Вы находитесь на странице: 1из 22

A IMPORTNCIA DE SEGUIR TODO O PROTOCOLO DE AFERIO DE PRESSO ARTERIAL

UNIVERSIDADE CASTELO BRANCO PROF: RAQUEL NEPOMUCENO ALUNOS DE ENFERMAGEM 5 PERODO ANDERSON PEREIRA ESTER CARVALHO NATALIA GONALVES PRISCILA M. NASCIMENTO ZENILDA NAIRA

Resumo

As medies dos sinais vitais so uma srie bsica de avaliaes fisiolgicas que refletem o estado de sade de um paciente. Cabe freqentemente ao profissional de enfermagem decidir sobre a necessidade e freqncia da avaliao dos sinais vitais, uma vez que essa avaliao no simplesmente uma tarefa rotineira, mas sim parte integrante da prtica de enfermagem. O presente estudo traz em seu contedo a importncia de se seguir todo protocolo de aferio, pois todo o passo a passo muito importante para um resultado fidedigno, possibilitando o diagnstico real da presso arterial do cliente.

INTRODUO

Este estudo faz parte da disciplina de Prticas Investigativas, sendo baseado na metodologia do Arco de Manguerez onde procuramos trazer para realidade, a tcnica correta de aferio da presso arterial. Realizados pelos alunos do quinto perodo de enfermagem da Universidade Castelo Branco.

Relevncia

As medies dos sinais vitais so uma srie bsica de avaliaes fisiolgicas que refletem o estado de sade de um paciente. O profissional se utiliza desses dados ao tomar decises de ordem clnica. Vrios fatores de ordem fsica e psicolgica podem causar alteraes nos sinais vitais. Cabe freqentemente ao profissional de enfermagem decidir sobre a necessidade e freqncia da avaliao dos sinais vitais, uma vez que essa avaliao no simplesmente uma tarefa rotineira, mas sim parte integrante da prtica de enfermagem.

OBJETIVO

Supomos que na prtica a tcnica no realizada na ntegra. Temos por objetivo estudar a importncia da mesma e a necessidade de seguir todo protocolo de aferio.

Pontos Chave
Tcnica Fatores

correta da PA que interferem na presso

arterial

importncia do passo a passo

Teorizao
Tcnica correta da P.A:

Antes de proceder verificao da presso sangnea, o profissional deve estar bem familiarizado com o uso do esfigmomanmetro e estetoscpio. Um esfigmomanmetro compreende um mammetro, um manguito de tecido que faz a ocluso e que contm um balo de borracha inflvel e um bulbo de presso, com uma vlvula para liberao de ar que insulfla o manguito. Os dois tipos de mammetros disponveis so os anerides e o de mercrio.

1- Explicar o procedimento ao paciente, orientando que no fale e descanse por 5-10 minutos em ambiente calmo, com temperatura agradvel. 2- Avaliar os fatores que normalmente influenciam a presso sangunea. 3- Se paciente internado, evitar colocar o manguito no brao em que houver administrao de medicamentos. 4- Preparar o equipamento necessrio e materiais, certificando-se de que estejam organizados na ordem de utilizao: esfigmomanmetro, balo e manguito, estetoscpio, caneta, lpis, fluxograma ou formulrio de registro.

5- Fazer o paciente assumir a posio sentada ou deitada. 6- Explicar o procedimento ao paciente e deixa-lo descansar pelo menos cinco minutos antes da medicao. 7- Lavar as mos. 8- Utilizar o manguito de tamanho adequado ao brao do paciente. A largura da bolsa de borracha deve corresponder a 40% da circunferncia do brao e o seu comprimento, envolverem pelo menos 80%. 9- Posicionar o manguito cerca de 2 a 3 cm acima da fossa antecubital, centralizando a bolsa de borracha sobre a artria braquial.

10- Manter o brao do paciente na altura do corao, livre de roupas, com a palma da mo voltada para cima e cotovelo ligeiramente fletido. 11- Posicionar os olhos no mesmo nvel da coluna de mercrio ou do mostrador do mammetro aneride. 12- Mtodo Palpatrio-Palpar o pulso radial e inflar o manguito at seu desaparecimento, para a estimativa do nvel da presso sistlica; desinflar rapidamente e aguardar 1 ou 2 minutos antes de inflar novamente. 13- Posicionar a campnula do estetoscpio suavemente sobre a artria braquial, na fossa antecubital, evitando compresso excessiva.

14- Inflar rapidamente, de 10 em 10 mmHg, at ultrapassar, de 20 a 30 mmHg, o nvel estimado da presso sistlica(item7) 15- Observar no manmetro o ponto onde o primeiro som ouvido claramente. Aps identificao do som que determinou a presso sistlica, aumentar a velocidade para 5 a 6 mmHg para evitar congesto venosa e desconforto para o paciente. 16- Determinar a presso diastlica no aparecimento do som (fase v de Korotkoff).

