim de um perodo. E isso o que acontece na maioria dos nossos empreendimentos: numa construo civil, numa montagem industrial, no desenvolvimento de uma tecnologia, etc. Ela muito usada e particularmente til para as atividades de planejamento e controle. Porque fornece uma viso que propicia uma interpretao bastante sensvel e prtica para ajustes e adequaes tanto na fase do planejamento quanto na do controle.

Muito fcil de construir. Se voc tiver alguma dificuldade com grficos, leia o artigo Grficos em Excel- aprenda a fazer em 5 minutos. Recomendo analisar / comparar os exemplos das figuras acima para entender bem o que compreender aprender a fazer a Curva S. Observaes Observe como a Curva S pouco perde da sua forma caracterstica, mesmo com boas variaes nos recursos / dia ou com irregularidades como comum ocorrer na prtica. Observe na figura do previsto x real como facilmente visvel e previsvel o excesso de recursos sendo aplicados na Obra, j nas semanas 22, 23 Artigos relacionados: 5W1H Plano de Ao; Cronograma em Excel

CURVA S DE CUSTOS PARA EMPREENDIMENTO INDUSTRIAL


O exemplo a seguir didtico, desconsidere os relacionamentos, valores e denominaes utilizadas.
A partir de um exemplo criado no MS PROJECT 2007, referente a um empreendimento industrial tpico, com apenas tarefas em alto nvel, apresentamos nosso exemplo para criar CURVA S de custo.

Exemplo de Estrutura Analtica do Projeto (EAP) para Empreendimento Industrial


Os valores de custos e prazo de atividades precisam ter sido informados e os relacionamentos feitos.

Lanamento dos dados no MS Project 2007 alto nvel


Em seguida, v em RELATRIO, escolha NOVO MODELO.

Tipo de relatrio a utilizar para gerar os dados


Prximo passo, escolha USO DA TAREFA. Deixe apenas a opo de MS EXCEL marcada. Clique em OK para prosseguir.

Escolha dos parmetros do relatrio a gerar


Selecione na planilha que ser gerada: CUSTOS, HORAS CALEND SEMANAL, TAREFA.

Dados gerados em tabela dinmica no MS Excel 2007


O MS Excel, utilizando tabelas dinmicas, apresenta a tabela a seguir com os dados que podem ser agora acompanhados. Marque na caixa de tabela dinmica que se abrir: CUSTO, HORA CALEND SEMANAL, TAREFA. sua esquerda a planilha apresentar os dados, reunidos por um sinal de MAIS (+). Clique para abrir no nvel que voc deseja fazer seu grfico.

Dados expandidos e selecionados conforme a necessidade das informaes solicitadas


Aps trabalhar os dados, voc poder obter o grfico abaixo, mostrando a curva de custos perodo por perodo. Veja que tambm possvel reconhecer a parcela de cada item do empreendimento para cada trimestre, utilizando custo acumulado por etapa do empreendimento.

Resultado final curva gerada com os custos dos recursos trimestre a trimestre e a curva acumulada (Curva S)

De outro jeito
- Clicar no menu Relatrio -> Relatrios Visuais - Na aba Todos, Selecionar a opo Relatrio de Fluxo de caixa - Clicar no boto Exibir

Outra forma de gerar a mesma informao


Veja mais:

Exemplo de Empreendimento Industrial uso da curva S de custos Curva S no Excel exemplo para empreendimento industrial

Вам также может понравиться