Вы находитесь на странице: 1из 35

PROPOSTA DE MODELO DE ANLISE DA IMAGEM FOTOGRFICA

1. Nvel contextual
O primeiro problema que enfrentamos a constatao de que o investigador projecta sempre sobre a imagem uma carga importante de ideias feitas e de convices particulares, gostos e preferncias. Assumamos, pois, este condicionamento inevitvel e tratemos de corrigir, na medida do possvel, este factor distorcivo da anlise. Por isso, o nosso mtodo prope a distino de um primeiro nvel, que denominmos por nvel contextual, que nos fora a recolher a informao necessria sobre a(s) tcnica(s) utilizadas(s), o autor, o momento histrico a que se reporta a imagem, o movimento artstico ou escola fotogrfica a que pertence, assim como a pesquisa de outros estudos crticos sobre a obra em que se integra a fotografia que pretendemos analisar. A realizao deste primeiro nvel de anlise visa de melhorar a competncia de leitura.

DADOS GERAIS O mtodo que desenvolvemos, est concebido especialmente para a anlise de fotografias dotadas da maior complexidade textual possvel, pelo que, geralmente, tratamos fotografias de autor, de grande qualidade tcnica e artstica, cujos dados costumam estar disposio do leitor nos prprios catlogos onde elas foram publicadas ou, como acontece mais frequentemente, na Internet. Na realidade, estas informaes concretas no so estritamente imprescindveis, j que se pode concretizar uma anlise desconhecendo a autoria, o ttulo ou o ano da fotografia, ainda que esta no seja a circunstncia mais favorvel para a levar a cabo.

DADOS GERAIS Titulo Autor / Nacionalidade / Ano Origem da Imagem Gnero

TTULO O ttulo da fotografia ou legenda fundamental porque costuma fixar ou ancorar o sentido da fotografia a partir da perspectiva da entidade do autor emprico. Em certas ocasies, no acrescenta grande coisa anlise da fotografia. Noutros casos, pelo contrrio, a legenda um elemento fundamental para esclarecer o sentido da imagem

AUTOR, NACIONALIDADE, ANO Estas informaes so importantes porque fixam a autoria da imagem, a nacionalidade do fotgrafo e o ano de produo da fotografia o que nos permitir situ-la geogrfica e historicamente. O conhecimento prvio do autor e da sua obra importante para possibilitar o reconhecimento de traos de estilo. Apesar deste facto, muito frequente no dispor deste tipo de informaes. Estamos rodeados por milhares de imagens sobre as quais ignoramos a autoria ou a poca em que foram realizadas, o que no deve ser um obstculo para a sua anlise.

ORIGEM DA IMAGEM
igualmente conveniente explicitar a procedncia da imagem, de um livro, catlogo ou documento electrnico de onde a obtivemos. Outro aspecto importante a classificao genrica da fotografia, um aspecto muitas vezes difcil porque uma mesma fotografia pode apresentar vrios atributos genricos ao mesmo tempo. Retrato, nu, fotografia de imprensa, fotografia social, fotografia de guerra, fotorreportagem, fotografia de paisagem, natureza morta, fotografia de arquitectura, fotografia artstica, fotografia de moda, fotografia industrial, fotografia publicitria, etc. Muitas fotografias participam simultaneamente de vrias categorias genricas, sobretudo quando algumas (como a fotografia artstica, social ou publicitria).

PARMETROS TCNICOS P/B ou Cor Formato Cmara Suporte Objectivas Outras Informaes

2. Nvel morfolgico
Descrio do Motivo Fotogrfico Elementos morfolgicos Ponto Linha Plano(s)-Espao Escala Forma Textura Nitidez da imagem Iluminaao Contraste Tonalidade / P/B-Cor

NVEL MORFOLGICO O segundo nvel de anlise que contemplamos, incide no estudo do nvel morfolgico da imagem. Neste ponto, seguimos as propostas enunciadas por vrios autores, bastante heterogneas entre si, j que falamos de conceitos de certa complexidade, ainda que paream simples.

PONTO Tal como destacaram estudiosos como Dondis, Kandinsky ou Villafae, o ponto o elemento visual mais simples, j que, do ponto de vista da composio da imagem, uma fotografia formada por gro fotogrfico, mais ou menos visvel, no caso da fotografia fotoqumica, ou por pixels (picture elements) no da fotografia digital. Uma maior presena de gro fotogrfico pode ser um elemento que provoca um distanciamento do espectador, permitindo sublinhar o grau de construo artificial da prpria representao fotogrfica. Em alguns casos, a visibilidade do gro permite fotografia a representao de uma textura pictrica.

