Вы находитесь на странице: 1из 49

Secretaria Estadual da Sade de Santa Catarina

CURSO PARA CAPACITAO DE COMITS DE TICA EM PESQUISA/2005

Conceitos fundamentais
Marlene Braz

Doutora em Cincias/Fiocruz Pesquisadora em Biotica braz@iff.fiocruz.br


BRAZ 1

O que filosofia?
Filosofia como um discurso admirado/espantado do mundo (Plato e Aristteles)
Filosofia uma palavra derivada do grego que significa "amor pela sabedoria" (filos / sophos). O "filsofo" como "amigo da sabedoria". O filsofo , portanto, concebido como aquele que busca o conhecimento puro e no se deixa corromper por sistemas pr-estabelecidos

Olhar o que banal ou que se est acostumado e estranhar/questionar


BRAZ 2

Disciplinas que compem a filosofia


1 - Metafsica - concebida como o estudo da natureza, da realidade em seus aspectos mais gerais, na medida em que se pode faz-lo. Lida com questes do seguinte tipo: De que modo a matria se relaciona com o esprito? Qual dos dois anterior? So os homens livres? 0 que chamamos de eu (self) uma substncia ou apenas uma seqncia de experincias? o universo infinito? Deus existe? At que ponto o universo uma unidade ou uma diversidade? At que ponto um sistema racional?
BRAZ 3

Disciplinas que compem a filosofia


2 - Filosofia crtica trata da investigao da natureza e dos critrios de verdade, assim como da maneira pela qual obtemos conhecimento. chamada de epistemologia (teoria do conhecimento). Questes especficas desse campo so, entre outras, as seguintes:
Como podemos definir a verdade? Qual a distino entre conhecimento e crena? Podemos estar certos daquilo que sabemos? Quais as funes relativas do raciocnio, da intuio e da experincia sensorial?
BRAZ 4

Disciplinas que compem a filosofia


Disciplinas suplementares, que possuem certa afinidade com a filosofia , embora dela sejam distintas na medida em que so dotadas de relativa autonomia. So elas: Lgica - um estudo dos diferentes tipos de proposies e de suas relaes que justificam uma inferncia. tica ou Filosofia Moral - estuda os valores e a problemtica do "dever". Questes: Qual o bem supremo? Qual a definio de bem? A retido de um ato depende unicamente de suas conseqncias?
BRAZ 5

Disciplinas que compem a filosofia


Filosofia poltica - aplicao da filosofia (da tica
principalmente) questes relacionadas com os indivduos organizados sob a gide de um Estado. Investiga: Um indivduo possui direitos que contrariam os interesses do Estado? H no Estado algo mais alm dos indivduos que o constituem? a democracia a melhor forma de governo?

Esttica - aplicao da filosofia ao exame da arte e


da noo de beleza. Questes: A beleza objetiva ou subjetiva? Qual a funo da arte? Para que aspectos de nossa natureza apelam as diversas formas de beleza?
BRAZ 6

tica ou filosofia moral


Toda cultura e cada sociedade institui uma moral, isto , valores concernentes ao bem e ao mal, ao permitido e ao proibido, e conduta correta, vlidos para todos os seus membros. Culturas e sociedades fortemente hierarquizadas e com diferenas muito profundas de castas ou de classes podem at mesmo possuir vrias morais, cada uma delas referida aos valores de uma casta ou de uma classe social.(Marilena Chaui) No Ocidente, a tica ou filosofia moral inicia-se com Scrates.

