Вы находитесь на странице: 1из 28

CONCURSOS PARA SELEO E RECRUTAMENTO DO PESSOAL DOCENTE

DECRETO-LEI N 132/2012, DE 27 DE JUNHO

SINDEP DIREO REGIONAL DO CENTRO


AVEIRO

WWW.sindep.pt

CONCURSOS
NECESSIDADES PERMANENTES
Quadrienal

NECESSIDADES TEMPORRIAS
Anual

Concurso Interno

Concurso Externo

Mobilidade Interna Contratao Inicial

Por ausncia de componente letiva no mnimo de 6 horas. (ex-DACL)

Que pretendam exercer transitoriamente funes noutro agrupamento. (ex-DAR)

Reserva de Recrutamento Contratao de Escola

Concurso Externo

Concurso Interno

Concurso para Necessidades Temporrias

Visam a satisfao das Necessidades Permanentes

Visa a mobilidade para transferncia de lugar de quadro e/ou para transio de grupo.

Necessidades no satisfeitas pelos Concursos Externo ou Interno ou que surjam no seu intervalo.

GRADUAO DOS DOCENTES


Resultado da soma dos valores referentes a :
Classificao Profissional
Os docentes de carreira com formao inicial de bacharelato e completarmente com curso ao abrigo do 55 do ECD (obtido at 19/01/2007) podem optar entre a Classificao Profissional da Formao Inicial ou a ponderada da Classificao Profissional da Formao Inicial (CP) + Complemento (C) (3CP + 2C)/5 Os docentes de carreira com formao especializada em Educao Especial a classificao profissional graduao obtida no curso de especializao

Diviso por 365 (arredondado s milsimas) do n de dias de servio docente ou equiparado, contado desde 1/setembro do ano civil da Qualificao Profissional no grupo a que se candidata at 31/agosto imediatamente anterior.

Nmero de dias de servio docente ou equiparado anteriores qualificao profissional ponderado pelo fator 0,5 (arredondado s milsimas).

1 Valor aos docentes contratados que na ltima avaliao de desempenho tenham obtido BOM ou MUITO BOM (no cumulativo com efeitos j produzidos por avaliaes anteriores).
contado o tempo de servio aos docentes contratados ainda que no satisfaam o requisito de tempo mnimo para avaliao de desempenho (180 dias de servio efetivamente prestado)

CONCURSO INTERNO
QUADRIENAL

MBITO
Docentes de Carreira cujo lugar venha a ser suspenso, extinto, fundido ou reestruturado. Docentes de Carreira que pretendam a transferncia para outro Agrupamento de Escolas (AE)/Escola no Agrupada (EnA) e/ou para outro Grupo de Recrutamento. Docentes de Carreira em licena sem vencimento de longa durao.

PRIORIDADES
1 - Prioridade Docentes de Carreira cujo lugar tenha sido objeto de extino, fuso, suspenso ou reestruturao e que por esse motivo tenham perdido a sua componente letiva. 2 - Prioridade Docentes de Carreira (QA/E; QZP e das RA) que pretendam a mudana do lugar de vinculao. 3 - Prioridade Docentes de Carreira (QA/E e QZP) que pretendam transitar de Grupo de Recrutamento.

PREFERNCIAS
Mximo de 100 Agrupamentos de Escolas ou Escolas no Agrupadas Mximo de 50 Concelhos Mximo de 23 Zonas Pedaggicas

DOCENTES DE QZP No mnimo ao seu QZP e a mais um cdigo de AE/EnA de outro QZP

CONCURSO EXTERNO
QUADRIENAL

MBITO
Docentes que no estejam integrados na carreira e que pretendam aceder a vagas dos Agrupamentos ou das Escolas no Agrupadas.

Os candidatos podem ser opositores aos grupos de recrutamento para os quais possuam habilitao profissional.

