Вы находитесь на странице: 1из 50

UAB UNIVERSIDADE ABERTA DO BRASIL FUESPI FUNDAO UNIVERSIDADE ESTADUAL DO PIAU NEAD - NCLEO DE EDUCAO A DISTNCIA LICENCIATURA PLENA

NA EM PEDAGOGIA
POLO BOM JESUS - PIAU

REVISO DE PSICOLOGIA DA EDUCAO II

OBJETIVOS DA UNIDADE I

Compreender o conceito e significado de desenvolvimento refletindo sobre seus diferentes aspectos; Conhecer a evoluo histrica da Psicologia do Desenvolvimento bem como os fatores que influenciam o processo de desenvolvimento; Identificar as caractersticas marcantes de cada fase do desenvolvimento humano.

OBJETIVOS DA UNIDADE II
Compreender o conceito e significado da aprendizagem; Identificar as caractersticas do processo de aprendizagem; Caracterizar as condies em que a aprendizagem ocorre; Conhecer as diferentes contribuies da Psicologia para a aprendizagem escolar.

DESENVOLVIMENTO HUMANO

PSICOLOGIA DO DESENVOLVIMENTO

Interesse em mudanas de comportamento que ocorrem em sequncias ordenadas no desenvolvimento;

Mudanas de comportamento que ocorrem em perodos de transio rpida e de instabilidade;


Estudar o desenvolvimento humano significa conhecer as caractersticas comuns de uma faixa etria, permitindo o reconhecimento da individualidade, possibilitando a observao e interpretao dos comportamentos;

O desenvolvimento humano determinado pela interao de vrios fatores.

ASPECTOS DO DESENVOLVIMENTO HUMANO

Fsico-motor: refere-se ao crescimento orgnico, maturao neurofisiolgica;


Intelectual: a capacidade de pensamento, raciocnio; Afetivo-emocional: o modo particular de o indivduo integrar suas experincias;

Social: a maneira como o indivduo reage diante das situaes que envolvem outras pessoas. Todos estes aspectos relacionam-se permanentemente e so indissociados.

DIMENSES DO DESENVOLVIMENTO HUMANO

DIMENSES DO DESENVOLVIMENTO HUMANO

FSICO-MOTORA COGNIO PSICOSSEXUAL EMOCIONAL SOCIAL TICO

FSICO-MOTORA

Movimentos

Tendncias bsicas: Cefalocaudal: cabea para membros inferiores; Proximodistal: do tronco para as extremidades.

DESENVOLVIMENTO COGNITIVO (PIAGET)


RACIOCNIO E LINGUAGEM 1 - Inteligncia sensrio-motora (0 a 2 anos) 2 - Inteligncia pr-operatrio (2 a 6 anos: idade pr-escolar) 3 - Inteligncia operatrio-concreto (6 a 12anos) 4 - Inteligncia operatrio formal (a partir dos 12anos)

DESENVOLVIMENTO PSICOSSEXUAL (FREUD)


FASES DESENVOLVIMENTO PSICOSSEXUAL (relacionamento interpessoal) 1 - Fase ORAL (O a 2anos) 2 - Fase ANAL (2 a 4 anos) 3 - Fase FLICA (4 a 6 anos) 4 - Fase de LATNCIA (6 a 11 anos) 5 - Fase GENITAL (a partir dos 12 anos)

DESENVOLVIMENTO

PROCESSOS DE APRENDIZAGEM
UNIDADE II

Profa. Ana Clia

APRENDIZAGEM E DESENVOLVIMENTO

APRENDIZAGEM ESCOLAR
EDUCAO A educao um processo sistemtico, planejado, usado com a inteno de influenciar o comportamento e produzir mudanas de conhecimento, atitudes e habilidades, a partir de um ciclo de aes, envolvendo planejamento, implementao e avaliao (KEMM, 1995 p.91).

O QUE ENSINAR?

COMO APRENDER?

