Вы находитесь на странице: 1из 41

Negcios Internacionais

Negcios Internacionais

Ementa: A disciplina enfoca aspectos da economia internacional, oferecendo uma retrospectiva histrica ampla com especial ateno ao movimento dos mercados internacionais da atualidade. Acordos internacionais de comrcio e a formao dos blocos econmicos observada numa perspectiva Macroeconmica e social so discutidos, assim como a implicao dessas foras no Micro-cenrio empresarial, especialmente no caso brasileiro, impelindo as organizaes a uma dinmica de criao e formao de alianas, parcerias, fuses e incorporaes. Bibliografia Bsica: MAIA, Jayme de Mariz. Economia Internacional e Comercio Exterior, So Paulo: Atlas, 2011. ROSSETI, Jos Paschoal. Introduo Economia, So Paulo: Atlas, 2003.
2

Negcios Internacionais
Primeira Unidade: Globalizao. Importao e Exportao. Polticas Macro-Econmicas Zona Franca Balana de Pagamentos. Mercantilismo, Protecionismo e Liberalismo Barreiras ao Comercio Internacional Segunda Unidade: Fundo Monetrio Internacional Blocos Econmicos. MERCOSUL Unio Europia ALADI, NAFTA, APEC e ALCA, Capital Estrangeiro

Negcios Internacionais
AVALIAO Prova escrita individual e trabalho em grupo com avaliao individual. I Unidade: Prova Escrita (70%) e trabalho (20%)

II Unidade: Prova Escrita (70%) e trabalho (20%)


10% Participao nas atividades em sala de aula.

Negcios Internacionais

O que so Negcios internacionais a troca de capitais de bens e servios atravs de fronteiras internacionais ou territrios. Negociao global proporciona aos consumidores e pases a oportunidade acessar bens e servios no disponveis em seus prprios pases. O Marketing a Importao, a Exportao e as Relaes Internacionais, so as bases dos Negcios internacionais.

Negociar bem no apenas vender mais. tambm comprar bem

Negcios Internacionais

Se o pas importa muito, pode gerar desemprego e, desestimular a indstrias local. Mas, ajuda diminuir a inflao.
Se importamos menos, porque produzimos mais, geramos empregos e exportamos os excessos atraindo receitas de fora. Mas pode gerar inflao.

Importao Mundial 54% das importaes mundiais 2010/2011, foram realizadas por apenas dez pases.

Mais de um tero das importaes mundiais de mercadoria 36,75% concentraram-se em apenas cinco pases.

Crescimento das importaes mundiais de Mercadorias No inclui servios


U$ bilhes Ano (A)
1980
Importao - CIF a dlares da poca Importao a dlar de 2010

(B) 2.006

(C) 5.237

1990
2000 2005 2006 2007 2008 2009 2010 * Previso do FMI.

3.491
6.724 10.853 12.435 14.287 16.493 12.647 15.255*

5.748
8.427 12.012 13.427 15.006 16.689 12.849 15.255

Fonte: Site abril de 2011 do Ministrio do Desenvolvimento, Indstria e Comrcio Exterior.

Relaes Econmicas Internacionais


Porque Importar e Exportar? Por que os pases Trocam Mercadorias? Clima e temperatura do Local. O trigo, no se desenvolve em climas quentes e midos;

A alta pluviosidade ajuda a produo de arroz, em todos os estgios de seu desenvolvimento. O algodo exige chuvas moderadas. Os Estados Unidos, Egito, Sudo e Paquisto as condies pluviomtricas e a tipologia dos solos so altamente favorveis produo do algodo. E o arroz, provm de regies como China, na Tailndia e nas plancies do extremo sul do Brasil.

Relaes Econmicas Internacionais


Riqueza Localizada do Sub-Solo. Carvo mineral 75% est em apenas seis pases: das 2,5 trilhes de toneladas anualmente produzidas, quase em sua totalidade destinadas siderurgia e metalurgia, 1,9 trilhes so procedentes da Federao Russa, da China, dos Estados Unidos, do Reino Unido, da Alemanha e da Polnia. Petrleo 85% provem do Oriente Mdio, do Norte da frica, e dos pases da regio sudoeste da CEI, da poro centro-sul dos Estados Unidos, do Canad, do Mar do Norte e da Venezuela. Urnio 90% das reservas conhecidas de urnio concentram-se nos Estados Unidos, no Canad e na frica do Sul.

Relaes Econmicas Internacionais

Capital, Capacidade tecnolgica e Capacidade empresarial. A Inglaterra, a Frana e a Alemanha assumiram a dianteira do desenvolvimento tecnolgico no sculo XIX, na revoluo industrial europia.

