Вы находитесь на странице: 1из 55

TEORIA GERAL DOS CONTRATOS E CONTRATOS EM ESPCIE

Prof: Juliana Evangelista de Almeida

Introduo
Os contratos so bilaterais (exigem duas partes) e requerem: acordo de vontades, agente capaz, objeto lcito, possvel, determinado ou determinvel e forma especial quando a lei assim o exigir.

Autonomia Privada
Autonomia Privada X Autonomia da Vontade Liberdade de contratar: escolher o parceiro contratual/ contratar ou no contratar Liberdade contratual: estabelecer o contedo do contrato, conformado pelo ordenamento jurdico (viso contempornea)

Funo Social
Artigo 421. A liberdade de contratar ser exercida em razo e nos limites da funo social do contrato. As funes do contrato: pedaggica, econmica e social. Exemplo de funo social dos contratos: O caso do Circo de Solei.

Boa-f objetiva
Padro de conduta do homem mdio. Funes da boa-f objetiva: interpretativa, integrativa e limitadora de direitos subjetivos. Art. 113. Os negcios jurdicos devem ser interpretados conforme a boa-f e os usos do lugar de sua celebrao Art. 422. Os contratantes so obrigados a guardar, assim na concluso do contrato, como em sua execuo, os princpios da probidade e boa-f. Art. 187. Tambm comete ato ilcito o titular de um direito que, ao exerc-lo, excede manifestamente os limites impostos pelo seu fim econmico ou social, pela boa-f ou pelos bons costumes.

Boa-f objetiva
Teoria do adimplemento substancial (adimplemento mnimo): se j foi cumprida parte considervel do contrato este no pode ser rescindido. Supressio/Surrectio: perda de um direito pelo no exerccio, mesmo sem operar a prescrio e a conseqente criao de direito para aquele que possui legtima expectativa. Ex: caso do Locador.

Obrigatoriedade
As partes esto obrigadas pelo que foi contratado. Mitigao pelo princpio da boa-f objetiva e da funo social dos contratos

Justia Contratual
Equilbrio das prestaes Verifica-se no estado de perigo (art. 156), Leso (art. 157), correo (art. 317) e onerosidade excessiva (art. 478 e ss.) Nos dois primeiros o contrato j nasce desequilibrado, nos ltimos fica desequilibrado no curso do cumprimento do contrato. Contratos aleatrios e a justia contratual: no se aplica, exceto se o desequilbrio no estiver na lea do contrato. (art. 458 e ss.)

Consensualismo
Em regra basta o consenso para gerar um contrato. A forma livre, salvo disposio legal.

Classificao
Quanto carga de obrigaes para as partes: Bilaterais ou sinalagmticos Unilaterais Gratuitos ou benficos Onerosos Comutativos Aleatrios ou de risco

Classificao
Quanto ao momento de aperfeioamento: Consensuais Reais Quanto formalidade: Formais No formais Quanto existncia: Principais Acessrios

Classificao
Quanto ao momento de execuo: Execuo instantnea Execuo deferida Trato sucessivo Quanto previso normativa: Nominados inominados Quanto sua formao Paritrios De adeso

Classificao
Quanto pessoa do contratante: Impessoais Pessoais Quanto ao tempo de durao: Prazo determinado Prazo indeterminado

Formao dos Contratos


Negociaes preliminares Proposta Aceitao. Negociaes preliminares: responsabilidade pr-contratual (boa-f objetiva) Propostas: Obriga as partes Art.427. No ser obrigatria: I. se feita a pessoa presente sem prazo e no for imediatamente aceita. II.Se feita sem prazo a ausente e j tiver decorrido prazo suficiente para o conhecimento da resposta pelo proponente. III. Se feita a pessoa ausente e a resposta no tiver sido dada no prazo. IV. Se chegar a retratao da proposta antes desta ou simultaneamente a esta. Aceitao: a aceitao fora do prazo com adies, modificaes, ou restries uma nova proposta (art. 431).

Momento e Lugar de consumao dos Contratos


Entre presentes: momento de aceitao da proposta Entre ausentes: o momento de manifestao da aceitao diferente do momento de conhecimento do proponente. Teoria da cognio ou informao X teoria da agnio ou aceitao. Teoria da agnio: declarao, expedio, recepo. Cdigo Civil acolhe a teoria da agnio na modalidade expedio.

