Вы находитесь на странице: 1из 115

PRESTAO DE CONTAS

NDICE
Introduo O que o projeto O que uma causa Metodologia de Inteligncia Social Wikicidadania Funcionamento da Metodologia V Congresso da Cidade 1. Conhecer e Debater 1.1 Eixo Passado 1.1.1 Timeline Histrica 1.1.2 Que lugar esse? 1.2 Eixo Presente 1.2.1 Blog 1.2.2 Causas Mais discutidas 1.2.3 Causas compartilhadas na Fanpage 1.2.4 Temas atuais da cidade com maior repercusso no Facebook 1.2.5 Campanha: Qual voc prefere? 1.2.6 Enquetes 1.3 Eixo Futuro 2. Colaborar/cocriar 2.1 Oficinas 2.1.1 Execuo 2.1.2 Contedo 2.1.3 Dinmica 2.2 Reunies de Voluntrios 2.3 Voluntrios 3. Engajar/Corresponsabilizar 3.1 Campanha: Sai do Facebook 3.2 Principais parceiros 3.3 Aes 3.3.1Outras aes 4. Reconhecimento 4.1 Eventos 04 07 08 09 09 12 13 16 16 18 19 19 19 20 25 35 44 45 47 57 57 57 58 59 64 67 69 69 82 82 86 91 91 5. Funcionalidades do site 5.1 Pgina de causa 5.1.1 Fotos 5.1.2 Vdeos 5.1.3 Google Street View 5.2 Filtros de categoria 5.3 Busca 6. Nmeros do Projeto 6,1 Facebook 6.2 Plataforma 6.3 Twitter 6.4 Causas ndice Remissivo 99 100 100 101 101 102 102 104 104 107 109 110 114

INTRODUO

INTRODUO
A Universidade do Vale do Rio do Sinos (Unisinos) marcou oficialmente, em 2010, sua chegada a Porto Alegre. Considerada pelo Ministrio da Educao como a quarta melhor universidade particular do Pas e a melhor da Regio Sul em 2008 e 2009, a Unisinos tem mais de 40 anos de histria ligada ao ensino superior no Rio Grande do Sul, com mais de 70 cursos ofertados presencialmente nos campus central, em So Leopoldo, e Porto Alegre, alm da oferta de curso a distncia em mais de uma dezena de cidades brasileiras. Para ampliar seus laos com a capital, a universidade resolveu aplicar uma metodologia desenvolvida por um grupo de docentes liderados pelo professor Daniel Bittencourt que enuncia um dos credos da Unisinos e da Companhia de Jesus - a transformao da sociedade atravs do conhecimento. Esse projeto consistiu em lanar uma plataforma digital (site) para resgatar a histria, discutir o presente e projetar o da cidade atravs de aes virtuais e presenciais. Porto Alegre vive, hoje, um momento nico. Conhecida internacionalmente por seus avanados processos de participao popular, a cidade consolidou ao longo de duas dcadas esse processo dentro da relao de poder pblico-sociedade. Hoje, percebe-se os avanos e as possibilidades de incremento que os sites de redes sociais podem oferecer a tecnologias sociais como o Oramento Participativo. Esse territrio passa, atualmente, por transformaes importantes. Cidade-sede da Copa do Mundo de 2014, a populao v as obras fsicas que esto sendo realizadas no intuito de preparar o municpio para receber turistas que aqui estaro para o Mundial da Fifa. Nesse sentido, j se discute o evento como se ele fosse ocorrer nas prximas semanas - e esse debate ocorre tanto em locais presenciais (nas ruas, nos nibus, nas escolas, nas universidades) como em ambientes digitais (redes sociais, blogs, sites). Esse rico processo conversacional pode ser mapeado e estudado para melhor entender as dinmicas do pensar a cidade - que feita e construda a cada interao de cidados. Todos possuem uma opinio sobre como Porto Alegre deve ser preparada para receber a Copa, mas que cidade permanecer aps o Mundial ocorrer? Que legado deve ser deixado? Como Porto Alegre quer ser lembrada quando o evento j tiver se encerrado?

PRESTAO DE CONTAS

A populao j discute essas questes. E, hoje, existem tecnologias capazes de mapear esses sentimentos e percepes de modo que possam ser usados para melhor definir os rumos da cidade - no apenas no que tange a aspectos do Poder Pblico em suas trs esferas (municipal, estadual e federal), mas inclusive como oportunidades para empresas e organizaes de Terceiro Setor. De modo mais comedido, em setores mais pontuais, h uma preocupao de mais longo prazo sobre os rumos do desenvolvimento da cidade. Empresas, organizaes setoriais, universidades discutem como Porto Alegre deve encarar o seu futuro como plo referencial da regio sul do pas. Como a populao pode/deve ser envolvida nesse processo? De que forma e com quais ferramentas? Mais que perguntas, essas so oportunidades para a gerao do novo. Diante desses desafios, a Unisinos decidiu aplicar a metodologia de Inteligncia Social (Social Intelligence), criada pelo grupo de docentes liderados pelo professor Daniel Bittencourt, em um projeto colaborativo que representa a evoluo de outra ao desenvolvida pelo mesmo conjunto de especialistas na rea. Aplicada com enorme sucesso no projeto Redeno.cc (http://redencao.cc), a universidade produziu e entregou cidade, em 2010, um site que mapeou, entrevistou e codificou elementos, personagens, objetos, relaes e transformaes scio-econmico-culturais ocorridas no Parque Farroupilha nos ltimos 75 anos sob a tica do ontem, do hoje e do amanh, gerando contedos, debates e proposies para a discusso do parque. Durante 12 semanas, a ao impactou mais de 2,5 milhes de pessoas no Twitter e atraiu mais de 2 mil seguidores para o perfil do projeto nessa rede sociail. O tempo mdio de navegao nas pginas da plataforma digital foi de 13 minutos. Foram produzidos mais de 65 vdeos para o projeto, visualizados mais de 13 mil vezes pelo pblico que acessou o site. Baseada nessa experincia de sucesso, a universidade decidiu estender essa experincia ao contexto de toda a cidade de Porto Alegre, usando os mesmos pilares de conhecimento emergente (com a colaborao individual das pessoas que vivem ou convivem com a cidade, em que o todo sempre maior que a soma de todas as partes). Toda a ao tem como pilares conceituais a gerao de conhecimento de forma aberta, colaborativa e emergente, abrindo a edio do site aos usurios da mesma forma que ocorre hoje com o Wikipedia, uma das maiores referncias em termos de conhecimento aberto e colaborativo no mundo e que no possui um dono.

PRESTAO DE CONTAS

Toda a ao tem como pilares conceituais a gerao de conhecimento de forma aberta, colaborativa e emergente, abrindo a edio do site aos usurios da mesma forma que ocorre hoje com o Wikipedia, uma das maiores referncias em termos de conhecimento aberto e colaborativo no mundo e que no possui um dono. Esta uma das bases da metodologia de Inteligncia Social: construir um wikispot, um lugar territorial, fsico, que recebe intervenes e contribuies das pessoas atravs de uma plataforma colaborativa. No caso do Redeno.cc, produziu-se um wikiparque (uma vez que a ao ficou circunscrita ao Parque da Redeno). Agora, criou-se uma wikicidade - que reune as contribuies e discusses das pessoas acerca de Porto Alegre. Da mesma forma, todo o contedo gerado e abrigado dentro do projeto licenciado em Creative Commons, uma licena jurdica flexvel que prega que as obras possuem Alguns Direitos Reservados, em contraposio ao Todos os Direitos Reservados, do Copyright.

PRESTAO DE CONTAS

O QUE O PROJETO?
O projeto PortoAlegre.cc a concretizao do conceito de Wikicidade. Nascido dentro da Universidade do Vale do Rio dos Sinos - Unisinos -, este conceito se refere a uma plataforma digital que permite a discusso da histria, a realidade e o futuro de territrios especficos, e nasceu aps a experincia liderada pela prpria universidade no Parque da Redeno, o Redeno.cc - projeto pioneiro no Brasil. Em outras palavras, PortoAlegre.cc um espao de radicalizao da democracia, onde o cidado tem voz e vez para discutir a cidade, mostrando o que ela tem de bom e o que precisa ser melhorado. Melhor ainda, ele pode dar sua opinio de como a cidade pode melhorar, e chamar outras pessoas para ajudarem a transformar essa ideia em realidade. Determinado lugar tem interesse histrico? possvel criar uma causa que chame a ateno das pessoas para essa ideia. Outra possibilidade criar outra ao para o prprio bairro, estimulando a discusso entre o pessoal da comunidade sobre os problemas que esto acontecendo, e debatendo como resolv-los. assim que d pra comear a fazer a diferena. Cada um dos 82 dos bairros esto representados dentro do PortoAlegre.cc. Ele uma cpia fiel e digital de como a cidade funciona. Voc poder navegar pelo mapa e publicar contedos diretamente em sites de redes sociais como Twitter, Facebook, YouTube e Vimeo, falando de situaes que tocam cada pessoa na cidade - sempre lembrando que ela pode melhorar com a ajuda de todos. O cc do nome vem do termo Creative Commons, um tipo de licena de propriedade intelectual criado para compartilhar contedos culturais com todos. Assim, todo o contedo projeto pode ser utilizado por qualquer um para tambm fazer um wikispot de um lugar na sua cidade.

PRESTAO DE CONTAS

O QUE UMA CAUSA?


O PortoAlegre.cc nasce com a proposta de ser uma plataforma colaborativa onde todas as pessoas que curtem a cidade podem contribuir. O projeto veio para fazer parte da vida da cidade, resgatando histrias, discutindo a cidade e fazendo dela um lugar cada vez melhor. Para participar, basta publicar o que Porto Alegre para voc. Seja contando histrias, mostrando fotos e vdeos ou sugerindo o que pode ser feito para o futuro da cidade ser cada vez melhor. Na primeira etapa, voc pode contribuir criando uma causa. Bem, mas o que uma causa? algo que pode ser feito para melhorar um lugar em Porto Alegre. Quer uma cidade mais segura? Mais tranquila? Quem sabe, mais sustentvel? Voc pode ter uma ideia de como colocar isso em prtica. E j imaginou que pode haver outras pessoas interessadas em ajudar em levar isso adiante? Mas as causas no se resumem a demandas e anseios. Uma causa pode ser criada para celebrar um lugar. Cadastre no site aquela galeria de arte bacana do seu bairro, o point do skate e do chimarro. Qualquer lugar que merea um destaque bem-vindo no PortoAlegre.cc Para criar uma causa, basta criar um usurio no site e se conectar com sua conta do Twitter, Facebook ou Google. Da escrever a sua ideia e espalh-la entre seus amigos. Quanto mais gente souber, mais pessoas podero ajudar a tirar a ideia da sua cabea e mudar a realidade que nos cerca.

