Вы находитесь на странице: 1из 13

OLIMPADA DE LNGUA PORTUGUESA Tema: O lugar onde vivo.

A Olimpada de Lngua Portuguesa Escrevendo o Futuro, realizada pelo Ministrio da Educao e pela Fundao Ita Social, com coordenao tcnica do Cenpec Centro de Estudo e Pesquisa em Educao, Cultura e Ao Comunitria, desenvolve aes de formao de professores, com o objetivo de contribuir para ampliao do conhecimento e aprimoramento do ensino da escrita. Uma das estratgias a realizao de um concurso de produo de textos que premia poemas, memrias literrias, crnicas e artigos de opinio elaborados por alunos de escolas pblicas de todo o pas.

Memria de versos e mural de poemas


Poemas conhecidos pelos alunos: Vida na escola, O bambu, Primeira Estrelinha, A Natureza, Poeta, Batatinha, Flor do jardim, Amizade, Soneto de Carnaval, Patati Patacol, Soneto de Fidelidade, O Gato Curioso, Garota da perna grossa, Bruxa a meia noite, Os porcos do compadre, Segredos de Amor, Buraco do Tatu.

O TEXTO POTICO

Um poema pode, ou no, apresentar rimas; pode, ou no, ter ritmo uniforme; pode ser regular ou irregular. Ele pode ainda falar sobre qualquer assunto: pessoas, ideias, sentimentos, lugares ou acontecimentos. No entanto h um aspecto que diferencia um poema de um texto informativo ou de outro texto literrio, como o romance ou o conto, o modo pelo qual o poeta escreve seu texto.

No texto potico h um eu que fala das suas emoes, do que sente em relao ao que o rodeia. um texto onde h subjectividade e que, normalmente, aparece escrito em verso.

VERSO: linha de uma composio potica, dotada de um ritmo e cadncia determinados.

ESTROFE: grupo de versos que formam, geralmente, sentido completo num poema. As estrofes do mesmo poema so separadas umas das outras por um espao em branco.

POEMA: conjunto de estrofes.

CLASSIFICAO DAS ESTROFES QUANTO AO NMERO DE VERSOS N. de versos

Designao
MONSTICO DSTICO
TERCETO QUADRA QUINTILHA SEXTILHA STIMA OITAVA NONA DCIMA IRREGULAR

1 2
3 4 5 6 7 8 9 10 mais

Poema ou poesia? O poema um texto marcado por recursos sonoros e rtmicos. Geralmente o poema permite outras leituras, pois sua organizao sugere ao leitor a associao de palavras ou expresses posicionadas estrategicamente no texto. A poesia est presente no poema, assim como em outras obras de arte, que, como o poema, convidam o leitor/espectador/ ouvinte a retornar obra mais de uma vez, desvendando as pistas que ela apresenta para a interpretao de seus sentidos. (Norma Goldstein. Versos, sons, rtmos. 14 ed. So Paulo: tica, 2006.)

Ento, essa a diferena. Quando falamos em poema, estamos tratando da obra, ou seja, do prprio texto. E, quando falamos em poesia, tratamos da arte, da habilidade de tornar algo potico.

Rima - a correspondncia de sons, entre palavras de dois ou mais versos.

O que faz um poema


(COLETNIA)

Do que tratam os poemas apresentados? Como sabem que so poemas? Por que so diferentes de uma notcia de jornal, de um verbete de dicionrio ou de um conto? Como eles se organizam no papel? H linhas em branco entre os versos? H sons que se repetem?

H palavras ou expresses que, mesmo distanciadas dentro do texto, podem ser associadas, por terem semelhanas sonoras?

Aspectos a serem observados nos poemas coletados: Versos Estrofes Ritmos Rimas Repetio

Вам также может понравиться