10

PRIORIDADES
1 - Prioridade
Docentes qualificados profissionalmente para o grupo de recrutamento a que se candidatam, que tenham prestado funes docentes em pelo menos 365 dias no ensino pblico nos ltimos seis anos. Docentes de estabelecimentos particulares com contrato de associao, desde que tenham sido opositores Contratao Inicial no ano imediatamente anterior ao da realizao do concurso externo e tenham lecionado num horrio anual no inferior a 365 dias em dois dos seis anos letivos imediatamente anteriores ao da abertura do concurso, em estabelecimentos particulares com contrato de associao e/ou em estabelecimentos integrados na rede do MEC.

2 - Prioridade
Docentes qualificados profissionalmente para o grupo de recrutamento a que se candidatam.

11

PREFERNCIAS
Cdigos de Agrupamentos de Escolas ou Escolas no Agrupadas, no mnimo 25 e no mximo de 100 Cdigos de Concelhos, no mnimo 10 e no mximo de 50 Cdigos de Zonas Pedaggicas, no mnimo de 2 e no mximo de 23

12

CONCURSOS PARA NECESSIDADES TEMPORRIAS


ANUAIS

13

MBITO
Vagas no satisfeitas pelos concursos externo e interno. Vagas que resultam das variaes anuais de servio docente. Vagas correspondentes recuperao automtica dos horrios da mobilidade interna. Vagas que forem declaradas pelas escolas portuguesas no estrangeiro (identificadas em campo especfico).

14

PRIORIDADES
1 - Prioridade Docentes de Carreira de AE/EnA cujo lugar tenha sido extinto, fundido, suspenso ou reestruturado, e que por esse motivo tenham perdido a sua componente letiva. 2 - Prioridade Docentes de Carreira de AE/EnA ou de Zona Pedaggica com ausncia de componente letiva. 3 - Prioridade Docentes de Carreira de AE/EnA que pretendam exercer transitoriamente funes docentes noutro AE/EnA. (ex-DAR) 4 - Prioridade Candidatos no colocados no concurso externo, no ano da sua realizao. 5 - Prioridade Candidatos contratao inicial.

15

MOBILIDADE INTERNA
1 - Prioridade 2 - Prioridade Docentes de Carreira (QA) que pretendam exercer transitoriamente funes docentes noutro agrupamento.

Docentes de Carreira (QA e QZP) a quem


no possvel atribuir pelo menos 6 horas de componente letiva. Docentes de QZP no colocados no concurso interno. MOBILIDADE OBRIGATRIA
Sujeita a instaurao de processo disciplinar com vista demisso ou despedimento se no concretizada pelo candidato.

Esta colocao mantem-se at ao limite de 4 anos, se no AE/EnA em que o docente foi colocado, at ao final do 1 perodo, houver componente letiva no mnimo de 6 horas.

Os docentes de QA podem regressar escola de origem quando nesta houver horrio mnimo de 6 horas e o docente manifestar interesse nesse regresso.

16

PREFERNCIAS
As indicadas para o Concurso Interno. Aos docentes de QA que no esgotem a totalidade dos Agrupamentos do mbito do concelho de vinculao, a colocao far-se- por ordem crescente dos cdigos dos Agrupamentos desse mesmo concelho.

Se o lugar de vinculao dos docentes de QA se situar na rea dos concelhos de Lisboa (e Amadora, Odivelas, V. F. Xira, Loures, Sintra, Oeiras, Almada, Seixal, Barreiro, Moita, Montijo e Alcochete) ou relativamente ao Porto (e Matosinhos, Maia, Gondomar, Valongo e V. N. Gaia) a colocao far-se- por lugares neles situados, independentemente do acordo dos interessados.

17

DISTRIBUIO DE SERVIO PARA EFEITOS DE MOBILIDADE INTERNA POR AUSNCIA DE COMPONENTE LETIVA
Processo desencadeado pelo rgo de direo com as seguintes regras:

Havendo voluntrios que excedam o nmero de lugares a encerrar o diretor deve indicar os docentes por ordem decrescente de graduao, ou seja, dentro do grupo dos que se voluntariam vo a concurso aqueles que tiverem a graduao profissional mais alta.
Na falta de voluntrios, deve o diretor indicar os docentes que vo a

concurso, por ordem crescente de graduao profissional, ou seja, primeiro vo a concurso os docente com graduao profissional mais baixa, e assim sucessivamente.