Estipulao em Favor de Terceiro


Ocorre quando se estabelece em um contrato que o benefcio decorrente deste se reverta em todo ou em parte para algum estranho ao contrato. (ex. seguro de vida). O beneficirio pode exigir o cumprimento da obrigao. O estipulante pode trocar o beneficirio do contrato, por ato entre vivos ou por disposio de ltima vontade, sem a necessidade de anuncia deste.

Da Promessa de Fato de Terceiro


Contrato em que estipulado que um terceiro ir realizar a prestao. No se confunde com representao, j que aquele que promete que terceiro ir cumprir a prestao responsvel pelo no cumprimento, caso o terceiro no a aceite.

Vcios Redibitrios
Defeitos ocultos da coisa, que a tornam imprpria ao fim a que se destina, ou lhe diminuam o valor, de forma tal que o contrato no teria se realizado se esses defeitos fossem conhecidos. Requisitos: contrato comutativo, vcio que torne a coisa imprpria ao uso ou lhe diminua o valor, vcios ocultos e desconhecidos, j existam no momento de celebrao do contrato. Cabe ao estimatria ou quanti minoris, ou ao redibitria. Alm de perdas e danos se o alienante conhecia o vcio. Prazo decadencial das aes: 30 dias bens mveis, 1 ano bens imveis, contados da entrega do bem. Se j estava na posse os prazos so reduzidos pela metade. Os prazos no correm durante o prazo de garantia, mas o adquirente deve denunci-los nos 30 dias seguintes a descoberta do defeito.

CDIGO CIVIL Objeto

CDC

Coisas, objetos de contratos Produtos, que podem ser bens mveis ou comutativos, podendo ser imveis, corpreos ou incorpreos; e mveis ou imveis servios. Defeito oculto Defeito oculto, aparente ou de fcil constatao. Qualidade do produto ou servio no correspondente s especificaes de propaganda, embalagem, rtulo, etc. Resolver o contrato. Pedir abatimento no preo. Substituir o produto ou servio. Produtos ou servios Produtos ou servios durveis no durveis Sendo o defeito oculto, 90 dias de sua constatao. Sendo o defeito aparente ou de fcil constatao, 90 dias o de sua entrega. Sendo o defeito oculto, 30 dias de sua constatao. Sendo o defeito aparente ou de fcil constatao 30 dias de sua entrega.

Vcios

Efeitos

Resolver o contrato. Pedir abatimento no preo Bens imveis

Prazo de Bens mveis decadncia 30 ou 15 dias da tradio, da alienao ou da cincia do defeito, conforme o caso

1 ano ou meses tradio, alienao da cincia defeito, conforme caso.

6 da da ou do

Tabela tirada do livro do Fiza (direito Civil Curso Completo, 9 Ed.)

Evico
a perda da coisa, por fora de uma sentena judicial, que a atribui a outrem por causa jurdica preexistente ao contrato Partes envolvidas: evicto (adquirente), alienante (reponde pelos riscos da evico) e evictor ( terceiro que reivindica a coisa como de sua propriedade em direito anterior ao do adquirente). Requisitos: perda total ou parcial da propriedade, posse ou uso da coisa, objeto do contrato, em virtude de sentena judicial; contrato oneroso; direito do evictor anterior ao contrato realizado entre evicto e alienante; no conhecimento pelo adquirente evicto - que a coisa era alheia ou litigiosa; notificao do alienante a respeito do litgio, pela denunciao da lide. A evico pode ser diminuda ou excluda por clusula contratual. Mas subsistir se o evicto no soube do risco da evico, ou, dele informado, no o assumiu.

Evico
O evicto tem direito: restituio da quantia paga, indenizao dos frutos que tiver sido obrigado a restituir; indenizao pelas despesas dos contratos e pelos prejuzos que diretamente resultarem da evico; s custas judiciais e aos honorrios do advogado por ele constitudo. O preo o da poca em que a coisa evenceu. A obrigao do alienante subsiste mesmo que a coisa se deteriore, exceto quando houver dolo do evicto. Na evico parcial: duas possibilidades perda considervel (resolver o contrato ou abatimento no preo) e perda no considervel (s abatimento no preo).

