Вы находитесь на странице: 1из 81

Planilha de Respostas sobre atendimento de requisitos para a soluo SISPGM Esta planilha tem como finalidade auxiliar as instituies

interessadas no processo de aquisio de um software para apoio s atividades da Procuradoria Geral do Municpio de Belo Horizonte. A abas da planilha facilitam a verificao de atendimento dos requisitos do software pelas instituies interessadas e suas solues. As principais informaes referentes ao atendimento dos requisitos esto contidas no documento "PROJETO BSICO". Mais informaes sobre os requisitos aqui detalhados esto localizadas nos documentos: - Projeto Bsico - Especificao de Requisitos - Especificaes de Casos de Uso Cada aba ter as seguintes colunas: ID Descrio Classificao de Obrigatoriedade Disponibilidade Mnima Atendimento Valores possveis: "No ser atendido", "Atendido por funcionalidade nativa", "Atendimento por customizao". O preenchimento dessa coluna obrigatrio no caso de requisitos "Obrigatrios".

ID do Requisito

Descrio do Requisito Obrigatrio ou Pontuvel

Nativo ou Customizvel

Regras Importantes de Preenchimento Classificao Obrigatrio Obrigatrio Obrigatrio Obrigatrio Obrigatrio Obrigatrio Disponibilidade Mnima Nativo Nativo Nativo Customizvel Customizvel Customizvel Forma de Atendimento Atendimento por funcionalidade nativa. Atendido por customizao No ser atendido. Nativamente Atravs de Customizao No ser atendido. Combinao permitida? Sim No No Sim Sim No

Comentrios

proibido atender um requisito cuja disponibilidade mnima "Nativo" com uma customizao. Requisitos obrigatrios precisam ser atendidos. permitido atender um requisito cuja disponibilidade mnima "Customizvel" com uma funcionalidade Nativa. Requisitos obrigatrios precisam ser atendidos.

Pontuvel Pontuvel Pontuvel Pontuvel Pontuvel Pontuvel

Nativo Nativo Nativo Customizvel Customizvel Customizvel

Nativamente Atravs de Customizao No ser atendido. Nativamente Atravs de Customizao No ser atendido.

Sim No Sim Sim Sim Sim permitido atender um requisito cuja disponibilidade mnima "Customizvel" com uma funcionalidade Nativa. proibido atender um requisito cuja disponibilidade mnima "Nativo" com uma customizao.

Componentente de Gesto de Contedo


Requisitos para Criao e manuteno de plano de classificao (classes, dossis, volumes e documentos)
ID Descrio Obrigatrio ou Pontuvel Nativo ou Customizvel Forma de Atendimento

RFC41001

Permitir que somente usurios autorizados (e/ou grupos de usurios autorizados) possam criar e manter plano(s) de classificao(s) e realizar Obrigatrio quaisquer operaes referentes parametrizao de classes, dossis, volumes e documentos.

Customizvel

RFC41002

Permitir alteraes (deslocamentos, descartes e eliminaes controlados) e acrscimos no(s) plano(s) de classificao. Todas as alteraes e acrscimos realizados devero ser registrados.

Obrigatrio

Customizvel

RFC41003

Alterar a disponibilidade de uso do(s) plano(s) de classificao, ou seja, possibilitar a utilizao ou no de um plano de classificao completo e parcial de acordo com uma necessidade interna de um rgo/entidade.

Obrigatrio

Customizvel

RFC41004

Admitir a criao de nova classe em um determinado plano de classificao, incluindo o preenchimento dos metadados; a definio da posio na hierarquia Obrigatrio no plano de classificao e os tipos de dossis e documentos que a classe capaz de realizar a classificao.

Customizvel

RFC41005

Garantir a integridade da relao hierrquica entre classe, dossi, volume e documento e entre classe, volume e documento em todos os momentos, independentemente de procedimentos de manuteno, aes do usurio ou falha de componentes do sistema.

Obrigatrio

Customizvel

RFC41005 Em hiptese alguma poder ocorrer uma situao em que qualquer ao do usurio ou falha do sistema d origem a uma inconsistncia na base de dados do sistema.

Obrigatrio

Customizvel

Abrir, fechar e excluir classes. Quando essas aes ocorrerem: RFC41006 Classes fechadas no podero receber documentos; Classes a serem excludas no devero conter documentos. Obrigatrio Customizvel

RFC41007

Admitir a criao ilimitada de dossis, definindo os critrios de encerramento de Obrigatrio volumes e os tipos de documentos que podero compor os dossis.

Customizvel

RFC41008

Definir os usurios ou grupos de usurios que possuem autorizao para realizar operaes sobre cada um dos dossis.

Obrigatrio

Customizvel

RFC41009

Relacionar os metadados herdados de forma que uma alterao no metadado de uma classe seja automaticamente incorporada ao dossi que herdou esse metadado.

Obrigatrio

Customizvel

RFC41010

Alterar a definio de um dossi, inclusive sua disponibilidade de uso.

Obrigatrio

Customizvel

Adicionar documento ao dossi. Para isso ocorrer: Somente os dossis abertos podem receber documentos; Se o dossi for organizado em volumes, o volume encerrado no poder receber documentos, uma vez que somente o ltimo volume aberto poder receb-lo, enquanto os demais estaro encerrados;

RFC41011

Obrigatrio

Customizvel

RFC41011 Os documentos integrantes de um dossi devem receber numerao seqencial, dentro do dossi, no sendo permitido que documentos diferentes recebam a mesma numerao dentro de um mesmo dossi.

Obrigatrio

Customizvel

RFC41012

Retirar documentos de um dossi, quando o mesmo no estiver encerrado. Esta ao dever ser feita somente por usurio autorizado e includa em histrico (e trilha de auditoria).

Obrigatrio

Customizvel

RFC41013

Permitir que somente o usurio autorizado possa realizar a reclassificao de um dossi, incluindo no histrico de classificao do dossi a denominao completa, a justificativa para reclassificao e o respectivo cdigo identificador Obrigatrio completo da antiga classe onde o dossi estava classificado. Os documentos j includos no dossi e volume(s) reclassificados devero manter as mesmas relaes anteriores.

Customizvel

RFC41014

Permitir que um dossi ou volume seja encerrado atravs de procedimentos regulamentares e somente por usurios autorizados.

Obrigatrio

Customizvel

Gerenciar volumes que subdividiro os dossis. Quando isso ocorrer: Permitir a abertura de volumes a qualquer dossi/processo que no esteja encerrado. Permitir que um volume herde automaticamente metadados prdefinidos, de acordo com a hierarquia do plano de classificao; Permitir que sejam abertos em quaisquer dossis que no estejam encerrados, registrando a data de abertura e encerramento dos volumes; RFC41015 Assegurar que, ao abrir um novo volume, o volume precedente seja automaticamente encerrado; No permitir que um volume contenha outro volume; Obrigatrio Customizvel

RFC41015

Obrigatrio

Customizvel

Encerrar um volume a partir de parmetros predefinidos (Ex.: perodo de tempo, encerramento de um dossi e quantidade de documentos). No permitir a abertura de um volume j encerrado, a no ser a usurio autorizado. Permitir o registro de dados correspondentes as datas de abertura e de encerramento de volumes.

RFC41016

Prover mecanismos de impresso e reconhecimento de cdigos de barra para automatizar a introduo de dados e acompanhar as movimentaes de documentos ou dossis convencionais.

Obrigatrio

Customizvel

RFC41017

Possibilitar registro de data de abertura e de encerramento de dossi.

Obrigatrio

Nativo

RFC41018

Dossis/processos encerrados devero ser reabertos para receber novos documentos.

Obrigatrio

Nativo

ID

Descrio

Requisitos para Criao de Documentos Digitais e Convencionais Obrigatrio Nativo ou ou Customizvel Pontuvel Obrigatrio Nativo

Forma de Atendimento

RFC42001

Criar documento digital, permitindo que setor da PGM defina o conjunto de tipos de documentos que utiliza.

Gerar, para cada documento, uma verso em formato PDF (Portable Document Format) que permita a visualizao do mesmo via web browser. A representao em PDF dever ser feita de pelo menos aos seguintes formatos:

RFC42002

Obrigatrio

Nativo

RFC42002 Microsoft Word 97 ou superior. Microsoft Excel 97 ou superior. Microsoft Power Point 97 ou superior.

Obrigatrio

Nativo

RFC42003

Armazenar qualquer formato de documento digital, em seu formato nativo, sem Obrigatrio qualquer encapsulamento proprietrio.

Nativo

RFC42004

Permitir que um mesmo documento faa parte de mais de um dossi, sem que Obrigatrio seja duplicado.

Nativo

RFC42005

Cadastrar documento convencional, incluindo sua referncia e dados de localizao.

Obrigatrio

Nativo

RFC42006

Definir autorizaes de usurios e grupos de usurios sobre um documento.

Obrigatrio

Nativo

RFC42007

Realizar check-out de documento, ou seja, emprstimo e bloqueio automtico do documento digital para que o usurio ao qual o documento foi emprestado possa alter-lo (contedo e metadados), ficando aos demais usurios a possibilidade somente de visualizao da ltima verso do documento.

Obrigatrio

Nativo

RFC42008

Realizar check-in de documento, ou seja, devoluo de documento digital que havia sido emprestado anteriormente. As informaes referentes s modificaes realizadas devero ser registradas em histricos (e na trilha de auditoria).

Obrigatrio

Nativo

RFC42009

Restaurar o documento e seus metadados a partir de uma verso mais antiga.

Obrigatrio

Nativo

Restaurar o documento e seus metadados a partir de uma verso mais antiga.

Obrigatrio

Nativo

RFC42010

Automatizar a produo de documentos atravs de formulrios eletrnicos e modelos pr-definidos e definir mscaras de formatao para apresentao de Obrigatrio documentos criados a partir de formulrios eletrnicos.

Nativo

RFC42011

Possuir recursos que permitam capturar, como um documento, um formulrio eletrnico preenchido pelo usurio, inserindo-o automaticamente no repositrio Obrigatrio de contedo da soluo.

Nativo

RFC42012

Considerar como metadados os campos preenchidos pelo usurio no formulrio eletrnico no momento da captura.

Obrigatrio

Nativo

Permitir a insero de todos os dados, obrigatrios e optativos, definidos na configurao da soluo e garantir que se mantenham associados ao documento. O conjunto mnimo de dados que deve ser registrado : nome do arquivo digital; nmero identificador atribudo pelo sistema; data de produo; data e hora de transmisso e recebimento; data e hora da captura; ttulo ou descrio abreviada; classificao de acordo com o plano ou cdigo de classificao; prazos de guarda; autor (pessoa fsica ou jurdica); escritor (se diferente do autor); originador; destinatrio (com seu cargo); nome do setor responsvel pela execuo da ao contida no documento;

RFC42013

Obrigatrio

Customizvel

RFC42013 indicao de anotao; indicao de anexos; restrio de acesso; registro das migraes e data em que ocorreram. espcie / tipo / gnero documental; indicao de verso; associaes a documentos diferentes que podem estar relacionados pelo fato de registrarem a mesma atividade ou se referirem mesma pessoa ou situao; formato e software (nome e verso) sob o qual o documento foi produzido ou no qual foi capturado; mscaras de formatao (template) necessrias para interpretar a estrutura do documento; assunto / descritor (diferentes do j estabelecido no cdigo de classificao); localizao fsica;

Obrigatrio

Customizvel

Deve ser capaz de inserir automaticamente os dados previstos no sistema para o maior nmero possvel de documentos, pois isso diminui as tarefas do usurio do sistema e garante maior rigor na insero dos dados. RFC42014 Por exemplo, no caso de documentos com forma padronizada (formulrios, modelos de requerimentos, de memorandos etc.) alguns dados podem ser inseridos automaticamente, tais como: nmero identificador, ttulo, classificao, prazo de guarda. Deve prestar assistncia aos usurios no que diz respeito classificao dos documentos, por meio de algumas ou de todas as aes que se seguem: - tornar acessvel ao usurio somente o subconjunto do plano de classificao que diz respeito sua atividade; - indicar as ltimas classificaes feitas pelo usurio; - indicar dossis que contenham documentos de arquivo relacionados; Pontuvel Customizvel

RFC42015

Pontuvel

Customizvel

RFC42015 - indicar classificaes possveis a partir dos dados j inseridos, como, por exemplo, o ttulo; * indicar classificaes possveis a partir do contedo do documento.

Pontuvel

Customizvel

ID

Descrio

Requisitos para Identificao de classes, dossis, volumes e documentos Obrigatrio Nativo ou ou Customizvel Pontuvel

Forma de Atendimento

RFC43001

Identificar, com um identificador nico, cada um dos itens do sistema (classe, dossi, volume e documento). Quando isso ocorrer: Os identificadores tm que ser assimilados como metadados; A insero de identificadores no poder ser manual; Obrigatrio O formato dos identificadores deve ser estabelecido quando da parametrizao do sistema. O identificador pode ser numrico ou alfanumrico, ou pode incluir os identificadores encadeados das entidades superiores no ramo apropriado da hierarquia.

Nativo

RFC43002

Controlar a renumerao dos documentos integrantes de um dossi digital (Ver Obrigatrio objetos digitais).

Nativo

ID

Descrio

Requisitos para Captura de Documentos Obrigatrio Nativo ou ou Customizvel Pontuvel

Forma de Atendimento

RFC44001

Capturar e declarar um documento como pertencente ao Componente de Gesto de Contedo, realizando o registro, classificao, atribuio de metadados e armazenamento.

Obrigatrio

Nativo

RFC44002

Registrar e realizar a classificao (de acordo com o plano de classificao) todos os documentos (convencionais e digitais) e, alm disso, controlar e validar a introduo de metadados a cada um deles.

Obrigatrio

Nativo

RFC44002

Obrigatrio

Nativo

RFC44003

Capturar documentos digitais produzidos: no Componente de Gesto de Fluxos de Trabalho (de forma integrada) e no prprio Componente de Gesto de Obrigatrio Contedo, mantendo as associaes entre os vrios objetos digitais que compem o documento (quando for o caso: links e hipertextos).

Nativo

RFC44004

Listar os metadados atribudos automaticamente no processo de captura do documento e atribuir outros metadados aps a captura.

Obrigatrio

Nativo

RFC44005

Prover, quando o documento possuir mais de uma verso o registro de cada uma das verses separadamente.