BRAZ

Scrates perguntava aos atenienses, jovens ou velhos, o que eram os valores nos quais acreditavam e que respeitavam ao agir. O que a coragem? O que a justia? O que a piedade? O que a amizade? Resposta: virtudes. Scrates: O que a virtude? Resposta: agir em conformidade com o bem. Scrates : Que o bem?
Os atenienses respondiam sem pensar no que diziam. Repetiam o que lhes fora ensinado desde a infncia e, assim, uma pergunta recebeia respostas diferentes e contraditrias. Aps um certo tempo de conversa com Scrates, um ateniense via-se diante de duas alternativas: ou zangar-se e ir embora irritado, ou reconhecer que no sabia o que imaginava saber.
BRAZ 8

Por que os atenienses sentiam-se embaraados / irritados com as perguntas socrticas? Por dois motivos : 1, por perceberem que confundiam valores morais com os fatos constatveis em sua vida cotidiana (diziam, por exemplo, Coragem o que fez fulano na guerra contra os persas); 2, porque, inversamente, tomavam os fatos da vida cotidiana como se fossem valores morais evidentes (diziam, por exemplo, certo fazer tal ao, porque meus antepassados a fizeram e meus parentes a fazem). Em resumo, confundiam fatos e valores, pois ignoravam as causas ou razes por que valorizavam certas coisas, certas pessoas ou certas aes e desprezavam outras (Marilena Chaui)
BRAZ 9

Somos formados pelos costumes de nossa sociedade, que nos educa para respeitarmos e reproduzirmos os valores propostos por ela como bons e, portanto, como obrigaes e deveres. Dessa maneira, valores e maneiras parecem existir por si e em si mesmos, parecem ser naturais e intemporais, fatos ou dados com os quais nos relacionamos desde o nosso nascimento: somos recompensados quando os seguimos, punidos quando os transgredimos.
BRAZ 10

Como e por que sabiam que uma conduta era boa ou m, virtuosa ou viciosa? Por que, por exemplo, a coragem era considerada virtude e a covardia, vcio? Os costumes, porque so anteriores ao nosso nascimento e formam o tecido da sociedade em que vivemos, so considerados inquestionveis e quase sagrados (as religies). A palavra costume se diz, em grego, ethos donde, tica e, em latim, mores donde, moral. tica e moral referem-se ao conjunto de costumes tradicionais de uma sociedade e que, como tais, so considerados valores e obrigaes para a conduta de seus membros. Scrates indagava o que eram, de onde vinham, o que valiam tais costumes.
BRAZ 11

Origem e razo de ser da tica


De onde provm a tica? Duas perguntas distintas:
(a) sobre um fato (problema emprico);

(b) sobre a autoridade/legitimidade da tica (problema terico).


BRAZ 12

tica e Moral
Sinnimos, devido presena dos costumes nos comportamentos individuais; ethik, ethos; moralis, mos (mores).

Ambas designam o mesmo objeto: o costume e o hbito. Moral como limitao, tica como possibilidade; moral como algo vindo de fora, tica como algo vindo de dentro.
BRAZ 13

Os termos tica e Moral so por vezes usados indistintamente, sendo mesmo equivalentes em numerosos textos. Tal indistino apoia-se na identificao do significado etimolgico das duas palavras -- da Ethos dos gregos e do vocbulo latino mos (costume/hbito). A distino, no entanto, pode fazer-se referindo a moral prtica concreta dos homens como membros de uma dada sociedade, com condicionalismos diversos e especficos - enquanto a tica a reflexo sobre essas prticas. A tica supe a sua justificao filosfica, a sua

explicao racional, a sua fundamentao.

BRAZ

14

Definies de tica
tica (ethike), ou tematizao do ethos
Cincia da moral; Filosofia moral; Estudo dos valores e das normas que regulam a conduta e a interao dos humanos; Parte da filosofia que trata da moral e das obrigaes do homem; Reflexo sobre os atos humanos que se relacionam com o Bem.
BRAZ 15

tica procede de ethos, que recebe duas grafias: 1) thos: guarita para proteger os animais (Homero), [sentido de proteo]

2) thos: sentido dos costumes estabelecidos (os valores ticos ou morais da coletividade, transmitidos de gerao a gerao). Significado mais amplo e rico: o de lugar ou ptria onde habitualmente se vive e o carter habitual (ou maneira de ser ou at forma de pensar) da pessoa.

