Вы находитесь на странице: 1из 24

Monografia Jurdica

Elaborao do Projeto de Pesquisa: Objetivos, justificativa, plano e cronograma Prof. Lige Alendes de Souza Aula 5
1

1) Tema/ Ttulo do projeto 2) Delimitao do tema 3) Formulao do problema 4) Objetivos 5) Justificativa 6) Reviso bibliogrfica (Referencial terico) 7) Metodologia (abordagem e procedimento) 8) Plano provisrio 9) Cronograma de atividades 10) Referncias 11) Anexos (quando houver)
2

4) OBJETIVOS
Observao importante: Devem ser redigidos usando o tempo verbal no infinitivo e pelo estilo direto e preciso, sendo dividido em: a) Objetivos gerais: onde deve ser indicada a pretenso da pesquisa guardando uma relao direta com o(s) problema(s) formulado(s). o que pretende o pesquisador alcanar com a pesquisa No se confunde com o objeto, ou seja, no reproduz o tema a ser desenvolvido, mas sim o que se pretende alcanar. (ex. de verbos usados: identificar, levantar, descobrir, caracterizar, descrever, traar, analisar, explicar)
3

Objetivos Gerais Exemplos: Tema: A inconstitucionalidade do clamor pblico como fundamento da priso preventiva. Problema: Os fundamentos da priso preventiva so regulados pelos artigos 311 a 316 do CPP. O pedido de priso preventiva, no entanto, surge, por diversas vezes, como medida de assegurar a credibilidade da justia fundamento no elencado pelo CPP, sem previso legal, portanto. Assim, como se pode evitar que o clamor pblico seja o nico fundamento da priso preventiva? Objetivo geral: Estudar os efeitos da priso preventiva para compreender o valor do clamor pblico como fundamento de tal medida.
4

Objetivos Gerais Exemplos:


Tema: Igualdade entre as filiaes e a importncia da posse de estado de filho frente s verdades da filiao. Problema: A famlia patriarcal e hierarquizada contemplada pelo CC-16 se fundamentava exclusivamente no casamento, onde sequer eram reconhecidos os filhos adulterinos. Entretanto, com a CF88, o ECA e o Novo Cdigo Civil, houve a igualdade jurdica dos filhos, vedando-se qualquer discriminao quanto filiao. Nesse contexto, pode-se afirmar que o atual ordenamento jurdico possibilitou uma nova noo de famlia, alicerada no afeto, prevalecendo noo de posse de estado de filho quando confrontada com as outras verdades da filiao? 5

Objetivo geral: Analisar a nova concepo de famlia, caracterizando a posse de estado de filho, destacando, ainda, o sentido e sua importncia no estabelecimento da paternidade scio-afetiva.
b) Objetivos especficos: devem ser mencionadas as metas das etapas que levaro realizao dos objetivos gerais, devendo manter uma relao direta com o plano e a metodologia adotados. Funcionam como desdobramentos detalhados e sustentadores do objetivo geral. a subdiviso do obj. geral em outros menores. (ex. de verbos usados: classificar, aplicar, distinguir, enumerar, exemplificar, selecionar)
6

Objetivos Especficos Exemplos: Objetivo geral: Estudar os efeitos da priso preventiva para compreender o valor do clamor pblico como fundamento de tal medida. Objetivos especficos a) Definir o que e quais so os fundamentos da priso preventiva; b) Enumerar os princpios constitucionais que garantem a segurana dos cidados; e, c) Verificar as possibilidades de evitar que o clamor pblico interfira nas decises do Judicirio.
7

Objetivos Especficos Exemplos:


Objetivo geral: Analisar a nova concepo de famlia, caracterizando a posse de estado de filho, destacando, ainda, o sentido e sua importncia no estabelecimento da paternidade scioafetiva.