17- Se esta for primeira avaliao do paciente, repetir o procedimento no outro brao. Esperar 1 a 2 minutos antes de realizar novas medidas. 18- Ajudar o paciente a voltar a uma posio confortvel e a vestir-se. 19- Informar o paciente sobre os valores obtidos da PA e a possvel necessidade de acompanhamento. 20- Lavar as mos e comparar a leitura com a linha basal anterior e/ou com a presso mdia normal para a faixa etria do paciente. 21- Registrar os valores das presses sistlicas e diastlicas.

Fatores que interferem na presso arterial


Presso Sangunea : a fora exercida pelo


sangue sobre a parede de um vaso.

Fisiologia da presso sangunea arterial :

A presso sangunea reflete as inter relaes entre vrios fatores hemodinmicos, dbito cardaco, resistncia vascular perifrica, volume e viscosidade sanguneos e elasticidade das artrias. A alterao mais comum da presso sangunea a hipertenso, um distrbio freqentemente assintomtico, caracterizado por uma elevao persistente da presso sangunea. Em adultos jovens, considera-se a hipertenso quando os nveis pressricos esto acima de 140/90mmHg.

Fatores que elevam a presso sangunea


Aumento da presso intracraniana Dor aguda Insuficincia renal crnica Hipertenso arterial essencial Idade Estresse, ansiedade, medo Drogas (pode aumentar ou diminuir) Hormnios Hemorragias (diminui) Anestesia geral (diminui)

Optou-se

por verificar de que forma os alunos de enfermagem esto verificando a presso arterial no que diz respeito execuo da tcnica em sua totalidade. Foram observados 23 alunos :1; 2; 3; 4; 5; 6; 7 e 8 perodos.
OBS: Os alunos do 1 perodo eram tcnicos .

25 20 15 10 5 0

c o rret o in c o rret o

E n t re v .

M an g .

Ab. P era

m en s.

A fim de checar as possveis conseqncias para o paciente decorrente da realizao incorreta da tcnica. Optou se pela comparao, em laboratrio, das seguintes condies:

Aferio da presso arterial na ntegra Aferio da presso arterial sem o mtodo palpatrio, levando-se em conta que a grande maioria no o realiza. Aferio com aparelho digital

Alterao

na presso Sistlica: Dos 17 aferidos 6 obtiveram alterao no resultado de 10 mmHg a mais sem o mtodo palpatrio. Alterao na presso Diastlica : Dos 17 aferidos 10 obtiveram alterao no resultado acima de 10mmHg sem o mtodo palpatrio. Aparelho digital: Dos 17 aferidos, 15 apresentaram resultados com diferenas que variaram de 10 mmHg a 50 mmHg.

Concluso

Todo o passo a passo muito importante para um resultado fidedigno, pois no caso dos mais ignorados, que seriam a entrevista e o mtodo palpatrio, trazem diferenas considerveis. No caso do aparelho digital, apresentou alterao em quase todos os resultados, pois observamos que o aparelho muito sensvel a mudanas de postura, qualquer movimento do cliente, interfere no resultado no podendo portanto substituir os dois tipos de esfigmomanmetro, o aneiride e o de mercrio, que so os aparelhos de escolha para um resultado fiel.

Hiptese de soluo

Disseminar os conhecimentos, divulgando os resultados da pesquisa, como enfermeiros temos o papel de educadores em sade, no somente dos pacientes, mas tambm dos tcnicos que iremos supervisionar, temos que zelar pela boa prtica das tcnicas de nossa profisso. Testar o conhecimento dos alunos que j passaram pelas disciplinas de semiologia e semiotcnica, reforando o aprendizado e ressaltando a importncia desta prtica.

OBRIGADA!

Bibliografia

Anne G. Perry, Patrcia A. Potter Grande tratado de enfermagem prtica clnica e hospitalar 3 ed., 1998. Editora Santos, Rua Donq Brgida, 701 Vila Mariana 04111-081 So Paulo SP Dcio Mion Jr., Osvaldo Kohlmann Jr., Carlos Alberto Machado, Celso Amodeo, Marco Antnio Mota Gomes, Jos Nery Praxedes, Fernando Nobre, Andra Brando, Maria Tereza Zanella e Josiane Lima Gusmo - V Diretrizes Brasileiras de Hipertenso Arterial, 2006 So Paulo SP Emilia Nunes - Consumo de tabaco.Efeitos na sade. Rua Maria Veleda Torre 2, 5 A 1500-441 Lisboa, 2006. E-mail: emiliann@dgsaude.min-saude.pt Roberto A. Franken, Gustavo Nitrini, Marcelo Franken, Alfredo J. Fonseca, Julia C. T. Leite - Nicotina. Aes e Interaes - Faculdade de Cincias Mdicas da Santa Casa de Misericrdia de So Paulo Correspondncia: Roberto A. Franken - Av. Anglica, 2355 - cj 131 01227-040 So Paulo, SP - Aceito em 6/3/96.

Вам также может понравиться