Ensinar um processo de ajudar os outros aprender e incorporar novos comportamentos da sua vida diria, atravs de atividades tais como: Informar, instruir, desafiar e treinar para o uso apropriado de conhecimentos, habilidades e atitudes.

Aprender uma parte essencial da educao, que envolve aquisio de novos conhecimentos, habilidades e atitudes, referente a atividades tais como: ouvir, observar, resolver problemas, praticar, assistir, discutir, escrever, desenhar e refletir nas experincias (KEMM, 1995 p.91).

PENSAR NUMA PRTICA EDUCATIVA ENSINAR

APRENDER

REFLETIR SOBRE OS PROCESSOS DE DESENVOLVIMENTO HUMANO E DE APRENDIZAGEM.

APRENDIZAGEM

DESENVOLVIMENTO

INTER-RELACIONADOS

A PSICOLOGIA NA ESCOLA

A Psicologia possibilita ao educador entender os processos psicolgicos que se desenvolvem no processo da aprendizagem; O principal objetivo do seu trabalho ajudar a aumentar a qualidade e a eficincia do processo educacional atravs da aplicao dos conhecimentos psicolgicos;

O PSICLOGO NA ESCOLA
um consultor de sade mental, atravs de atividades preventivas tenta difundir a sade mental atingindo o maior nmero possvel de pais, administradores e professores que, por sua vez, atingem o maior nmero possvel de crianas.

TEORIAS DA APRENDIZAGEM

BEHAVIOURISTA

COGNITIVISTA

HUMANISTA

REVISO DE SOCIOLOGIA DA EDUCAO II


Tutora Maria do Rosrio

OBJETIVOS DAS UNIDADE I

Conceituar Educao e Pedagogia segundo Durkheim; Identificar as pontes entre Sociologia e Educao na viso durkheimiana; Verificar como a educao constituda no olhar de Marx; Averiguar como a famlia vista na viso de Karl Marx; Conceituar Aparelhos Ideolgicos do Estado segundo Althusser; Identificar as diferenas entre os aparelhos ideolgicos e os repressivos; Conceituar Escola e verificar a funo do aparelho ideolgico da escola no olhar de Althusser; Identificar a viso de Educao conforme Bourdieu;

Verificar e identificar os saberes necessrios educao do futuro segundo Edgar Morin

OBJETIVOS DAS UNIDADES II

Conceituar a teoria crtico- reprodutivista;

Contextualizar historicamente a teoria crtico-reprodutivista;


Verificar a influncia da teoria crtica no pensamento de Gadotti, Freire e Guimares sobre Educao e Pedagogia;

Conceituar violncia simblica, cdigo disciplinar, cultura arbitrria e fora simblica;


Conceituar habitus e verificar sua relao com o trabalho pedaggico; Identificar e exemplificar as duas vertentes das teorias da educao na viso de Saviani.

ABRINDO NOSSO DILOGO TRAGO RUBEM ALVES

FUESPI/ NEAD Pedagogia

Parece que as escolas so mquinas de moer carne: numa extremidade entram as crianas, com suas fantasias e seus brinquedos. Na outra saem rolos de carne moda, todos iguais, prontos para o consumo, formados em adultos produtivos (Rubem Alves). H escolas que so gaiolas. H escolas que so asas. Escolas que so gaiolas existem para que os pssaros desaprendam a arte do vo. Pssaros engaiolados so pssaros sob controle. Escolas que so asas amam pssaros em vo. Existem para dar aos pssaros coragem para voar (Rubem Alves).

NA SOCIOLOGIA DA EDUCAO:

Na Sociologia da Educao, tm-se vrias teorias, dentre elas, a crtico-reprodutivista, que aborda posturas que acreditam na Educao como instrumento de reafirmao da cultura vigente ou de questionamento a esta.

Nesse sentido, veremos aqui autores que tanto estudaram a Educao como instrumento reafirmador da ordem pr-estabelecida, quanto como instrumento de ampliao do conhecimento, e, consequentemente, de mudanas.