PRESTAO DE CONTAS

METODOLOGIA DE INTELIGNCIA SOCIAL


A Metodologia de Inteligncia Social est alicerada na construo de um novo conceito de cidadania. A percepo de que a sociedade s se renovar se os ideiais do cidado se renovarem. Baseado nos eixos de Cultura de Cidadania, tica do Cuidado, Corresponsabilizao Cidad e Engajamento Cvico. Articulados, esses pilares so mobilizados por dinmicas virtuais - em sites de redes sociais, como Facebook e Twitter - e presenciais - atravs de reunies presenciais, assemblias, congressos, encontros e eventos. O trabalho visa a construo de um novo posicionamento do cidado, no qual ele sente-se corresponsvel pelo espao que ocupa na sociedade. Os entes governamentais permanecem com suas atribuies constitucionais, porm contam com o auxlio do cidado, da iniciativa privada, das organizaes no-governamentais e de universidades e rgos de pesquisa. Desse ambiente nasce a wikicidadania, local de manifestao do conceito territorial de wikicidade.

WIKICIDADANIA

CIDADO

CAUSA

AGENDA PBLICA

PAUTA

PREFEITURA

PETIES - FRUNS - CONFERNCIAS BALCES DE ATENDIMENTO

INTERFACES DE PARTICIPAO CVICA E POLTICA

CAMPANHAS - PREBISCITOS PESQUISA-AO - HOTLINES

PRESTAO DE CONTAS

A Metodologia de Inteligncia Social baseada no diagrama acima. A seguir, explicaremos como funciona sua sistemtica:

CIDADO

Quem participa ativamente de uma wikicidade denominado wikicidado ou simplesmente cidado. Cada (wiki) cidado corresponde a uma pessoa fsica devidamente cadastrada no sistema, exercendo direitos e deveres que so regidos por normas prprias da wikicidade.

CIDADO

CAUSA

Um cidado pode propor, inspirar, debater, co-formular ou apoiar uma ou mais causas. Causas so temas de interesse coletivo integrados na wikicidade por meio da participao de seus cidados. Podem configurar denncias, protestos, demandas, propostas, indicaes, registros histricos, geogrficos ou quaisquer outros modos de sistematizao de informaes com sentido poltico para a comunidade e territorialmente localizadas.

CAUSA

AGENDA PBLICA

Cada pauta pode ser compreendida no contexto de uma ou mais agendas pblicas. Agendas pblicas so questes de interesse geral debatidas pela sociedade e articuladas em ideologias e aes de Estado, de organizaes intergovernamentais e/ou de instituies de repercusso pblica (mdia, fundaes, partidos etc).

PAUTA

PREFEITURA

Prefeitura representa aes coletivas institudas pela sociedade civil organizada, poder pblico ou iniciativa privada em prol de uma ou mais pautas sociais. Cada movimento - sociedade civil organizada, poder pblico ou iniciativa privada - corresponde a uma pessoa jurdica devidamente cadastrada no sistema e aprovada pelo comit gestor da wikicidade.

PRESTAO DE CONTAS

10

Pautas so propsitos especficos de transformao social e/ou poltica, condizentes direta ou indiretamente com o respeito e promoo de direitos e liberdades individuais ou coletivos.

AGENDA PBLICA

PAUTA

PREFEITURA

Os movimentos podem articular suas pautas em uma ou mais agendas pblicas, gerando sinergia com polticas de Estado, de organizaes intergovernamentais e/ou de instituies de repercusso pblica. As agendas pblicas so propostas pelo comit gestor ou pelos prprios movimentos, conforme normas da wikicidade.

CIDADO

CAUSA

AGENDA PBLICA

PAUTA

PREFEITURA

PETIES - FRUNS - CONFERNCIAS BALCES DE ATENDIMENTO

INTERFACES DE PARTICIPAO CVICA E POLTICA

CAMPANHAS - PREBISCITOS PESQUISA-AO - HOTLINES

Interfaces de Participao Cvica e Poltica (IPCPs) so instrumentos disponibilizados pelos movimentos para facilitar a participao dos cidados em suas causas. Podem configurar interfaces virtuais ou indicar pontos de contato e procedimentos reais.

PRESTAO DE CONTAS

11

FUNCIONAMENTO DA METODOLOGIA
Quando a Metodologia de Inteligncia Social foi aplicada em Porto Alegre para a criao da wikicidade, alguns passos foram obedecidos. Preparao Esta etapa envolve o reconhecimento do territrio. No momento da preparao feita a escolha e a articulao do grupo indutor - conjunto de entidades responsveis por viabilizar o projeto - com a atuao do articulador local (Unisinos, prefeitura de Porto Alegre e ONG Parceiros Voluntrios, num primeiro momento). A partir disso, realiza-se a modelagem do projeto de acordo com a realidade local, definindo papis e responsabilidades em um plano que traa os principais acontecimentos do primeiro ano do projeto. Qualificao Nesta fase ocorrem ciclos de capacitao de todas as pessoas envolvidas na implementao da wikicidade. As reunies de voluntrios e as oficinas de capacitao so instrumentos de qualificao dos multiplicadores da metodologia. Tambm nesta etapa que se realiza a pr-ativao do projeto com o levantamento do primeiro conjunto de causas que sero cadastradas na plataforma. Ativao Chega a hora de colocar o projeto na rua e divulg-lo na comunidade. Neste momento define-se o lanamento do projeto e o uso dos veculos de mdia do local. Tambm iniciase o trabalho de divulgao nas redes sociais e estimula-se a criao de um grupo de voluntrios e de outras aes criativas. Acompanhamento A Unisinos ofereceu suporte tecnolgico em tempo integral e projeta novas funcionalidades em conjunto com o articulador local e demais atores. Alm disso so planejados novos ciclos de capacitao em Inteligncia Social, feitas anlises de feedback para avaliar o desempenho do projeto e realizadas articulaes para a insero de novos parceiros.

PRESTAO DE CONTAS

12

V CONGRESSO DA CIDADE
O V Congresso da Cidade foi um evento promovido pela prefeitura de Porto Alegre, com o apoio de representantes de diversos setores, pblico e privado, organizaes no-governamentais e voluntrios, para a compilao de metas e aes para cada bairro e para a cidade como um todo. Foi composto por um Comit Gestor e por quatro Comisses Temticas, cada uma liderada por uma universidade: Desenvolvimento Econmico (Ulbra), Urbano Ambiental (PUC), Desenvolvimento da Cidadania (UFRGS) e para o Desenvolvimento Humano (Unisinos).

Incentivado por uma metodologia que visou definir as Bssolas de Desenvolvimento em cada um dos bairros de Porto Alegre, o V Congresso da Cidade alicerou-se na longa experincia de mobilizao social do Oramento Participativo, priorizando reunies presenciais. Com a Unisinos como parceira na conduo dos debates do eixo do Desenvolvimento Humano, a prefeitura de Porto Alegre manifestou o interesse de que a plataforma colaborativa PortoAlegre.cc compilasse dados e informaes que subsidiassem as discusses nas etapas bairros, regies do Oramento Participativo, regies de Planejamento e na final, que consolidou as discusses e os consensos em torno de objetivos comuns para o municpio.

PRESTAO DE CONTAS

13

Sendo assim, e firmado o convnio, estabeleceu-se uma rotina de planejamento da entrada da prefeitura no site - que serviria como a verso digital das discusses presenciais do Congresso. A plataforma colabortiva estimulou as discusses em torno da cooperao voluntria e corresponsabilidade no cuidado da cidade e para o seu desenvolvimento. Nesse sentido, PortoAlegre.cc se aproximou da metodologia de articulao e mobilizao do V Congresso da Cidade, divulgando seu calendrio, estimulando o debate local sobre a cidade e promovendo encontros e aes presenciais. Consolidando as discusses que ocorriam no site e classificando-as em suas 12 categorias (Cidadania, Cultura, Educao, Empreendedorismo, Esportes, Meio Ambiente, Mobilidade Urbana, Sade, Segurana, Tecnologia, Turismo e Urbanismo), foram feitos extratos das causas publicadas em cada um dos 82 dos bairros da cidade e fornecidos esses dados Secretaria de Coordenao Poltica e Governana Local de Porto Alegre (SCPGL) - responsvel pelo V Congresso da Cidade - para fomentar as discusses presenciais em cada uma das etapas descritas anteriormente.

Responsvel pela consolidao dos dados, o ObservaPoa (rgo da SCPGL) utilizou os dados fornecidos pelo PortoAlegre.cc para orientar os Comits de Mobilizao dos Bairros e na etapa de redao final dos trabalhos. Durante todo o processo, a estratgia de comunicao e mobilizao do V Congresso da Cidade dentro da plataforma PortoAlegre.cc foi definida pelo Comit Gestor do site composto por integrantes da prefeitura e da Unisinos. Na etapa final do V Congresso da Cidade, nos dias 9 e 10 de dezembro de 2011, o projeto PortoAlegre.cc participou apresentando a metodologia de Inteligncia Social aos congressistas e integrou uma das mesas de discusso.

PRESTAO DE CONTAS

14

CONHECER E DEBATER

01.

1. CONHECER E DEBATER
Uma cidade consitutda pelas memrias do seu passado, pelas discusses e necessidades do presente e tambm pelo planejamento e construo de seu futuro. A interconexo entre esses 3 eixos temporais garante a essncia da cidade. No passado est a sabedoria e a histria necessrias para compreender o presente e planejar o futuro. No presente esto as necessidades da populao, que so baseadas em lembranas do passado e no desejo de um futuro melhor. No futuro est a resoluo de questes do presente e tambm a busca por novos desejos para a cidade.

1.1 EIXO PASSADO


Objetivos: Resgatar a histria e a memria dos mais de dois sculos da cidade de Porto Alegre, presentes no apenas nos acervos histricos como na lembrana da populao.

1.1.1 TIMELINE HISTRICA


Como ao especial em comemorao aos 240 anos da cidade, o PortoAlegre.cc lanou uma ao de resgate histrico. A partir de um levantamento completo dos principais acontecimentos ocorridos nestes 240 anos, foram pesquisados contedos diversos - fotos, vdeos e documentos - que contam a histria da cidade. Ainda, atravs da fanpage, solicitou-se a participao dos fs, que tambm contrburam com seus acervos pessoais. Estes contedos foram associados s suas respectivas pocas histricas, constituindo uma linha do tempo colaborativa que conta a histria de Porto Alegre.