Arras ou Sinal
a entrega de uma coisa, em geral, dinheiro, que uma das partes faz a outra em garantia da obrigao pactuada. Podem ser confirmatrias ou penitenciais. Inexecuo do contrato por quem deu as arras: resciso do contrato e reteno das arras. Inexecuo do contrato por quem recebeu as arras: resciso do contrato e que deu as arras pode requer-las de volta mais o equivalente, corrigidos, juros e honorrios de advogado. As arras valem como um mnimo de indenizao se a parte inocente provar maior prejuzo. A parte inocente pode, ao invs de rescindir o contrato, pedir a sua execuo e perdas e danos, valendo as arras como mnimo de indenizao. Nas arras penitenciais (casos em que h o direito de arrependimento, valendo as arras como indenizao) no h possibilidade de pedido de indenizao suplementar.

Contrato Preliminar
As partes fixam um compromisso para o futuro a fim de se obrigarem. O contrato preliminar mais comum a promessa de compra e venda de bem imvel em que as partes o estipulam as obrigaes at o pagamento integral do preo, posteriormente celebram o contrato definitivo (escritura de compra e venda cartrio de notas) que deve ter forma pblica. Deve conter todos os requisitos do contrato definitivo, exceto em relao forma. irretratvel, exceto se houver justa causa. Adjudicao compulsria

Contrato com pessoa a declarar


Ocorre quando o contrato celebrado e umas das parte se reserva no direito de declarar quem realmente a outra parte. Deve comunicar a outra parte quem a pessoa declarada no prazo de 5 dias da concluso do contrato, podendo as partes estipularem outro prazo. A pessoa declarada deve aceitar a declarao pela mesma forma do contrato.

Extino dos Contratos


Modo normal: cumprimento das obrigaes Modo anormal: as prestaes no podem ser cumpridas por fatos anteriores, contemporneos ou supervenientes formao do contrato. Fatos anteriores ou contemporneos aos contratos: podem gerar a nulidade ou anulabilidade dos contratos, so casos de vcios de consentimento ou sociais, dos contratos celebrados sem seus requisitos legais, entre outros. Causas supervenientes: resoluo, resilio ou resciso contratual.

Resoluo contratual
Descumprimento de uma das prestaes. Pode ser voluntria ou involuntria. Voluntria atra a aplicao da exceo do contrato no cumprido, que tambm denominada de clusula resolutiva. Esta pode ser expressa (determinada no contrato) ou tcita (depende de interpelao da outra parte para ser exercida). Involuntria, decorre de caso fortuito ou fora maior. Para a sua ocorrncia, exige a impossibilidade material ou jurdica, de carter objetivo, total, superveniente, definitivo e invencvel.

Resilio contratual
Resciso contratual sem motivo, desde que acordada pelas partes. Trata-se de um direito subjetivo. Resilio bilateral= distrato Resilio unilaterla= denncia

Resciso contratual
ocorrer quando houver leso, ou seja, quando, na formao dos contratos, no houver equilbrio entre as prestaes.

Resoluo por Onerosidade Excessiva


S ser aplicada caso no exista alguma das formas de extino anormal do contato descriminadas anteriormente. Requisitos (Fiuza, curso completo, 6 Ed.): 1) O contrato deve ser de execuo futura. 2) Entre a celebrao e a execuo, deve ocorrer um fato imprevisvel e extraordinrio. (acontecimentos supervenientes que alterem as circunstncias de fato do contrato- parte da doutrina tambm considera tambm como aqueles fatos que, mesmo que no supervenientes, e que apesar de toda a cautela e prudncia das partes, ensejaram alterao no equilbrio contratual) 3) O fato imprevisvel e extraordinrio dever causar um nus excessivo para uma das partes e uma vantagem extrema para a outra. o devedor poder evitar a resoluo contratual, oferecendo-se modificar, equitativamente, as condies do contrato.