Obrigatrio

Nativo

RFC44006

No caso de documentos constitudos de mais de um objeto digital, tratar o documento como uma unidade indivisvel, assegurando a relao entre os objetos digitais, inclusive no seu processo de destinao; e preservar a integridade do documento, mantendo a relao entre os objetos digitais, inclusive na recuperao da informao.

Obrigatrio

Nativo

RFC44006

Emitir aviso na tentativa de se capturar um documento j capturado.

Obrigatrio

Nativo

RFC44007

Capturar documentos de diferentes formatos de arquivo (por exemplo: PDF, AutoCAD - raster e vector, Microstation, Word, Excel, Power Point) e estruturas Obrigatrio (simples e compostas).

Nativo

Um sistema tem que proporcionar a captura em lote de documentos gerados por outros sistemas. Esse procedimento tem que:

RFC44008

Pontuvel

Customizvel

RFC44008

- permitir importao de transaes predefinidas de arquivos em lote; - registrar automaticamente cada um dos documentos importados contidos no lote; - permitir e controlar a edio do registro dos documentos importados; - validar a integridade dos dados. Exemplos de lote de documentos podem ser: mensagens de correio eletrnico, correspondncia digitalizada por meio de scanner, documentos provenientes de um departamento, de um grupo ou indivduo, transaes de aplicaes de um computador ou ainda documentos oriundos de um sistema de gesto de documentos.

Pontuvel

Customizvel

Permitir que um documento composto seja capturado de qualquer uma das duas formas seguintes: RFC44009 * como um nico documento de arquivo composto; * como uma srie de documentos de arquivo simples relacionados, um para cada componente do documento composto. Pontuvel Customizvel

Ser capaz de apresentar o contedo de todos os tipos de documentos arquivsticos digitais capturados de forma que: RFC44010 * preserve as caractersticas de apresentao visual e formato apresentados pela aplicao geradora; * exiba todos os componentes do documento digital em conjunto, como uma unidade. Obrigatrio Nativo

RFC44011

Ser capaz de imprimir os documentos capturados, preservando o formato produzido pelas aplicaes geradoras.

Pontuvel

Customizvel

RFC44012

Ser capaz de exibir / reproduzir o contedo de documentos que incluam imagem fixa, imagem em movimento e som.

Pontuvel

Customizvel

RFC44012

Pontuvel

Customizvel

RFC44013

Deve permitir que um usurio transmita documentos a outro usurio para completar o processo de captura, no caso dos procedimentos dessa captura serem distribudos entre vrios usurios.

Pontuvel

Customizvel

ID

Descrio

Requisitos para Tramitao de Documentos e Tabela de Temporalidade Obrigatrio Nativo ou ou Customizvel Pontuvel

Forma de Atendimento

RFC45001

Registrar movimentao de documento convencional, realizando confirmao de recebimento de documento e, quando for o caso, poder cancelar movimentao de documento (para aqueles documentos que no tiveram o recebimento confirmado).

Obrigatrio

Nativo

Possibilitar o acompanhamento da movimentao do documento convencional de forma que se evidencie ao usurio a localizao atual do documento.

RFC45002

Permitir que somente usurios autorizados (e/ou grupos de usurios autorizados) possam realizar quaisquer operaes referentes avaliao e destinao de documentos.

Obrigatrio

Nativo

RFC45003

Transferir documento ou dossi, do arquivo corrente para o intermedirio e recolher documento ou dossi, do arquivo intermedirio para o permanente.

Obrigatrio

Customizvel

RFC45004

Prover funcionalidades para definio e manuteno de uma tabela de temporalidade, com a possibilidade de incluso de mais de uma tabela de temporalidade, associada ao(s) plano(s) de classificao adotado(s) pelo rgo/entidade.

Obrigatrio

Nativo

RFC45005

Associar, automaticamente, ao documento o prazo e a destinao previstos na Obrigatrio classe em que o documento foi inserido.

Nativo

RFC45006

Associar, manualmente, ao documento o prazo e a destinao. Esta ao deve Obrigatrio ser exclusiva de usurio autorizado. Apresentar as seguintes informaes na tabela de temporalidade: rgo/entidade; Identificador do rgo/entidade; Classe; Cdigo de classificao; Prazos de guarda (no arquivo corrente e no intermedirio); Destinao final; Observaes; Legislao; Evento que determina o incio da contagem do prazo de guarda no arquivo corrente e no arquivo intermedirio; Outros dados necessrios, especficos do rgo/entidade.

Nativo

RFC45007

Obrigatrio

Customizvel

Apresentar as seguintes situaes para destinao: Apresentao futura dos documentos para reavaliao em data futura; Eliminao; Descarte; Exportao para transferncia; Exportao para recolhimento.

RFC45008

Obrigatrio

Customizvel

Prever a iniciao automtica da contagem dos prazos de guarda aps a ocorrncia de, pelo menos, as seguintes aes: Abertura de dossi ou volume; RFC45009 Obrigatrio Customizvel

RFC45009

Fechamento de dossi ou volume; Incluso de um documento em um dossi; Data de ltima consulta a documento de um dossi; Eventos especficos do processo de negcio, parametrizveis pelo usurio autorizado.

Obrigatrio

Customizvel

RFC45010

Permitir a interrupo, por usurio autorizado, da contagem dos prazos de guarda, informando uma justificativa para tal ao.

Obrigatrio

Nativo

RFC45011

Prever que a definio dos prazos de guarda sejam expressos por: um nmero inteiro de dias; um nmero inteiro de meses; um nmero inteiro de anos; e uma Obrigatrio combinao de um nmero inteiro de anos, meses e dias.

Nativo

Limitar a definio e a manuteno (alterao, incluso, excluso, importao e exportao) da tabela de temporalidade a usurios autorizados. As alteraes (Ex.: prazo ou destinao) realizadas por esse usurio autorizado Obrigatrio devero ter efeitos garantidos em todos os documentos e dossis associados quele item. Todas as alteraes realizadas devero ser registradas em histrico (e na trilha de auditoria).

RFC45012

Nativo

RFC45013

Acompanhar, automaticamente, para cada documento, os prazos de guarda determinados para a classe qual pertence.

Obrigatrio

Nativo

RFC45014

Solicitar a confirmao antes de realizar as aes de destinao. Alm disso, prever a exibio de mensagem antes do incio da execuo de destinao.

Obrigatrio

Nativo

RFC45014

Obrigatrio

Nativo

RFC45015

Permitir ao usurio eliminar e descartar dossis quando houver captura indevida, assegurando que as informaes sobre essa ao (Exemplos: data de eliminao e descarte, cdigo identificador, denominao do dossi eliminado e usurio responsvel pela eliminao ou descarte) sejam armazenadas em histrico (e na trilha de auditoria).

Obrigatrio

Nativo

Restringir a funo de eliminao e descarte de documentos ou dossis a usurios autorizados. RFC45016 Ainda assim, pedir confirmao da eliminao a um usurio autorizado antes que qualquer ao seja realizada. No caso da confirmao ser negada, cancelar o processo de eliminao e ou descarte. Obrigatrio Nativo

RFC45017

Avisar quando um documento ou dossi indicado para a eliminao estiver associado a outro documento ou dossi.

Obrigatrio

Customizvel

RFC45018

Eliminar documentos ou dossis de forma irreversvel a fim de que no possam Obrigatrio ser restaurados. Uma mensagem de aviso dever aparecer quando em caso de erro do usurio ou do sistema.

Nativo

RFC45019

Permitir que documentos ou dossis sejam descartados, com a possibilidade de serem restaurados, caso seja necessrio.

Obrigatrio

Nativo

RFC45020

Garantir, se um documento estiver associado a mais de um dossi (ou vrias referncias armazenadas), que todas essas referncias sejam verificadas antes Obrigatrio de eliminar o documento.

Customizvel

RFC45021

Obrigatrio

Nativo

RFC45021

Eliminar documentos e dossis em lote.

Obrigatrio

Nativo

RFC45022

Descartar documentos e dossis em lote.

Obrigatrio

Nativo

RFC45023

Exigir, quando se tratar de dossis hbridos, uma confirmao (atravs de mensagem) que a parte convencional seja tambm eliminada antes de confirmar a eliminao da parte sob a forma digital.

Obrigatrio

Nativo

RFC45024

Prever procedimentos para juntada de processos segundo a legislao especfica na devida esfera e no mbito de competncia. A juntada pode ser por anexao ou por apensao.

Obrigatrio

Customizvel

RFC45025

Prever procedimentos para desapensao de processos segundo a legislao especfica na devida esfera e no mbito de competncia.

Obrigatrio

Customizvel

RFC45026

Prever procedimentos para desentranhamento de documentos integrantes de um processo, segundo norma especfica na devida esfera e no mbito de competncia.

Obrigatrio

Customizvel

RFC45027

Prever procedimentos para desmembramento de documentos integrantes de um processo segundo norma especfica na devida esfera e no mbito de competncia.

Obrigatrio

Customizvel

Prever o desarquivamento para reativao dos dossis por usurio autorizado obedecendo a procedimentos legais e administrativos. RFC45028 Para manter a integridade do processo somente o ltimo volume receber novos documentos ou peas. Obrigatrio Customizvel

RFC45028

Obrigatrio

Customizvel

RFC45029

Limitar a definio e a manuteno (alterao, incluso e excluso) da tabela de temporalidade e destinao de documentos a usurios autorizados.

Obrigatrio

Nativo

Quando um documento digital (objeto digital) estiver associado a mais de um dossi ou processo, e tiver prazos de guarda diferentes associados a ele, o sistema tem que automaticamente verificar todos os prazos de guarda e destinaes previstas para esse documento e garantir que o mesmo seja mantido em cada dossi/processo pelo tempo definido na tabela de temporalidade e destinao de documentos, de forma que: - a remoo de um documento de um dossi/processo no prejudique a manuteno desse mesmo documento em outro dossi/processo, at que todas as referncias desse documento tenham atingido o prazo de guarda previsto; - a manuteno de um documento em um dossi/processo por prazo mais longo no obrigue a permanncia desse mesmo documento em outro dossi/processo de prazo mais curto. Nesse caso o registro do documento com prazo mais curto tem que ser removido, mas o documento mantido no sistema. Quando um documento digital estiver associado a mais de um dossi ou processo, o sistema dever criar um registro para cada referncia desse documento. Cada registro estar vinculado ao mesmo objeto digital. No momento da eliminao, o objeto digital no poder ser eliminado sem antes se verificar a temporalidade de todas as referncias associadas a ele. O objeto digital s poder ser eliminado quando os prazos de guarda de todas as referncias tiverem sido cumpridos. Antes disso, s se pode fazer a eliminao de cada registro individualmente.

RFC45030

Obrigatrio

Customizvel

RFC45031

Obrigatrio

Nativo

RFC45031

Os dados referentes tramitao devem registrar data e hora de envio e de recebimento e identificao do usurio.

Obrigatrio

Nativo

RFC45032

ID

Prover funcionalidades para informar ao usurio autorizado sobre os Pontuvel Customizvel documentos ou dossis/processos que j cumpriram ou esto para cumprir o prazo de guarda previsto. Requisitos para Documentos Hbridos Obrigatrio Nativo ou Descrio ou Customizvel Pontuvel Gerenciar documentos, dossi e volumes hbridos, gerenciando os documentos convencionais da mesma forma que os digitais. Quando isso ocorrer: Permitir que um conjunto especfico de metadados seja configurado exclusivamente para os documentos convencionais; Possuir mecanismos para acompanhar a movimentao do documento convencional; Obrigatrio Fornecer mecanismos para solicitao ou reserva a consulta a um documento convencional; Permitir a visualizao, no momento da recuperao da informao, tanto das informaes dos documentos digitais quanto dos convencionais; Permitir que todas as alteraes efetuadas nos metadados dos documentos convencionais ou hbridos sejam registradas em trilhas de auditoria.

Forma de Atendimento

RFC46001

Nativo

RFC46002

Capturar dossis convencionais ou hbridos, fornecendo atravs do sistema dados referenciais. Neste caso, devem ser acrescentadas aos metadados, informaes sobre a localizao de tais dossis.

Obrigatrio

Nativo

RFC46003

Obrigatrio

Nativo

RFC46003

Registrar movimentao de dossi (convencional ou hbrido), indicando que o mesmo est sendo encaminhado a um usurio, setor, rgo/entidade. Quando isso ocorrer: Obrigatrio Confirmar o recebimento de dossi (convencional ou hbrido) pelo destinatrio da transao; Possibilitar o cancelamento da movimentao de dossi (quando o recebimento do dossi no tiver sido confirmado).

Nativo

RFC46004

Gerenciar a parte convencional e a parte digital integrantes de dossis/processos hbridos, associando-as com o mesmo nmero identificador Obrigatrio atribudo pelo sistema e ttulo, alm de indicar que se trata de um documento arquivstico hbrido. Requisitos para Digitalizao

Customizvel

ID

Descrio

Obrigatrio Nativo ou ou Customizvel Pontuvel Obrigatrio Nativo

Forma de Atendimento

RFC47001

Capturar documentos atravs de sistemas de processamento de imagens (digitalizao) integrados a soluo. Capturar e processar imagens em lote. Requisitos para Metadados

RFC47002

Obrigatrio

Nativo

ID

Descrio

Obrigatrio Nativo ou ou Customizvel Pontuvel Nativo

Forma de Atendimento

RFC48001

Associar um nmero ilimitado de metadados a ser atribudo para todos os itens Obrigatrio do sistema (classe, dossi, volume, documento) e permitir alteraes nos mesmos.

RFC48002

Obrigatrio

Nativo

RFC48002

Definir se cada metadado obrigatrio ou opcional no momento de configurao do sistema, de acordo com a classe, dossi, volume e documento.

Obrigatrio

Nativo

RFC48003

Alterar e excluir metadados por usurios autorizados.

Obrigatrio

Nativo

Estabelecer que: Classes recebam somente metadados definidos no plano de classificao; RFC48004 Dossis possuam como metadados aqueles definidos para seu tipo; Obrigatrio Nativo

Documentos possuam como metadados aqueles definidos para seu tipo. Requisitos para Consultas, Pesquisas e Emisso de Relatrios Obrigatrio Nativo ou ou Customizvel Pontuvel

ID

Descrio

Forma de Atendimento

RFC49001

Consultar dados do(s) plano(s) de classificao, podendo visualiz-lo(s) Obrigatrio completamente ou a partir de um ponto determinado da hierarquia. E pesquisar documentos e navegar atravs da estrutura do plano de classificao. Consultar e visualizar os dossis, incluindo os encerrados, seus metadados e documentos.