PONTO
O ponto como conceito morfolgico tambm pode estar relacionado, para l da sua natureza plstica, com a construo compositiva da imagem, como assinala o professor Justo Villafae (1988, 1995). Assim se fala da existncia de centros de interesse numa fotografia ou de focos de ateno, que podem coincidir ou no com os pontos de fuga quando se trata de uma composio em perspectiva, ou da existncia de um centro geomtrico da imagem. Neste ltimo caso, dependendo da posio do ponto no espao da representao, a composio pode ter um maior ou menor dinamismo.

LINHA

- A linha constitui um elemento formal que permite separar os diferentes planos, formas e objectos presentes numa determinada composio. - A linha um elemento chave para dotar de volume os sujeitos ou os objectos dispostos no espao bidimensional da representao visual.

- Quando a linha coincide com os eixos diagonais, a sua capacidade dinamizadora mais evidente. Por outro lado, as linhas horizontais, verticais ou oblquas podem dotar a imagem de peculiares significaes, conotando-a respectivamente de materialismo, espiritualidade ou de dinamismo. As linhas curvas numa composio costumam transmitir movimento e dinamismo relativamente linha recta.

PLANO(S) -ESPAO

Quando falamos da existncia de planos numa fotografia, estamo-nos a referir presena de vrios planos, dimenses ou limites numa imagem, de tal forma que lhe determinam a existncia de uma profundidade espacial, pelo que a natureza do plano profundamente espacial. Graas interaco entre o plano e a profundidade possvel construir a terceira dimenso (a profundidade) numa composio visual que, por definio, sempre plana. A percepo de planos numa imagem dada por dois elementos: a sobreposio das figuras do enquadramento, o que permite distinguir entre objectos e sujeitos situados mais prximo ou mais longe do ponto de observao; e pelo aspecto projectivo, quer dizer, pela sua disposio a partir de um determinado ngulo, aquele que definido pela perspectiva.

ESCALA
A escala refere-se ao tamanho da figura na imagem, sendo a dimenso do corpo humano no enquadramento o princpio organizador das diferentes opes que podemos considerar. Deste modo, possvel distinguir grande plano, plano mdio, plano americano, plano inteiro, plano geral, plano de detalhe, plano de conjunto, etc..

Geralmente, quanto mais prximo est o objecto ou o sujeito fotografado daquele que o observa, maior o grau de aproximao emotiva ou intelectual do espectador perante o motivo da imagem

FORMA reconhecimento de formas geomtricas na imagem, como crculo, o quadrado ou o tringulo. Reconhecendo formas o receptor tende a organizar estruturalmente a composio interna do enquadramento atravs do reconhecimento destas formas simples.

TEXTURA

A textura um elemento que possui, simultaneamente, qualidades pticas e tcteis. Este ltimo aspecto o mais saliente, j que a textura um elemento visual que sensibiliza e caracteriza materialmente as superfcies dos objectos ou dos sujeitos fotografados.

TEXTURA Cabe destacar que a textura um elemento chave para a construo de superfcies e de planos. Trata-se de um elemento ao servio da criao de profundidade na imagem, da qual depende a sua tridimensionalidade e onde a iluminao joga um papel essencial, como veremos.

NITIDEZ DA IMAGEM Embora este parmetro no possa ser considerado como um elemento morfolgico da imagem, consideramos necessrio relacion-lo com conceitos deste nvel. Sem dvida, a nitidez ou opacidade de uma imagem um recurso expressivo dotado de uma dimenso objectiva que, por vezes, pode abarcar uma variedade notvel de significaes, especialmente quando se combina com a utilizao de outros recursos.

NITIDEZ DA IMAGEM O controlo da focagem uma tcnica que permite destacar uma figura sobre o fundo da imagem. Por outro lado, a falta de nitidez da imagem pode produzir consequncias notveis na transmisso de uma determinada idia de dinamismo ou de temporalidade da fotografia.