Contrato de Compra e Venda


OBJETIVO: transferncia de um bem do patrimnio de um indivduo para o outro. Contrato de compra e venda de imveis com valor acima de 30 vezes o salrio mnimo requerem escritura pblica. (art. 108) TRADIO: o modo de transferncia de um bem mvel, o imvel se transfere com o registro no Cartrio de Registro imobilirio. Art. 481, 1226 e 1245. CLASSIFICAO: bilateral, Oneroso, Translativo, Comutativo (via de regra). FORMA DE EXECUO: Simultnea ou Diferida

Contrato de Compra e Venda


Elementos constitutivos: Res (coisa): qualquer coisa passvel de apreciao econmica . Bens incorpreos=cesso Coisa fora do comrcio Venda de coisas futuras (contrato aleatrio) Nula a venda de coisa que nunca existiu ou deixou de existir. Preo: deve ser determinado, ou possvel de determinao. A fixao do preo pode ser deixada ao arbtrio de terceiro. A fixao do preo pode ser feito tendo por base a taxa de mercado ou de bolsa, em certo e determinado dia e lugar. Se no houver sido estipulado: tabelamento oficial, se no houver, vendas habituais do vendedor. considerada nula a compra e venda quando a taxao do preo delegada ao arbtrio exclusivo de uma das partes. Ser pro soluto a venda quando a entregue das crtulas representa pagamento definitivo. Ser a venda pro solvendo quando a quitao for dada no momento em que se lquida os valores dos ttulos de crdito. Consentimento: agente capaz

Contrato de Compra e Venda DESPESAS COM O CONTRATO: as partes podem ajustar, mas no silncio do contrato a despesas da escritura ficam a cargo do comprador e as da tradio a cargo do vendedor. RISCOS: at o momento da tradio os riscos correm por conta do vendedor e os do preo por conta do comprador. Tradio simblica O vendedor no obrigado a entregar a coisa antes de receber o preo se a venta for vista. No caso de venda a prazo o vendedor pode suspender a entrega da coisa se o comprador cair em insolvncia e at que lhe d garantia de pagar no tempo ajustado.

Contrato de Compra e Venda


DEFEITO OCULTO NA VENDA DE COISAS CONJUNTAS: nas coisas vendidas conjuntamente o defeito oculto de uma no autoriza a rejeio de todas VENDA POR AMOSTRA: toda aquela feita por prottipo, modelo. Prevalece a amostra, o prottipo ou o modelo, se houver contradio ou diferena com a maneira pela qual se descreveu a coisa no contrato. VENDA AD CORPUS: o que me motivou a compra do bem foi seu corpo e no pela quantidade (ex.: casa, cachoeira..., no importa a metragem). A medida meramente enunciativa (metragem de aproximadamente...). Geralmente no se tem a mediada correta, so medidas naturais. VENDA AD MESURAM: o que leva a declarao de vontade a medida (o tamanho). Deve se fazer um memorial descritivo (descreve exatamente onde est a propriedade). Se houver diferena e essa for menor que 1/20 no se considerar para a demanda. Pelo princpio da boa-f contratual, se vende a mais, o vendedor ter direito a diferena.

Contrato de Compra e Venda

LIMITAES A COMPRA E VENDA DECORRENTES DA FALTA DE LEGITIMAO DE UMA DAS PARTES: Venda descendente: depende do consentimento dos demais. anulvel, prazo de 2 anos para requerer. Regime de casamento: outorga conjugal Compra por pessoa encarregada de zelar pelo interesse do vendedor: Art. 497. Falta de legitimao do condmino para vender a estranho coisa indivisa

Retrovenda
O vendedor se reserva o direito de recobrar, em certo prazo, o imvel que vendeu restituindo o preo, mais as despesas feitas pelo comprador. condio resolutiva. O prazo para o retrato de 3 anos. Transmite-se esse direito a herdeiros e legatrios. Sua extino se d pelo exerccio do direito, pela precluso do prazo decadencial, pelo perecimento do imvel e pela renncia.

Venda a contendo
a venda que se realiza sob a condio de s se tornar perfeita e obrigatria aps declarao do comprador de que coisa o satisfaz. Se a venda for realizada sob condio suspensiva, enquanto no existir a manifestao concordante do adquirente, a despeito de haver ocorrido tradio, o domnio continua com o alienante que sofre as perdas advindas de caso fortuito. Venda sujeito prova: o comprador deve justificar a no compra art. 510. Venda gosto: no gostou, no tem justificativa, no sujeita a prova art. 509.