No incio do sculo XX, o progresso tcnico deslocou-se da Europa Ocidental para os Estados Unidos e, para a antiga URSS. A partir da dcada de 50 a sia aprimora dois fatores de produo: Capital (via mudanas nos padres tecnolgicos) Trabalho (via macios investimentos em educao).

Relaes Econmicas Internacionais

Sculo XXI. O que manda nos negcios?


Estratgias nacionais de desenvolvimento, Heranas culturais diferenciados Diversidade de capacitaes acumuladas.

Hoje, As vantagens competitivas est nos atributos construdos do que em vocaes naturais vinculadas tipologia do fator terra.

Relaes Econmicas Internacionais

Por que um Pas vai produzir em outro Pas?

Por que o pas recebe industria de outros pases?

Pelos benefcios das especializaes com ganhos de escala e custos de produo menos onerosos. Pela estratgia de abrir mercados fechados atravs de manobras tpicas de estruturas monopolistas de oferta.

Pelas mudanas qualitativas nos padres vigentes da tecnologia de produo e Acelerao do ritmo das inovaes.
Pela maior variedade de produtos trazido pelo comrcio mundial e as decorrentes mudanas positivas nos padres de vida vigentes no local.

GLOBALIZAO

O que o Processo de Globalizao um processo econmico e social que estabelece uma integrao entre os pases e as pessoas do mundo todo. Atravs deste processo, as pessoas, os governos e as empresas trocam idias, realizam transaes financeiras e comerciais e espalham aspectos culturais pelos quatro cantos do planeta. Conseqncias. Alto impacto. Afeta os conceitos convencionais de soberania das naes. Provoca a perda de poder dos governos para o exerccio da poltica econmica interna.

NEOLIBERALISMO

O que o Neoliberalismo? Conjunto de idias polticas e econmicas capitalistas que defende a no participao do estado na economia.
Princpios bsicos: Mnima participao estatal nos rumos da economia de um pas; Pouca interveno do governo no mercado de trabalho; Poltica de privatizao de empresas estatais; Livre circulao de capitais internacionais e nfase na globalizao; Abertura da economia para a entrada de multinacionais; Adoo de medidas contra o Protecionismo econmico;

Milton Friedman: um dos idealizadores do neoliberalismo

NEOLIBERALISMO

Milton Friedman: um dos idealizadores do neoliberalismo

Continuao Neoliberalismo Princpios bsicos: Desburocratizao do estado: leis e regras econmicas mais simplificadas para facilitar o funcionamento das atividades econmicas; Diminuio do tamanho do estado, tornando mais eficiente; Posio contrria aos impostos e tributos excessivos; Aumento da produo, como objetivo bsico para atingir o desenvolvimento econmico; Contra o controle de preos dos produtos e servios por parte do estado, ou seja, a lei da oferta e demanda suficiente para regular os preos; A base da economia deve ser formada por empresas privadas; Defesa dos princpios econmicos do capitalismo.

NEOLIBERALISMO e GLOBALIZAO

Telecurso 1

Telecurso 2

NEOLIBERALISMO e GLOBALIZAO
Com base nos princpios do Neoliberalismo. THINK PENSE

Escreva e apresente a opinio da sua equipe sobre.


1. As vantagens e desvantagens que o Neoliberalismo tem exercido na Sade e Bem estar do povo Brasileiro?

2. Voc concorda que todo os pases do mundo sero globalizados? 1. Justifique sua resposta.

GLOBALIZAO

ORIGEM Iniciou no Final do sculo XX, aps a queda do Socialismo no leste europeu e na Unio Sovitica. Ganhou fora na dcada de 70, Com os mercados internos saturados, Empresas multinacionais buscaram novos mercados consumidores em outros continentes.

GLOBALIZAO

Mudana do processo produtivo. Busca do barateamento do processo produtivo pelas indstrias. As industrias comeam a produzir suas mercadorias em vrios pases para reduzir os custos da produo.

Optam por pases onde a mo-de-obra, matria-prima e energia so mais baratas. EX: Um tnis, projetado nos EUA, produzido na China com matria-prima do Brasil, e comercializado em diversos pases do mundo.