PRESTAO DE CONTAS

16

PRESTAO DE CONTAS

17

1.1.2 QUE LUGAR ESTE?


Esta outra ao que estimula a redescoberta da cidade. Atravs da publicao de fotografias de lugares peculiares da cidade na fanpage do PortoAlegre.cc, estimula-se que as pessoas contribuam e ajudem a descobrir estes locais

PRESTAO DE CONTAS

18

1.2 EIXO PRESENTE


Objetivos: Mapear a discusso de questes do tempo presente da cidade; Estimular novos eixos de discusso que orientem o desenvolvimento scio-econmico de Porto Alegre; Propor aes que revitalizem o envolvimento do pblico com o local; Promover debates sobre questes atuais do espao pblico;

1.2.1 BLOG
O blog do PortoAlegre.cc (http://blog.portoalegre.cc/) foi lanado com o objetivo de ser mais um espao para a discusso de temas referentes cidade. Ainda, o blog tambm permite que o pblico no inserido formalmente nas redes sociais possa ter acesso s discusses e informaes do projeto.

PRESTAO DE CONTAS

19

1.2.2 CAUSAS MAIS DISCUTIDAS


Seleo de causas que geraram maior volume de comentrios na plataforma:

Retomada do Caminho dos Parques http://portoalegre.cc/causas/mobilidade-urbana/caminho-dos-parques/164 Data: 20/03/11 Autor: Guadalupe O que aconteceu com o Caminho dos Parques foi uma pena... Era um caminho super agradvel de se fazer nos finais de semana, de bicicleta, mas, com o descaso da populao, a falta de respeito de estacionar o carro em cima do Caminho, e a falta de cuidado aps o presenteio cidade. Acho que o que se deve fazer reativar essa ciclovia, aplicar multas severas a quem no respeita, e, claro, FISCALIZAO! Likes: 105 Visualizaes: 1222 Comentrios: 11

Revitalizao da Praa Japo http://portoalegre.cc/causas/urbanismo/praca-japao/198 Data: 21/03/11 Autor: Gustavo Bozzetti A Praa Japo um dos lugares mais bacanas de Porto Alegre, mas est largada, como a maioria das praas. Quem topa se juntar e dar um trato na praa? Alguma empresa poderia restaurar a escultura e o lago tambm, n? Likes: 49 Visualizaes: 1322 Comentrios: 14

PRESTAO DE CONTAS

20

Crime Ambiental na Boa Vista http://portoalegre.cc/causas/meio-ambiente/crime-ambiental/1284 Data: 23/09/11 Autor: Gustavo Bozzetti Esto querendo retirar as rvores da Alameda Raimundo Corra e asfalt-la para que ela seja um retorno para a Carlos Gomes por causa da construo de um viaduto na Anita Garibaldi. Temos mais de 20 pltanos aqui na rua, formando um dos mais belos tneis verdes da cidade e agora querem acabar com isso para por mais concreto! Vamos nos organizar para no deixar que isso acontea! Likes: 137 Visualizaes: 1005 Comentrios: 12

Gangue Antipichao no Centro http://portoalegre.cc/causas/cidadania/gangue-antipichacao/1323 Data: 18/11/11 Autor: Henrique Borges Gostaria de encontrar pessoas dispostas a formar um grupo para limpar as pichaes de espaos pblicos e monumentos de Porto Alegre. O trabalho seria constante, assim como o de varrer um casa, visto que os pichadores vo continuar existindo. A ideia desistimular as pichaes com a persistncia agindo o mais rpido possvel para restaurar os estragos feitos. Uma especie de planto antipichao. No se trata de uma ideia fechada e pronta, portanto gostaria tambm de receber mais sugestes. Likes: 20 Visualizaes: 277 Comentrios: 8

Jardim Comunitrio na Osvaldo Aranha http://portoalegre.cc/causas/cidadania/jardim-comunitario/1267 Data: 16/09/11 Autor: Lucas de Moura Neste espao h um trecho asfaltado que, devido a bloqueios e alteraes das vias, os carros e nibus no passam mais no mesmo. Poderia ser criado aqui, um espao com um jardim comunitrio. Objetivando diminuir a quantidade de concreto e aumentar os espaos verdes. Likes: 92 Visualizaes: 832 Comentrios: 15

PRESTAO DE CONTAS

21

Alargamento da Andrade Neves http://portoalegre.cc/causas/cidadania/alargamento-da-andrade-neves/1400 Data: 14/12/11 Autor: Aline Bueno A partir de janeiro de 2012, a SMOV pretende alargar de 3,8m para 6m a rua Andrade Neves. O objetivo permitir a circulao de mais carros. Vamos nos mobilizar para que isso no acontea e que o pedestre tenha prioridade! Leia o post desse blog para entender melhor: https://portoimagem.wordpress. com/2011/12/13/rua-andrade-neves-sera-alargada-em-janeiro/ E aqui est um evento criado no Facebook para articular essa mobilizao :http://www.facebook.com/events/263187243738453 Likes: 47 Visualizaes: 365 Comentrios: 7

Fumaa do Pampa Burger http://portoalegre.cc/causas/saude-e-bem-estar/fumaca-do-pampa-burger/1509 Data: 20/01/12 Autor: Maria Nunes Depois de vrias vezes passar pela Lima e Silva no horrio de meio dia e pensar que havia um incndio ali naquela rua, percebi de onde vinha a fumaa: de uma enorme chamin do Pampa Burger que fica na Rua Lima e Silva, 303, entre a Sarmento e a Perimetral. Ento lembrei de que ouvi relatos de uma moradora da Rua Leo XIII, onde os prdios do ali atrs da lancheria. Ela disse que todos ali se sentiam incomodados com a fumaa, que seus filhos tm problemas de respirao por causa disso e que impossvel conviver com aquele bafo gordurento. Hoje mesmo que tem vento que vai para todos os lados, o cheiro e a fumaa (que realmente parece a de um incndio) se espalharam da Repblica at a Perimetral. A SMAM disse que estava cuidando do caso, mas ao que parece faz tempo que dizem isso e a nova torre com a chamin no d conta da gordura e fumaceira. Algum tem alguma idia, fora contatar a SMAM pela ensima vez? Likes: 89 Visualizaes: 1798 Comentrios: 30

PRESTAO DE CONTAS

22

Ciclovia na travessia do Guaba http://portoalegre.cc/causas/mobilidade-urbana/ciclovia-na-travessia-do-gaiba/1433 Data: 23/12/11 Autor: Poti Campos fundamental incluir pista exclusiva para bicicletas ciclovias na obra da nova ponte do Guaba. A medida contempla a demanda de mobilidade da populao das Ilhas que faz uso considervel deste tipo de veculo e tambm usurios avanados de bicicleta de Porto Alegre atletas e cicloturistas. uma exigncia da sustentabilidade que deve caracterizar os projetos virios modernos Likes: 90 Visualizaes: 404 Comentrios: 8

Mutiro de Limpeza na praia da Zona Sul http://portoalegre.cc/causas/meio-ambiente/limpar-praia-na-zona-sul/1600 Data: 27/02/12 Autor: Renata Gomes Gostaria de ajuda para limpar essa praia que fica prximo a Av. Cel Marcos com a R. Evaristo do Amaral na Zona Sul de Poa. Fui com alguns amigos curtir um por do sol e me deparei com a grande quantidade de lixo no local, praticamente impossvel de caminhar. O lugar bonito, calmo , tem uma vista linda do gasmetro tima opo para tomar um chimaro, ver o por do sol, estar entre pessoas queridas e etc. O local poderia ser bem aproveitado tanto para lazer quanto pratica de esportes aquticos entre outros. Sem contar que uma vergonha um lugar lindo assim cheio de lixo. Vamos limpar esse lugar que nosso! Likes: 54 Visualizaes: 732 Comentrios: 17

PRESTAO DE CONTAS

23

Centro Cultural Zona Sul http://portoalegre.cc/causas/cultura/centro-cultural-zona-sul/1885 Data: 02/04/12 Autor: Jacqueline Custdio Aqui, antiga fbrica de Artesanato Guarisse, foi at 2007 a sede do Frum da Tristeza. um belssimo conjunto arqutetnico, composto de quatro prdios, de inspirao na arquitetura colonial espanhola que, atualmente, abriga o CCD (Centro Comunitrio de Desenvolvimento de Tristeza). O problema que este patrimnio pblico (do Estado) corre perigo tanto de deteriorao, quanto de ser ocupado por departamentos e entidades que nada tem de cultural, como a Susepe ou de uma loja manica. Precisamos fazer um grande movimento para salv-lo! J existe um projeto de iniciativa da comunidade, com espao para teatro, oficinas de arte, biblioteca, caf, entre outros equipamentos! Vamos espalhar e mobilizar!!! PRECISAMOS DE TODA PORTO ALEGRE!! Likes: 70 Visualizaes: 792 Comentrios: 8

Serenata Redeno Iluminada http://portoalegre.cc/causas/urbanismo/serenata-redencao-iluminada/2143 Data: 18/05/12 Autor: Renata Beck O Parque da Redeno, palco de diversas manifestaes polticas, culturais e populares, considerado patrimnio ambiental de Porto Alegre... durante o dia o espao de andar de bicicleta, bricar, caminhar, correr, fazer malabares... aos sbados, encher a cesta de hortifruti orgnicos; aos domingos, comprar artesanatos no brique... ufa... so muitas as atividades desse parque sob a luz do sol. Mas e na penumbra da noite? raro encontrar iluminao direcionada ao pedestre. Um espao to grande e querido pelos porto alegrenses podendo ser disfrutado 24 horas por dia; a noite qualquer moribundo que pretenda cruzar o parque, se sentir inseguro. A minha ideia aqui reunir o maior nmero de adeptos causa da redeno iluminada. Numa noite, marcamos um local de partida, cada um com a sua lanterna, luz de celular, lampio... alm de um instrumento musical. Vale de chocalho violino. Vamos iluminar o Parque Farroupilha fazendo muito barulho. Com isso podemos chamar a ateno das autoridades para que quem sabe esta causa seja atendida. Likes: 31 Visualizaes: 178 Comentrios: 9

PRESTAO DE CONTAS

24

1.2.3 CAUSAS COMPARTILHADAS NA FANPAGE


Seleo de causas da plataforma que foram compartilhadas na Fanpage e que geraram discusso somente no Facebook.

