Вы находитесь на странице: 1из 19

GESTO DE COMPETNCIAS I E II

Subsistemas de Gesto de Pessoas Baseada em Competncias

Rodrigo R. Drobiniche

A transformao do conhecimento em diferencial de resultado organizacional normalmente se viabiliza atravs da identificao das competncias, com foco na sustentao da estratgia da organizao e do alinhamento dos diversos subsistemas e processos de Recursos Humanos com o objetivo de potencializar o desenvolvimento dessas competncias na organizao.

CADEIA DE VALOR DE GESTO DE PESSOAS

COMPETNCIAS COMO VETOR CENTRAL DOS SUB-SISTEMAS DE RH


Remunerao e Recompensa Gesto de Desempenho

Planejamento

Viso e Estratgia da Organizao

Estratgia de RH

Captao

Treinamento e Desenvolvimento.

COMPETNCIAS
Desenvolvimento Recrutamento e Seleo Gesto de Carreira e Sucesso

Reteno

Gesto de Clima e Cultura

Organizao e Infra-estrutura de RH

Resultados

Benefcios da Gesto por Competncias


Melhora o desempenho dos colaboradores; Identifica as necessidades de treinamentos; Enriquece o perfil dos colaboradores, potencializando seus resultados; Melhora o relacionamento entre gestores e liderados; Mantm a motivao e o compromisso; Extrai o mximo de produtividade de cada colaborador.

SUBSISTEMAS
O primeiro passo da metodologia a construo de um Mapeamento de Competncias, isto , o Perfil de Competncias (PC) do cargo ou funo.

Mapeamento e mensurao por competncias Atravs do mapeamento e mensurao por competncias so identificados os conhecimentos, habilidades e atitudes necessrios para a execuo das atividades de um cargo ou funo e mensurados os graus ideais para cada grupo de competncias que uma pessoa que assuma o cargo ou funo deve ter para atingir os objetivos da empresa.

Recrutamento e seleo por Competncias: Utiliza as ferramentas da seleo por competncias e mapeamento do perfil de atribuies do cargo. Uma qualidade essencial da Seleo por Atributos e Competncias o fato de no se basear na intuio, no bater do sino para a escolha do candidato, mas sim em fatos concretos e mensurveis como o comportamento.

Avaliao por competncias Atravs da avaliao por competncias, verificado se o perfil comportamental e tcnico dos colaboradores de uma corporao esto alinhados ao perfil ideal exigido pelos cargos e funes.

Planejamento
Organizacional e Diagnstico de Competncias
Estratgia Estratgia Organizacional

Subsistemas de Gesto de Pessoas

Educao Corporativa

Identificao e Alocao de Talentos

Planejamento em Gesto de Pessoas

Avaliao do Desempenho Profissional

Orientao Profissional e Carreira Remunerao e Benefcios

Competncia s

Comunicao Interna

Plano de desenvolvimento por competncias Por meio do plano de desenvolvimento por competncias, procura-se aperfeioar e potencializar o perfil individual de cada empregado atravs de aes de treinamento e desenvolvimento.

Gesto de Clima e cultura: uma investigao adequada sobre o Clima Organizacional comea exatamente pela escolha e definies operacionais das variveis formadoras desse conceito. A modificao nos processos de trabalho e a variao no estilo gerencial podem influenciar no clima organizacional e futuramente promover mudanas na cultura da organizao.

Remunerao por competncias: Aplica-se para empresas que operam em ambientes muito competitivos e para as quais a capacidade de inovao fator crtico de sucesso. Previdncia complementar: um complemento da remunerao que tem atrado empresrios e executivos. Remunerao varivel: vinculada a metas de desempenho dos indivduos, comisses.

REFERNCIAS BIBLIOGRFICAS DUTRA, J. S.; Gesto por Competncias: um modelo avanado para o gerenciamento de pessoas. So Paulo:Gente, 2001. Competncias: conceitos e instrumentos para gesto de pessoas na empresa moderna. So Paulo:Gente, 2004. FLEURY, M. T. L. A gesto de competncia e a estratgia organizacional, In: FLEURY, M. T. (Coord.). As Pessoas na Organizao. So Paulo: Gente, 2002.

Bibliogrfia

Вам также может понравиться