3) thos: conduta no sentido de destino do Homem (daimon) (Scrates). Entendidos, com uma certa superficialidade, como maneira exterior de comportamento.
BRAZ 16

Ao indagar o que so a virtude e o bem, Scrates realiza na verdade duas interrogaes. Por um lado, interroga a sociedade para saber se o que ela costuma (thos) considerar virtuoso e bom corresponde efetivamente virtude e ao bem; e, por outro lado, interroga os indivduos para saber se, ao agir, possuem efetivamente conscincia do significado e da finalidade de suas aes, se seu carter ou sua ndole (thos) so realmente virtuosos e bons. A indagao tica socrtica dirige-se, portanto, sociedade e ao indivduo (Chaui).
BRAZ 17

DOIS TIPOS DE ABORDAGEM: A ANTIGA E A MODERNA


Pela questo que expressa a exigncia moral: A) A antiga: como devo viver para atingir a eudaimona (bem viver)? B) A moderna: que devo fazer? Pelo critrio moral: A) A antiga: eudaimonia e arete (ponto de excelncia) B) A moderna: o dever Pela prioridade moral: A) A antiga: o Bem B) A moderna: o Justo
BRAZ 18

A resposta questo antiga


Como devo viver
para atingir o bem viver, o ponto de

excelncia, isto o Bem

Ao efetiva do universo dos fins sobre o mundo humano, os quais podem ser modelos ideais transcendentes (Plato: o Bem ideal) Para conhecer os fins dos humanos basta observar suas prticas efetivas, nas quais os fins agem por atrao indicando o caminho da excelncia, situada medianamente entre os excessos e os defeitos (Aristteles).
BRAZ 19

Na tica antiga decises e regras devem responder natureza humana, permitindo que os humanos se relacionem entre si e com a natureza (harmonia antropocsmica), logo que ordenem sua vida interior (harmonia espiritual ou da alma).
BRAZ 20

A Resposta questo moderna


Desligado de qualquer finalidade (heternoma) e lao natural, o sujeito moral moderno conhece somente uma lei: a sua (autonomia). Generalizando: deve-se porque se deve um princpio de moral laica O sujeito moderno deve inventar a moral, o direito e a justia a partir de suas foras prprias. Carter negativo da lei: afirma o que no deve ser feito, no o contedo do bem, logo no ajuda muito a escolher.
BRAZ 21

O fundamental na eudaimona grega o Bem, que tambm o objeto do desejo justo (o que se deve fazer para obter o que se quer). A cidade justa condio do bem viver

O fundamental na tica moderna a Justia, ou respeito incondicional da lei por parte de todos os agentes morais, independentemente de ser ou no contrria a seus interesses e desejos.
BRAZ 22

A relao da virtude com o Bem do agente de incluso: praticar a virtude faz parte da eudaimona, condio do telos de todo ser humano. ( teleologia) A moral moderna deontolgica: o bem objeto do desejo justo guiado pela vontade boa (gutes Wille) que indica a lei moral
BRAZ 23

Algumas concepes da tica moderna


Para Hobbes a tica se funda no egosmo individual e reconhece o contrato social como meio capaz de evitar a guerra de todos contra todos Para Locke a tica se funda no contrato social, mas o indivduo tem tambm direitos inalienveis Para Hume a tica se funda nos sentimentos de aprovao e reprovao, os quais nos impulsionam a agir (o que no o caso da razo)
BRAZ 24

Para Kant a tica se funda na autonomia racional, que implica a validade universal dos princpios morais para evitar contradies e injustia
Para Hegel, contrrio ao formalismo abstrato de Kant, o fundamento est na concretude das instituies Para Bentham o fundamento o clculo conseqencialista da utilidade

BRAZ

25

tica Antiga e tica Moderna podem ser distintas pela (a) questo, pelo (b) critrio e pela (c) prioridade:
(a) Como ser feliz? X Como devo agir? (b) Bem Viver x Dever

(c) Bem x Justo


BRAZ 26

Saber Terica, saber prtico


Se devemos a Scrates o incio da filosofia moral, devemos a Aristteles a distino entre saber terico e saber prtico. O saber terico o conhecimento de seres e fatos que existem e agem independentemente de ns e sem nossa interveno ou interferncia. Temos conhecimento terico da Natureza. O saber prtico o conhecimento daquilo que s existe como conseqncia de nossa ao e, portanto, depende de ns. A tica um saber prtico. O saber prtico, por seu turno, distingue-se de acordo com a prtica, considerada como prxis ou como tcnica. A tica refere-se prxis.
BRAZ 27