PRESTAO DE CONTAS

25

PRESTAO DE CONTAS

26

PRESTAO DE CONTAS

27

PRESTAO DE CONTAS

28

PRESTAO DE CONTAS

29

PRESTAO DE CONTAS

30

PRESTAO DE CONTAS

31

PRESTAO DE CONTAS

32

PRESTAO DE CONTAS

33

PRESTAO DE CONTAS

34

1.2.4 TEMAS ATUAIS DA CIDADE COM MAIOR REPERCUSSO NA FANPAGE


Seleo de temas publicados na fanpage do projeto que geraram maior volume de comentrios e compartilhamentos:

Discusso sobre a ciclovia na Av. Ipiranga. http://www.facebook.com/photo.php?fbid=259119107481611&set=a.201082816618574.50310.1525 31008140422&type=3&theater Data: 14/12/11 Likes: 94 Compartilhamentos: 18 Comentrios: 26

PRESTAO DE CONTAS

35

Discusso sobre os dejetos de cachorros deixados por seus donos nas ruas. http://www.facebook.com/photo.php?fbid=273977372662451&set=a.201082816618574.50310.152 531008140422&type=3&theater Data: 08/01/12 Likes: 117 Compartilhamentos: 43 Comentrios: 26

Discusso sobre a ideia de se proibir carros no centro da cidade. http://www.facebook.com/photo.php?fbid=276902369036618&set=a.201082816618574.50310.15 2531008140422&type=3&theater Data: 13/01/12 Likes: 163 Compartilhamentos: 93 Comentrios: 29

PRESTAO DE CONTAS

36

SMAM explica corte de rvore na Praa Otvio Rocha. http://www.facebook.com/photo.php?fbid=276902369036618&set=a.201082816618574.50310.15 2531008140422&type=3&theater Data: 19/01/12 Likes: 10 Compartilhamentos: 20 Comentrios: 37

Fumaa no Pampa Burger. Discusso sobre causa cadastrada na plataforma. http://www.facebook.com/photo.php?fbid=284138724979649&set=a.201082816618574.50310.152 531008140422&type=3&theater Data: 24/01/12 Likes: 19 Compartilhamentos: 21 Comentrios: 13

PRESTAO DE CONTAS

37

Passado e presente da Praa Parob. http://www.facebook.com/photo.php?fbid=294730737253781&set=a.201082816618574.50310.1525 31008140422&type=3&theater Data: 08/02/12 Likes: 57 Compartilhamentos: 38 Comentrios: 10

Massa Crtica no dia 24 de Fevereiro - Frum Mundial da Bicicleta. http://www.facebook.com/photo.php?fbid=305812086145646&set=a.201082816618574.50310.152 531008140422&type=3&theater Data: 24/02/12 Likes: 45 Compartilhamentos: 11 Comentrios: 7

PRESTAO DE CONTAS

38

Reportagem do Jornal Metro sobre as novas regras do servio de txi. http://www.facebook.com/photo.php?fbid=362667027126818&set=a.201082816618574.50310.152 531008140422&type=3 Data: 22/05/12 Likes: 5 Compartilhamentos: 1 Comentrios: 16

Discusso sobre o fim dos outdoors na cidade http://www.facebook.com/photo.php?fbid=359563530770501&set=a.201082816618574.50310.1525 31008140422&type=3 Data: 17/05/12 Likes: 44 Compartilhamentos: 20 Comentrios: 27

PRESTAO DE CONTAS

39

Imveis com ligao errada de esgoto http://www.facebook.com/photo.php?fbid=327446693982185&set=a.201082816618574.50310.152 531008140422&type=3 Data: 31/03/12 Likes: 27 Compartilhamentos: 4 Comentrios: 7

PRESTAO DE CONTAS

40

Novas placas nas ruas http://www.facebook.com/photo.php?fbid=345872298806291&set=a.201082816618574.50310.152 531008140422&type=3 Data: 26/04/12 Likes: 72 Compartilhamentos: 19 Comentrios: 14

PRESTAO DE CONTAS

41

Praas com reas cercadas para ces http://www.facebook.com/photo.php?fbid=317704794956375&set=a.201082816618574.50310.152 531008140422&type=3 Data: 26/04/2012 Likes: 42 Compartilhamentos: 11 Comentrios: 9

PRESTAO DE CONTAS

42

Dia de um super dilvio que alagou a cidade https://www.facebook.com/poa.cc/posts/291870247552682 Data: 14/3/12 Likes: 87 Compartilhamentos: 42 Comentrios: 7

PRESTAO DE CONTAS

43

1.2.5 CAMPANHA: QUAL VOC PREFERE?


Esta uma campanha para captar a preferncia dos portoalegrenses e gerar discusses a respeito dos assunto abordados. http://www.facebook.com/photo.php?fbid=307345272658994&set=a.201082816618574.5031 0.152531008140422&type=3 Likes: 5 Compartilhamentos: 16 Comentrios: 11

http://www.facebook.com/photo.php?fbid=305086379551550&set=a.201082816618574.50310 .152531008140422&type=3 Likes: 75 Compartilhamentos: 17 Comentrios: 14

PRESTAO DE CONTAS

44

1.2.6 ENQUETES
Perguntas realizadas pelo Facebook para entender a opinio dos usurios a respeito de temas diversos.

PRESTAO DE CONTAS

45

PRESTAO DE CONTAS

46

PRESTAO DE CONTAS

47

1.3 EIXO FUTURO


Objetivos: Alimentar a discusso sobre o futuro da cidade seja esse um futuro mais imediato, como a Copa do Mundo, ou mais de mdio prazo, como no aniversrio de 250 anos de fundao de Porto Alegre, em 2022;

Projeto quer ligar cais ao centro http://www.facebook.com/photo.php?fbid=353894681337386&set=a.201082816618574.50310.152 531008140422&type=3&theater

PRESTAO DE CONTAS

48

Bike Sharing https://www.facebook.com/poa.cc/posts/208828759221780 120 likes 30 compartilhamentos 21 comentrios

Revitalizao da Orla https://www.facebook.com/poa.cc/posts/320532531322699 37 likes 11 compartilhamentos 3 comentrios

PRESTAO DE CONTAS

49

Projeto para jardins nos telhados de prdios https://www.facebook.com/poa.cc/posts/330148167004996 38 likes 20 compartilhamentos 5 comentrios

Prefeitura estender aeromvel zona sul http://www.facebook.com/photo.php?fbid=250744318319090&set=a.215864368473752.53183.152 531008140422&type=1&theater 69 likes 28 compartilhamentos 18 comentrios

PRESTAO DE CONTAS

50

1.3.1 OUTRAS DISCUSSES SOBRE O FUTURO


Links compartilhados no Facebook que receberam comentrios na fanpage.

PRESTAO DE CONTAS

51

PRESTAO DE CONTAS

52

PRESTAO DE CONTAS

53

PRESTAO DE CONTAS

54

PRESTAO DE CONTAS

55

COLABORAR E COCRIAR

02.

2. COLABORAR / COCRIAR
Cocriar significa envolver pessoas de diferentes reas e culturas para a criao de algo novo. Mais do que isso, significa construir um sentimento de comunidade, de unio. Pode ser um produto, um servio ou mesmo reinventar a forma de fazer algo que j feito. Seja qual for o objeto da cocriao, o importante que os cocriadores se sintam parte do processo e, assim, possam contribuir com o seu melhor.

2.1 OFICINAS
A Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos) firmou um convnio para a estabelecer a insero da prefeitura de Porto Alegre na plataforma colaborativa PortoAlegre.cc (http://portoalegre.cc). O Plano de Trabalho criado a partir do conveniamento entre a prefeitura de Porto Alegre e a Unisinos estabeleceu, na pgina 5, o compromisso da universidade de capacitar agentes para atuarem em suas comunidades como multiplicadores levando adiante uma das misses da instituio, que a transformao do ser humano atravs do conhecimento. Na pgina 5, o plano menciona o seguinte:
A Unisinos promover, em 20 bairros da cidade, oficinas de capacitao para a produo de Contedo Gerado pelo Usurio e de Sade Coletiva, confirmando seu compromisso com a transformao do ser humano atravs do conhecimento. Cada oficina ter a durao de 4 horas-aula. Os locais das oficinas sero definidos em comum acordo entre a Unisinos e a Prefeitura de Porto Alegre.

As oficinas propostas atenderam s necessidades acordadas com a Secretaria de Coordenao Poltica e Governana Local de Porto Alegre (SCPGL), que foi quem estabeleceu o conveniamento com a universidade. A concepo das oficinas foi um trabalho conjunto de Unisinos e Prefeitura de Porto Alegre (representada pela SCPGL, CapacitaPoa e ObservaPoa).

2.1.1 EXECUO
Para transmitir os conhecimentos arranjados na metodologia de Inteligncia Social, que norteia e orienta a plataforma colaborativa PortoAlegre.cc, foi gerado um mdulo de capacitao, assim desenhado:

PRESTAO DE CONTAS

57

Cada mdulo composto por quatro eixos temticos de Inteligncia Social; Cada eixo tem uma hora-aula de durao, totalizando quatro horas-aula da oficina; O pblico participa de uma dinmica rotativa, alternando-se entre os quatro eixos; A definio do pblico-alvo ficou a critrio da (SCPGL)

A partir da avaliao da Secretaria, optou-se por priorizar sete pblicos-alvo nas oficinas: Comits de Mobilizao dos Bairros (parte integrante do V Congresso da Cidade); Projeto Social Na Boa em POA; CapacitaPoa (integrante do Sistema Intermunicipal de Capacitao em Planejamento e Gesto Local Participativa); Oramento Participativo; Fruns de Planejamento da cidade de Porto Alegre; Redes de Proteo Criana e ao Adolescente; Conselho de Polticas Pblicas de Porto Alegre

2.1.2 CONTEDO
O mdulo de capacitao em Inteligncia Social (Oficinas de capacitao em Cidadania em Rede) foi composto por quatro eixos (cada um com durao de 1 hora-aula, ou 50 minutos em hora-relgio) com esses contedos programticos: Eixo 1 | Conhecer Introduo ao conceito de Wikicidadania Interfaces de Participao Cvica Procesos de Participao-Aprendizagem Espiral de Participao Metodologia de viralizao Eixo 2 | Conectar Apresentao da ferramenta PortoAlegre.cc Conceito de causa Funcionamento, criao e ativao de causas O que acontece na plataforma e no Facebook Como a ferramenta pode ser usada no dia-a-dia das pessoas

PRESTAO DE CONTAS

58

Eixo 3 | Cocriar Mapeamento de causas Gerao de ideias, co-criao, co-design Como a evoluo da causa e planejamento de aes Estudo de cases locais de solues criativas para problemticas da cidade Eixo 4 | Co-responsabilizar Mobilizao e Articulao (dinmicas emergentes com outros atores, movimentos, organizaes) Divulgao e ativao de uma causa Organizao de aes para disseminao de uma causa Registro

