Вы находитесь на странице: 1из 10

PREVENO DE ACIDENTES NA TERCEIRA IDADE

Curso de Cuidador de Idosos Caberj Professora: Vera Krauz Data: 17/10/2011 Nome: Maria Marlete Serra Silva

INTRODUO

Envelhecer um processo natural do ser humano que, lenta e gradativamente, altera as condies fisiolgicas, bioqumicas e psicolgicas, em consequncia da ao do tempo. Segundo o Ministrio da Sade, o Brasil tem a sexta populao de idosos do mundo, populao essa que tende a aumentar devido a melhora da Medicina, das condies e da expectativa de vida dos brasileiros. Por isso, cuidar da sade, conhecer o processo de envelhecimento e aumentar a prtica de exerccios de suma importncia para que todas as pessoas cheguem terceira idade com tranquilidade. Contudo, como tal preocupao no fez parte da vida de muitos que hoje so idosos, cabe ao cuidador a tarefa no s do cuidar e prevenir, mas tambm estimular nele comportamentos biolgicos, sociais, e psicolgicos adaptativos, gerando a autoeficcia e, consequentemente, a autoestima. O objetivo deste trabalho apresentar simples prevenes e mudanas que podem ser feitas na vida de idosos a fim de se evitarem acidentes, aumentando, assim, sua qualidade e expectativa de vida. 1

ACIDENTES NA TERCEIRA IDADE E SUAS CAUSAS

Pickles et al (1998), considera a populao da terceira idade para homens acima de 65 anos e mulheres acima de 60 anos, de acordo com as idades a partir das quais homens e mulheres comeam a fazer jus a aposentadoria oficial. Uma projeo divulgada em 2004 pelo IBGE estima que a queda da fecundidade e da mortalidade infantil em todo o Pas j proporciona esperana de vida no prximo ano de 71,88 anos no Brasil e de 81,29 em 2050, contra 62,60 em 1980. Crianas at 14 anos e idosos ficaro empatados - cada segmento - com 18% da populao em 2050. Pessoas com mais de 80 anos tambm sero em nmero cada vez maior. Em 1980 eles eram 600 mil no Pas, atingiram 1,8 milho em 2000 e sero 13,7 milhes em 2.050. A taxa atual de crescimento de 1,8% ao ano. Para Amncio (1975), o envelhecimento representa uma etapa do desenvolvimento individual, sendo que a caracterstica principal acentuada pela perda da capacidade de adaptao, e menor expectativa de vida, isto significa excessiva vulnerabilidade e reduzida viabilidade diante das foras normais de mortalidade. Por isso, os acidentes so relativamente frequentes na vida do idoso, tornando-se porta de entrada para males indesejveis de mobilidade, sade, sociais, psicolgicos, podendo ainda serem fatais. Os acidentes constituem a quinta causa de morte do idoso. A principal causa de acidentes na terceira idade so as quedas destacando-se a fratura do fmur como sua principal consequncia. A diminuio da acuidade visual, uma maior tendncia a sncopes e os efeitos adversos de medicamentos, principalmente os tranquilizantes, e o alcoolismo so as principais causas de quedas do idoso. As queimaduras e os acidentes de trnsito constituem tambm causas de acidentes na terceira idade. A queda representa fonte de doenas e causa de morte na terceira idade. Em uma populao cosmopolita, de cada trs idosos, um sofrer uma queda durante o perodo de um ano. Esta proporo aumente 50% entre pessoas institucionalizadas. Cerca de 10% dos idosos que sofreram uma queda viro a falecer em decorrncia da mesma, e cerca de 2

30% tero, como consequncia, uma leso importante. Fraturas representam a mais frequente consequncia das quedas (68%) e ferimentos de pele e contuses representam 13% e trauma de crnio 7%. Entre os idosos acidentados, h aumento significativo no numero de mortes. Este fato assume grande importncia quando sabemos que a populao de idosos vem aumentando de maneira significante. A maior incidncia cai entre os mais velhos, com mais de 80 anos, idade em que a morbidade bem maior e a reabilitao mais difcil. Observa-se aumento da frequncia de quedas e supe-se estar relacionada ao aumento da populao de idosos. O claro aumento de atividades fsicas na terceira idade impulsionado pelo estmulo da sociedade e pela melhoria das condies de sade pode ser uma causa importante, pois tambm colocam as pessoas sob maior risco. As principais causas de quedas em idosos esto as dificuldades na movimentao, uso de medicamentos e coexistncia de doenas. As leses mais frequentes so as fraturas de membros (colo de fmur, por exemplo) e as leses da pele e dos msculos. Alm da fratura, o idoso que sofre a queda em geral se torna ansioso e amedrontado quanto a outras quedas, situao que gera um estado de espirito negativo.

