Вы находитесь на странице: 1из 1

Diviso de Ensino de Qumica da Sociedade Brasileira de Qumica (ED/SBQ) Instituto de Qumica da Universidade Federal da Bahia (IQ/UFBA)

EAP Ensino e Aprendizagem

Reflexes acerca da contextualizao e das situaes investigativas no Ensino de Qumica com base na Teoria dos Campos Conceituais.
Marcelo Gouveia Nascimento(PG)*, Marco Antonio Bueno Filho (PQ) *e-mail: marcelo.gouveia@ufabc.edu.br
Ps-Graduao em Ensino, Histria e Filosofia da Cincias e Matemtica; PECQ Pesquisa em Conceituao Qumica e Educao Cientfica; UFABC - Universidade Federal do ABC. Avenida dos Estados, 5001. Bairro Bangu. Santo Andr - SP - Brasil . CEP 09.210-580. Palavras-Chave: Contextualizao, Qumica Verde, Teoria dos Campos Conceituais.

Introduo
No raro, o ensino de conceitos qumicos em todos os nveis educacionais, tido como de difcil cognio. Alguns autores, atribuem tal fato discrepncia dos contedos abordados com o contexto em sala de aula. Neste trabalho, pretendemos somar a esta discusso a Teoria dos Campos Conceituais proposta por Grard Vergnaud (1990). Nesta direo, propomos o uso de problemas abertos e contextualizados, no caso em questo o uso da Qumica de um modo ambientalmente responsvel para alunos de graduao.

Figura 2: Possveis invariantes operatrios e dilogos com distintos campos conceituais

Resultados e Discusso
Atrelado a Teoria dos Campos Conceituais, abaixo, apresentamos um esquema incluindo temas geradores e situaes inconclusas, na qual a tomada de conduta, ativao dos esquemas e invariantes operatrios, em consonncia, resolve a tarefa e desenvolve competncias nos estudantes.

Concluses
A situao proposta apresenta consonncia com campos conceituais de naturezas distintas, quais sejam, representao Qumica, mecanismos de reao e conceitos sobre Qumica verde para efetiva resoluo do problema aberto. Assim, os ideais de Vergnaud so validados e encontram-se entrelaados durante a aquisio e tomada de conduta do sujeito.

Agradecimentos
Ao Prof. Dr. Rodrigo Luiz Oliveira Rodrigues Cunha e ao CNPq pela bolsa concedida. ____________________
ZANON, Lenir Basso e PALHARINI, Eliane Mai. A Qumica no Ensino Fundamental de Cincias. Qumica Nova na Escola, n.2, p. 15-18, 1995.

Figura 1: Delineamento da proposta No que tange a demanda cognitiva envolvida durante a resoluo da situao investigativa, podemos compreend-la conforme o modelo mostrado na Figura 2.

VERGNAUD, G. The Theory of Conceptual Fields. Human Development , v. 52, n. 2, p. 83-94, 2009. VERGNAUD, G. La thorie des champs conceptuels. Reserches en Didactique des Mathmatiques , v. 23, p. 133170, 1990.

XVI Encontro Nacional de Ensino de Qumica (XVI ENEQ) e X Encontro de Educao Qumica da Bahia (X Eduqui) Salvador, BA, Brasil 17 a 20 de julho de 2012.

Вам также может понравиться