Вы находитесь на странице: 1из 7

GEOGRAFIA 10 ANO RECURSOS HIDRICOS: Ciclo hidrolgico: O sol aquece a gua que esta nos oceanos, esta evapora

a e da origem a vapor de agua. O vapor de gua vai para a atmosfera e as massas de ar arrefecem, condensam e formam nuvens. As correntes de ar movem as nuvens ao longo do globo que se vo tornar cada vez mais pesadas, quando chocam ocorre a precipitao que pode ser no estado solido (neve e granizo) ou no estado liquido (chuva). Se a precipitao for neve esta vai alimentar os calotes de gelo e os glaciares, se for sob a forma de chuva esta pode cair nos oceanos, pode cair no rios que a levam ate aos oceanos iniciando novamente o ciclo ou pode ainda alimentar os lagos, podendo assim originar processos de infiltrao que do origem criao de aquferos.

Circulao do ar nos centos de baixas e altas presses: Nos centos de baixas presses atmosfricas o ar tem um movimento convergente e ascendente enquanto que nos centos de altas presses atmosfricas tem um movimento divergente e descendente.

Presso atmosfrica: fora exercida pelo ar numa dada unidade de superfcie terrestre. (1013 mb/ 1013 hPA/ 76 mHg)

Factores que fazem variar a presso atmosfrica: - Altitude: quanto maior for a altitude menor a presso atmosfrica uma vez que superfcie os gases so mais densos, logo, mais pesados, por isso fazem mais presso. - Temperatura: quanto maior for a temperatura menor a presso atmosfrica uma vez que a uma maior temperatura os gases esto mais dispersos, logo menos concentrados, menos densos, por isso no fazem tanta presso. - Densidade do ar: quanto mais denso for o ar maior a presso atmosfrica uma vez que quanto mais densos, ou seja mais pesados, forem os gases mais presso eles fazem.

Circulao geral da atmosfera nas zonas intertropicais e temperadas: No equador as temperaturas so altas originando baixas presses atmosfricas. As chamadas baixas presses equatoriais. Como sabemos, medida que a temperatura aumenta a presso atmosfrica diminui e o ar obrigado a ascender, uma vez que se torna leve. Ao ascender vai se tornar denso, ou seja, pesado, vendo-se obrigado a descer at mais ou menos latitude dos trpicos. Ao chegar superfcie origina altas presses, as altas presses subtropicais, e os ventos alsios, ventos que se deslocam das altas presses subtropicais para as baixas equatoriais, isto d uma origem termodinmica s baixas presses equatoriais. Por vezes durante o ano os ventos alsios chocam formando as zonas de convergncia intertropical (CIT) outras vezes eles nem chegam a certas zonas do equador, chamamos a essas zonas as zonas das calmarias ou doldrums.

Circulao geral da atmosfera nas zonas frigidas: Nos polos as temperaturas so muito baixas e, como sabemos, as baixas temperaturas originam altas presses, neste caso as altas presses polares. Os ventos circulam sempre das altas para as baixas presses e nesta zona vamos ter dois tipos de ventos os de oeste (que circulam das altas presses subtropicais para as baixas subpolares) e os de leste (que circulam das altas presses polares para as baixas subpolares). Nas zonas subpolares estes dois ventos vo chocar e vo obrigar o ar a ascender, o ar vai tornar-se denso e pesado e vai descer at s altas presses subtropicais ou at s altas presses polares.

Massas de ar que afetam o estado do tempo em Portugal: Massa de ar frio polar continental, massa de ar frio polar martimo, massa de ar frio rtica continental, massa de ar frio rtica martima, massa de ar quente tropical continental e/ ou a massa de ar quente tropical martima.

Formao de um sistema frontal: A Portugal chegam duas massas de ar, a massa de ar frio polar e a massa de ar quente tropical, estas duas massas de ar nunca se misturam. Acontece que a massa de ar frio vai empurrar para sul e a massa de ar quente vai empurrar para norte. A fora que ambas vo exercer uma sobre a outra muita mas nunca se juntam, isto vai provocar uma ondulao da frente polar. Estas ondulaes vo dar origem a uma sucesso de frentes frias e quentes originando, portanto um sistema frontal.