Nativo

RFC49002

Obrigatrio

Nativo

RFC49003

Consultar dados de definio de classe definidas no(s) plano(s) de classificao, incluindo seus metadados.

Obrigatrio

Nativo

RFC49004

Obrigatrio

Nativo

RFC49004

Consultar lista de documentos e dossis classificados em uma classe do plano Obrigatrio de classificao.

Nativo

RFC49005

Consultar todos os documentos.

Obrigatrio

Nativo

RFC49006

Consultar histrico (ou trilha de auditoria) de alterao do contedo do documento.

Obrigatrio

Nativo

RFC49007

Consultar metadados definidos.

Obrigatrio

Nativo

Requisitos para Formulrios Eletrnicos


ID Descrio Obrigatrio Nativo ou Forma de Atendimento ou Pontuvel Customizvel

Contemplar, entre os recursos para utilizao de formulrios eletrnicos, tanto no Componente de Gesto de Contedo quanto no Componente de Gesto de Fluxos de Trabalho: Formatao de texto: tipo e tamanho de fonte, negrito, itlico, sublinhado; Insero de figuras; Insero de hiperligaes (hiperlinks); Utilizao de diferentes tipos de campos: caixa de texto (texto de nica linha e texto de mltiplas Obrigatrio linhas), caixa de seleo, checkbox, radio button, password; Insero campos de dados compostos em tabelas, possibilitando a insero de mltiplos registros. Os formulrios eletrnicos devem ser criados em formato que possibilite sua disponibilizao na web ao usurio final, para preenchimento via web browser. A soluo deve prover esse conjunto de recursos, assim como os demais recursos descritos nesta seo, em todas as situaes desta especificao tcnica em que for mencionado o uso de formulrios eletrnicos. Permitir a configurao de regras de validao para os campos nos formulrios eletrnicos: obrigatoriedade, tipo (inteiro, real, texto, data, lista de valores), formato (nmero de dgitos ou Obrigatrio caracteres, nmero de casas decimais, mscaras) e validao de dados (faixas de valores vlidos, dgitos verificadores, validade de datas).

RFC51001

Nativo

RFC51002

Nativo

RFC51003

Permitir recuperar dados de bancos de dados relacionais e web services para o povoamento de listas de opes (listboxes e comboboxes), para o preenchimento automtico de valores de campos e para a Pontuvel validao de campos nos formulrios eletrnicos.

Customizvel

RFC51004

Permitir a insero de instruo de preenchimento nos campos dos formulrios eletrnicos, ficando a Pontuvel instruo acessvel ao usurio durante o preenchimento do formulrio. Possui funcionalidade que permita o preenchimento dos formulrios eletrnicos via Web browser. Obrigatrio

Customizvel

RFC51005

Nativo

Componentente de Gesto de Fluxo de Trabalho Requisitos Gerais ID Descrio Obrigatrio Nativo ou ou Customizvel Pontuvel Forma de Atendimento

Fornecer os passos necessrios para o cumprimento de trmites preestabelecidos ou ad RFC71001E hoc. Nesse caso, cada passo significa o deslocamento de um documento ou dossi/processo, de um participante para outro, a fim de serem objeto de aes.

Obrigatrio

Nativo

RFC71002

Possuir um ambiente integrado com interface grfica para definio, modelagem, desenho, anlise e simulao de fluxos de trabalho.

Obrigatrio

Nativo

RFC71003

Possuir um motor (workflow engine) prprio e permitir a definio e execuo de fluxos de trabalho estruturados e regras de negcio.

Obrigatrio

Nativo

RFC71004

Atribuir a cada instncia de fluxo de trabalho um identificador nico. A soluo deve garantir Obrigatrio que instncias de fluxos de trabalho diferentes nunca recebero o mesmo identificador.

Nativo

RFC71005

Ter capacidade, sem limitaes, de estabelecer o nmero necessrio de trmites nos fluxos Obrigatrio de trabalho. Requisitos para Definio dos Fluxos de Trabalho

Nativo

ID

Descrio

Obrigatrio Nativo ou ou Customizvel Pontuvel

Forma de Atendimento

Permitir a definio dos fluxos de trabalho por usurios com autorizao para tal, utilizando interface grfica.

RFC72001

Obrigatrio

Nativo

RFC72001

A definio dos fluxos de trabalho deve especificar todas as informaes necessrias para que o sistema possa gerir a tramitao das instncias de fluxos de trabalho com base nesse fluxo. So especificados, portanto: Eventos de incio e trmino do fluxo; Atividades que devem ser executadas; Pontos de controle (decises e eventos intermedirios); Metadados do fluxo de trabalho parametrizados pelo usurio.

Obrigatrio

Nativo

RFC72002

Permitir, durante a definio do fluxo de trabalho, a definio completa das caractersticas de cada atividade que o compe: Nome e descrio; Obrigatrio Usurio ou setor responsvel (no caso de atividades executadas por usurios); Formato de mensagem (no caso de atividades de envio/recebimento de mensagem); Metadados da atividade customizados pelo usurio.

Nativo

RFC72003

Permitir ambas as formas abaixo para atribuio do responsvel por uma atividade: Atribuir um usurio individual como responsvel pela atividade; Atribuir um grupo de usurios ou setor da organizao como responsvel pela atividade.

Obrigatrio

Nativo

Permitir a definio completa dos fluxos de trabalho e suas eventuais alteraes sem a necessidade de codificao em linguagem de programao. As nicas situaes onde aceitvel que a soluo exija algum tipo de programao so: RFC72004 Definio de atividades automticas via script; Definio de atividades que executam interfaces com sistemas externos; Definio de regras de negcio para automatizar eventos, decises e atribuies de valores a metadados. Obrigatrio Nativo

RFC72004

Obrigatrio

Nativo

Para estes casos, aceitvel que a soluo exija algum tipo de programao, desde que proveja toda a documentao e todos os componentes de software (bibliotecas, APIs, compiladores, etc.) necessrios operacionalizao desse recurso.

Permitir a definio completa dos fluxos de trabalho e suas eventuais alteraes de forma grfica, atravs de diagramas de atividades ou fluxogramas. RFC72005 Obrigatrio Se para isso for necessrio realizar exportao de dados/arquivos para uma ferramenta dedicada modelagem grfica, tal ferramenta deve ser oferecida juntamente com a soluo, e deve ser possvel realizar tal operao nos dois sentidos (exportao/importao) sem haver perda de informao. Nativo

RFC72006

Possuir recursos de validao automtica dos fluxos de trabalho definidos, realizando anlise crtica da semntica utilizada e descrevendo, como resultado, a lista dos eventuais problemas detectados na modelagem.

Obrigatrio

Nativo

RFC72007

Possuir recursos para impresso dos diagramas de definio dos fluxos de trabalho, ou sua Obrigatrio exportao para formato padro de mercado (MS-Word, HTML ou PDF).

Customizvel

Permitir a alterao de fluxos de trabalho por usurios autorizados, para refletir mudanas nas instncias de fluxos de trabalho de negcio da organizao. RFC72008 Deve ser possvel alterar fluxos de trabalho mesmo quando houver instncias desses fluxos em trmite, oferecendo um tratamento robusto o suficiente para manter consistentes essas instncias que j estavam em andamento. Obrigatrio Nativo

Possuir facilidades para definio de regras de negcio complexas, utilizando linguagem de programao ou script prprio, contemplando pelo menos os seguintes recursos:

RFC72009

Obrigatrio

Nativo

RFC72009

Recuperao e atribuio de valores em metadados de instncias de fluxos de trabalho e de atividades; Criao de variveis temporrias de tipos especficos (inteiro, real, texto, data, booleano); Operaes matemticas (adio, subtrao, multiplicao e diviso) e comparaes (igual, maior que, menor que); Operaes sobre valores textuais (comparao, concatenao); Lgica condicional (if) e de iterao (loop).

Obrigatrio

Nativo

RFC72010

Armazenar o histrico de verses dos fluxos de trabalho, permitindo ao usurio recuperar a definio completa de um fluxo em qualquer de suas verses, para fins de consulta.

Obrigatrio

Nativo

RFC72011

Permitir a criao de um novo fluxo de trabalho a partir de um fluxo j existente. Ambos os recursos abaixo devem ser oferecidos para esse fim: Copiar/colar elementos de um fluxo de trabalho para outro. Salvar um fluxo de trabalho com outro nome (salvar como), criando assim uma cpia de todo o fluxo e mantendo o original inalterado.

Obrigatrio

Nativo

RFC72012

Permitir retornar um fluxo de trabalho a uma verso anterior (rollback para verso anterior).

Pontuvel

Customizvel

RFC72013

Permitir a especificao de artefatos documentais que constituam insumos ou resultados de Obrigatrio atividades no fluxo de trabalho, de forma integrada com o Componente de Gesto de Contedo, mapeando tais artefatos aos tipos documentais definidos nesse componente.

Nativo

Contemplar, entre os recursos disponveis para definir os fluxos de trabalho, os seguintes elementos definidos pela notao padro BPMN 1.0:

RFC72014

Obrigatrio

Nativo

RFC72014

Start Event (pelo menos os tipos None, Message, Timer e Rule); Intermediate Event (pelo menos os tipos None, Message e Timer); End Event (pelo menos os tipos None e Message); Task (pelo menos os tipos Send, Receive, User, Script e Manual); Sub-process (pelo menos o tipo Independent Sub-Process) Gateway (pelo menos os tipos Exclusive (XOR - Database Based) e Parallel (AND)); Sequence Flow (pelo menos os tipos Normal Flow e Exception flow); Message Flow. Todos esses recursos devem ser providos pela ferramenta de definio de fluxos de trabalho que integra a soluo, tendo impacto sobre a forma como o workflow engine se comportar durante a execuo das instncias dos fluxos de trabalho. Caso a notao BPMN no seja diretamente suportada pela ferramenta de definio de fluxos de trabalho, esta dever prover recursos de modelagem que se demonstrem funcionalmente equivalentes. Neste caso, a proposta tcnica deve descrever como o comportamento especificado para cada um desses elementos da notao BPMN pode ser reproduzido utilizando os recursos nativos da soluo.

Obrigatrio

Nativo

RFC72015

No possuir limitao quanto ao nmero de fluxos de trabalho e atividades modelados.

Obrigatrio

Nativo

RFC72016

Permitir a definio de prazos para os fluxos de trabalho e tambm para suas atividades.

Obrigatrio

Nativo

Permitir a definio de formulrios eletrnicos associados aos fluxos de trabalho, para disponibilizao na web, atendendo s seguintes situaes: RFC72017 Para especificar dados que devem ser preenchidos pelo usurio quando for dar incio a uma instncia de fluxo de trabalho; Para especificar formulrios a serem preenchidos pelo usurio em atividades especficas do fluxo de trabalho. Obrigatrio Nativo

Permitir o mapeamento dos campos contidos nos formulrios eletrnicos aos metadados dos fluxos de trabalho e das atividades em que so utilizados, para atribuio automtica de valores quando da execuo da instncia do fluxo de trabalho, nos dois sentidos: Pr-preenchimento de campos do formulrio, no momento de exibi-lo ao usurio, a Obrigatrio partir de metadados do fluxo de trabalho ou da atividade; Atribuio automtica de valores em metadados do fluxo de trabalho ou da atividade a partir dos valores informados pelo usurio no preenchimento do formulrio. Em ambos os casos, deve ser possvel aplicar frmulas de clculo e critrios de filtro/seleo de dados.

RFC72018

Nativo

RFC72019

Incluir processamento condicional, isto , permitir que um fluxo de trabalho seja suspenso para aguardar a chegada de um documento e prossiga automaticamente quando este recebido.

Pontuvel

Customizvel

RFC72020

Assegurar que qualquer modificao nos atributos dos fluxos de trabalho, como extino ou ampliao do nmero de pessoas ou extino de autorizao, leve em conta os documentos Obrigatrio vinculados. Requisitos para Execuo dos Fluxos de Trabalho

Nativo

ID

Descrio

Obrigatrio Nativo ou ou Customizvel Pontuvel

Forma de Atendimento

Contemplar as seguintes formas de se dar incio a uma nova instncia de fluxo de trabalho: Manual: Incio da tramitao de uma nova instncia de fluxo de trabalho por um usurio, diretamente no sistema, atravs do preenchimento de formulrios eletrnicos customizados (conforme definido no fluxo de trabalho). RFC73001 Obrigatrio Nativo

RFC73001

Requisio de sistema externo: Acionamento da tramitao de uma nova instncia de fluxo de trabalho por um sistema externo, que envia uma requisio ao Obrigatrio Componente de Gesto de Fluxos de Trabalho solicitando o incio da nova instncia e informando todos os parmetros necessrios. Automtico: Incio da tramitao de uma nova instncia de fluxo de trabalho automaticamente pelo sistema, conforme uma regra de negcio ou uma periodicidade definida (ambas as opes devem ser suportadas). A forma a ser utilizada em cada situao deve seguir o que foi estabelecido na definio dos respectivos fluxos de trabalho.

Nativo

RFC73002

Permitir anexao de documentos a uma instncia de fluxo de trabalho, no momento de inici-lo e durante a execuo de suas tarefas, de forma integrada com o Componente de Gesto de Contedo, incorporando-os ao repositrio de documentos desse componente.

Obrigatrio

Nativo

RFC73003

Manter como metadados de uma instncia de fluxo de trabalho a lista de documentos anexados a ele, e exibir essa lista aos usurios durante a execuo das tarefas de forma a facilitar a localizao e o acesso a esses documentos. O acesso deve ser oferecido de forma integrada com o Componente de Gesto de Contedo . Permitir anexao de um mesmo documento a mais de uma instncia de fluxo de trabalho, sem necessidade de duplic-lo.

Obrigatrio

Customizvel

RFC73004

Obrigatrio

Nativo

Possuir recursos que permitam a atribuio automtica de metadados de documentos, quando da sua anexao a uma instncia de fluxo de trabalho, a partir de metadados da instncia ao qual esto sendo anexados, de forma integrada com o Componente de Gesto de Contedo. RFC73005 Obrigatrio Customizvel

RFC73005

Por exemplo: na tramitao de uma instncia de anlise de solicitao, o nome do interessado armazenado como um metadado da instncia, cujo valor informado pelo solicitante ao dar incio ao mesmo. Quando um usurio anexar a essa instncia algum documento que tenha como metadado o nome do interessado, a soluo deve prover recursos para atribuir automaticamente o valor desse metadado a partir do valor constante no metadado da instncia.