ILUMINAAO A luz talvez o elemento morfolgico mais importante a salientar no estudo da imagem. a matria com a qual ela se constri. A percepo das formas, texturas ou cores s pode fazer-se graas existncia da luz. Porm, a utilizao da luz tambm pode ter uma infinidade de usos e de significaes de grande transcendncia, com um valor expressivo, simblico, metafrico, etc.. No campo da fotografia, vamos empregar o termo iluminao para nos referirmos utilizao da luz na construo da imagem fotogrfica. Se atendermos qualidade da luz, podemos distinguir entre iluminao natural e iluminao artificial (atravs do uso de flashes ou de iluminao contnua); iluminao dura (forte contraste de luzes, com presena de tons brancos e negros intensos) ou iluminao suave (iluminao difusa, com uma pobre graduao tonal).

ILUMINAAO Segundo a direco da luz, podemos falar de iluminao zenital, iluminao a partir de cima, iluminao lateral, iluminao a partir de baixo, iluminao nadir (oposta zenital), contraluz, iluminao equilibrada ou clssica, etc.. A iluminao tambm um elemento fundamental para definir estilos fotogrficos como o expressionismo, o realismo, o pictorialismo, etc.. Em resumo: a iluminao, ou a luz, de uma forma genrica, fundamental para definir a morfologia do texto visual.

CONTRASTE

Na realidade, este item, no pode ser dissociado do anterior, relativo ao estudo da luz e da iluminao ou do seguinte, centrado nos conceitos de tonalidade e cor, com os quais est relacionado muito estreitamente. Se o distinguimos porque se trata de um elemento que frequentemente merece ser tratado explicitamente na anlise do nvel morfolgico. O contraste do sujeito ou motivo fotogrfico corresponde diferena de nveis de iluminao reflectida (luminncia) entre as sombras e as luzes altas. Trata-se de um conceito que pode ser aplicado indistintamente fotografia a preto e branco ou fotografia a cores, seja esta analgica ou digital. A gama tonal de cinzentos que aparece numa imagem pode ser mais ou menos rica. Uma gama tonal de cinzentos ampla uma opo discursiva que nos aproxima ao realismo da representao, e est relacionada com a utilizao de emulses fotogrficas de sensibilidade mdia ou baixa. Pelo contrrio, um forte contraste da imagem pode expressar a ideia de conflito, um determinado estado interior do sujeito fotografado ou uma srie de qualidades sobre o espao e o tempo fotogrficos.

TONALIDADE/ P/B COR A cor um elemento morfolgico que possui uma natureza muito difcil de definir. Por um lado, pode falar-se da natureza objectiva da cor, o que nos possibilita distinguir trs parmetros: - o tom/ tonalidade ou matiz da cor: permite distinguir as cores entre si, j que cada cor corresponde a um determinado comprimento de onda; - a saturao: relaciona-se com a sensao de maior ou menor intensidade de cor, o seu grau de pureza. A saturao de uma cor determinada por essa cor; - o brilho da cor: refere-se quantidade de branco que tem uma cor, sua luminosidade, um parmetro que na realidade no de natureza cromtica, mas de luminncia.

TONALIDADE/ P/B COR Todavia, a cor oferece um amplo leque de significaes graas s suas propriedades subjectivas. Por isso se fala das propriedades trmicas da cor, das suas propriedades sinestsicas (associadas ao som e msica no por caso que se fala de escalas cromticas - ), do seu dinamismo, etc..

Funes plsticas da cor: - A cor, juntamente com a forma, responsvel, em grande medida, pela identidade objectal, servindo para nos possibilitar reconhecer referencialmente os objectos representados, se bem que no seja to decisiva como a forma, de um ponto de vista morfolgico.
- A cor contribui para criar o espao plstico da representao. De acordo com o modo de emprego da cor, encontrar-nos-emos perante uma representao plana ou uma representao com profundidade espacial, podendo contribuir para a definio de diferentes termos ou planos numa imagem ainda que no exista uma composio com perspectiva. - O contraste cromtico um recurso que contribui para dotar de dinamismo a composio que adquire, deste modo, uma grande fora expressiva. Por vezes, o uso do contraste na cor pode ser um recurso para espectacularizar uma encenao fotogrfica, ao ser uma tcnica que permite estimular sensorialmente e chamar a ateno do espectador.

TONALIDADE/ P/B COR - A cor tambm possui notveis qualidades trmicas. Cores quentes As cores frias - Finalmente, podemos acrescentar que a cor tambm pode qualificar temporalmente uma representao.