Fato - Valor
Na prxis, o agente, a ao e a finalidade do agir so inseparveis. Na prxis tica somos aquilo que fazemos e o que fazemos a finalidade boa ou virtuosa. Ao contrrio, na tcnica, diz Aristteles, o agente, a ao e a finalidade da ao esto separados, sendo independentes uns dos outros. Um carpinteiro, por exemplo, ao fazer uma mesa, realiza uma ao tcnica, mas ele prprio no essa ao nem a mesa produzida pela ao. A tcnica tem como finalidade a fabricao de alguma coisa diferente do agente e da ao fabricadora. Dessa maneira, Aristteles distingue a tica e a tcnica como prticas que diferem pelo modo de relao do agente com a ao e com a finalidade da ao.
BRAZ 28

Fato - Valor
LEI DE HUME
O trao mais profundo e mais perturbador de nossa poca a dissociao de fato e valor, ser e dever ser, ou fsica e tica, conhecimento da realidade e atribuio de sentido vida. No podemos derivar dever de ser.
BRAZ 29

Falcia Naturalista - G. E. Moore


A 'falcia naturalista' cometida por qualquer teoria que procure definir a tica em termos naturalistas. A tica tem a ver com o que bom ou correto, isto , com o que deve ser . As teorias naturalistas identificam bondade ou correo com as propriedades 'naturais' das coisas, isto , com fatos acerca do que o caso. Mas isto sempre um erro. Portanto, a falcia naturalista a falcia de confundir o que deve ser o caso com o que o caso. A teoria de Spencer constitui um exemplo. Spencer sustenta que 'boa conduta o mesmo que 'conduta relativamente mais evoluda'. O 'bem' e 'relativamente mais evoludo' so noes bastante diferentes. Se algo bom uma questo de avaliao; enquanto que se algo relativamente mais evoludo uma questo de fato. As duas no so a BRAZ 30 mesma coisa.

ARISTOTELISMO (sntese da tica antiga)


A tica antiga afirma trs grandes princpios da vida moral: 1. por natureza, os seres humanos aspiram ao bem e felicidade, que s podem ser alcanados pela conduta virtuosa; 2. a virtude uma fora interior do carter, que consiste na conscincia do bem e na conduta definida pela vontade guiada pela razo, pois cabe a esta ltima o controle sobre instintos e impulsos irracionais descontrolados que existem na natureza de todo ser humano; 3. a conduta tica aquela na qual o agente sabe o que est e o que no est em seu poder realizar, referindo-se, portanto, ao que possvel e desejvel para um ser humano. Saber o que est em nosso poder significa, principalmente, no se deixar arrastar pelas circunstncias, nem pelos instintos, nem por uma vontade alheia, mas afirmar nossa independncia e nossa capacidade de autodeterminao. (Chaui)
BRAZ 31

O sujeito tico ou moral no se submete aos acasos da sorte, vontade e aos desejos de um outro, tirania das paixes, mas obedece apenas sua conscincia que conhece o bem e as virtudes e sua vontade racional que conhece os meios adequados para chegar aos fins morais. A busca do bem e da felicidade so a essncia da vida tica. Os filsofos antigos (gregos e romanos) consideravam a vida tica transcorrendo como um embate contnuo entre nossos apetites e desejos as paixes e nossa razo. Por natureza, somos passionais e a tarefa primeira da tica a educao de nosso carter ou de nossa natureza, para seguirmos a orientao da razo. A vontade possua um lugar fundamental nessa educao, pois era ela que deveria ser fortalecida para permitir que a razo controlasse e dominasse as paixes.
BRAZ 32