A distribuio de servio deve abranger, em primeiro lugar, os docentes do Quadro de Agrupamento/Escola no Agrupada, at ao preenchimento da respetiva componente letiva.
18

CONTRATAO INICIAL
As necessidades temporrias no satisfeitas por docentes de carreira so preenchidas pelo recrutamento de candidatos com habilitao profissional para a docncia.

No aplicada a:
Estabelecimentos do Ensino Artstico e Artstico Especializado Escolas com Contrato de Autonomia Territrios Educativos de Interveno Prioritria Escolas Profissionais de Referncia Ensino de Portugus no Estrangeiro

Ordenao dos Candidatos:


De acordo com as prioridades do concurso externo Graduao profissional Preferncias indicadas tambm nos termos do concurso externo De acordo com os seguintes intervalos, sempre do completo para o incompleto:
Horrio Completo Horrio entre 15 e 21

Horrio entre 8 e 14

De acordo com a possvel durao do contrato:


A celebrar durante o 1 perodo, com termo a 31 /agosto A celebrar durante o 1 perodo, com termo a 31 /agosto e contratos de durao temporria
19

RENOVAO DA COLOCAO POSSVEL AT AO LIMITE DE 4 ANOS LETIVOS, INCLUINDO O 1 ANO:


EM HORRIO COMPLETO E ANUAL
(obtido at ao final do 1 perodo)

Preenchidos cumulativamente os seguintes requisitos: Apresentao a concurso Inexistncia de docentes de carreira do mesmo grupo que tenham manifestado preferncias pelo mesmo AE/EnA Manuteno do horrio letivo Avaliao de desempenho mnimo BOM Concordncia expressa da escola Concordncia do candidato

20

RESERVA DE RECRUTAMENTO
Para satisfao das necessidades transitrias surgidas aps a colocao nacional das necessidades temporrias (Mobilidade Interna e Contratao Inicial) integram a Reserva de Recrutamento os seguintes candidatos: Docentes de carreira (QA e QZP) sem componente letiva (mnimo de 6 horas) Docentes de QZP no colocados no Concurso Interno Docentes candidatos Contratao
Os candidatos so selecionados respeitando a ordenao das suas preferncias. So publicadas listas de colocao na pgina da DGAE. Os candidatos de carreira podem ser colocados em horrio completo ou incompleto, de durao igual ou inferior a um ano escolar, at ao final do ano letivo.

A colocao de candidatos contratao atravs da Reserva de Recrutamento termina a 31 de dezembro.

21

CONTRATAO DE ESCOLA
Os AE/EnA podem assegurar as necessidades temporrias de servio docente e de formao em reas tcnicas especficas atravs de contratos a termo resolutivo com pessoal docente (profissionalizados ou excecionalmente com habilitao prpria, esgotada a colocao de profissionalizados) ou pessoal tcnico especializado.

So Necessidades Temporrias: as que subsistam Reserva de Recrutamento, aps 31 de dezembro. os horrios inferiores a 8 horas letivas. as que resultam de horrios no ocupados na Reserva de Recrutamento. as resultantes de duas no aceitaes, referentes ao mesmo horrio, nas colocaes da Reserva de Recrutamento. as necessidades de servio a prestar por formadores ou tcnicos especializados em reas de natureza profissional, tecnolgica, vocacional ou artstica no enquadrveis nos grupos de recrutamento de docentes.
22

CRITRIOS DE SELEO
Para os Grupos de Recrutamento:
(D.L. 27/2006, de 10 de fevereiro) As ponderaes devem constar na aplicao eletrnica

Graduao profissional ponderao 50% Um dos seguintes critrios: ponderao 50% Entrevista de avaliao de competncias Avaliao curricular Os candidatos so ordenados pela graduao e depois por ordem decrescente, em tranches de 5, so sujeitos ao outro critrio Para os Tcnicos Especializados
As ponderaes devem constar na aplicao eletrnica