Tipo de clima associado frente fria e frente quente: Como sabemos, aps a formao de um sistema frontal, a massa de ar que se encontra a oeste d o nome frente. Na frente fria a massa de ar frio vai empurrar a massa de ar quente at que se coloca em cunha debaixo da massa de ar quente, uma vez que a massa de ar quente mais leve que a massa de ar frio, ela vai ascender. Ao ascender, o ar vai arrefecer, vai atingir o ponto de saturao, d-se a condensao, ocorre a formao de nuvens de desenvolvimento vertical e d-se a precipitao tipo aguaceiros. Na frente quente, a massa de ar quente choca com a massa de ar frio e vai ser obrigada a subir por cima da massa de ar frio atravs da superfcie frontal. Quando isto acontece a massa de ar quente, por ser mais leve, vai ascender. Ao ascender o ar vai arrefecer, atinge o ponto de saturao, d-se a condensao, ocorre a formao de nuvens de desenvolvimento horizontal e ocorre a precipitao tipo chuva miudinha.

Tipos de precipitao: Existem trs tipos de precipitao: a frontal, a orogrfica ou de relevo e a convectiva. A precipitao frontal est associada s frentes frias e quentes, ou seja, se estivermos numa frente fria a massa de ar frio vai meter-se em cunha por de baixo da massa de ar quente que vai ascender, formando nuvens de desenvolvimento vertical e originando precipitao tipo aguaceiros, se estivermos numa frente quente a massa de ar quente vai embater na massa de ar frio e vai-se ver obrigada a subir pela superfcie frontal, ao ascender vai formar nuvens de desenvolvimento horizontal e vai originar chuva tipo miudinha. Na precipitao orogrfica ou de relevo a massa de ar hmido, proveniente de oeste (mar), vai ascender at que bate contra uma serra, ao embater o ar vai ser obrigado a subir, vai arrefecer, atinge o ponto de saturao, d-se a condensao, ocorre a formao de nuvens e origina-se a precipitao. Numa serra vai chover mais numa vertente que esteja vai a oeste do que numa vertente que se encontre mais a este, uma vez que o ar hmido vem de oeste para este. A precipitao convectiva est associada a centros de baixa presso, ocorre mais vezes no vero e localiza-se mais frequentemente no interior. Uma vez que a superfcie est mais quente, o ar torna-se tambm ele quente quando entra em contacto com a superfcie terrestre, acontece que, o ar quando quente torna-se mais leve. Por ser leve vai ser obrigado a ascender, a temperatura vai arrefecer, atingese o ponto de saturao, d-se a condensao, ocorre a formao de nuvens e origina-se a precipitao.

Distribuio da precipitao em Portugal continental: Em Portugal continental a precipitao aumenta de sul para norte (devido ao relevo de altitude e latitude) e diminui do litoral para o interior (devido proximidade do mar existente no litoral).

reas do pas com os mais elevados totais de precipitao: As reas do pas com os mais elevados totais de precipitao so as zonas localizadas perto da barreira de condensao, como por exemplo o Minho. A barreira de condensao formada por um conjunto de serras que fazem uma barreira s massas de ar que vm de oeste, as massas de ar hmidas. Fazem parte da barreira de condensao serras como: Serra do Gers, Serra da Cabreira, Serra do Maro, Serra Amarela, Etc.

Tipos de tempo mais frequentes no vero em Portugal: Em Portugal, no vero so frequentes os tipos de clima associados ao anticiclone dos aores e os associados baixa presso de origem trmica. O tipo de clima associado ao anticiclone dos aores d origem ao bom tempo uma vez que o ar vai descender, aquece, no atinge o ponto de saturao, no ocorre a formao de nuvens logo, no ocorre precipitao. O tipo de clima associado baixa presso de origem trmica d origem a mau tempo, uma vez que o ar aquece, ascende, arrefece, atinge o ponto de saturao, d-se a formao de nuvens e ocorre a precipitao.