Cristianismo e Renascena
A filosofia moral distancia-se dos princpios teleolgicos, teolgicos e da fundamentao religiosa da tica e a idia do dever permanecer como uma das marcas principais da concepo tica ocidental. Com isso, a filosofia moral passou a distinguir trs tipos fundamentais de conduta: 1. a conduta moral ou tica, que se realiza de acordo com as normas e as regras impostas pelo dever; 2. a conduta imoral ou antitica, que se realiza contrariando as normas e as regras fixadas pelo dever; 3. a conduta indiferente moral, quando agimos em situaes que no so definidas pelo bem e pelo mal, e nas quais no se impem as normas e as regras do dever.
BRAZ 33

Cristianismo e Renascena
Juntamente com a idia do dever, a moral crist introduziu uma outra, tambm decisiva na constituio da moralidade ocidental: a idia de inteno. O dever no se refere apenas s aes visveis, mas tambm s intenes invisveis, que passam a ser julgadas eticamente. Eis por que um cristo, quando se confessa, obriga-se a confessar pecados cometidos por atos, palavras e intenes. Sua alma, invisvel, tem o testemunho do olhar de Deus, que a julga.
BRAZ 34

Cristianismo e Renascena
O cristianismo introduz a idia do dever para resolver um problema tico, qual seja, oferecer um caminho seguro para nossa vontade, que, sendo livre, mas fraca, sente-se dividida entre o bem e o mal. No entanto, essa idia cria um problema novo. Se o sujeito moral aquele que encontra em sua conscincia (vontade, razo, corao) as normas da conduta virtuosa, submetendo-se apenas ao bem, jamais submetendo-se a poderes externos conscincia, como falar em comportamento tico por dever? Em outras palavras, se a tica exige um sujeito autnomo, a idia de dever no introduziria a heteronomia, isto , o domnio de nossa vontade e de nossa conscincia por um poder estranho a ns?
BRAZ 35

MODERNIDADE
Nascemos puros e bons, dotados de generosidade e de benevolncia para com os outros. Se o dever parece ser uma imposio e uma obrigao externa, imposta por Deus aos humanos, porque nossa bondade natural foi pervertida pela sociedade, quando esta criou a propriedade privada e os interesses privados, tornando-nos egostas, mentirosos e destrutivos. O dever simplesmente nos fora a recordar nossa natureza originria e, portanto, s em aparncia imposio exterior. Obedecendo ao dever ( lei divina inscrita em nosso corao), estamos obedecendo a ns mesmos, aos nossos sentimentos e s nossas emoes e no nossa razo, pois esta responsvel pela sociedade egosta e perversa (soluo de Rousseau).
BRAZ 36

KANT
Outra resposta, tambm no final do sculo XVIII, foi trazida por Kant. Opondo-se moral do corao de Rousseau, Kant volta a afirmar o papel da razo na tica. No existe bondade natural. Por natureza somos egostas, ambiciosos, destrutivos, agressivos, cruis, vidos de prazeres que nunca nos saciam e pelos quais matamos, mentimos, roubamos. justamente por isso que precisamos do dever para nos tornarmos seres morais.
BRAZ 37

KANT
A exposio kantiana parte de duas distines: 1. a distino entre razo pura terica ou especulativa e razo pura prtica; 2. a distino entre ao por causalidade ou necessidade e ao por finalidade ou liberdade.
BRAZ 38

KANT
Razo pura terica e prtica so universais, isto , as mesmas para todos os homens em todos os tempos e lugares podem variar no tempo e no espao os contedos dos conhecimentos e das aes, mas as formas da atividade racional de conhecimento e da ao so universais. A diferena entre razo terica e prtica encontra-se em seus objetos. A razo terica ou especulativa tem como matria ou contedo a realidade exterior a ns, um sistema de objetos que opera segundo leis necessrias de causa e efeito, independentes de nossa interveno; a razo prtica no contempla uma causalidade externa necessria, mas cria sua prpria realidade, na qual se exerce. Essa diferena decorre da distino entre necessidade e finalidade/liberdade.
BRAZ 39

