Вы находитесь на странице: 1из 9

Elizngela Brito Camila Maria Luzenir Roseilde Aguiar

Definida como aquela na qual as concentraes de vitamina A nos tecidos so suficientemente baixas para produzir consequncias adversas para a sade, ainda que no estejam presentes sinais de xeroftamia. A vitamina A importante para a reproduo, crescimento e desenvolvimento fetal, constituio da reserva heptica fetal e para o crescimento tissular materno.

A deficincia da vitamina A existe em mais de 96 pases, tanto na sua forma clinica quanto subclinica, sendo que nas ltimas trs dcadas essa vem sendo reconhecida como um importante problema de sade publica em muitas outras partes do mundo, sua prevalncia particularmente alta em regies como sia, frica e de forma menos documentada Amrica Latina.

Cegueira noturna: Cegueira parcial ou total Outra evidncia da importncia da vitamina A na gestao, a associao entre os baixos nveis de -caroteno em mulheres com pr-eclmpsia e eclmpsia, devido ao papel da vitamina como antioxidante.

A deficincia comea sub-clinicamente (sem sintomas aparentes), quando os nveis sangneos de Vit A atingem valores inferiores a 30mg/dL. A manifestao clnica mais precoce a viso prejudicada em ambientes pouco iluminados, ou cegueira noturna (nictalopia), devido a alteraes no epitlio ocular. A xeroftalmia (olho seco) pode agravar-se, atacando a conjuntiva membrana que reveste o olho - (manchas de Bitot) e a crnea (xerose e ulcerao corneal). Pele seca, fadiga e infeces persistentes tambm podem ser sinais de carncia de vitamina A. a xeroftalmia e cegueira noturna so reversveis aps a introduo da vitamina A na dieta; no entanto, as ulceraes na crnea podem levar cegueira irreversvel (ceratomalcia) e perda do olho (necrose dos tecidos. O sistema imunolgico tambm pode ficar muito prejudicado, o que contribui para aumentar o nmero de mortes e de casos graves de infeco em crianas.

Muitos fatores esto envolvidos com o desenvolvimento de carncias nutricionais, como fatores socioeconmicos. preciso salientar que, nem sempre, a pessoa que tem condies financeiras de adquirir os alimentos est livre de vir a desenvolver alguma carncia nutricional, j que a seleo dos alimentos consumidos pode no ser adequada. A educao nutricional uma das formas mais eficientes de combate s carncias nos grupos populacionais. A melhor maneira de prevenir o surgimento de qualquer carncia nutricional a ingesto de uma dieta equilibrada (com os nutrientes distribudos nas propores corretas), diversificada (contendo alimentos de todos os grupos) e adequada (na quantidade suficiente para o funcionamento do organismo) a cada indivduo. Para as gestantes, independentemente de seu status vitamnico A, a dose diria mxima recomendada na suplementao, durante toda a durao da gestao, de 10.000 UI (3000 14 de ER).

Devido associao entre vitamina A e morbimortalidade maternoinfantil, os diversos organismos internacionais estimularam programas de preveno desta deficincia, que incluem a suplementao da vitamina A. Trs benefcios para funo fetoplacentrio pelo aumento dos nveis de progesterona. Alimentos :vsceras gemas de ovos e leite integral e seus derivados .

Ministrio da Sade Coordenao Geral da Poltica Nacional de Alimentao e Nutrio. Deficincia de vitamina A. Acessado em http://www.ministerio.saude.bvs.br/html/pt/dicas/70vitamin a_a.html (22/08/06). Kraemer K, Zimmermann M, editors. Nutritional anemia. Basel: 1. Sight and Life; 2007. PADILHA, Patricia de Carvalho et al . Associao entre o estado nutricional pr-gestacional e a predio do risco de intercorrncias gestacionais. Revista Brasileira Ginecologia e Obstetrcia., Rio de Janeiro, v. 29,n. 10, oct. 2007.

Вам также может понравиться