Tipos de tempo mais frequentes no inverno em Portugal: Em Portugal, no inverno so frequentes os tipos de tempo associados s precipitaes frontais e associados ao anticiclone de origem trmica. As precipitaes frontais, que do origem a mau tempo, so precipitaes que esto associadas frente fria frente quente. Na frente fria a massa de ar frio vai se meter em cunha por debaixo da massa de ar quente, e esta, por ser mais leve, vai ascender, arrefece, atinge o ponto de saturao, d-se a condensao, formam-se nuvens de desenvolvimento vertical e ocorre a precipitao tipo aguaceiros. Na frente quente a massa de ar quente vai chocar contra a massa de ar frio, mas, por ser mais leve vai ser obrigada a subir por cima da massa de ar frio atravs da superfcie frontal, ascende, arrefece, atinge o ponto de saturao, d-se a condensao, formam-se nuvens de desenvolvimento horizontal e d-se a precipitao tipo chuva miudinha. O anticiclone de origem trmica d origem a bom tempo, uma vez que, o ar dos anticiclones denso, por ser denso vai descender, medida que desce aumenta a temperatura, ou seja, aquece, no atinge o ponto de saturao, no ocorre a condensao, no se formam nuvens e, portanto, no se d a precipitao.

Explicar por que razo o clima de Portugal Continental mais seco no sul do pas: Como sabemos, o sul do pas localiza-se mais perto do equador e mais perto das altas presses subtropicais, onde se encontra localizado o anticiclone dos aores. Acontece que consoante a altura do ano as altas e as baixas presses so puxadas para cima ou para baixo, ora, quanto as altas presses subtropicais sobem, a primeira parte do pas a estar sob a influencia delas o sul, assim como acontece com o anticiclone, que trs bom tempo. Por outro lado, o sul do pas est mais vezes sob a influncia do anticiclone dos aores durante o ano, o que faz com que no ocorra tanta precipitao.

Explicar por que razo o clima de Portugal Continental mais chuvoso no norte do pas: No norte do pas chove mais uma vez que o norte est mais vezes sob a influncia das perturbaes frontais e porque est mais prximo mas baixas presses subpolares. Acontece que devido s perturbaes frontais, que do origem a mau tempo, so precipitaes que esto associadas frente fria frente quente. Na frente fria a massa de ar frio vai se meter em cunha por debaixo da massa de ar quente, e esta, por ser mais leve, vai ascender, arrefece, atinge o ponto de saturao, d-se a condensao, formam-se nuvens de desenvolvimento vertical e ocorre a precipitao tipo aguaceiros. Na frente quente a massa de ar quente vai chocar contra a massa de ar frio, mas, por ser mais leve vai ser obrigada a subir por cima da massa de ar frio atravs da superfcie frontal, ascende, arrefece, atinge o ponto de saturao, d-se a condensao, formam-se nuvens de desenvolvimento horizontal e d-se a precipitao tipo chuva miudinha. Quando o hemisfrio sul mais iluminado pelo sol (inverno), as baixas presses subpolares vo ser puxadas para baixo como se fossem um man, quando isto acontece o norte do pas a primeira parte do pas a ser influenciada por estas baixas presses, que como sabemos do origem a mau tempo, uma vez que o ar aquece, ascende, arrefece, atinge o ponto de saturao, d-se a formao de nuvens e ocorre a precipitao.