KANT
A Natureza o reino da necessidade, isto , de acontecimentos regidos por seqncias necessrias de causa e efeito o reino da fsica, da astronomia, da qumica, da psicologia. H tambm o reino humano da prxis, no qual as aes so realizadas racionalmente no por necessidade causal, mas por finalidade e liberdade. A razo prtica a liberdade como instaurao de normas e fins ticos. Se a razo prtica tem o poder para criar normas e fins morais, tem tambm o poder para imp-los a si mesma. Essa imposio que a razo prtica faz a si mesma daquilo que ela prpria criou o dever. Este, portanto, longe de ser uma imposio externa feita nossa vontade e nossa conscincia, a expresso da lei moral em ns, manifestao mais alta da humanidade em ns. BRAZ 40

KANT
Visto que apetites, impulsos, desejos, tendncias, comportamentos naturais costumam ser muito mais fortes do que a razo, a razo prtica e a verdadeira liberdade precisam dobrar nossa parte natural e impor-nos nosso ser moral. Elas o fazem obrigando-nos a passar das motivaes do interesse para o dever. Para sermos livres, precisamos ser obrigados pelo dever de sermos livres.
BRAZ 41

KANTISMO (sntese da tica moderna)


O Dever (sollen) obedincia lei interior Est inscrito na boa vontade (das gute Wille) produto do exerccio da autonomia Independe da heteronoma (felicidade e interesses) categrico universal A Justia o respeito incondicional de todos os agentes morais Lei A tica Kantiana meramente deontolgica.
BRAZ 42

CRISE E ACABAMENTO DA MODERNIDADE


O imperativo universal do dever: Age sempre como se a mxima de tua vontade devera tornar-se tambm o princpio de uma lei universal O imperativo prtico: Age de tal modo que possas tratar a humanidade, tanto em tua pessoa como na pessoa de qualquer outro, nunca somente como mero meio mas sempre tambm como um fim
BRAZ 43

A CAIXA DE FERRAMENTAS DA TICA FILOSFICA

Eudemonismo Deontologia Conseqencialismo Relativismo

BRAZ

44

EUDEMONISMO: Bem, Virtudes, cidadania


O Bem (fim em si mesmo) aonde todo ser humano racional tende, ao atualizar suas potencialidades atravs do exerccio de sua autarquia e tendo em vista sua felicidade (a melhor, mais nobre e mais agradvel coisa do mundo Aristteles)

As virtudes consistem no exerccio racional e habitual das preferncias que levam ao Bem, i.e. dos meios mais adequados (comedidos, ponderados) para realizar a vida feliz

O campo de aplicao o cidado da polis.


BRAZ 45

DEONTOLOGIA: o Dever absoluto e universal


Preocupa-se em estabelecer regras claras e invariveis, inerentes a todo ser humano racional, que se expressam no exerccio da vontade autonmica e so independentes do contexto (sociedade, metas) Os atos s so legtimos se forem regidos por uma mxima que pretende ser vlida para todos (universalismo) e em qualquer circunstncia (imperativo categrico kantiano) Em qualquer ato o ser humano deve ser sempre respeitado como um fim, nunca como mero meio.

O campo de aplicao a moralidade do agente


BRAZ 46

CONSEQUENCIALISMO: o til e a Interao


Considera as situaes reais e pondera os resultados possveis e provveis, privilegiando as decises que produzam o mximo bem e evitem o mximo dano evitvel A variante utilitarista visa o mximo bem para o maior nmero de indivduos A variante pragmtica no reconhece leis morais absolutas e universais, nem valores abstratos, destaca as aes que favorecem a interao social e otimizem a relao entre fins e meios.

O campo de aplicao a moralidade do ato


BRAZ 47

RELATIVISMO
Recusa qualquer absolutismo doutrinrio e universalismo formal, defendendo o relativismo cultural Considera que cada situao particular (tica situacional), a inevitvel caracterstica de conflitividade (tica dos conflitos) e a necessidade de dar conta da multiplicidade de aspectos envolvidos pelas decises morais (tica narrativa) Aceita posturas ticas contraditrias entre si (tolerncia).

O campo de aplicao o contexto de ao do agente e do ato


BRAZ 48

FIM

BRAZ

49

Вам также может понравиться