Avaliao de porteflio ponderao 30% Entrevista de avaliao de competncias ponderao 35% Nmero de anos de experincia profissional na rea ponderao 35%
entrevista de avaliao de competncias, avaliao curricular e avaliao do porteflio so aplicveis as normas das Portarias n83-A/2009 de 22 de janeiro e n145-A/2011, de 5 de abril. As listas finais ordenadas so publicitadas na pgina do AE e em local visvel da escola ou sede de Agrupamento, sendo a deciso tambm comunicado aos candidatos pela DGAE.
23

CONTRATO
celebrado por contrato de trabalho a termo resolutivo, nas seguintes situaes: Contratao Inicial Reserva de Recrutamento Contratao de Escola Produz efeitos a partir do 1 dia til seguinte aceitao e tem a durao mnima de 30 dias

Mantm-se enquanto a necessidade persistir tendo como limite mximo o termo do ano escolar. Quando em substituio temporria de docente vigora pelo tempo necessrio substituio ou at ao 3 dia til a contar do dia imediato ao da sua apresentao. Quando o docente titular se apresentar durante o perodo de avaliao, o contrato vigora at sua concluso.
24

PERODO EXPERIMENTAL
E DENNCIA DE CONTRATO

Perodo experimental decorre da 1

colocao celebrada no ano escolar. A denncia do contrato no perodo experimental, impede o regresso do candidato Reserva de Recrutamento, bem como outra colocao no mesmo Agrupamento de Escolas.

A denncia do contrato fora do perodo experimental, impede a celebrao de qualquer outro contrato no mesmo ano escolar.
25

PERMUTAS
autorizada Permuta:
No Concurso Externo No Concurso Interno No Concurso de Mobilidade Interna por ausncia de componente letiva Condies: em exerccio efetivo de funes no mesmo grupo de recrutamento com o mesmo nmero de horas de componente letiva Na Contratao Inicial Condies: em exerccio efetivo de funes no mesmo grupo de recrutamento com horrio anual e completo
26

Periodicidade:
No concurso interno e externo: 4 anos devendo o(s) docente(s), em caso de perda da componente letiva, ser(em) opositor(es) mobilidade interna. Aps este prazo esta permuta consolida-se caso: no haja oposio dos permutantes ambos permaneam em exerccio de funes Na mobilidade interna e contratao inicial: vigora pelo perodo de colocao, sem prejuzo de eventual plurianualidade

Procedimento:
Pedido: apresentado DGAE no prazo de 10 dias aps a publicao das listas ou comunicao da deciso de colocao em mobilidade. Deciso: no prazo de 5 dias aps a receo do requerimento, ou tacitamente deferido, aps este prazo quando no houver comunicao da deciso.

Docentes com Gravidez de Risco:


Devem esgotar possibilidade de permuta antes de beneficiarem de aproximao ao local de assistncia.
27

Prazos para Aceitao de Colocao


Concurso Interno e Externo: 5 dias teis na aplicao da DGAE. Mobilidade Interna, Contratao Inicial e Reserva de Recrutamento: 48 horas, correspondentes aos 2 primeiros dias teis, na aplicao da DGAE. Contratao de Escola: at ao 1 dia til seguinte ao da sua comunicao, na aplicao da DGAE.

Apresentao ao Servio
Concurso Interno e Externo: 1 dia til do ms de setembro. Mobilidade Interna e Contratao Inicial: 72 horas aps a colocao. Reserva de Recrutamento: 48 horas (2 primeiros dias teis aps a colocao) Contratao de Escola: at ao 2 dia til aps a comunicao da colocao.

Deveres de Aceitao e Colocao


O seu no cumprimento determina: anulao da colocao obtida. instaurao de processo disciplinar aos docentes de carreira com vista demisso ou despedimento. os docentes no integrados na carreira ficam impossibilitados de serem colocados em Contratao Inicial e Reserva de Recrutamento no respetivo ano escolar e no seguinte, podendo, no entanto, ser opositores ao Concurso Externo no ano da sua realizao.

28

Вам также может понравиться