GLOBALIZAO

Pr-Requisito da Globalizao Integrao: constituio de blocos econmicos em todos os continentes. Empresas Transnacionais: O crescimento numrico e a maior expresso das empresas transnacionais na comunidade mundial de negcios. Desregulamentao e liberalizao: As polticas pblicas de abertura a produtos e a fatores reais e financeiros, em vez de proteger os mercados nacionais com barreiras protecionistas. Tecnologia em reas-chave: Avano tecnolgico e queda vertical dos custos para atuao global dos Transportes, comunicaes, processamento e transmisso de dados. Preos parecidos em todo mundo: Fretes martimos e taxas porturias; Tarifas internacionais de telecomunicaes,; Tarifas de uso de satlites;

GLOBALIZAO

Integrao ou Acordos criados na Globalizao: NAFTA, na Amrica do Norte; MERCOSUL, na Amrica do Sul; Unio Europia, na Europa Ocidental; APEC - A Cooperao Econmica da sia e do Pacfico (Apec) PACTO ANDINO - Bloco econmico institudo em 1969 pelo Acordo de Cartagena ALCA: A rea de Livre Comrcio das Amricas (Alca) CEI - A Comunidade dos estados Independentes (CEI) CARICOM - O Mercado Comum e Comunidade do Caribe (Caricom) CAFTA-DR - Central American Free Trade AgreementDominican Republic ASEAN - A Associao das Naes do Sudeste Asitico (Asean)

GLOBALIZAO

Empresas Transnacionais.

Empresas que no tem capital social pertencente qualquer pas em particular e No domina necessariamente o processo de produo na sua totalidade. Um produto pode, ter os seus componentes produzidos em diversas regies do mundo e montados numa localidade especfica. So empresas industriais ou de servios que possuem filiais em vrios pases, realizando uma parte do seu volume de negcios no estrangeiro.

A empresa matriz, cuja sede social fica situada no pas de origem, controla as filiais do grupo.
A sua estratgia passa pela organizao da produo escala mundial, na perspectiva de reduzir os custos de produo.

GLOBALIZAO

Desregulamentao e Iiberalizao. Polticas pblicas de desregulamentao e de liberalizao: Abertura a produtos e fatores reais e financeiros, em vez de proteger os mercados nacionais com barreiras protecionistas.

No Brasil, economia de forte tradio protecionista, Tarifas aduaneiras, entre 1989-2001, caram de uma mdia de 41,5% para 11,5%.

Relaes Econmicas Internacionais GLOBALIZAO

O PROCESSO DA GLOBALIZAO

Investimentos pulverizados mundialmente: Indstrias, setores ou cadeias produtivas inteiras de Produo ou financeira.

Desenvolvimento das atividades com crescente independncia dos recursos especficos de qualquer territrio nacional.

Relaes Econmicas Internacionais GLOBALIZAO

Pulverizao da Produo: Antes as empresas transnacionais reproduziam uma verso, da matriz, em pequena escala, nos pases onde se instalavam, Hoje implantar diferentes operaes (de produo, suprimentos, pesquisa e desenvolvimento de produtos e processos) em diferentes territrios ao redor do mundo. Sistema flexvel, cada funo no lugar mais conveniente, de modo a aproveitar as vantagens comparativas de cada territrio. Escolha de combinaes de localizaes de funes ou operaes de vantagens construdas.

Relaes Econmicas Internacionais GLOBALIZAO

Conseqncias da Globalizao na vida dos pases. Semelhanas crescentes nos diversos sistemas nacionais, maior homogeneidade entre pases. Convergncia dos mecanismos de regulao em diversas reas: modalidades mais uniformes de relaes jurdicas. Maior poder de influncia, em todas as naes, de agentes econmicos externos: a) Organizaes multilaterais. b) Governos. c) Empresas transnacionais.

Relaes Econmicas Internacionais GLOBALIZAO

Conseqncias institucionais.

Perda de atributos de soberania nacional: Reduo dos graus de autonomia para o desenho de polticas pblicas.

Adaptao s polticas supranacionais: Meio ambiente: controle sobre sistemas e elementos de impacto global. Modelos de integrao: regulao das relaes intra e inter-blocos. Reviso e redefinio das funes dos organismos multilaterais. Reorientao da ao dos governos: Compatibilizar os projetos nacionais com a insero global, buscando nveis mais altos de competitividade construda.

Relaes Econmicas Internacionais GLOBALIZAO

Conseqncias macroeconmica, Impacto nos setores real e financeiro e na conduo da poltica econmica. Interferncia nas condies de equilbrio Dos mercados de produtos Dos fatores de produo e Nas estruturas da oferta e da procura agregada.

Implicaes Sobre o Setor Real: Aumento dos fluxos de importao e exportao em relao oferta agregada, e cadeias de suprimentos. Tendncia homogeneidade das estruturas de insumo-produto. Tendncia crescente homogeneidade das estruturas setoriais de procura agregada.

Relaes Econmicas Internacionais GLOBALIZAO

Mais Implicaes Sobre o Setor Real: Equalizao de longo prazo na estrutura dos custos dos fatores e nveis de preos da oferta agregada.

Expanso das taxas de participao dos aportes externos no fluxo agregado de investimentos. Atratividade para investimentos externos decorrente mais de atributos construdos (infra-estrutura, qualidade dos recursos humanos e expectativas quanto gesto macroeconmica) do que de dotao de recursos naturais e de vocaes histricas.