Obrigatrio

Customizvel

RFC73006

Exibir, aos usurios com papel de executores de tarefas, uma caixa de entrada que contenha a lista de tarefas sob sua responsabilidade, destacando aquelas que estejam com Obrigatrio prazo vencido ou prximo de vencer.

Nativo

RFC73007

Possuir recursos para apoiar a gesto manual da distribuio de tarefas entre os membros de um setor ou grupo de usurios, para tarefas de responsabilidade daquele setor ou grupo como um todo. A alocao manual deve ser permitida apenas para usurios autorizados (coordenadores de setor ou de grupo).

Obrigatrio

Nativo

Possuir recursos para distribuio automtica de tarefas (balanceamento de carga) entre os membros de um setor ou grupo de usurios, para tarefas de responsabilidade daquele setor ou grupo como um todo. As seguintes regras de distribuio devem ser oferecidas: RFC73008 Alocao automtica ao membro do setor/grupo que possui menos tarefas pendentes naquele momento; Alocao cclica entre os membros do setor/grupo, na forma de rodzio; Alocao aleatria entre os membros do setor/grupo. Obrigatrio Customizvel

RFC73009

Possuir tratamento para situaes de frias e afastamento de usurios, evitando que tarefas Obrigatrio sejam alocadas a usurios no disponveis.

Customizvel

RFC73009

Obrigatrio

Customizvel

RFC73010

Registrar automaticamente no Componente de Gesto de Contedo a movimentao de documentos convencionais (fsicos) anexados a uma instncia de fluxo de trabalho, quando a tramitao da instncia de uma tarefa para a seguinte envolver movimentao desse tipo de documento entre os respectivos responsveis.

Obrigatrio

Nativo

RFC73011

Permitir o roteamento de uma tarefa de um usurio ou grupo para um substituto.

Obrigatrio

Nativo

RFC73012

Permitir o preenchimento via web de formulrios eletrnicos definidos nas atividades do fluxo de trabalho, durante a execuo das respectivas tarefas, com validao pelo sistema dos dados informados conforme as regras definidas na criao do formulrio. Apenas o usurio ou grupo responsvel pela tarefa deve ser autorizado a preencher os dados do formulrio.

Obrigatrio

Nativo

RFC73013

Realizar roteamento automtico do processo para a tarefa seguinte, quando da concluso de uma tarefa, conforme as regras definidas no fluxo de trabalho.

Obrigatrio

Nativo

Permitir que a tramitao de uma instncia de fluxo de trabalho saia da sua seqncia padro de atividades (definida no fluxo de trabalho), para possibilitar o tratamento de situaes excepcionais no previstas no fluxo de trabalho. RFC73014 Entre esses recursos, deve ser possvel saltar atividades do fluxo e tambm retornar a instncia a atividades j realizadas. Tais recursos devem ser de uso restrito a usurios autorizados. Obrigatrio Nativo

RFC73015

Possuir capacidade de executar tarefas automaticamente, sem necessidade de interao com usurios, para as atividades definidas no fluxo de trabalho como sendo dessa natureza Obrigatrio (Send task, Receive task e Script task, da notao BPMN).

Nativo

RFC73015

Obrigatrio

Nativo

RFC73016

Possibilitar a reativao de uma instncia de fluxo de trabalho j encerrada, por usurios autorizados.

Obrigatrio

Nativo

RFC73017

Possibilidade de anexar uma instncia de fluxo de trabalho a outra, ficando a tramitao da instncia anexada subordinada a partir de ento tramitao da instncia principal A vinculao deve ficar registrada nos metadados da instncia.

Obrigatrio

Customizvel

Possuir recursos para monitoramento das instncias de fluxos de trabalho em execuo, possibilitando a um usurio autorizado consultar as seguintes informaes: RFC73018 Obrigatrio Total de instncias em execuo para um dado fluxo de trabalho; Quantitativo de instncias por situao (em dia e em atraso); Quantitativo de instncias por atividade em que se encontram atualmente no fluxo de trabalho. Nativo

RFC73019

Permitir que usurios autorizados interrompam ou suspendam temporariamente uma instncia de fluxo de trabalho com o objetivo de executar outro trabalho. O fluxo s prosseguir com a autorizao do usurio.

Obrigatrio

Customizvel

RFC73020

Permitir que a captura de documentos desencadeie automaticamente instncias de fluxos de Obrigatrio trabalho.

Customizvel

RFC73021

Registrar a tramitao de um documento a fim de que os usurios possam conhecer a situao de cada um na instncia do fluxo de trabalho.

Obrigatrio

Nativo

Fornecer um histrico de movimentao dos documentos. RFC73022 Obrigatrio Nativo

RFC73022

O histrico de movimentao corresponde a um conjunto de dados de datas de entrada e sada; nomes de responsveis; titulo do documento, providncias etc. Requisitos para Recursos de Apoio

Obrigatrio

Nativo

ID

Descrio

Obrigatrio Nativo ou ou Customizvel Pontuvel

Forma de Atendimento

RFC74001

Possuir recursos de envio automtico de notificao (via e-mail) quando ocorrer vencimento Obrigatrio de prazo de uma tarefa ou de uma instncia de fluxo de trabalho em execuo.

Nativo

RFC74002

Permitir que tarefas sejam automaticamente roteadas para outros usurios quando ocorrer vencimento de prazo.

Obrigatrio

Nativo

RFC74003

Disponibilizar uma funo para avisar a um participante do fluxo que um documento lhe foi enviado, especificando a ao necessria.

Obrigatrio

Nativo

ID

Descrio

Requisitos para Consultas e Indicadores de Desempenho Obrigatrio Nativo ou ou Customizvel Pontuvel

Forma de Atendimento

RFC75001

Possibilitar a consulta, por usurios autorizados, aos dados detalhados de uma instncia de fluxo de trabalho (tanto para instncias j concluda quanto instncias que ainda estejam em Obrigatrio execuo).

Nativo

RFC75002

Possibilitar a consulta, por usurios autorizados, aos dados detalhados de uma tarefa executada em uma instncia de fluxo de trabalho.

Obrigatrio

Nativo

RFC75003

Obrigatrio

Nativo

Possibilitar a consulta via internet, pelo requerente de uma instncia de fluxo de trabalho (que pode ser tanto um usurio cadastrado como um no cadastrado), quanto situao da instncia por ele requerida. RFC75003 Este recurso deve contar com mecanismos que restrinjam o acesso ao requerente, inclusive nos casos de usurios no cadastrados (por exemplo, atravs da gerao de senhas especficas ou da checagem de informaes pessoais do requerente), evitando que pessoas indevidas tenham acesso aos dados do processo ou do prprio requerente. Obrigatrio Nativo

Possuir recursos de pesquisa a processos, a partir da combinao de parmetros de busca. RFC75004 Os parmetros de busca devem contemplar tanto metadados comuns a todas as instncias Obrigatrio de fluxos de trabalho (ex: situao, nmero identificador etc.) quanto metadados especficos de cada tipo de instncia de fluxo de trabalho (metadados definidos pelo usurio quando da criao do fluxo de trabalho). Nativo

Possibilitar a consulta ao histrico completo de tramitao de uma instncia de fluxo de trabalho, recuperando, pelo menos as seguintes informaes: RFC75005 Todas as tarefas realizadas na instncia e a seqncia em que foram realizadas; Obrigatrio Nativo

Os usurios executores de cada tarefa; As datas de execuo de cada tarefa; Eventos relevantes ocorridos durante a tramitao da instncia (anexao de documentos, desvios na seqncia de atividades em relao ao fluxo de trabalho padro, cancelamentos de tarefas).

Possuir recursos para consolidar dados histricos de desempenho da instituio em cada fluxo de trabalho, para um perodo informado, extraindo pelo menos as seguintes informaes:

RFC75006

Obrigatrio

Nativo

RFC75006

Nmero de instncias de fluxos de trabalho que tramitaram no perodo; Tempo mdio de execuo das instncias de fluxos de trabalho; Percentual de instncias de fluxos de trabalho concludas no prazo e fora do prazo; Tempo mdio de execuo de cada atividade presente no fluxo de trabalho; Indicadores de desempenho individualizados por funcionrio envolvido nos fluxos de trabalho.

Obrigatrio

Nativo

RFC75007

Possuir funcionalidade para exportar os dados histricos de desempenho da instituio (requisito anterior) para um arquivo texto ou planilha eletrnica.

Obrigatrio

Customizvel

Possuir recursos de simulao de fluxos de trabalho, possibilitando ao usurio simular o desempenho da organizao em novos fluxos e tambm prever o impacto de alteraes em fluxos existentes. A simulao deve ser feita a partir de uma definio de fluxo de trabalho e da configurao de alguns parmetros de simulao. RFC75008 Pelo menos os seguintes parmetros de simulao devem ser contemplados: Taxa de chegada de novas instncias do fluxo de trabalho; Tempo mdio para execuo de cada atividade; Quantidade de recursos humanos disponveis para executar cada atividade; Probabilidades associadas s transies de sada das decises (gateways) contidas no fluxo de trabalho. Requisitos para Integrao com Sistemas Externos ID Descrio Obrigatrio Nativo ou ou Customizvel Pontuvel Forma de Atendimento Obrigatrio Customizvel

Permitir que as seguintes informaes sejam consultadas por sistemas externos autorizados, atravs de interfaces de software (APIs ou Web Services) providas pela soluo: RFC76001 Obrigatrio Nativo

RFC76001

Lista de instncias de fluxos de trabalho que atendem a um conjunto de critrios Obrigatrio (informados como parmetros na requisio de consulta enviada pelo sistema externo); Dados detalhados de instncias de fluxos de trabalho (informado como parmetro da requisio); Dados detalhados de uma tarefa (informada como parmetro da requisio);

Nativo

RFC76002

Permitir o acionamento automtico de Web Services publicados por sistemas externos, quando houver no fluxo de trabalho uma atividade automtica que consista no acionamento de um servio externo (de forma equivalente aos elementos Send task e Service task da notao BPMN).

Pontuvel

Customizvel

Permitir a publicao de Web Services pela prpria soluo, para acesso por sistemas externos, disponibilizando servios que contemplem pelo menos as seguintes situaes: Para permitir que o incio de uma instncia de fluxo de trabalho seja disparada a partir do recebimento de uma requisio enviada por um sistema externo ao Web Service publicado (de forma equivalente ao eventoStart Event do tipo Message, da notao BPMN). Para permitir a utilizao de atividades equivalentes ao tipo Receive Task da notao BPMN, em que uma tarefa concluda automaticamente a partir do recebimento de uma mensagem enviada por um sistema externo.

RFC76003

Pontuvel

Customizvel

Possuir recursos para acionar automaticamente sistemas externos que devam ser utilizados pelo usurio para executar tarefas especficas, conforme definido pelo elemento User task da notao BPMN. RFC76004 O usurio executor da tarefa dever ter a opo de acionar, a partir da interface de usurio da soluo, o sistema externo que ser utilizado por ele para executar a tarefa. Nesse acionamento, a soluo deve informar ao sistema externo os parmetros necessrios, conforme configurado na definio da atividade no fluxo de trabalho. Obrigatrio Customizvel

RFC76005

O acionamento dos sistemas externos deve contar com recursos de login nico (single signon) providos pela soluo, evitando que o usurio tenha que autenticar-se novamente no Pontuvel sistema externo acionado.

Customizvel

Permitir que sistemas externos registrem na soluo a execuo de tarefas de uma instncia de fluxo de trabalho, para tarefas definidas no fluxo de trabalho como sendo executadas em sistemas externos. A soluo deve contemplar as seguintes situaes:

RFC76006

Quando uma tarefa definida para ser executada pelo usurio em um sistema externo (conforme definido pelo elemento User task da notao BPMN). Quando uma tarefa definida para ser executada de forma automtica por um sistema externo, atravs de um servio provido por este, sem a necessidade de interveno do usurio (conforme definido pelo elemento Service task da notao BPMN). Em ambos os casos, a soluo deve prover recursos para que o sistema externo atribua os valores dos metadados da tarefa executada e registre a sua concluso.

Pontuvel

Customizvel

Requisitos para Recuperao de Informao ID Descrio Obrigatrio Nativo ou ou Customizvel Pontuvel Forma de Atendimento

Fornecer uma srie flexvel de funes de pesquisa aos objetos digitais armazenados no Componente de Gesto de Contedo (classes, dossis, volumes e documentos) e seus contedos (texto e metadados), com o objetivo de pesquis-los e localiz-los. RFC61001 Os parmetros de busca devem contemplar tanto metadados comuns a todos os objetos digitais (ex: nmero identificador, data de criao, autor, etc.) quanto metadados especficos de cada tipo de objeto, definidos pelo usurio. Obrigatrio Nativo

Possuir recursos de pesquisa a processos armazenados no Componente de Gesto de Fluxos de Trabalho, a partir da combinao de parmetros de busca. RFC61002 Os parmetros de busca devem contemplar tanto metadados comuns a todos os processos (ex: situao, nmero identificador etc.) quanto metadados especficos de cada tipo de processo (metadados definidos pelo usurio quando da criao do fluxo de trabalho). Obrigatrio Nativo

Permitir utilizar, em uma mesma pesquisa, parmetros referentes a objetos digitais armazenados no Componente de Gesto de Contedo e outros referentes a processos armazenados no Componente de Gesto de Fluxos de Processos, a fim de facilitar o acesso a itens cuja localizao dependa de informaes tratadas por esses dois componentes. Deve ser possvel, por exemplo, pesquisar por processos iniciados em determinado perodo (informao tratada pelo Componente de Gesto de Fluxos de Processos) e que possuem documentos anexados que atendam a um conjunto de critrios (informao tratada pelo Componente de Gesto de Contedo).

RFC61003

Obrigatrio

Nativo

RFC61003

Obrigatrio

Nativo

Esse tipo de pesquisa deve ser oferecido de forma integrada entre os componentes envolvidos, sem que o usurio tenha que realizar consultas separadas em cada componente para obter a informao desejada.

RFC61004 Executar pesquisa de forma integrada para documentos convencionais, digitais e hbridos.

Obrigatrio

Nativo

RFC61005 Permitir a pesquisa booleana (na qual h utilizao de conectores e, ou e no.

Obrigatrio

Nativo

Possui funcionalidade que permita a busca por contedo de documento, atravs de FTR (Full RFC61006 Text Retrieve), nos contedos presentes no repositrio, de pelo menos os formatos PDF, Word, Excel e Power Point.