Objetivos especficos a) Observar as mudanas ocorridas na noo de famlia com o advento da CF88, NCC e ECA quanto filiao; e, b) Analisar as caractersticas e os elementos constitutivos da posse de estado de filho, a importncia e prevalncia da paternidade scio-afetiva, bem como do melhor interessa da criana nas questes referentes paternidade.
8

5) JUSTIFICATIVA
Deve ser redigida atravs da utilizao de uma linguagem direta e de um ponto de vista pessoal, apresentando uma contextualizao do tema, indicando quais os motivos que levaram o aluno sua escolha, e a delimit-lo de tal forma. Aps deve, ainda, destacar a relevncia do tema para o direito, para a disciplina, para a instituio de ensino. Por fim, deve enaltecer a contribuio terica que resultar da pesquisa e a sua utilidade uma vez concluda. No confundir Justificativa com Reviso bibliogrfica!!! So etapas diferentes, a justificativa mais pessoal e, portanto, no o local adequado para 9 citaes.

Exemplo: Assim, para uma melhor compreenso sobre a forma de elaborao da justificativa, haver, no exemplo seguinte, uma diviso em quatro partes, atendendo-se seguinte ordem:

1. Contextualizao, 2. motivos para a escolha do tema, 3. relevncia; e, finalmente, 4. contribuio terica e sua utilidade.

10

Exemplo:

Tema: A teoria da transcendncia dos motivos determinantes: abstrativizao do controle difuso?


Justificativa: A discusso travada no Supremo Tribunal Federal acerca da (in)constitucionalidade da progresso do regime na lei dos crimes hediondos demonstrou que a Teoria da Transcendncia dos Motivos Determinantes comea a tomar assento no controle difuso de constitucionalidade, pois a ratio decidendi da sentena se estendeu para outros casos concretos, demonstrando, assim, que se est adotando uma nova concepo sobre o efeito erga omnes, o que pode configurar uma verdadeira mutao no controle difuso sua abstrativizao.
11

1. Etapa: contextualizar. importante para situar o leitor sobre a pesquisa que ser desenvolvida, serve como uma espcie de introduo justificativa. 2 Etapa: apresentar os motivos da escolha do tema. A pesquisa nasce com a inteno de se aprofundar o estudo sobre essa nova tendncia firmada na Corte Constitucional, pois a compreenso sobre os sistemas de constitucionalidade um dos mais interessantes ramos dentro do Direito Constitucional, pelo fato de ser imprescindvel para se compreender melhor os prprios instrumentos para a manuteno da unidade constitucional, principalmente quando est ocorrendo, neste momento histrico, uma mudana to profunda no controle difuso

12

3 Etapa: Relevncia (extremamente importante!):

do

tema

Investigar o cenrio atual acerca da aplicao dos motivos determinantes no mbito das sentenas proferidas pelo Supremo Tribunal Federal contribuir para a evoluo terica da fora de autoridade das suas decises, j assentadas no controle concentrado, e, agora, tambm no difuso. Alm disso, a relevncia da pesquisa tambm se encontra evidenciada pela necessidade de se verificar as perspectivas dessa nova teoria, pelo fato de se estar resguardando o Princpio da Supremacia da Constituio, apontando-lhe a uma mxima efetividade, inclusive pela possvel eficcia vinculante das decises do STF.
13

4 Etapa: Contribuio terica e sua utilidade

De toda forma, busca-se contribuir para um completo entendimento sobre os novos rumos do controle difuso de constitucionalidade, e sua utilidade reside no fato de que a formao desse stare decisis poder ser suscitado desde a primeira instncia, sob o respaldo da segurana jurdica e harmonia na interpretao das leis. Finalmente, importante destacar que o tema a que se destina a pesquisa se encontra amparado pela linha de pesquisa do Curso de Direito, ou seja, referente Teoria Jurdica, Cidadania e Globalizao.

14

8) Plano PROVISRIO(!)
Apresentado sob a forma de um sumrio. onde o aluno apresentar, ainda que precariamente, o plano de sua pesquisa. O plano um grande esforo que o aluno deve fazer para organizar o resultado da pesquisa. O leitor do trabalho ao se deparar com o plano deve ser capaz de compreender qual o contedo do texto. Cada tema e cada abordagem exigem uma soluo formal prpria, adaptada ao fundo do problema.
15

