Вы находитесь на странице: 1из 15

INTELIGNCIA MULTIPLAS

HOWARD GARDNER

Jefferson Invernizzi ra :20102127 Caio C.Thomaz ra:20102110

Teoria
A teoria das inteligncias mltiplas foi proposta por Howard Gardner em 1983 para analisar e descrever melhor o conceito de inteligncia.

Afirmao
Gardner afirma que o conceito de inteligncia como tradicionalmente definido em psicometria

(testes de QI) no suficiente para descrever a grande variedade de habilidades cognitivas humanas. Exemplo a teoria afirma que uma criana que aprende a multiplicar (matemtica)facilmente no necessariamente mais inteligente que uma criana que tenha habilidades mais forte em outro tipo de inteligncia(musica).

reaes
A teoria foi recebida com reaes mistas.

Muitos psiclogos consideram que existe uma diferena entre o conceito de inteligncia no suportado pelo prova emprica , mas muitos educadores apoiam o valor prtico das abordagens sugeridas pela teoria.

Critrios

critrios utilizados para uma classificao dos fatores constituintes da inteligncia ou habilidades humanas: Potencial prejuzo com dano cerebral, a exemplo das capacidades lingsticas no Existncia de gnios, ou indivduos eminentes com habilidades especiais onde se pode observar tal capacidade isolada ou prejudicada; Um conjunto de operaes identificvel. A msica, por exemplo, consiste da sensibilidade de uma pessoa para a melodia, a harmonia, o ritmo, o timbre e a estrutura musical; Uma histria de desenvolvimento distintiva para cada indivduo, junto com uma natureza definvel de desempenho especialista; Ser possvel identificar os passos para atingir tais percias, uma histria evolutiva e plausibilidade evolutiva, a exemplo das formas de inteligncia espacial em mamferos ou inteligncia musical em pssaros; Testabilidade, a exemplo dos testes psicolgicos, disties psicomtricas susceptveis de confirmao e re-testagem com mltiplos instrumentos; Suscetibilidade para ser codificada em um sistema de smbolos. Cdigos como idioma, aritmtica, mapas e expresso lgica, entre outros.

Inteligncias

Estabelecidos os critrios acima foram estabelecidas as seguintes inteligncias :

Lgico-matemtica
a capacidade de confrontar e avaliar objetos e

abstraes, discernindo as suas relaes e princpios subjacentes. Possuem esta caracterstica matemticos, cientistas e filsofos como Stanislaw Ulam, Alfred North Whitehead, Henri Poincar, Albert Einstein, Marie Curie, entre outros

Lingustica
caracteriza-se por um domnio e

gosto especial pelos idiomas e pelas palavras e por um desejo em os explorar. predominante em poetas, escritores, e linguistas, como T. S. Eliot, Noam Chomsky, e W. H. Auden

Musical
Espacial - expressa-se pela capacidade de compreender o mundo visual com preciso,

permitindo transformar, modificar percepes e recriar experincias visuais at mesmo sem estmulos fsicos. predominante em arquitetos, artistas, escultores, cartgrafos, navegadores e jogadores de xadrez, como por exemplo Michelangelo, Frank Lloyd Wright, Garry Kasparov, Louise Nevelson, Helen Frankenthaler.

Corporal-cinestsica
Corporal-cinestsica - traduz-se na maior

capacidade de controlar e orquestrar movimentos do corpo. predominante entre atores e aqueles que praticam a dana ou os esportes, como por exemplo Marcel Marceau, Tom Hanks, Michael Jordan, Pel.

Intrapessoal
expressa na capacidade de se conhecer,

estando mais desenvolvida em escritores, psicoterapeutas e conselheiros, como por exemplo, Sigmund Freud.

Interpessoal
expressa pela habilidade de entender as

intenes, motivaes e desejos dos outros. Encontra-se mais desenvolvida em polticos, religiosos e professores, como por exemplo o Mahatma Gandhi.

Naturalista
traduz-se na sensibilidade para compreender e organizar os objetos, fenmenos e padres da

natureza, como reconhecer e classificar plantas, animais, minerais, incluindo rochas e gramneas e toda a variedade de fauna, flora, meioambiente e seus componentes. caracterstica de paisagistas, arquitetos e mateiros, por exemplo. So exemplos deste tipo de inteligncia Charles Darwin, Rachel Carson, John James Audubon, Thomas Henry Huxley.

Existencial
investigada no terreno ainda do "possvel",

carece de maiores evidncias. Abrange a capacidade de refletir e ponderar sobre questes fundamentais da existncia. Seria caracterstica de lderes espirituais e de pensadores filosficos como por exemplo Jean-Paul Sartre, Sren A. Kierkegaard, Maya Angelou, Paul Erds, Frida Kahlo, Alvin Ailey, Margaret Mead, o Dalai Lama, Charles Darwin ou Joni Mitchell

Thank you for

your attention

Вам также может понравиться