Obrigatrio

Nativo

Possui funcionalidade que permita estabelecer se um determinado contedo deva ou no ser indexado para as buscas por contedo de documento (Full Text Retrieve). Deve ser possvel estabelecer: RFC61007 Quais os tipos de documentos que devem ter seu contedo indexado; Para um dado documento, qual parte de seu contedo (ex: quais campos do documento) deve ser indexada. Obrigatrio Nativo

Permitir a abertura de um item (processo ou objeto digital) retornado como resultado de pesquisa RFC61008 por meio de um clique, de forma integrada com o componente da soluo responsvel por exibi- Obrigatrio lo. Esse acesso aos itens deve estar sujeito s permisses de acesso do usurio.

Nativo

RFC61009

Permitir a configurao do formato da lista de resultados de pesquisa, para exibio em tela (ordem dos resultados; nmero de resultados por tela; dados a serem exibidos).

Obrigatrio

Nativo

RFC61010

Obrigatrio

Nativo

RFC61010 Possibilitar a impresso dos resultados obtidos nas pesquisas.

Obrigatrio

Nativo

Possuir recursos de navegao entre as pginas do resultado de uma pesquisa, possibilitando RFC61011 ao usurio navegar de uma pgina para a seguinte, para a anterior, ou saltar diretamente para uma pgina especificada.

Obrigatrio

Nativo

RFC61012

As funes de pesquisa no Componente de Gesto de Contedo devem permitir a recuperao dos objetos listados como resultados das pesquisas.

Obrigatrio

Nativo

RFC61013

Permitir o uso de perodos tpicos nos pedidos de pesquisa nos campos de data, como por exemplo: semana anterior, ms corrente etc.

Pontuvel

Customizvel

Permitir a utilizao de caracteres coringa e de truncamento direita para a pesquisa de dados. RFC61014 Por exemplo: O argumento de pesquisa Bra*il pode recuperar Brasil e Brazil. O argumento de pesquisa Arq* pode recuperar Arquivo, Arquivstica etc. Pontuvel Customizvel

RFC61015

Permitir a utilizao de caracteres coringa e de truncamento direita para a pesquisa no contedo do documento.

Pontuvel

Customizvel

RFC61016 Permitir que os usurios possam armazenar pesquisas para reutilizao posterior.

Pontuvel

Customizvel

Ao apresentar o resultado da pesquisa, um sistema tem que permitir ao usurio as seguintes opes: RFC61017 Obrigatrio Customizvel

RFC61017 - Visualizar os documentos e dossis/processos resultantes da pesquisa;

Obrigatrio

Customizvel

Permitir que os documentos e dossis/processos apresentados em uma lista de resultados RFC61018 sejam selecionados e, em seguida, abertos por meio de um clique ou toque de tela ou acionamento de tecla.

Obrigatrio

Customizvel

Permitir a configurao do formato da lista de resultados de pesquisa pelo usurio ou administrador, incluindo recursos e funes tais como: RFC61019 - Seleo a ordem em que os resultados de pesquisa so apresentados; - Determinao do nmero de resultados de pesquisa exibidos na tela de cada vez; - Estabelecimento do nmero mximo de resultados para uma pesquisa; - Armazenamento dos resultados de uma pesquisa; Pontuvel Customizvel

RFC61020

Ser capaz de exibir em tela e de imprimir todos os dados associados aos documentos e dossis Obrigatrio resultantes de uma pesquisa.

Customizvel

RFC61021 Permitir a impresso de uma lista dos documentos e dossis resultantes de uma pesquisa.

Obrigatrio

Nativo

RFC61022 Permitir a impresso de uma lista dos documentos que compem um dossi/processo.

Obrigatrio

Nativo

Segurana da Informao Requisitos de Gesto de Usurio e Controle de Acessos Obrigatrio Nativo ou Descrio ou Customizvel Pontuvel Possuir um repositrio nico de dados de usurios, perfis e grupos de usurios, sendo esse repositrio compartilhado por todos os componentes da soluo.

ID

Forma de Atendimento

RFC91001

Obrigatrio

Nativo

Possuir funcionalidades para gesto do cadastro dos usurios (incluir, alterar, excluir e consultar dados de usurios), mantendo pelo menos os seguintes atributos: RFC91002 Identificador nico do usurio (login ); Dados pessoais (nome completo e e-mail); Setor da PGM ao qual est vinculado; Credenciais de autenticao do tipo senha Obrigatrio Nativo

RFC91003

Suportar credenciais de autenticao de usurios do tipo certificado digital do tipo A3.

Pontuvel

Customizvel

RFC91004

Possuir funcionalidade que permita, a cada usurio, alterar sua prpria senha e atualizar seus dados pessoais.

Obrigatrio

Nativo

RFC91005

Possuir funcionalidade para tratamento de situaes de esquecimento de senhas por usurios.

Obrigatrio

Nativo

RFC91006

Possuir funcionalidade que permita, a usurios autorizados, realizar o bloqueio da Obrigatrio conta de um usurio ou grupo de usurios.

Nativo

RFC91006

Obrigatrio

Nativo

Possuir funcionalidade que permita a criao e a gesto (consulta, alterao, excluso) de grupos de usurios mantendo, para cada grupo, os seguintes atributos: RFC91007 Nome do grupo; Descrio; Relao de usurios que o compem.

Obrigatrio

Nativo

RFC91008 Permitir que um mesmo usurio pertena a mais de um grupo de usurios.

Obrigatrio

Nativo

Garantir que usurios s tenham acesso s funcionalidades da soluo aps sua RFC91009 devida autenticao (exceto no caso das consultas definidas como sendo de acesso pblico).

Obrigatrio

Nativo

Implementar poltica de controle de acesso por usurios e grupos de usurios restringindo acesso a: Operaes do sistema; RFC91010 Tarefas dos fluxos de trabalho; Documentos; Dossis/processos; Classes de documentos;

Obrigatrio

Nativo

RFC91011

As permisses de acesso definidas para um grupo de usurios sejam automaticamente herdadas por todos os usurios vinculados ao grupo.

Obrigatrio

Nativo

RFC91012

Pelo mecanismo de permisses deve ser possvel restringir as funes de destinao a usurios autorizados.

Obrigatrio

Nativo

RFC91013

Obrigatrio

Nativo

RFC91013

Pelo mecanismo de permisses deve ser possvel restringir a funo de Obrigatrio eliminao de documentos ou dossis/processos somente a usurios autorizados.

Nativo

Pelo mecanismo de permisses deve ser possvel restringir o acesso a qualquer RFC91014 informao (dado ou contedo do documento arquivstico) nos casos em que restries de acesso e questes de segurana assim determinarem.

Obrigatrio

Nativo

RFC91015

Garantir que somente usurios autorizados sejam capazes de conceder e revogar Obrigatrio permisses de acesso no sistema.

Nativo

RFC91016

Garantir que alteraes em permisses de acesso sejam imediatamente refletidas Pontuvel sobre o sistema.

Customizvel

RFC91017

Utilizar servios de diretrio baseados em padres de mercado LDAP v3, modelo X.500, com conexo segura.

Pontuvel

Customizvel

Permitir atribuio de permisses de acesso por exceo. RFC91018 Na definio de permisses de acesso por exceo, define-se quais funcionalidades determinado perfil no ter acessado, sendo que o perfil ter acesso a todas as funcionalidades no listadas. Pontuvel Customizvel

Cadastro de Senha: Deve ter digitao de senha no visvel e criptografada. RFC91019 A quantidade de caracteres da senha dever ser definida via parmetro. Pontuvel Customizvel

O perodo mnimo para reutilizao de senha dever ser definido via parmetro.

RFC91019 O nmero de dias para expirao de senhas dever ser definido via parmetro. O bloqueio por digitao de senhas incorretas dever ser definido pelo nmero de tentativas definidas em parmetro.

Pontuvel

Customizvel

RFC91020 Dever ser possvel emitir um relatrio de usurios cadastrados.

Obrigatrio

Customizvel

RFC91021

Dever ser possvel emitir um relatrio de grupos cadastrados, incluindo a lista de Obrigatrio participantes de cada grupo.

Customizvel

RFC91022

Dever ser possvel emitir um relatrio informando a quais grupos um determinado Obrigatrio usurio pertence.

Customizvel

RFC91023

Dever ser possvel emitir um relatrio indicando quais grupos e quais usurios individuais possuem determinadas permisses de acesso.

Obrigatrio

Customizvel

Se o usurio solicitar o acesso ou pesquisa de um documento, volume ou dossi/processo especficos aos quais no tenha o direito de acesso, fornecer uma das seguintes respostas (estabelecidas durante a configurao): RFC91024 mostrar o ttulo e os dados do documento; demonstrar a existncia do dossi/processo ou documento, mas no o respectivo ttulo nem outro dado; no mostrar qualquer informao do documento, nem indicar a existncia do mesmo. Pontuvel Customizvel

Permitir que alguns usurios estipulem que outros usurios, papis ou grupos de usurios podem ter acesso aos documentos sob sua responsabilidade. Esta RFC91025 permisso deve ser concedida por um usurio autorizado, de acordo com a poltica de segurana do rgo ou entidade.

Obrigatrio

Customizvel

RFC91025

Obrigatrio

Customizvel

RFC91026 Impedir que um usurio pertena a grupos com direitos conflitantes.

Obrigatrio

Nativo

RFC91027

Permisses concedidas a usurios individuais devem prevalecer sobre permisses Obrigatrio conflitantes dos grupos aos quais esse usurio pertence.

Nativo

Permitir somente aos usurios autorizados a possibilidade de alterar a RFC91029 configurao dos valores predefinidos (default) para os atributos de segurana e marcaes de graus de sigilo, quando necessrio e apropriado.

Obrigatrio

Nativo

Somente usurios autorizados tm que ser capazes de realizar as seguintes aes: RFC91030 remover ou revogar os atributos de segurana dos documentos; criar, alterar, remover ou revogar as credenciais de segurana dos usurios. Obrigatrio Nativo

Em casos excepcionais, o usurio autorizado tem que ser autorizado a apagar ou corrigir dossis/processos, volumes e documentos. Nesses casos, um sistema tem que: Registrar integralmente a ao de apagar ou corrigir na trilha de auditoria; Produzir um relatrio de anomalias quando estas ocorrerem; Eliminar todo o contedo de um dossi/processo ou volume, quando os RFC91032 mesmos forem eliminados; Garantir que nenhum documento seja eliminado, se tal ao resultar na alterao a outro documento arquivstico;

Obrigatrio

Customizvel

RFC91032

Obrigatrio

Customizvel

Informar ao administrador sobre a existncia de ligao entre um dossi/processo ou documento prestes a ser apagado e qualquer outro dossi/processo ou documento, solicitando confirmao antes de concluir a operao; Manter a integridade total do dado, a qualquer momento.

RFC91033 Restringir o acesso s funcionalidades administrativas impossibilitando sua visualizao ao usurio final. Controlar o acesso a classes, dossis, volumes, documentos e metadados de acordo com a autorizao de cada grupo de usurios e permitir que qualquer RFC91034 operao com classe, dossi, volume, documento e metadados sigam as exigncias das permisses de acesso concedidas ao usurio. Permitir controle de acesso diferenciado por fluxo de trabalho. Deve ser possvel definir, para cada fluxo de trabalho: Quais so os usurios e/ou grupos com permisso para dar incio a novas instncias de fluxos de trabalho. RFC91035 Quais so os usurios e/ou grupos com permisso para consultar dados das instncias de fluxos de trabalho. Quais so os usurios e/ou grupos com permisso para realizar modificaes no fluxo de trabalho.

Obrigatrio

Nativo

Obrigatrio

Nativo

Obrigatrio

Nativo

Permitir o controle de acesso para cada atividade que compe o fluxo de trabalho, RFC91036 de forma que a execuo das tarefas dela derivadas fique restrita aos usurios Obrigatrio autorizados.

Nativo

ID

Descrio

Requisitos de Gesto de Usurio e Controle de Acessos Obrigatrio Nativo ou ou Customizvel Pontuvel Obrigatrio Nativo

Forma de Atendimento

RFC92001

RFC92001

Ser capaz de garantir a origem e a integridade dos documentos com assinatura digital.

Obrigatrio

Nativo

RFC92002

Somente usurios autorizados tm que ser capazes de incluir, remover, ou atualizar no sistema os certificados digitais de computadores ou de usurios.

Obrigatrio

Nativo

RFC92003

Ser capaz de verificar a validade da assinatura digital no momento da captura do documento.

Obrigatrio

Nativo

No processo de verificao da assinatura digital, tem de ser capaz de registrar nos dados do documento o seguinte: RFC92004 - Validade da assinatura verificada; Pontuvel - A autoridade certificadora do certificado digital; - Data e hora em que a verificao ocorreu.

Customizvel

Ser capaz de armazenar juntamente com o documento as seguintes informaes de certificao: RFC92005 - Assinatura digital; - Certificado digital (cadeia de certificao) usado na verificao da assinatura; - Lista de Certificados Revogados - LCR;

Pontuvel

Customizvel

RFC92006

Ser capaz de receber atualizaes tecnolgicas quanto plataforma criptogrfica de assinatura digital.

Pontuvel

Customizvel

RFC92007

Deve destruir, ou tornar indisponveis, as chaves de criptografia quando estas estiverem contidas em listas de certificados revogados (LCR).

Pontuvel

Customizvel

RFC92008

Pontuvel

Customizvel

RFC92008

Usar a criptografia no armazenamento, na transmisso e na apresentao de documentos arquivsticos digitais ao implementar a poltica de sigilo.

Pontuvel

Customizvel

RFC92009

Limitar o acesso aos documentos cifrados somente queles usurios portadores da chave de decifrao.

Pontuvel

Customizvel

Registrar os seguintes dados sobre um documento cifrado: - Indicao se est cifrado ou no; - Algoritmos usados na cifrao; RFC92010 - Identificao do remetente; - Identificao do destinatrio; - Indicao da robustez ou grau de segurana da criptografia.

Pontuvel

Customizvel

RFC92011

Assegurar a captura de documentos cifrados, diretamente de uma aplicao de software que disponha da funcionalidade de cifrao.