Preempo ou Preferncia
Vendedor e comprador ajustam: caso o comprador for vender o bem, dever oferecer primeiro ao vendedor pelo preo de mercado. Aps o comprador notificar para o exerccio de direito de preempo, deve o vendedor inicial, exercer seu direito que caducar se no se manifestar em 3 dias se o bem for mvel e 60 dias se for imvel. As partes podem fixar prazos maiores, mas com limites de 180 dias para bens mveis e de 2 anos para bens imveis. Se no oferecer preferencialmente ao vendedor no gerar nulidade dever pagar perda e danos. E se o adquirente agir de m-f responder solidariamente com o comprador. Diferenas com a retrovenda: O prazo para a preferncia no pode exceder a 2 anos se bem imvel e 180 dias se mvel. Na retrovenda o prazo de 3 anos e s bens imveis. Na retrovenda o negcio original se resolve, no pacto de preferncia h uma nova aquisio feita pelo vendedor primitivo ao primitivo comprador. Na preempo s poder o vendedor primitivo recomprar a coisa se o proprietrio quiser vender e pelo preo que for alcanado no mercado. A retrovenda passa-se aos herdeiros a preempo no se cede e mem passa a herdeiros.

Venda com reserva de domnio


o alienante reserva para si o domnio da coisa vendida at o memento no qual todo o preo pago. No pode ser objeto de venda com reserva de domnio a coisa insuscetvel de caracterizao perfeita, para estrem-la de outras congneres O comprador recebe pela tradio a coisa e ingressa de plano no uso e gozo, ficando a aquisio da propriedade subordinada ao pagamento do integral preo. No pago o preo, o credor pode optar por cobrar a dvida, ou pedir a devoluo da coisa. Os riscos pela perda e deteriorao da coisa so transferidos ao comprador com a tradio. A clusula de reserva de domnio ser estipulada por escrito e depende de registro no domiclio do comprador para valer contra terceiros

CONCEITO: art. 653 Opera-se mandato quando algum recebe de outrem poderes para, em seu nome, praticar atos ou administrar interesses. A procurao o instrumento do mandato. PROCURAO: manifestao unilateral de vontade, enquanto no houver a aceitao do possvel mandatrio, h apenas oferta de se contratar. Admite-se procurao por telegrama transmitido textual ou abreviadamente (dec. 29151/51. Art. 176), faz se analogia aos meios informatizados ou fax e por carta. CAPACIDADE: Podem passar procurao todas as pessoas capazes (civilmente).Relativamente incapaz pode ser procurador. REMUNERAO: presume-se gratuito. FORMA: aquela do ato a ser praticado. REQUISISTOS DA PROCURAO: Indicao no lugar onde foi passada, a qualificao do outorgante e do outorgado, a data, o objetivo da procurao com a indicao e alcance dos poderes conferidos. A procurao com firma reconhecida x procurao da feita em cartrio.

Mandato

Mandato
ATOS PRATICADOS POR QUEM NO TEM MANDATO: so ineficazes em relao quele em cujo nome foram praticados, salvo se este os ratificar.
SUBSTABELECIMENTO DO MANDATO: O substabelecimento pode ocorrer mesmo quando a procurao silenciar quanto ao mesmo ou proibi-lo. Porm, neste caso, o procurador responder por todos os atos do substabelecido. MODALIDADES: Mandato Verbal, Mandato Tcito, Mandato com poderes especiais, Mandato com poderes gerais, Mandato sucessivo, Mandato solidrio, Mandato judicial. EXTINO DO MANDATO: A procurao se extingue pela revogao; pela renncia; pela morte ou interdio de uma das partes; pela mudana de estado civil; pela terminao do prazo da procurao quando houver; quando houver a concluso do ato pelo qual originou a procurao.

Doao
CONCEITO: art. 538. considera-se doao o contrato em que uma pessoa, por liberalidade, transfere do seu patrimnio bens ou vantagens para o de outra. O encargo no faz o negcio desviar-se da liberalidade. passvel de clusula de reverso, quando o doador estipula que os bens retornaro a seu patrimnio se sobreviver ao donatrio. No se pode fazer clusula de reverso favor de terceiro. No se exige forma em caso de doao de bens mveis de pequeno valor com tradio imediata. DOAO INDIRETA: so todos os atos de liberalidade que no se pode observar, de modo direito, o empobrecimento de um sujeito e o correspondente enriquecimento de outro. Ex.: remisso de dvida, pagamento de dbito alheio, contrato em favor de terceiro.