OS CLSSICOS DA SOCIOLOGIA

mile Durkheim, Karl Marx

1.2 CONTEMPORNEOS NA SOCIOLOGIA DA EDUCAO

Louis Althusser, passando por Pierre Bourdieu, chegando ao olhar sobre a Educao do Futuro com Edgar Morin.

PARA ALTHUSSER( 1985)

Em todos os casos, a ideologia da ideologia reconhece, apesar de sua deformao imaginria, que as ideias de um sujeito humano existem em seus atos, ou devem existir em seus atos, e se isto no ocorre, ela lhe confere ideias correspondentes aos atos (mesmo perversos) que ele realiza. Esta ideologia fala de atos: ns falaremos de atos inscritos em prticas. E observaremos que estas prticas so reguladas por rituais nos quais estas prticas se inscrevem, no seio da existncia material de um aparelho ideolgico, mesmo que numa pequena igreja, um enterro, um pequeno jogo num clube esportivo, um dia de aulas numa escola, uma reunio ou um encontro de um partido poltico, etc.

O QUE APONTA BOARDIEU:

Os sistemas simblicos, como instrumentos de conhecimento e de comunicao, s podem exercer um poder estruturante porque so estruturados. O poder simblico um poder de construo da realidade que tende a estabelecer uma ordem gnoseolgica: o sentido imediato do mundo (e, em particular, do mundo social) supe aquilo a que Durkheim chama o conformismo lgico, quer dizer, uma concepo homognea do tempo, do espao, do nmero, da causa, que torna possvel a concordncia entre as inteligncias. (...) A integrao lgica a condio da integrao moral (BOURDIEU, 2005, p.10)

EDGAR MORIN

Para Edgar Morin (2000, p.19), no seu livro Os sete saberes necessrios Educao do Futuro, a educao do futuro tem o desafio de trabalhar com o reconhecimento do erro e da iluso e prossegue dizendo que Marx e Engels enunciaram justamente em A Ideologia Alem que os homens sempre elaboraram falsas concepes de si prprios, do que fazem, do que devem fazer do mundo onde vivem.

Morin (2000) acima quer ilustrar o fato de que o conhecimento um construto humano, mediado pelas lentes da cultura do grupo ao qual cada pessoa pertence, ou seja, o nosso olhar enquadrado em crenas, valores, normas, enfim, cultura no-material.

NESTA CITAO ELE APONTA:

O conhecimento no um espelho das coisas ou do mundo externo. Todas as percepes so, ao mesmo tempo, tradues e reconstrues cerebrais com base em estmulos ou sinais captados e decodificados pelos sentidos. Da resultam, sabemos bem, os inmeros erros de percepo (...) Ao erro de percepo acrescenta-se o erro intelectual. (...) Este conhecimento, ao mesmo tempo traduo e reconstruo, comporta a interpretao, o que introduz o risco do erro na subjetividade do conhecedor, de sua viso de mundo e de seus princpios de conhecimento. Da os numerosos erros de concepo e de ideias que sobrevm a despeito de nossos medos e as perturbaes mentais trazidas por nossas emoes multiplicam os riscos de erro. MORIN (2000, p.20)

OUTRAS REFLEXES DE MORIN

(MORIN, 2000, pp.57;61). Morin (2000, p.64) diz que o planeta exige um pensamento policntrico capaz de apontar o universalismo, no abstrato, mas consciente da unidade/ diversidade da condio humana; um pensamento policntrico nutrido das culturas do mundo. Educar para este pensamento a finalidade da educao do futuro.
E, para que a educao comece a ter este perfil de inclusiva, plural, planetria, humana, necessrio que haja, na viso de Morin (2000, p. 76) vrias conscincias como: A conscincia antropolgica, que reconhece a unidade na diversidade; a conscincia ecolgica, isto , a conscincia ecolgica (...) (valorizando) a convivibilidade sobre a Terra; a conscincia cvica terrena, isto , da responsabilidade e da solidariedade para com os filhos da Terra; a conscincia espiritual da condio humana que decorre do exerccio complexo do pensamento e que nos permite, ao mesmo tempo, criticar-nos mutuamente e autocriticar-nos e compreender-nos mutuamente MORIN, 2000, pp.57;61). Morin (2000, p.64).