Variaes climticas dentro de Portugal Continental: Portugal continental tem dentro dos seus limites trs tipos de clima: o clima mediterrnico com influncias martimas ou ocenicas, o clima temperado mediterrnico com influncias continentais e o clima temperado mediterrnico propriamente dito. O clima mediterrnico com influncias martimas ou ocenicas localiza-se em regies como: porto, braga e viana do castelo (ou seja, zonas junto ao litoral at lisboa), onde o clima tem muita precipitao. O clima temperado mediterrnico com influncias continentais localiza-se em regies como: Trs-osMontes, bragana e vila real (ou seja, zonas pertencentes ao interior at castelo branco), onde o clima constitudo por veres muito quentes e invernos muito frios. O clima temperado mediterrnico propriamente dito localiza-se em regies como: faro, beja, vora, Setbal e Lisboa (ou seja, zonas pertencentes centro quer litoral quer interior at faro), onde o clima seco.

Clima de Portugal continental: O clima de Portugal continental temperado mediterrnico uma vez que o vero quente e seco e o inverno hmido e fresco.

Ms biologicamente seco: O ms biologicamente seco aquele no qual a precipitao mensal inferior ou igual ao dobro da temperatura do mesmo ms.

Ms biologicamente seco = P 2T

Factores que fazem variar a precipitao: A existncia de relevo de altitude e a proximidade do mar fazem com que haja mais precipitao, uma vez que a massa de ar hmido, proveniente de oeste (mar), vai ascender at que bate contra uma serra, ao embater o ar vai ser obrigado a subir, vai arrefecer, atinge o ponto de saturao, d-se a condensao, ocorre a formao de nuvens e origina-se a precipitao. A latitude tambm faz variar a precipitao uma vez que a uma maior latitude encontramos as baixas presses subpolares e a uma menor latitude encontramos as altas presses subtropicais.

Balano hdrico: Relao entre as perdas e os ganhos de gua. Os ganhos de gua ocorrem atravs da precipitao e as perdas de gua atravs da evapotranspirao.

Stress hdrico: Ocorre quando no balano hdrico as perdas de gua so superiores aos ganhos, no chove, ocorre portanto uma seca, ou seja, um stress hdrico. Rede hidrogrfica: Conjunto formado pelo rio principal e por todos os cursos de gua que lhe so tributrios (afluentes). Bacia hidrogrfica: rea onde corre a rede hidrogrfica.

Caractersticas da Rede Hidrogrfica Portuguesa: As caractersticas da rede hidrogrfica de Portugal continental so o facto desta ser mais densa a norte do pas do que a sul, o facto de a sua orientao ser do nordeste para sudoeste e de este para oeste, o facto de nas regies autnomas a sua orientao ser radial devido aos cones vulcnicos.

Caudal de um rio: quantidade de gua que passa numa dada seco do rio num dado segundo. 3 Expressa-se em m /s. O caudal de um rio maior em jusante do que em montante uma vez que em jusante (na foz) o rio j recebeu mais afluentes. Regime de um rio: variao do caudal ao longo do ano. O caudal maior no inverno, pois ocorre mais precipitao e menor no vero.

Relacionar a capacidade erosiva de um rio com o seu declive: Os rios modelam o seu perfil longitudinal atravs da eroso vertical (eroso que se exerce nos fundo dos rios), quanto maior for o declive maior a capacidade erosiva que arranca materiais que transporta para jusante.

Localizar os declives mais acentuados do rio: Os declives mais acentuados dos rios encontram-se a montante (junto nascente).

Tipo de eroso que existe em montante: a eroso existente junto nascente a eroso vertical.

Factores que fazem variar o escoamento fluvial de um rio: Os Factores que fazem variar o escoamento fluvial de um rio so: a precipitao, a cobertura vegetal, a natureza geolgica, o relevo e a actividade humana. A precipitao varia o escoamento fluvial uma vez que no inverno ocorre mais precipitao logo o caudal ou escoamento do rio vai ser maior enquanto no vero vai ocorrer menos precipitao logo o caudal ou escoamento vai ser menor. Quanto maior for a cobertura vegetal mais lentamente vai escorrer a gua do rio, portanto, no vai chegar tanta gua ao mar. Quanto mais acidentado for o relevo mais agua vai escorrer e alimentar os caudais dos rios ao contrario de quando o relevo suave, pois neste caso vai escorrer pouca gua. A actividade humana influencia o escoamento de um rio atravs da construo de barragens e atravs do desvio de rios para rega de campos agrcolas.