Relaes Econmicas Internacionais GLOBALIZAO

Implicaes Sobre o Setor Financeiro: Movimentao crescente de grandes fluxos de recursos autnomos inter-fronteiras nacionais: a) Para aplicao nos mercados financeiros. b) Para investimentos no setor real.

Maior velocidade e variedade das transferncias de recursos inter-fronteiras. Em pases de baixa atratividade para investimentos no setor real, preponderncia de aplicaes mais variadas. Ampliao dos riscos de choques desestabilizastes, pela mobilidade dos recursos nos segmentos especulativos.

Relaes Econmicas Internacionais GLOBALIZAO

Implicaes Sobre o Setor Financeiro: Maior interdependncia entre instituies financeiras, em redes mundiais, Aumento de riscos para o sistema como um todo, pelos seguintes fatores: a) Opacidade das operaes (operaes invisveis ou escondidas). b) Diversidade de produtos derivativos. c) Fragilidade da liquidez interbancria. d) Instabilidade dos retornos.

Relaes Econmicas Internacionais GLOBALIZAO

Implicaes Sobre o Poltica Econmica: Conduo da poltica econmica originada por condicionantes externos: Objetivos filtrados por interesses multilaterais; Meios impactados pela crescente internacionalizao de fluxos reais e financeiros.

Aumento no nmero, no grau de complexidade e na importncia estratgica das restries multilaterais s polticas pblicas nacionais.

Relaes Econmicas Internacionais GLOBALIZAO

Implicaes Sobre a Poltica Econmica:


Reduo da eficcia dos instrumentos fiscais e monetrios dos pases: Fiscais: Substituio de preos de mercado por preos de transferncia nas transaes intra-empresas transnacionais, Peso de outros atributos na determinao dos fluxos de comrcio e de investimentos. Monetrios: Desregulamentao, pelas inovaes introduzidas nos mercados financeiros interconectados; Maior mobilidade internacional do capital financeiro, com peso crescente nos estoques internos dos vrios segmentos desse mercado.

Relaes Econmicas Internacionais GLOBALIZAO

Mais Implicaes Sobre o Poltica Econmica:

As autoridades monetrias podem tornar-se refns da globalizao financeira: A manuteno da integridade dos sistemas financeiros nacionais, abalados por movimentos bruscos, pode prevalecer sobre o controle da base monetria. Perda de autonomia no campo econmico Isolamento e baixa insero mundial da economia nacional. Impacto nas potencialidades de crescimento.

Relaes Econmicas Internacionais GLOBALIZAO

Implicaes no mbito Microeconmico: Centradas no trinmio Escalas-CustosCompetio.

Quebra de "barreiras de entrada" para concorrentes, em praticamente todos os mercados: Mudanas na estrutura da concorrncia, Introduo de produtos substitutos Maior elasticidade das curvas da procura, tanto do ponto de vista das empresas, como dos consumidores. Economias crescentes de escala, decorrentes de maiores volumes de transaes internacionais intra-empresas: Deslocamento para baixo da curva de custo total mdio a longo prazo.

Relaes Econmicas Internacionais GLOBALIZAO

Implicaes no mbito Microeconmico: Mudana nas estruturas de custos das empresas: a) Custos em expanso: a) P&D (pesquisa e desenvolvimento), relaes com agentes externos, servios pr e ps-venda b) Garantias associadas aos produtos. b) Custos em contrao: a) Estrutura organizacional, suprimentos e processos de produo. Fraudadores e cartis em baixa. Alianas estratgicas e fuses em alta, com nfase nas que resultam em riscos compartilhados e em complementao de capacitaes.

Relaes Econmicas Internacionais GLOBALIZAO

Implicaes no mbito Microeconmico:

Crescente integrao do processo de produo: Maior complementaridade entre estruturas produtivas instaladas em pases distintos. Fragmentao das cadeias nacionais de suprimentos: Globalizao do eixos de gerao e de adio de valor. Mudana no eixo de competio das empresas: Foco na tecnologia de processos e no encurtamento do ciclo de vida dos produtos.

Relaes Econmicas Internacionais GLOBALIZAO

Implicaes no mbito Microeconmico: Estratgias empresariais centradas em diretrizes do tipo: a) Especializao em linhas de produo.
b)

Lanamento de produtos mundiais, com elementos de conformidade e de diferenciao ditados pelas exigncias de mercados nacionais.

c)

Eficincia, agilidade e competitividade, subordinadas a padres mundiais.

GLOBALIZAO
Pesquise e traga na outra semana. THINK PENSE

1. Globalizao e seus efeitos no mundo.


2. Vale 1,0 ponto.

Вам также может понравиться