Вы находитесь на странице: 1из 22

Ecologia, Epidemiologia e Sociedade

MDULO DE SADE, SOCIEDADE, AMBIENTE E TRABALHO Geison V. Lira, MD, MSc

Ecologia, Epidemiologia e Sociedade


UNIDADE VII A Construo do Campo da Sade do Trabalhador

OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM

Analisar as relaes entre trabalho e processo sade-doena. Descrever o contexto histrico da assistncia ao trabalhador, especialmente a constituio do campo da sade do trabalhador e suas relaes com o campo da sade coletiva.

SIGNIFICNCIA DO TRABALHO: INSERO DOS INDIVDUOS NO MUNDO

Contribui para a formao da identidade humana Contribui para a construo da subjetividade humana Permite que os indivduos participem da vida social (CODO, SAMPAIO & HITOMI, 1992)

DOENA E TRABALHO NA ANTIGIDADE

Desinteresse elitista: Os trabalhos mais pesados ou de mais elevado risco eram destinados a escravos oriundos das naes subjugadas. Lucrcio a respeito dos cavouqueiros das minas: No viste ou ouviste como

morrem em to pouco tempo, quando ainda tinham tanta vida pela frente?

AS DOENAS DOS TRABALHADORES NA IDADE MODERNA

Agrcola (1494-1555), em seu livro De Re Metallica, menciona a asma dos mineiros (Silicose?), provocada por poeiras que descreveu como corrosivas. Paracelso (1493-1551), em seu livro Von der Bergsucht und anderen Bergkrankheiten, menciona a mala metallorum, doena pulmonar que atingia os mineiros da regio de Schneeberg, matando-os em plena juventude. Bernardino Ramazini (1633-1714), em seu livro De Morbis Artificum Diatriba, descreve com rara sensibilidade e grande erudio literria, doenas que ocorrem em trabalhadores em mais de 50 ocupaes, acrescentando s perguntas hipocrticas fundamentais na anamnese a seguinte: Qual a sua ocupao?

ENGENDRAMENTO SOCIAL-HISTRICO DA SADE DO TRABALHADOR


TRANSFORMAO HISTRICA DO PROCESSO DE PRODUO ECONMICA

SABER
FORMA DE APREENDER A RELAO TRABALHO-SADE/DOENA (PATOLOGIA DO TRABALHO)

PRTICA
FORMA DE INTERVIR NOS AMBIENTES DE TRABALHO E DE INTRODUZIR, NA SADE PBLICA, PRTICAS DE ATENO SADE DOS TRABALHADORES

A MEDICINA SOCIAL E A SADE DA FORA DE TRABALHO


REVOLUO INDUSTRIAL

MEDICINA SOCIAL Estatsticas Sanitrias

SABER
Doenas dos Trabalhadores Relacionadas a Determinantes Sociais

PRTICA
Anlise do Modo de Produo e do Processo de Trabalho Perfil de Morbimortalidade dos Trabalhadores por Categorias Profissionais

DA MEDICINA SOCIAL MEDICINA DO TRABALHO


REVOLUO INDUSTRIAL

SABER
Patologia do Trabalho Associada a Agentes Etiolgicos Especficos Doenas Profissionais Especficas Equivalentes aos Acidentes de Trabalho

REVOLUO BACTERIOLGICA Teoria da Unicausalidade

PRTICA
Medicina Legal (Nexos Causais) Medicina do Seguro (Reparao Pecuniria) Higiene Industrial

MEDICINA LEGAL E PATOLOGIA DO TRABALHO

Infortunstica
Infortunstica a parte da Medicina Legal que estuda os infortnios ou riscos industriais, sejam agudos, fsicos e qumicos, propriamente acidentes do trabalho, sejam subagudos ou crnicos, txicos e biolgicos, as doenas profissionais (PEIXOTO et al., 1934).