Perfil longitudinal de um rio: representao grfica do declive do leito do rio, os rios modelam o seu perfil longitudinal atravs da eroso vertical (eroso que se exerce no fundo dos rios). Quanto maior for o declive do leito do rio maior ser a fora erosiva que arranca materiais que transporta para jusante.

Perfil transversal de um rio: os perfis transversais dos rios do-nos a forma do vale do rio numa dada seco deste.

Tipos de vales: Os vales podem ser em garganta (A), podem ser em v ou normais (B) ou podem ainda ser vales abertos (C). Por norma, o vale em garganta a montante (nascente) e aberto em jusante (foz).

Regimes dos cursos de gua: Os regimes dos cursos de gua podem ser perenes, intermitentes ou efmeros. So perenes aqueles que so permanentes, ou seja, que tm caudal durante todo o ano. So intermitentes aqueles que tm muito caudal quando chove mas quando chega o vero ficam sem caudal. So efmeros aqueles onde o caudal s aparece em algumas circunstncias e rapidamente desaparece.

Tipos de lagoas: Existem trs tipos de lagoas: as vulcnicas (lagoa das sete cidades); as glaciares (lagoa comprida) e as fluviais (lagoa de bidos).

Distinguir lagoas de albufeiras: As lagoas e as albufeiras so importantes reservatrios de agua doce, a diferena que as lagoas so de origem vulcnica e as albufeiras so formadas pelo enchimento a montante de uma barragem.

Regies do pas com elevada produtividade aqufera: As regies do pas com elevada produtividade aqufera localizam-se na Bacia do tejo-sado e nas regies das orlas uma vez que as suas rochas deixam infiltrar a gua.

Aqufero: formaes geolgicas que permitem o armazenamento da agua nos espaos vazios, possibilitando a sua explorao econmica.

Tipos de aquferos: Os aquferos podem ser porosos, crsicos ou fraturados/fissurados. Os porosos so aqueles que so constitudos por areias, os crsicos so aqueles que se localizam nas regies calcrias (leiria-Ftima) uma vez que so muito ricos em guas subterrneas e os fraturados ou fissurados so aqueles que esto relacionados com fraturas na rocha grantica.

Eroso nas rochas calcrias: A eroso nas rochas calcrias resulta na formao de estalactites e estalagmites. Distinguir exsurgncia de ressurgncia: As toalhas crsicas, aguas subterrneas existentes nas regies calcrias, so pequenos rios subterrneos que podem aflorar superfcie formando as exsurgncias, que podem por sua vez voltar novamente superfcie formando uma ressurgncia.

Riscos que os recursos hdricos podem sofrer: Os riscos que os recursos hdricos podem sofrer so o facto de os rios poderem ser contaminados devido s actividades humanas (actividades industriais, esgotos domsticos e actividades agropecurias), ou devido a outros problemas como a salinizao, a eutrofizao e a desflorestao.

Salinizao: junto ao litoral quando se d a subexplorao do aqufero.

Eutrofizao: devido ao lanamento de resduos orgnicos para os rios que vo ser consumidos pelas algas, provocando a morte da fauna aqutica.

Consequncias da desflorestao: As consequncias da desflorestao so a diminuio da infiltrao da gua do rio e o aumento da capacidade erosiva das guas da escorrncia.

Regies de Portugal de onde as nascentes termais debitam mais gua: As nascentes termais que debitam mais gua esto localizadas nas orlas ocidental e meridional e no norte de Portugal (Minho e Trs-os-Montes).

Planos que assumem mais importncia na gesto dos recursos hdricos superficiais: - Plano de ordenamento das albufeiras (POA) - Plano das bacias hidrogrficas (PBH)

Catarina Almeida Cames (Escola Secundria de Gondomar)

Вам также может понравиться