TONALIDADE/ P/B COR necessrio sublinhar que a utilizao do preto e branco uma opo discursiva carregada de significaes e que em nenhum caso deve interpretar-se o uso do preto e branco como uma ausncia de cor. Se certo que o grau de figurao de uma imagem diminui com o emprego do preto e branco, quer dizer, ns deparamo-nos perante uma fotografia mais reconhecvel como representao para o espectador, o uso do preto e branco dota a fotografia de uma forte expressividade que explica a razo de inmeros fotgrafos de imprensa continuarem a usar este tipo de pelcula ou tcnica fotogrfica, como ocorre por exemplo com Salgado.

Perspectiva Movimento Tenso Distribuiao de pesos visuais Regra dos teros

O nosso modelo de anlise continua, em terceiro lugar, com o estudo do nvel compositivo. Seguindo com a metfora da linguagem, trata-se agora de examinar como se relacionam os elementos anteriores a partir de um ponto de vista sintctico, configurando uma estrutura interna na imagem.

PERSPECTIVA Na criao da perspectiva joga um papel fundamental a interaco das linhas de composio e a ausncia de constncia na percepo das formas. As formas rectangulares, por exemplo, so percebidas como oblquas que, seguindo as variaes de tamanho, vo-se posicionando nas linhas de fuga da perspectiva representada. Na realidade estes objectos que aparecem em perspectiva esto deformados, como, por exemplo quando se emprega uma grande angular, cujo efeito o de distorcer os objectos visuais que aparecem obliquamente e com uma volumetria alterada. Sem dvida, as gradaes perceptivas so responsveis pela construo do espao tridimensional.
A obteno da profundidade de campo, na fotografia e no cinema, consegue-se atravs da utilizao de grandes angulares e diafragmas muito fechados. O emprego de teleobjectivas costuma produzir o efeito inverso: a total ausncia de profundidade de campo.

Movimento Trata-se da representao do mobimento na imagem. Seja, mostrando o movimento (um carro ou animal em velocidade por exemplo) Ou a sugesto de movimento

TENSO Em si, a tenso outra varivel da imagem fotogrfica. Pode aparecer em composies que apresentam um claro equilbrio que, neste caso, ser de natureza dinmica, o chamado equilbrio dinmico. Entre os factores plsticos que podem contribuir para criar uma tenso visual, podemos destacar os seguintes:

- As linhas podem, em alguns casos, serem decisivas para dotar de tenso a composio, quando estas expressam movimento.
- As formas geomtricas regulares, como o tringulo, o crculo ou o quadrado so menos dinmicas que as formas irregulares. Quanto mais diferirem das formas simples, maior tenso introduziro na composio.

TENSO
No obstante este facto, preciso lembrar que o tringulo uma forma dotada de maior tenso e dinamismo que o crculo ou o quadrado, derivado aos ngulos que o definem. - A representao dos elementos em perspectiva ou a presena de orientaes oblquas no modo de organizar os elementos no interior do enquadramento contribui para transmitir tenso ao espectador. - O contraste de luzes ou o contraste cromtico tambm responsvel pela criao de tenso de composio. - A presena de diferentes texturas, de fortes diferenas de nitidez nos diferentes termos ou planos da imagem, etc., contribuem para criar uma composio dotada de tenso.

DISTRIBUIO DE PESOS VISUAIS

Os diversos elementos visuais contidos numa imagem tm um peso varivel no espao da composio, at esta apresentar uma determinada distribuio de pesos visuais que so determinantes na actividade e no dinamismo plstico desses elementos. - A localizao no interior do enquadramento uma circunstncia que pode aumentar ou diminuir o peso de um elemento de uma composio. Uma localizao ao centro contribui para tornar mais simtrica uma composio. De uma forma geral, aceita-se que um elemento apresenta maior peso quanto mais se situar na parte superior esquerda de um enquadramento. Este facto determinado pela tradio icnica ocidental e de natureza profundamente cultural.

- O tamanho maior de um elemento visual determinante no momento de ganhar peso no enquadramento. Um elemento visual de grande tamanho pode ser compensado em termos de composio com a presena de uma srie de elementos visuais mais pequenos.

REGRA DOS TEROS


A maior ou menor importncia do centro de interesse de um objecto visual no interior do enquadramento est intimamente ligada ao peso que tenha na composio, em relao com outros elementos visuais. Se o dito centro de interesse coincide com o centro geomtrico da imagem, o seu peso ser menor do que se estiver localizado em zonas mais afastadas. A fora visual de um elemento plstico ser mais intensa quando este esteja situado em alguns dos pontos de interseco das chamadas linhas de teros.

3. Nivel

compositivo

Вам также может понравиться