Вы находитесь на странице: 1из 14

DICAS PARA INCIO DE

CARREIRA

Ana Elisa Gonalves anaelisagoncalves@gmail.com

Conceitos Importantes
Carreira: conjunto de experincias, conhecimentos, sucessos e
insucessos adquiridos ao longo da vida, e pode ser desenvolvida em trs mobilidades: Horizontal: mudar para uma posio no mesmo nvel da anterior,
porm, expandindo conhecimento e experincia na mesma rea de atuao (Analista Fiscal Jr. para Analista Fiscal Pl.)

Vertical: assumir mais responsabilidades dentro da mesma rea de


atuao (Analista Financeiro para Supervisor Financeiro).

Diagonal: atuar em uma rea diferente, ampliando conhecimentos ou


assumindo responsabilidades (Analista de RH para Analista de Custos).

Competncia: CHA - conjunto de Conhecimento (saber), Habilidade (saber fazer) e Atitude (querer fazer).

Empregabilidade: condio de ser empregvel, adequado, capacidade de empregar as competncias s necessidades do mercado.

Proatividade: sinnimo de iniciativa, antecipar s situaes. Sinergia: integrao, cooperao, ao positiva e simultnea de um grupo. A soma das partes maior do que o todo.

Planejando a CARREIRA!
O plano de carreira uma ferramenta essencial para quem precisa de um guia profissional. Ele o ponto de partida e contem as principais aes e o caminho a ser percorrido rumo ao objetivo profissional. Nas prximas pginas confira alguns passos importantes na elaborao do seu Plano de Carreira. Para facilitar, escreva tudo em uma folha, e depois, utilize o formulrio Mapa de Carreira que est disponvel em formato do Excel neste mesmo link.

Lembre-se:

para que um planejamento seja coerente com os

objetivos, sempre necessrio atualiz-lo, por isso, pelo menos trs vezes ao ano, reveja o seu o Mapa de Carreira e analise se suas metas ainda so so vlidas , e as que no conseguiu completar reflita o que o impediu de alcan-las.

V em frente e boa sorte no alcance do Sucesso Profissional!

1. Liste os desafios superados e quais caractersticas foram fundamentais para super-lo; pense em quem voc admira profissionalmente e por que (liste as competncias dessa pessoa);

2. Quais so suas caractersticas,


valores ou qualidades que voc quer preservar por toda a vida? 3. Quais so suas principais habilidades tcnicas? 4. Quais caractersticas ou competncias que voc quer e precisa aperfeioar ou desenvolver? 5. Quais caractersticas, competncias ou crenas que voc quer abandonar? Por qu? 6. Qual a sua misso profissional? Pelo o qu voc quer ser lembrado pelas pessoas que trabalharam com voc?

1. Quais so as competncias que a empresa na qual voc trabalha ou trabalhou exige de um profissional?

2. Voc teve/ tem/ ter oportunidade de crescimento na empresa que trabalha/ trabalhava? O que era, ou ser preciso voc fazer? (Ex. desenvolver a habilidade z, fazer o curso x, ter pelo menos y anos de empresa, etc.) 3. Quais so os cinco pontos principais que voc admira e considera importantes ao trabalhar em uma empresa?

4. Quais so os cinco pontos principais que voc no gosta e no tolerante ao encontrar em um ambiente de trabalho?

5. A empresa que voc trabalha / trabalhava, possui pelo menos trs dos principais pontos que voc listou na questo trs? E na questo quatro?

1. Liste, pelo menos, cinco cidades as quais voc teria


interesse em trabalhar. 2. Voc j analisou quais so os setores da economia que esto em expanso e oferecem as melhores oportunidades, considerando as regies citadas? 3. Em qual segmento voc pretende atuar? (Ex.: indstria, comrcio, setor pblico, prestao de servio, e outros) 4. Quais so as competncias mais procuradas nos profissionais por este(s) setor(es)? 5. Liste, pelo menos, dez empresas que voc conhece ou j ouviu falar e que teria interesse em trabalhar.

1. Onde esto as melhores oportunidades de emprego/ trabalho? Na empresa atual ou no mercado de trabalho? 2. Quais habilidades e conhecimentos voc tem para aproveitar estas oportunidades? E quais sero necessrios desenvolvimento ou aperfeioamento?

3. Quais pessoas voc pode considerar que so seus

networkings? Para lhe ajudar,


pense em pelo menos 20 pessoas com as formas de contato (telefone, e-mail, rede social), listando entre eles amigos, parentes, colegas de escola/ faculdade e trabalho, professores e outros conhecidos que seja importantes.