REFLETINDO COM RUBEM ALVES.


Veio-me a imagem daquela flor do campo, Uma bola de sementes brancas, As sementes saem voando como se fosse paraquedas para ir nascer l longe, Onde o vento as levou... Assim o educador uma bola de sementes Palavras onde se encontra o sonho que ele deseja plantar (Rubem Alves).

2.1 TERICOS CRTICO REPRODUTIVISTAS:


UM RESGATE HISTRICO

Assim, segundo Maria Lcia de Arruda Aranha (1989, p. 215) acerca da Pedagogia no sculo XX, aponta a influncia positivista, idealista, pragmtica, contida na teoria reprodutivista mencionando que as ideias positivistas se desenvolvem no sculo XIX, com Auguste Comte. No sculo XX, devido a alteraes na concepo de cincia, a velha escola segue novos rumos por meio do neo-positivismo (...) Alguns de seus representantes so Frege, Bertrand Russell, Whitehead (tambm pedagogo), Carnap e Schilck. O positivismo clssico sofre tambm a influncia das ideias evolucionistas (...), como a psicologia behaviorista e a sociologia de Durkheim.

2.2 A INFLUNCIA DOS TRICOS CRTICOREPRODUTIVISTAS NA PEDAGOGIA NO BRASIL

E no Brasil? Qual a interferncia da teoria crticoreprodutivista na Pedagogia no Brasil? Bem, no Brasil, conforme Arruda (1989, pp. 266-267) tem-se em Brbara Freitag, utiliza Althusser e Gramsci para compreender a educao no Brasil nas dcadas de 60 e 70 (1964 a 1975). Alm de Brbara, Maria de Lourdes DeirNosella analisa a ideologia presente nos livros didticos e Luiz Antonio Cunha critica a escola liberal, no que se refere a escola nova, refletindo sobre a poltica educacional.

ENFOQUE IMPORTANTE

Outros autores brasileiros que tambm sofreram influencia da teoria crtica- reprodutivista so Celso Rui Beisiegel, Vanilda Pereira Paiva, Carlos Rodrigues Brando, Paulo Freire, Florestan Fernandes que lutou pela qualificao das escolas pblicas, do ensino pblico. Outros pedagogos e filsofos brasileiros voltados a educao popular so Demerval Saviani, Jos Carlos Libneo, Carlos Roberto Jamil Cury, Guiomar Namo de Mello, Moacir Gadotti dentre outros.

2.2.1- UMA CONVERSA ENTRE MOACIR GADOTTI, PAULO FREIRE E SRGIO GUIMARES SOBRE A PEDAGOGIA: DILOGO E CONFLITO

uma alegria enorme me servir da possibilidade que a tecnologia me coloca disposio, hoje, de gravar, de to longe de vocs, essa palavra que no pode ser outra seno uma palavra afetiva, uma palavra de amor, uma palavra de carinho, uma palavra de confiana, de esperana e de saudades tambm, saudade imensa, grandona saudades do Brasil cheiroso, distante do qual estamos h quatorze anos, mas, distante do qual nunca estivemos tambm... (GADOTTI; FREIRE E GUIMARES, 1989, p.20)

2.2.1- UMA CONVERSA ENTRE MOACIR GADOTTI, PAULO FREIRE E SRGIO GUIMARES SOBRE A PEDAGOGIA: DILOGO E CONFLITO

Exato. Ao mesmo tempo em que ocorria o 1 Seminrio de Educao Brasileira tambm se formava o Centro de Estudos de Educao e Sociedade (CEDES), em torno da revista Educao e Sociedade. Esta nasceu, inclusive, com esse propsito inicial de discutir a formao do educador, e seu primeiro ttulo foi sobre esse propsito: quem educa o educador? Entre outros, havia um texto do Paulo e um texto meu em que eu colocava a ideia da Pedagogia do Conflito justamente a partir dessa terceira tese de Marx sobre Feuerbach que o Paulo estava lembrando. Ou seja, a partir dessa referncia bsica em que o marxismo entra como horizonte histrico de formao. Com esse referencial terico que fui luta para aprender a educao no Brasil, e ento que comearam a surgir essas perguntas (GADOTTI; FREIRE E GUIMARES, 1989, p. 21).