O idoso tende a ter maior instabilidade na postura e uma marcha mais lenta do que o jovem o que favorece a queda. A diminuio da acuidade visual com a idade e a maior susceptibilidade a sincopes so fatores que favorecem a quedas no idoso sadio. O sedentarismo tambm um fator que deve ser destacado, sendo que o idoso ativo, acostumado a fazer exerccios regulares tem menor predisposio a sofrer quedas. H vrias doenas que facilitam as quedas sendo interessante acentuar aquelas que levam a um estado de fraqueza e tonturas (como as infeces), e aquelas que levam a limitao de movimentos (como as paralisias e as demncias). A sncope tambm uma importante causa. Esta situao pode ser influenciada pela temperatura ambiente, por um estado febril ou gripal ou pelo uso de remdios. A sncope pode ser devida a doenas: problemas de presso arterial, arritmias cardacas, insuficincia vascular cerebral, etc. A utilizao de drogas anti-hipertensivas pode levar a sncope como tambm o uso continuado de determinados remdios, como tranquilizantes e sonferos, muito frequente na terceira idade, so considerados entre os mais importantes fatores que facilitam as quedas. O alcoolismo tambm um causador de quedas. Fatores ambientais tambm devem ser considerados, como por ex.: a iluminao inadequada, presena de tapetes soltos, falta de borracha no cho do chuveiro, falta de barras de apoio e de corrimes, etc. 3

PREVENO DE ACIDENTES

A incidncia de acidentes maior nas cidades. A preveno de acidentes a principal arma contra os mesmos.

Queimaduras As queimaduras so tambm acidentes muito comuns na terceira idade. A sua grande maioria ocorre em casa e em geral so devidas a fogo e lquidos aquecidos. Na terceira idade a resposta queimadura sempre preocupante devido diminuio na capacidade de regenerao cutnea tornando-a mais sensvel, e tambm por eventuais outras doenas concomitantes. Alguns cuidados preventivos devem ser destacados, como evitar fumar na cama ou alcoolizado, cozinhar utilizando roupas facilmente inflamveis, etc.

Os Acidentes de Trnsito Os acidentes de trnsito constituem causa de morte na terceira idade. aconselhvel o idoso dirigir devagar, de preferncia sempre acompanhado e realizar trajetos curtos evitando os horrios de "rush" e noturnos. O uso de cinto de segurana medida de extraordinria importncia para se evitar as graves consequncias dos acidentes automobilsticos. O pedestre idoso deve caminhar de maneira alerta na via pblica, evitando transportar muitos objetos nas mos.

A QUEDA, SUAS CAUSAS E PREVENO

A reduo no numero de quedas entre os idosos deve ser conseguida com medidas preventivas enrgicas. Estas medidas envolvem programas preventivos multifatoriais que incluem exerccios fsicos e cuidados com relao ao meio ambiente, no sentido de se diminuir os riscos para quedas. Fatores intrnsecos relacionados queda em idosos:

PROGRAMAS PARA SE EVITAR QUEDAS DENTRO DE CASA deixe os caminhos livres, retirando mveis e entulhos; evite o uso de tapetes, principalmente com bordas, pois podem deslizar sobre pisos lisos e enroscar os ps ao mudar o passo, provocando quedas. retire cordes e fios (telefone, extenses) do assoalho; evitar a presena de pequenos animais dentro de casa, como ces e gatos, pois eles podero favorecer quedas ao passar diante do idoso; se houver animais de estimao, brincar com eles sempre sentados, nunca abaixados ou agachados; prenda tacos soltos e bordas soltas de carpetes; no encere pisos; coloque uma iluminao adequada para a noite, principalmente no caminho do banheiro; as escadas devem ter corrimos, de preferncia ambos os lados, boa iluminao e faixa colorida e antiderrapante na borda dos degraus; substitua ou conserte mveis instveis; evite cadeiras muito baixas e camas muito altas (deve ter a altura do joelho do idoso); evite o uso de chinelos, mesmo dentro de casa, pois alm de facilitar quedas, o uso contnuo desse tipo de calado pode trazer deformidade aos ps; evite salto alto e sapatos de sola lisa; no deixe o idoso andar de meias; guarde itens pessoais e objetos mais usados ao nvel do olhar ou um pouco mais embaixo.