Pontuvel

Customizvel

Somente os usurios autorizados tm que ser capazes de realizar as seguintes operaes: - Incluir, remover ou alterar parmetros dos algoritmos criptogrficos instalados no sistema; - Incluir, remover ou substituir chaves criptogrficas de programas ou de usurios do sistema; RFC92012 Pontuvel - Cifrar e alterar criptografia de documentos; - remover a criptografia de um documento. A remoo da cifrao pode ocorrer quando a sua manuteno resultar em indisponibilidade do documento. Por exemplo, quando a chave de cifrao/decifrao estiver embarcada em hardware inviolvel cuja vida til est prestes a se esgotar ou quando o documento for desclassificado.

Customizvel

No caso de remoo da cifrao do documento, os seguintes dados adicionais tem que ser registrados na trilha de auditoria: RFC92013 - Data e hora da remoo da cifrao; - Identificao do executor da operao; #NAME? Pontuvel Customizvel

RFC92014

Suportar os certificados digitais emitidos pelas autoridades Certificadoras da estrutura de certificao da ICP-Brasil.

Obrigatrio

Customizvel

RFC92015 Permitir assinar um documento e documentos em lote.

Obrigatrio

Customizvel

RFC92016

Permitir mltiplas assinaturas em um mesmo documento. As assinaturas devem estar num mesmo envelope PKCS7 externo (coassinatura).

Obrigatrio

Customizvel

RFC92017 Permitir a utilizao de selo cronolgico.

Obrigatrio

Customizvel

RFC92018

Possuir capacidade de assinatura e verificao de documentos no formato PKCS7.

Obrigatrio

Customizvel

RFC92019

Possuir capacidade de assinatura e verificao de documentos assinados no formato XML DSIG.

Obrigatrio

Customizvel

RFC92020

Suportar nas funcionalidades de assinatura digital as regras definidas em resolues da ICP-Brasil. Requisitos para Grau de Sigilo

Obrigatrio

Customizvel

ID

Descrio

Obrigatrio Nativo ou ou Customizvel Pontuvel

Forma de Atendimento

Implementar a classificao de grau de sigilo sobre os documentos, os RFC93001 dossis/processos e as classes do plano de classificao e sobre todas as operaes de usurios nos documentos.

Obrigatrio

Nativo

Implementar a classificao de grau de sigilo baseando-se nos seguintes atributos de segurana para documentos e para usurios: RFC93002 Obrigatrio grau de sigilo do documento; credencial de segurana do usurio. RFC93003 Somente usurios autorizados podero alterar graus de sigilo. Obrigatrio

Nativo

Nativo

RFC93004

Recusar o acesso de usurios a documentos que possuam um grau de sigilo superior sua credencial de segurana.

Obrigatrio

Nativo

Garantir que os documentos sem atribuio de grau de sigilo, importados a partir RFC93005 de fontes externas ao sistema, estejam sujeitos s polticas de controle de acesso Obrigatrio e de sigilo.

Nativo

RFC93006

Garantir que no haja ambigidade na associao entre as marcaes de grau de Obrigatrio sigilo e os outros atributos de segurana (permisses) do documento importado.

Nativo

Em caso de erro ou reavaliao, o usurio autorizado tem que ser capaz de alterar RFC93007 o grau de sigilo de todos os documentos de um dossi/processo, numa nica Obrigatrio operao.

Nativo

RFC93008

Obrigatrio

Nativo

Sempre que os documentos ou dossis/processos hbridos estiverem classificados RFC93008 quanto ao grau de sigilo, garantir que a parte convencional e a parte digital Obrigatrio correspondente recebam a mesma classificao de sigilo.

Nativo

RFC93009

Permitir somente ao usurio autorizado, mediante confirmao, a desclassificao Obrigatrio ou reduo do grau de sigilo de um documento Requisitos para Trilha de Auditoria

Nativo

ID

Descrio

Obrigatrio Nativo ou ou Customizvel Pontuvel

Forma de Atendimento

Ser capaz de registrar na trilha de auditoria informaes acerca das seguintes aes: Data e hora da captura de todos os documentos; Responsvel pela captura; Reclassificao, desclassificao ou reduo do grau de sigilo de um documento ou de um dossi/processo, com a classificao inicial e a classificao final. Qualquer alterao na tabela de temporalidade e destinao de documentos. Qualquer ao de reavaliao de documentos; Qualquer alterao nos dados associados a classes, dossis/processos ou documentos; Data e hora de produo, aditamento e eliminao de dados. Alteraes em credenciais de autenticao; Alteraes efetuadas nas permisses de acesso que afetem um dossi/processo, um documento ou um usurio; Obrigatrio Aes de exportao e importao envolvendo os documentos; Tentativas de exportao e de importao; Usurio, data e hora de acesso ou tentativa de acesso a documentos e ao sistema; Tentativas de acesso negado a qualquer documento; Aes de eliminao de qualquer documento e seus dados;

RFC94001

Customizvel

RFC94001

Obrigatrio

Customizvel

Infraes cometidas contra mecanismos de controle de acesso; Mudanas no relgio gerador de carimbos de tempo; Todas as aes administrativas sobre os atributos de segurana (papis, grupos, permisses, etc.); Todas as aes administrativas sobre dados de usurios (cadastro, ativao, bloqueio, atualizao de dados e permisses, troca de senha, etc.) Todos os eventos de administrao de manuteno das trilhas de auditoria (alarmes, cpias, configurao de parmetros, etc.). Alteraes ocorridas em um fluxo de trabalho;

Registrar, em cada evento auditado, informaes sobre a identidade do usurio, RFC94002 desde que tal identificao esteja de acordo com a poltica de privacidade da organizao e a legislao vigente.

Obrigatrio

Nativo

RFC94003 Permitir apenas a usurios autorizados a leitura das trilhas de auditoria.

Obrigatrio

Nativo

Assegurar que as informaes da trilha de auditoria estejam disponveis para RFC94004 inspeo a fim de que uma ocorrncia especfica possa ser identificada e que todas as respectivas informaes sejam claras e compreensveis.

Obrigatrio

Nativo

Possuir mecanismos para a realizao de buscas nos eventos das trilhas de RFC94005 auditoria. Para facilidade de relatrio, os resultados podem ser apresentados ordenados, mas essa ordenao no pode alterar os dados contidos na trilha.

Obrigatrio

Nativo

RFC94006 Ser capaz de impedir qualquer modificao da trilha de auditoria.

Obrigatrio

Nativo

RFC94007

Obrigatrio

Nativo

Somente usurios autorizados tm que ser capazes de exportar as trilhas de auditoria sem afetar a trilha armazenada, ou transferir as trilhas de auditoria de um suporte de armazenamento para outro. RFC94007 A trilha de auditoria no pode ser excluda antes da data indicada na tabela de temporalidade. Porm, a transferncia implica cpia da trilha para outro espao de armazenamento com a subseqente liberao do espao original. A exportao a cpia sem a liberao do espao. Obrigatrio Nativo

Ser capaz de gerar um alarme, para os administradores apropriados, se o tamanho da trilha de auditoria exceder um limite preestabelecido. RFC94008 Esse alarme deve ser usado para indicar a proximidade do esgotamento de espao reservado trilha de auditoria. Obrigatrio Customizvel

RFC94009

Quando o espao de armazenamento da trilha de auditoria atingir o limite preestabelecido, permitir somente operaes auditveis originadas por usurios autorizados. Todas as outras operaes estariam bloqueadas at a liberao pelo administrador.

Obrigatrio

Customizvel

RFC94010

Ser capaz de aplicar um conjunto de regras na monitorao de eventos auditados e, com base nessas regras indicar a possvel violao da segurana.

Pontuvel

Customizvel

Quando no for possvel escrever na trilha de auditoria, impedir toda operao de RFC94011 qualquer usurio e passar para um modo de funcionamento onde ser possvel Obrigatrio realizar a manuteno necessria para que a trilha de auditoria volte a ser escrita.

Customizvel

Garantir pelo menos as seguintes regras para a monitorao dos eventos auditados: - Acumulao de um nmero predeterminado de tentativas consecutivas de log in RFC94012 com erro (autenticao mal sucedida), conforme especificado pela poltica de segurana; - Ocorrncia de vrios log in simultneos do mesmo usurio em locais (computadores) diferentes. - Login do usurio fora do horrio autorizado, aps log off no perodo normal.

Pontuvel

Customizvel

RFC94013

Somente usurios autorizados tm que ser capazes de configurar o conjunto de eventos auditveis e seus atributos. Requisitos para Anti-Virus

Obrigatrio

Nativo

ID

Descrio

Obrigatrio Nativo ou ou Customizvel Pontuvel Pontuvel Customizvel

Forma de Atendimento

RFC96001 Fazer a verificao de vrus ou pragas antes da efetivao da captura. Requisitos para Backup ID Descrio

Obrigatrio Nativo ou ou Customizvel Pontuvel

Forma de Atendimento

Possuir mecanismos de backup que criem cpias de todas as informaes contidas no sistema que no fiquem armazenadas no SGBD (os mecanismos de backup dos dados no SGBD sero providos pela prpria soluo de SGBD utilizada, que no faz parte do objeto deste Edital). RFC97001 Tais mecanismos devem contar com os seguintes recursos: Agendamento automtico de backups com periodicidades estipuladas. Obrigatrio Nativo

RFC97001

Obrigatrio

Nativo

Capacidade de realizar backup com o sistema em operao. Capacidade de restituir os dados do sistema a um estado conhecido, utilizando uma combinao de cpias restauradas e trilhas de auditoria.

Requisitos Especficos da PGM


Requisitos Especficos de Cada Gerncia Obrigatrio Nativo ou Descrio ou Customizvel Pontuvel O sistema dever prover o cadastramento de tipos de matrias. Obrigatrio Customizvel Cadastrar o Mandado Judicial. Obrigatrio Customizvel

ID RFC1001 RFC1002

Forma de Atendimento

RFC1003 RFC1004 RFC1005 RFC1006 RFC1007

Cadastrar Processo Administrativo e Processo Judicial. Cadastrar Gerncia. Cadastrar Tipo de Ao. Associar Processo Judicial cadastrado com Processo Judicial digitalizado. Cadastrar publicao.

Obrigatrio Obrigatrio Obrigatrio Obrigatrio Obrigatrio

Customizvel Customizvel Customizvel Customizvel Customizvel

RFC1008 RFC1009 RFC1010 RFC1011

Enviar s gerncias/procuradores alerta de novo mandado/publicao. Enviar aos procuradores alerta de digitalizao de petio autenticada. Enviar aos procuradores alerta de digitalizao de partes faltantes do processo (autos) obtidas nos fruns. Possibilitar anexar ao processo digitalizado as partes faltantes do processo (Autos) escaneadas nas dependncias dos fruns. Enviar aos procuradores alerta de digitalizao de Documentos obtidos nas secretarias municipais a partir de ofcios e notificao ao gerente GEAC correspondente.

Obrigatrio Obrigatrio Obrigatrio Obrigatrio

Customizvel Customizvel Customizvel Customizvel

RFC1012

Obrigatrio

Customizvel

RFC1013 RFC1014 RFC1015 RFC1016 RFC1017 RFC1018

Possibilitar trmite de ofcios e demais documentos entre as secretarias municipais com a GEAC. Cadastrar registro de contrato, controlando a numerao de livro e folha. Receber processos solicitados a outras gerncias para inspeo. Cadastrar expediente com demanda do cidado ou diligncias. Enviar GEPEX alerta sobre novo expediente. Receber expediente com demanda do cidado ou diligncias e documentao correlata da GEAC. Designar assessor do procurador geral que elaborar o parecer sobre o expediente. Enviar alerta de necessidade de elaborao de parecer para expediente ao assessor do procurador geral. Receber expediente da(o) GEPEX / procurador geral. Incluir parecer e enviar alerta sobre expedientes. Consultar base histrica de pareceres sobre expedientes. Consultar processos que passaram pela gerncia de inspeo (GEIJ). Possibilitar o envio de pareceres de expediente do procurador geral/assessores para a gerncia, com o envio de alerta.

Pontuvel Obrigatrio Obrigatrio Obrigatrio Obrigatrio Obrigatrio

Customizvel Customizvel Customizvel Customizvel Customizvel Customizvel

RFC1019

Obrigatrio

Customizvel

RFC1020

Obrigatrio

Customizvel

RFC1021 RFC1022 RFC1023 RFC1024 RFC1025

Obrigatrio Obrigatrio Obrigatrio Obrigatrio Obrigatrio

Customizvel Customizvel Customizvel Customizvel Customizvel

RFC1026 RFC1027 RFC1028

Receber (Gerncia) pareceres de expedientes enviados pelo procurador geral/assessores, com recebimento de alerta. Criao da numerao automtica de ofcio na gerncia. Consultar quantidade de contratos.

Obrigatrio Obrigatrio Obrigatrio

Customizvel Customizvel Customizvel

RFC1029

Obrigatrio

Customizvel

Enviar para TCE-TJMG-MP expediente com demanda do cidado ou diligncias, documentao correlata e pareceres. RFC1029 Nota: o enviar neste contexto o registro do envio e no o envio propriamente dito. Esse requisito no envolve integrao com TCE-TJMGMP. Incluir o documento de promoo de arquivamento, com alerta. Utilizao da opo de modelos pr-estabelecidos para preenchimento de contrato, aditivo, apostila, ato de convalidao e o ofcio que acompanha o relatrio de publicaes. Obrigatrio Customizvel

RFC1030

Obrigatrio

Customizvel

RFC1031

Obrigatrio

Customizvel

RFC1032

Incluir ofcio para obter informaes das secretarias municipais sobre expedientes, com envio de alerta.

Obrigatrio

Customizvel

RFC1033

Integrao com a ASCOM, secretaria responsvel pelo DOM, para envio automtico das publicaes.

Pontuvel

Customizvel

RFC1034

Receber da GEPEX ofcio e expedientes para obter informaes das secretarias municipais sobre expedientes.

Obrigatrio

Customizvel

RFC1035

Possibilitar controle de trmite de ofcio e expediente para obter informaes Obrigatrio das secretarias municipais sobre expedientes entre GEAC e secretarias municipais.

Customizvel

RFC1036

Incluir documento recebido das secretarias municipais e enviar alerta para a Obrigatrio GEPEX informando digitalizao dos documentos recebidos.

Customizvel

RFC1037

Obrigatrio

Customizvel

RFC1037

Receber documentos obtidos nas secretarias municipais sobre expedientes em atendimento ao ofcio.

Obrigatrio

Customizvel

RFC1038

Emisso de etiqueta para substituir o carimbo de registro, para que seja colada no contrato, no dispensando a assinatura do documento fsico. O sistema dever possibilitar que seja assinado um ofcio eletronicamente. O sistema dever possibilitar a abertura de um PTA.