2.1.3 DINMICA
O processo de disseminao da metodologia de Inteligncia Social e uso colaborativo da plataforma PortoAlegre.cc se deu em dinmicas coletivas e em grupos setorizados, organizados atravs dos seguintes perfis ou da combinao dos mesmos: Temtico; Scio-econmico; Geogrfico Todos os participantes das oficinas foram reunidos para assistir, em conjunto, ao Eixo 1 do mdulo de Inteligncia Social. Em seguida, aps a primeira aula, o pblico foi dividido em trs turmas (dos eixos de 2 a 4). Cada turma foi dividida em cinco grupos, de acordo com os perfis estabelecidos em comum acordo com a preferncia no caso, optou-se por um recorte geogrfico (cada bairro ter uma oficina, independentemente do nmero de participantes). O processo reuniu, em trs momentos e locais distintos, mais de 130 pessoas. As oficinas foram realizadas da seguinte forma: Na primeira hora-aula, todos assistem ao Eixo 1; Na segunda hora-aula, o grupo dividido em trs turmas; Cada turma pessoas subdividida em cinco grupos (cada grupo, um bairro); Cada subdiviso recebe a capacitao dos trs eixos seguintes; A subdiviso por perfil geogrfico configura cinco oficinas por turma; A soma das cinco oficinas das trs turmas representam 15 oficinas ofertadas O mdulo se repete em outros dois locais, contabilizando as 40 oficinas

PRESTAO DE CONTAS

59

As oficinas foram oferecidas oferecidas em trs locais diferentes no dia 14 de abril: Regional Centro | Sede da Prefeitura Nova | 9h s 13h Regional Leste | Unisinos Porto Alegre | 14h s 18h Regional Sul | Cecopan | 14h s 18h

As oficinas de capacitao em Cidadania em Rede ocorreram na data marcada na Secretaria Municipal de Administrao de Porto Alegre (SMA), no Colgio Anchieta e no Centro Comunitrio Parque Madepinho (CECOPAM). As oficinas contaram com 4 eixos temticos - conhecer, conectar, cocriar e corresponsabilizar. Ao longo do dia foram capacitadas 136 pessoas de 51 bairros da cidade (totalizando uma oficina por bairro, 51 no total). Cada grupo de participantes foi responsvel por pensar e construir de forma conjunta solues para causas j publicadas no PortoAlegre.cc. Bairros compreendidos pelas oficinas:

AGRONOMIA APARCIO BORGES AUXILIADORA AZENHA BELM NOVO BELM VELHO BOA VISTA BOM FIM BOM JESUS CAMPO NOVO CASCATA

CAVALHADA CENTRO CIDADE BAIXA COHAB CAVALHADA CRISTAL ESPRITO SANTO FARRAPOS FARROUPILHA FLORESTA GLRIA GUARUJ

HPICA IAPI INDEPENDNCIA IPANEMA JARDIM BOTNICO JARDIM OUTEIRAL JARDIM ITU LOMBA DO PINHEIRO MRIO QUINTANA MENINO DEUS NAVEGANTES

PARTENON PETRPOLIS PRAIA DE BELAS RESTINGA RIO BRANCO RUBEM BERTA SANTA CECLIA SANTA TERESA SANTANA SO GERALDO SO SEBASTIO

SARANDI TERESPOLIS TRISTEZA VILA CONCEIO VILA IPIRANGA VILA JARDIM VILA NOVA

PRESTAO DE CONTAS

60

Secretaria Municipal de Administrao

CECOPAM

PRESTAO DE CONTAS

61

Colgio Anchieta

Abaixo esto listadas as aes levantadas pelos grupos. As datas das aes foram sugeridas pelos prprios participantes. 17/04 - Ampliao da discusso da implementao do tnel da Anita e impactos sobre ambiente e mobilidade. Encontro com vereadores da comisso de urbanismo (CUTHAB). 04/05 - Causa para a melhoria dos horrios (que sejam cumpridos), utilizando smbolos que demonstrem a dificuldade de mobilidade. Sada de casa s 10:30, chegada na Esquina Democrtica. 05/05 - Empreendimentos Imobilirios. Assemblias com os Conselhos das regies 6, 7 e 8; Associao de Moradores, ONGs e cidados. Reunio preparatria. Assemblia em 05/05, s 14h, na CECOPAM. 05/05: Educao ambiental contra lixes urbanos. Mutiro de limpeza no Morro Santa Tereza. 12/05 - Piquenique para a divulgao do projeto do Centro Cultural Zona Sul. Esta ao foi realizada. 15/05: Mapeamento dos lixes na cidade de Porto Alegre. Criao de campanha para ampla divulgao dos dias e horrios das coletas de lixo em cada bairro.

PRESTAO DE CONTAS

62

19/05 - Mobilizao para faixa de segurana viva. Ser feita uma faixa de segurana viva na Nilo Peanha, com pessoas deitadas na via vestidas totalmente de preto ou branco. 20/05 - Integrao Social Centro Sul - Uma Tarde Cultural - COOHAB Cavalhada. Atividades: feira, apresentaes culturais. Banda de pagode, Hip Hop, grupo teatral, grupo tradicionalista. 20/05: Evento de ocupao da Praa Pinheiro Machado. 26/05 - Subindo o Morro da Polcia e descobrindo novos caminhos. Concentrao na capela So Miguel (n110). Chegando em cima do morro haver manifestaes culturais e discursos falando sobre a causa. Esta ao ser realizada. 02/06 - Evento cultural e esportivo em prol da revitalizao da Praa Visconde de Taunay. Participao das escolas da redondeza. Aes sem datas previstas: Levar uma pea de teatro do grupo do DMAE para a escola EF Alberto Bins/Vila Cruzeiro. Conscientizao para a separao do lixo no bairro Aberta dos Morros. Ao junto s escolas. Mostrar para populao a importncia do viaduto Otvio Rocha, seja atravs de aes culturais, como projeo de imagens da construo (e histria) do viaduto no prprio viaduto, como produo de material educativo/esclarecedor. Trabalhar junto com o projeto Viva o Centro. Realizar domingos de encontros em pontos pitorescos de histria popular (Castelinho de Pedra, Rua do Arvoredo, etc) com contador de histria - causos. Produo de vdeos para posterior acesso. Instalao de painel com link para assistir vdeos. Orientao e Sinalizao para a cidade atravs de cartazes em pontos tursticos. Mobilizao em torno do tnel da Anita. Chamar comunidade usuria da Av. Ceres para pensar uma soluo junto com a Prefeitura. Campanha contra lixo a cu aberto

PRESTAO DE CONTAS

63

2.2 REUNIES DE VOLUNTRIOS


As reunies de voluntrios so organizada mensalmente pela equipe do PortoAlegre.cc. Nestas reunies so discutidas questes sobre o dia-a-dia da cidade e tambm so realizadas articulaes para levar s ruas causas cadastradas na plataforma. 29/03/2011 - Escola de Design Unisinos Apresentao do projeto e de iniciativas de contribuio cidad com o PortoAlegre.cc. Rodada de discusso com os participantes e levantamento de possveis voluntrios para assumir tarefas. 13/04/2011 - Escola de Design Unisinos Nova rodada de apresentao da iniciativa e do papel da Unisinos na campanha. Levantamento de aes e discusso sobre formas de divulgao da plataforma colaborativa nos meios de comunicao. 30/11/2011 - Escola de Design Unisinos Apresentao de sete formas de colaborar com o projeto. Reprter de Causa - registro da evoluo de uma causa; Meu Vizinho - divulgao boca-a-boca para os vizinhos; Embaixadores de ONGs mapeamento e divulgao de ONGs; Que lugar esse? - envio de fotos de detalhes da cidade; MicroAes - aes planejadas a partir de causas; Comentrios nas Causas - colaborao no encaminhamento das causas atravs dos comentrios; Participao em Eventos - voluntrios foram convidados para participar de eventos em que o projeto estaria presente.

PRESTAO DE CONTAS

64

12/01/2012 - Instituto NT de Cinema e Cultura Voluntrios foram separados em grupos conforme 4 regies da cidade: zona norte, zona sul, centro e bairros adjacentes ao Moinhos de Vento. Para cada grupo foram distribudas algumas causas para que fossem criadas aes a partir delas. Uma das aes criadas foi o piquenique na Praa Japo.

28/02/2012 - Ns Coworking Foram apresentadas algumas aes para que os voluntrios optassem em qual se engajar. Uma delas foi o mutiro de limpeza na orla do Guaba. Os voluntrios discutiram o planejamento dessa ao.

PRESTAO DE CONTAS

65

21/03/2012 - Escola de Design Unisinos Feedback para os voluntrios a respeito das aes anteriores: mutiro de limpeza na orla do Guaba e piquenique na Praa Japo. Convite para prximos eventos em que o projeto estava envolvido: encontro no Arroio Dilvio, workshop de Cocriao no Ns Coworking, novo mutiro de limpeza na orla do Guaba. Tambm foram apresentadas outras possveis aes: restaurao da Igreja Nossa Senhora de Belm e resgate das feiras de rua. 17/05/2012 - Escola de Design Unisinos Apresentao de 3 aes: Faixa de segurana viva na Nilo Peanha, Subindo o Morro da Polcia e Jardim Comunitrio na Osvaldo Aranha. Planejamento da ao do Jardim Comunitrio.

PRESTAO DE CONTAS

66

2.3 VOLUNTRIOS
Alm das reunies presenciais, h mais dois canais de contato com os voluntrios. Um atravs de e-mails enviados para todos que esto cadastrados no formulrio de voluntariado (http://goo.gl/AsrQ9). O outro, o grupo no Facebook que conta com 103 membros. Atravs desse grupo, os voluntrios e a equipe do PortoAlegre.cc discutem causas e planejam aes. http://www.facebook.com/groups/voluntariospoacc/

PRESTAO DE CONTAS

67

ENGAJAR/ CORRESPONSABILIZAR

03.

3. ENGAJAR / CORRESPONSABILIZAR
A etapa de engajamento e corresponsabilizao a legitimao do processo iniciado na incluso das causas na plataforma. O engajamento nas causas se d no somente atravs de sua divulgao e discusso. realizado, tambm, atravs da disseminao de material que incentiva as pessoas a olhar e vivenciar a cidade de outra forma. Estando as pessoas engajadas, o prximo passo promover a corresponsabilizao, envolvendo-as nas aes desenhadas na etapa de Cocriao. nesse momento que se fecha o ciclo, organizando aes presenciais no territrio juntamente com parceiros de todos os setores. Essas iniciativas, ento, evoluem o status das causas de observaes virtuais numa plataforma digital para atitudes concretas no espao pblico.