Doao
ACEITAO: Expressa, Tcita ou Presumida. ESPCIES DE DOAO: doao pura, doao remuneratria, doao com encargo, doao por merecimento, doao em forma de subveno peridica, doao conjuntiva, doao feita em contemplao do casamento futuro. DOAO ENTRE CNJUGES: O cdigo brasileiro silente a respeito da doao entre cnjuges, portanto se considera permitido. Na comunho universal ou no regime obrigatrio de separao de bens incua tal doao. DOAO DE PAIS A FILHOS: Considera-se adiantamento de legtima. Para que a liberalidade beneficie um filho em detrimento dos outros, necessrio que o doador inclua (a doao) em sua quota disponvel com expressa meno de que o donatrio fica dispensado da colao pelo bem fazer parte do montante disponvel do doador. CLUSULA DE REVERSO VEDAO DA DOAO UNVERSAL Art. 548

Doao
DOAO EM PREJUZO DOS CREDORES DO DOADOR: Trata-se de fraude a credores. DOAO DA PARTE INOFICIOSA: nula a doao quanto parte que exceder de que o doador, no momento da liberalidade, poderia dispor em testamento. O art. 549 determina que a invalidade do ato s abranja o excesso daquilo que o doador no momento da liberalidade poderia dispor por testamento. DOAO DO CNJUGE ADLTERO A SEU CMPLICE: proibio expressa no art. 550. Possibilita ajuizamento de ao anulatria por qualquer dos cnjuges. No cabem vcios redibitrios e evico, exceto a evico em caso de doao em contemplao de casamento futuro. No h promessa de doao na modalidade pura.

Doao
REVOGAO DA DOAO: Todos os defeitos que mutilam o ato jurdico - erro, dolo, coao, simulao e fraude so capazes de anular a doao. Revogao por ser resolvel o negcio: o caso em que o doador estipula que os bens doados voltem ao seu patrimnio se sobreviver ao donatrio. Por descumprimento do encargo: a doao onerosa pode ser revogada por inexecuo do encargo, se o donatrio incorrer em mora no havendo prazo para o cumprimento, o doador poder notificar judicialmente o donatrio, assinando-lhe prazo razovel para que cumpra a obrigao assumida. A revogao deve se dar por meio de pronunciamento judicial.

Doao
Por ingratido do donatrio: Em tese, no se admite a renncia ao direito de revogar a liberalidade por ingratido do donatrio. S se revogam por ingratido doaes puras. Art. 557. Podem ser revogadas por ingratido as doaes: I se o donatrio atentou contra a vida do doador ou cometeu crime de homicdio doloso contra ele; II se cometeu contra ele ofensa fsica; III se o injuriou gravemente ou o caluniou; IV se, podendo ministrlos, recusou ao doador os alimentos de que este necessitava. necessrio que a causa revogatria tenha sua existncia provada em juzo do qual resulte sentena constitutiva que venha a proclamar a ineficcia do negcio. O prazo para o ajuizamento da ao de 1 ano, a contar da data em que chegue ao conhecimento do doador o fato que a autorizam. A ao revogatria pessoal do doador. O direito de revogar a doao no passa aos herdeiros do doador nem prejudica aos dos donatrios. Se for ajuizada ao revogatria pelo doador e este morrer, podem seus herdeiros prosseguir. Art. 561. No caso de homicdio doloso do doador, a ao caber aos seus herdeiros, exceto se aquele houver perdoado. Revogada por ingratido uma liberalidade, no se resolvem os direitos reais constitudos anteriormente.

Emprstimo/ Comodato
CONCEITO: contrato pelo qual uma das partes entrega a outra um bem para ser devolvido em espcie ou gnero. ESPCIES: comodato e mtuo. COMODATO: emprstimo gratuito de coisa no fungvel. Configura-se com a tradio. Partes: comodante (quem empresta) e comodatrio (quem recebe). O comodante sofre os riscos pela coisa. Se duas ou mais pessoas forem simultaneamente comodatrias = solidariamente responsveis. O comodatrio no poder cobrar as despesas feitas com o uso e gozo da coisa emprestada.