Pontuvel

Customizvel

RFC1039 RFC1040

Obrigatrio Obrigatrio

Customizvel Customizvel

RFC1041

O sistema dever possibilitar que seja elaborado um ofcio com informao Obrigatrio de designao de qual procurador da GAEF dever acompanhar o processo. O sistema dever possibilitar a importao de processos cadastrados no sistema SF 34.

Customizvel

RFC1042

Obrigatrio

Customizvel

RFC1043

O sistema dever possibilitar que o usurio saiba se a informao de rgo Obrigatrio de fora da PGM foi fornecida em tempo hbil.

Customizvel

RFC1044

O sistema dever possibilitar que seja informado pela GEPJ se os clculos de um determinado processo esto adequados.

Obrigatrio

Customizvel

RFC1045

O sistema dever possibilitar a assinatura de uma designao especial por parte do Procurador Geral.

Obrigatrio

Customizvel

RFC1046 RFC1047

O sistema dever possibilitar a incluso de um acerto de crdito ao processo Obrigatrio correspondente. Cadastrar Tipo de Extrato Obrigatrio

Customizvel Customizvel

RFC1048

Obrigatrio

Customizvel

Cadastrar Tipo de Parte 1 RFC1048 Exemplos: contratante, contratado, convenente, doador e donatrio. Obrigatrio Customizvel

Cadastrar Tipo da Parte 2 RFC1049 Exemplos: contratante, contratado, convenente, doador e donatrio. Obrigatrio Customizvel

Cadastrar Parte 1 RFC1050 Exemplos: Municpio de BH / Secretaria de Planejamento, Unio / Ministrio do Esporte Obrigatrio Customizvel

RFC1051

Manter cadastro do precatrio. Sempre que criado um precatrio, a GEPJ recebe ofcio do TRT ou do TJMG, atravs da GEAC, para cadastrar o precatrio no sistema SP.

Obrigatrio

Customizvel

RFC1052

Atualizar valor do precatrio de acordo com a solicitao de atualizao de saldo que chega gerncia atravs da solicitao do credor no Planto Fiscal.

Obrigatrio

Customizvel

RFC1053

Efetuar compensao a partir do processo administrativo recebido na GEPJ solicitando a compensao do precatrio.

Obrigatrio

Customizvel

RFC1054

Deduzir valor efetivamente compensado quando o valor que consta no Termo de Compensao quando ele volta da gerncia de finanas (externa a Obrigatrio PGM). possvel que o valor compensado seja menor que o valor informado pela GEPJ no Termo de Compensao.

Customizvel

RFC1055

Efetivao de pagamento.

Obrigatrio

Customizvel

RFC1056

Alterar status do precatrio.

Obrigatrio

Customizvel

RFC1057

Consultar quantidade de precatrios e credores ativos na gerncia.

Obrigatrio

Customizvel

RFC1058

Consultar valor total de compensao.

Obrigatrio

Customizvel

RFC1059

Consultar valores de precatrios pagos.

Obrigatrio

Customizvel

RFC1060

Consultar valores a serem informados a rgos externos

Obrigatrio

Customizvel

RFC1061

Consultar planilha com toda a movimentao de valores do precatrio por reclamante.

Obrigatrio

Customizvel

RFC1062

Consultar relao de precatrios sem baixa.

Obrigatrio

Customizvel

RFC1063

Emitir Formulrio de Pedido de Atualizao de Clculo de Precatrio.

Obrigatrio

Customizvel

ID

Descrio

Requisitos Comuns a Mais de uma Gerncia Obrigatrio ou Pontuvel

Nativo ou Customizvel

Forma de Atendimento

Receber e verificar natureza do mandado relativo a novos processos.

RFC2001

Obrigatrio

Customizvel

RFC2001

Uma tela onde aparecero os principais dados do mandado para o usurio marcar o recebimento verificando a natureza do mandado. Caso o mandado tenha sido enviado indevidamente para a gerncia ele poder ser reencaminhado a outra gerncia, incluindo uma justificativa.

Obrigatrio

Customizvel

RFC2002

Reencaminhar mandados recebidos indevidamente. Incluir justificativa para o reencaminhamento. Encaminhamento de processos e documentos entre gerncias tais como ofcio, petio, designao especial, expediente, parecer, etc. Solicitao de tarefa (exemplos: elaborao de ofcios, expedientes, pareceres, petio, etc.). Manter Agenda de Procurador

Obrigatrio

Customizvel

RFC2003 RFC2004

Obrigatrio Obrigatrio

Customizvel Customizvel

RFC2005

Obrigatrio

Customizvel

RFC2006

Cadastro de Procurador

Obrigatrio

Customizvel

RFC2007

Criar alerta de prazos e audincias (tipo despertador) para os procuradores, Obrigatrio G1 Receber documentos referentes processos j tramitados na gerncia. Exemplos: - Recebimento de alerta de notificao e de processo de execuo fiscal; - Recebimento de uma designao especial por parte do Procurador Geral;

Customizvel

RFC2008

- Recebimento de acerto de crdito;

Obrigatrio

Customizvel

RFC2008 - Recebimento das informaes do PTA de falncia vindas da GINAGEC; - Recebimento de ofcio digitalizado de encerramento de falncia; - Recebimento de ofcio para habilitao de falncia; - Recebimento de uma Certido de Fatos. RFC2009 RFC2010 RFC2011 RFC2012 Alterar Situao (status) do processo. Enviar processo para outra gerncia Incluir arquivo digital ao processo. Possibilitar integrao com rgos externos (Tribunais, Receita Federal, Secretarias Municipais, Cartrios).

Obrigatrio

Customizvel

Obrigatrio Obrigatrio Obrigatrio Pontuvel

Customizvel Customizvel Customizvel Customizvel

Controlar modelos pr-estabelecidos de documentos tais como: - petio; - embargo; - mandado; - pea recursal; Obrigatrio - designao especial; - documento para acerto de crdito; - ofcio com informao do dbito para habilitao de falncia; - ofcio com informao de designao de qual procurador da GAEF dever acompanhar o processo; - petio para solicitar ao Frum a Certido de Fatos; - petio de extino sem nus para cada processo judicial.

RFC2013

Customizvel

RFC2014

O sistema dever possibilitar o cadastramento de modelos de e-mails.

Pontuvel

Customizvel

RFC2015

O sistema dever permitir o envio de mensagens via correio eletrnico atravs do sistema.

Pontuvel

Customizvel

RFC2016

O sistema dever possibilitar o cadastramento de tipos de documentos.

Obrigatrio

Customizvel

RFC2017

Disponibilizar processo judicial para distribuio eletrnica.

Obrigatrio

Customizvel

Analisar e distribuir de forma automtica o processo judicial para as gerncias de acordo com a matria, possibilitando tratamento de excees. RFC2018 O que consiste a anlise? A partir dos parmetros do processo o sistema deve conseguir decidir para onde distribuir, seno a distribuio deve ser feita manualmente pelo usurio (exceo). Obrigatrio Customizvel

RFC2019

Aprovao de documentos includos aos processos.

Obrigatrio

Customizvel

RFC2020

Uma tarefa que necessita de aprovao no poder ser concluda at que seja aprovada.

Obrigatrio

Customizvel

RFC2021

Todo Parecer gerado dever ser aprovado na gerncia em que foi elaborado.

Obrigatrio

Customizvel

RFC2022

No deve ser registrado um aditivo caso no tenha sido cadastrado o contrato referente a ele.

Obrigatrio

Customizvel

RFC2023

No pode publicar um nmero de folha em mais de um relatrio de publicao

Obrigatrio

Customizvel

RFC2024

Uma vez gerado o relatrio de publicaes para um perodo, no poder mais ser incrementada a numerao de folha para incluses efetuadas naquele perodo.

Obrigatrio

Customizvel

RFC2025

A numerao de livro incrementada a cada duzentas folhas.

Obrigatrio

Customizvel

RFC2026

A numerao de folhas incrementada a cada incluso de cinco documentos, at que o relatrio do perodo seja gerado.

Obrigatrio

Customizvel

ID

Descrio

Requisitos para Consultas e Indicadores de Desempenho especficos da PGM Obrigatrio Nativo ou ou Customizvel Pontuvel

Forma de Atendimento

Consulta base de conhecimento utilizando como argumento dados da folha de indexao de documentos. RFC3001 Por exemplo: Tipo de Documento, Natureza de Ao, Nmero do Processo Judicial, Nmero do Processo Administrativo, Tipo de Ao, Matria ou Assunto e parte do texto que se encontram nos documentos digitalizados. RFC3002 Consultar por processo (administrativos ou judiciais): ativos e encerrados. Obrigatrio Customizvel Obrigatrio Customizvel

RFC3003

Consulta prazos j cumpridos por procurador ou pelo processo.

Obrigatrio

Customizvel

RFC3004

Consulta aes ganhas por procurador ou consulta resultado de um processo.

Obrigatrio

Customizvel

RFC3005

Obrigatrio

Customizvel

RFC3005

Consulta aes perdidas por procurador ou consulta resultado de um processo.

Obrigatrio

Customizvel

RFC3006 RFC3007

Consulta aes que esto em determinada gerncia ou rgos externos. Relatrio grfico sobre porcentagens de aes vencidas e perdidas por procurador, em um determinado intervalo de tempo. Relatrio grfico sobre porcentagens de aes vencidas e perdidas por gerncia, em um determinado intervalo de tempo. Consulta de tarefas por responsveis e vencimento. Consulta a quantitativos por campos informados na Folha de Indexao de Documentos.

Obrigatrio Obrigatrio

Customizvel Customizvel

RFC3008 RFC3009

Obrigatrio Obrigatrio

Customizvel Customizvel

RFC3010 Exemplo: na folha de indexao temos um campo de tipo de documento. Uma consulta a quantitativo por esse campo vai informar quantos documentos de cada tipo existem. RFC3011

Obrigatrio

Customizvel

Consultar andamento dos processos e poder visualizar os seguintes campos Obrigatrio do processo: origem (pessoa e rea), situao, destino, responsvel e prazo. Consultar Processos por Reclamante Emitir relatrio com as publicaes de contratos a serem enviadas ao dirio oficial. Pesquisar contratos por parmetros variados para fornecer informaes referentes a contratos. Emitir relatrio/consultar processos que passaram pela gerncia de inspeo. Obrigatrio Obrigatrio

Customizvel

RFC3012 RFC3013

Customizvel Customizvel

RFC3014

Obrigatrio

Customizvel

RFC3015

Obrigatrio

Customizvel

Indicador de desempenho de tempo para ajuizamento da dvida. RFC3016 Forma de clculo: (Data de entrada das CDAs e peties iniciais) menos (Data de retorno dos comprovantes de ajuizamento) Indicador de desempenho de tempo de recebimento do(s) documento(s) e repasse ao procurador ou gerncia de destino. RFC3017 Forma de clculo: (Data da chegada do(s) documento(s) na GEAC) menos (data repasse ao procurador ou gerncia responsvel) Indicador de desempenho de tempo de solicitao de processo(s), para os casos de documento(s) no digitalizados que esto dentro da PGM. RFC3018 Forma de clculo: (Data da chegada do documento na GEAC) menos (Data de solicitao do processo gerncia detentora do processo) Indicador de desempenho de tempo despendido na obteno do(s) documento(s) em rgos externos, conforme solicitao. RFC3019 Forma de clculo: (Data da solicitao de busca do(s) documento(s)) menos (data de entrega ao procurador ou gerncia solicitante). Indicador de desempenho de tempo de digitalizao dos documentos emitidos pela PGM e repassados ao destinatrio. RFC3020 Forma de clculo: Obrigatrio Customizvel Obrigatrio Customizvel Obrigatrio Customizvel Obrigatrio Customizvel Obrigatrio Customizvel

RFC3020 (Data de recebimento do(s) documento(s) de outra(s) gerncia(s) da PGM) menos (data de sada atestada pelo comprovante emitido pelo rgo de destino) Indicador de desempenho de adequao do documento digitalizado ao nvel de qualidade exigido. RFC3021 Forma de clculo: (Volume de retorno da reviso de qualidade) proporcional ao (volume total de documentos digitalizados) Indicador de desempenho de tempo de resposta pelo procurador ou gerncia responsvel RFC3022 Forma de clculo: (Data de entrada do documento na PGM) menos (a data de resposta pelo procurador ou gerncia responsvel.) Indicador de desempenho de tempo de recebimento do documento encaminhado da GEAC, pelo destinatrio. RFC3023 Forma de clculo: (Data de envio do(s) documento pela GEAC) menos a (data do recebimento formal da gerncia receptora no sistema) Indicador de desempenho de tempo de resposta do documento, a partir do repasse pela GEAC. RFC3024 Forma de clculo: (Data de envio do(s) documento pela GEAC) menos (a data de resposta pelo procurador ou gerncia) Indicador de desempenho de tempo de resposta da GEPJ para a reviso dos clculos. RFC3025

Obrigatrio

Customizvel

Obrigatrio

Customizvel

Obrigatrio

Customizvel

Obrigatrio

Customizvel

Obrigatrio

Customizvel

Obrigatrio

Customizvel

RFC3025 Frmula de clculo: (Data de solicitao da reviso dos clculos) menos a (data de entrega pela GEPJ) Indicador de desempenho de tempo de elaborao do embargo. RFC3026 Forma de clculo: (Data de recebimento da reviso dos clculos) menos a (data de concluso da elaborao do embargo de contestao). Indicador de desempenho de tempo de elaborao de petio. RFC3027 Forma de clculo: (Data de recebimento da publicao) menos (data de concluso da petio).