2.2.1- UMA CONVERSA ENTRE MOACIR GADOTTI, PAULO FREIRE E SRGIO GUIMARES SOBRE A PEDAGOGIA: DILOGO E CONFLITO

E, a partir dessas questes Gadotti, Freire e Guimares dizem que a questo central desse dilogo saber qual a resposta que os educadores j tinham quando formularam suas perguntas? (...) Enfim, quais so as respostas que os educadores brasileiros querem dar s suas prprias perguntas? (GADOTTI; FREIRE E GUIMARES, 1989, p. 24).

IMPORTANTE RESSALTAR

E, ao exemplificarem com Lus Incio Lula da Silva, em uma poca em que o pas jamais imaginaria que um dia Lula da Silva se tornasse, por duas vezes consecutivas, presidente do Brasil, a posteriori, Gadotti, Freire e Guimares (1989,p. 29) dizem que

IMPORTANTE RESSALTAR

possvel um ato pedaggico na luta entre antagnicos, pois as pessoas podem vir a aprender mais e ensinar tambm, e modificarem sua viso de mundo na luta entre os contrrios. Isso no caracteriza em absoluto um plano poltico onde no houvesse o pedaggico, como se este implicasse apenas o convvio amistoso, simptico entre figuras que na realidade no se opem. Dentro de uma sala de aula, por exemplo, muitas vezes h uma luta em classes que reflete posies de classe diferentes, posies profundamente pedaggicas.

EDUCAO REVOLUCIONRIA

A Educao revolucionria na viso de Freire(GADOTTI; FREIRE E GUIMARES, 1989, pp.123-124) uma


Educao que tem a ver coma palavra escrita e falada, que tem a ver com o ouvir e com o falar. (...) Trata-se ento de recriar, de ajudar na reinveno da sociedade. (...) A Pedagogia do conflito dialgica entre iguais e diferentes. (...) Na Pedagogia do Oprimido o dilogo s se d entre iguais e diferentes, nunca entre antagnicos. No mximo pode haver um pacto, mas passada a necessidade do pacto o conflito se reacende. isso que a dialtica ensina.

E GADOTTI (GADOTTI; FREIRE E GUIMARES, 1989, P.124) PARA FINALIZAR O DILOGO, RESPONDENDO A FREIRE DIZ

Concordo inteiramente com a sua anlise. S gostaria de acrescentar que a sua Pedagogia do Oprimido, publicada h catorze anos e j traduzida em dezessete lnguas, vem exercendo, no s no Brasil mas em numerosos pases, uma profunda influncia na teoria e na prtica educativa. Hoje, a partir dos caminhos que voc abriu e est abrindo com estudo, pesquisa e ao pedaggica, consolidou-se uma concepo da educao, que tenho chamado de concepo dialtica e que outros chamam de concepo popular, uma educao comprometida com a libertao,...

LEITURA E REFLEXO COMPARTILHADA: Cada membro da turma dar sua contribuio daqui para frente , participando lendo e se posicionando a respeito das teorias aqui trabalhada, agora voc o mestre e o aprendiz. Vamos l!!!! Ao longo dos anos e da histria o Homem busca se conhecer e entender como se relacionar e, a sociologia da educao aponta caminhos para entendermos as relaes na escola, a partir de vrios olhares aqui apresentados.

REFLEXO

Educar ressaltar qualidades, mediar aprendizado, dividir saberes e saber ser humilde para aprender em toda e qualquer circunstncias da vida! Obrigada a todos vocs pela oportunidade desta bela troca de ideias.

Вам также может понравиться