3.1 CAMPANHA: SAI DO FACEBOOK


Esta uma campanha que estimula a retomada da cidade. O objetivo fazer com que as pessoas saiam s ruas e redescubram espaos da cidade. Periodicamente lanado um cartaz digital na fanpage do PortoAlegre.cc no Facebook. A campanha ganhou, ainda, uma verso impressa. No evento final do V Congresso da Cidade foram impressos postais com os cartazes da campanha, que foram disponibilizados para o pblico do evento

Album no Facebook: http://www.facebook.com/media/set/?set=a.241333785926810.59721.152531008140422&ty pe=3

PRESTAO DE CONTAS

69

Sai do Facebook e Vai dar uma volta na Feira do Livro (10/11/11) Likes: 46 Compartilhamentos: 44 Comentrios: 7

Sai do Facebook e Vai olhar a 8a. Bienal do Mercosul (11/11/11) Likes: 31 Compartilhamentos: 16 Comentrios: 4

PRESTAO DE CONTAS

70

Sai do Facebook e Vai andar de bicicleta (17/11/11) Likes: 33 Compartilhamentos: 55 Comentrios: 8

Sai do Facebook e Vai ver a arte invadir a cidade com a Artemosfera (25/11/11) Likes: 25 Compartilhamentos: 33 Comentrios: 4

PRESTAO DE CONTAS

71

Sai do Facebook e Vai ver os cavalos no Grande Prmio Bento Gonalves (18/11/11) Likes: 17 Compartilhamentos: 7 Comentrios: 3

Sai do Facebook e Vai dar um passeio de catamar (29/11/11) Likes: 29 Compartilhamentos: 21 Comentrios: 4

PRESTAO DE CONTAS

72

Sai do Facebook e Vai participar do V Congresso da Cidade (08/12/11) Likes: 10 Compartilhamentos: 23

Sai do Facebook e Vai curtir um fim de tarde no Chal da Praa XV (13/12/11) Likes: 20 Compartilhamentos: 5 Comentrios: 1

PRESTAO DE CONTAS

73

Sai do Facebook e Vai desejar um Feliz Natal pro seu vizinho (22/12/11) Likes: 25 Compartilhamentos: 19 Comentrios: 1

Sai do Facebook e Vai enfiar o p na jaca! Feliz 2012! (30/12/11) Likes: 24 Compartilhamentos: 16

PRESTAO DE CONTAS

74

Sai do Facebook e Vai caminhar no calado de Ipanema (09/01/12) Likes: 22 Compartilhamentos: 13 Comentrios: 2

Sai do Facebook e Vai assistir o Porto Vero Alegre (10/01/12) Likes: 9 Compartilhamentos: 4 Comentrios: 6

PRESTAO DE CONTAS

75

Sai do Facebook e Vai explorar o Centro Histrico (18/01/12) Likes: 25 Compartilhamentos: 16 Comentrios: 2

Sai do Facebook e Vai comer no Mercado Pblico (19/01/12) Likes: 36 Compartilhamentos: 7 Comentrios: 10

PRESTAO DE CONTAS

76

Sai do Facebook e Vai participar do Frum Social Temtico (23/01/12) Likes: 16 Compartilhamentos: 22 Comentrios: 3

Sai do Facebook e Vai fazer compras na feira do seu bairro (31/01/12) Likes: 22 Compartilhamentos: 5 Comentrios: 5

PRESTAO DE CONTAS

77

Sai do Facebook e Vai assistir ao GRE-NAL - vermelho (03/02/12) Likes: 12 Compartilhamentos: 5 Comentrios: 1

Sai do Facebook e Vai assistir ao GRE-NAL - azul (03/02/12) Likes: 11 Compartilhamentos: 12 Comentrios: 3

PRESTAO DE CONTAS

78

- Sai do Facebook e Vai curtir a praa do seu bairro (07/02/12) Likes: 13 Compartilhamentos: 2

Sai do Facebook e Vai sambar na avenida! (17/02/12) Likes: 10 Compartilhamentos: 6 Comentrios: 2

PRESTAO DE CONTAS

79

Sai do Facebook e Vai pedalar no I Forum Mundial da Bicicleta (23/02/12) Likes: 70 Compartilhamentos: 36 Comentrios: 6

Sai do Facebook e Vai correr na 9a. Corrida de Porto Alegre (19/03/12) Likes: 11 Compartilhamentos: 2 Comentrios: 4

PRESTAO DE CONTAS

80

Sai do Facebook e Vai danar no Baile da Cidade (30/03/12) Likes: 32 Compartilhamentos: 23 Comentrios: 2

PRESTAO DE CONTAS

81

3.2 PRINCIPAIS PARCEIROS


Ao longo do primeiro ano do projeto foram realizadas vrias parcerias com outros movimentos existentes na cidade. Estas alianas permitiram no s a troca de experincias em relao a como mobilizar mais pessoas para contribuir com o projeto, como tambm possibilitaram a realizao de aes que engajaram a populao portoalegrense.
PRATI ESPIRAL POSITIVA JOGO DE DAMAS FOTOS ANTIGAS DO RS ESTANTE PBLICA SHOOT THE SHIT I LOVE POA PORTO ALEGRE MAIS LIMPA E VERDE QUERO VER PORTO ALEGRE DO GOOD NS COWORKING TRANSVENO LAB CENTRO CULTURAL ZONA SUL PROJETO 13POMPONS AQUI BATE UM CORAO ASSOC. DOS AMIGOS DA PRAA JAPO TWIN GASTRONOMIA BANX PROA PRAA NUTICA SEA SHEPHERD MILK STUDIO NA BOA EM POA ARTEMOSFERA PORTO ALEGRE QUEM DIRIA

3.3 AES
Algumas das causas cadastradas no PortoAlegre.cc foram colocadas em prtica atravs da mobilizao dos prprios voluntrios do projeto. Estas aes engajaram a comunidade, ganharam a ateno de entidades pblicas e, ainda, geraram repercusso em veculos de mdia regionais e nacionais. Aes realizadas:

10/03 - Mutiro de limpeza O mutiro de limpeza na orla do Guaba foi organizado por uma das voluntrias do projeto, Renata Gomes. Aps visitar uma das praias da orla acompanhada de seus amigos, Renata se deparou com um local degradado pela sujeira. Com seu celular, fez algumas fotos e publicou uma causa no PortoAlegre. cc. A partir disso, outras pessoas comearam a se manifestar dentro da plataforma para colocar esta ao em prtica. Em uma reunio de volunrios realizada na mesma semana, novos adeptos se somaram ideia. No dia 10 de maro, cerca de 80 pessoas compareceram ao evento e, durante 4 horas, recolheram 1 tonelada de lixo da praia. Fotos do mutiro em http://www.facebook.com/media/set/?set=a.314808918579296.73648.15253100 8140422&type=3
PRESTAO DE CONTAS

82

PRESTAO DE CONTAS

83

17/03 - Piquenique Tambm a partir de uma reunio de voluntrios, realizada no dia 12/01, o grupo se articulou para a realizao de um piquenique na Praa Japo, localizada em um dos bairros mais nobres da cidade. A ao surgiu com o objetivo de retomar este espao pblico de uma forma ldica e, assim, demonstrar para o poder pblico como a sociedade quer utilizar a praa. Cerca de 200 pessoas compareceram ao evento. Fotos do piquenique em http://www.facebook.com/media/set/?set=a.319268141466707.74673.15253 1008140422&type=3

PRESTAO DE CONTAS

84

24/03 - Aniversrio de 1 ano do projeto Em comemorao ao primeiro ano do PortoAlegre.cc foi realizada uma festa de aniversrio na Praa Araguaia, localizada no bairro Vila Assuno, zona sul da cidade. A praa foi decorada com bandeiras e recebeu 2 bandas que animaram a festa - Conjunto Bluegrass Porto-alegrense e Tess. Simultaneamente tambm ocorreu um passeio de veleiro pelo Guaba. Fotos do aniversrio de 1 ano: http://www.facebook.com/media/set/?set=a.323468581046663.75574. 152531008140422&type=3

PRESTAO DE CONTAS

85

3.3.1 OUTRAS AES


Vrias das aes realizadas pelo PortoAlegre.cc inspiraram iniciativas de outros grupos na cidade. As aes a seguir contaram com o apoio do PortoAlegre.cc: 22/03 - Evento realizado pelo projeto Porto Alegre Mais Limpa e Verde em prol do Dia Mundial da gua. A ao consistiu de atraes musicais e esportivas, alm da instalao de uma Ecobarreira no Arroio Dilvio patrocinada pela Geyer Ambiental e Ecokrim. Fotos do evento: http://www.facebook.com/media/set/?set=a.323468581046663.75574.152531008140422&type=3

PRESTAO DE CONTAS

86

22/04 - Mutiro de limpeza da praia em frente Fundao Iber Camargo. PortoAlegre.cc ajudou na divulgao do evento e na articulao com alguns atores. Fotos do evento: http://www.facebook.com/photo.php?fbid=287752014642248&set=a.249089945175122.60402.2471 25125371604&type=3&theater

01/05 - Aps o mutiro de limpeza do dia 22/04, os organizadores realizaram uma segunda ao, de retomada da Prainha do Iber. Na ocasio, houveram palestras sobre a situao do local. Fotos do evento: http://www.facebook.com/photo.php?fbid=349660321760822&set=a.201082816618574.50310.15253 1008140422&type=3&theater

PRESTAO DE CONTAS

87

12/05 - O piquenique no Centro Cultural Zona Sul foi uma ao desenhada durante as oficinas de Cidadania em Rede. Trs grupos optaram por trabalhar essa causa e a autora da causa, Jacqueline Custdio organizou o evento no dia 12 de maio. O objetivo do evento foi divulgar a existncia do projeto para o Centro Cultural Zona Sul e discutir ideias para a revitalizao do local. Fotos do evento: http://www.facebook.com/media/set/?set=a.356548157738705.82194.152531008140422&type=3

PRESTAO DE CONTAS

88

26/05 - Foi realizada no dia 26 de maio mais uma ao que planejada nas oficinas de Cidadania em Rede. Os participantes organizaram um evento no topo do Morro da Polcia para chamar ateno a respeito das dificuldades dos moradores da regio. Saiba mais sobre o evento em http://blog.portoalegre.cc/o-dia-em-que-subimos-o-morro-da-policia/

PRESTAO DE CONTAS

89

RECONHECIMENTO

04.

4. RECONHECIMENTO
O projeto PortoAlegre.cc vem conquistando reconhecimento nacional e internacional. No ms em que completou um ano - comemorado com um vdeo explicativo com as principais conquistas dos primeiros 12 meses (e que pode ser assistido em https://vimeo.com/portoalegrecc/1ano), a plataforma colaborativa recebeu a meno da Organizao das Naes Unidas. Criada pela UN-Habitat (Programa das Naes Unidas para Assentamentos Urbanos), Im a City Changer uma campanha da ONU que tem o apoio de parceiros dos setores pblico e privado para demonstrar iniciativas inovadoras e transformadoras pelo mundo. Hoje, so 43 projetos listados no site http://www.imacitychanger.org/imacc/. PortoAlegre.cc foi a primeira iniciativa brasileira a integrar esse banco de projetos de tecnologia social referendados pelas Naes Unidas (http://www.imacitychanger.org/imacc/story/49portoalegrecc/)

PRESTAO DE CONTAS

91

O design de interface e a usabilidade da plataforma colaborativa PortoAlegre.cc tambm receberam distines mundiais. O prestiado portal de design digital AWWWArds (http://www.awwwards.com/ winners/porto-alegre) e conceituado site Abduzeedo (http://abduzeedo.com.br/melhor-de-2011-sites-dasemana) escolheram o PortoAlegre.cc como um dos melhores desenhos digitais de 2011.