Medicina do Trabalho Infortnio Risco inerente (Teoria do Risco Profissional) Nexo causal (Medicina Legal e Medicina do Seguro) Monetarizao dos riscos

DA MEDICINA DO TRABALHO SADE OCUPACIONAL


PS-SEGUNDA GUERRA

EPIDEMIOLOGIA DA DOENA CRNICA

SABER
Incorpora a Teoria da Multiicausalidade Relao Ambiente de Trabalho-Corpo do Trabalhador

PRTICA
Ampliao da Atuao Mdica Direcionada ao Trabalhador Interveno no Ambiente de Trabalho para Controlar Riscos Ambientais

DAS DOENAS PROFISSIONAIS S DOENAS RELACIONADAS AO TRABALHO

DA SADE OCUPACIONAL SADE DO TRABALHADOR

Dcada de 1970: influncia da Epidemiologia Social na Amrica Latina na abordagem das relaes Sade & Trabalho, constituindo o campo da Sade do Trabalhador

Os fenmenos biolgicos so observados na sua dimenso social. O corpo do trabalhador considerado em suas relaes com a Natureza, na sua capacidade de criar-se e recriar-se atravs do trabalho. O trabalho organiza a vida dos homens

SADE DO TRABALHADOR: TEORIA E MTODO

Este campo do conhecimento das relaes sade/doena-trabalho situa-se dentro da Medicina Social Latino-Americana que tem construdo seu arcabouo terico e metodolgico desde meados dos anos 70, e a sua vertente programtica coloca-o na interface com a Sade Pblica, a Medicina Social e a Sade Coletiva, diferenciando-o da Sade Ocupacional e da Medicina do Trabalho (LACAZ, 1997).

CONCEPES DO PENSAMENTO DA MEDICINA SOCIAL LATINO-AMERICANA

A determinao social da sade. A relativizao de mtodos quantitativos na anlise da associao entre causa e efeito. A integrao de diferentes disciplinas em torno da discusso da sade. O desenvolvimento de prticas e gestes participativas em sade. A compreenso da dinmica entre sujeito individual e coletivo.

A COMPLEXIDADE ATUAL DO OBJETO DO CAMPO DA SADE DO TRABALHADOR

Anos 1990: Terceira Revoluo Industrial ou Reestruturao Produtiva (nova forma de produzir, viabilizada por avanos tecnolgicos e por novas formas de organizar e gerir o trabalho), acarretando:

Desemprego estrutural (diminuio dos postos de trabalho) Flexibilizao dos contratos de trabalho Intensificao do trabalho

CONCEITO DE SADE DO TRABALHADOR

Campo do saber que visa compreender as relaes entre o trabalho e o processo sadedoena. Nesta acepo, considera a sade e a doena como processos dinmicos, estreitamente articulados com os modos de desenvolvimento produtivo da humanidade em determinado momento histrico.

CARACTERSTICAS BSICAS DO CAMPO DA SADE DO TRABALHADOR

Compreenso das relaes entre trabalho, sade e doena dos trabalhadores para fins de promoo, preveno e proteo. Necessidade/possibilidade de mudanas dos processos de trabalho Abordagem interdisciplinar e intersetorial Participao dos trabalhadores Articulao com as questes ambientais

RELAES SOCIAIS DE PRODUO

MUNICPIO PROCESSO DE TRABALHO


RURAL

AMBIENTE

NCLEO FAMILIAR Trabalhador Formal Desempregado Informal

Domiclio Empresa Espao

URBANO

DISTRITOS SANITRIOS

CONCEITO DE TRABALHO

O Trabalho , em primeiro lugar, um processo entre a natureza e o Homem, no qual este realiza, regula e controla sua prpria ao, seu intercmbio de matrias com a natureza, imprimindo-lhes forma til vida humana. E ao mesmo tempo em que age sobre a natureza exterior a ele e a transforma, transforma sua prpria natureza (MARX, 1972).

CONCEITO DE TRABALHADOR

Pessoa que exera uma atividade de trabalho, independentemente de estar inserido no mercado formal ou informal de trabalho, inclusive na forma de trabalho familiar e/ou domstico.

IMPACTOS NEGATIVOS DO TRABALHO SOBRE A SADE

As causas prevalentes de morbimortalidade e o modo de vida urbano-industrial. Os acidentes de trabalho. As doenas relacionadas ao trabalho. O Desemprego de Longa Data.

BIBLIOGRAFIA PARA APROFUNDAMENTO

MENDES, R.; DIAS, E.C. Sade dos trabalhadores. In: Rouquayrol, M.Z., Almeida Filho, N. (Orgs.). Epidemiologia & Sade. 5 ed. Rio de Janeiro: MEDSI, 1999, pp. 431-456. Minayo-Gomes C, Thedim-Costa SMF. A construo do campo da sade do trabalhador: percursos e dilemas. Cad Sade Pblica 1997; 13(Suplemento 2):21-32.

Вам также может понравиться