Вы находитесь на странице: 1из 12

Escola Superior de Educao Mestrado em Educao Social e Interveno Comunitria tica e Deontologia em Interveno Social

A tica de Aristteles - Felicidade


Ano Letivo 2011/2012 2 ano 1 Semestre
Docente Professor Ramiro Marques Discente Ana Carvalho

A tica de Aristteles;

A felicidade na perspetiva de Aristteles;

Concluso.

A escolha deste tema deveu-se importncia da felicidade segundo a perspetiva de Aristteles e uma perspetiva pessoal da mesma, uma vez que na sociedade atual existe tanto o sentimento de frustrao e angstia devido aos diversos fatores atuais, necessrio perceber se o ser humano atualmente tem conscincia do que a felicidade, e de que modo pode o educador social ter um papel preponderante nesta perspetiva.

A tica de Aristteles

A tica aristotlica uma tica teleolgica; Tem como objetivo tornar explcito a plenitude e a felicidade que prprio de si, sendo esta alcanada pela ao, porque sem ao o homem no capaz de realizar o seu objetivo. H necessidade de se conciliar a tica e a felicidade, uma vez que o homem aristotlico pensava a partir da polis na qual estava inserido, esta construo da polis estava ligada ao Ethos.

O homem um ser lingustico, que pode distinguir o bem e o mal, o que justo e injusto, podendo agir de forma lgica, pois a tica d-se atravs de um agir virtuoso, que age com regra correta, de modo racional, agir-bem e viver-bem, tal como refere o prprio A lei a razo no afetada pelo desejo.

Virtudes Aristotlicas

tica

Impe limites e medidas de justa razo que o agir com equilbrio que aplicada sobre a parte irracional do ser produz uma justa medida, alcanada em resultado do hbito

Diontica

o desenvolvimento da capacidade e do conhecimento inteletual, por isso leva tempo a ser completa.

Segundo Aristteles, a causa final do homem a felicidade, o seu telos, que alcanado atravs da Ethos, da Praxis, do Hbito, Excelncia e Virtude. O homem por si s j suporta elementos de felicidade, mas atravs da ao tica que alcana o seu objetivo, e para tal tem de agir virtuosamente. necessrio haver um equilbrio e harmonia entre o que deseja e as suas aes para que possa construir a verdadeira felicidade.

A felicidade na perspetiva Aristotlica

A felicidade um resultado de realizao pessoal, pois uma realidade interior, atingida quando o homem se liberta dos males terrestres, e para isso tem que ser virtuoso e respeitar os valores morais. O prazer o sentimento que ajuda os jovens e a felicidade o fim que a natureza humana visa, sendo que uma atividade que no visa mais nada a no ser a si mesma. Por isso se o homem seguir uma vida virtuosa poder alcanar a felicidade, para isso ter que haver esforo.

O homem como legislador deve agir de maneira diferente, devendo continuar a ter uma viso universal do que tico para que tenha uma boa conduta de vida, podendo a felicidade ser atingida quando o homem enquanto ser virtuoso respeitar os valores morais.

A felicidade e o papel do Educador Social

A felicidade est muito relacionada com a perspetiva de Aristteles, pois o ser humano s pode ser feliz se sentir realizado, e para isso tem que utilizar vrios meios e sentimentos para atingir os seus objetivos e encontrar a meta para a felicidade.

Sendo a felicidade uma realidade interior, que no pode

depender somente da vontade dos sujeitos, mas tambm


dos diversos fatores: emocionais, sociais e econmicos.

O Educador Social como mediador e promotor deve na sua interveno promover certos valores sociais e proporcionar condies adequadas ao alcance da felicidade, de modo a incutir no indivduos ideias e valores, para que este possa agir e experienciar momentos que lhe deem prazer e coragem para ser feliz, e no desistir quando surgem fraquezas ou imprevistos que o desencorajem, para isso o indivduo tem que saber ultrapassar os obstculos e para isso o Educador Social como agente interventivo deve ajudar e desenvolver essas capacidades.

Bibliografia ARISTTELES, tica a Nicmaco I,7, 1098 a 16-18. ARISTTELES, tica a Nicmaco I,6, 1101 a 15-17. GUITTON, J. e ANTIER, J-J. (1999). O Livro da Sabedoria e das Virtudes Reencontradas. p. 253. Editorial Notcias: Lisboa. Webgrafia http://ministeriorazaoefe.webnode.com.br/products/etica-e-felicidade-em-aristoteles1/, recuperado no dia 1 de Junho de 2012, 22:00; http://www.filosofante.com.br/?p=689, recuperado no dia 4 de Junho de 2012, 22:00; http://www.brasilescola.com/filosofia/a-concepcao-felicidade-na-Etica-aristotelica.htm, recuperado no dia 4 de Junho de 2012, 22:15. http://www.consciencia.org/filosofia-grega-periodo-classico-socrates-platao-e-aristoteles, recuperado no dia 18 de Junho de 2012, 19:00. http://pt.shvoong.com/law-and-politics/1711953-%C3%A9tica-em-arist%C3%B3teles/, recuperado no dia 18 de Junho de 2012, 19:13. https://sites.google.com/site/ramirodotcom/home/os-meus-textos-de-etica/etica-na-praticapedagogica, recuperado no dia 18 de Junho de 2012, 20:00. http://pt.scribd.com/search?query=Ramiro+Marques, recuperado no dia 18 de Junho de 2012, 20:20.

Вам также может понравиться