4.1 EVENTOS
O projeto PortoAlegre.cc foi apresentado e discutido em diversos eventos do segmento seminrios, congressos e palestras. Como temas principais, esses eventos abordam a participao social, gesto pblica, tecnologias da informao e da comunicao, novas mdias, inovaes para as cidades e democracia. Seminrio Nacional de Participao Social | Presidncia da Repblica (Braslia-DF) - 26 a 28 de outubro de 2011 O 1o. Seminrio Nacional de Participao Social, realizado entre os dias 26 e 28 de outubro de 2011, fez um balano das experincias dessa prtica no governo federal e debateu as iniciativas, perspectivas e estratgias que vo orientar as aesgovernamentais no perodo de 2011 a 2014. O evento reuniu quase 400 participantes de todo o pas e alcanou importantes resultados. Entre eles, possibilitou um diagnstico sobre iniciativas de participao social em diferentes esferas da sociedade brasileira e a efetividade alcanada por essas aes. Alm disso, recolheu inmeras propostas trazidas e amadurecidas durante os debates feitos em grupo, e que vo servir para nortear o trabalho da Secretaria Nacional de Articulao Social (SNAS), ligada Presidncia da Repblica. ONTOLOGIA DA PARTICIPAO SOCIAL DIGITAL Em conjunto com o Instituto Serva (do projeto Cidade Democrtica) e a Fundao Avina, o PortoAlegre.cc est ajudando o projeto de construo do Vocabulrio Comum da Participao Social na web. A inteno criar um modelo de dados que represente a participao social, organizado por conceitos e suas relaes e que ser desenvolvido, majoritariamente, de forma virtual, distribuda e aberta. Nossa viso de futuro que, a partir desse vocabulrio, teremos um mapa de temas, pessoas e territrios, mostrando suas conexes e reas de influncia, gerando uma inteligncia coletiva em torno das causas pblicas e coletivas na Amrica Latina.

PRESTAO DE CONTAS

92

Estamos levando muito a srio o desafio de reforar as relaes que j existem entre pessoas e projetos no Brasil e na Amrica Latina, construindo a ontologia a partir dessa dinmica de rede e comunidade. Assim, construiremos um vocabulrio vivo. Nesse processo, os debates ocorrem em uma plataforma virtual, que centraliza e distribui as colaboraes de diferentes coletivos em todo o pas. Para alm da plataforma online, esto sendo estimulados eventos e aes presenciais de debate, que aqueam as discusses. Alm disso, ser um hackathon ao final do processo, reunindo desenvolvedores de forma simultnea em diferentes cidades da Amrica Latina para construir aplicativos que usem o vocabulrio. Seminrio Nacional de TIC para a Gesto Pblica SECOP (Porto de Galinhas-PE) - 31 de agosto a 2 de setembro A Associao Brasileira de Entidades Estaduais de Tecnologia da Informao e Comunicao ABEP promoveu o SECOP 2011 em parceria com o Governo do Estado de Pernambuco, atravs da Agncia Estadual de Tecnologia da Informao ATI. Durante o evento, cujo tema central foi TIC e Governana: Solues inovadoras para Governo, foram realizadas palestras, painis, rodadas de negcios, oficinas e espaos para discusses de temas relevantes do setor de informtica pblica, para o pblico de profissionais de TIC, gestores pblicos, acadmicos e instituies de pesquisas, alm profissionais do setor privado. Campus Party (So Paulo-SP) - 6 a 12 de fevereiro de 2012 A Campus Party Brasil o principal acontecimento tecnolgico realizado anualmente no Brasil. Nele so tratados os mais diversos temas relacionados Internet, reunindo um grande nmero de comunidades e usurios da rede mundial de computadores envolvidos com tecnologia e cultura digital. Todas as edies j realizadas ocorreram na cidade de So Paulo, com a estria tendo acontecido no ano de 2008.

Campus Party 2011 (Valencia, Espanha) - 11 a 17 de julho de 2011 O secretrio de Coordenao Poltica e Governana Local da prefeitura de Porto Alegre, Csar Busatto, apresenta na Campus Party Espanha o convnio com a Universidade do Vale do Rio do Sinos e detalha o ingresso da prefeitura na plataforma colaborativa PortoAlegre.cc.

PRESTAO DE CONTAS

93

19o. Frum Brasilianas.org - Novas mdias (So Paulo-SP) - 14/12 O 19o. Frum de Debates Brasilianas.org discutiu o tema ser As Novas Mdias. O Frum foi uma oportunidade para discutir a atuao poltica atravs das novas mdias que surgem junto com o crescimento da internet, a Lei de Acesso a Informao e o papel dos agentes pblicos em relao a transparncia de dados de interesse social. Expo I9 | Rede Globo (Rio de Janeiro-RJ) - 9 e 10 de outubro A Expo I9 foi um evento da Rede Globo de Televiso que fez parte das comemoraes do aniversrio do Projac. Na ocasio, cinco projetos foram apresentados atravs da Futura Networks, organizadora da Campus Party. II Conferncia Internacional de Cidades Inovadoras (Curitiba-PR) - 17 a 20 de maio A CICI uma Conferncia Internacional que debate as Cidades Inovadoras. O evento envolveu palestrantes dos 5 continentes e a edio 2011 reuniu mais de 3 mil participantes na construo de um novo ambiente urbano. Temas de grande relevncia atrairam empresrios, gestores pblicos, pesquisadores, acadmicos e cidados das mais diferentes localidades, levando o evento para muito alm das fronteiras. CONIP 2011 (Rio de Janeiro-RJ) - 17 e 18 de novembro O CONIP - Congresso de Informtica e Inovao na Gesto Pblica - o principal evento brasileiro de governo eletrnico que rene as principais lideranas pblicas responsveis pelos projetos de modernizao da gesto governamental e os principais fornecedores de solues de TI para governos. TEDx Laador (Porto Alegre-RS) - 9 de abril O TEDx um evento de organizao independente vinculado ao TED - Technology, Entertainment and Design. Na edio de 2011 o tema foi Preparando as Cidades para o Futuro. Na imagem, o prefeito Jos Fortunati apresenta a plataforma colaborativa e veste a camiseta do PortoAlegre.cc.

PRESTAO DE CONTAS

94

Business IT South American (Porto Alegre-RS) - 15 a 17 de maio O Business IT South America 2011 - BITS -, funciona de acordo com os padres internacionais de organizao e desenvolvida em conjunto com a plataforma da CeBIT, a maior feira de Tecnologia da Informao e Comunicao (TIC) e agrega novidades, tecnologia e comunicao.

Frum Social Temtico (Porto Alegre-RS) - 24 a 29 de janeiro (2012) O Frum Social Temtico (FST) se inscreve no processo do Frum Social Mundial e foi uma etapa preparatria para a Cpula dos Povos na Rio+20. Como um espao aberto e plural, a programao do Frum foi fundamentalmente constituda por atividades propostas e geridas por movimentos, coletivos e organizaes da sociedade civil, relacionadas ao tema Crise Capitalista, Justia Social e Ambiental.

PRESTAO DE CONTAS

95

Conexes Globais (Porto Alegre-RS) - 25 a 28 de janeiro (2012) De 25 a 28 de janeiro ocorreu na Casa de Cultura Mrio Quintana, em Porto Alegre, o Conexes Globais 2.0, um evento que reuniu ativistas da cultura digital para discutir temas como mdias sociais, democracia 2.0, sustentabilidade e direitos na internet. Lanamento do V Congresso da Cidade (Porto Alegre-RS) - 24 de maro de 2011 Lanamento da plataforma colaborativa PortoAlegre.cc durante a apresentao do V Congresso da Cidade, instncia de escuta e planejamento da cidade de Porto Alegre at 2022 e que ouviu mais de 7 mil pessoas ao longo de 2011 em 84 bairros da cidade.

V Congresso da Cidade (Porto Alegre-RS) - 9 e 10 de dezembro* * O PortoAlegre.cc esteve envolvido no V Congresso da Cidade desde o seu incio, pautando discusses do eixo de Desenvolvimento Humano. O encontro final do V Congresso apresentou o resultado da construo coletiva de um plano para a Capital at 2022. Mais de 6 mil pessoas compareceram s reunies realizadas ao longo do ano desde maro nos 82 bairros da cidade. O Congresso foi aberto participao qualquer cidado interessado em tornar Porto Alegre uma cidade melhor ainda melhor para se viver.

PRESTAO DE CONTAS

96

Observatrio Internacional de Democracia Participativa (Lleida, Espanha) - 6 a 9 de abril Observatrio Internacional da Democracia Participativa (OIDP) um espao aberto a todas as cidades do mundo, assim como entidades, organizaes e centros de investigao, que queiram conhecer, trocar ou aplicar experincias sobre democracia participativa a nvel local, para aprofundar a democracia no governo das cidades, para conhecer prticas inovadoras de participao activa dos cidados e cidads na planificao e gesto urbana, para promover a integrao de todos os habitantes no governo local e para aplicar polticas locais de desenvolvimento sustentvel e coeso social.

PRESTAO DE CONTAS

97

FUNCIONALIDADES DO SITE

05.

5. FUNCIONALIDADES DO SITE
A plataforma colaborativa PortoAlegre.cc um ambiente de conexo de pessoas e ideias. Pensando em ajudar a que mais pessoas possam se integrar ao processo, foi elaborado um tutorial sobre como conectar-se e publicar causas. Confira essas informaes no anexo Plataforma Colaborativa PortoAlegre. cc | Funcionamento. Aps o seu lanamento em 24 de maro de 2011, o Portoalegre.cc recebeu importantes melhorias que facilitam a navegao e a busca de informaes dentro da plataforma.

PRESTAO DE CONTAS

99

5.1 PGINA DE CAUSA


Alm do campo para descrio textual da causa, foi desenvolvida uma nova funcionalidade que permite inserir fotos, vdeos ou imagens do Google Street View para auxiliar na construo da causa.

5.1.1 FOTOS
possvel adicionar fotos a partir de arquivos locais - salvos no computador - ou a partir da URL de imagens.

PRESTAO DE CONTAS

100

5.1.2 VDEOS
possvel inserir vdeos que estejam hospedados nos servios YouTube ou Vimeo.

5.1.3 GOOGLE STREET VIEW


Caso o usurio no opte por nenhuma das opes anteriores, o sistema capta automaticamente uma imagem do Google Street View a partir do endereo de publicao da causa.

