Вы находитесь на странице: 1из 24

RITO COMUM ORDINRIO

Faculdade de Cincias Jurdicas e Sociais - FAJS

Centro Universitrio de Braslia UniCEUB Curso de Direito Prof. Elsio Morais


1

rito comum ordinrio penal


DIREITO PROCESSUAL PENAL:
o conjunto de princpios e normas que regulam a aplicao jurisdicional do Direito Penal, bem como as atividades persecutrias da Polcia Judiciria, e a estruturao dos rgos da funo jurisdicional e respectivos auxiliares (FREDERICO MARQUES, em Elementos de Direito Processual Penal, 2a ed. Forense, v. 1, p. 20).
2

rito comum ordinrio penal


PROCESSO PENAL:
um instrumento de realizao do direito de pedir ao Poder Judicirio a aplicao do direito material ao caso concreto, formatando-se pelos aspectos externo e interno. Externamente, o processo uma sucesso ordenada de atos dirigida sentena. Internamente, cuida-se de uma relao estabelecida entre as partes contrapostas acusao e ru e o Estado-juiz.
3

rito comum ordinrio penal


PROCEDIMENTO ou RITO PROCEDIMENTAL
por se tratar de sucesso de atos processuais tais como o interrogatrio, oitiva de testemunhas, etc.

RITO OU PROCEDIMENTO
o modo pelo qual se desenvolve o processo, no seu aspecto interno.

PROCEDIMENTO OU RITO
serve ao correto e previsvel desenvolvimento do processo, at que se possa aplicar o direito ao caso concreto, resolvendo-se o litgio penal definitivamente. 4

rito comum ordinrio penal


Procedimento Comum: a forma padro de processamento da infrao penal, cujos ritos so o ORDINRIO, o SUMRIO e o SUMARRSSIMO (crimes de menor potencial ofensivo Lei 9.099/95).
Art. 394 e ss. do CPP, com nova redao da Lei n 11.719 de 20-06-2008.

rito comum ordinrio penal


Procedimento Especial:
so aqueles ritos dos crimes falimentares (Lei 11.101/2005), de responsabilidade dos funcionrios pblicos (arts. 513/518), crimes contra a honra (arts. 519/523), crimes contra a propriedade imaterial (arts. 524/530-I), Lei Anti-Drogas (Lei 11.343/2006), Lei de Abuso de Autoridade (Lei 4.898/1965), entre outras.
6

rito comum ordinrio penal


Ajuizada a pea acusatria (denncia ou queixa), caber a avaliao sobre a rejeio (art. 395, CPP) ou recebimento (art. 396, CPP). Recebida = deciso interlocutria simples => no h recurso, s HC. Rejeitada = deciso interlocutria mista terminativa (com fora de definitiva)=> cabe RESE (inc. I do art. 581)
7

rito comum ordinrio penal


Fases procedimentais:
1) ajuizamento da pea acusatria (denncia ou queixa); 2) exame da rejeio ou recebimento da inicial (art. 395, CPP); 3) recebida a inicial, determina-se a citao do ru (art. 396); 4) resposta tcnica do ru (art. 396-A, CPP); 5) exame da absolvio sumria (art. 397, CPP); 6) designao da audincia de instruo e julgamento (art. 399) 7) requisio do ru preso e o juiz que instruir julga o caso; 8) audincia de instruo e julgamento em 60 d. (art. 400, CPP):
Ofendido; testemunhas de acusao e defesa; peritos; acareaes; reconhecimento de pessoas e coisas; interrogatrio do ru; Diligncias; debates orais ou memoriais; e, sentena.

Petio inicial penal (art. 41, CPP e art.282, CPC), deve conter: Juzo competente; Partes com suas qualificaes; Indicao da pea (denncia ou queixa); Os fatos e todas circunstncias; Classificao da infrao penal; Os pedidos; Rol de testemunhas (at 8).
9

1 avaliao judicial rejeio da denncia ou queixa


Art. 395. A denncia ou queixa ser rejeitada quando: I for manifestamente inepta;
(exposio defeituosa da narrao dos fatos e suas circunstncias previstas no art. 41 do CPP, comprovando a falta de aptido da inicial);

faltar pressuposto processual vlido ou condio para o exerccio da ao penal


(interesse-utilidade de agir; legitimidade; possibilidade jurdica do pedido; condies de procedibilidade) 10

1 avaliao judicial rejeio da denncia ou queixa


Art. 395. A denncia ou queixa ser rejeitada quando:
III - faltar justa causa para o exerccio da ao

Justa causa: a situao que pode impedir no todo ou em parte a persecuo penal ou a condenao em razo da prpria condio em que se deu o ato ou em virtude de condio especfica de culpabilidade do agente.
11

justa causa penal


(necessidade de haver suporte mnimo de prova) obs.: ver STF - HC no 81.324/SP, 2a Turma, Rel. Min. Nelson Jobim, DJ 23-082002.