Comodato
O comodatrio obrigado a conservar como se sua fora a coisa emprestada, no podendo us-la em desconformidade com o contrato ou a natureza dela, sob pena de responder por perdas e danos. O comodatrio constitudo em mora, alm de por ela responder, pagar, at restitu-la, o aluguel da coisa que for arbitrado pelo comodante. O tutor ou o curador no pode dar bem do tutelado ou curatelado em comodato Pode ser por tempo indeterminado. Se o comodatrio estiver em mora os riscos se invertem. O comodato se extingue pelo advento do tempo convencionado; pela utilizao diversa do fim contratado; se o comodatrio descumprir sua obrigao e por manifestao unilateral do comodante, mostrado a necessidade imprevista e urgente.

Locao
locao o contrato pelo qual um sujeito se compromete, mediante remunerao, a facultar a outro, por certo tempo, o uso e gozo de uma coisa (locao de coisas); a prestao de um servio (locao de servios); ou a executar uma obra (empreitada). contrato bilateral e comutativo, aplicando a exceo do contrato no cumprido; oneroso; consensual; no solene. constitui relao duradoura porque o decurso do tempo lhe essencial. Arrendamento sinnimo de locao, utilizado para denominar a locaes rurais. Distingue-se do comodato, pois, apesar de ser emprstimo destinado a coisas no fungveis, a gratuicidade essencial, enquanto a onerosidade essencial locao. No exige a outorga conjugal para a feitura de um contrato de locao, pois mero ato de administrao e no de disposio

Locao
Trata-se de bem no fungvel. Isso se d, pois o locatrio deve devolver ao locador a coisa, quando findo o contrato. Aluguel: devido durante o tempo em que a coisa estiver disposio do locatrio, ainda que dela no se utilize. O locador tem obrigao de proteger o locatrio dos embaraos e turbaes de terceiros, respondendo tambm por vcios e defeitos anteriores locao. Aplica-se o princpio dos vcios redibitrios, mas estes no precisam ser ocultos, pois no est o locatrio obrigado a manter-se com a coisa se no apta para o uso colimado. Se o bem deteriorar-se no curso da locao, sem culpa do locatrio, este poder pedir reduo proporcional do aluguel ou rescindir o contrato, caso no mais sirva par o fim colimado. Na locao de imveis, este deve ser entregue com suas pertenas.

Locao
Deveres do locador na lei de locaes: Art. 22. O locador obrigado a: I- entregar ao locatrio o imvel alugado em estado de servir ao uso a que se destina; II- garantir, durante o tempo da locao, o uso pacfico do imvel locado; III- manter, durante a locao, a forma e o destino do imvel; IV- responder pelos vcios ou defeitos anteriores locao. V- fornecer ao locatrio, caso este solicite, descrio minuciosa do estado do imvel, quando de sua entrega, com expressa referencia aos eventuais defeitos existentes; VI - fornecer ao locatrio recibo discriminado das importncias por este pagas, vedada a quitao genrica; VII - pagar as taxas de administrao imobiliria, se houver, e de intermediaes, nestas compreendi das as despesas necessrias aferio da idoneidade do pretendente ou de seu fiador; VIII - pagar os impostos e taxas, e ainda o prmio de seguro complementar contra fogo, que incidam ou venham a incidir sobre o imvel, salvo disposio expressa em contrrio no contrato; IX - exibir ao locatrio, quando solicitado, os comprovantes relativos s parcelas que estejam sendo exigidas; X - pagar as despesas extraordinrias de condomnio.

