Вы находитесь на странице: 1из 21

Ifce Campus Cedro S3 Eletrotcnico

Energia Geotrmica
Uma Fonte de Energia

Energia Geotrmica
O QUE ? Geo significa terra, e trmica significa quantidade de calor. Para entendermos melhor a energia geotrmica iremos falar um pouco de suas caractersticas. A energia geotrmica existe desde que o planeta foi criado. A baixo da crosta terrestre existe um tipo de rocha liquida que conhecemos pelo nome de magma, que vem a superfcie da terra por fendas ou vulces.

Energia Geotrmica
As fontes termais, os vulces e as fumarolas, So manifestaes conhecidas dessa fonte de energia. O calor da terra pode ser usado para aquecimento de prdios, estufas ou para gerao de energia eltrica em centrais geotrmicas. Esse tipo de energia j esta sendo estudada em vrios pases, mas a energia geotrmica e restrita no sendo encontrada em todos os lugares.

fumarolas

Energia Geotrmica
Origem No subterrneo Existem reservatrios de gua que em contato com o magma pode aquecer-se ou mesmo ferver, Existem vrios locais que a gua aquecida vem ate a superfcie ta terra criando pequenos lagos. Essa gua e utiliza para aquecer prdios, piscina no inverno e casas, e tambm energia eltrica.

A temperatura desta gua pode ser maior quer 200C.

Energia Geotrmica
A energia produzida pela alta temperatura convertida em vapor, que movimenta uma turbina na superfcie que produz eletricidade

Energia Geotrmica
Entendendo melhor ... Abrem-se buracos no cho que so muito fundos ate chegar nos reservatrios de gua e vapor, que por vez so levados a superfcie por meio de canos e tubos apropriados, atravs desses tubos o vapor e conduzido ate a central eltrica geotrmica. A diferena entre uma central eltrica geotrmica e uma central eltrica normal e que no e necessrio queimar algum tipo de combustvel para gerar eletricidade. Passado pela turbina o vapor e levado para um reservatrio onde ser resfriado.

Energia Geotrmica
Depois de resfriada toma a forma de gua de novo que ser canalizada para o reservatrio dentro da terra, onde ser aquecida novamente pelas rochas quentes.

Energia Geotrmica
Geotermia e Meio Ambiente A energia Geotrmica e uma das mas benignas fontes de eletricidade, Por a emisso de gases poluentes(CO2 e SO) ser praticamente nula, essa energia e de obteno mais barata que os combustveis fosseis ou nucleares. Trata-se de uma energia no-renovvel, pois o fluxo de calor do centro da terra e muito pequeno comprado a taxa de extrao requerida, e o pode levar ao esgotamento do campo geotrmico.

Energia Geotrmica
O tempo de vida de um campo geotrmico e de dcadas, porem a recuperao pode levar ate sculos. Esses campos geotrmicos podem ser extensos e podem promover empregos fixo por muitos anos. Nos ltimos trinta anos, a cincia da geofsica avanou rapidamente e o conhecimento da estrutura do planeta tem crescido consideravelmente. A teoria das placas tectnicas permitiu uma compreenso do porqu que certas regies tm maior atividade vulcnica e ssmica do que outras.

Energia Geotrmica
Embora as minas mais profundas estejam somente a alguns quilmetros de profundidade e os buracos so geralmente perfurados profundidade de at 10 km. A cada 32 metros de profundidade da crosta terrestre a temperatura aumenta cerca de 1C: o grau geotrmico. Este aumento de temperatura e usado na construes de usinas geotrmicas.

Energia Geotrmica
Problemas e Impactos Como j dito anteriormente A energia geotrmica restrita, no sendo encontrada em todos os lugares, o que dificulta a implantao de projetos em determinadas localidades. H a possibilidade de contaminao da gua nas proximidades de uma usina geotrmica, devido natureza mineralizada dos fluidos geotrmicos e exigncia de disposio de fluidos gastos. A descarga livre dos resduos lquidos para a superfcie pode resultar na contaminao de rios, lagos.

Energia Geotrmica
Quando uma grande quantidade de fluido retirada da terra, sempre h a chance de ocorrer um abalo, e nesses lugares deve ser injetada gua para no ocorrer o aluamento (doidice) da terra. Os testes de perfurao das fontes so operaes barulhentas, geralmente as reas geotrmicas so distante das reas urbanas. No Rio Grande do Norte, a Petrobras est utilizando poos de petrleo j secos para aquecer cerca de 500 mil metros cbicos/dia de gs natural a ser injetado em poos produtores. Assim, diminui a queima de combustveis, o que reduz custos e evita emisses de CO2 para a atmosfera.

As vantagens da energia geotrmica Quando uma estao de energia geotrmica aproveita o poder da maneira certa, no existem produtos nocivos ao meio ambiente. Os ambientalistas devem estar felizes com isso! Nem h qualquer consumo de combustveis fsseis. Alm disso, a energia geotrmica no mostra nenhum aquecimento. Depois de construir uma usina de energia geotrmica, h pouca manuteno de enfrentar. Em termos de energia, uma usina de energia geotrmica autosuficiente.Outra vantagem que as plantas geotrmicas no tem que ser enorme por isso ideal para proteger o ambiente natural.

As desvantagens da energia geotrmica Existem vrias desvantagens da energia geotrmica. Primeiro, possvel construir uma usina de energia geotrmica em qualquer lugar. A rea onde voc pode construir uma usina de energia geotrmica deve ter pedras quentes direito a uma profundidade ideal para a perfurao. Alm disso, o tipo de rocha deve ser fcil de perfurar. importante cuidar do seu site, porque se os buracos so perfurados indevidamente, minerais potencialmente perigosos e gases podem escapar debaixo da terra. .

Estes materiais perigosos so quase impossvel remov-los corretamente. A contaminao pode ocorrer devido perfurao indevida em centrais geotrmicas. Incrivelmente, tambm possvel que uma rea geotrmica de vapor seco ou perder fora

S lembrando que ...


A energia geotrmica uma fonte de energia alternativa que encontrada em locais especiais da superfcie terrestre, que necessita de muita pesquisa para melhor ser aproveitada, pois o rendimento que se consegue ainda muito baixo. A primeira usina de eletricidade baseada em energia geotrmica foi a de Laderello na Itlia, construda em 1913, acionando um gerador de 250Kw tendo sido posteriormente ampliada passando a gerar 400Mw eltricos. Nesta usina a energia geotrmica captada de uma profundidade de 1000 ps (987,5m), e o vapor gerado se encontra a uma temperatura de 240oC.

FIM

Вам также может понравиться