NO BANHEIRO instale barras de apoio no chuveiro e no vaso sanitrio, isso pode melhorar a independncia do idoso e dar mais segurana, facilitando tambm o trabalho de quem o auxilia. instale um vaso sanitrio mais alto; mantenha um banquinho para lavagem dos ps; use capachos e tapetes antiderrapantes; no use chaves na porta dos banheiros. 6

FORA DE CASA conserte caladas e degraus quebrados; remova soleiras altas das portas; limpe caminhos e remova entulhos; instale corrimo em escadas e rampas; instale iluminao adequada em caladas, portas e escadas.

COM RELAO AO IDOSO

evite que ele se levante rapidamente aps acordar: esperar alguns minutos antes de sentar e de caminhar; atravesse a rua sempre nas faixas de segurana; dar medicamentos somente sob orientao mdica; cuidado especial para os diurticos, remdios para presso e calmantes; estimule o idoso prtica de atividades de coordenao e concentrao como dana, artesanato, palavras cruzadas e jogos.

OUTRAS SUGESTES PARA MODIFICAES AMBIENTAIS

1) Pisos escorregadios podem ser melhorados colocando-se pequenas faixas de lixa de parede, com as partes speras voltadas para cima, nos locais de passagem ou usando tintas antiderrapantes especiais para pisos. 2) Em banheiros, utilizar somente tapetes de borracha, de preferncia sem franjas.

3) Verificar se a iluminao suficiente em todos os cmodos e evitar caminhar em ambientes escuros. 4) No quarto, ou prximo a este, o uso de um abajur, auxilia principalmente, aqueles idosos que necessitam levantar vrias vezes durante noite para ir ao banheiro. 5) Verificar se no h mveis estragados, como: ps, bancos, encostos soltos ou em locais que possam estar dificultando a passagem. 6) Procurar eliminar buracos ou salincias no acesso a casa ou quintal. 7) Manter o ambiente ventilado com as janelas abertas. 8) Caso possua banheira, e mais seguro utilizar um chuveirinho e banhar-se do lado de fora da banheira. 9) Use sempre sapatos com solado antiderrapante. 10) Manter os objetos e utenslios mais utilizados entre a altura dos ombros e da cintura, evitando subir em banquinhos e cadeiras ou abaixar-se demais. 11) Utilizar as escadas sempre com luz acesa; 12) Durante a noite, deixar sempre uma luz acesa, para facilitar o deslocamento do quarto at o banheiro. Geralmente, os idosos levantam-se noite e a sonolncia ou o efeito de alguns medicamentos podem provocar quedas;

CONCLUSO

O estudo desse trabalho foi de grande valia para o conhecimento das causas mais comuns de acidentes em pessoas idosas e, principalmente, dos meios para evit-los o mximo possvel. Assim, essas informaes se tornaram importante instrumento para a preparao para se tornar um futuro cuidador, e para fonte permanente de orientao e consulta. Dedicar a vida a cuidar de idosos ajudar o prximo quando ele envelhece e passa a ter limitaes em suas habilidades sensitivas e motoras. A tarefa de prevenir uma atitude de ateno vida do idoso, tornando-a mais fcil e segura a cada dia. um ato de carinho, respeito e gratido, que melhora significativamente a expectativa e, principalmente, a qualidade de vida daquele que j tanto viveu e fez por outras pessoas e pela nossa sociedade.

REFERNCIAS

AZEVEDO, J. R. D. Acidentes na terceira idade. 2008. Disponvel em: <http://www.ficarjovemlevatempo.com.br/exibe_materia.php?codigo=408>. em: 10 outubro 2011.

Acesso

BIZ, M. C. P.; et al. Manual do Cuidador do Idoso. Santos set. 2004. Disponvel em: < http://www.santos.sp.gov.br/saude/manual.pdf>. Acesso em: 10 outubro 2011. COUTINHO, J. C. J. P.; et al. Manual De Preveno de Quedas nas Pessoas Idosas. So Paulo. Disponvel em: <http://www.slideshare.net/cipasap/cartilha-quedas-pessoa-idosa>. Acesso em: 10 outubro 2011. SILVA, Ivonete. Prevalncia de quedas em indivduos com idade superior a 60 anos. Disponvel em: <http://www.fisio-tb.unisul.br/Tccs/IvoneteSilva/tcc.pdf>. Acesso em: 12 outubro 2011.

10

Вам также может понравиться