Art. 23 - O locatrio obrigado a: I - pagar pontualmente o aluguel e os encargos da locao, legal ou contratualmente exigveis, no prazo estipulado ou, em sua falta, at o sexto dia til do ms seguinte ao vencido, no imvel locado, quando outro local no tiver sido indicado no contrato; II - servir-se do imvel para o uso convencionado ou presumido, compatvel com a natureza deste e com o fim a que se destina, devendo trat-lo com o mesmo cuidado como se fosse seu; III - restituir o imvel, finda a locao, no estado em que o recebeu, salvo as deterioraes decorrentes do seu uso normal; IV - levar imediatamente ao conhecimento do locador o surgimento de qualquer dano ou defeito cuja reparao a este incumba, bem como as eventuais turbaes de terceiros; V - realizar a imediata reparao dos danos verificados no imvel, ou nas suas instalaes, provocados por si, seus dependentes, familiares, visitantes ou prepostos; VI - no modificar a forma interna ou externa do imvel sem o consentimento prvio e por escrito do locador; VII - entregar imediatamente ao locador os documentos de cobrana de tributos e encargos condominiais, bem como qualquer intimao, multa ou exigncia de autoridade pblica, ainda que dirigida a ele, locatrio; VIII - pagar as despesas de telefone e de consumo de fora, luz e gs, gua e esgoto; IX - permitir a vistoria do imvel pelo locador ou por seu mandatrio, mediante combinao prvia de dia e hora, bem como admitir que seja o mesmo visitado e examinado por terceiros, na hiptese prevista no art. 27; X - cumprir integralmente a conveno de condomnio e os regulamentos internos; XI - pagar o prmio do seguro de fiana; XII - pagar as despesas ordinrias de condomnio.

Locao
Alienao do imvel durante a locao- Direito preferncia: O locatrio ter preferncia na aquisio, em igualdade de condies com terceiros, caso o locador queira vender o imvel. A regra geral determina que as benfeitorias necessrias feitas pelo inquilino, ainda que no autorizadas pelo locador, bem como as teis autorizadas, sero indenizveis permitindo o direito de reteno.( Lei do inquilinato CC/02) Garantias locatcias: A lei do inquilinato especifica trs modalidades de garantia: cauo, fiana e seguro de fiana locatcia.

Locao Cauo: pode ser de bens mveis ou imveis. Normalmente em dinheiro, no podendo exceder ao valor de trs alugueis e dever ser depositada em caderneta de poupanas. No final do contrato no havendo dvidas, o inquilino dever receber o total da conta de poupanas. A cauo em bens mveis dever ser registrada em cartrio de Ttulos e Documentos; a em bens imveis margem da respectiva matrcula. Seguro fiana: O inquilino faz um seguro junto a uma companhia seguradora.

Locao/Fiana
Fiana: um contrato que tem por objetivo garantir uma outra obrigao. Modalidade de garantia pessoal. Existe a responsabilidade, mas no existe o dbito. contrato acessrio. gratuito nas fianas civis, se remunerado ou com intuito de lucro considera-se negcio escuso. S admitida fiana remunerada em casos de fiana mercantil. contrato intuitu personae, estabelecido entre o credor e o fiador. Este contrato pode ser estabelecido sem consentimento ou contra a vontade do devedor O fiador deve ser pessoa idnea, domiciliada no municpio onde tenha de prestar a fiana e possuir bens suficientes para cumprir a obrigao. O credor pode pedir a substituio do fiador se este se tornar insolvente ou incapaz.

Locao/Fiana
contrato formal deve ser de forma escrita e no se admite interpretao extensiva. Requisitos subjetivos: Capacidade, legitimao (pessoa jurdica pode ser fiadora se no atentar contra o seu estatuto; curadores e tutores no podem assumir fiana em nome de seus pupilos), consentimento conjugal (se o contrato se der sem o consentimento de um dos cnjuges a nulidade ser relativa, pois h a possibilidade de ratificao). Espcies de fiana: A fiana pode se convencional (quando estipulada entre as partes), legal (decorrente da lei), judicial (estabelecida por deciso judicial) e bancria (convencional formalizada por instituio financeira). Benefcio de ordem: O fiador pode exigir que sejam executados os bens do devedor antes do seu, j que a obrigao do fiador subsidiria. O fiador no ter direito ao benefcio de ordem se: renunciar expressamente a ele, se obrigou como principal pagador ou como devedor solidrio e se o devedor estiver insolvente ou falido. Se o contrato de fiana for assinado sem prazo determinado o fiador se quiser poder exonerar-se a qualquer momento, resguardando os efeitos da fiana por 60 dias aps a notificao do credor, para que se estabelea um novo fiador. A fiana com prazo determinado extingui-se com o advento do termo.

Вам также может понравиться