Encontra-se no Cdigo Penal a estrutura da justa causa de natureza material. Alm da avaliao judicial para rejeitar a inicial, caso seja recebida, cabe a defesa avaliar e arguir a falta de justa material.
12

falta de justa causa penal quando o fato atpico


1) quanto tipicidade:
inexistncia do fato; a ao no descrita em tipo incriminador; hiptese de crime impossvel (art. 17, CP).

2) quanto conduta:
o agente agiu sem dolo ou culpa; o agente agiu com culpa em crimes que no a admitem; o agente agiu com erro que no podia evitar; o agente no tinha dever de agir (crime comissivo por omisso).
13

falta de justa causa penal quando o fato atpico


3) Quanto ao nexo de causalidade:
no h relao entre o resultado e a ao; causa diversa da ao do agente acarretou o resultado.

4) Quanto ao resultado:
o resultado no se deu em razo do arrependimento eficaz do agente; o resultado no se deu porque houve interrupo da ao pelo agente.

14

falta de justa causa penal quando o fato tpico, com excludentes de ilicitude (23, CP) estado de necessidade (art. 24, CP); legtima defesa (art. 25, CP); estrito cumprimento de dever legal (III, 23) exerccio regular de direito (inc. III, art. 23) Consentimento da vtima (supralegal); excludentes especiais:
aborto necessrio (art. 128, CP); e injria e difamao (art. 142, CP)
15

superada a rejeio da inicial


Haver a citao do ru e notificao para apresentao da resposta acusao (defesa prvia; defesa preliminar art. 396, CPP), em 10 dias. A instruo processual inicia-se com o oferecimento da defesa inicial (resposta escrita ou defesa prvia), em razo da instruo ser contraditria.
16

resposta acusao defesa direta


primeira oportunidade para defesa tcnica (nus processual); deve conter toda matria interessante a defesa:
arguir preliminares (levantamento de falhas e vcios a serem sanados ou insanveis); justificaes (alegaes de excludentes de ilicitude); oferecer novos documentos; propositura de provas a serem realizada; e rol de testemunhas (at 8).
17

resposta acusao defesa indireta - excees


pelo 1o do art. 396-A do CPP, as excees previstas so:
de incompetncia; de suspeio; de litispendncia; de coisa julgada; de ilegitimidade de parte.
devem ser apresentadas em petio diversa, para processamento em autos apartados (art. 111, CPP).
18

provas no rito comum ordinrio


documental:
poder ser produzida ou apresentada a qualquer tempo (art. 231, CPP).

Testemunhal, pericial e outras:


submetem-se precluso, devendo o acusado requer-las na defesa escrita.

19

utilidade da resposta acusao ser tcnica


A alegao ou defesa escrita, ou prvia, ou tcnica do art. 396-A do CPP se mostra importante e til, ante a nova possibilidade do juiz se convencer dos argumentos e provas, promovendo a absolvio sumria, antes mesmo da audincia de instruo processual.
20

exame da absolvio sumria


O art. 397 do CPP obriga o juiz a absolver sumariamente o acusado se verificar:
I a existncia de manifesta causa de excludente da ilicitude do fato (em estado de necessidade, ou, em legtima defesa, ou, em estrito cumprimento de dever legal no exerccio regular de direito do arts. 23/25, CP).
21

exame da absolvio sumria


O art. 397 do CPP obriga o juiz a absolver sumariamente o acusado se verificar: II a existncia manifesta de causa excludente de culpabilidade do agente, salvo inimputabilidade; Excludentes de culpabilidade:
a) erro de proibio (art. 21, CP); b) coao moral irresistvel (art. 22, CP); c) embriaguez acidental (art. 28, 1o, CP); d) inexigibilidade de conduta diversa (supralegal).

III que o fato narrado evidentemente no constitui crime; e, IV extinta a punibilidade (art. 107, CP).
22

instruo processual - depoimentos


ofendido; Testemunhas de acusao; Testemunhas de defesa; Peritos; Assistentes tcnicos; Acareao; Interrogatrio do ru; Diligncias (busca e apreenso).
23

alegaes finais ou memoriais


construo jurdica fundamentada; reforo das teses sustentadas na resposta acusao; reforo s excees, se no decidas com trnsito em julgado; Comentrios sobre os depoimentos testemunhais e oitivas da vtima, peritos e assistentes tcnicos, bem como, quanto ao interrogatrio; arguir nulidades.
24

Вам также может понравиться