Obrigatrio

Customizvel

Obrigatrio

Customizvel

Obrigatrio

Customizvel

Indicador de desempenho de tempo de processamento do RPV, total. RFC3028 Forma de clculo: (Data da entrada do mandado na GEAC) menos (a data de sada da PGM para pagamento). Indicador de desempenho de tempo de processamento do RPV ou Precatrio na gerncia. (Data de recebimento do RPV ou Precatrio pela gerncia responsvel) menos (a data de repasse da documentao a GEAC). Indicador de desempenho de tempo de reviso do clculo do RPV. RFC3030 Forma de clculo: (Data de solicitao da reviso do valor do RPV na GEPREC) menos (a data de retorno gerncia solicitante). Obrigatrio Customizvel Obrigatrio Customizvel

RFC3029

Obrigatrio

Customizvel

RFC3031

Obrigatrio

Customizvel

Indicador de desempenho de incidncia de ganhos de causas. RFC3031 Forma de clculo: (Volume de causas com resultado favorvel a PGM) proporcional ao (volume de processos concludos) Indicador de desempenho de incidncia de recebimento dos dbitos. RFC3032 Forma de clculo: (Volume dos dbitos recebido) proporcional ao (montante total a receber dos processos concludos) Indicador de desempenho de tempo de elaborao de ofcio pelo G2. RFC3033 Forma de clculo: (Data de solicitao da elaborao de ofcio pelo procurador) menos (a data de envio do ofcio a GEAC) Indicador de desempenho de nmero de processos por procuradores RFC3034 Forma de clculo: Nmero de processos atribudo por procurador. RFC3035 Prever funcionalidades para apoiar a pesquisa de existncia de processo relativo mesma ao/interessado. Obrigatrio Customizvel Obrigatrio Customizvel Obrigatrio Customizvel Obrigatrio Customizvel Obrigatrio Customizvel

Requisitos para Recuperao de Informao ID Descrio Obrigatrio ou Pontuvel Obrigatrio Nativo ou Customizvel Forma de Atendimento

RNF0001

95% de todas as operaes realizadas pelo sistema no podero ter tempo de resposta superior a 5 (cinco) segundos.

Nativo

RNF0002

O SISPGM dever possibilitar que toda consulta gerada pelo sistema seja visualizada em tela, impressa ou exportada para o formato do Microsoft Excel 97.

Obrigatrio

Nativo

RNF0003

O sistema dever disponibilizar os dados de forma simples e direta, com terminologia usada na administrao pblica.

Obrigatrio

Customizvel

RNF0004 A navegao deve ser simplificada de modo a tornar o sistema produtivo e fcil de usar.

Obrigatrio

Nativo

Todos os componentes da soluo que envolvam interao do sistema com o usurio final devem: RNF0005 Conter manuais de usurio em idioma Portugus do Brasil. Conter funcionalidade de ajuda on-line, devendo esta ser sensvel ao contexto e ter todo o contedo disponvel em idioma Portugus do Brasil. Obrigatrio Nativo

RNF0006 O sistema dever possuir acesso dinmico s informaes nele armazenadas. O sistema dever ser desenvolvido em plataforma Web, isto , dever ser acessvel atravs de navegadores de Internet.

Obrigatrio

Nativo

RNF0007

Obrigatrio

Nativo

RNF0008 O sistema dever ser desenvolvido em, no mnimo, 3 camadas;

Obrigatrio

Nativo

RNF0009

O sistema dever ser compatvel com os navegadores Microsoft Internet Explorer 6 e verses superiores e Mozilla Firefox 2.0 e verses superiores.

Obrigatrio

Nativo

RNF0010

O sistema deve permitir acesso de qualquer local que disponha de um computador com acesso Internet;

Obrigatrio

Nativo

RNF0011

O sistema tem que estar de acordo com a legislao e normas pertinentes, tendo em vista Pontuvel a admissibilidade legal e o valor probatrio dos documentos.

Customizvel

RNF0012

O sistema tem que estar de acordo com a legislao e normas especficas para gesto e acesso de documentos.

Pontuvel

Customizvel

RNF0013

O sistema tem que estar em conformidade com requisitos regulamentares especficos e cdigos de boa prtica necessrios para a execuo de determinadas atividades.

Pontuvel

Customizvel

RNF0014

Possuir documentao completa, clara, inteligvel e organizada para instalao e uso do software.

Obrigatrio

Nativo

RNF0015 Deve possuir sistema de ajuda on-line.

Obrigatrio

Nativo

O sistema de ajuda on-line deve ser vinculado funo ou tarefa executada, em todo o sistema. RNF0016 Obrigatrio Nativo

RNF0016 Exemplo: Quando se est executando uma operao de edio, uma vez acionada a ajuda, ela deve remeter para o tpico de ajuda da edio.

Obrigatrio

Nativo

Permitir a personalizao de contedo de ajuda on-line por adio de texto ou edio do texto existente. RNF0017 Exemplo: O responsvel pela administrao do contedo da ajuda pode adicionar esclarecimentos ou alterar o contedo das descries, de modo a facilitar o entendimento das funes. Pontuvel Customizvel

RNF0018

Toda mensagem de erro produzida deve ser clara e significativa, de modo a permitir que o Obrigatrio usurio possa se recuperar do erro ou cancelar a operao.

Nativo

A interface do sistema deve seguir padres preestabelecidos e consolidados como boas prticas de projeto grfico. Normas ou regras de interface podem ser relativas utilizao de padro de identidade visual (ligado marca da instituio ou alguma legislao especfica do estado/municpio/rgo federal), bem como a utilizao de guias de estilo para RNF0019 implementao e verificao da padronizao da interface. Exemplo: em 2000, o Conselho Nacional de Arquivos (CONARQ) elaborou o documento Diretrizes Gerais para a Construo de Websites de Instituies Arquivsticas que procura fornecer um referencial bsico s instituies arquivsticas interessadas em criar ou redefinir seus stios.

Pontuvel

Customizvel

RNF0020

Deve empregar um conjunto simples e consistente de regras de interface, privilegiando a facilidade de aprendizado de operao pelos seus usurios. O uso de um conjunto de regras consistentes com o ambiente operacional em que o sistema ser executado permite que ele apresente menus, comandos e outras facilidades consistentes em toda aplicao.

Pontuvel

Customizvel

RNF0020 Essas regras de interface, quando compatveis com outras aplicaes principais j instaladas, levam padronizao da terminologia utilizada para funes, rtulos e aes consistente em toda a aplicao.

Pontuvel

Customizvel

RNF0021

A interface de visualizao dos documentos deve fornecer o recurso de arrastar e soltar se Pontuvel apropriado no ambiente operacional.

Customizvel

RNF0022

Permitir que a sua estrutura de dossis/processos possa ser visualizada em diferentes formas de apresentao.

Pontuvel

Customizvel

Deve ser possvel personalizar a interface grfica com o usurio. A personalizao deve incluir pelo menos as seguintes possibilidades: RNF0023 - contedos de menus; - formatos de telas; - utilizao de teclas de funo; - alterao de cores, fontes e tamanhos de fontes em telas e janelas; - avisos sonoros. Pontuvel Customizvel

Sempre que utilizar janelas pop-up e barras de ferramentas, deve-se permitir ao usurio a possibilidade de configurao e de habilitar/desabilitar esse tipo de recurso. RNF0024 Porm, de forma a no infringir a recomendao de uso de um conjunto simples e consistente de regras de interface. Pontuvel Customizvel

Sempre que permitir o uso de janelas, deve permitir sua movimentao, RNF0025 redimensionamento e gravao das modificaes da aparncia, de forma a permitir a personalizao por perfil de usurio.

Pontuvel

Customizvel

RNF0026

Pontuvel

Customizvel

RNF0026

Permitir a seleo de avisos sonoros e a personalizao de tom e volume, bem como a gravao dessas escolhas no perfil do usurio.

Pontuvel

Customizvel

Permitir a gravao de opes default para entrada de dados de configurao: - valores de variveis definidas pelo usurio; - valores iguais aos de um item anterior; Pontuvel RNF0027 - valores que possam ser selecionados de uma lista configurvel; - valores derivados do contexto, como data, referncia do dossi/processo, identificador do usurio; - valores predefinidos por um administrador (para campos de dados como, por exemplo, o nome da organizao que est utilizando o sistema).

Customizvel

A interface com usurio deve ser apropriada para adaptaes e personalizaes que permitam a sua utilizao por usurios com necessidades especiais. Essas adaptaes e personalizaes devem ser compatveis com software especializado que possa vir a ser acoplado (por exemplo, leitores de telas para cegos), bem como seguir orientaes especficas de acessibilidade de interface. Para ambientes e stios apoiados na Web importante seguir orientaes especficas de acessibilidade. Exemplos de orientaes especficas: - e-MAG - Modelo de Acessibilidade de Governo Eletrnico, disponvel em: <http://www.governoeletronico.gov.br/governoeletronico/index.wsp>; RNF0028 - Decreto n 5.296, de 02 de dezembro de 2004, que ...estabelece normas gerais e Pontuvel critrios bsicos para a promoo da acessibilidade das pessoas portadoras de deficincia ou com mobilidade reduzida...; - Guia de Acessibilidade PRODAM, disponvel em: <http://prodam.sp.gov.br/acessibilidade>; - Guia de Validao SERPRO, disponvel em: Customizvel

RNF0028

Pontuvel

Customizvel

<http://www.serpro.gov.br/acessibilidade/g_validacao.php>; - W3C - HTML Validation Service, disponvel em: <http://validator.w3c.org>. desejvel que o padro seguido possa ser verificado atravs da aplicao de uma validao manual ou automtica, de preferncia visando obteno de certificao de acessibilidade.

Permitir a realizao de transaes ou tarefas mais freqentemente executadas com um RNF0029 pequeno nmero de iteraes (por exemplo, cliques de mouse) e sem mudanas excessivas de contexto.

Pontuvel

Customizvel

O sistema deve estar fortemente integrado com o sistema de correio eletrnico da organizao, de forma a permitir a gerao de mensagens com possibilidade de manipular RNF0030 documentos digitais, sem necessidade de sair do sistema. Obrigatrio Este requisito deve estar de acordo com as normas de segurana.

Customizvel

RNF0031

No caso de integrao do sistema com o sistema de correio eletrnico, deve ser possvel fazer referncias a documentos sem necessidade de envio de cpias adicionais.

Obrigatrio

Customizvel

RNF0032

Deve possuir integrao com o Microsoft Word 97 e verses superiores e o Microsoft Excel Obrigatrio 97 e verses superiores, de modo que possa fazer uso da facilidade de gravao.

Nativo

Deve ser capaz de interoperar com outros sistemas atravs de padres abertos de interoperabilidade. RNF0033 Pontuvel Customizvel

RNF0033 Por exemplo, padres abertos como os estabelecidos pela e-PING, XML e Dublin Core.

Customizvel

Ter dispositivos e procedimentos que reduzam as possibilidades de erros, falhas e RNF0068 descontinuidades no seu funcionamento que causem danos ou perdas aos documentos digitais.

Pontuvel

Customizvel

Aps falha ou descontinuidade do sistema, quando a recuperao automtica no for possvel, um sistema tem que ser capaz de entrar em modo de manuteno, no qual a possibilidade de restaurar o sistema para um estado seguro oferecida. RNF0069 Na restaurao ao estado seguro, um sistema deve ser capaz de garantir a recuperao de perdas ocorridas, incluindo os documentos de transaes mais recentes. Pontuvel Customizvel

Preservar um estado seguro de funcionamento, interrompendo completamente a interao com usurios comuns, quando quaisquer dos seguintes erros ocorrerem: RNF0072 - Falha de comunicao entre cliente e servidor; - Perda de integridade das informaes de controle de acesso; - Falta de espao para registro nas trilhas de auditoria. Obrigatrio Nativo

RNF0075

Atribuir a cada documento, no momento da captura, um cdigo de manuteno de integridade baseado em criptografia robusta.

Pontuvel

Customizvel

Para evitar erros irrecuperveis, deve inibir a eliminao (permanente ou lgica) de grupos RNF0076 ou lotes de documentos fora do processo regular de eliminao previsto na Tabela de Obrigatrio Temporalidade e Destinao de Documentos.

Nativo

RNF0078

Obrigatrio

Nativo

RNF0078

No caso de erro na insero de metadados, um usurio autorizado ter que corrigi-lo e a soluo ter que registrar essa ao na trilha de auditoria automaticamente.

Obrigatrio

Nativo

RNF0093

Utilizar mecanismos de proteo contra escrita, que previnam alteraes indevidas e mantenham a integridade dos dados armazenados.

Pontuvel

Customizvel

Evitar o uso de estruturas proprietrias, para codificao, armazenamento ou banco de RNF0108 dados. Caso venha a utiliz-las, estas devem estar plenamente documentadas e essa documentao, disponvel para o administrador.

Pontuvel

Customizvel

RNF0111

Prover documentao cobrindo aspectos de administrao do sistema. A documentao deve incluir todas as informaes necessrias para o correto gerenciamento do sistema.

Obrigatrio

Nativo

Fornecer recursos que possibilitem o reconhecimento ptico de caracteres (como por exemplo, Optical Character Recognition OCR e Intelligent Character Recognition - ICR) RNF0112 quando for necessria a introduo de dados a partir de imagens de documentos impressos, ou etiquetas identificadoras de documentos.

Pontuvel

Customizvel

Permitir a definio e utilizao de referncias cruzadas entre documentos digitais RNF0113 correlacionados, permitindo uma fcil navegao entre eles, inclusive com uso de hyperlinks.

Pontuvel

Customizvel

Fornecer para os usurios finais e administradores funes intuitivas e fceis de usar, que requeiram poucas aes para completar uma tarefa padro. Particularmente em operao normal, deve ser capaz de:

RNF0115

Pontuvel

Customizvel

- capturar e declarar um documento com, no mximo, trs cliques de mouse ou RNF0115 acionamentos de teclas; - apresentar todos os elementos de dados obrigatrios para a captura do documento com mnima demanda para o usurio; - apresentar o contedo de um documento, a partir de uma lista de pesquisa, com no mximo trs cliques de mouse ou acionamentos de teclas. - apresentar os dados de um documento com no mximo, trs cliques de mouse ou acionamentos de teclas.

Pontuvel

Customizvel

Interoperar com outros sistemas, permitindo pelo menos consulta, recuperao, importao e exportao de documentos e seus dados. RNF0117 As operaes de interoperabilidade devem respeitar a legislao vigente e a poltica de segurana. Pontuvel Customizvel

RNF0120 A soluo deve suportar at 200 usurios simultneos.

Obrigatrio

Nativo

RNF0121 A soluo deve suportar at 200 usurios nomeados.

Obrigatrio

Nativo

Na lista de objetos exibidos no resultado de uma pesquisa, deve exibir em destaque os RNF0122 termos utilizados como parmetro no argumento da pesquisa, facilitando a sua visualizao pelo usurio.

Pontuvel

Customizvel

RNF0123

A soluo deve funcionar com pelo menos um dos seguintes Sistemas Gerenciadores de Banco de Dados: Oracle 10g ou superior, MySQL 5.0 ou superior, Microsoft SQL Server 2005 superior e PostgreSQL 8.0 ou superior. Salvo casos em que a soluo no necessita de um sistema gerenciador de banco de dados.

Obrigatrio

Nativo

Вам также может понравиться