PRESTAO DE CONTAS

101

5.2 FILTROS DE CATEGORIA


Como forma de auxlio navegao, desenvolveu-se um filtro que permite a visualizao de causas segundo as categorias s quais esto vinculadas. Hoje existem 12 categorias diferentes no PortoAlegre. cc - Cidadania, Cultura, Educao, Empreendedorismo, Esportes e Lazer, Meio Ambiente, Mobilidade Urbana, Sade, Segurana, tecnologia, Turismo e Urbanismo.

5.3 BUSCA
Foi implementada uma ferramenta de busca no PortoAlegre.cc que permite no somente a busca por palavras-chave, mas tambm por nome de rua ou nome de usurio.

PRESTAO DE CONTAS

102

NMEROS DO PROJETO

06.

6. NMEROS DO PROJETO
O projeto PortoAlegre.cc est intimamente ligado s conversaes nas redes sociais, sobretudo Facebook e Twitter. Esse fluxo de conversas acontece em tempo real e vai deixando fortes lastros de dados para consolidao futura. O que se v depois de uma semana, um ms ou um ano, o resultado - a fotografia - de um novo momento de debate poltico no territrio. Um comprovante vivo dos objetivos de uma Wikicidade. A equipe que gerencia e aplica no dia-a-dia a ativao do projeto, fica de olho, praticamente em tempo integral, nos principais eventos, ocorrncias e repercusses que a comunidade apresenta. fundamental, para o xito do projeto, que se saiba escutar e analisar as temticas mais relevantes, os momentos - dias e horrios - mais apropriados para a publicao de novos contedos. Os grandes nmeros apresentados refletem o crescimento rganico do PortoAlegre.cc com o incremento contnuo de sua base de fs, por exemplo - e o imenso potencial de mdia que o projeto j atingiu. Em alguns momentos, cerca de 80 mil pessoas so impactadas num nico dia com materiais postados na fanpage do Facebook. A seguir esto documentados os principais nmeros referentes ao PortoAlegre.cc. Estes dados se referem qualificao da audincia recebida pelo projeto nos seus 3 principais canais de comunicao - a fanpage no Facebook, a plataforma do PortoAlegre.cc e o perfil no Twitter.

6.1 FACEBOOK
- 8.220 fs - 630 pessoas falando sobre isso Crescimento do nmero de fs O grfico abaixo demonstra o crescimento do nmero de fans na fanpage do PortoAlegre. cc (http://portoalegre.cc). Como possvel observar, houve um pico de likes no lanamento do projeto. Aps, o nmero de novos likes segue em ritmo crescente, totalizando a mdia de 585 likes/ms - contabilizando os 14 meses de projeto.

PRESTAO DE CONTAS

104

FS NO FACEBOOK
6000 4500 3000 1500 0
1 ABR 1 JUN 1 AGO 1 OUT 1 DEZ

PESSOAS QUE CURTIRAM A FANPAGE DO PORTOALEGRE.CC

Gnero e idade dos fs Abaixo possvel visualizar o perfil da audincia da pgina. H distribuio praticamente equnime entre os gneros masculino e feminino, enquanto em relao a faixa etrio do pblico observa-se grande concentrao entre 18 e 34 anos.

GNERO E IDADE
40 30 20 10 0
13-17 18-24 25-34 35-44
MASCULINO

45-54

55+

FEMININO

PRESTAO DE CONTAS

105

Alcance Diariamente, o nmero de vezes em que visualizaram um histrico do feed de notcias publicado pela pgina (http://facebook.com/poa.cc). Isso inclui pessoas que curtiram a pgina e pessoas que no curtiram.

80.000 60.000 40.000 20.000 0


11 11 1 1 1 1 1 1 1 1 /1 /1 11 /1 /1 /1 /1 11 /1 0/ 1/ /1 12 1/ 2/ /3 /4 /5 /6 /7 /8 /9 /1 /1 12 5/ 20 13 31 24 18 11 9/ 28 22 15 26 7/ 4/ 9/ /1 /1 2

Likes e comentrios em contedos publicados A imagem abaixo ilustra os comentrios e likes feitos em publicaes na fanpage. Como possvel observar, medida que o projeto se consolida ao longo do tempo, cresce o nmero de LIKES E COMENTRIOS POR DIA interaes - tanto de likes como de comentrios.
280 210 140 70 0
MAR/11 MAI/11
LIKES

JUL/11

SET/11
COMENTRIOS

NOV/11

JAN/12

MAR/12

PRESTAO DE CONTAS

106

6.2 PLATAFORMA
Histrico de visitas por ms O grfico abaixo demonstra o nmero de visitas plataforma do PortoAlegre.cc (http:// portoalegre.cc). O pico de visitas - assim como de likes - ocorreu logo em seguida ao lanamento do projeto.

Nmero geral de visitas Abaixo esto informaes completas de acesso plataforma. Visits: Nmero total de visitas Unique visitors: Nmero de visitantes nicos que acessaram a plataforma Pageviews: Nmero total de pginas visitadas na plataforma Pages/visit: Nmero mdio de pginas acessadas por visita Avg. Visit Duration: Tempo mdio em que cada visitante permaneceu no site Bounce rate: Este nmero representa a porcentagem de visitantes que acessaram somente a pgina inicial do projeto % New Visits: Porcentagem de novos visitantes (neste caso, 30% dos usurios so usurios frequentes, enquanto cerca de 70% da audincia representada por novos visitantes que esto descobrindo a plataforma)

PRESTAO DE CONTAS

107

Visitas por localizao geogrfica O mapa abaixo ilustra de onde vieram os acessos plataforma (http://portoalegre.cc). Como possvel observar, o projeto j foi acessado por praticamente todos os pases. De um total de aproximadamente 118.000 visitas, 73.697 so provenientes do territrio brasileiro.

Visitas no Brasil O mapa abaixo demonstra a distribuio dos acessos plataforma dentro dos limites do territrio nacional. De um total de 73.697 acessos provenientes do Brasil, 43.831 so originrios do Rio Grande do Sul.

PRESTAO DE CONTAS

108

6.3 TWITTER
O grfico abaixo mostra a evoluo da repercusso do uso do Twitter oficial do projeto ao longo de 1 ano. Em total, com a publicao de 6834 tweets, alcanou-se 706.619 pessoas, o que gerou uma exposio de 5.274.176 impresses. 1.716 pessoas tuitaram sobre o projeto ao longo do tempo.

PRESTAO DE CONTAS

109

6.4 CAUSAS DO PORTOALEGRE.CC


Visualizao de dados (ou data visualization) uma das maneiras mais apropriadas para a anlise de informaes. O uso de infogrficos torna mais amigvel e informativa a tarefa de compreender um grande fluxo de dados. Selecionamos alguns grficos para exibir as categorias, os bairros e os usarios mais recorrentes na plataforma PortoAlegre.cc.

6.4.1 CATEGORIAS COM MAIOR NMERO DE APOIOS (LIKES)

PRESTAO DE CONTAS

110

6.4.2 BAIRROS DA CIDADE COM MAIOR NMERO DE APOIOS (LIKES)

6.4.3 COLABORADORES COM MAIOR NMERO DE APOIOS (LIKES) EM SUAS CAUSAS

PRESTAO DE CONTAS

111

6.4.4 CAUSAS COM MAIOR NMERO DE LIKES (CORES IDNTICAS POR CATEGORIA)

6.4.5 EVOLUO DE CAUSAS CADASTRADAS NO PORTOALEGRE.CC (POR MS)

PRESTAO DE CONTAS

112

NDICE REMISSIVO

Este captulo faz referncia ao Cronograma de Execuo do Plano de Trabalho que est dividido em 5 etapas/fases: Planejamento Levantamento de necessidades para integrao da PMPA no projeto, atravs da Secretaria de Coordenao Poltica e Governana Local, para a elaborao de estratgias para a interlocuo entre o Poder Pblico e a tecnologia de Inteligncia Social desenvolvida pela Unisinos, tendo como uma das premissas de divulgao e comunicao o V Congresso da Cidade. Levantamento de necessidades para a ativao do projeto em sites de redes sociais. * Os itens descritos em Planejamento esto contemplados em: Metodologia de Inteligncia Social Funcionamento da metodologia V Congresso da Cidade

Concepo Desenho da integrao da PMPA. Definio de estratgias para as fases presenciais e virtuais. Criao das dinmicas e fluxos para a ativao do projeto e sua interlocuo com o V Congresso da Cidade. Elaborao de estratgia de mobilizao de pessoas em sites de redes sociais, visando sua participao na plataforma colaborativa. Criao de formas de mensurao do projeto dentro dos sites de redes sociais. * Os itens descritos em Concepo esto contemplados em: 2.0 Conhecer e Debater 3.0 Engajar/Corresponsabilizar 3.1 Campanha: Sai do Facebook 6.0 Nmeros do Projeto Desenvolvimento Desenvolvimento tcnico da soluo de tecnologia para a implementao da Inteligncia Social. Elaborao de arquitetura de informao e design da plataforma colaborativa. Codificao da plataforma. Estruturao de banco de dados para abrigar as causas. Integrao com diferentes sistemas de sites de redes sociais, como Twitter, Facebook e Orkut, entre outros. Criao de conta de monitoramento do projeto no Google Analytics

PRESTAO DE CONTAS

114

* Os itens descritos em Desenvolvimento esto contemplados em: 05. Funcionalidades do site Ativao Gesto das contas do projeto em sites de redes sociais. Implementao da estratgia de conversao e ativao do projeto em mdias sociais e sites de redes sociais. Gerao de fluxo de conversao com entidades do primeiro, segundo e terceiro setor para ampliao da rede de agentes na plataforma colaborativa. A Unisinos promover, em 20 bairros da cidade, oficinas de capacitao para a produo de Contedo Gerado pelo Usurio e de Sade Coletiva, confirmando seu compromisso com a transformao do ser humano atravs do conhecimento. Cada oficina ter a durao de 4 horas-aula. Os locais das oficinas sero definidos em comum acordo entre a Unisinos e a Prefeitura de Porto Alegre. * Os itens descritos em Ativao esto contemplados em: 2.1 Oficinas 2.2 Reunies de Voluntrios 2.3 Voluntrios 3.3 Aes Gesto Gerenciamento do projeto Gerao de relatrios peridicos de inteligncia de dados com as principais informaes e nmeros do projeto. Capacitao de pessoas da Secretaria de Governana sobre conceitos de colaborao, cocriao e emergncia para utilizao pela prpria prefeitura * Os itens descritos em Gesto esto contemplados em: 4.1 Eventos 4.2 Clipping 6.0 Nneros do Projeto 2.1 Oficinas

PRESTAO DE CONTAS

115

Вам также может понравиться