Reflita profundamente sobre todas as suas respostas e identifique se realmente voc est preparado e quer desenvolver uma carreira. Depois s comear a agir!
O que precisa desenvolver com urgncia: competncias tcnicas ou comportamentais? Gosta do que faz ou j fez? O que voc se parece com a pessoa que admira?

O que voc tem feito para ser melhor a cada dia? Se fosse um recrutador contrataria a si prprio? Voc se sente bem no trabalho que desenvolve? Voc se autoconhecia?

E assim, faa reflexes de tudo que desenvolveu e

maximize seu potencial. No se esquea de que o grande


diferencial de um profissional conhecer a si prprio!

Faa um bom currculo!


Lay Out
o currculo deve ser impresso, em folha branca, tamanho A4, com no mximo 02 pginas, mas de preferncia concentrado em uma nica folha. A fonte deve ser Arial, Times New Roman

ou Calibri, tamanhos entre 10 e 16, sendo a maior utilizada para os ttulos. Mantenha
sempre um espao entre uma informao e outra. No coloque no cabealho do documento que se trata de um currculo e no utilize capa de apresentao.

Faa um bom currculo!


Informaes Pessoais
As informaes sobre naturalidade, estado civil, idade e data de nascimento, endereo completo, telefones e e-mails de contato devem ser colocadas na parte superior do currculo com a fonte em tamanho menor, abaixo do nome completo (fonte maior do currculo). Se tiver carteira de habilitao, coloque a categoria. Outros dados como CPF, RG e foto, devem ser adicionados apenas se a empresa solicitar. ATENO! Ao colocar foto, tome cuidado com a que escolher, pois ela deve ser formal, muito discreta e apenas do rosto. Outra informao que deve ser bastante sensata o e-mail. As contas devem ser compostas do nome (evite apelidos ntimos), sobrenome e/ou nmeros. Nada de gostosobh@gmail.com, dudufofinho@yahoo.com.br ou e-mail comercial, pois provavelmente, junto com a foto mal escolhida, o seu currculo ser o primeiro a ser descartado.

Faa um bom currculo!


Objetivo
Cite as reas ou cargo que tem habilidade ou interesse de atuar. Como o prprio nome diz, so informaes objetivas, ento indique no mximo trs opes que tenham correlao com sua experincia ou formao.

Formao Acadmica
Coloque as informaes em ordem decrescente

da ltima para a primeira formao, indicando o


nvel (tcnico, graduao, ps), a escola, a data de incio e trmino (ms/ano) do curso e em qual perodo voc est.
Os dados do Ensino Mdio s devem ser acrescidos se a formao foi concomitante com o ensino tcnico ou tiver proporcionado uma formao especfica para voc, caso contrrio, ser uma informao irrelevante se estiver cursando o ensino superior.

Faa um bom currculo!


Histrico Profissional
Neste campo, a ordem tambm deve ser decrescente, e constar apenas o(s) nome(s) da(s) empresa(s), o perodo de incio e trmino (ms/ano) que permaneceu e o cargo (s) ocupados.

Caso voc passou rapidamente por um emprego e houver uma justificativa plausvel para o seu desligamento, avalie a possibilidade de explic-la sucintamente. Por exemplo: substituio de frias, contrato temporrio ou fim das atividades da empresa. Caso contrrio, exclua esta experincia do seu currculo.

Experincias Profissionais
Cite resumidamente as principais realizaes e atividades profissionais realizadas, preferencialmente separando-as por reas. Descreva o que fez e no como fez. Lembre-se de

colocar primeiro as atividades mais relevantes.

Faa um bom currculo!


Informaes Complementares
Nesse campo voc pode citar inmeras
informaes relevantes como, por exemplo, cursos realizados na rea de objetivo; lngua estrangeira e nvel de entendimento; ttulos dos textos ou publicaes em peridicos importantes (cite a mdia); se participa ou participou de alguma associao ou filiao tcnica; programas ou sistemas que conhea; e outras que no primeiro momento o recrutador precisa saber.

Finalize o currculo, indicando a cidade e a data de envio!

Faa um bom currculo!


Confira exageradamente a ortografia e a gramtica das informaes contidas no currculo, e tome cuidado para no usar os textos em primeira pessoa do singular.

Evite linguagem repetitiva


e terminologias muito tcnicas.

Destine o seu currculo, se enviar por e-mail, a apenas um endereo de cada vez.

Escreva resumidamente, em no mximo trs linhas, caso envie por e-mail, um breve resumo sobre o seu objetivo profissional e o seu interesse pela empresa ao qual est buscando uma oportunidade. No afirme ou indique a existncia de

competncias (perfil profissional) que julgue ter,


pois em uma eventual checagem, elas podero ser facilmente questionadas.

Вам также может понравиться