Exemplo de plano provisrio


INTRODUO 1 TTULO TTULO 1 TTULO 1 NEGRITO E MAISCULAS 1.1 Subttulo 1 Subttulo 1 seo secundria em negrito minsculas 1.1.1 Seo terciria sem negrito 1.2 Subttulo 2 Subttulo 2 ( tudo alinhado esquerda, espao simples, sem pargrafo ) 2 TTULO 2 TTULO 2 2.1 Subttulo 2 2.2 Subttulo 2 CONCLUSO (concluso e no consideraes finais conforme NBR 14.724/2002. REFERNCIAS
16

ANEXOS

Plano provisrio - ERROS COMUNS Plano artificial: h apenas uma enumerao de questes sem ligao uma com as outras. Exemplo: INTRODUO

1 O DIREITO BRASILEIRO 1.1 Direito e Justia 1.2 A crise do Direito 1.3 A boa-f nas relaes de direito privado
2 NOVOS PARADIGMAS DO DIREITO 2.1 O Direito como fator social
17

Plano provisrio - ERROS COMUNS Plano descritivo: mera compilao de idias sobre um tema listadas conforme encontrado na bibliografia, sem tratamento algum das fontes. Exemplo: INTRODUO
1 A CRISE DA DEMOCRACIA NO BRASIL 1.1 Os fenmenos sociolgicos 1.2 Os fenmenos jurdicos 2 O PAPEL DO CIDADO NA (RE)CONSTRUO DA DEMOCRACIA 2.1 A busca pela democracia direta
18

Plano provisrio - ERROS COMUNS Plano desequilibrado: sem uniformidade, h diferena gritante entre as subdivises sem uma lgica definida que as justifique. Exemplo: INTRODUO

1 O DIREITO AMBIENTAL 1.1 Segurana jurdica 1.2 A dignidade da pessoa humana 2 A INTERNACIONALIZAO DO DIREITO INTERNO 2.1 Transitoriedade das medidas provisrias 2.2 O meio ambiente como bem juridicamente protegido
19

Plano provisrio - ERROS COMUNS Plano repetitivo: aquele h repetio de idias pois da forma como est estruturado o trabalho as idias so vistas de forma fragmentada. Plano repetitivo
1. Analisar assunto A 2. Analisar assunto B 3. Analisar em conjunto assunto A e B

Sugesto de plano
1. Analisar aspecto X do assunto A e B 2. Analisar o aspecto Y do assunto A e B

20

Exemplo de Plano Repetitivo


INTRODUO 1 OS CRIMES AMBIENTAIS NO BRASIL 1.1 A lei dos crimes ambientais (L. 9605/98) 1.2 Das penas na lei de crimes ambientais 2 A NATUREZA DAS PESSOAS JURDICAS DE DIREITO PRIVADO 2.1 Capacidade e representao da pessoa jurdica 2.2 Desconsiderao da pessoa jurdica 3 OS CRIMES AMBIENTAIS COMETIDOS PELAS PESSOAS JURDICAS DE DIREITO PRIVADO 3.1 A responsabilidade penal das pessoas jurdicas 3.2 Os requisitos para a configurao da responsabilidade nesses casos

B A + B
21

Exemplo de Plano Ideal: INTRODUO


1 EVOLUO AMBIENTAL DO MERCOSUL 1.1 Evoluo e surgimento dos blocos do MERCOSUL 1.2 Ambiente e MERCOSUL 2 POLTICAS DE PROTEO AMBIENTAL NO CASO LAS PAPELERAS 2.1 Argentina e Uruguai: um estudo comparativo diante do caso las papeleras. 2.2 Reflexos das papeleras para o MERCOSUL X em Ae

B
Y em Ae B22

9) CRONOGRAMA DE ATIVIDADES
Geralmente apresentado em forma de tabela onde so listadas as principais tarefas a serem cumpridas, bem como, qual o tempo necessrio para realiz-las.

EXEMPLO...

23

2009 (ano e meses para realizao da mono)

ago.
Tratamento das fontes Encontros com o orientador x x

set.
x x

out.
x x

nov.
x x

dez.

Redefinio do plano
Redao Entrega da 1 verso Encaminhamento da verso definitiva Reviso Submisso da verso definitiva ao orientador Preparao da defesa Defesa x

x
x x x x x x x x
24

x x

Вам также может понравиться